Infecção e alterações reativas

Alterações reativas nas células são normalmente inespecíficas e independentes do fator causal. A infecção é uma causa comum, mas a reação também segue o trauma e concomitantemente reparação tecidual.

No caso da cérvix o trauma inclui medidas terapêuticas tais como cauterização, diatermia e laser.

Alterações celulares específicas são também vistas as quais alguns casos indicarão o fator estimulador provável. Tais alterações são vistas após radioterapia ou quando drogas citotóxicas ou esteróides foram dados. Infecções por vírus também podem produzir alterações específicas nas células. Além disso, reconhecendo mudanças reativas, é freqüentemente possível identificar o agente infeccioso no esfregaço cervical.

Agentes infecciosos

Clique para ampliar

51. Infecção bacteriana. A flora bacteriana normal consiste de lactobacilos extras foram vistos em 6. Neste campo há uma névoa coccacea densa a qual indica infecção bacteriana, mas a cultura é necessária para identificar o agente responsável. (X 33)

Clique para ampliar

52. Infecção por Gardnerella: células alvo. Esses organismos eram originalmente classificados como Haemophilus vaginalis e foram reconhecidos como causadores de uma variedade específica de vaginites por Gardner e Dukes (1955). Foi mais tarde reclassificado como Corynebacterium vaginalis e agora referido como Gardnerella em tributo ao trabalho de Gardner. Em seu trabalho Gardner e Dukes descreveram células isoladas dispersas através do esfregaço, as quais tinham uma camada sobreposta de coco-bacilos. Estes foram chamados de “células alvo” e quando vistas no esfregaço indicam a presença de infecção por Gardnerella. Contudo, seria sensato confirmar por cultura, como um trabalho de Levison et al. (1979) e que sugere que a associação não é tão segura como foi indicada pelos autores iniciais. (X 160)

Clique para ampliar

53. Grumos bacterianos. Bactérias podem apresentar-se como grumos densos, mas isto não é um achado específico e a cultura é necessária para identificar organismo causador. (X 160)

Clique para ampliar

54. Trichomonas vaginalis. As tricomonas são uma das causas comuns de leucorréia e estão usualmente associados com infecção bacteriana mista, como visto neste campo. A reação à coloração, forma e tamanho destes microrganismos varia, mas neste exemplo eles aparecem como forma de pêras arredondadas com citoplasma cianófilo e núcleo claro, pequeno, alongado e excêntrico freqüentemente referidos como “olho de mongol”. Os flagelos não são vistos em material fixado álcool. (X 160)

Clique para ampliar

55. Trichomonas vaginalis. Em grande aumento este campo mostra mão única tricomona com células intermediárias as quais apresentou um fino halo perinuclear com bordas borradas. Esta é uma reação inflamatória não específica que deve ser distinguida dos halos maiores com bordas bem definidas vistos na coilocitose (ver 127 e seguintes). (X 400)

Clique para ampliar

56.Trichomonas vaginalis: padrão de células inflamatório. Uma tricomoníase é freqüentemente o associado com um padrão celular inflamatório no qual os polimorfos rodeiam as células dando uma aparência de “chumbo grosso” ou “bala de canhão”. Este aspecto tem sido descrito como específico para a infecção por Trichomonas, mas uma aparência similar revista no esfregaço de pós-radiação (113) e deveria ocorrer em algumas infecções bacteriana. (X 62)

Clique para ampliar

57. Trichomonas vaginalis. Ocasionalmente a tricomona tem os grânulos vermelhos no citoplasma como visto no campo. O significado disto não é conhecido. (X 400)

Clique para ampliar

58. Trichomonas vaginalis e Leptothrix. Tricomona são freqüentemente vistas com Leptothrix saprófitas. Neste campo o Leptothrix é visto como umas ramificações finais as quais apresentam-se como uma linha isolada. Eles devem ser diferenciados da Candida. (X 160)

Clique para ampliar

59. Trichomonas vaginalis e herpes. Infecções múltiplas são comuns. Neste campo tricomonas com citoplasma e eosinófilo são vista junto com uma nuvem bacteriana e células mostrando alterações citoplasmáticas causadas pela infecção do vírus herpes (ver 121 e seguintes). (X 160)

Clique para ampliar

60. Candida. Esta é uma infecção por fungos à qual é comum durante a gestação e em mulheres usando contraceptivo oral. Isto causam uma leucorréia espessa, branca, com aspecto de leite coalhado sendo referida coloquialmente como “sapinho”. No esfregaço cervical é preferível identificar ambos, esporos e hifas como o visto neste campo, antes de estabelecer o diagnóstico. A hifas como visto neste campo, são vistas segmentadas e se parecem com uma dupla “linha de trem”. Comparar com Leptothrix em 58. (X160)

Clique para ampliar

61. Candida. Além dos esporos e hifas este campo mostra grupamento de células escamosas. Este pode alertar o escrutinador para procurar pela presença de Candida. (X160)

Clique para ampliar

62. Candida. O grande aumento mostra a morfologia de esporos e hifas mais claramente. Para identificação precisa do tipo de fungo a cultura é necessária. O grupo Candida é achado mais comumente, assim alguns laboratórios usam esta terminologia. Outros preferem ser menos específicos e relatam “vistos esporos de fungos e hifas”. (X 400)

Clique para ampliar

63. Actinomyces. Actinomyces são encontrados em esfregaços de mulheres usando um DIU (Gruppa et. al, 1976). Quando associado com dor pélvis e sangramento irregular poderia ser causa de doença inflamatória pélvica. Nestes casos o DIU é retirado para cultura confirmatória, mas na falta de sintomas é usual a notar o achado sem ação adicional. (X 400)

Clique para ampliar

64. Actinomyces. Um outro exemplo, com borrão de coloração eosinofílica. (X 160)

Clique para ampliar

65. Actinomyces. Confirmação por cultura é difícil a menos que o DIU possa ser removido e feito sua cultura. A aparência morfológica de fios periféricos estendendo de uma área central densa pode ser imitada por uma coleção de fragmentos de restos. Contudo estes são usualmente gram-negativos, enquanto os Actinomyces são Gram-positivos. Este esfregaço corado com Gram mostra uma reação positiva. Neste caso a presença de Actinomyces foi confirmada pela cultura. (coloração Gram, X 620)

Clique para ampliar

66.Chlamydia. Um diagnóstico firme de Chlamydia deve ser feito por cultura (a qual é difícil) ou por resposta antígeno/anticorpo. Em esfregaços cervicais as características morfológicas que causam suspeita de Chlamydia incluem uma reação linfocitária similar à da cervicite folicular. Esta é a apresentação vista neste campo. Além disso, corpos elementares cocóides eosinofílicos livres são vistos no citoplasma finalmente vacuolizado das células infectadas e mais particularmente quando os corpúsculos de inclusão e estão moldados em vacúolos perinucleares. Esta característica não é vista neste exemplo, mas a presença de Chlamydia foi confirmada por imunofluorescência. (Grupta et al. 1979). (X 250)

Imprimir
[Voltar]

804 Comentários

  1. 1
    thaty 

    oi eu ja tive gardenerella e me tratei e meu parceiro tmb …mas depois que transamos sem camisinha voltou tudo de novo e agora ?
    isso não tem cura?

  2. 2
    juliana 

    Por favor fiz um exame ginecologico e deu isso, nunca tive nada, tenho um bebezinho de 1 ano e depois do parto cezareana foi o meu primeiro exame, por ajude-me, resultado do exame de Colpocitologia oncotica:
    LESAO INTRA-EPITELIAL ESCAMOSA DE ALTO GRAU (hsil). bethesda, 2001.Qualidade da Amostra: Satisfatoria com presenca de elementos da juncao escamo-colunar.O resultado do exame foi o seguinte: Esfregaco constituido por celulas escamosas, com predominio de superficiais, exibindo atipias citologicas severas, por vezes com imaturidade celular, se agrupando em extensos gupamentos com intensa sobreposicao celular, grupamentos de celulas glandulares endocervicais reativas a bacilos de dorderlein em meio a ambundantes leucocitos, polimorfonucleares, macrofagos, hemacias e muco. O que e isso? Tem tratamento? Vou ter que retirar o utero? Em quanto tempo pode virar um cancer?

  3. 3
    Lu 

    Fiz exame e o resultado foi:
    Microbiologia: Flora Bacilar
    Aval. Hormonal: Esfregaço eutrófico
    Diagnóstico: Negativa para células neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em células escamosas

    O que significa isso?

  4. 4
    daiane rodrigues 

    boa tarde meu ginecologista me disse que vou ter
    que vazer uma CAUTRIZAÇÃO poisestou com celulas
    escamosa co nucleo aumentados rezumindo FLORA BACILAR.
    a um outro tratamento a não ser a cauterização?
    por favor aguardando a resposta de voces.
    atenciosamente obrigado.

  5. tenho 24 anos ja fiz cauterizaçao a quente fiz com 20 anos e nao e bichos de sete cabeça relacha ate hoje tou perfeita graças a deus

  6. 6
    heinz 

    Só seu médico pode lhe dizer se há outro tratamento, pois ele é quem está visualizando o quadro clínico.

  7. 7
    maria luiza 

    Como observações no exame de papanicolau apareceu: presença de células metaplásicas;presença de celulas escamosas com alterações reativas; negativo para celulas neoplasicas.
    Meu exame de papanicolau deu como conclusão: citologia com alterações reativas – papanicolau classe II.
    O que significa?
    Obrigada

  8. 8
    heinz 

    maria luiza:
    Deu apenas inflamação que pode ter várias causas. Leia os comentários anteriores e veja em qual dos casos você se encaixa.

  9. 9
    ana 

    meu exame bacteriológico diz o seguinte:

    bacterioscópico:flora bacteriana bacilar constituída por alguns lactobacillus e diversos bacilos filamentosos sugestivos de leptotrix vaginalis

    o que é isso? minha médica não indicou nenhum medicamento,mas os sintomas continuam.o que posso fazer para aliviar os sintomas?

    obrigada.

  10. 10
    heinz 

    Leptrix não é um parasita, é um oportunista que aparece, geralmente, em presença de trichomonas. Se você está em dúvida, procure outro médico.

  11. 11
    Luma 

    Prezado Dr.
    Meu exame diz o seguinte:
    Escamoso, Glandular. Alterações celulares benignas, associadas a inflamação. Flora de Lactobalilos. Negativo para células neoplásicas. Quadro citológico de padrão inflamatório.
    Quando fui colher o material para fazer o exame de lâmina vi que apareceu no vídeo – na parte interna da vagina uma mancha escura e perguntei para a minha médica o que seria. Ela falou que seria um sinal. Já fiz esse exame várias vezes e nunca tinha aparecido nada. Como havia contado que o meu marido havia me traido com uma pessoa que sabia ter passado por um problema ginecológico fique preocupada. Gostaria de saber algum detalhes Foi prescrita AZI pra mim e meu marido e o uso de pomada vaginal.

  12. 12
    heinz 

    Luma:
    É melhor você voltar na médica e perguntar para ela que tipo de sinal que ela encontrou. Não é possível dizer nada sem saber exatamente como é este sinal, mas dê uma olhada aqui e veja não era assim o que você viu (na figura 153)

  13. 13
    Adriana 

    Bom dia Dr.
    Recentemente fui ao ginecologista por sentir uma irritação e leve coceira na área genital. Ele me passou um creme (Takyl)e fez o exame papanicolau que deu como resultado: Classe II, Epitelios representados: escamoso, glandular e metaplasico, Avaliação microbiologica: lactobacillus sp. Após esse resultado, disse que não era necessário o uso de outro medicamento porque eu já havia usado a pomada, mas agora, quase 2 meses depois estou sentindo novamente os mesmos sinais. O senhor teria alguma indicação?
    Obrigada, Adriana.

  14. 14
    heinz 

    Não tenho como lhe indicar nada. Volte na sua médica.

  15. 15
    Patricia 

    Boa Tarde!
    Fiz o exame de colpocitologia oncotica, e o resultado foi:
    Alterações reativas benignas em celulas escamosas. Classe II de Papanicolaou.

    Estou um pouco confusa e ansiosa, pois só vou retornar ao medico no dia 15. Poderia me esclarecer?
    Obrigada.

  16. 16
    heinz 

    Você tem algo comum em 90% das mulheres. Você tem uma inflamação que pode ter como causa o uso de camisinha, DIU, duchas vaginais, alguma infecção mal curada na infância que cronificou e desenvolveu uma reação inflamatória. Não há nada de grave.

  17. 17
    Rosangela Ferlini Agne 

    Tenho pólipo uterino a um ano e vem crescendo. Agora repeti o preventivo e deu que stou com presença de células endocervicais reativas. Já fiz histeroscopia se acesso, cavidade uterina muito fechada aparelho não entrou. Agora depois deste resultado a médica resolveu tirar o útero. tenho 55 anos e dois filhos de cesarea.Será que pode ser cancer.

  18. 18
    Vladimir Antonini 

    Rosangela Ferlini Agne:
    Nem todo pólipo é cancerígeno. A maioria não passa de um enorme “verrugão”. Faça os procedimentos que a médica prescrever e não se deixe abater, pois o medo e a desesperança matam mais que qualquer câncer. Veja o exemplo do nosso vice-presidente José Alencar: está com câncer há mais de dez anos e continua firme. Medo e depressão criam doenças, especialmente o câncer. Leia aqui

  19. 19
    flavia 

    Bom dia DR.
    Fiz uma Colpocitologia oncotica.
    REs. celulas epiteliasi escamosas : alterações reativas inflamatrias.

    cel. represt. do epitelio glandular : ausencia de celulas representativas do epitelio glandular.
    Flora microbiologica: flora bacteriana rep. por cocos, flora bacteriana repr. por flora bacilar.
    avaliação citohormonal: prejudicado pela flora bacteriana.
    conclusão: classe 2 de papa. (citologia inflamatoria)
    obs: presença de hemacias.
    por favor o q significa td isso? minha consulta esta marcada para 28/11, estou preocupada qto ao resultado.

  20. 20
    Vladimir Antonini 

    flavia:
    Citologia classe II é o achado mais comum. Veja o comentário 133. Seu caso é QUASE igual, pois parece haver excesso de “bichos” no seu esfregaço. TALVEZ o médico te passe um tratamento antibiótico e peça novo exame.

  21. 21
    Camila chadud 

    Gostaria muito de entender a conclusao do meu exame papanicolaou
    1- negativo para malignidade
    2-padrao citológico inflamatório
    3_colpite bacteriana
    4-flora cocobacilar gardnerella. grata

  22. 22
    heinz 

    Camila chadud:
    Nada de grave, apenas uma inflamação decorrente de alguma infecção. Converse com seu médico que te passará algum tratamento local ou sistêmico para a infecção.

  23. 23
    Camila chadud 

    Gostaria muito de entender a conclusao do meu exame papanicolaou
    1- negativo para malignidade
    2-padrao citológico inflamatório
    3_colpite bacteriana
    4-flora cocobacilar gardnerella. grata

  24. 24
    Paula 

    Ola doutor tudo bem? preciso de um favor, estou fazendo trabalho de citologia oncotica e pre ciso de algumas imagens de um exame colpocitológico de alguma paciente. Nao precisa informar o nome da paciente, apenas o resultado do laudo dela. Por favor, será que poderia me ajudar? Obrigada

  25. 25
    BERENICE SAMPAIO 

    OLÁ DOUTOR COMO VAI?ESPERO QUE ESTEJA BEM,GOSTARIA MUITO DE SUA AJUDA,SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO,É QUE FIZ UM EXAME DE PAPANICOLAU A UMA SEMANA E NO EXAME DEU PRESENÇA DE ELEMENTO DA J.E.C/ZT E ALTERAÇÕES REATIVAS BENIGNAS EM CÉLULAS ESCAMOSAS,LACTOBACILLUS SSP,CLASSE II DE PAPANICOLAU,FAÇO USO DO DIU Á DEZ MESES E AGORA DEU ESSAS ALTERAÇÕES,ISSO É MUITO GRAVE?VOU PASSAR NO MÉDICO SÓ EM DEZEMBRO,ATÉ LÁ TEM ALGUM RISCO DE PIORA?TEREI QUE FAZER CAUTERIZAÇÃO?POR FAVOR DOUTOR ME AJUDE ESTOU DESORIENTADA!!MUITO OBRIGADA…

  26. 26
    Vladimir Antonini 

    Calma, BERENICE SAMPAIO:
    O que você tem é o que mais aparece nas mulheres com vida sexual ativa. Você não tem nada de grave. JEC significa junção escamo-colunar e ZT significa zona de transformação, são termos citológicos, apenas isso. Você está bem. Apenas faça o periódico regularmente.

  27. 27
    Priscilla 

    Olá doutor?
    Faço papanicolau anualmente e toda vez que vou coletar o material ocorre sangramento. Isso é comum?

  28. 28
    Vladimir Antonini 

    Priscilla:
    Sim, pode ser normal, Tem mulher que tem vênulas mais próximas da superfície do tecido genital e que se rompem com facilidade, mas em todo caso, converse com seu ginecologista sobre o assunto.

  29. 29
    Kaline 

    Oi Doutor!
    Fiz um exame no qual deu o seguinte resultado:
    Avaliação do exame: satisfatória
    Celulas não epiteliais:
    muitos polimorfonucleares neutrofilos e histiocitos
    Descamação dominante:
    celulas superficiais e intermediárias
    Celulas metaplásicas:
    metaplasia imatura
    Celulas endocervicais:
    reativas
    Celulas endometriais:
    ausentes
    Flora vaginal:
    lactobacilos e bacilos

    Conclusão sugestiva:alterações reativas inflamatórias.

    obs:sigerimoscontrole citológicodo processo metaplásico imaturo:

    Por favor Doutor me explique o que significa pois eu não entendo nada.
    Obrigada.

  30. 30
    heinz 

    Kaline:
    Você tem uma inflamação e também um possível processo infeccioso. Nada grave, mas volte no médico para exame e tratamento dessa possível infecção.

  31. 31
    Luiza 

    Meu exame de papanicolau deu o seguinte:

    “Amostra purulenta. Presença de células endocervicais típicas e inflamatórias. Raras células endocervicais com núcleos inflamatórios e nucléolos evidentes. Células intermediárias e superficiais com predomínio das primeiras e algumas delas com alterações inflamatórias. Presença de discreta cariomegalia em células escamosas. Presença de algumas células parabasais.

    Flora bacteriana: cocobacilar.

    Avaliação oncótica: esfregaço inflamatório moderado.

    Observação: Sugere-se reavaliação após tratamento. Sugerimos controle para as alterações observadas.”

    É oportuno dizer que tenho candidíase recorrente.

    Muito grata e no aguardo.

  32. 32
    heinz 

    Luiza:
    Se você não tivesse dito que tinha candidíase, eu iria sugerir alguma infecção, pois o simples esfregaço purulento, já sugere uma infecção. As alterações inflamatórias parecem consequência da candidíase que, se é recorrente, pode estar cronificada e pode ter eliciado componentes autoimunes que causam inflamação crônica. Faça o tratamento e o controle como recomendado.

  33. 33
    Ana hernandes 

    Ola! Dr: fiz um exame citológico e em avaliação hormonal deu Esfregaço tipo eutrofico

  34. 34
    heinz 

    Ana hernandes:
    Isso significa que todos os elementos possíveis e esperados, foram encontrados no seu esfregaço. Eutrófico siginfica esfregaço com aspecto de desenvolvimento verdadeiro. Esta tudo bem, a menos que tenha mais coisas que você não tenha escrito.

  35. 35
    Sabriny 

    Olá doctor, meu exame de papanicolau deu o seguinte resultado: Resultado Citopatalogico: Alterações celulares inflamatórias (Leve).
    Flora bacteriana: Lactobacillus SP cocos
    Classificação: Negativa para Lesão intraepitelial ou Malignidade. Alterações celulares reativas associadas a inflamação. Tenho um corrimento esverdeado claro sem cheiro. O meu exame do ano passado deu mesmo resultado, sendo que apareceu uma pequena ferida no utero, tratei com uma pomada que ela receitou. Ao retornar a ferida havia melhorado. Vc pode me ajudar com o diagnostico? obrigada.

  36. 36
    heinz 

    Sabriny:
    Seu exame está dentro dos padrões. O corrimento pode ser fisiológico. Converse com sua médica.

  37. 37
    Tatiana 

    Boa Noite Dr.. há dois meses eu fiz um exame de preventivo e deu epitélios representados na amostra:escamoso,gladular alterações celulares benegnas reativas ou reparativas:inflamaçã,micobiologia:bacilos quero saber o que isso significa ela tb me receitou uma pomada utravaginal e comprimidos dois pra mim e dois pro meu parceiro..Obrigado.

  38. 38
    heinz 

    Tatiana:
    Sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores.

  39. 39
    Sabriny 

    Olá, gostaria que vc pudesse explicar em que consiste o corrimento fisiologico.Pelo que andei pesquisando pode ser sintoma de doenças sexualmente transmissivél ou não pode ser tbm fatores como alergia etc… obrigada

  40. 40
    heinz 

    Sabriny:
    Corrimento fisiológico não é sintoma de doença alguma. É um corrimento produzido pelo corpo em condições normais para cada mulher. Os corrimentos patológicos (doentios) tem cheiro, cor, viscosidade diferente do fisiológico e outras características que variam de mulher para mulher.

  41. 41
    vera 

    laudo do exame colpocitologico, fiz em março e por telefone minha ginecologista disse q deu tdo bem, soh agora voltei para nova consulta d rotina e peguei o resultado na maos, mas na conclusao diz:
    CITOLOGIA COM ATIPIAS REPARATIVAS E/OU INFLAMATORIAS, o q quer dizer? pois minha medica nao fez comentarios em relaçao a isso, só q esta tdo bem

  42. 42
    heinz 

    vera:
    Isso que apareceu é o mais comum em mulheres sexualmente ativas. Confira nos comentários anteriores.

  43. 43
    lu 

    oi tudo bem?meu exame disse que .
    alteracao nas celulares benignas e relativaspapanicolau classe II.
    bastonetes e cocos,
    obs:meu namorado esta com condiloma acuminado.entao isso sig que tbm estou?ele vai fazzer cauterizacao ,sera que eu tbm.abrcos obrigada.

  44. 44
    heinz 

    lu:
    Se não aparaceu nada em você, ainda, você pode ser portadora e talvez desenvolva mais tarde.

  45. 45
    lu 

    MAIS O MEU EXAME NAO ESTA DIZENDO QUE EU TENHO?

  46. 46
    heinz 

    lu:
    Pelo que você escreveu não é possível dizer se você tem HPV ou não. Se apareceu coilocitose no exame, provavelmente você tenha o HPV, mas precisará de outros exames para confirmar.

  47. 47
    ADRIANA 

    MEU EXAME DE PAPANICOLAU INDICOU O SEGUINTE:
    DIAGNÓSTICOS:

    ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS
    LEVES.
    MICROFLORA
    LACTOBACILOS: INTENSAMENTE DESENVOLVIDA.
    CONCLUSÃO
    NEGATIVO PARA CÉLULAS NEOPLÁSICAS.
    PAPANICOLAOU CLASSE II (DOIS).
    COMENTÁRIO
    NÃO FORAM VISUALIZADOS FUNGOS NA PRESENTE AMOSTRA, O QUE CONTUDO NÃO EXCLUI A
    POSSIBILIDADE DE SUA PRESENÇA.
    o QUE SERIA ESSA MICROFLORA
    LACTOBACILOS INTENSAMENTE DESENVOLVIDA??

  48. 48
    heinz 

    Adriana:
     aqui, no mínimo, uns 100 comentários com a resposta à sua dúvida. Leia neles. O seu caso é igual à da maioria esmagadora das mulheres com vida sexual ativa.

  49. 49
    Veri 

    Olá, gostaria de entender o resultado do papanicolau:

    Microbiologia: Flora bacilar
    Avaliação Hormonal: Esfregaço tipo progesterônico
    Diagnóstico: Negativa para células neoplásicas.
    Presença
    de alterações celulares reativas ou reparativas
    em células escamosas.
    Observação: Presença de citólise

    Desde já agradeço.

  50. 50
    heinz 

    Veri:
    O tipo do esfregasso indica, aproximadamente, a época do seu ciclo em que você colheu o material, que de ter sido após a ovocitulação (ovulação é um termo errado, pois o que sai do ovário é um ovócito II e não um óvulo). A flora está normal. Alterações reativas ou reparativas em células escamosos indica algum processo inflamatório, comum em quase todas as mulheres com vida sexual ativa. Citólise é rompimento de células, ou seja, pedaços de células encontrados no esfregaço e que pode ser por processo fisiológico (morte normal e substituição de células) ou por algum trauma mecânico (a espátula de ayre pode “estourar” células que aparecem no esfregaço).

  51. 51
    Tatiana 

    Olá,como vai?Dr. O meu parceiro diz que toda fez que temos relações sexuais ele reclama que depois de urinar sente uma ardência e eu queria saber se isso é devido a minha infecção?como te disse logfo há cima..obrigado

  52. 52
    heinz 

    Tatiana:
    Se ambos tomaram os fármacos prescritos pelo seu médico, a princípio não deve ser resultado da infecção que você tinha (com o tratamento deve ter acabado). Talvez ele esteja com uma cistite. Aconselhe-o a procurar um clínico geral que, com certeza, pedirá um parcial de urina com sedimento corado, sendo que este exame já é suficiente para detectar uma infecção de urina.

  53. 53
    Veri 

    Obrigada!

  54. 54
    Tatiana 

    Olá Dr. olha como te disse logo há cima, fiz o preventivo e deu invecção,só que meu parceiro Tem sentido um ardor ao urinar logo depois que temos relação,só que de uns dias pra cá toda vez que ele vai urinar ele sente esse ardor e agora pela primeira vez ele foi urinar e saiu uma gosma amarela,como se ele tivesse ejaculando mais com ardor tb,gostaria de saber se isso pode ser da infecção??poís ainda vamos iniciar o tratamento que a minha ginicológista passou???Obrigado aguardo sua resposta..

  55. 55
    heinz 

    Tatiana:
    Repito o que escrevi anteriormente e pelo que você escreveu agora, isso com certeza é uma infecção. Mande ele ao urologista o mais rápido possível, pois pode não ter a ver com o seu problema. Pode ser uma cistite ou então uma prostatite.

  56. 56
    Simone 

    Drº Olá o meu papanicolau deu Cervicite classe II. O médico não iria me receitar remédio algum, só o fez quando eu disse que estava tendo um corrimento rosado e estava irritando. Ele passou Pantec e Novacort. O que faço estou vendo que o problema é maior do que parece procuro outro médico? Me ajude?!!! Obrigada.

  57. 57
    Vladimir Antonini 

    Simone:
    Papanicolau classe II é citologia inflamatória, mas não é algo grave que pode te levar a doenças mais sérias. Fique tranquila que não é um problema sério. Se o corrimento não tem mau cheiro, não é doença, é apenas uma condição fisiológica por substituição de células. Não precisa procurar outro médico.

  58. 58
    tatiana 

    no meu papanicolau deu alterações reativas benignas em celulas escamosas o que significa, obrigada

  59. 59
    Vladimir Antonini 

    tatiana:
    Alterações reativas benignas pode ser inflamação. Leia nos comentários anteriores suas possíveis causas.

  60. 60
    ruane 

    Boa noite drº,bom poder contar com alguem que pode tirar a dúvida de tantas mulheres; portanto a minha é a seguinte: Fiz o papanicolal no qual teve como resultado células superficiais e celulas intermediareas, como tambem colpite bacteriana e flora mista cocobacilar,desde já jhe agradeço e conto com sua ajuda. um abraço

  61. 61
    Vladimir Antonini 

    ruane:
    Parece que você tem uma infecção bacteriana. Seu médico talvez lhe prescreva algum antibiótico tópico ou oral.

  62. 62
    Fabiola 

    Doutor, fiz o papanicolal no qual teve como resultado: *Interpretação citopatológica: Alterações celulares benignas: Inflamação, Reparação, Citólise, Eosinófilos ++; *Microbiologia: Lactobacillus sp, Outros bacilos, Cocos. Gostaria de saber o que significa. Desde já agradeço. Um abraço.

  63. 63
    heinz 

    Fabiola:
    Significa um processo inflamatório pós-traumático (regeneração). Talvez por colocação de DIU, algum procedimento invasivo, mas se não for o caso, pode ser uma reação mais forte ao látex da camisinha, ou ainda, reparação de uma lesão acidental em um exame anterior.

  64. 64
    carina 

    Fiz a 6 mese curetagempq tive aborto retido e no minha vulvocospia colo utero deu colo epitelizado/colpite Difusa no papanicolau deu classe II quadro citologico

  65. 65
    heinz 

    carina:
    É um quadro inflamatório, igual a maioria das mulheres.

  66. 66
    carina 

    com alterações celulares reativas ou reparativas.O que significa e posso engravidar agora??

  67. 67
    Tatiana 

    DR. como te disse lá em cima esta tdo resolvido eu gostaria de saber se com o meu tratamento eu posso ter relações com meu marido?pois ele parou de sentir aqueles ardor.. obrigado.. vc esta sendo otímo.

  68. 68
    heinz 

    Tatiana:
    Pode ter relação sim, mas se você está fazendo algum tratamento com fármacos de uso tópico (intravaginal) tenha relação antes de aplicá-los e após, faça uma boa higiene e aplique-os. Use preservativo (camisinha) até terminar o tratamento, pois seu marido pode desenvolver reação alérgica aos fármacos e causar até ulcerações penianas nele.

  69. 69
    larissa 

    gostaria de saber o resultado do exame papanicolau que eu fiz:
    adequação da amostra:
    presença de eleme. da j.e.c/zt
    resultado descritivo
    alterações reativas benignas em celulas escamosas
    flora microbiotica
    lactobacillus spp

    avaliação citohoomonal
    padrão citohormonal normotrofico

    obrigada

  70. 70
    Vladimir Antonini 

    larissa:
    j.e.c/zt significa junção escamo-colunar e zona de transformação. Isso é comum nos laudos da maioria esmagadora das mulheres. Parece uma inflamação. O restante está normal.

  71. 71
    larissa 

    dr. será que mesmo com esse papanicolau que eu fiz é preciso fazer outro tipo de exame pra saber dessa inflamação? minha médica disse que pode ser hpv, se fosse isso sairia no resultado do papanicolau? obrigada por me responder

  72. 72
    Vladimir Antonini 

    Larissa:
    O papanicolau costuma mostrar coilocitose, quando ela aparece, sendo este um indício de HPV, veja bem, INDÍCIO, não uma certeza. Procure no seu laudo se aparece este tipo de informação e faça o exame (geralmente captura híbrida) que a sua médica mandar, pois sempre é bom excluir qualquer fator.

  73. 73
    Re 

    fiz papanicolau e deu o seguinte resultado alterações celulares inflamatórias,e estou tentando engravidar com estimulo de clomid,esta inflamação pode ajudar a dificutar nais oi não

  74. 74
    Vladimir Antonini 

    Re:
    A inflamação não atrapalha, em tese, a gravidez. Converse com seu médico.

  75. 75
    Evelyn 

    Fiz uma cauterização faz 2 semanas…dai to fazendo 1 curativo por semana com a ginecologista…. ontem fiz o 2º curativo
    Percebi um pequeno sangramento e a médica disse q 1/3 da crosta da cauterização se rompeu…então ela reforçou o curativo e disse que caso aumentasse o sangramento era para eu voltar la e, se fosse o caso, repetir a cauterização…
    é motivo para me preocupar??

  76. 76
    Vladimir Antonini 

    Evelyn:
    Pode ser resultante de algum acidente cirúrgico. Não é de se preocupar, mas se a médica achar por bem fazer outra cauterização, faça, pois é melhor prevenir uma hemorragia posterior.

  77. 77
    Karem 

    Olá , gostaria de saber o que significa isso..
    Alterações celulares benignas reativas ou reparativas – INFLAMAÇÃO
    microbiologia = LACTOBACILLUS SP

    comentatarios = SINAIS INFLAMATORIOS

    Indice de maturação

    Parabasais 5%
    Intermediarias 30%
    superficiais 65%

    é normal????

  78. 78
    Vladimir Antonini 

    Karem:
    A relação entre os tipos celulares indica que amostra provavelmente foi coletada no meio do ciclo menstrual, sendo normal esse percentual de distribuição. Você tem sinais de inflamação. Veja nos comentários anteriores as possíveis causas.

  79. 79
    Leila 

    Fiz o papanicolau, resultado:adequação da amostra: satisfatória para exame, presença da componentes da endocérvice/zona de transformação.
    amostra sem anormalidades, negativa para lesão inta-epitelial ou malignidade.
    Microbiologia:lactobacillus sp.
    Está tdo ok?
    Obrigada,

  80. 80
    Vladimir Antonini 

    Leila:
    Pelo que você escreveu, está tudo bem.

  81. 81
    maria luiza 

    Dr. halo perinuclear é uma alteração patognomônica de hpv? se não, qual patologia poderia indicar?

  82. 82
    Vladimir Antonini 

    maria luiza:
    Halo perinuclear tende a ser mais um sinal de herpes. A característica do HPV é a coilocitose. O problema é que ambas são facilmente confundíveis, pois nos coilócitos também há um halo perinuclear, mas bem aumentado. Converse com seu médico.

  83. 83
    maria aparecida 

    Dra.fiz um exame citopatológico e o resultrado foi:Epitélios :escamoso,alterações celulares Benignas reativas ou reparativas:inflamação.Microbiologia ,cocos,Bacilios,trichomonas vaginaise negativo p/neoplasia.Gostaria de saber o que significa este resultado?É GRAVE?

  84. 84
    Vladimir Antonini 

    Maria Aparecida:
    Não tem nada grave, apenas uma infecção por Trichomonas vaginallis que deve ser tratada.

  85. 85
    Maria Aparecida 

    como vou saber a resposta.Estou anciosa e gostaria se possivel saber que providencia tomar?Obrigada

  86. 86
    Vladimir Antonini 

    Maria Aparecida:
    Você e seu parceiro terão que tratar o bicho com antibióticos.

  87. 87
    Nina 

    Boa Tarde Dr.
    Há algum tempo fui ao ginecologista para fazer alguns exames pois surgiu no meu namorado pequenas manchinhas brancas no pênis, sintomas de HPV. O médico dele receitou um ácido e as mesmas desapareceram. Desde então estamos transando com camisinha, isso ja faz 6 meses. Gostaria de saber se apenas estes ácido “cura”, não correndo o risco das manchas voltarem se transarmos sem camisinha.
    Segundo minha médica, no exame que fiz não foi identificado nada fora dos padrões, sendo o resultado:
    Células metaplasicas: em maturação
    Células endocervicais: típicas
    Células endometricas: ausentes.

  88. 88
    Vladimir Antonini 

    Nina:
    Difícil dizer se apenas uma cauterização química pode acabar com um vírus. Quanto à você, pelo que você escreveu, está tudo bem. Converse com seu médico.

  89. 89
    larissa 

    olá dr. passei com o médico e ele me disse que estou com condiloma, e eu gostaria de saber se isso tem cura e o tratamento que deve ser feito,ele disse pra mim que não tem remedio e nem cura mas não consigo acreditar por favor me ajude. obrigada

  90. 90
    Vladimir Antonini 

    larissa:
    Não me compete aqui, questionar a opinião do seu médico. Se você está em dúvida, consulte outro médico na sua cidade. Este é um espaço dedicado aos profissionais de saúde e só respondo as dúvidas para colaborar com as mulheres, mas por imperativo ético, não posso lhe dizer nada a esse respeito.

  91. 91
    Mirela Brito 

    Dr, meu resultado foi:
    TIPO DA AMOSTRA: CONVENCIONAL. AVALIAÇÃO DA AMOSTRA:
    SATISFATÓRIA.
    ZONA DE TRANSFORM./ CELS.ENDOCERVICAIS: PRESENTES. IDENTIFICAÇÃO DA LÂMINA: Sim
    Microbiótas: LACTOBACILOS DE DODERLEIN.
    Conclusão: NEGATIVO PARA LESÕES INTRAEPITELIAIS OU MALIGNIDADE. CITÓLISE. ALTERAÇÕES REATIVAS E/OU
    REPARATIVAS.

  92. 92
    Vladimir Antonini 

    Mirela Brito:
    Não tem nada de grave ou de se preocupar, pelo que você escreveu. Leia os comentários anteriores.

  93. 93
    joana lima 

    Dr meu exame deu algo relacionado a citologia inflamatória,queria saber de que se trata e se o meu parceiro terá que tomar os remédios que eu possivelmente tomarei e como isso reage nele. Obrigada :)

  94. 94
    Vladimir Antonini 

    joana lima:
    Converse com seu médico, pois ele deve ter feito algum exame clínico e está muito mais apto a lhe dizer alguma coisa.

  95. 95
    Patrícia 

    Dr meu exame consta isso estou ok ou não?
    I – ADEQUACAO DA AMOSTRA
    SATISFATORIA PARA AVALIACAO: AUSENCIA DE ELEMENTOS DA J.E.C/ZT
    II – RESULTADO DESCRITIVO
    ALTERACOES REATIVAS BENIGNAS EM CELULAS ESCAMOSAS
    III – FLORA MICROBIOLOGICA
    BACILOS
    IV – AVALIACAO CITOHORMONAL
    PADRAO CITOHORMONAL NORMOTROFICO
    V – CONCLUSAO
    “CLASSE II DE PAPANICOLAOU”

    Obrigada

  96. 96
    Vladimir Antonini 

    Patrícia:
    Está tudo bem. Você tem apenas uma inflamação que é comum nas mulheres de vida sexual ativa.

  97. 97
    Eloá 

    Dr,estou preocupada com o resultado do meu preventivo:
    Padrão Celular:Células intermediárias,superficiais e algumas profundas.

    Alterações inflamatórias:Muco,leucócitos,histiócitos e flora bacteriana mista.

    Atipias celulares:Pseudoeusinofolia,células com halos perinucleares e citólise (benignas por infecção).

    Conclusão:
    Innflamatório- Processo bacteriano.

    Observação:
    Ausencia de sinais que denotem processo neoplásico.

    O que pode ser???

  98. 98
    Vladimir Antonini 

    Eloá:
    Você tem uma infecção evidente e muito provavelmente você tenha corrimento. Vá ao médico e trate a infecção.

  99. 99
    Joseane 

    Boa tarde!
    Fiz um exame citopatológico que resultou no seguinte;
    esfregaço negativo para lesão intra-epitelial e malignidade na amostra;
    esfregaço com alterações citológicas reativas inflamatórias;
    flora microbiota lactobacilar sem citólise;
    esfregaço com representatividade da junção escamo colunar com células metaplásticas.
    Este último é que me deixou meia preocupada…Poderia me ajudar por favor.
    Fico no aguardo.
    Abraço

  100. 100
    Vladimir Antonini 

    Joseane:
    Metaplasia é transformação de tecido. NÃO É CÂNCER! Fique tranquila, pois isso acontece com todas as mulheres no decorrer da vida reprodutiva. Quanto a engravidar, isso não atrapalhará em nada, pois não é doença.

  101. 101
    Joseane 

    Dr. Tenho outra dúvida.
    Quero engravidar em 2010, algum problema devido ao resultado do meu exame?

  102. 102
    Joseane 

    Dr.! Muito obrigada pela atenção!~Estou muito mais tranquila com a sua resposta! Quero lhe desejar um maravilhoso 2010! Abraços

  103. 103
    aline 

    Dr. fiz um exame citopatologico( oncótico)
    o resultados foram:
    av. da amostra: satisfatoria
    microbiol.:flora cocobacilar
    alt. reativas/reparativas:
    alterações reativas associadas c/ inflamação discreta
    descam. predominante: predominio de celulas escamosas superficiais
    cel. de metaplasia escamosa: ausente
    cel endocervicais: presentes
    cel endometriais: ausentes
    leucocitos: pequeno numeros
    hemacias: presentes
    conclusão: negativo para lesão intraepitelial ou malignidade. dr. gostaria de saber se com esse resultados tem possibilidade de alguma infcção grave ou alguma doença
    obrigada..

  104. 104
    Vladimir Antonini 

    aline:
    Está tudo bem contigo. Nâo precisa se preocupar.

  105. 105
    Eloá 

    Dr.
    Agradeço muito pela resposta.
    Estou tentando contactar meu médico para maiores esclarecimentos,porém,não está sendo possível.
    Minha preocupação é a seguinte:durante a realização do exame no consultório,meu médico disse que estou com um pequeno corrimento,e receitou remédio para candidiase.
    Quando peguei este resultado (que mostrei ao senhor em meu post anterior),vi essa inflamação e fiquei preocupada.
    Gostaria de esclarecer com o senhor se é normal ter essa infecção e se ela é causada por bactéria,conforme compreendi,pois temo que seja grave.

  106. 106
    Vladimir Antonini 

    Eloá:
    Calma! É comum aparecer inflamação no papanicolau após uma infecção, por qualquer que seja o agente (vírus, bactérias, fungos). É uma reação imunológico que tende a desaparecer com o passar do tempo e da dessensibilização do organismo. Nâo tem nada de grave no seu caso, apenas uma reação do organismo.

  107. 107
    Eloá 

    Obrigada,Dr.
    Estou mais tranquila.É que fico pesquisando e tenho muito medo de uma gonorreia ou clamidia.Quando li sobre bacteria,pirei.Peço a Deus que seja um processo natural,e não uma infecção deste tipo.
    Muito obrigada.

  108. 108
    Vladimir Antonini 

    Eloá:
    Você tem toda razão em se preocupar, pois o que sai de besteira na Internet, na televisão e no rádio… Tem gente que não mede esforços e consequências para se lançarem como “cientistas” e escrevem, falam ou divulgam cada descoberta sem “pé nem cabeça”. Há de se ter muito cuidado com o que se ouve, lê e vê. Na dúvida, consulte um bom livro técnico que você encontra em bibliotecas.

  109. 109
    Claudia 

    Dr.Boa tarde!!
    Peguei meu papanicolau e saiu :
    Presença de células escamosas com alterações reativas.negativo para células neoplásticas.Conclusão:Citologia com alterações reativas.Papanicolau classe 2.
    Estou preocupada pois tenho dor e agora com ese resultado fiquei pior.Não consegui ainda localizar meu médico pois está viajando.
    Por favor espero uma resposta urgente!!
    Agradeço muito sua atenção.
    Um abraço Claudia

  110. 110
    Vladimir Antonini 

    Cláudia:
    Você tem o que 90 a 95% das mulheres com vida sexual ativa tem: INFLAMAÇÃO. O fato do resultado ter aumentado sua dor é um fenômeno psicossomático. Essa inflamação é reação a agentes agressivos externos como camisinha, DIU, duchas vaginais, absorventes internos ou, ainda, reação imunológica de longo prazo à infecções mal tratadas ou mal curadas no passado. CALMA! Você está bem. Pode esperar o médico voltar da viagem tranquilamente.

  111. 111
    luma 

    Não preciso dizer mas nada , esclareci minhas duvidas com os outros coment…estava muito preocupada com o meu exame ,mas graças a DEUS está tudo bem comigo ,feliz 2010 …

  112. 112
    janaina 

    Dr.meu exame de colpocitologico deu amostra escamoso/glandular-interpretação-negativo para lesãointraepiteliale malignidade classe 2.inflamação o que significa tudo isso;por favor me explique.Obrigado

  113. 113
    Vladimir Antonini 

    janaina:
    Inflamação. Veja nos comentários anteriores as possíveis causas.

  114. 114
    Jenyffer Renata Ribeiro 

    Olá Dr..
    Fiz o preventivo, e deu:
    Epitélios representados na amostra: Escamoso
    Alterações Celulares Benigmas Reativas ou Reparativas: Inflamação
    *Bacilos supracitoplasmático(sugestivo de Gardnerella/mobiluncus)
    e a ginecologista me disse que é uma Doença Sexualmente transmissivel!e que é grave!!
    isso é verdade!!!
    e eu mantenho relação sexual sempre cm preservativo.

    Desde já agradeço!
    um abraço

  115. 115
    Vladimir Antonini 

    Jenyffer Renata Ribeiro:
    Se está escrito no laudo “sugestivo de…” precisa de exames mais acurados para se dizer alguma coisa. Volte na médica e converse com ela.

  116. 116
    Sandra 

    Olá Dr.
    Fiz um papanicolau e deu tudo normal, porém quanto à análise microbiológica está escrito: Bacilos de Doderlein- Flora exacerbada, citólise moderada.
    O que isso significa? Minha médica está de férias e eu estou desesperada, no pronto socorro ninguém quis me esclarecer, isso indica algum tipo de infecção por agentes patogênicos ou é uma situação normal? É necessário realizar exames mais específicos? Se eu tivesse alguma infecção apareceria no papanicolau, não?
    Espero a resposta ansiosamente e agradeço desde já, muito obrigada.

  117. 117
    Vladimir Antonini 

    Sandra:
    Pode ser algum processo infeccioso. Se começar a incomodar, procure outro médico para um tratamento paliativo, até sua médica voltar.

  118. 118
    Mariana 

    Dr. Recebi meu resultado de exame e deu o seguinte resultado
    Microbiologia: Lactobacillus sp. e Cocos.
    e na conclusão deu alterações celulares benignas reativas ou reparativas inflamação.
    Por favor me explique o resultado estou muito preoculpada e só volto ao medico dia 21.

  119. 119
    Vladimir Antonini 

    Mariana:
    Você tem uma inflamação, igual a maioria esmagadora das mulheres de vida sexual ativa. Leia os comentários anteriores. Está repleto de explicações sobre o seu caso.

  120. 120
    jaqueline 

    dr.gostaria de saber se tem cura a bacteria gardnerella vaginalis pois deu esse resultado no meu papa ,

  121. 121
    Vladimir Antonini 

    Jaqueline:
    Garnerella tem cura sim, pois é uma bactéria. A questão é que ela não aprece sozinha no local. Geralmente está associada com algum protozoário como tricomonas. Vá ao médico que ele deverá te passar algum antibiótico.

  122. 122
    rosa 

    doutor fiz o exame de citologia e deu inflamaçao por thicomonas vaginalis e cocos tou preocupada é pirigo corro risco de ter uma comprlicaçoa maior preciso de um tratamento imediato o q eu faço mim ajude por favor eu imploro!desde ja obrigado

  123. 123
    Vladimir Antonini 

    rosa:
    Tricomonas não é grave, mas tem que tratar, pois provoca mau cheiro, pode causar inflamação. Vá ao médico assim que puder, mas se acalme, pois dos males este é um dos menores.

  124. 124
    rosa 

    Dr fiz citologia e deu inflamaçao por thicomonas vaginalis e cocos nao sei fiquei preocupada corro algum risco é preocupante o q devo fazer mim ajude tou muito preocupada por favor desde ja obr aguardo sua resposta anciosamente!

  125. 125
    ju 

    Dr eu etou muito nervosa pq meu exame ta assim:
    EPITPELIO INDENTIFICADO:
    Escamoso
    Glandular cervical
    metaplasico

    AGENTE MICROBIOLOGICO:
    BACTEIRAS(gardnerella/mobiluncus)

    conclusao:
    Ausencia de ceululas malignas.
    inflamatorio acentuado.
    Cervicite.

    Oque quer dizer isso? to desesperadaaa :/:/

  126. 126
    heinz 

    Calma, Ju:
    Você não tem nada de grave, apenas uma inflamação que pode ter como causa a infecção. Vá ao médico e trate estes dois bichos que a inflamação diminuirá.

  127. 127
    Cilmara 

    Boa tarde,
    Fiz um exame preventivo e o resultado foi o seguinte:
    Adequação da amostra – satisfatória
    Celularidade – presença de células superficiais, intermediárias e metaplásicas,
    numerosos leucócitos,
    nemerosos histiócitos,
    moderado número de hemácias.

    Microbiota – flora bacteriana compatível com Cocos.

    Classificação geral – alterações celulares benigna.

    Interpretação – negativo para lesão intraepitelial e malignidade (NILM/BETHESDA 2001)
    Obs: Células endocervicais reativas. Sugere-se acompanhamento.

    O que quer dizer tudo isso???

  128. 128
    Vladimir Antonini 

    Cilmara:
    Significa que você tem algum processo reativo que pode ser uma inflamação inespecífica e que precisa acompanhamento para ver que tipo é. Calma que ainda não tem nada grave, pois se tivesse, estaria bem visível e o médico já teria marcado uma biopsia ou até alguma intervenção mais agressiva.

  129. 129
    romy 

    dr meu exame de preventivo deu flora bacteriana mista ,tanto lactobacilar como cocobacilar ,pouco abundante. me diz uma coisa esse cocobacilar é fezes ou seja higiene mau feita pois sempre uso a ducha,um abraço

  130. 130
    Vladimir Antonini 

    romy:
    Cocobacilos são bactérias em forma de cocos (redondas) e não tem nada a ver com os coliformes, as bactérias encontradas nas fezes, que são bacilos. Não abuse das duchas, pois muitas vezes você pode ser alérgica a algum dos componentes das duchas industrializadas, ou ao próprio sabão e acabar provocando uma inflamação.

  131. 131
    bianca chene 

    Doutor fiz meu exame ginecologico e deu as seguintes informações:
    -Alterações celulares benignas;
    -Mista
    Ultima glandula -3
    Jec ant -1 Post -1
    Iodo:positivo claro
    Schiller: negativo

    O que eu tenho, estou com medo.

  132. 132
    Vladimir Antonini 

    bianca chene:
    Não tem nada de grave em você, apenas uma inflamação, comum a quase todas as mulheres com vida sexual ativa. Leia os comentários anteriores.

  133. 133
    noely 

    doutor
    fiz o preventivo
    e deu o seguinte resultado
    epotélios:escamoso glandular
    alteração celulares benignas reativas ou reparativas: inflamação
    microbiologia:cocos,bacilos supracitoplasmatico de gardnerella.
    e grave o que eu tenho preciso de uma luz.
    obrigado doutor.

  134. 134
    Vladimir Antonini 

    noely:
    Tem uma infecção por gardnerella que deve ser tratada, no restante está dentro do esperado para mulheres de vida sexual ativa. Leia os comentários anteriores.

  135. 135
    Mônica 

    Dr. Boa Tarde, fiz um exame de citologia e outro cultura. Citologia Satisfatória; alterações reativas benignas deu lactobacilos e candida sp e CONCLUSÃO: COLPITE MICÓTICA E CERVICITE / NA CULTURA CHLAMYDIA TRACHOMATIS – POSITIVO. Pode me ajudar a entender esse exame? Obrigada! É difícil de curar??Pois é são preventivos pois pretendo ter um filho, estou com medo disso ser grave ou demorar a curar e ter que adiar muito meus planos de tentar engravidar… Obrigada

  136. 136
    Vladimir Antonini 

    Mônica:
    Você está com duas infecções. Uma por clamídia e outra por algum fungo. Se você deseja engravidar, trate urgentemente, pois a clamídia pode causar até cegueira em recém-natos. No mais, seu exame está dentro do esperado para a infecção que você tem e estas não são difíceis de curar, mas tem que caprichar no tratamento.

  137. 137
    Adriana 

    fiz um exame anatomo-patológico e o resultado foi alterações celulares benignas reativas ou reparativas inflamação,microbiologia:lactobacillus sp,epitélios representados na amostra:escamosa/glandular. Gostaria de saber o que isso significa. OBRIGADA

  138. 138
    Vladimir Antonini 

    Adriana:
    Você tem um inflamação comum a 90% das mulheres de vida sexual ativa, apenas isso. Leia as possíveis causas nos comentários anteriores.

  139. 139
    ju 

    Doutor responde a minha pergunta lá de cima ://

  140. 140
    Vladimir Antonini 

    ju:
    O Heinz respondeu a sua pergunta. Você não tem nada de grave, apenas uma infecção que, se tratada adequadamente, não trará problema algum.

  141. 141
    paula 

    dr. me ajuda?
    minha medica ta viajando e vai demorar p ver meu papanicolau!
    ta assim:

    amostra: satisfatoria
    celulas superficiais: acidofilas- ausentes
    basofilas – escassas
    celulas intermediarias:
    abundantes
    celulas parabasais:
    ausentes
    celulas endocervicais:
    escassas
    celulas inflamatorias:
    neutrofilos: escassas
    histiocitos: escassas
    presença de celular com variação no diametro nuclear
    esfregaço com alterações celulares benignas de tipo reativo/reparativo
    avaliação hormonal: normotrofico
    classificação II
    flora bacilar

  142. 142
    Vladimir Antonini 

    Calma paula:
    Você não tem nada de grave. Apenas uma inflamação comum à quase todas as mulheres. Leia os comentários anteriores.

  143. 143
    paula 

    nossa dr! muito obrigada por responder! to mais aliviada!

  144. 144
    tamires 

    Bom doutor meu papanicolaou deu inflamatório moderado
    presença de numerosos esporos e hifas de cogumelos do gênero Monília.
    Trófico com Estímulos Estrogênico Progesterônico
    ( e esse Monília que estar me preocupando o que é isso? )

  145. 145
    Vladimir Antonini 

    tamires:
    Monília é um dos nomes da cândida. Você PODE estar com uma candidíase, pois nem todos os esporos encontrados na vagina são de cândida. Um tratamento bem feito acaba com o problema. Não se preocupe, mas se trate.

  146. 146
    romy 

    agradeço a sua atenção e muito obrigada , + não vai ficar livre de mim logo ,logo terei + perguntas rs…rs.. um abraço

  147. 147
    ju 

    Obrigada doutor!! Estava nervosa.. ;D

  148. 148
    S. M. 

    Boa tarde,
    acabei de pegar meu resultado de papanicolau, ele está da seguinte forma:
    adeq.da amostra: satisfatoria, com componente endocervicais presentes;
    celulas intermediarias e algumas superficiais;
    cel.;metaplasticas: ausente
    cel.endocerv: com alterações reaivas
    cel. endometriais: ausentes
    alterações benig: inflamatorias/relativas
    flora bacnt: padrao anaerobio com presença de celulas indicadoras ((gardnerela vaginalis e outros)
    agentes esp. vide flora bact.
    RESULTADO: negativo para lesao intraepiterial ou malignidade.

    o que significa tudo isso?
    Me reponda no meu e-mail

  149. 149
    Vladimir Antonini 

    S.M.:
    Não é possível responder por email, pois este é um espaço público. Para preservar seu anonimato, troquei seu nome por iniciais. Seu resultado não tem nada de grave, apenas uma infecção por algum patógeno que o seu médico deverá tratar.

  150. 150
    maritza 

    por favor me de uma luz recevi o resultado do papa-nicolau diz escamoso alteracoes celulares benignas reativas ou reparativas por favor me ajude

  151. 151
    Vladimir Antonini 

    Calma maritza:
    O seu resultado é parecido com o de 90% das mulheres com vida sexual ativa. Você tem uma inflamação, ou seja uma cervicite inespecífica. Leia nos comentários anteriores as possíveis causas e qualquer dúvida, volte ao médico.

  152. 152
    atila castro de moraes 

    eu fiz meu preventivo e ainda ñ deu pra mim ir ate meu medico ginecologista pois vi o resultado fiquei meio assustada ta assim citologia alteração morfologica de natureza e inflamatoria .
    aspecto microbiologico
    cocobacilar frequente sugestiva de gardnerella vaginalis.
    conclusão compativel com inflamatorio leve .
    fiquei um pouco com medo
    o que
    o que sr me diz me ajude,por favor

  153. 153
    Vladimir Antonini 

    atila castro de moraes:
    Você tem uma infecção e uma inflamação inespecífica. A infecção é só tratar e a inflamação é comum à maioria das mulheres de vida sexual ativa e não pecisa tratamento, apenas acompanhamento médico regular. Vá sempre (que possível) ao médico.

  154. 154
    danielle 

    celuas
    superficias-escassos
    intermediarios-moderados
    parabasais/basais-escassos
    metaplasicas-escassos
    endocervicais-moderados
    endometrias-ausente
    neutrofilos-moderados
    histiofilos-moderados
    hemacias-escassos
    bacterias-moderados
    fungos-ausente
    tricomonas-ausente
    esfregaço satisfatorio
    flora-baciliar
    indice de maturação- prejudicado pelo processo inflamatorio
    celulas atipicas- ausente
    observações- esfregaço inflamatorio
    o que significa

  155. 155
    Vladimir Antonini 

    danielle:
    Significa que você tem uma inflamação que pode ter diversas causas, indo desde alergia à látex de camisinha, até DIU. Isso é comum em mulheres de vida sexual ativa.

  156. 156
    isaac do nasciment 

    minha esposa fez

    aprevençao e o sultadore

  157. 157
    Vladimir Antonini 

    isaac do nasciment:
    Qual é a sua dúvida ou questionamento?

  158. 158
    fernanda 

    Dr. eu fiz o papanicolau e deu esfregaço inflamatorio leve. gostaria de saber se é algo sério .

  159. 159
    Vladimir Antonini 

    fernanda:
    O que você tem é comum à maioria das mulheres com vida sexual ativa. Leia nos comentários anteriores as possíveis causas. Nâo é grave.

  160. 160
    Dayane Juliana 

    Dr. fiz o exame papanicolau e teve como conclusão: esfregaço com alterações inflamatórias discretas, sem malignidade + gardnerella. O que eu tenho? tem cura?

  161. 161
    Vladimir Antonini 

    Dayane Juliana:
    O que você tem é comum à maioria das mulheres com vida sexual ativa. Leia nos comentários anteriores as possíveis causas. Nâo é grave.

  162. 162
    Eloá 

    Olá,Dr.
    Novamente estou passando por aqui,pois finalmente pude voltar ao meu médico (havia postado aqui anteriormente,meu resultado do Preventivo).Pois bem,ele disse que o que tenho é normal,e a inflamação é pela Flora Bacteriana Mista.Ele passou a pomada Cartrax e o comprimido Unigyn,os quais já comprei e iniciarei o tratamento.Porém,fiquei em dúvida quanto a uma coisa:é necessário que meu noivo tome tbm?
    E,durante o tratamento,deve-se abster de relações sexuais?
    Aguardo a resposta e agradeço a atenção.

  163. 163
    Vladimir Antonini 

    Eloá:
    Seu noivo também tem que tomar, pois senão ele lhe devolverá a infecção, caso você tenha alguma bactéria patogênica. A questão é que flora bacteriana mista em um laudo só diz que existem tanto bactérias gram +, quanto gram -, e também que existem cocus e bacilos e ambos constituem a flora normal da vagina, apenas isso. Só é possível diagnosticar uma infecção se fizer uma cultura específica e, portanto, apenas pelo laudo presume-se que a flora seja normal.

  164. 164
    Letícia 

    Fiz meu exame de Colpocitologia e deu o seguinte:
    Dados clínicos: Apresentando metrorragia com leucorréia
    Esfregaço contendo células superficiais e intemediárias com sinais inflamatórios acentuado.
    Flora bacteriana mista.
    Presença de linfócitos e raros histiócitos.
    Neutrófilos +
    Ausência de fungos, trichomonas e alterações visuais.
    Citologia oncótica negativa.
    Conclusão:Esfregaço inflamatório acentuado contendo bactérias.

    O que isso significa? É sério? Estou muito preocupada.

  165. 165
    Vladimir Antonini 

    Letícia:
    Não é sério, mas parece ter uma infecção. Vá ao médico para fazer um tratamento.

  166. 166
    Juscelia 

    foi encontrado no meu papa nicolau alteraçoes nas celulas repareativas ou reativas e flora cocoide que especie de bacteria causa isso?

  167. 167
    Vladimir Antonini 

    Juscelia:
    Flora cocóide é constituída de bactérias “redondas” que lembram cocos. Se você não tem corrimento nem mau cheiro e nem coceira/ardor, é flora normal e não precisa de preocupar com ela.

  168. 168
    Karla 

    Olá Dr., a minha médica disse que estou com lesões no colo do utero, por isso deverei fazer um tratamento com pomada + ATA 90%. E se não resolver vou ter que cauterizar. Já o médico da minha mãe diz que a cauterização fecha o canal do colo do útero e depois terei problemas piores no futuro, que não é pra eu fazer. Foi encontrado no meu papanicolau o seguinte: alterações inflamatórias moderadas, microflora bacilar mista moderadamente desenvolvida, epitelio trofico e como conclusão: negativo para células neoplasicas. Será que preciso mesmo fazer o tratamento com o ATA e a cauterização?? Estou perdida…

  169. 169
    admin 

    Karla:
    Só com o exame clínico é possível dizer qualquer coisa. Procure um terceiro médico, que não conheça nenhum dos outros que você já consultou ou conversou. Ele será o seu “fiel da balança”.

  170. 170
    Luana 

    Não pude levar meu resultado do preventivo ao médico mas o exame citopatologico deu assim:
    Adequação da amostra: Satisfatória. Epitélios representados na amostra por: escamoso e glandular. Candida Sp. Flora bacteriana mista. Laudo: Predomínio de celulas intermediárias agrupadas,entremeadas por celulas superficiais. Raras celulas glandulares endocervicais agrupadas. Numerosos leucocitos polimorfonucleares. Vários histiocitos. Numerosos filamentos de muco. Alterações celulares benignas reativas ou reparativas. Avaliação hormonal prejudicada pelas alterações reativas.

    Antes do resultado, a médica me comunicou que eu estaria com quadro de candidiase e uma reação alérgica desenfreada por uso constante de sabonete intimo e que por conta disso eu abri “caminho” para uma infecção. Passou tinidazol+nitrato de miconazol e clotrimazol na parede dos grandes lábios onde apareceram algumas bolinhas em formato de afta. Não doem nem incomodam mas visualmente é algo nao normal da pele vaginal. Após um mês pediu para que eu usasse nistatina tanto intra vaginal quanto no local das “aftas” que não sumiram. Porém elas nao somem e permanecem intatctas. Será que tenho herpes? Não sei o que tenho até o momento. Exames de sangue fezes e urina sem alterções e dentro do padrão de normalidade. O que posso ter???? Quero dar um fim nessas tais “aftas” e elas nao somem. Já não tenho relações a meses desde que apareceram. Me ajude!!!!!!

  171. 171
    admin 

    Luana:
    Não parece muito com herpes, pois no herpes aparece uma bolha e a ferida que se segue à bolha é dolorida (ardida). Talvez seja resultante de uma reação alérgica muito severa. Já vi casos de mulheres que desenvolveram alergia à absorventes, levarem muito tempo para curar. Pode ser o caso do sabonete íntimo que você usou. Volte na médica e converse com ela sobre esta possibilidade.

  172. 172
    Karla 

    Dr, estou pensando em consultar um 3º medico sim… mas o resultado do meu papanicolau, que eu coloquei no comentario anterior, diz alguma coisa sobre uma infecção e/ou lesão?
    Obrigada!

  173. 173
    Vladimir Antonini 

    Karla:
    Não vi nada de grave no seu papanicolau. Parece mais uma inflamação por reação alérgica, autoimune, ou coisa parecida. A menos que tenham omitido alguma informação do laudo e que só sua médica tenha consiguido visualizar. Você fez biopsia? Se cauterização trouxesse algum prejuízo a longo prazo, seria um procedimento proscrito (proibido) pelo Conselho Federal de Medicina. Procure um terceiro médico, pois não parece “o fim do mundo” como ambos estão te falando.

  174. 174
    Edula 

    bom dia Dr.fiz meu preventivo o resultado deu assim alteraçoes inflamatorias
    flora cocobacilar estou com muito medo e causado pelo sexo e uma doença de rua dr desde ja agradeço

  175. 175
    Vladimir Antonini 

    Edula:
    Pelo que você escreveu não é possível dizer se você tem alguma doneça. Parece mais uma inflamação comum à maioria das mulheres com vida sexual ativa.

  176. 176
    Isis 

    Dr. no meu papanicolau apareceu…
    Microflora: Bacilos de Doderlein.Hifas e esporos de estruturas fúngicas compativeis com Cândida sp.

    E na parte da conclusão estava: Ausencia de malignidade na amostra examinada. Esfregaços de padrão inflamatório moderado

    e nas observações:Vagina Classe II Ectocérvice Classe II Endocérvise Classe II. Colpite micótica. Cervicite moderada. Avaliação funcional prejudicada

    o que isso quer dizer?
    fiquei um pouco preocupada

  177. 177
    Vladimir Antonini 

    Isis:
    Ao que parece, você tem uma infecção por fungos, que pode ser cândida e uma inflamação comum em mulheres com vida sexual ativa. Volte ao médico e trate a infecção.

  178. 178
    karina 

    Estou muito preocupada. Estou grávida de cinco meses e meu exame preventivo deu como resultado isso: “Classe II, avaliação hormonal prejudicada”. o que significa?

  179. 179
    Vladimir Antonini 

    karina:
    Está ótimo. Dentro dos padrões esperados, considerando todas as alterações anatômicas e celulares que uma gravidez provoca. Calma, está tudo bem.

  180. 180
    Isis 

    mais vladimir…
    é perigoso, meu namorado pode ter algum problema com isso?
    e depois do tratamento posso retomar com as atividades sexuais como até mesmo sexo oral?

  181. 181
    Vladimir Antonini 

    Isis:
    Ele precisa se tratar também, pois se ele não eliminar o “bicho”, ele te devolverá a doença quando vocês tiverem relações sexuais. Existem indícios de prostatite por infecções crônicas por cândida, HPV e outros “bichos”.

  182. 182
    Beatriz 

    Por favor alguém me tire uma duvida , acabei de chegar do laboratorio com meu exame de colpocitologia o ,oncotica (fiz para pericia de um concurso publico) ,estou preocupada porque deu os eguintes resultados:microbiologia: flora bacilar , avaliação hormonal: avaliação prejudicada devido a alterações inflamatorias. diagnostico: negativa para celulas neoplasicas. presença de alterações inflamatorias acentuadas.repetir exame apos tratamento. ps: não tenho vida sexual ativa , pois sou virgem.

  183. 183
    Vladimir Antonini 

    Beatriz:
    Essa inflamação pode ser resultante de reação imunológica à alguma infecção que você teve no passado, especialmente na infância e que passou despercebida e acabou curando expontaneamente, mas que deixou memória imunológica nas células de defesa. Isso não é grave, mas provavelmente aparecerá em praticamente todos os exames que você fizer, doravante.

  184. 184
    Erlane Claudia 

    Olá Dr. Vladimir.

    Fiz um exame preventivo e o laudo citológico deu assim:

    Avaliação da amostra: Esfregaços citológicos representados pelo epitélio pavimentoso estraficado com celulas intermediarias,parabasais, componentes glandulares endocervicais e celulas metaplasicas.

    Estudo microbiologico: flora bacteriana composta por cocos bem distribuidos.
    presença de esporos e hifas de candida sp.

    Estudo citológico: Presença de celulas escamosas com sinais inflamatórios moderados.
    não identificadas alterações citomorfologicas displasticas ou neoplásticas nos materiais examinados.

    Comentário: Sugere-se repetir exames em intervalos regulares para controle.

    Dr. se puder me eslarecer tais termos técnicos, e me falar se é grave ou não, agradeço muito.

    Obrigada.

    Att

    Erlane Claudia

  185. 185
    Vladimir Antonini 

    Erlane Claudia:
    Tem uma infecção por cândida que precisa ser tratada e uma inflamação, comum na maioria das mulheres com vida sexual ativa. Leia nos comentários anteriores suas possíveis causas.

  186. 186
    Beatriz 

    Dr. Vladimir
    muito obrigada.
    Na sua opinião isso pode me prejudicar na pericia, me excluir do concurso,
    Já que se eu fizer outro exame vai dar a mesma coisa.

    obrigada mais uma vez

  187. 187
    Vladimir Antonini 

    Beatriz:
    Em hipótese alguma você poderá ser prejudicada em um concurso público por causa de uma reação inflamatória. Esse tipo de exame não pode sequer ser requisitado em exames admissionais em concursos públicos, pois viola o princípio da garantia da privacidade, expressa categoricamente na Constituição da República Federativa do Brasil. Se alguém tentar fazer isso, é ação judicial na certa.

  188. 188
    roberta 

    oi dr meu meu preventivo deu leucócitos.muco..devo me preocupar?

  189. 189
    Vladimir Antonini 

    Talvez seja alguma infecção. Volte ao médico para esclarecer o resultado.

  190. 190
    Luiza 

    Dr. Vladimir estou com a mesma duvida da isis pois o sr. não deixou bem claro, depois do tratamento da candida eu posso continuar tendo relações sexuais e o meu marido podera fazer sexo oral em mim?

  191. 191
    Vladimir Antonini 

    Luiza:
    Poderá ter relações, sim, de qualquer forma ou via (genital, oral), desde que ambos se tratem, senão a doença voltará.

  192. 192
    roberta 

    pode me dar uma resposta mas definida?

  193. 193
    Vladimir Antonini 

    roberta:
    Pelo que você transcreveu do laudo, é tudo o que posso lhe dizer.

  194. 194
    Karla 

    Olá Dr.!
    Desculpa a demora pela minha resposta.
    Não fiz biopsia ainda, ela não pediu. Talvez peça após o meu retorno, que será somente em abril. Antes disso, vou consultar em outro médico para ter mais uma opinião.
    Muito obrigada pela sua ajuda!

  195. 195
    Bianca 

    Estou muito preocupada ! 1Displasia leve -lesão ecamosa intraepitelial de baixo grau 1-nic 1 .2 Alterações citologicas compatíveis com papiloma virus humano (HPV) .3 Avaliação hormonal não realizada .4 colpite por garnerella .5 Flora cocobacilar .O que tenho afinal .Desde ja agradeço a resposta .

  196. 196
    Vladimir Antonini 

    Bianca:
    TALVEZ você tenha uma infecção por HPV. Veja bem: TALVEZ. O fato de uma lâmina ter elementos compatíveis com um quadro de HPV não significa que vocẽ tem HPV. Quando à garnerella, parece que você tem uma infecção oportunista. Precisa tratar. Volte ao médico.

  197. 197
    Ana Paula 

    o material examindao revela esfregaço satisfatorio constituido por celulas escamosas e superficiais e intermediarias com alterações inflamatorias acentuadas. Observam-se nucleos desnudos e citoplasmas fragementos por citolise. As celulas estão cituadas em meio a muco, hemacias e moderado exsudato leucocitário. O que seria isso???

  198. 198
    Vladimir Antonini 

    Ana Paula:
    Pode ser alguma infecção. Vocẽ tem corrimento? Volte ao médico.

  199. 199
    Ana Paula 

    Tenho Sim. MAs essa infecção pode ser algo grave, ou que pode “piorar”?

  200. 200
    Vladimir Antonini 

    Ana Paula:
    Candidíase, se tratada adequadamente, não é grave, mas se ela cronificar, ela pode desencadear uma reação imune que provoca um quadro inflamatório crônico e este aparecerá sempre nos exames preventivos.

  201. 201
    andreia azevedo 

    meu diagnostico foi

    quadro citologico de padrao inflamatorio
    classe II de papanicolau
    negativo para lesao intraepitelial escamosa?glandular.

    por favor comente esse resultado
    obg

  202. 202
    Vladimir Antonini 

    andreia azevedo:
    Seu papanicolau está dentro dos padrões. Veja nos comentários anteriores tudo o que já escrevi sobre inflamação.

  203. 203
    dani 

    Dr, estou muito preocupada, minha colpocitologia teve o seguinte resultado:

    os esfregaços examinados exibem quase que somente células escamosas do epitélio cervico-vaginal, vendo-se ainda de permeio elementos glandulares endocervicais e de metaplasia escamosa.
    distribuição celular nao ordenada, limites citoplasmáticos indefinidos.
    bordos mal definidos, picnose e policromatofilia
    leucócitos aumentados em número. histiócitos aumentados.
    muco escasso

    conclusão
    cervicite
    flora bacteriana cocobacilar

    O que esse exame signfica? li sobre a inflamação ser frequente em mulheres sexualmente ativas mas outros aspectos do meu exame nao foram comentados aqui.

    muito obrigada!

  204. 204
    Vladimir Antonini 

    dani:
    Picnose é quando o núcleo da célula é bem denso, significando que ele está normal, pois quando o núcleo está com a chamada cromatina frouxa, variando de cor em tons de cinza, branco e preto, é sinal de neoplasia. Policromatofilia significa que suas células se coram de várias formas. Aparecem várias cores em uma mesma célula. Isso também não é patológico. A única coisa diferente é o aumento nos leucócitos e histiócitos. Pode ser alguma infecção. Se você tem corrimento, volte ao médico para tratar.

  205. 205
    gislene 

    ola gostaria de saber se deu algum problem no meu exame, só tenho retorno medico daqui 10 dias e estou preocupada:
    exame chlamydia deu negativo, exame a gresco tb negativo e o cultura em geral tb negativo segue o resultado do exame de bacterioscopia:
    leucocitos polimorfonucleares ++++
    celulas epiteliais +++
    bacilos gram positivos (doderlein) raros
    bacilos difteroides ++
    cocos gram positivos isolados +
    cocos gram positivos aos pares +
    cocobacilos gram labeis (vairaveis) ++
    estou com duvida podem me retornar por favor. Obrigada

  206. 206
    Vladimir Antonini 

    gislene:
    Tem cara de infecção, mas a cultura deu negativa… Talvez uma forte reação inflamatória local.

  207. 207
    gi 

    resultado exame leucocitos polimorfonucleares ++++
    o que significa?? aguardo obrigada.

  208. 208
    Vladimir Antonini 

    gi:
    tem cara de infecção. Você tem corrimento?

  209. 209
    gi 

    resultado exame celulas epiteliais +++ o que significar Dr. ?? Obrigada.

  210. 210
    gi 

    resultado exame bacterioscopia:
    cocos gram positivos isolados: +
    cocos gram positivos aos pares: +
    cocobacilos gram lábeis (variaveis) ++
    o que pode ser Dr.?? aguardo obrigada

  211. 211
    Vladimir Antonini 

    gi:
    Significa que apareceram essas duas famílias de bactérias em seu exame: cocos gram + e gram -. Tem que ver se mandaram fazer cultura para identificação dos bichos.

  212. 212
    bel 

    gostaria de saber o que significa exame chlamydia trachomatis dar negativo? obrigada

  213. 213
    Vladimir Antonini 

    bel:
    Significa que você não tem esse bicho. Clamídia é uma bactéria que causa um tipo de corrimento purulento.

  214. 214
    Ana 

    Dr, o meu exame papanicolau deu :
    células epiteliais :intermediárias, superficiais , parabasais , metaplásucas e endocervicais.
    morfologia :alterações inflamatórias
    células sanguíneas: numerosos leucócitos, histiócitos e algumas hemácias
    Flora mista e a conclusão: alterações celulares benignas, no material examinado. processo inflamatório acentuado.
    A minha médica mandou eu fazer uma colposcopia com biópsia, se necessário. Pode ser uma doença grave?Obrigada

  215. 215
    Vladimir Antonini 

    Ana:
    Não tem cara de ser nada grave. Inflamação é comum em mulheres de vida sexual ativa. É procedimento comum fazer biopsia e colposcopia e isso não indica que exista algo grave

  216. 216
    Tina 

    Olá,

    Meu preventivo acusou:
    Adequabilidade do material: Satisfatorio
    (epitelios representativos na amostra – Escamoso)
    (epitelios representativos na amostra – Glandular)
    Diagnótico descritivo – Alterações benignas: Inflamação
    Microbiologia: Cocos
    Atipias celulares: Células atípicas de significado intermediário – escamosas: Possivelmente não neoplasico
    observações: Cariomegalia
    Hipercromatismo

    Isso é grave? o que é exatamente. so tenho médico em 20 dias, não apresento corrimento. obrigada!

  217. 217
    Vladimir Antonini 

    Tina:
    não tem cara de ter nada grave, apenas inflamação. Cariomegalia significa aumento dos núcleos, típico de alguns tipos de inflamações. Fique tranquila que dá para esperar o médico voltar.

  218. 218
    Raquel 

    Doutor, meu exame deu celulas não epiteliais: leucocitos (moderado) e hemacias (pequena quantidade). O resto deu normal, negativo para infecções virais e para NIC. É normal ter leucocitos? Isso é sugestivo de alguma inflamação, ou infecção? Se for, porque deu negativo para infecção na conclusão? Obrigado.

  219. 219
    Vladimir Antonini 

    Raquel:
    Talvez seja infecção apenas se você tiver corrimento, ardor, dor ou qualquer outro sintoma. As hemácias talvez devam-se à coleta que rompeu algum vaso superficial. Deu negativo na conclusão porque não existem alterações celulares sugestivas de infecção, o que ótimo. Repetindo, se você não tem corrimento, esses leucócitos estão aí apenas de “passagem”. Nâo é coisa rara. Em muitos exames eles são encontrados aos montes e não tem significado algum. “Fique fria”.

  220. 220
    edite maria 

    vladimir por favor, me responda sobre uma colposcopia que fiz e estou preucupada deu colo normotrofico e zona de tranformasao tipo1 completamente ectocervical e epiteliocolunar visualizado jec;justa orificial pode ser uma doenca grave? respona por favor obrigado

  221. 221
    Vladimir Antonini 

    edite maria:
    Não tem nada de grave aí. Parece normal, pelos dados que você colocou, a menos que esteja escrito, após o tipo1, a sigla NIC I, aí a coisa muda um pouco de figura (muito pouco, mas muda).

  222. 222
    Eliene 

    Gostaria de saber qual é o significado: Exsudato leucocitario. Hemacias. Aspectos celulares evidenciados atrofia com inflamação.

  223. 223
    Vladimir Antonini 

    Eliene:
    Tem cara de infecção associada à inflamação. A inflamação é comum, mas a infecção precisa investigar. Se você tem corrimento, é provável que haja uma infecção. Volte ao médico.

  224. 224
    Luciana 

    MATERIAL
    Amostra: Citologia em base líquida – (ThinPrep Cytic).

    ADEQUAÇÃO DO MATERIAL
    Espécime satisfatório para avaliação.

    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso
    – Glandular

    INTERPRETAÇÃO
    Negativo para lesão intraepitelial e malignidade.
    Alterações celulares benignas reativas e/ou reparativas (Papanicolaou
    classe II).

    MICROBIOLOGIA
    – Bastonetes pequenos

    O que significa?

  225. 225
    Vladimir Antonini 

    Luciana:
    Está dentro da normalidade. Citologia classe II é comum em mulheres de vida sexual ativa e nem é considerado doença.

  226. 226
    Luciana 

    E esses bastonetes, o que são?

  227. 227
    Vladimir Antonini 

    Luciana:
    São bactérias da flora normal com formato de bastões.

  228. 228
    Fernanda 

    Olá doutor sou virgem e estou com duvidas em meu exame, gostaria de sua ajuda para compreender.

    Epitelios :escamoso
    Cnadida sp
    Bacilos supracitoplasmaticso sugestivos de gardnerella/ Mobiluncus

    Laudo descritivo
    Predominio de celulas escamosas intermediarias e raras superficiais
    varios leucocitos polimorfonucleares
    raros filamenttos de muco
    varios histoocitos
    Alteraçoes celulares benigns reativas ou reparativas.

    Avaliação hormonal prejudicada pelas alteraçoes reativas

  229. 229
    Vladimir Antonini 

    Fernanda:
    Você está com infecção por cândida e por outros agentes. Volte ao médico para tratar. A inflamação é decorrente da infecção.

  230. 230
    OR 

    Boa noite!

    Padrão: inflamatório.Avaliação prejudicada pela inflamação.
    Na avaliação microbiológica do meu preveitivo deu o seguiente resultado:Flora de lactobacillus sp. desenvolvida.
    O que significa?

  231. 231
    Vladimir Antonini 

    OR:
    Significa que você tem uma inflamação acentuada, pode ser por alergia a látex da camisinha, desodorantes íntimos, absorventes íntimos, etc, e também a flora está normal.

  232. 232
    ana 

    Fiz um exame a conclusão deu colpite bacteriana e esfregaço normotrofico e normoestrogênico. O q quer dizer isso?
    Como se pega isso em mulheres que não tiveram nenhuma relação sexual?
    obrigada

  233. 233
    Vladimir Antonini 

    ana:
    Você está com alguma infecção por bactérias. O restante está normal. Para adquirir uma infecção não precisa ter relações sexuais. Até na água se pega bactérias. Praia, piscina, rios, cachoeiras… Calcinha mal passada ou colocada para secar em qualquer lugar e não passada à ferro. Por que meninas pegam infecções vaginais (vaginites e vulvovaginites)? Volte ao médico para matar esses bichos, pois se eles cronificarem, aí sim você terá problemas.

  234. 234
    Fernanda 

    Obg Dr. Gostaria de saber se é grave ? Posso ter um problema futuramente de infertilidade por isso ?

  235. 235
    Vladimir Antonini 

    Fernanda:
    Isso não é grave e não afetará sua capacidade reprodutiva, DESDE que você trate adequadamente. Se cronificar, aí sim poderá dar problemas. Vá “voando” ao médico.

  236. 236
    Barbara 

    Olá bo anoite fiz um exame preventivo e deu o seguinte resultado, será que poderia me ajudra a saber o que deu

    EXAME COLPOCITOLOGICO

    IDENTIFICACAO INTERNA DA LAMINA………………………..: COLPOCITOLOGIA 10106857
    NUMERO DE LAMINAS ENTREGUES……………………………: 2
    —————————————————————————-
    ADEQUACAO DA AMOSTRA:
    SATISFATORIA.

    ELEMENTOS EPITELIAIS:
    ESFREGACO(S) CONSTITUIDO(S) POR CELULAS SUPERFICIAIS E INTERMEDIARIAS COM
    ALTERACOES INFLAMATORIAS.
    MICROFLORA…:
    FLORA SUGESTIVA DE GARDENERELLA VAGINALLIS. EXSUDATO LEVE.
    CONCLUSOES…:
    AUSENCIA DE CELULAS NEOPLASICAS. INFLAMATORIO MODERADO.

    Agradeço muitooo….

  237. 237
    Vladimir Antonini 

    Barbara:
    Provávelmente um infecção. O restante está normal. Leia os comentários anteriores.

  238. 238
    eliisa 

    apareceu depois q tive relação com uma pessoa uns carocinhos,fiz o papanicolau
    microbiologia
    bacilos supracitoplasmatico-gardnerella/mobiluncos
    laudo descritivo
    esfregaço contituido p celulas intermediarias e superficiais em proporçoes semelhantes, isoladas ou agrupadas
    numerosos leucocitos polimorfonucleares
    numerosos filamentos de muco
    varios histiocitos
    alteraçoes celulares benignas reativas ou reparativas
    o q quer dizer?

  239. 239
    Vladimir Antonini 

    eliisa:
    tem cara de infecção. Vá ao médico.

  240. 240
    MARILIA 

    Gostaria da sua ajuda para saber o que significa esse resultado num exame de rotina que fiz e qual é o tratamento adequado.

    Muito obrigada,

    Marília

    Segue:
    CITOLOGIA CERVICO-VAGINAL EM BASE LÍQUIDA

    MATERIAL
    Amostra: Citologia em base líquida – (ThinPrep Cytic).

    ADEQUAÇÃO DO MATERIAL
    Espécime satisfatório para avaliação.

    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso

    INTERPRETAÇÃO
    Negativo para lesão intraepitelial e malignidade.
    Alterações celulares benignas reativas e/ou reparativas (Papanicolaou
    classe II).
    – Inflamação

    MICROBIOLOGIA
    – Lactobacillus sp
    – Bastonetes pequenos

  241. 241
    Vladimir Antonini 

    MARILIA:
    Seu caso não tem tratamento, pois está dentro da média das mulheres com vida sexual ativa. O que você tem, pode ser considerado normal.

  242. 242
    MARILIA 

    Muito obrigada, sua resposta foi tranquilizante.

  243. 243
    Roger 

    Dr.
    avaliação da amostra: presença de células endocervicais eou metaplásticas escamosas.
    Relatório microscópico: descamação rpresentada por celulas escamosas intermediárias, superficiais e endocervicais, exibindo alterações interpretadas como reativa e ou reparativa associadas com inflamação.
    Achados: bacilos e cocos;
    Conclusão: negativo para células neoplásicas, padrão citológico inflamátorio acentuado.
    O que quer dizer??????
    Aguardo resposta.

  244. 244
    Vladimir Antonini 

    Roger:
    Significa que existe uma inflamação e que pode estar acentuada por alguma reação, seja alérgica (camisinha, ducha vaginal, absorvente íntimo, DIU, etc.), ou reação autoimune por infecção mal tratada/curada da infância. Não tem o que fazer. Inflamação é comum em mulheres de vida sexual ativa que penso ser o caso de sua parceira, à qual você deve estar referindo aqui. Apenas siga as recomendações do médico e volte quando marcado para refazer o preventivo. Leia nas centenas de comentários anteriores as demais possíves causas de inflamação.

  245. 245
    nice 

    fiz um exame de papanicolaou e a conclusao foi classe 2
    citologia inflamatoria o que e isso?e o que e candida spp?

  246. 246
    Vladimir Antonini 

    nice:
    Classe II é comum em mulheres de vida sexual ativa. É uma cervicite crônica inespecífica que só evolui para alguma coisa mais séria em menos de 1% das mulheres. Cândida, ou Candida sp. é um fungo que infecta das paredes da vagina, da vulva e do colo do útero, provocando corrimento. Ela pode cronificar e acentuar a inflamação. Por isso é que se deve tomar muito cuidado com meninas que são suscetíveis de adquiri-la na infância, na forma de vulvite (o tal do sapinho) ou de vaginite com corrimento fétido. Se você tem cândida, vá ao médico para tratá-la adequadamente.

  247. OI BOA TARDE!! ENTÃO FIZ MEU EXAME DEU DENOVO CLASSE 2 O ANO PASSA ME TRATEI FIZ 3 CALTERIZAÇAO USEI POMADA TOMEI AITI BIOTICO E SEMPRE VOLTA E NÃO CONSIGO ENGRAVIDAR MEU CICLO ESTA ATRAZADO POR 2 MESES CINTO MUIA DOR DE MAIS E RESULATADO DE EXAME FOI ESSE.HORMONIO ESTIMULANTE R: 2,48 UI HORM. LUTUNZANTE R: 1,00UI PROGESTERONA R: 0,63NG ESTRADIAL R: E2 12,66 CITOLOGIA AUSENCIA DE CEL. ENDOCERCICAIS NEUTRIFILOS ABUNATANTES ALTERAÇOES CITOLOGIA INFLAMAÇAO INTENSA CONCLUSÃO CLASSE 2 ENTÃO ISSO E NORMAL JA UM ABORTO ESPONTANIO CINTO MUITAS DORES SO VIVO COM ODORES CORRIMENTOS JA TOMEI DE TUDO QUASE CHA REMEDIO CASERIRO MAIS NÃO FICO BOM JA TEM 3 ANOS NESSA VIDA É NORMAL TENHO 27 ANOS UM FILHO DE 8 ANOS JA TIVE HPV HA 10 ANOS

  248. 248
    Vladimir Antonini 

    cibely da costa:
    Calma cibely. Papanicolau classe II é comum em mulheres de vida sexual ativa. É citologia inflamatória, nem um pouco grave. Seus resultados de hormonios parecem normais. Será que a dificuldade em engravidar é só sua? Você já conversou com seu parceiro? Que tal ele fazer alguns exames? Muitas vezes a mulher se martiriza, se culpa por “não dar um filho ao seu amado” (desculpe a forma romanceada) e a culpa é dele e não dela. Tem homem que faz espermograma, tem número normal de espermatozóides, mas eles são inviáveis por astenozoospermia, azoospermia, e etc. Leia mais sobre citologia classe II nos mais de 440 comentários do post de metaplasia escamosa e zona de transformação.

  249. 249
    camila 

    como vai tudo bem estou muito preocupada fiz o meu papanicolal e a medica me chamo de novo pois dei uma alteracao nas celulas entao fiz de novo o papanicolau mas a medica dize que queria checar as minhas celulas do hpv que poderia esta com alteracao voce pensa que quando isso ocorre e porque eu tenho hpv confirmado tenho medo pois so tve relacao com um homem ate hoje me ajuda doutor quero a verdade e espero que isso possa dar errado obrigada por tudo

  250. 250
    Vladimir Antonini 

    camila:
    Você está se apavorando por pouca coisa. É normal o médico repetir exame, até porque os laboratórios nunca falam a mesma lingua. O que dá de diferença entre um e outro… É um caos. Tudo em citopatologia depende de interpretação humana e que é subjetiva. Cada um enxerga a coisa de um jeito e enfeita o pavão do jeito que mais lhe convém e, no meio dessa empombação toda, é o paciente que fica desesperado. Calma. Você está esquecendo do seu guardião número um: seu sistema imunológico. Não importa se você tenha ou não HPV. O que importa é se o seu sistema imunológico é competente. Se ele consegue te livrar bem das gripes que você pega, do sarampo que você teve na infância e outras doenças virais, não será agora que ele negará fogo. Se HVP causasse câncer em todas as mulheres, a humanidade estaria extinta há milhares de anos, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis e a humanidade continua crescendo. Atualmente existem diversos fármacos antivirais indicados no tratamento do HPV. Fique tranquila. A coisa não é apocalíptica. É a mesma história da gordura… Se comer gordura matasse, não haveria um mineiro vivo sequer, pois no interior de Minas Gerais o pessoal usa BANHA DE PORCO para tudo, até para passar no pão como se fosse manteiga ou margarina. Existe muito modismo. Lembra-se o H. pilori que os gastroenterologistas juravam de pé-junto que provocava câncer no estômago? Pois é, quebraram a cara e deram um lucro enorme para a indústria farmacêutica e para as clínicas de endoscopia, até que um cientista, com juízo, muita vergonha na cara e coragem, desmacarou a farsa e inocentou o pobre e coitado Helicobacter pilori, que é uma bactéria de flora normal no estômago e que não faz mal algum.

  251. 251
    julia 

    Olá Dr. Vladimir,
    Minha médica suspeita que estou com hpv (ainda não tenho o resultado da biópsia) e herpes mas ela não tem certeza por que não aparecem vesículas e nem feridas, apenas na primeira vez que tive que apareceu uma única ferida mas não era raza, as bordas eram bem altas e ela não chegou a ver a ferida. Mas depois que voltou parece que nunca melhorou definitivamente, isso já faz 5 meses. O resultado do meu preventivo foi o seguinte:

    Microscopia
    Constituição do esfregaço.
    Muco filamentoso: +++ Muco-pus: +
    Leucócitos: +++ Histiócitos: + Hemácias: +++
    Células escamosas superficiais: numerosas. Células escamosas intermediárias: frequentes.
    Células escamosas profundas: raras. Células glandulares endocervicais: numerosas.
    Células escamosas metaplásicas: escassas. Células endometriais: não foram observadas.
    Microrganismos
    Flora cocóide: +++
    Fungos: não foram observados. Protozoários: não foram observados.
    Avaliações
    Trofismo: normotrófico.
    Inflamação
    Mucosa escamosa cérvico-vaginal: moderada.
    Mucosa glandular e metaplásica: moderada.
    Oncológica
    CLASSE II DE PAPANICOLAOU
    Adequação do espécime: SATISFATÓRIO.
    NEGATIVO PARA MALIGNIDADE (Classificação de Bethesda – 2001).

    Gostaria de saber o que tenho e se nesse resultado acusa o hpv e o herpes. Minha consulta é só no dia 20.

  252. 252
    Vladimir Antonini 

    julia:
    Pelo laudo que você transcreveu, não parece haver HPV, mas se sua médica acha que você tem, talvez seja pela observação in loco que mostrou indícios de alguma virose. Para ter certeza de haver HPV, você terá que fazer exames imunológicos específicos para HPV. No papanicolau, o único indício, note bem, INDÍCIO, de HPV é a presença de coilócitos, que são células com bordas em abas e grandes halos perinucleares.

  253. 253
    camila 

    quero te agradecer e tb dizer que estou esperando o resultado de exame de novo mas e possivel vc fazer essa alteracao nas celulas serem outra coisa pois ela disse que nao tinha certeza do que era nao por isso fiz o mesmo exame duas vezes em seguida que e o papanicolal e eu estava sentido um cheiro estranho e ela disse que era infeccao e me passo uma pilula mas o cheiro continuo entao voltei na medica mas ela diss que a minha infeccao tinha acabado entao doutor oque e esse cheiro me ajuda pois minha medica diz que isso nao e nada mas eu nao tinha isso antes comecou a pouco tempo e eu estou nos estados unidos entao aqui e tudo muito diferente tenho medo nao explicam as coisas para os pacientes se eu tiver mesmo com hpv isso fede

  254. 254
    Vladimir Antonini 

    camila:
    HPV não tem cheiro e o cheiro diferente que você está sentindo pode ser causado até por variações hormonais. Quando acontecem variações hormonais abruptas, o cheiro (odor) natural das mulheres costuma mudar. Nâo se preocupe. Se você tivesse algo grave, no mínimo você teria dores, mal estar, ardências e etc. Quanto aos costumes dos médicos norte-americanos, eles são assim mesmos, são muito academicistas e pensam que os pacientes estão no mesmo nível que eles. Tem muita gente no Brasil que também é assim.

  255. 255
    Lu 

    Ola Dr,

    O resultado do meu preventivo foi:

    Morfologia: normal
    citólise intensa

    Conclusao:
    Material satisfatorio para avaliação
    flor de doederlein exacerbada
    cogumelos (esporos)
    negativo para lesão intra-epitelial ou malignidade

    Tenho alguma coisa?

  256. 256
    Vladimir Antonini 

    Lu:
    A única coisa diferente são os esporos que podem ser ou uma infecção por cândida, caso você tenha corrimento com mau cheiro, ou uma contaminação do material (lâmina mal lavada ou mal estocada). Volte ao médico e peça mais esclarecimentos.

  257. 257
    sabrina 

    olá,doutor.Estou muito preocupada pois meu namorado tem hpv.meu exame deu:esfregaço constituido por células superficiasi e intemediárias com alterações inflamatórias.Células glandulares endocervicais soltas e agrupadas
    Microflora:flora de cocobacilos suprecitoplasmaticos sugestivo de gardnella vaginalis.Exsudato leve.
    Conclusão:ausênsia de células neoplásicas.colpite moderada
    obrigada.

  258. 258
    Vladimir Antonini 

    sabrina:
    Gardnerella/mobiluncus são indicativos de infecção por protozoários, não por vírus. Não tem cara, pelo que você escreveu, de ter HPV no seu exame. Não é todo mundo que pega HPV e não é todo HPV que vira em câncer, pois se assim o fosse, a humanidade não existiria mais, pois mulheres e HVP convivem desde o gênesis e a humanidade está cada vez mais numerossa. Na dúvida, volte ao médico e peça a ele exames mais específicos para HPV, pois a colposcopia e o papanicolau são apenas indicativos ou qualitativos. Não são específicos.

  259. 259
    sabrina 

    olá ,doutor!Estou muito preocupada com o meu exame ,pois meu namorado tem hpv.
    elementos epiteliais:esfregaço constituído por células escamosas superficiais e intemediárias com alterações inflamatórias.Células glandulares endocervicais solatas e agrupadas.
    microflora:flora de cocobacilos supracitoplasmaticos sugestivo de gardnerella vaginalis.Exsudato leve.
    conclusão:ausênsia de células neoplásicas.Colpite moderada.
    obrigada.

  260. 260
    Vladimir Antonini 

    sabrina:
    Gardnerella/mobiluncus são indicativos de infecção por protozoários, não por vírus. Não tem cara, pelo que você escreveu, de ter HPV no seu exame. Não é todo mundo que pega HPV e não é todo HPV que vira em câncer, pois se assim o fosse, a humanidade não existiria mais, pois mulheres e HVP convivem desde o gênesis e a humanidade está cada vez mais numerossa. Na dúvida, volte ao médico e peça a ele exames mais específicos para HPV, pois a colposcopia e o papanicolau são apenas indicativos ou qualitativos. Não são específicos..

  261. 261
    camila 

    obrigada doutor vc tem me ajudado muito mas gostaria de saber se o hpv e mesmo adquirido somente no ato sexual por penetracao ou pode ser pego por pele sanitarios ou de um simples contato com uma pessoa que adquire este virus pois comecei ate coisas estranhas depois que por um acidente no vestiario de um club minha caicinha foi tracada com a da minha amiga e ela tem esse virus hpv o numero 18 sera que isso pode ter me afetado e algo obrigada por tudo

  262. 262
    Vladimir Antonini 

    camila:
    Só pega via relação sexual completa. Não se pega em sanitários ou por qualquer outra forma.

  263. 263
    Lu 

    Obrigada Doutor,

    Eu não sinto nada, mas estou tendo repetidas infecções urinárias. Já fiz ultrasonografia da bexiga e rins e foi encontrado areia em um dos rins. Tomei antibiotico e melhorei, mas passa um tempo e volta.
    Pode ser isso que apareceu no meu exame?
    Obrigada

  264. 264
    Vladimir Antonini 

    Lu:
    Areia no rim pode ser litíase renal (pedra no rim). Consulte um nefrologista.

  265. 265
    Débora 

    Ola Dr.!!
    meu exame de colpocitologia oncotica, consta:
    – Adequação da amostra: Satisfatória para avaliação: ausencia de elementos da JEC/ZT
    -Resultado descritivo: Alterações reativas benignas em celulas escamosas.
    -Flora Microbiologiva: lactobacillus spp
    -avaliação citohormonal: Padrão Citohormonal normotrofico.
    -Conclusão – classe II.
    O que tenho?

  266. 266
    Vladimir Antonini 

    Débora:
    Você tem uma inflamação, comum às mulheres de vida sexual ativa, mais nada.

  267. 267
    Luci 

    Perdi minha virgindade em dezembro, e agora fiz meu primeiro preventivo,
    Detectou a presença de elementos inflamatorios: Flora bacteriana mista, flora bacteriana (tipo clue-cell), Esporos de candida. O diagnostico: Aspecto citologico inflamatorio (classe II) e ainda Flora mista associadda^´a florasugestiva de Gardnerella vaginalis Inflamatorio acentuado.

    Devo me preocupar com este resultado? Sempre uso preservativo. Que fatores deve seguir para evitar esses tipos de inflamações?
    Obrigada desde já.

  268. 268
    Vladimir Antonini 

    Luci:
    Citologia inflamatória e comum em mulheres de vida sexual ativa e pelo que você descreveu, talvez você tenha alguma infecção, pois gardnerella é bactéria oportunista e aparece quando há alguma bactéria parasita. Se você tem corrimento com mau cheiro, volte ao médico para tratar a infecção.

  269. 269
    Débora 

    Ola Dr!!
    O meu resultado de papanicolaou apresentou as seguintes observações:
    -adequação da amostra: Satisfatória para avaliação – ausencia de elementos JEC/ZT.
    -Resultado descritivo: Alterações reativas benignas em celulas escamosas.
    -Flora Microbiologica: lactobacillus spp
    -Avaliação citohormonal: Padrão citohormonal normotrofico.
    Classe II.
    O que tenho?

  270. 270
    Vladimir Antonini 

    Débora:
    Você tem aquilo que 90-99% das mulheres de vida sexua ativa bem: inflamação (cervicite crônica) e isso não mata ninguém. Fique “fria”. Até vírgens podem ter inflamação, especialmente se tiveram vagintes/cervicites mal curadas na infância e adolescência e que cronificam, levando a quadros de inflamação crônica que é meramente reativa.

  271. 271
    Eduarda 

    Ola, fiz um exame preventivo e o resultado foi o seguinte;
    Alteracoes inflamatorias: moderada.
    Microflora: Lactobacilos: intensamente desenvolvida
    Conclusao: Negativo para celulas neoplasicas
    papanicolau classeII (DOIS).
    Gostaria de saber se isso e bom ou ruim, se ha algo fora do normal.
    Obrigada.

  272. 272
    Vladimir Antonini 

    Eduarda:
    Você tem uma inflamação. Isso é comum. Não há nada de grave no seu exame.

  273. 273
    juliane 

    Dr. Resultado do preventivo. o que tenho?
    COLPOSCOPIA: Epitélio cilindrico hígido., epitélio pavimentoso com pontilhado difuso, zona de transformação típica.

    CITOPATOLOGIA:Amostra satisfatória representada por células escamosas e endocervícais. Inflamação.

    MICROBIOLOGIA: Lactobacilos + bacterias.

    CONCLUSÃO:
    Achados colposcopicos de inflamação, alterações citologicas reativas, achados microbiologicos normais.

    obs: eu estou gestante de 3 meses.

    abraços e desde já obrigada

  274. 274
    Vladimir Antonini 

    juliane:
    Fique “fria” que achados citológicos reativos na gestação é comum. Nâo há nada que se preocupar.

  275. 275
    ana 

    oi doutor fiz meu papanicolau e o resultado foi inflamaçao no cocos, a 4mses k nao tenho o periodo,sinto enjoos diariamente,ja fiz o teste de gravides sem me enganar umas 4 vezes,tenho estado muito nervosa pk praticamente nao sei o k isso significa o sr podia esclarecer me melhor sobre isso por favor

  276. 276
    Vladimir Antonini 

    ana:
    Dependendo da sua idade, pode ser ou problema endócrino, ou menopausa precoce. Problemas de tireóide causam amenorreia (falta de menstruação). Vá a um endocrinologista.

  277. 277
    ana 

    desculpe sr doutor mais uma duvida atraves de uma inflamaçao no cocos pde vir a xerar a um cancer???

  278. 278
    Vladimir Antonini 

    ana:
    Não. Os cocos que você tem no seu exame são de flora normal, ou seja, a grosso modo, é a turma da faxina que cuida de eliminar diversos detritos e até outras bactérias inoportunas da sua vagina. Isso JAMAIS pode virar câncer e ainda, não é tão fácil desenvolver um câncer. Precisa muita exposição a diversos fatores e, em especila, histórico familiar de câncer ginecológico.

  279. 279
    camila 

    muito obrigada doutor por tudo

  280. 280
    ana 

    obrigada sr doutor a minha duvida agora e essa eu tenho 29 anos nao tenho apetite sexual,meu companheiro e eu temos varias descusoes por eu nao sentir vontade eu axo k o problema vem de mim,mas tambem axo k sou muito nova pra entrar na menoupausa, minha mae teve um cançaer no utero k removeu por isso fiz a tal pergunta obbrigada pela resposta

  281. 281
    Vladimir Antonini 

    ana:
    de fato, você não tem idade para menopausa. Pode ser endócrino, mesmo. Quanto a falta de libido, é complicado, pois a causa geralmente é emocional. Procure um psicólgo(a).

  282. 282
    Eduarda 

    Pois bem, uma semana antes de fazer a coleta pro exame eu tive cistite e tomei um antibiotico e um outro remedio para eliminar a urina. Sera que essa inflamacao pode ser a cistite que nao esta curada ou por conta dos remedios que tomei?
    A clinica disse que se houvesse alguma alteracao me ligariam, mas nao entraram em contato.
    Obrigada.

  283. 283
    Vladimir Antonini 

    Eduarda:
    A cistite não interfere no exame, nem mesmo o antibiótico que você tomou fará qualquer diferença no resultado. Se não te ligaram é porque não houve nenhuma alteração significativa no seu resultado.

  284. 284
    Luiza 

    Fiz ezame de urina e saiu: celulas de descamacao em abundancai, filamento de muco, 4-5 leucocitos por campo e presenca de trichomonas vaginalis.
    Foi passado Cecnidazol e pumada Metronidrazol. Eu e meu marido tomando, correto?

  285. 285
    Vladimir Antonini 

    Luiza:
    Corretíssimo e se ambos não tomarem os fármacos “religiosamente”, você nunca se livrará do bicho.

  286. 286
    jack 

    Boa Tarde doutor fiz um exame normal de rotina de papanicolau e mais uma ultrassom transvaginal bem tive um aborto espontaneo um pouco antes deste aborto estava sofrendo de um corrimento seguido de coceras horivel apos isto fui ao medico que me passou o papa q deu o seguinte resulto.
    avaliação da amostra satisfatoria para avaliaçao diagnostica
    microbiologia flora bacilar
    avaliação hormona avaliação prejudicada devido a alteraçoes inflamatorias.

    diagnostico negativo para celulas neoplasicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em celulas metaplasicas.

    e de acordo com o trabalho cientifico nacionais e internacionais o exame apresenta sensibilidade de ate 76%¨e especificidade de ate 91%. Laudo conforme nomenclatuura da sociedade Brasileira de Citologia.

    este foi meu exame posso estar com algo muito grave? pois o corrimento persiste e a coceras vao e vem e cada vez piores.
    obrigada

  287. 287
    antonini 

    jack:
    Não tem cara de ter nada de grave no seu exame. Será que você não tem um candidíase cronificada ou alergia a tecidos ou sabonetes? Pode ser um processo alérgico severo. Volte ao seu médico e pergunte a ele se não é conveniente consultar um dermatologista.

  288. 288
    carol 

    Ola Drº meu papanicolau deu: células superficiais e intermediárias com predomínio de superfícies por vezes cariopenótica; com aspecto inflamatório exibindo alterações morfológicas tais como; Raros; halos peri nuclear, flora de bacilo de doederlin, escassa Raros leucócitos.
    conclusão: negativo para malignidade
    inflamatório inespecífico discreto.
    estou PREOCUPADA, será algo com HPV ? ou herpes? e o que pode ser ? .

  289. 289
    Vladimir Antonini 

    carla:
    Pode ser apenas da inflamação. Nem sempre a presença de halos perinucleares tem significado diagnóstico. Pode ser uma condição passageira. Volte ao médico na data que ele marcou para nova consulta.

  290. 290
    Lee 

    Doutor, tenho uma duvida, a 2 anos atras fiz um preventivo, e logo em seguida uma biopsia pois acusou NIC II, entao fiz o CAF, e nesse tempo me separei, e estava normal minha saude.. Agora, depois de dois anos voltei com meu marido, e tivemos relaçoes sem preservativo, voltei a ter muita coceiras, ardor, e MUITO corrimento amarelo esverdiado, sem odor, coloquei ele na parede, e ele me disse que nao fez o tratamento dele.. Pode ter voltado tudo isso? Na cidade que estou morando nao tem medicos bons, e pelo sus, o exame ficaria pronto somente em novembro, devo ir ate minha cidade natal consultar com o medico que me tratou nesse tempo?
    Obrigada

  291. 291
    Vladimir Antonini 

    Lee:
    é melhor você procurar o seu antigo médico e levar o seu marido “amarrado pelo pescoço” para também se tratar, pois senão você nunca se livrará desses problemas e ele, ainda, poderá ter sérios problemas de próstata daqui alguns anos, podendo até chegar a câncer de próstata. A grande vantagem da mulher é que as alterações são descobertas facilmente e a mulher procura tratamento, enquanto o homem, pelo seu natural machismo e por não ter sintomas, acaba tendo problemas bem mais sérios que as mulheres. Só estou respondendo agora porque sua mensagem caiu na malha fina do servidor que pensou ser um spam.

  292. 292
    ANA 

    Olá Dr.

    Fiz a COLPOCITOLOGIA ONCÓTICA e o resultado foi o seguinte:

    TIPO DA AMOSTRA: convencional.
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA: satisfatória
    EPITÉLIOS REPRESENTATIVOS: escamoso e glandular.
    DIAGNÓSTICOS DESCRITIVOS: inflamação
    MICROBIOLOGIA: lactobacillus sp
    Bacilus curtos

    Fiquei preocupada com a inflamação no resultado, minha consulta é só em setembro, posso esperar ou devo pedir pra antecipar a consulta p iniciar o tratamento p inflamação?

  293. 293
    Vladimir Antonini 

    ANA:
    Você tem o que é comum nas mulheres de vida sexual ativa. Leia nos comentários anteriores as possíveis causas da inflamação.

  294. 294
    Carila 

    Dr. Bom dia!

    Fiz o exame: BACTERIOSCOPIA

    e o RESULTADO foi:

    MICROBIOTA DESENVOLVIDA, MISTA, COM PREDOMÍNIO DE BACILOS GRAM POSITIVO COM MORFOLOGIA SUGESTIVA DE LACTOBACILOS.

    Gostaria muito que o Sr. me esclarecesse.

    Obrigada.

  295. 295
    Vladimir Antonini 

    Carila:
    A bacterioscopia que você fez só diz a forma e a reação tintorial do “bicho”. Não dá para dizer se é flora normal ou se é infecção. Converse com seu médico.

  296. 296
    Patricia 

    Boa tarde !! Dr.

    Fiz o Papanicolau e estou preocupada pq so tenho retorno daqui 1 mes se o sr. pudesse me esclarecer ficaria muito grata .

    Diagnostico : alteração reativas benignas em celulas escamosa .

    Flora Microbiologica: bacilos e cocos

    Avaliação Citohormonal : avaliação citohormonal prejdicada pelas alteração reativas

    Conclusão : Classe II de Papanicolau

    Agradeço atenção

  297. 297
    Vladimir Antonini 

    Patricia:
    Você tem uma inflamação, o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa. Acalme-se que se isso fosse grave ou tivesse um mínimo grau de risco, a humanidade já teria se extinguido, pois desde o gênesis as mulheres tem inflamação.

  298. 298
    Ana 

    Meu papanicolau deu leucocitos raros,hemacias ausentes, microbiologia bacilos supracitoplasmáticos.

    Estou preocupada não sei oq é isso.

    Boa Noite,

    ana

  299. 299
    Vladimir Antonini 

    Ana:
    Menina… Você está ótima. Pelo que você escreveu, não há nada de errado.

  300. 300
    Vera 

    Olá Dr. eu fiz recentimente o papa nicolau e não levei ainda para a minha médica mas vi o seguinte resultado.
    Padrão citologico inflamatorio. é grave ? me responda por favor. Obrigada

  301. 301
    Vladimir Antonini 

    Vera:
    Não é grave, é o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa. Leia nos comentários anteriores e também nos comentários do tópico Metaplasia escamosa, as respostas às mesmas dúvidas suas.

  302. 302
    sabrina 

    ola, boa tarde,
    estou com uma dúvida que me deixou muito preocupada, meus exames do papanicolau deu o seguinte resultado:
    avaliacao microbiologica: lactobacillus sp
    diagnostico descritivo: alteracao celulares benignas;proceso inflamatorio
    correspondente a classe II de papanicolau.
    o que isso significa?

  303. 303
    Vladimir Antonini 

    sabrina:
    é uma cervicite crônica inespecífica, comum nas mulheres de vida sexual ativa.

  304. 304
    Juliana Mendes 

    Olá Dr, não gosto de esclarecer essas coisas via internet, mas minha consulta é só na terça e estou semi-surtando aqui, rs..
    Fiz um preventivo em Abril deste ano que indicou: lesão em célula escamosa intra-epitelial de baixo grau. Nota: as células etípicas estão presentes nas trÊs amostras. (vaginal/ectocervical/endocervical), mas depois desse período fiquei sem ir à minha ginecologista, apresentei um corrimento e acabei recorrendo à outra médica, pois a minha nunca tem disponibilidade.. o resultado do preventivo, de julho, desta vez, foi: flora sugestiva para gardnerella, alterações celulares benignas reativas ou reparativas, inflamatório acentuado, metaplasia imatura com alterações de reparação..

    Só que voltei na primeira médica, que pediu uma captura híbrida e deu carga viral muito alga para hpv tipo 16 e hpv tipo 39 e carga viral alta para hpv 45, vou fazer uma biópsia na terça para melhores conclusões..

    Minhas dúvidas são.. qual o prognóstico dessa infecção? Quais os tratamentos? Nunca tive verrugas.. estou com o mesmo parceiro há 9 meses, foi com ele que contraí a doença ou ela já podia ser pré-existente? Pois meus exames anteriores nunca deram esas alterações.. e meu aprceiro esteve com umas feridas, foi a 2 urologistas que disseram ser cândida e só agora, mais de um mês depois, ele está apresentando sinais de melhora, com vários comprimidos de fluconazol, compressas de água boricada e canesten..

    MTO obrigada desde já

  305. 305
    Vladimir Antonini 

    Juliana Mendes:
    O que você tem ainda não merece um surto. Calma. Deu HPV, deu… Se toda infestação por HPV virasse em câncer e matasse, não existiria mais mulheres na face da terra e a humanidade já estaria extinta há milênios, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis, assim como humanidade e sarampo, gripe, catapora, etc. Não se esqueça que você tem um sistema imunológico, o seu guardião invisível e se apareceram reações visíveis nos seus exames, significa que ele está trabalhando “adoidadamente” para te livrar do bicho. Se o seu parceiro, apesar da dificuldade, se curou com fluconazol, é porque era cândida mesmo. Talvez uma variante mais resistente ao fluconazol e mais difícil de matar. Existem diversos fármacos antivirais indicados no tratamento do HPV e de acordo com os resultados dos exames, sua médica escolherá o que melhor se adeque ao seu caso. Não se estresse, pois o medo, a ansiedade e a depressão são os maiores causadores de câncer e não os vírus.

  306. 306
    Ana Cristina 

    Boa noite Dr.!!!
    Há uma semana fiz o Papa Nicolau e a conclusão foi o seguinte: Amostra satisfatória. Alterações celulares benigna associada a inflamação. Flora: Cocoide com Tricomona Vaginalis.
    Por favor gostaria que me explicasse o que significa, principalmente essa ultima parte.

    Obrigada!!!!!

  307. 307
    Vladimir Antonini 

    Ana Cristina:
    Trichomonas vaginalis é um protoziário parasita que infesta a vagina e causa um tipo de corrimento. Dê uma olhada aqui. Tem uma figura de uma vaginite por tricomonas em criança, e uma tabela com os tipos de corrimentos e seus significados. Embora não seja grave, tem que ser tratado para não cronificar.

  308. 308
    Rose 

    Ola fiz um exame oreventivo q no resultado vei assim :celulas intermediarias em predominio dispondo se em pequenos grupamentos.Diversas semi-lisadas.Alguns nucleos soltos e fraguimentos citoplasmatico.Notamos discreta citolise .Vacuolização citoplasmatica e celulas com halo perinuclear.Numeroso leococitos,raras hemacias,rarissimos histiocitos o q pode ser ?é algo grave? obrigada pela atenção

  309. 309
    Vladimir Antonini 

    Rose:
    Não é grave, mas tem, como na grande maioria dos casos, uma inflamação.

  310. 310
    Samantha 

    fiz inúmeros exames, de sangue completo deu normal, ultrassom endovaginal deu normal, ultrassom mamas, normal
    papanicolau: inflamação intensa, ausencia de representação citologica escamolecular, flora bacilar, esfregaço tipo progesteronico, negativo para célula neoplásica, presença de citólise, alteração inflamatória acentuada
    exame de secreção vaginal , antibiograma
    negativo para candida e streptococcus do grupo B
    celulas epiteliais frequentes
    leucocito frequente
    cocos gram positivos raros
    bacilo doderlain frequente
    bacilo dfteroide ausente
    levedura ausente
    bacilo gram negativo raro
    coco bacilo grqam negativo ausnete
    diplococos gram negativos ausente
    tenho um corrimento amarelo sem cheiro frequente
    e pelo exame , estou com inflamação, mas como posso ter inflamação se nem bactéria e fungo eu tenho e pelo visto se tivesse virus teria sido detectado como por exemplo um hpv
    entao pq estou com inflamação se estou totalemente saudavel e nao tenho relações sexuais há 6 meses
    muito grata desde já

  311. 311
    Vladimir Antonini 

    Samantha:
    Esse tipo de inflamação que você tem é o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa. Ela é reativa, ou seja, pode ter por causa o uso de camisinha (muita gente é alérgica à látex e não sabe), uso de desodorantes íntimos, absorventes íntimos. Pode também ser resposta imunológica condicionada por alguma infecção mal curada na infância. Calma. Isso é comum e não significa que você está doente. Leia os comentários anteriores. Neles cito centenas de exemplos.

  312. 312
    josi 

    Boa noite,fiz um exame preventivo e o resultado foi:
    descamação de celulas intermediarias e superficiais ora isoladas ora agrupadas. ausencia de celulas endocervicais e meteplasicas. moderada flora bacteriana não Doederlein.
    varios neutrofilos e histiocitos moderada quantidade de muco
    Pesquisa negativa para fungos.protozoarios e alterações virais.CONCLUSÂO esfrehaço trofico com cervite inespecifica de grau leve…. Gostaria de saber se é algo grave …abraços e obrigada

  313. 313
    Vladimir Antonini 

    josi:
    Isso não é grave. É comum nas mulheres de vida sexual ativa.

  314. 314
    Tatiane 

    oi fiz um papanicolau e constou q estou com intenso exudato neutrofílico e com avaliação hormonal prejudicada pela flora . por favor estou com alguma coisa seria estou tentando engravidar mai não consigo sera q e´por causa dessa coisa q acusou o exame …..
    obrigado

  315. 315
    Vladimir Antonini 

    Tatiane:
    Tem cara de ser alguma infecção por bactérias. Isso não é grave, mas tem que tratar. Volte no médico para fazer o tratamento.

  316. 316
    Samantha 

    Prezado Dr Antonini , conforme mencionado anteriormente tenho inflamação no colo do útero, sem a presença de bactérias e fungos , não fiz captura hibrida mas sei quenão tenho hpv, existe pomada (com vitamina) que possa tratar essa inflamação ?Muito grata desde já

  317. 317
    Vladimir Antonini 

    Samantha:
    Não há um fármaco que acabe com esta inflamação, sendo por isso que ela se chama de reativa. Talvez você teve uma candidíase (monília, sapinho, flores-brancas, esse bicho recebe diversos nomes) na infância e que cronificou. A infecção já foi embora há muito tempo, mas o sistema imune tem memória, através de uma classe de linfócitos de memória que guardam antígenos contra um agente invasor por muito tempo e causam inflamações inespecíficas preventivas ao se ativarem contra algo que eles nem tem certeza do que se trata. Você pode se aprofundar nesse assunto lendo o livro Imunologia, de Roith, um dos melhores da área. Ainda, você pode ser alérgica a alguma coisa que você pode nem imaginar. Até um tecido de calcinha pode causar uma alergia a distância (do exterior para o interior). Inflamação não mata ninguém, senão a humanidade ja estaria extinta. Sossega menina. Converse com sua médica, pois se houvesse algo de grave nos seus resultado, pode ter certeza que a sua médica(o) já teria “soado o alarme”.

  318. 318
    josi 

    Boa noite Dr. e muito obrigada fiquei com muito medo medo de ser HPV.Pois fui uma outra vez em uma ginecologista e ela me disse que eu estava com HPV porém não me entregou meu resultado nem me deixou ler. E anteriormente quando ela foi fazer minha prevenção senti que sangrou e ela disse que minha mentruação havia descido mas pelas minhas contas faltavam ainda mais de duas semanas, mas o sangramento parou no mesmo dia. gostaria de saber também se esse fato é cumum…desde já agradeço…

  319. 319
    Vladimir Antonini 

    josi:
    Sangramentos em exames até são comuns, mas deve durar poucos minutos. Se você tem alguma dúvida quanto à conduta de sua médica, entre em contato com o CRM do seu estado e peça orientação. Eles te atenderão com o máximo de carinho e sem fazer corpo mole, pois a última edição do código de ética médica aumentou os direitos dos pacientes e os deveres dos médicos.

  320. 320
    Aline Bigliardi 

    olá dr.fiz meu preventivo e liguei pro meu ginicologista, mas foi pra um congresso…gostaria que voce me explicasse!
    Alteraçoes celulares inflamatorias:esfregaço com alterações inflamatórias e células metaplásticas.
    Microflora:flora mista
    Alterações das células epiteliais:presença de células escamosas,com núcleos aumentando de volume e cromatina regular,sugerindo alterações reativas e reparativas.
    Citologia hormonal:eutrófico
    Comentarios:sugerimos novo esfregaço em 06 meses,com coleta seletiva endo e ectocervical para avaliação citológica.
    “dr…porque sugeriram esses dois exames no comentarios?Para que serve eles??
    Desde já obrigada pela atenção

  321. 321
    Vladimir Antonini 

    Aline Bigliardi:
    Talvez porque a quantidade de material destas áreas não foi suficiente para facilitar o exame. Pelo que você escreveu, você só tem uma inflamação, que é comum em mulheres com vida sexual ativa e nunca matou ninguém. Sossega.

  322. 322
    kaká 

    Olá Dr…fiz um preventivo a uns 4 mês e acusou candidiase, fiz o tratamento e acabou tudo certinho…tomava o anti Femiane só q parei de tomar, e a uns 4 dias mantive relação com meu namorado e usei a pilula do dia seguinte(Pilem),só q no dia seguinte da ingestão me iniciou um corrimento esverdiado em grande quantidade , sem odor e não sinto nada de diferente no local, só q esse corrimento está me assustando..ate q vem diminuindo, só q msm assim me assusta.Será q pode ser da Pilula do dia seguinte q é muito forte, ou alguma infecção, sendo q fiz preventido a pouquissimo tempo!
    Agradeço se o Dr puder me ajudar, estou muito preocupada!

  323. 323
    Vladimir Antonini 

    kaká:
    isso é resultado de alteração hormonal. Você é sensível à ação de hormônios e não convém tomar muito este tipo de fármacos. Esse corrimento desaparecerá nos próximos dias, mas ele cumpriu um papel importante: te alertar para não abusar dos hormônios. Use camisinha.

  324. 324
    Jamylla 

    Olá.. fiz meu preventivo. e o médico d cara disse q eu tava com hpv. perguntei qual procedimento e eledisse q só seria possivel tratar com cirurgia. Fiquei apavorada, Quando fui pegar o resultado deu esse laudo:
    Celulas esfoliadas:
    celulas escamosas superficiais
    celulas escamosas intermediarias
    celulas cilindricas endocervicais
    Elementos associados:
    leucocitos polimorfos nucleares – neutrofilos
    Microbiologia :
    flora cocos + bacilos
    conclusão:
    esfregaço inflamatorio com presença de areas purulentas. Flora mista.

    Tenho um corrimento branco e por vezes amarelado. frequente.

    Gostaria de saber se eu tenho algo mais que inflamacao. Por conselhor do meu namorado. Marquei consulta cm outro medico. para entao fazer o tratamento. Nao levei o resultado pro medico q disse q eu tava com hpv.
    desde já agradeço!

  325. 325
    Vladimir Antonini 

    Jamylla:
    Você fez o correto: marcou outro médico, pois, pelo que você escreveu, não parece ter HPV aí, não. No papanicolau aparece coilocitose como um indicativo ou sugestivo forte de HPV e pelo que você escreveu, isso não apareceu no seu exame. As áreas purulentas combinam com a presença de neutrófilos e do corrimento, sendo indicativos de uma infecção por bactérias ou protozoários que, se tratado adequadamente, não oferece perigo algum.

  326. 326
    Tatiana 

    Epitélio Estratificado: Células escamosas representam os estratos superficial e intermediário, com alterações celulares decorrentes do processo inflamatório.
    Canal cervical: Representado por numerosas células endocervicais e metaplásicas escamosas.
    Neutrófilos: moderados
    Macrófagos: moderados
    Células Endometriais: ausentes
    Hemácias: escassas
    Citólise: ausente

    Flora: Bacteriana mista
    Agentes Microbiológicos: não detectados
    Nível hormonal estimado: padrão normotrófico

    Conclusão: ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS REATIVAS OU REPARATIVAS

    Dr. , meu médico disse que está tudo ok, está mesmo? posso ficr tranquila?

  327. 327
    Vladimir Antonini 

    Tatiana:
    Você não está bem… Você está ótima! Seu médico está carregado de razão. Não há nada a se preocupar em seu resultado. A inflamação que aparece é comum em mulheres com vida sexual ativa e pode ser encontrada até em vírgens (vírgens também podem e devem fazer preventivo de câncer ginecológico). Leia mais nos comentários anteriores (mais de 300).

  328. 328
    Tatiana 

    Nossa Dr. , por um momento me assustei, até ler que estou ótima. Ufa! Muito obrigada e uma ótima noite!

  329. 329
    Rafaela 

    Olá Doutor
    O resultado do meu exame aparece como: Há células epiteliais escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas
    Microflora: bacilos de Dorderlein, mocrorganismos morfologicamente compatíveis com cocos/cocóides.
    O que isso quer dizer? Gostaria de entender. Muito obrigada.

  330. 330
    Vladimir Antonini 

    Rafaela:
    Algumas vezes o esfregaço mostra células difíceis de serem interpretadas, mas isso se deve, basicamente, à forma como as células foram distendidas na lâmina e não a algum problema em si. Você tem, provavelmente, o que a maioria esmagadora das mulheres com vida sexual ativa e também muitas vírgens tem: inflamação. Sossega.

  331. 331
    Jamylla 

    Que bom! Vou hj na médica.. mas qual seria o tratamento mais indicado? No papanicolau q fiz qdo o medico colocou uma soluçao apareceu uma mancha branca no meu colo uterino. Que foi por isso q ele disse q eu estava com hpv. mas nao tenho essas verrugas q se chamam condilomas.. e meu namorado fez exames e tá tudo bem com ele!

  332. 332
    Vladimir Antonini 

    Jamylla:
    A mancha branca também pode ser de intensa metaplasia escamosa, que é normal. Cada método de diagnóstico tem suas falhas e seus falsos-positivos e falsos-negativos. A escolha do tratamento dependo do quadro que o médico vê. Nâo é possível eu te dizer algo à distância.

  333. 333
    Rafaela 

    Muito obrigada Doutor. Ficarei sucegada sim, me deu até um animo a mais pra voltar pro segundo turno de trabalho agora, pois tinha ficado preocupada. Obrigada mesmo =)

  334. 334
    Andresa Moura 

    Dr por favor me ajude, tive um filho por parto cessaria á 3 meses, e fiz o papanicolau para poder colocar o DIU, e meu exame deu alteraçoes, esta escrito assim nele.
    ADEQUACAO DA AMOSTRA:
    SATISFATORIA.

    ***ELEMENTOS EPITELIAIS:
    CELULAS ESCAMOSAS, GLANDULARES E METAPLASICAS

    ***MICROFLORA:
    FLORA BACTERIANA BACILAR

    ***CONCLUSOES:
    CLASSE II DE PAPANICOLAOU
    ALTERACOES CELULARES BENIGNAS INFLAMATORIAS NAO ESPECIFICAS.

    Estou Com alguma doença…
    sera que com essas alteraçoes o médico colocara o Diu

  335. 335
    Vladimir Antonini 

    Andresa Moura:
    Você está relativamente bem. Inflamação é comum em mulheres de vida sexual ativa.

  336. 336
    Andresa Moura 

    SERÁ QUE TEREI DE FAZER UM TRATAMENTO PARA ESTA INFRAMAÇÃO ANTES DE COLOCAR O DIU, OU NÃO ?

    OBRIGADA PELAS INFORMAÇOES. TENHA UMA ÓTIMA TARDE

  337. 337
    Vladimir Antonini 

    Andresa Moura:
    Pelo que você escreveu, neste resultado não tem nenhum indicativo de HPV.

  338. 338
    Andresa Moura 

    OUTRA DUVIDA TRATA-SE DE ALGUM TIPO DE HPV?

  339. 339
    jussane 

    boa noite dt fiz um ixame deu enframação lactobacilios sp oque é isso é serio é uma doença estrou muito preucupada me resp o mais rapido por favor tenho msn se puder me add agradeço tenho mais coisas a fl e esclarecer obrigado de sua ouvinte jussane de maringá pr

  340. 340
    Vladimir Antonini 

    jussane:
    Calma, você não está doente. Inflamação é a coisa mais comum em mulheres de vida sexual ativa e não mata ninguém e lactobacilos são bactérias da flora normal da vagina, ou seja, é a turma da faxina que livra você de outros bichos. Eles estão aí porque a natureza os fez exatamente para isso: te proteger. Sossega.

  341. 341
    jussane 

    dotor eu agradeço muito se puder me resp pois estou perdendo noites de sono pensano nisso seja qual for a resp quero que me fl pois faço exames de 6 em 6 meses

  342. 342
    Sâmyla 

    Fiz o papanicolau e acusou leptothrix. Não sinto nada de anormal. Gostaria de saber se é algo grave e qual tratamento mais comum?

  343. 343
    antonini 

    Sâmyla:
    Leptotrix é uma bactéria filamentosa oportunista. Ela indica que pode existir alguma contaminação. Não é grave, mas é um sinal que precisa ser investigado. Volte ao médico.

  344. 344
    anelise 

    oi dr!
    fiz o preventivo e o resultado foi:
    adequalidade do material: satisfatória
    epitélios representados: escamoso, glandular, metaplásico
    alterações celulares reativas ou reparativas: inflamação
    microbiologia: bacilos supracitoplasmaticos (sigestivo e gardnerella/ mobiluncus
    negativo para neoplasia.
    flora bacteriana abundante. inumeros leucócitos e poucas hemácias
    estou preoupada, pois como minha consulta é pelo sus vai demorar 15 dias ainda
    por favor me responda
    obrigado

  345. 345
    heinz 

    anelise:
    Você não tem nada de grave. Tem uma inflamação, comum e mulheres de vida sexual ativa, e talvez uma infecção, pois a presença de gardnerella e mobiluncus sugerem alguma infecção. Se você tem corrimento, mais provável ainda. Vá ao médico para tratá-la.

  346. 346
    eva fatima souza 

    estou com O que é bacilos supracitoplasmático(sugestivo de gardnerella/mobiluncus) isso é grave

  347. 347
    antonini 

    Isso não é grave, mas indica que você tem alguma infecção. Volte ao médico para tratá-la

  348. 348
    eva fatima souza 

    estou com O que é bacilos supracitoplasmático(sugestivo de gardnerella/mobiluncus) isso é grave

  349. 349
    heinz 

    eva fatima souza
    Isso não é grave, mas indica que você tem alguma infecção. Volte ao médico para tratá-la

  350. 350
    Sheila Nunes 

    Fiz preventivo e resultado foi o seguinte:
    Epitélios representados na amostra: Escamoso
    Alterações Celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inflamação
    Microbiologia: Cocos,Bacilos supracitoplasmático (Sugestivo de Gardnerella/mobiluncus).
    Levei para o ginecologista o exame,ele me perguntou se estava com corrimento de odor forte ou com coceira,respondi que não.Então,ele disse que não me passaria nenhum medicamento e que eu devo fazer novamente esse exame daqui 1 ano.Se não há o que tratar,porque deu esse resultado?Devo procurar outro médico???

  351. 351
    heinz 

    Sheila Nunes:
    Não se preocupe, pois o que você tem, inflamação, é comum a quase todas (99,9999999%) as mulheres com vida sexual ativa e até muitas virgens também tem. Se você não tem corrimento, a dupla bac&bac (gardnerella e mobiluncus) apareceram “de alegre” no seu esfregaço.

  352. 352
    alessandra 

    olá queria saber a interpretação do meu exame de secreção vaginal no qual apareceu o seguinte

    exame microbiologico a fresco do conteudo cervico vaginal
    espécime diagnóstico: cérvico vaginal
    método: microscopia
    resultado…………. NEGATIVO

    exame microbiol bacterioscopico do conteudo cervico vaginal(gram)
    especie diagnostico:cérvico vaginal
    método: citologico com coloração de gram
    resultado…….. vários cocobacilos gram labeis semelhantes a gardnerella vaginalis.
    várias celulas epiteliais
    varios leucócitos

    Por favor me ajude .. tenho médico marcado mas queria saber logo oque tenho
    háa depois que fiz esse exame começei a ter fortes dores na vagina principalmente ao urinar e surgiu algo como aftas ao redor da vagina. fui ao hospital e o clinico geral disse qe podia ser herbs genital..

    resumindo tudo isso, o que será qe eu tenho???

    desde ja obrigada

  353. 353
    Camila G. 

    Doutor, fui diagnosticada com uma colpite difusa leve.
    Fui ao ginecologista e ele receitou uma cauterização para mim.
    Gostaria de saber se este é mesmo o tratamento de praxe.

    Obrigada.

  354. 354
    Heinz 

    Conforme o que ele está vendo no seu colo, este deve ser o procedimento. Para te dizer qualquer coisa, é necessário um exame físico e isso o seu médico já fez e optou, pelo que encontrou, pela cauterização.

  355. 355
    Camila G. 

    Obrigada, Doutor.
    Tive essa dúvida porque ele só olhou a colposcopia, nem me examinou e já “receitou” a cauterização”.

    Obrigada mesmo pela atenção.

  356. 356
    Heinz 

    Camila G.:
    Nesse caso, é melhor consultar outro médico para ter outra opinião.

  357. 357
    Di Ferrer 

    O resultado da minha colposcopia é:
    Adequabilidade do material Satisfatória
    Epitelios representados na amostra Escamoso Glandular
    Alteracoes celulares: benignas Inflamação
    Microbiologia: Bacilos
    Eescamosas: celulas atipicas de significado indeterminado Possivelmente não neoplásicas
    Observacoes gerais Halo Perinuclear. Cariomegalia,
    Dr., por favor, o que isso quer dizer?
    Obrigada.

  358. 358
    Heinz 

    Di Ferrer:
    Pelo resultado, você tem uma inflamação crônica, comum em mulheres com vida sexual ativa, mas é melhor voltar ao médico para ele repetir o exame, pois não ficou muito claro o halo perinuclear, que pode indicar alguma infecção ou alteração reativa, e a cariomegalia, que é aumento dos núcleos das células.

  359. 359
    Di Ferrer 

    Doutor,
    Agradeço os esclarecimentos Tenho retorno marcado para o dia 25/02. Falarei com a minha ginecolosgista.
    Um abraço.

    Di

  360. 360
    Ju!!! 

    Boa tarde Dr.
    Fiz uma trans e o resultado me deixou um pouco preocupada…o resultado diz que há uma imagem sugestiva de corpo luteo no ovario esquerdo…e ainda imagens multicisticas no cervix…
    Devo me preocupar??
    Ja o meu papanicolau deu o seguinte resultado:
    AVALIAÇÃO DE ESPECIME: Satisfatorio, ausencia de representação do jec zt
    AVALIAÇÃO HORMONAL: Preparado citologico trofico
    AVALIAÇÃO MICROBIOLOGICA: flora bacteriana mista
    ALTERAÇÕES CELULARES: componente leucocitario discreto
    CONCLUSAO: negativo para malignidade

    ESTÁ TUDO BEM???
    Obrigada…

  361. 361
    Heinz 

    Ju:
    Sossega! A imagem sugestiva de corpo lúteo no ovário esquerdo significa que você ovulou pouco antes do exame e multicistos no cérvix pode ser os ovos de Naboth, que não é doença, é apenas um aumento na densidade e na viscosidade da secreção das células. Está tudo bem.

  362. 362
    Ju!!! 

    Obrigada Dr…
    Fiquei bem mais aliviada!!!
    É ótimo podermos trocar ideias com um profissional desta forma…
    ADOREI!!!
    Bom final de semana.

  363. 363
    aparecida carvalho 

    Dr.fiz o papanicolau e o resultado foi este:
    Adequabilidade da amostra:satisfatoria.Representada pelo epitelio escamoso.
    Classificação Geral:alterações celulares benignas.
    Diagnostico Descritivo
    Tipos celulares:
    Descamação Dominante:Celulas intermediarias
    Celulas Endocervicais:Ausentes
    Celulas Endometriais:Ausentes
    Elementos Associados:
    Leucocitos:muitos
    Histiocitos:raros
    Hemacias:ausentes
    Microbiologia:candida sp.
    bacilos supracitoplasmaticos sugestivos de gardnerella vaginalis.
    Modificações Inflamatorias/reativas:discreta em celulas escamosas.
    Metaplasia Escamosa Imatura:ausente
    Atipias celulares:ausente
    Conclusão Geral:negativo para lesões intra-epiteliais ou malignidade.
    citologia inflamatoria.
    Dr.o que eu tenho é grave?

  364. 364
    Heinz 

    Aparecida:
    Você está bem. A única coisa que tem é, talvez, uma infecção oportunista, pois a gardnerella é uma bactéria que aparece quando há trichomonas ou outros parasitas no local. Afora isso, você não tem nada de grave, apenas a inflamação comum em mulheres de vida sexual ativa.

  365. 365
    Suzana 

    queria saber o que significa: inflamação inespecifica, atipias de epitelio escamoso de natureza inflamatoria e/ou reparativa.

    obrigada.

  366. 366
    Heinz 

    Suzana:
    Apenas inflamação. Nada de grave. Isso é comum em mulheres de vida sexual ativa.

  367. Drº fiz meu exame de preventivo e tudo deu ausete mas um item que diz assim :
    – DE NATUREZA REATIVA:
    associadas à inflamação inespecificas

  368. 368
    Heinz 

    Mariana Rocha:
    Apenas inflamação. Nada de grave. Isso é comum em mulheres de vida sexual ativa.

  369. 369
    Michele 

    Dr.:

    Fiz papanicolau e colposcopia para fins administrativos.
    O papanicolau deu classe II: Alterações celulares de natureza benigna, cervicite e metaplasia escamosa. Esfragaço apresenta-se mucoso – purulento. a reação inflamatória cervical é de grau moderado. Representação satisfatória da junção escamo colunar (jec), traduzindo amostra adequada para estudo oncológico. etc…
    Já na colposcopia deu colo com ectopia periorificial associada à zona de transformação e proliferação de vasos congestos. Ausência de zonas matrizes ou epitélio acetobranco. Teste de Schiller: Positivo. Cervicopatia inflamatório-reparativa.

    O Senhor poderia me esclarecer o que tenho, pois estou preocupada.

    Desde já, agradeço

  370. 370
    Heinz 

    Michele:
    Pelo esfregaço purulento, talvez alguma infecção. No mais, você só tem uma inflamação, comum às mulheres de vida sexual ativa. Leia nos outros comentários tudo o que já escrevi sobre inflamação/cervicite.

  371. 371
    Tatiana 

    Dr. em um dos meus exames de urina rotina deu o seguinte resultado “PRESENÇA DE TRICHOMONAS SPP”.
    O que isso significa? É grave?

  372. 372
    Heinz 

    Tatiana:
    Isso é apenas uma infecção, perfeitamente tratável e curável. Não é nada de grave, mas se não tratar, virará em corrimento com muito mau cheiro. Seu parceiro também terá que fazer o tratamento, senão ele te devolverá a encrenca na próxima relação sexual.

  373. 373
    josilene 

    Na verdade eu quero fazer uma pergunta para o drº fiz um papanicolau e resultado foi o seguinte,alterações celulares benignas reativas ou reparativas: inflamação
    microbiologia : lactobacilos sp.
    obs gerais : células endocervicais muito reativas.
    por favor me diga alguma coisa pois ainda vai demorar para o meu retorno médico.obrigada!

  374. 374
    Heinz 

    josilene:
    Não tem nada de mais no seu resultado. Apenas inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa.

  375. 375
    Danielle Ferreira 

    Olá Dr., tenho 16 anos, fiz um exame e no exame estava tudo ok, porém em um campo dizia:

    – de natureza reativa:
    associadas à inflamação inespecífica.

    Eu só posso ter pego essa inflamação na relação sexual? ou existem outros fatores que também me levariam a tê-la?
    A minha médica me passou o remédio “crevagim” para o tratamento, e falou pra eu usar um sabonete diário. Esse remédio é mesmo ideal? Eu tenho namorado, ele também precisaria tomar algum remédio? Minha mãe disse que geralmente, é ideal que os dois façam o tratamento, mantenho relações com ele, e ele foi meu único parceiro, gostaria de saber sobre isso, espero que o senhor possa me ajudar, desde já, muito obrigada.

  376. 376
    Heinz 

    Danielle:
    Você não pegou a inflamação. A inflamação se desenvolveu dentro de você por reação a diversos fatores, não apenas à penetração ou contato com o pênis. Inflamação é o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa e até em virgens. Que atire o primeiro absorvente a mulher que disser não ter uma inflamação. Isso não é grave e muito menos poderá te “mandar para o túmulo”, pois se fosse grave, a humanidade já estaria extinta, já que mulheres e inflamação (também chamada de cervicite inspecífica, colpite e etc) convivem desde o gênesis. Sossega, se for só isso que está escrito no laudo, você não está doente. Leia nos outros comentários e em outros tópicos (Metaplasia escamosa) tudo o que já se escreveu sobre este assunto.

  377. 377
    carolina 

    O que são “bacilos sp”?

  378. 378
    Heinz 

    carolina:
    São bactérias saprófitas que vivem dentro da vagina. Fazem parte da população normal, sendo chamado de flora normal.

  379. 379
    erica 

    Oiii.Doutor……
    No meu exame do papanicolau saiu os seguintes resultados:
    TIPO DE AMOSTRA : convencional ( 1 lâmina )
    AVALIAÇÃO PRÉ ANALITICA DA AMOSTRA : satisfatória
    COLORAÇÃO DA AMOSTRA : papanicolau
    ADEQUABILIDADE DA AMOOSTRA : satisfatória
    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA : escamoso , glandular ( não inclui o epitélio endomentrial )
    AVALIAÇÃO DO TROFISMO : normotrófico
    DIAGNÓSTICO DISCRITIVO : alterações celulares benignas associadas com : inflamação
    MICROBIOLOGIA : LACTOBACILLUS SP -COCOS
    CONCLUSÃO : alterações reativas benignas
    O que quer dizer tudo

  380. 380
    Heinz 

    erica:
    Tem inflamação, comum à mulheres com vida sexual ativa. O restante está normal, sem sinais de câncer, pelo que você escreveu.

  381. 381
    dany 

    olá dr.fiz um exame de bacterioscopia e o resultado foi:
    celulas epiteliais de descamação: frequentes
    leucócitos: frequentes
    bacilos gram positivos: frequentes
    bacilos gram negativos: frequentes
    leveduras: frequentes

    e exame de a fresco
    o resultado foi: presença de cogumelos no material
    ausencia de trichomonas no material

    Dr. o resultado foi positivo ou negativo?
    qual o verdadeiro significado disso e quais as maneiras de se contrair isso
    desde já obrigada!

  382. 382
    dany 

    como assim cronificou? ela me disse que era apenas uma inflamação, me passou um exame de urina que também deu cogumelo, aiai isso é uma DST? é grave?

    muito obrigada pela atenção.

  383. 383
    Heinz 

    dany:
    Acho que você leu a resposta à outra dúvida, pois eu não disse que seu caso cronificou. Respondendo a sua pergunta, parece mais contaminação do material. É melhor você voltar ao médico e pedir um novo exame, pois se tem todos os parâmetros alterados, parece que alguma coisa contaminou sua amostra (se for urina)

  384. 384
    dany 

    Dr. obrigada, realmente era outra resposta
    mas a do exame de bacterioscopia e a fresco
    é comum esse resultado? ou devo me preocupar

    mais uma vez obrigada!!!

  385. 385
    Heinz 

    danny:
    me parece que sua amostra foi contaminada. É melhor você pedir outro exame, pois não dá para confiar neste resultado. Cogumelo no material significa contaminação com fungos o que dá a entender que “sujaram” sua amostra, talvez colcondo-a em algum frasco contaminado.

  386. 386
    dany 

    hum…
    muito obrigada Dr.
    vou refazeros exames.

  387. 387
    LUCIA 

    olá, doutor
    fiz preventivo e o mesmo deu o seguinte resultado:
    flora bacteriana bactocilar moderada,
    ausencia de fungos, tricomonas, leptotrix e inclusoes virais do tipo herpeticas e climadiais
    neutrofilos +
    hemacias ++
    presença de colunares do tipo endocervicais
    ausencia de celulas metaplasicas
    citologia oncotica negativa
    conclusao:
    esfregaço inflamatorio leve
    o que significa esse resultado estou muito vervosa marquei retorno com o medico so que so é para o dia 18?
    pode me esclarecer?

  388. 388
    Heinz 

    LUCIA:
    Você está bem. Não tem nada de errado no seu laudo. A inflamação é comum em mulheres com vida sexual ativa e aparece até em virgens.

  389. 389
    aline 

    fis o esame gimecologico, quando fui pegar ñ entendir nada mais fiquei nervosa com o resultado.avaliação hormonal prejudicada,processo inflamatorio acentuado por cogumelos,ausencia de maligmidade. O que isso quis dizer vc pode me ajudar

  390. 390
    Heinz 

    Aline:
    Você tem uma inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa, mas aumentada por uma infecção por fungos. Talvez seja uma candidíase. Não tem nada de grave no seu resultado. Basta tratar essa infecção que voltará tudo ao normal. Volte ao médico.

  391. 391
    aline 

    fiquei mas aliviada com a resposta, muito obrigada.vou procurar o medico e fazer novas avaliações

  392. 392
    CA 

    DOUTOR FIZ MEU EXAME E DEU
    AVALIACAO DA AMAOSTRA:SATISFATORIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA.
    MICROBIOLOGIA:FLORA BACILIAR.
    PRESENÇA DE ENTRUTURAS SUGESTIVAS DE CANDIDA SP.
    AVALIAÇÃO HORMONAL:AVALIAÇÃO PREJUDICADA DEVIDO ALTERAÇOES INFLAMATORIAS.
    DIAGNOSTICO: NEGATIVA PARA CELULAS NEOPLASTICAS.PRESENÇA DE ALTERAÇOES INFLANMATRIAS ACENTUADAS.SEGERE-SE REPETIR O EXAME APOS TRATAMENTO.
    OBSERVAÇÃO:ESFREGAÇO PURULENTO.
    ESTOU PREOCUPADA SERA ALGO GRAVE.
    QUERO ENGRAVIDAR.
    ME AJUDE A ENTENDER POR GENTILEZA.

  393. 393
    Heinz 

    CA:
    Você só tem uma candidíase, que é uma infecção banal, mas que se não tratar pode causar feridas no útero. Nâo tem nada de grave no seu resultado.

  394. 394
    Ananda 

    Boa noite! Acabei de ter acesso ao resultado do meu exmae papanicolau, o qual apresenta seguinte quadro:

    o quadro citomorfologico esta constituido por celulas pavimentosas com predominio de camadas intermediarias. Os citoplasmas celulares exibem metacromasia estando seus bordos pouco delimitadoss e os nucleos acham-se discretamente aumentados com dimunição da basofilia. tais estruturas dispoem-se em meio á raras celulas inflamatorias polimorfonucleares, neutrofilos e abundante lactobacilos. celulas colunares são observadas isolads ou agrupadas….. conclusão: negativo para celulas neoplasticas, Papanicolau classe 2,negativa para fungos, tricomonas e alteraçãoes virais…. Estou deseperada!!! O que causo isto tudo? tem parceiro fixo a dois anos….

  395. 395
    Heinz 

    Ananda:
    Desesperada com o que? Você está muito bem. Não tem nada de mais no seu resultado, apenas inflamação comum em mulheres com vida sexual ativa.

  396. 396
    keitilin 

    estava com 5,5 meses e meio de gestação quando tive um sangramento e fui obrigada a fazer o parto cesariano, os medicos me pediram exame de preventivo pelo qual deu conclusão citologia inflamatoria tipo classe II gostaria de saber se é normal?????

  397. 397
    Heinz 

    Keitilin:
    citologia classe II é citologia inflamatória, comum em mulheres com vida sexual ativa. Não é nada de grave, pois é comum e não foi esta a causa da perda de seu bebê.

  398. 398
    carla ruano 

    Dr. após uma ano a tentar engravidar e não conseguir, resolvi ir ao meu ginecologista. No consultório ele me realizou uma ecografia. Aí verificou que eu tenho um pólipo. Fiz o papanicolau e deu os seguintes resultados: Amostra satisfatória; com representação da zona de transformação; alterações reactivas associadas a inflamação e flora mista; negativa para lesao intraepitelial. Estou muito preocupada porque o meu ginecologista disse que tenho que fazer histeroscopia. Será que o pólipo não me trará complicações mais graves? E porque não engravido? Estes resultados do papanicolau também não me permitem engravidar?
    Agradecia que me esclarecesse.. ando muito preocupada.. Tenho tido muitas dores, muitas cólicas e tenho sangramento na fase folicular, fora da menstruação. Será que posso ter problemas mais sérios? O que devo fazer?

  399. 399
    Heinz 

    Carla:
    Pelo resultado do papanicolau, você está bem. Não há nada de grave, além de inflamação que, como você deve ter lido nos outros comentários, é algo comum em mulheres com vida sexual ativa. Talvez o pólipo possa ser a causa da dificuldade de engravidar, pois se ele obstrui a entrada do útero, impedindo que o sémen entre, está aí a causa. Faça a histeroscopia para ver se também não há problemas no endométrio que dificultem a nidação (fixação do embrião).

  400. 400
    carla ruano 

    Obrigado Dr. Mas relativamente ás cólicas que tenho diariamente e á hemorragia que estou a ter fora do momento da menstruação, o que devo fazer.. Tenho tido imensas dores.. Não será algum problema sério? O que devo fazer?

  401. 401
    Heinz 

    Carla:
    Sangramento na fase folicular é um achado raro, mas não é doença. É sangue que escapou na ruptura da teca ovariana no momento da liberação do ovócito. É muito raro este sangue chegar ao útero, mas isso pode acontecer. Dor no período folicular também aparece em muitas mulheres. Também pode ser um problema endócrino. É melhor você procurar um endocrinologista, além de continuar com o tratamento com o(a) GO.

  402. 402
    carla ruano 

    Obrigado doutor pelas dicas.. Meu GO me falou que o sangramento se deve ao pólipo, pk nessa altura ainda não estou ovulando.. o meu ciclo é muito longo (36 a 40 dias). Agora tb vou fazer análises hormonais que vai de encontro com o que o doutor sugeriu. Vamos ver se corre tudo bem.. Obrigado

  403. 403
    carla ruano 

    Olá doutor.. já fiz a histeroscopia e foi confirmado um pólipo e para além disso também meu GO disse que tenho um septo parcial no útero, ou seja, útero septado. Ele me disse que tenho de fazer cirurgia, poliostomia e ressectoscopia. Será que esta é a única solução para o meu problema? Será isto que me impede de engravidar? Acha que devo consultar outro médico e verificar se tem a mesma opinião? Será fácil para qualquer Go observar através do histeroscópio e observar o pólipo e útero septado?
    Obrigada mais uma vez..

  404. 404
    heinz 

    Carla:
    Com certeza é o septo que te impede de engravidar e o único tratamento é mesmo o cirúrgico.

  405. 405
    carla ruano 

    Obrigada Doutor. Meu GO também me disse que me vai fazer uma laparoscopia, uma vez que estou anestesiada, observa minhas trompas de falópio. Eu li na internet que a laparoscopia é muito perigosa e que pode causar muitas complicações? O que pensa disso?

  406. 406
    heinz 

    Carla:
    Laparoscopia é bem mais segura que laparotomia. A laparotomia que é mais perigosa por ser um procedimento cirúrgico à “ceu aberto”, ou seja, abre-se o abdome e procura o problema, enquanto a laparoscopia é feita por vídeo, sendo também chamada de VLC ou vídeo-laparoscopia. Normalmente faz-se 3 ou 4 furos no abdome, por onde entram a câmera, o braço mecânico e outros apetrechos. Após terminado o procedimento, dá-se dois ou três pontos em cada furo e em 12 horas o cliente já vai de alta para casa, quanto na laparotomia faz-se um “talho” na barriga, leva-se uma porção de pontos, ficando-se no mínimo 36 horas internado e depois tem que repousar uns 21 dias até se recuperar.

  407. 407
    carla ruano 

    Obrigada doutor pela disponibilidade. Já deu para perceber que esta situação me tem deixado bastante ansiosa, mas graças a si tenho esclarecido muitas dúvidas, o que me tem ajudado muito a tentar compreender melhor a minha situação.. Obrigada mais uma vez.

  408. 408
    Erenice Karinne C.Freitas Palagar 

    Por favor tire a minha dúvida;fiz o meu primeiro preventivo,casei virgem e deu esse resultado:células intermediárias e algumas superficiais.Células não epiteliais:Leucócitos e Histiócitos.Alterações celulares benignas:Inflamatórias/Reativas.Flora Bacteriana:Padrão lactobacilar com citolise.Obrigada se poderem me responder o quanto antes melhor.Obrigada mesmo desde já.Karinne

  409. 409
    Heinz 

    Karine:
    Seu resultado está dentro dos padrões de normalidade. Leia mais sobre inflamação nos comentários anteriores.

  410. 410
    Ranihere 

    Ola, meu citológico foi assim:
    Adequabilidade do material:satisfatória
    Epitélios representados na amostra: escamoso
    Alterações celulares benignas reativas ou reparativas:inflamação, metaplasia escamosa imatura Microbiologia: lactobacilos sp, cocos, candida sp.
    Conclusão: Negativo para neoplasia
    Obs. gerais: Sugerimos tratar e repetir o citologico.
    O que significa?

  411. 411
    Heinz 

    Ranihere:
    Significa apenas que você está com uma infecção por cândida, mais nada. Você está bem. Tem apenas a inflamação comum em mulheres com vida sexual ativa e mais nada de anormal. Trate a candidíase.

  412. 412
    Simone 

    Oi, Dr.Heinz Tenho uma pergunta…
    Meu exame de Colpocitologia oncólica 564.11 Teve como conclusão a seguinte afirmativa: Citologia negativa para células neoplasmáticas. Lactobacilar e citolitico, JEC representado. DEGENERAÇÃO CITOPLASMATICA CELULAR, PRODUTO DA ATIVIDADE DA FLORA LACTOBACILAR DETRITUS CELULARES. HEMÁCIAS. NÚCLEOS NUS. Por favor se puder me responda com urgência, obrigada!

  413. 413
    Heinz 

    Simone:
    Parece que o seu médico apanhou a sua amostra em um ponto onde estava havendo uma forte atividade de renovação celular. As células, assim como todo e qualquer outro micro-organismo, tem um tempo de vida e morrem. Quando morrem, acontece igual a qualquer cadáver: se degeneram e são eliminadas aos pedaços e parece que foi isso o que aconteceu no seu exame. Na dúvida, volte ao médico e peça para fazer novo exame. O mais importante do resultado é o termo citologia negativa para células neoplasmáticas significando que você está livre de câncer.

  414. 414
    Ranihere 

    Oi, boa noite, gostaria de agradecer.

  415. 415
    Alessandra Petras Brasi 

    Bom dia Doutor

    Pode me ajudar? Meu exame deu :
    Celulas Escamosas
    Microflora: Flora Bacteriana Bacilar , Candida SP
    Conclusão: Classe II Papanicolau alterações de celulares benignas por agente especifico

    Pode me ajudar so volto ao consultorio dia 15/04

    Muitissimo Obrigada

  416. 416
    heinz 

    Alessandra:
    Seu resultado está dentro dos limites normais para mulheres com vida sexual ativa. Até virgens podem ter inflamação, que é classificada como citologia classe II de papanicolau.

  417. 417
    Alessandra Petras Brasi 

    Obrigada Doutor, queria aproveitar e parabeniza-lo pelo trabalho desenvolvido aqui, para nós mulheres uma breve explicação de duvidas é muito importante para o auxilio de nossas preocupações ! Obrigada Bom dia Bom Trabalho!

  418. 418
    cris 

    Olá
    Gostaria de saber o que realmente é leptotrix vaginallis, minha médica passou um remedio para eu e meu marido tomar e um creme vaginal só que não explicou direito o que seria?
    grata

  419. 419
    heinz 

    Cris:
    Leptotrix é uma bactéria filamentosa oportunista que só aparece quando há outro agente principal junto, como por exemplo, o Trichomonas vaginalis. Veja nesta figura os fios finos parecidos com cabelos. São os leptotrix.

  420. 420
    Adriana 

    Olá boa tarde , gostaria muito de obter informações a que se diz a respeito do resultado do meu exame onde consta :
    alterações morforlógicas de naturezas inflamatórias em células escamosas. observam-se grupamentos de células ENDOCERVICAIS TÍPICAS nestas amostras.
    Desde já agradeço.

  421. 421
    heinz 

    Adriana:
    Não há nada de grave em seu resultado. Apenas inflamação, que é comum em mulheres com vida sexual ativa.

  422. 422
    Elaine 

    olá meu exame de papanicolau deu o seguinte: alterações inflamatórias de infecção sugestiva de Gardnerella sp, negativa para celulas neuplásticas.presença de alteração inflamatória acentuada e esfregaço purulento. O que é isso? como é o tratamento?
    obrigada

  423. 423
    heinz 

    Elaine:
    Você deve ter alguma infecção vaginal, pois a gardnerella é uma bactéria oportunista e só aparece quando há um agente infecção. O esfregaço purulento é o principal indicativo de infecção. No restante, está tudo dentro da normalidade. O tratamento pode ser com creme vaginal, antibiótico oral de uso conjugal (seu parceiro também terá que tratar, senão você se cura e ele te devolve o bicho).

  424. 424
    vi 

    Olá, bom dia! Gostaria que me esclarecesse…fui na minha ginecologista devido a uma cistite, q já estou tratando com antibiotico – proflox. Ela aproveitou para fazer o papanicolau, onde deu o seguinte resultado:

    -ESTUDO CITO ONCOLOGICO:
    MAT. CONSTITUIDO POR CELULAS EPITELIAIS PAVIMENTOSAS E GLANDULARES ENDOCERVICAIS COM ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DE CARATER REATIVO.
    MUCO FILAMENTAR
    APRECIAVEL PERMEAÇÃO DE NEUTROFILOS E HISTIOCITOS
    AUSENCIA DE CELULAS ATÍPICAS NA PRESENTE AMOSTRA
    -ESTUDO MICROBIOLOGICO:
    FLORA VAGINAL NORMAL – PREDOMINIO DE LACTOBACILOS
    FILAMENTOS MICELIANOS E ESPOROS DE CANDIDA SP
    -PARECER CITOLÓGICO:
    QUADRO CITOLOGICO BENIGNO INFLAMATORIO ACENTUADO
    -NOTA: ANÁLISE HORMONAL PREJUDICADA.

    …minha médica apenas falou q deu candida e me receitou uma pomada vaginal…só isso! Mas fiquei mto intrigada…será q só isso é suficiente? Meu marido não tem q tomar nada? E o que siginifica esse quador citologico benigno inflamatorio acentuado? Essa nota de analise hormonal prejudicada tb me preocupou…isso atrapalha eu engravidar futuramente (por conta dos homonios estarem prejudicados)? Me esclareça por favor, pq minha medica foi mto seca….

  425. 425
    Heinz 

    Vi:
    Inflamação é comum em mulheres com vida sexual ativa e está acentuado devido à infecção por cândida. Isso é normal, pois a candidíase agride e mucosa e provoca mais inflamação. Você não tem nada de grave, apenas trate esta candidíase. Quanto a tratar seu marido, converse com sua médica, pois eu não posso dizer se precisa ou não. Seria ingerência no trabalho dela e, consequentemente, erro ético.

  426. 426
    Jéssica 

    Olá fiz um preventico com colposcopia, Pois eue stava com um escorrimento marron e uma leve corçeira.

    Deu isso aqui, pode me explicar?

    LAUDO DESCRITIVO:
    Descamação dominante de celulas intermediaris, poucas superficiais, Leucocitos moderados, Glandulares tipias.

    MICRIBIOTA____ bacilos
    Conclusão/Observações
    NEGATIVO PARA LESÕES INTRAEPITELIAIS OU MALIGNIDADE
    OBS__ INFLAMATORIO LEVE.

    PS: Minha ginecologista disse que eu não me preocupasse, pois não tinha nada.
    O que me preocupa mesmo é os medicamentos que ela passou:

    CANDORAL, 10 COMPRIMIDOS, 1 EM CADA 12 EM 12HS, PRA MIM E PRO MEU NAMORADO.

    e UMA POMADA COLPISTANTIN.
    So que não deu fungos no resultado, certo? isso serve mesmo assim?
    pois fiz uma cultura( exame micologico e deu negativos)

    E a pomada incomoda, estou usando o escorrimento parou mais ainda estou sentindo corça, é normal?

    ahh, antes do resultado do exame sair, ela passou grevagim, só que piorou, fiquei sentindo muita ardençia coçeira!
    Porfavor me ajuda onde eu moro é interior medicos é uma vez no mes.. e olhe la.. AFF

    GOSTARIA DE SABER DETALHADAMENTE SOBRE O RESULTADO DESSE EXAME. E SE O MEDICAMENTO SERVE!

    Obrigada desde ja!

    FICA COM DEUS!

  427. 427
    heinz 

    Pelo que você escreveu, você está com corrimento, certo? Se está com corrimento, ela viu pelo laudo que pode ser cândida ou algum outro fungo que não cresce em meio de cultura. Nem todos os fungos crescem em ágar sabureaux (meio de cultura do exame micológico). Com certeza foi isso que aconteceu e ela te passou os dois fármacos para uso conjugal. Se o creme está causando incômodos, pode ser alergia ao creme. Volte na médica.

  428. 428
    erika v. costa 

    Boa noite! No fim de 2010, tive q interromper a gravidez (aut.judicial) devido ao bebe estar com anencefalia. Recentemente fiz alguns exames, e em um deles deu o sguinte resultado:

    Epitelios representados na amostra – Escamoso Glandular e Metaplásico
    Alteracoes celulares benignas – Inflamação
    Microbiologia – Lactobacilos sp

    O que significa isso? Tenho alguma doença, ou é devido a curetagem q fiz depois do abortamento?

    Tenho retorno no medico apenas em maio, por gentileza, me esclareça… estou muito preocupada… será que poderei engravidar logo??

    Atenciosamente,

    ERika

  429. 429
    heinz 

    Você não tem nada. Inflamação é achado comum em mulheres com vida sexual ativa.

  430. 430
    erika v. costa 

    Muito obrigada!!!!

    Estou bem mais tranquila!!!

  431. 431
    Samila 

    Olá Dr.
    Fiz meu 1º exame PCCU e deu o seguinte:

    MATERIAL: esfregaço cervico vaginal

    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: esfregaço satisfatório mas limitado; esfregaço purulento.

    DESCAMAÇÃO DAS CÉLULAS DOMINANTES: células escamosas superficiais; células escamosas intermediárias e células cilíndricas endocervicais.

    ELEMENTOS ASSOCIADOS: Leucócitos polimorfonucleares neutrófilos; histiócitos; hemácias.

    MICROFLORA E AGENTES ESPECÍFICOS: Flora bacteriana mista; esporos; pseudo-hifas.

    MODIFICAÇÕES CELULARES: ausência de células atípicas. Modificações celulares são de natureza inflamatória.

    CONCLUSÃO: Esfregaço satisfatório mas limitado; esfregaço purulento; esfregaço inflamatório intenso; flora bacteriana mista; fungos com morfologia de Cândida sp.

    OBS: O que eu tenho?

  432. 432
    heinz 

    Você tem uma candidíase, coisa simples de tratar. Volte ao médico para tratá-la.

  433. 433
    Flávia 

    olá doutor, tenho 18 anos sou virgem e há dois meses atras fiz um exame preventivo que deu o seguinte resultado:
    Leitura Citológica (adequação da Amostra): Satisfatório, porém limitado
    Areas espessas
    Elementos Acompanhantes..: Piócitos
    Histócitos
    Padrão Celular Epitelial.: Células superficiais, intermediárias e profundas
    Alterações inflamatórias regenerativas
    Raras células com ativação nuclear
    Elementos Inflamatórios (Microflora)..: Flora de bacilos de Döderlein (moderada)
    Conclusão Diagnóstica….: Aspecto citológico inflamatório (classe II)
    Diagnóstico Final……..: Colpite inespecífica
    Avaliação Hormonal…….: Avaliação prejudicada devido a alterações morfotintoriais celulares

    O senhor poderia me explicar esse resultado?
    Obrigada!

  434. 434
    heinz 

    Flávia:
    O que tem no seu resultado é o comum em mulheres com vida sexual ativa e em virgens, também. A partir do momento em que o colo começa a secretar ácidos para defesa, começa a irritação celular que leva à inflamação crônica. É por isso que sempre escrevo que inflamação não é doença. É consequência da atividade secretora do colo e por isso aparece tanto em mulheres com vida sexual ativa, quanto em vírgens, desde o começo da puberdade. Fique tranquila que você não tem, praticamente, nada.

  435. 435
    mareci 

    gostarira de saber o que quer dizer lactobacilos sp,cocos epitelio representados na amostra escamoso,glandular alteraçao celular benignas ou reparativas :inflamaçao,negativo para neoplasia

  436. 436
    heinz 

    Significa que está tudo bem com você. Não tem nada de anormal.

  437. 437
    aline cristina antunes rocha 

    meu exameginecológico deu :Esfregaço(s)apresentando predominio de intermediárias.
    Presença de células endocerviicais colunáres.
    Flora bacteriana mista moderada.
    Neutrófilos++
    Ausencia de fungoss,trichonomas,alterações virais e clamidiais.
    Citologia oncótica negativa.
    conclusão:Esfregaço inflamatório leve contendo bactérias.

  438. 438
    heinz 

    Aline:
    Está dentro da normalidade. Você só tem inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa e até em vírgens.

  439. 439
    Isabel 

    Boa noite Dr.
    Tenho que apresentar o resultado do meu pré-câncer para fazer o meu CCF (Certificado de Capacitação Física) na Aeronáutica e como não consegui consulta para antes da data de apresentação desse exame com a minha médica pensei que você pudesse me ajudar, não sei se esse diagnóstico pode me prejudicar para aprovação no CCF.
    Diagnóstico:
    – Negativo para células malignas.
    – Citologia com alterações inflamatórias em células escamosas
    – Flora de bacilos de Doderlein.
    Nota: Esfregaço hipotrófico

    Obrigada pela ajuda, aguardo seus comentários.

  440. 440
    heinz 

    Está dentro dos padrões de normalidade.

  441. 441
    July 

    Olá, boa tarde! O meu exame deu “Alterações celulares associadas a citólise e inflamação: núcleos desnudos em meio a flagmentos de citoplasmas e numerosos neutrófilos”
    O q isso significa? É HPV? Desde já agradeço!

  442. 442
    heinz 

    Isso não significa que você tem HPV ou qualquer outra doença. Significa apenas que você está em um processo de troca de epitélio, pelo que você escreveu.

  443. 443
    GEOVANA 

    Boa tarde, doutor!
    Fiz um preventivo agora esse mês. E o resultado foi conforme informações abaixo:

    AVALIÃÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória, porém limitada pela presença de sangue.

    CELULAS EPITELIAIS:
    -Pavimentosas superficiais: 20%
    – Pavimentosas intermediárias: 80%
    – Pavimentosas Metaplásicas: presentes
    – Pavimentosas endocervicais: frequentes

    ELEMENTOS ASSOCIADOS:
    -Histiócitos: frequentes
    – Neutrófilos: frequentes
    – Hemácias: frequentes

    MICRO – ORGANISMOS: Cocos e bacilos

    ALTERAÇÕES EPITELIAIS: Ausência de alterações epiteliais significativas

    CONCLUSÃO: ESFREGAÇO INFLAMATÓRIO COM ALTERAÇÃO REPARATIVA METAPLÁSICA

    Dr. O que isso pode ser. Estou muito preocupada. A dra. solicitou uma COLPOSCOPIA, e no dia que ela fez o preventivo sangrou, mas disse que apraentemente meu útero estava normal.
    Me receitou FLUCOTRIX e SECNITRAT e um creme vaginal AMPLOGIM
    Podes me esclarecer? Desde já agradeço.

  444. 444
    heinz 

    Pelo que você escreveu, está dentro da normalidade, com presença de inflamação, que é comum em mulheres com vida sexual ativa. Talvez ela tenha visto algum foco infeccioso e por isso te passou os cremes e comprimidos.

  445. 445
    GEOVANA 

    Dr.
    Muito obrigada, estou bem mais aliviada.

  446. 446
    Danielle Lima 

    Doutor primeiramente gostaria de agradece-lo pelo excelente trabalho que tem feito aqui. Parabens, pois poucos medicos sao tao prestativos assim. Bom, vamos ao que interessa, rs. Ja vi aqui muitos resultados parecidos com o meu mas so ficarei tranquila quando o senhor der a resposta para o meu exame( PAPANICOLAU), assim ficarei mais tranquila para aguardar o meu retorno medico. Ai vai: CELULARIDADE: PRESENÇA DE CELULAS SUPERFICIAIS, INTERMEDIARIAS E ENDOCERVICAIS. MODERADA QUANTIDADE DE NEUTROFILOS COM PRESENÇA DE HISTIOCITOS. QUALIDADE DA AMOSTRA: SATISFATORIA PARA AVALIAÇAO. MICROORGANISMOS: FLORA BACTERIANA REPRESENTADA POR LACTOBACILLUS SP. OBSERVAÇAO: PRESENÇA DE CELULAS ESCAMOSAS COM ALTERAÇOES REATIVAS. CONCLUSAO: ALTERAÇOES CELULARES REATIVAS. CONSISTENTE COM CLASSE II(2) DE PAPANICOLAU. Essas alteraçoes celulares sao benignas? Se sao por que esta omitido na exame? Ha necessidade outros exames para investigaçao? Agradeço imensamente desde ja.

  447. 447
    heinz 

    Classe II no papanicolau indica citologia inflamatória e inflamação é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa. Até vírgens tem inflamação. Que atire o primeiro absorvente a mulher adulta que disser que não tem inflamação. O mecanismo da inflamação é bem simples: o aumento da acidez vaginal e cervical a partir da puberdade, que tem como objetivo protegê-los das infecções, também causa irritação crônica no epitélio, levando à inflamação, que também é chamada de cervicite crônica inespecífica, colpite difusa, etc, e isso é tão comum que se omite dos resultados, em citologia classe II, a indicação de “normal” ou “dentro da normalidade”. O que você tem é tão benigno, pelo que você escreveu, que não vale nem a noite que você ficou sem dormir por causa do resultado.

  448. 448
    Grazi 

    Dr.

    Fiz recentemente um exame e obtive alguns resultados dos quais fiquem um tanto desconfortável. Poderia esclarecer?
    – citologia com alterações reacionais e/ou reparativas;
    – vários leucócitos;
    – microflora bacilar associada a cocos e/ou cocobacilos.

    Obrigada.

  449. 449
    heinz 

    Se não mais nada escrito além disso, está dentro da normalidade. Alterações reacionais e/ou reparativas significa apenas inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa e até em virgens.

  450. 450
    magali 

    Bom dia! Gostaria de sua interpretação acerca do seguinte resultado do meu exame:
    Ausência de células representativas da junção escamo-colunar
    Presença de “clue cells”

    Obrigada

  451. 451
    Josiane 

    oi,
    meu exame deu que tenho alteraçoes inflamatorias discretas sem agentes especificos, positivo para granulócitos neutrófilos e histiócito, negativo para fungo, protozoario enegativo para infecção por HPV. deu classe II – alteração celular benigna, inflamação.
    li em outros comentarios que pode ser por uso de camisinha, mas fiquei com duvida pela presença de granulócitos neutrófilos e histiócito, pois descobri a poucos dias, a partir de outros exames, que tenho doença auto-imune, nao sei ainda qual. Entao gostaria de saber se a presença destes leucocitos pode demonstrar algo relacionado com a doença…ou pode nao ter nada a ver, pois estou ainda assustada devido a descoberta da doença.
    Obrigada.

  452. 452
    heinz 

    Leucócitos e histiócitos estão espalhados por todos os tecidos do corpo e o laboratório foi tão criterioso no seu exame que até colocou a presença deles no laudo. Um ponto para eles. Pode ter relação com a doença autoimune se o número de células encontrado for muito elevado.

  453. 453
    Andressa 

    Boa tarde Dr! Encontrei esse site e quero te parabenizar pelo trabalho. Quero tirar a minha tbm. Peguei meu preventivo hj, porém minha revisão só será no dia 23. Gostaria de sua interpretação do meu papanicolau para acabar com a minha ansiedade.

    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória, com presença de células da junção escamo-colunar
    CONSTITUIÇÃO CELULAR:
    Células escamosas superficiais: Numerosas
    Células escamosas intermediárias: Freqüentes
    Células escamosas metaplásicas: Raras
    Células glandulares endocervicais: Freqüentes
    Polimorfonucleares: Raros
    Hemácias: Numerosas

    RESULTADO COLPOCITOLÓGICO:
    VAGINA: Inflamatório leve
    CÉRVICE: Inflamatório leve

    MICROORGANISMOS: Microbiota lactobacilar

    CONCLUSÃO:
    PAPANICOLAOU MOD. (EM DESUSO) CLASSE II
    RECOMENDADA PELA OPS/1985: Alterações reacionais e/ou inflamatórias
    SISTEMA DE BETHESDA/2001: Modificações celulares reativas associadas à inflamação.

    Desde já agradeço!!!

  454. 454
    Andressa 

    Boa tarde Dr! Queria parabeniza-lo por seu trabalho e saber sua intyerpretação do meu papanicolau, ja que minha consulta será só no dia 23 e estou ansiosa pelo parecer.

    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória, com presença de células da junção escamo-colunar
    CONSTITUIÇÃO CELULAR:
    Células escamosas superficiais Numerosas
    Células escamosas intermediárias: Freqüentes
    Células escamosas metaplásicas: Raras
    Células glandulares endocervicais: Freqüentes
    Polimorfonucleares Raros
    Hemácias: Numerosas
    RESULTADO COLPOCITOLÓGICO:
    VAGINA: Inflamatório leve
    CÉRVICE: Inflamatório leve
    MICROORGANISMOS: Microbiota lactobacilar
    CONCLUSÃO:
    PAPANICOLAOU MOD. (EM DESUSO) CLASSE II
    RECOMENDADA PELA OPS/1985 Alterações reacionais e/ou inflamatórias
    SISTEMA DE BETHESDA/2001 Modificações celulares reativas associadas à inflamação

    Desde ja agradeço

  455. 455
    heinz 

    Está dentro dos padrões. Não tem nada de grave, pelo que você transcreveu do laudo.

  456. 456
    Lara 

    Fiz uma biopsia de vulva. e deu presença de coilocitos
    acantose
    hiperqueratose.
    Isso é grave..
    minha genicologista disse que não tem nada de mas pra ficar despreocupada!
    o que acha

  457. 457
    heinz 

    Concordo com sua GO.

  458. 458
    Milena 

    No meu exame diz que deu citólise acentuada. O que seria isto??/

  459. 459
    heinz 

    Provavelmente seja troca de células, ou seja, renovação epitelial. Quando as células velhas morrem, elas arrebentam e este processo se chama citólise.

  460. 460
    daniele 

    gostaria de esclarecimento sobre o meu exame de papanicolaou – Citopatologico
    Avaliação da amostra: Satisfatória para avaliação diagnostica
    Microbiologia: Flora bacilar
    Avaliação Hormonal: Prejudicada devido a alterações inflamatórias
    \\\\\diagnóstico: Negativa para celulas neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em celulas metaplásicas

    Obrigada

  461. 461
    heinz 

    Está dentro dos padrões. Você tem inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa.

  462. 462
    amara mendes 

    Fiz colposcopia, captura hibrida e biópsia, porque no meu papa deu ascus.

    Captura hibrida: 0,19 e 0,20
    PApa: satisfatório para avaliaçõ diagnostica. INTENSO PROCESSO INFLAMATÓRIO. Negativo para neoplasia.

    esse intenso processo inflamatório pode levar ao cancer ais tarde?

    teho 55 anos, 5 anos de menopausa.

    Obrigada

    Amara

  463. 463
    heinz 

    Dificilmente. Inflamação é o achado mais comum em mulheres a partir da puberdade e quando há ressecamento de mucosas, como na menopausa, por exemplo, há um aumento na expressão da inflamação, mas evoluir para câncer é muito difícil, a menos que haja antecedentes familiares, HPV, etc, mas HPV não parece ter no seu resultado.

  464. 464
    LILA 

    OLÁ DR POR GENTILEZA FIZ O PAPANICOLAU EO RESULTADO FOI:
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS OU REPARATIVAS: INFLAMAÇÃO
    MICROBIOLOGIA: BACILOS SUPRACITOPLASMATICOS (SUGESTIVO DE GARDNERELLA/MOBILUNCUS)
    QUERIA SABER O QUE SIGNIFICA
    FICAREI GRATA

  465. 465
    heinz 

    Talvez você esteja com alguma infecção por trichomonas ou outro parasita. Não é nada grave, mas precisa tratar. Volte ao médico.

  466. 466
    Dani 

    Olá Doutor. tudo bem? O resultado do meu papanicolau foi: alteraçoes celulares reativas. Essa “expressão” significa apenas que tenho aquele famoso quadro inflamatório comum em quase todas as mulheres ou esse resultado pode ser interpretado de outras formas? Se a resposta for positiva que doenças se encaixam nesse resultado?

  467. 467
    heinz 

    É apenas inflamação, mais nada. Leia os demais comentários deste tópico, pois o assunto já foi discutido exaustivamente.

  468. 468
    Cristiani 

    Dr. estou com uma dúvida, fui ao ginecologista do Sus ele olhou meu exame e disse q estava normal e perfeito,bem a consulta durou 20 segundos….eu e minha mãe ficamos espantadas ….
    o resultado foi o seguinte para o Papanicolau:
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS RETIVAS OU REPARATIVAS.
    está normal mesmo?Fiquei em dúvida porque ele não me explicou nada e mal olhou na minha cara.Tenho dores pontadas na mesma região do útero tanto atrás como na frente…falaram q podeira ser rins….ou será algo no útero?
    MUITO OBRIGADA
    CRISTIANI

  469. 469
    heinz 

    Está normal e a dor pode ser dos rins. Pode ser uma litíase, que é a famigerada “pedra”

  470. 470
    Ana 

    Olá Dr.,
    Fiz a captura Hibrida e o resultado foi:
    Epitélio escamoso representado na amostra escamoso metaplasico
    Microbiologia: Candida sp lactobacilos sp colpite micótica
    alterações celulares compativeis com o processo reativo

    Será que o senhor poderia me adiantar alguma coisa?

    Obrigada!!!

  471. 471
    heinz 

    Você está com uma candidíase e não parece, pelo que você escreveu, ter HPV.

  472. Fiz exame e o resultado foi:
    Microbiologia: Flora Bacilar
    Aval. Hormonal: Esfregaço eutrófico
    Diagnóstico: Negativa para células neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em células escamosas

    O que significa?

  473. 473
    heinz 

    Está normal.

  474. 474
    Aline 

    Boa tarde, dr.,queria também parabenizá-lo por seu trabalho! tenho 33 anos e gostaria de sua ajuda: meu papanicolau deu como resultado processo inflamatório, presença de cocos e celúlas escamosas.Tenho sentido dores no lado direito abaixo do abdomen, por isso fiz transvaginal e deu normal.Quando voltei para minha ginecologista, ela receitou antibiótico por 14 dias e creme vaginal.Com relação a dor, ela disse que a infecção pode ter atingido as trompas, talvez tenha q fazer raio x e/ou laparoscopia para verificar isso e minha fertilidade.
    Desde já agradeço pela ajudinha.

  475. 475
    heinz 

    Se a dor continua, procure um cirurgião do aparelho digestivo, pois também pode ser apendicite. Alguns casos de apendicite tem uma sintomatologia difusa que engana os especialistas de outras áreas.

  476. 476
    sueli A. de Oliveira 

    Dr. fiz uma colpocitologia oncótica e deu assim:
    Esfregaço constituído por células intermediárias e superficiais com predomínio das últimas e poucas células parabasais.
    Células de metaplasia escamosa: algumas.
    Células endocervicais: várias
    Flora: Gardnerella vaginalis moderada.
    Alterações inflamatórias discretas.
    Granulócitos neutrófilos e histiócitos: ++
    Muco: moderada quantidade
    Pesquisa de fungos e protozoários: negativa
    Não há efeito citopático compatível com infecção por HPV
    Ausência de células displásicas ou malignas.
    Papanicolaou classe: II
    Sistema Bethesda – Alterações celulares benignas (inflamação).
    Aguardo ansiosa uma resposta,pois minha consulta ainda será dia 26 de maio.

  477. 477
    heinz 

    Está normal. Talvez você tenha algum “bicho” te parasitando, pois a gardnerella é uma bactéria oportunista e aparece quando há “mais alguém mais no pedaço”, que pode ser uma tricomoníase, mas que não é grave e não tem perigo de virar câncer, bastando apenas tratar.

  478. 478
    Mariana 

    Estou com uma duvida doutor: Fiz a tres anos atras exame papanicolau deu Classe II Alterações celulares de natureza benigna
    Cervicite
    Metaplasia escamosa
    O esfregaço apresenta-se Mucoso-Purulento
    Estudo Microbiologico
    Bacilos de Doderlein. Flora exacerbada provocando citólise em grau moderado
    Dia do ciclo 16
    Indice de Maturação
    Celulas intermediarias 50%
    Celulas superficiais cianófilas 20%
    Celulas suverficiais eosinófilas 30%
    Compativel com condição clínica de: Fase secretoria
    Com base na idade, historia menstrual e quadro clinico, infere-se por: Função hormonal nos limites da normalidade.

    Peguei o resultado na epóca e era para ter voltado na GO e ter queimado (cauterizado) essa bacteria, mas não voltei, só tomei o que a GO me receitou que foi azimix 500 e parazim e tb receitou um remedio para meu marido, enfim tomei anticoncepcional 2 anos e 5 meses e a 8 meses parei e não engravidei até hj. Acha que pode ter complicado alguma coisa comigo, ou possa ser infertil, hj tenho 28 anos e tenho relações em media 3 ou 4 vezes por semana. Por favor Doutor me responda, aguardo anciosa.
    Muito Obrigada

  479. 479
    heinz 

    Volte ao médico para fazer dosagem de hormônios. Pelo que você escreveu está tudo bem, em termos anatômicos, mas tem que ver como anda seu sistema endócrino.

  480. 480
    Mariana 

    Nossa foi muito bommmm ter achado esse site doutor, ja me tranquilizou bastante, essa semana vou ao medico, mas gostaria de fazer mais uma pergunta, é normal essa demora para engravidar, afinal vai para 9 meses que parei de tomar Anti concepcional, esse mês até achei que estava gravida, pq 3 dias após a avolução tive uma colica e junto uma quantidade minima de sangue, até pesquisei na internet e tinha chegado a conclusão que era uma nidação, e tive 5 dias de atraso menstrual, até fiz exame hcg, deu negativo e quando completou 34 dias de ciclo quando o de costume era 28,29, veio a menstruação. O que acha doutor? Muito obrigada pela atenção

  481. 481
    heinz 

    Quando se toma AC por um bom tempo, é comum demorar para engravidar após parar com ele, apesar de algumas mulheres conseguirem engravidar até tomando o AC, mas é comum esta demora.

  482. 482
    celia regina 

    Boa tarde doutor,tenho sessenta anos, entrei na meno pausa com quarenta e cinco anos,nunca fiz reposição hormonal, e sinto dores quando tenho relações com meu marido,fiz o preventivo e o resultado foi:flora bacteriana representada por bacilos, presença de celulas escamosas com alterações reativas, e conclusão: alterações celulares reativas , consistente com classe 11 de papanicolau, fiquei muito preocupada, por favor dr me esclareça, obrigada…celia

  483. 483
    heinz 

    A senhora está ótima. Classe II de papanicolau é citologia inflamatória, comum a praticamente todas as mulheres. Se isso fosse doença e matasse, a humanidade já estaria extinta há milênios.

  484. 484
    karine 

    ola doutor bom dia, o resultado do meu exame deu bacterias (GARDENERELLA) E COGUMELOS estou muito assustada o que significa isso tenho 31 anos e tres filhos ,obrigada doutor

  485. 485
    heinz 

    Significa apenas que você está com uma infecção que, se tratada adequadamente não trará problema algum. Volte ao médico.

  486. 486
    Aline 

    Parabéns pelo trabalho.
    Onde o sr. atende?

  487. 487
    heinz 

    Aline:
    O objetivo aqui não é angariar clientes. Procure o médico que te conhece a mais tempo, no qual você confia e que seja mais fácil de consultar.

  488. 488
    Atma 

    Fico imensamente feliz quando me deparo com profissionais de saúde da sua natureza: que se preocupam de fato com o bem estar e receios do outro. Disponibilizando-se a ajudar de forma despretensiosa. Parabéns! Isso comprova que a humanidade não está “perdida” assim como muitos dizem.
    Como as demais mulheres que entraram em contacto com o Sr., estou com várias, curiosas e até preocupadas dúvidas.
    O exame de colpocitologia que fiz agora (05/2011), apresentou resultados semelhantes ao do ano passado: (Ah! Tenho já 37 anos e minha última menstruação foi 02/05)
    Células superficiais: freqüentes
    ¨ intermediárias: freqüentes
    ¨ parabasais: ausentes
    ¨ basais: ausentes
    ¨ endocervicais: presentes
    ¨ metaplásicas: ausentes
    Neutrófilos: freqüentes
    Hemácias: raras
    Histócitos: raros
    Avaliação da amostra: satisfatória
    Alterações celulares: de natureza inflamatória
    Microorganismos: cocos – bacilos curtos
    Conclusão: esfregaço inflamatório

    Fiz também de bacterioscopia
    Gram: Bacilos gram positivos: freqüentes
    Células epiteliais de descamação: freqüentes
    Piócitos: abundantes
    Com exame Afresco indicando ausência de leveduras e trichomonas.

    Desculpe ser tão minuciosa, mas tenho presenciado um corrimento freqüente (cor esbranquiçada que ao oxidar se torna amarelo claro e com cheiro meio ácido).
    O sr. Se referiu a um corrimento fisiológico que pode ocorrer com várias mulheres, sem serem necessariamente patológicos (me corrija se estiver errada).
    A ginecologista que recorri ano passado me receitou secnidazol (comp.) e metronidazol creme vaginal, além de vários exames hormonais para investigar melhor a minha queixa de corrimento recorrente. Deu tudo normal, porém o talzinho insiste em permanecer.
    Não consigo entrar em contacto com essa ginecologista que gostei bastante e não tenho nenhuma boa indicação de outra(o). Então pesquisando, me deparei com essa página na web e resolvi escrever pedido auxílio.
    O que o Sr. me diz, pela sua vasta experiência e paciência?
    Obrigada pela disponibilidade e que Deus lhe pague, doutor.

  489. 489
    heinz 

    Atma:
    Obrigado pelo incentivo. Corrimentos fisiológicos a partir dos 15 ou 16 anos são raros, mas tem mulheres que os carregam por toda a vida fértil e não é patológico, apesar de incomodar. Conheço muitas mulheres que começaram com a leucorreia fisiológica aos 10 anos e hoje estão com mais de trinta e cinco anos e ainda tem o “dito cujo”, mas todos os exames dão negativos para infecções fúngicas, bacterianas e parasitárias. Quanto à inflamação, nem se preocupe com ela, pois é o achado mais comum em mulheres e começa na puberdade, quando a acidez vaginal aumenta e irrita o tecido que, com a agressão contínua acaba inflamando de maneira crônica. Tem algumas atitudes que aumentam o corrimento e uma delas é usar calças compridas de tecidos muito grossos, especialmente as calças do tipo “jeans” que podem causar aumento da temperatura interna na genitália, abafamento e aumento na fermentação acética das bactérias da flora normal. Se for este o seu caso, procure usar tecidos mais finos e “frescos” ou usar menos calça comprida e mais saia, quando possível.

  490. 490
    Atma 

    Então, não precisa usar nenhum medicamento? Somente evitar os extremos?
    Tenho um costume que vem de família, o qual hj vejo como um tanto quanto exagerado: excesso de higiene. Até as minhas peças íntimas eram, até pouco tempo atrás, passadas a ferro; tdas de algodão e roupas soltas… (sem falar nas duchas…).
    Hj sei que é errado td isso, e não utilizo mais os hábitos prejudiciais.
    O importante é ter saúde e não paranóia, não é?
    Grata pela atenção.
    Pax e bem!

  491. 491
    heinz 

    Não precisa usar nada, apenas moderação. Boa sorte.

  492. 492
    Tayna 

    Meu exame deu Flora microbiologica:Bacilos microorganismos que sugerem candida spp.

    o q devo fazer?

  493. 493
    heinz 

    Volte ao médico para tratar esta candidíase, que não é grave, mas tem que tratar.

  494. 494
    Scarlet 

    Dr, gostaria de entender o resultado do meu exame:
    elementos epiteliais: celulas escamosas
    microflora: flora bacteriana cocoide
    conclusões: Classe II de papanicolaou alterações celulares benignas inflamatorias não especificas.
    Obrigado!

  495. 495
    heinz 

    Está dentro da normalidade.

  496. 496
    Tatiana 

    Olá Dr. No meu exame o resultado inflamação inespecifica o que significa isso? Desde de já agradeço

  497. 497
    heinz 

    Essa inflamação é consequência do desenvolvimento genital que começa lá na puberdade, por isso ela é dita inespecífica. Não considere isso como doença, pois é consequência do desenvolvimento.

  498. 498
    Dani 

    Ola Doutor tudo bem? Bom como eu ja postei aqui meu papanicolau deu o seguinte resultado: Alteraçoes celulares reativas (classe 2), e o senhor me respondeu que é um resultado muito comum na maioria das mulheres e eu acreditei no senhor (e continuo acreditando) mas levei o exame pra medica ver e ela me pediu uma colposcopia e nao me deu maiores explicaçoes do porque desse exame. Eu estou apavorada e muito preocupada e gostaria de saber se esse procedimento dela foi correto levando em consideraçao o resultado do meu exame, eu devo procurar outro medico pra ter uma segunda opiniao? Doutor eu nao tenho corrimento e nem sinto dores e meu ciclo menstrual e muito correto. Fiz um ultrassom que deu resultado normal. Agradeço desde ja, muitissimo obrigado.

  499. 499
    heinz 

    Colposcopia é feito de rotina. É um exame confirmatório do papanicolau, assim como a biopsia e a captura híbrida. Calma! Qualquer desses exames que citei não servem, sozinhos, como conclusão diagnóstica. O resultado final ou seja, o diagnóstico propriamente dito, é dado cruzando-se os resultados de todos eles e comparando-se com os dados da anamnese. O que te escrevi sobre estar dentro da normalidade, aplica-se apenas ao papanicolau.

  500. 500
    priscila 

    Olá doutor, estou com endometriose já diagnosticada e devo passar pela laparoscopia em breve. Alem disso meu exame citologia convencional deu o seguinte resultado:
    Classificação geral: preparado citologico com anormalidades celulares.
    Avaliacao hormonal: nao aplicavel a presente amostra.
    Avaliação Microbiológica: Lactobacilos/bacilos de doderlein
    Alteraçoes celulares: componentes leucocitário discreto / metaplasia escamosa
    Anormalidades celulares: AUC-US atipias em celulas escamosas de significado indeterminado
    Conclusao: ASC-US – atipias de significado indeterminado em celulas escamosas
    Complemento: Colposcopia e repeticao da citologia,
    Pesquisa de HPV por captura híbrida / imuno-citoquimica

    Fiquei bem preocupada com este resultado, o que o sr pode me esclarecer sobre o assunto?
    sei que a medica me falou algo sobre o resultado, mas como havia acabado de receber o diagnostico da endometriose e a confirmacao da cirurgia já que meu ovário direito esta comprometido, nao consegui assimilar nada.
    Obrigada pela sua ajuda!!!

  501. 501
    heinz 

    Sossega, não está nem um pouco ruim, pelo contrário, está dentro da normalidade. Alguns patologistas adoram enfeitar e colocam siglas norte-americanas para valorizarem seus laudos e levarem as pacientes ao desespero. ASC-US é uma sigla que significa apenas e no português mais simples, o seguinte: “não sei que p* é esta que estou vendo, mas acho que é benigno”. Benigno é algo que apenas incomoda, mas não é grave. O Brasil tem seu próprio sistema de classificação, mas tem uns “cabeças de bagres aloprados” que insistem em desobedecê-lo.

  502. 502
    priscila 

    Estou aliviada. Tive uma lesao no colo do útero por HPV há 5 anos, mas fiz a cauterização e todo o tratamento medico corretamente. Desde que fui liberada a fazer o preventivo anualmente nada de anormal foi encontrado. Qdo li o HPV ali de novo achei q era a lesao novamente, ainda mais porque no exame do ano passado nao havia nada.
    Sobre endometriose, conhece algum site como este onde eu possa conversar sobre?
    Muito obrigada!!!!

  503. 503
    heinz 

    Pergunte para sua mãe se ela tomou um fármaco chamado ginecoside quando ela suspeitou que estava grávida de você. Esta droga é um hormônio sintético indicado nos casos de amenorreia secundário e se a mulher tomá-la para descer a menstruação e estiver grávida de menina, o DHEIA (di-idroepiandrosterona, o hormônio que é princípio ativo do fármaco) pode atacar o endométrio do útero da menina e provocar a endometriose, que é a destruição do endométrio. O tratamento é, normalmente, cirúrgico.

  504. 504
    priscila 

    Doutor, diz ela que nao tomou nada nao.
    Mas segundo a médica que me atendeu, tenho todas as características da endometriose. Menstruei com 10 anos, sempre tive cólicas fortes, fluxo intenso e muita indisposição no período menstrual. Estou com 29 anos, nao tenho filhos e me adiantaram que terei que fazer tratamentos para engravidar. Meus ciclos sao de 20 em 20 dias, as vezes um pouco mais. Nos ultimos meses tive cólicas horríveis e precisei ir a emergencia para ser medicada pois o remedio pra dor já nao fazia mais efeito. O que me intrigou foi o fato de numa ecografia transvaginal já identificar que meu ovário direito esta tomado pela endometriose, nem é visualizado na eco, até as medidas sao o dobro do ovario esquerdo que está saudável. Ainda nao me consultei com o especialista que vai e operar. Pesquisei e li que a laparoscopia normalmente é para descobrir os focos da endometriose, no meu caso, já se sabe onde elas estao. Será que há o risco de eu perder parte do ovário por causa dela?
    Agradeço pelos seus esclarecimentos até aqui e no que mais puder me ajudar.

  505. 505
    heinz 

    Desculpe não poder te ajudar muito, mas o seu caso precisa do exame físico e à distância é impossível dizer algo de mais concreto. A maior causa de endometriose é, como te escrevi, o uso do DHEA, mas não é a única causa de endometriose. Ela pode aparecer “do nada” em qualquer mulher. O se prognóstico depende de diversos fatores e só o médico que está ao seu lado é que tem condições de te dizer alguma coisa.

  506. 506
    Tayna 

    Obrigado pelo conselho,gostaria q me informasse se posso tomar fluconazol 150 mg?

  507. 507
    heinz 

    O uso do fluconazol dependerá do “bicho”. Se for um fungo, está indicado, mas desde que haja um acompanhamento médico, pois o fluconazol é uma droga muito tóxica e pode causar sérios problemas hepáticos.

  508. 508
    livia 

    Olá,meu resultado do papanicolau deu alterações reativas benignas.
    O que isso significa????
    Obrigada

  509. 509
    heinz 

    Nada. Apenas inflamação, comum em quase 100% das mulheres adultas.

  510. 510
    zelia regina 

    gentileza analisar meu exame,
    adequabilidade do material – satisfatoria
    Epitelios rep.na amostra – escamoso,glandular , metaplasico
    alteraçoes celulares benignas reativas reparativas inflamaçao
    microbilologia – lactobacilos sp
    atipias em celulas escamosas: lesao intra-eptelial de alto grau (compreendendo neoplasias intra-epteliasi cervivais graus ll e lll)
    obs. sugere-se biopsia do colo JEC p confirmaçao diagnostica.
    Pergunto: há uma outra alternativa , outro exame senao biopsia. é muito serio lesao tipo ll,lll? Obrigada

  511. 511
    heinz 

    Não há outra alternativa. Tem que ser a biopsia. Ainda não é grave, mas se não tratar, só Deus sabe no que pode dar. Volte ao médico.

  512. 512
    zelia regina 

    Olá Dr. fiz a biopsia o resultado foi o seguinte: Macroscopia
    Dois fragmentos irregulares de tecido esbranquiçado e de consistencia macia, medindo em conjunto 0,5 x0,3cm. Material recebido em formalina (1b)

    Microscopia e conclusao
    Biopsia de colo uterino: mucosa de colo uterino da zona de transformaçao exibindo displasia epitelial leve e extensa alteração epetelial coilocítica
    Neoplasia intraepitelial cervical grau l (NIC l) associada a infecçao por HPV. A amostra apresenta tambem area de hiperplasia epitelia de padrao condilomatoso.
    Gentileza analisar e me dizer se é grave , uma vez que nao tenho nenhum sintoma , nunca atrasei uma menstruação, raramente tive colicas e atualmente faço uso do Qlaira.Tenho 38 anos e planejo (planejava ) engravidar ano que vem , aos 39, corro algum risco?Muitíssima agradecida.Parabéns pelo site e rapidez nas respostas.

  513. 513
    heinz 

    Pelo resultado que você transcreveu, parece ter um HPVzinho básico, mas se tratar adequadamente, pode sumir, se o seu sistema imunológico trabalhar direitinho e você não o atrapalhar com desespero, ansiedade, depressão, por causa do resultado. Se todo HPV virasse câncer e matasse, a humanidade já estaria extinta há milênios, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis. Quanto a engravidar, pelo resultado do seu exame não há nenhum impecilho, o único fator a se considerar é a sua idade e condições físicas (hipertensão, função renal, hepática, coração, etc). Faça uma avaliação clínica bem criteriosa antes de engravidar.

  514. 514
    Ana 

    No meu exame deu.bservações: Intenso Exsudato o que quer dizer isso.

  515. 515
    heinz 

    Pode ser secreção de alguma infecção. Volte ao médico.

  516. 516
    Kelly 

    Olá Dr,
    Fiz o exame Papanicolaou e deu o seguinte resultado:
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA: satisfatória (ver nota)
    REPRESENTAÇÃO CELULAR: predomínio de células intermediárias com citólise discreta. Não foram identificadas células da junção escamo-colunar. Neutrófilos frequentes e raros histiócitos.
    MICROBIOLOGIA: flora bacteriana de Doederlein aumentada. Não identificamos protozoários, fungos ou alterações virais.
    ATIPIAS CELULARES: ausentes
    DIAGNÓSTICO DESCRITIVO: esfregaço trófico com alterações celulares de padrão inflamatório/reparativo.

    Estou grávida e gostaria de saber se está tudo normal com meu exame.
    Obrigada,

  517. 517
    heinz 

    Está dentro dos padrões de normalidade para o papanicolau.

  518. 518
    Silvia 

    PAPANICOLAU

    DESCRIÇÃO DA AMOSTRA: AMOSTRA SATISFATORIA PARA ANÁLISE COM REPRESENTAÇÃO DA JUNÇÃO ESCAMO COLUNAR(JEC) COM PRESENÇA DE CÉLULAR ESCAMOSAS E ENDOCARVICAIS.
    EPITÉLIO APRESENTANDO ATROFIA
    FLORA LACTOBACILAR.

    *** (EPITELIO APRESENTANDO ATROFIA????)

    OBRIGADA DESDE JÁ

  519. 519
    heinz 

    Dependendo da s