Infecção e alterações reativas

Alterações reativas nas células são normalmente inespecíficas e independentes do fator causal. A infecção é uma causa comum, mas a reação também segue o trauma e concomitantemente reparação tecidual.

No caso da cérvix o trauma inclui medidas terapêuticas tais como cauterização, diatermia e laser.

Alterações celulares específicas são também vistas as quais alguns casos indicarão o fator estimulador provável. Tais alterações são vistas após radioterapia ou quando drogas citotóxicas ou esteróides foram dados. Infecções por vírus também podem produzir alterações específicas nas células. Além disso, reconhecendo mudanças reativas, é freqüentemente possível identificar o agente infeccioso no esfregaço cervical.

Agentes infecciosos

51. Infecção bacteriana. A flora bacteriana normal consiste de lactobacilos extras foram vistos em 6. Neste campo há uma névoa coccacea densa a qual indica infecção bacteriana, mas a cultura é necessária para identificar o agente responsável. (X 33)

52. Infecção por Gardnerella: células alvo. Esses organismos eram originalmente classificados como Haemophilus vaginalis e foram reconhecidos como causadores de uma variedade específica de vaginites por Gardner e Dukes (1955). Foi mais tarde reclassificado como Corynebacterium vaginalis e agora referido como Gardnerella em tributo ao trabalho de Gardner. Em seu trabalho Gardner e Dukes descreveram células isoladas dispersas através do esfregaço, as quais tinham uma camada sobreposta de coco-bacilos. Estes foram chamados de “células alvo” e quando vistas no esfregaço indicam a presença de infecção por Gardnerella. Contudo, seria sensato confirmar por cultura, como um trabalho de Levison et al. (1979) e que sugere que a associação não é tão segura como foi indicada pelos autores iniciais. (X 160)

53. Grumos bacterianos. Bactérias podem apresentar-se como grumos densos, mas isto não é um achado específico e a cultura é necessária para identificar organismo causador. (X 160)

54. Trichomonas vaginalis. As tricomonas são uma das causas comuns de leucorréia e estão usualmente associados com infecção bacteriana mista, como visto neste campo. A reação à coloração, forma e tamanho destes microrganismos varia, mas neste exemplo eles aparecem como forma de pêras arredondadas com citoplasma cianófilo e núcleo claro, pequeno, alongado e excêntrico freqüentemente referidos como “olho de mongol”. Os flagelos não são vistos em material fixado álcool. (X 160)

55. Trichomonas vaginalis. Em grande aumento este campo mostra mão única tricomona com células intermediárias as quais apresentou um fino halo perinuclear com bordas borradas. Esta é uma reação inflamatória não específica que deve ser distinguida dos halos maiores com bordas bem definidas vistos na coilocitose (ver 127 e seguintes). (X 400)

56.Trichomonas vaginalis: padrão de células inflamatório. Uma tricomoníase é freqüentemente o associado com um padrão celular inflamatório no qual os polimorfos rodeiam as células dando uma aparência de “chumbo grosso” ou “bala de canhão”. Este aspecto tem sido descrito como específico para a infecção por Trichomonas, mas uma aparência similar revista no esfregaço de pós-radiação (113) e deveria ocorrer em algumas infecções bacteriana. (X 62)

57. Trichomonas vaginalis. Ocasionalmente a tricomona tem os grânulos vermelhos no citoplasma como visto no campo. O significado disto não é conhecido. (X 400)

58. Trichomonas vaginalis e Leptothrix. Tricomona são freqüentemente vistas com Leptothrix saprófitas. Neste campo o Leptothrix é visto como umas ramificações finais as quais apresentam-se como uma linha isolada. Eles devem ser diferenciados da Candida. (X 160)

59. Trichomonas vaginalis e herpes. Infecções múltiplas são comuns. Neste campo tricomonas com citoplasma e eosinófilo são vista junto com uma nuvem bacteriana e células mostrando alterações citoplasmáticas causadas pela infecção do vírus herpes (ver 121 e seguintes). (X 160)

60. Candida. Esta é uma infecção por fungos à qual é comum durante a gestação e em mulheres usando contraceptivo oral. Isto causam uma leucorréia espessa, branca, com aspecto de leite coalhado sendo referida coloquialmente como “sapinho”. No esfregaço cervical é preferível identificar ambos, esporos e hifas como o visto neste campo, antes de estabelecer o diagnóstico. A hifas como visto neste campo, são vistas segmentadas e se parecem com uma dupla “linha de trem”. Comparar com Leptothrix em 58. (X160)

61. Candida. Além dos esporos e hifas este campo mostra grupamento de células escamosas. Este pode alertar o escrutinador para procurar pela presença de Candida. (X160)

62. Candida. O grande aumento mostra a morfologia de esporos e hifas mais claramente. Para identificação precisa do tipo de fungo a cultura é necessária. O grupo Candida é achado mais comumente, assim alguns laboratórios usam esta terminologia. Outros preferem ser menos específicos e relatam “vistos esporos de fungos e hifas”. (X 400)

63. Actinomyces. Actinomyces são encontrados em esfregaços de mulheres usando um DIU (Gruppa et. al, 1976). Quando associado com dor pélvis e sangramento irregular poderia ser causa de doença inflamatória pélvica. Nestes casos o DIU é retirado para cultura confirmatória, mas na falta de sintomas é usual a notar o achado sem ação adicional. (X 400)

64. Actinomyces. Um outro exemplo, com borrão de coloração eosinofílica. (X 160)

65. Actinomyces. Confirmação por cultura é difícil a menos que o DIU possa ser removido e feito sua cultura. A aparência morfológica de fios periféricos estendendo de uma área central densa pode ser imitada por uma coleção de fragmentos de restos. Contudo estes são usualmente gram-negativos, enquanto os Actinomyces são Gram-positivos. Este esfregaço corado com Gram mostra uma reação positiva. Neste caso a presença de Actinomyces foi confirmada pela cultura. (coloração Gram, X 620)

66.Chlamydia. Um diagnóstico firme de Chlamydia deve ser feito por cultura (a qual é difícil) ou por resposta antígeno/anticorpo. Em esfregaços cervicais as características morfológicas que causam suspeita de Chlamydia incluem uma reação linfocitária similar à da cervicite folicular. Esta é a apresentação vista neste campo. Além disso, corpos elementares cocóides eosinofílicos livres são vistos no citoplasma finalmente vacuolizado das células infectadas e mais particularmente quando os corpúsculos de inclusão e estão moldados em vacúolos perinucleares. Esta característica não é vista neste exemplo, mas a presença de Chlamydia foi confirmada por imunofluorescência. (Grupta et al. 1979). (X 250)

[Voltar]

804 comentários em “Infecção e alterações reativas”

  1. Olá Doutor!
    Fiz um exame preventivo,cujo resultado busquei hj, soh q ao meu ver, parece inconclusivo. Pois:
    ESFREGAÇO TRÓFICO COM ESTÍMULO PROGESTERÔNICO. FLORA DE DOEDERLEIN.

    OBSERVAÇÃO:
    AUSÊNCIA DE ELEMENTOS REPRESENTATIVOS DE JEC NOS ESFREGAÇOS. AVALIAÇÃO ONCÓTICA PREJUDICADA.
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA: SATISFATÓRIA.
    cORRELACIONAR COM A CLINICA.

    Ou seja, naum entendi nada…
    pois tomo anticoncepcional a alguns anos, sempre o mesmo, meu gineco naum quis mudar (TAMISA 30), e tenho corrimento, que parece ser cândida, pois tem aspecto de leite coalhado e jah passei vários medicamentos intravaginais. METRoNIDAZOL + NISTATINA, mais naum dah resultado. gostaria de saber o q fazer, além de voltar ao gineco rs.

    Grata

    1. Como está escrito no exame: CORRELACIONAR COM A CLÍNICA, você tem que voltar ao gineco para ela comparar o resultado do papanicolau com o que ele encontrar no exame clínico. Nâo tem outra coisa a fazer.

  2. Doutour, tenho duvidas em relação ao resultado de meu Preventivo..e muito nervosa.poderia me esclacer se ha alguma gravidade séria.! Agradeço desde Já.

    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA
    Satisfatória para avaliação oncotica.

    PADRÃO CELELAR
    Celulas intermediarias, superficiais, metaplasicas, algumas profundas parabasais e endocervicais.

    ALTERÇÃOES INFLAMATORIAS
    Muco, leucocitose, histiocitos e flora bacteriana mista com predominio da cocacea.

    ATIPIAS CELULARES
    Metacromasia, citolise e celulas com halo perinucleares.

    CONCLUSÃO
    Inflamatorio- Processo Bacteriano

    OBSERVAÇÃO
    Ausencia de sinais que denotem processo neoplasico.

    estou nervosa pois peguei o resultado hoje e minha proxima consulta ja esta marcada..mais minha ansiedade em saber o que realmente esta acontecendo é grande.
    Brigada Doutor.

  3. Dr. No meu exame papanicolau, deu o seguinte resultado:
    Amostragem epitelial escamosa;
    Microflora: Lactobacilos;
    Alterações relativas: Citólise moderada;
    Outros elementos: Neutrófilos em moderada quantidade, histiócitos em pequena quantidade;
    Conclusão: Citologia com atipias reparativas e/ou inflamatórias. Aguardo sua resposta.

  4. Dr.,fiz Papanicolau em 29/08/2011 e estou muito apavorada pois recebi o resultado do exame em 14/09/2011 que diz o seguinte: exame citopatológico material raspado cervical , diagnóstico esfregaços c/ grupos de celulas de padrão glandular com atipias nucleares.
    sugere: correlação histólica endocervical e endometrial.
    o que quer dizer isso? Só tenho médico em 21/09/2011.
    Desde já agradeço.
    Maria Alice

  5. É a primeira vez que fiz o preventivo. segue o resultado:
    MATERIAL: ESFREGACOS ECTOCERVICAL E ENDOCERVICAL ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA Satisfatoria para avaliacao oncotica. PADRAO CELULAR Celulas intermediarias, superficiais, algumas metaplasicas e endocervicais. ALTERACOES INFLAMATORIAS Muco, leucocitose, histiocitos, hemaceas e flora bacteriana mista. ATIPIAS CELULARES Pseudoeosinofilia, celulas com halos perinucleares e citolise. CONCLUSAO Inflamatorio Acentuado – Processo Bacteriano OBSERVACAO Ausencia de sinais que denotem processo neoplasico.

    Dr. poderia me esclarecer???Grataaa

    1. Está QUASE dentro da normalidade. Talvez você tenha alguma infecção por bactérias. Leia os demais comentários. O seu caso já foi esmiuçado “aos montes” e volte ao médico para tratar a bactéria.

      1. Qndo fui fazer preventivo, não deu, pq pelos sintomas estava com candidiase e ouvi a drª dizer q tinha mt muco vaginal e não conseguiu coler.Tratei tem uns 2 meses…os sintomas não voltaram. Será q essa infecção seja decorrente disso? E o tipo de infecção citada no preventivo é tratada com medicação??Pq só volto na drª semana q vem…confesso q fiquei um pouco preocupada!
        Desculpa te amolar um pouco mais.Rs
        Grataa

  6. doutor o resultado do meu exame saiu hoje. gostaria de saber do senhor se esta tudo bem comigo…

    TIPOS DA AMOSTRA:
    CONVENCIONAL

    AVALIAÇÃO PRÉ – ANALÍTICA:
    AMOSTRA ACEITA

    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA:
    ESCAMOSO E GLANDULAR

    ADEQUABILIDADE DO MATERIAL:
    SATISFATÓRIO

    DIAGNÓSTICO DESCRITIVO:
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS CARACTERIZADAS POR
    INFLAMAÇÃO MODERADA

    MICROFLORA:
    LACTOBACILLUS SP INTENSAMENTE DESENVOLVIDA.
    FUNGOS MORFOLOGICAMENTE CONSISTENTES COM CANDIDA SP

    CONCLUSÃO:
    NEGATIVO PARA CÉLULAS NEOPLÁSICAS

    COMENTÁRIO:
    CITÓLISE MODERADA.

    obrigadaaaa :D

  7. Dr. Heinz,

    Meu exame preventivo deu o seguinte resultado – Microorganismos: flora bacteriana cocos/ Alterações celulares: inflamatórias em células escamosas.

    É caso de medicação ou é normal?

    1. Está dentro da normalidade. Quanto a necessitar de algum tratamento farmacológico, só o seu médico é quem pode dizer, pois ele é quem te examinou e está diante do caso.

  8. oi fiz o papanicolau e constou no meu nivel hormonal AVALIAÇÃO PREJUDICADA PELA FLORA
    e na conclusão constou INTENÇO PROCESSO INFLAMATORIO oq sera isso é algum problema grave?
    me ajudem por favor
    desde ja agradeço.

    1. Leia os demais comentários, pois este assunto já foi discutido exaustivamente aqui. Tudo o que você está perguntando já foi respondido “aos montes”.

  9. Dr.meu exame preventivo deu o seguinte resultado: celulas endorcevicais tipicas;celulas endometriais ausentes; élulas não epiteliais leucócitos e histócitos; alterações celulares benignas inflamatórias reativas.flora bacteriana padrao lactobacilar sem citolise.o que será Dr.?

  10. Olá, boa noite, to muito preocupada com meu resultado, poderia me ajudar a entender? desde ja agradeço…
    DESCRIÇÃO GERAL

    Diversos Neutrófilos]Esfregaço constituído por celulas superficiais e intermediárias.
    Presença de células cilindricas do tipo endocervial.
    Presença de células metaplasicas..
    Moderada alteração inflamatória..

    AGENTE MICROBIOLÓGICO
    Flora lactobaciliar(Doderlein)
    Presensa de hifas de candidida sp

    CONCLUSÃO:
    NEGATIVO PARA MALIGNIDADE NO MATERIAL EXAMINADO .AKTERAÇÃO CELULARES BENIGNAS.CANDIDÍASE

    OBSERVAÇÃO:
    Amostra satisfatoria para avaliação

    To muito preocupada, o que devo tomar, o que devo fazer, essas coisas tem cura? se puder me mandar por e-mail imagens eu serei ainda grata..Obrigado por nos ajudar..Abraço !

  11. Meu resultado foi Alterações inflamatórias discretas, Flora bacilar sem citólise, metaplasia escamosa madura, celular endocervicais presentes na amostra, esfregação trófico, citologia inflamatoria…
    o que isso quer dizer Dr?
    Obrigada

  12. boa tarde, estou preocupada fiz o exame o resultdo foi.

    adequalibilidade do material
    satisfatoria

    epitelios representados na amostra.escamoso

    alteraçoes celulares benignas reativas ou reparativas.inflamaçao
    outras causas.leves

    microbiologia.
    lactobacilos sp, outros.citolises

    conclusao negativo para neoplasia

  13. Oi Dr, tudo bem ?
    Fiz um Exame Citopatologico do colo Do Utero estou Preocupada Pois só irei Levar para o Médico Só no Mês 10, e o resultado Foi :
    Adequalidade do Material : Satisfatoria
    Epitélios Representados na Amostra : Escamoso,Glandular.
    Alterações Celulares Benigmas Reativas ou Repararivas : Inflamação,
    Microbiologia : Bacilos Supracitoplasmatico (Sugestivo de Gardnerella/Mobiluncus).
    Negativo para Neoplasia.

  14. oi dr fiz um Exame Citopatologico e o Resultado foi Epitelios Representados na amostra: Escamoso,Glandular. Dentro dos Limites da normalidade no material examinado.
    Microbiologia Cocos,Bacilos.
    Obrigado.

  15. Olá! Dr.Fiz o exame citologico e o resultado deu isso:PRESENÇA DE CITÒLISE LACTOBACILAR DISCRETA. fiz tbm uma colposcopia e minha médica disse q estou com uma ferida e vou ter que fazer uma cauterização.mas ainda ñ recebi o resultado da colposcopia.Será q é alguma coisa muito grave.Estou com medo de fazer essa cauterização, É dolorido?.Estou com muitas duvidas.E pq que depois dessa cauterização tenho q ficar de repouso.Me responda por favor!!!!Desde já agradeço.

    1. CALMA! Cauterização dói menos que uma boa cólica (daquelas de se contorcer toda). O repouso é necessário para evitar sangramentos e também, para que não doa depois. Se for só o que você escreveu e só a ferida que a médica viu, não tem nada de desastroso em você. Só uma feridinha indescreta e metida a besta.

        1. Dificilmente HPV se manifesta através de feridas. Geralmente ele é silencioso, só detectado pelo papanicolau, que levanta a suspeita pela presença de coilocitose, e pela captura híbrida. Sua ferida não tem muita chance (quase nenhuma) de ser de HPV.

          1. Obrigada doutor por estar tirando minhas duvidas!!!!E tenho outra duvida rsrsrsrs descupa ta tomando o seu tempo é q são tantas as dividas so vou voltar a minha médica no mes q vem e mesmo assim sempre acabo esquecendo de perguntar…O que pode ter causado essa ferida no meu utero?No dia q fiz o exame minha médica falou q tenho q beber muita agua…Séra q é por isso por eu ñ tomar agua q causou essa ferida????Desde já agradeço mais uma vez!Tenha um bom dia.

          2. Provavelmente a ferida tenha como causa alguma infecção mal tratada ou mal curada na infância, Especilmente quando você era bebê, quando este tipo de coisa passa despercebido por causa do uso de fraldas.

  16. doutor tomei injeçao de mesigina por 2 anos , faz sete meses que eu nao mestruo,fui fazer o preventivo e deu isso
    escamoso , glandular
    alteraçoes celulares bengnas reativas ou reparativas;inflamaçao
    microbiologia; sugestivo de gardinerela,mobiluncus

  17. Dr, me ajude..
    Apareceu isso no meu exame e estou achando q estou grávida.. Se eu estiver pode ter algum problema para meu bebe???Achava q como minha vagina ficou acida por causa da infecção eu n conseguiria engravidar, mas tudo indica q estou

    DADOS CLÍNICOS:

    Paciente 28 anos, sec. fétida com prurido.

    Método de coloração: Papanicolaou.

    DESCRIÇÃO CITOPATOLÓGICA:

    Esfregaço contendo células superficiais, intermediárias e endocervicais co-

    lunares com sinais inflamatórios acentuados.

    Presença de pseudohifas de fungos sugestivas de Candida sp.

    Flora bacteriana mista.

    Neutrófilos (++).

    Hemácias (+).

    Muco (+).

    Ausência de trichomonas, alterações virais e clamidiais.

    Citologia oncótica negativa.

    CONCLUSÃO:

    Esfregaço inflamatório acentuado, contendo bactérias e fungos.

  18. dr, o meu exame deu
    citologia inflamatória
    Presença de células” clue cells”
    Flora basteriane cocobacilar
    JEC nao representada
    Nao foram encontradas células malignas no material examinado

    Eu procurei algumas coisas na internet e fiquei meio preocupada, qdo eu consultei minha médica disse q encontrou uma bactéria me deu Cartrax e dois comprimidos em dose única, esse exame foi feito antes de usar esses remédios, é possível q já esteja tuo bem?

    1. É possível que esteja tudo normal, mas o corrimento não desaparece do dia para a noite. Como ele é uma reação do organismo, ele pode demorar bastante para desaparecer. O único remédio é a velha e boa PACIÊNCIA! Não tem outro. Pelo resultado do exame, além da infecção, você só tem inflamação, que é a coisa mais comum em mulheres.

  19. gostaria muito de uma explicação e ficaria muito grata, tenho 31 anos e a pelo menos 16 anos vivo no ginecologista, tenho uma feridinha do colo do utero da qual não consigo me livrar, ja fiz umas 4 cauterizações e uso pomadas quase todos os meses, muito raro um mes em q não seja necessario, meu colo uterino vive inlamado.

    meu exame Colpocitologia

    Amostra Citológica:Satisfatória para leitura
    Muco: +++/++++
    Piocitos:+++/+++
    Hemácias:+/+
    Células Epiteliais: de bordas dobradas esparsas.
    Vacúolos Citoplasmáticos: presentes
    Metacromasia: presente
    Cariomegalia:Presente
    Outras Observações: Metaplasia escamosa. Células Epiteliais endocervicais reativas.
    Flora bacteriana: bacilar moderada
    Conclusão: Inflamatório Acentuado

    1. Talvez você teve alguma infecção de infância que cronificou ou criou células de memória reativa em seu sistema imunológico. Candidíase costuma provocar feridas difíceis de curar. Pergunte para sua mãe se você não teve corrimento na infância. Quando a reação é imunológica é difícil de acabar com ela, mas também ela é benigna. Não será ela que acabará com sua vida. Incomodará bastante, mas não passará disso.

      1. Muito obrigada pela explicação, fico feliz por existir um site assim, muito bonito o trabalho de vcs, me tranquilizou bastante prq sempre tive na cabeça que isso em uns anos viraria um cancer de colo de utero, bom continuarei o tratamento…

  20. COLPOCITOLOGICO
    Coloração por Papanicolaou
    LOCAL DA AMOSTRA: Ectocérvice e endocérvice
    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória, com presença de células da junção
    escamo-colunar
    CONSTITUIÇÃO CELULAR:
    Células escamosas superficiais Freqüentes
    Células escamosas intermediárias: Numerosas
    Células glandulares endocervicais: Freqüentes
    Polimorfonucleares Freqüentes
    Histiócitos Raros
    Hemácias: Freqüentes
    MICROORGANISMOS: Microbiota lactobacilar
    CONCLUSÃO:
    SISTEMA DE BETHESDA/2001 ASC-US (células escamosas atípicas), favorável à infecção
    por HPV.

    Será que seria necessário repetir o exame? Ou fazer um exame mais completo?

    1. Talvez, note bem, TALVEZ, você tenha HPV. O melhor é fazer mais exames (captura híbrida, biopsia, etc). Nem sempre um resultado de NIC I é HPV, ou mesmo é NIC I. Pode ser uma reação inflamatória muito intensa. Volte ao médico.

  21. Prezado Dr.
    Estou preocpada com meu exame, me ajude, por favor:
    AVALIACAO DA AMOSTRA
    Satisfatoria para avaliacao diagnostica. Ausencia de representacao citologica
    da juncao escamocolunar.
    MICROBIOLOGIA
    Flora bacilar
    AVALIACAO HORMONAL
    Avaliacao prejudicada devido a alteracoes inflamatorias.
    DIAGNOSTICO
    Negativa para celulas neoplasicas. Presenca de alteracoes inflamatorias acentu
    adas. Sugere-se repetir o exame apos tratamento.
    OBSERVACAO
    Esfregaco purulento
    Se eu estiver grávida, posso fazer o tratamento normalmente e n terá nenhuma complicação?
    Obrigada pelo excelente trabalho desenvolvdo nesse site.

  22. Oie doutor, fiz o exame preventivo e olha o que deu:

    Quaalidade do material: satisfatoria
    descrição microscopica: epitelios encontrados: escamoso
    microorganismos identificados: flora mista

    conclusão: atipias em céulas escamosas: lesão escamosa intraepitelial de baixo grau (LSIL – BETHESDA)

    sinonimias: neoplasia intraepitelial escamosa cervical grau 1 (NIC 1 – RICHART);
    displasia leve – OMS;
    padrão citologico sugestivo de efeito citopatico por HPV

    observação: a literatura mostra que estas lesões podem ser reversíveis em 60%, e sua possivel etiologia viral deve ser confirmada atraves de metodologia molecular.

    diagnóstico: alterações celulares benignas reativas ou reparativas;
    imflamatório acentuado

    pode me ajudar, dizendo o que significa?

    1. Provavelmente você tenha HPV. Eu escrevi PROVAVELMENTE. Não estou lhe garantido. Precisa fazer exames específicos para detecção do vírus e sua classificação. Volte ao médico.

        1. Tem cura, sim. Depende do seu sistema imunológico e de sua vontade de se curar. A depressão, o medo, a ansiedade, são os maiores inimigos do sistema imunológico. Se você tiver, de fato HPV, tenha vontade e não se desanime ou se desespere, pois seu sistema imunológico pode acabar com ele facilmente. Pouquíssimas mulheres tem complicações por causa do HPV.

          1. HPV não é câncer. É apenas um vírus como o vírus da gripe, do sarampo, da rubéola, etc. Quem tem que curá-lo é o seu sistema imunológico. Existem fármacos antivirais que, além de caríssimos, são muito tóxicos e perigosos, usados apenas em casos extremos.

    1. Herpes é uma coisa, um vírus, e HIV é outra coisa, outro vírus. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Vá ao médico e peça exame específico para HIV, se você está com alguma dúvida.

  23. Boa Noite Dr.
    Estou preocupada com o resultado do exame de Colposcopia, por favor me explique:
    Há dois anos tenho este resultado:

    Jec Labio Anterior : Não visualizado
    Labio Posteiror: Não Visualizado
    Zona de Transf. Tipica: Ausente
    Zona de Transf. Atipica: Ausente
    Teste de Schiller: Negativo
    Biopsia dirigida: Não
    Colposcopia: Insatisfatoria (Por Jec não identificada)

    Meu Papanicolau é classe 1

    Estou no aguardo de seu parecer. Muito obrigada.

  24. Dr.,fiz a colpocitologia,no entanto fiquei sem go e gostaria de saber se este resultado é normal (principalmente a presença de sangue abundante) :

    Presença de celulas epitelio pavimentoso com alterações reactivas minimas, algumas celulas metaplasicas sem atipias.
    Não se observam celulas com caracteristicas de malignidade.
    Negativa para lesão intraepitelial ou neoplasia maligna.
    Bethesda: NILM
    Papanicolau: Classe I
    Nota: Presença de sangue abundante

    Grata pela atenção dispensada

  25. Dr., estou com um problema sério!Eu tenho 28 anos e vida sexual ativa, há dois anos que não consigo me livrar de uma candidíase, fiz tratamento com remédio dose única e pomada vaginal durante sete dias, já fiz uso de óvulo, já fiz um tratamento com remédio manipulado durante seis meses, mas nada adianta. Fico bem durante uns dois meses no máximo após o tratamento,em seguida os sintomas reaparecem. A minha ginecologista disse que poderia ser diabetes, porém fiz um hemograma e minha glicose está normal(86. Mudei de médica e o diagnóstico é o mesmo, realizei um preventivo e o resultado apresentou as seguintes definições: Microflora: Lactobacilus spp acentuada, citólise leve, muco filamentos raros e processo reacional bacteriano leve. O que preciso fazer para ficar bem? Ajude-me!!!

    1. Ou a cândida cronificou, ou você pode estar com algum rebaixamento imunológico. O tratamento que você está fazendo é o de rotina, não foge disso. Outra coisa: se você tem vida sexual ativa, seu parceiro fez o tratamento? Se ele não fez, é ele quem está te devolvendo a “encrenca”.

  26. Ola doutor fiz meu preventivo e o resultado foi o seguinte:
    Epitelios representados na amostra; Escamoso,Glandular
    Alterações Celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inflamação,
    Microbiologia: Bacilos supracitoplasmaticos (sugestivo de Gardnerella/mobiluncus)
    Negativo para neoplasia
    O que isso quer dizer? É grave,por favor doutor preciso de uma luz.
    Eu nunca tive nada,sempre faço preventivo e sempre normal, este ano deu esse resultado,e também estou com um corrimento que nunca tive e com odor.
    Estou apavorada. Me ajude!!
    Desde já muito obrigado!!

    1. Signifca que você tem uma inflamação, comum em mulheres adultas. Não tem nada de grave. O corrimento com odor pode ser alguma infecção por bactérias ou fungos e este precisa tratar. Volte ao médico.

  27. boa tarde dr. em maio fiz um papanicolau e deu como resultado:efeito citopatico sugestivo de hpv-lesão escamosa intra-epitelial de baixo grau.
    repeti agora dois meses depois e deu como resultado:1-ciente do exame anterior;2-não encontramos alterações celulares por virus do tipo hpv nesta amostra.
    o sr. por favor poderia me esclarecer,obrigada fico no aguardo.
    att. ana

    1. O que aconteceu com você é exatamente aquilo que já escrevi centenas de vezes aqui. Seu sistema imunológico eliminou o vírus, nada além disso e não aconteceu nenhum erro de laboratório e muito menos nanhum milagre de santo algum. Apenas o seu sistema imune fez, direitinho, o trabalho dele.

  28. Boa tarde Dr.!

    Meu exame de papanicolaou o reusultado é o seguinte,

    Céculas escamosas metaplasicas
    Flora bacteriana mista, candida sp
    Classe II
    Alterações celulares benignas por agente especifico
    Esfregaco parcialmente obscurecido pela presença de intenso exsudato inflamatório

    Desde ja agradeço pela atenção!

    1. Signifca que você tem uma inflamação, comum em mulheres adultas. Não tem nada de grave, mas tem uma candidíase que precisa tratar. Volte ao médico.

    1. A contaminação pode ter acontecido no material, após a coleta. Isso não é nada raro, ou também pode ser por contaminação fecal, por areia que penetrou no intróito, mas não tem nada de grave. O melhor é repetir o exame.

  29. Boa tarde !!!!

    No meu exame diz
    ADEQUACAO DA AMOSTRA
    :
    SATISFATORIA.

    ELEMENTOS EPITELIAIS
    :
    ESFREGACO(S) CONSTITUIDO(S) POR CELULAS SUPERFICIAIS E INTERMEDIARIAS COM ALTERACOES INFLAMATORIAS. PRESENCA DE CELULAS GLANDULARES ENDOCERVICAIS
    ALTERACOES CELULARES
    :
    ATIVACAO NUCLEAR.
    MICROFLORA
    :
    FLORA DE BASTONETES. EXSUDATO MODERADO.
    CONCLUSOES
    :
    POUCAS CELULAS COM ATIVACAO NUCLEAR. INFLAMATORIO LEVE.
    OBSERVACAO
    :
    SUGERIMOS CONTROLE COLPOCITOLOGICO PARA MELHOR AVALIACAO DA ATIVACAO NUCLEAR.

    Oque significa ?????????????????

  30. Oi Dr., eu fiz tbem a colposcopia, mas como o meu retorno ao médico é somente em setembro, estou preocupada. Gostaria de saber se este resultado é normal ou não.
    Paredes vaginais: róseas, com areas arrendondadas e avermelhadas, com vascularização hipertrófica na superficie, difusamente distribuidas
    Muco cervical: opaco
    Endocervice: relevo papilar. Vascularização tipica.
    JEC: localiza-se exatamente na região do orificio externo do colo uterino (“0”)
    Ectócervice: Zona de Transformação Normal caracterizadas por algumas ilhotas de epitélio glandular. Vascularização Tipica.
    Outros aspectos: Observam-se várias areas arrendondadas, vermelhas, por vezes pouco elevadas em relação ao plano da mucosa, distribuidas difusamente.
    Teste de Schiller:negativo no colo e nas quatro paredes vaginais.
    Grata
    Luciana Martins

    1. Signifca que você tem uma inflamação, comum em mulheres adultas. Não tem nada de grave. Se houvesse alguma coisa de grave, o laboratório já teria te avisado e notificado a sua médica.

  31. Dr. fiz um papanicolau e deu negativo para lesao intra-epitelial e flora normal, porém deu alteraçoes celulares reativas associadas com inflamaçao, incluindo processo reparativo sem atipias.
    o que isso significa? O medico viu o exame rapidamente e disse que estava tudo bem. Nao vi esta descriçao no momento da consulta para questioná-lo sobre esta inflamaçao.
    Li em outros sites que pode ter ligaçao com o periodo menstrual em que foi feito o exame… isso procede?
    grata

    1. Citólise é destruição da célula e acontece quando as células velhas morrem para dar lugar à células novas, ou então quando há alguma infecção, mas não é nada de grave.

  32. Dr. Gostaria de saber o que significa esse resultado do meu papanicolau

    Avaliação Amostra: Satisfatoria para avaliação diagnostica
    Microbiologia: Flora Bacilar
    Avaliação Hormonal: Prejudicada devido alterações inflamatorias
    Diagnostico: Negativa para células neoplásicas.
    Presença de alterações inflamatórias acentuadas. Sugere-se repetir o exame após tratamento
    Observações: Esfregaço Purulento
    Grata
    Luciana

    1. Provavelmente você tem alguma infecção por bactérias, nada de mais grave, mas tem que tratar esta infecção, pois se cronificar, aí… Volte ao médico.

  33. Boa tarde,
    meu exame papanicolau deu o seguinte:
    Células superficiais: moderado
    Células intermediárias: abundante
    Células profundas: ausente
    Células endocervicais: ausente
    Células endometriais: ausente
    Neutrófilos: escasso
    Histiócitos: ausente
    Hemácias: ausente
    Citólise: abundante
    Muco: ausente
    Avaliação da amostra: satisfatória
    Atividade estrogênica: moderado
    microorganismos: flora vaginal representada por lactobacillus sp
    Observações: ausência de alterações celulares. negativo para células neoplásicas.
    Conclusão: citologia normal. papanicolaou classe I

  34. Dr. alguns anos atrás precisei fazer uma cirurgia de retirada do útero, tive endometriose e foi eliminada, mas agora depois de alguns anos voltei a fazer alguns exames de dosagem homonal e de endometriose. Segue o resultado para o sr. dar uma olhada.
    Exame: LH (Hormônio Luteinizante) –
    Método: Quimioluminescência (LA)
    Valores obtidos: 2,90 mUl/mL
    Exame: FSH (Homônio foliculo estimulante)
    Método: Quimioluminescência (LA)
    Resultado: 2,52 mUl/mL
    Exame: Progesterona Planmática
    Método: Quimioluminescência (LA)
    Resultado: 21,80 ng/mL
    Exame: Estradiol (E2)
    Método: Quimioluminescência (LA)
    Resultado: 264,1 pg/mL
    Exame: CA-125
    Método: Quimioluminescência (LA)
    Resultado: 76,9 U/mL
    Gostaria de saber se estes resultados demonstram menopausa precose, pois eu estou somente com 40 anos? Eu fiz a retirada do útero quando eu tinha 33 anos. De três meses para cá tenho sentido muita irritabilidade, nervosismo, e vontade intensa de chorrar, essa alteração tem alguma coisa a ver? A endrometriose está em grau muito elevado de acordo com o resultado do exame que eu descrevi acima? Gostaria doutor de saber como eu devo proceder.
    Obrigada!

    1. Exames laboratoriais são apenas adjuvantes do diagnótico e só tem validade junto com outros exames e, por isso, é melhor você procurar o seu médico para fazer um bom exame físico e outros que ele julgar necessários.

  35. Muito obrigada Dr. HEINZ!
    Realmente a cabeça é td!
    É que me assustei muito com o ca papilífero da tireóide ano passado e foi um choque essa suspeita de asgus-adenocarcinoma…Entendi em relação ao assassinato dos sptzs..rs, e pesquizando sobre vi algo em torno de que o diu pode mimetizar o adenocarcinoma….sei que é insistência, mas com sua experiência sobre, me diga, o sr, acha que pelo descrito nas celulas com tantas atipias tem chance de ser provocado pelo diu? ou ta mais mesmo pra adenocarcinoma? E ele aparece assim rápido? devido ao HPV que tive? Mas que nunca mais apresentou sinais? pq nem corrimento com mau cheiro….não tenho. Me desculpe, e vou procurar mesmo ajuda pra melhorar a cuca..rs
    Muitíssimo obrigada e que jesus lhe ilumine e te guarde nessa linda carreira que escolheu…ecom o detalhe que percebi o sr. é franco e contra essa corja mafiosa da industria farmaceutica associada com “profissionais” extremamente capitalista.

    1. Giovanna:
      Que eu saiba, e já sou formado há 17 anos, não existe asgus, mas sim ASC-US. O US mostra que é uma sigla norte-americana, do sistema Bethesda de classificação citológica. O que se designa sob esta sigla geralmente é achado benigno e sem gravidade. Se apareceu asgus no seu exame, ou é erro de digitação ou tem alguém inventando moda.

  36. Só complementando tive cancer de tireóide, mas estou com esperançaas de estar curada.E estou ansiosa, pois esse segundo resultado colhido do preventivo só sai quarta-feira que vem. OBRIGADA!

    1. Ter esperança de se curar, é a melhor atitude que você pode tomar Ter vontade e encarar o problema apenas como mais um em sua vida, sem dar-lhe importância, mas não descuidando do tratamento, já é praticamente 70% da cura.

  37. Dr.
    Em primeiro lugar parabéns pelo trabalho de levar um alívio a todos que o procuram através da disposição de seu tempo em prol das pessoas que estão ansiosas pelos diagnósticos.
    Dr. estou realmente em altíssimo grau de ansiedade, não durmo e me alimento direito desde esse último resultado de colpocitologia. Tenho 38 anos, tive hpv com 23, fiz cauterização e 3 colposcopias anuais, preventivos semestrais, pq sou muito preocupada e até hj td normal sempre negativo. Ano passado fiz preventivo duas vezes sendo normais. Uso diu há quase 8 anos, intercalei com mirena,que não deu certo e voltei para o de cobre há 1 ano 8 meses. Andei tenho um pouco de corrimento devido ao diu. O resultado do exame preventivo foi:
    Ausênica de parasitas e inclusões clamidiais.
    Alterações celulares: Presença de celulas glandulares com cariomegalis, anisocariose, núcleos irregulares, hipercorados, por vezes obrepostos.
    Conclusão: ESFREGAÇO ONTENDO ATIPIAS EM CELS. GLANDULARES DE SIGNIFICADO INDETERMINADO “ASCUS”-favorecendo adenocarcinoma.
    Dr. entrei em pânico, pq nunca tive alteração nenhuma e emmenos de um ano aparecer adenocarcinoma? A minha gineco, disse q a citologista é recém formada e preferiu retirar o diu imediatamente e coletou nova amostra, que aproveitou o cérvix estar aberto e mesmo com sangue com a retirada do diu me pediu pra levar em outro laboratório com uma patologista experiente de sua confiança.
    Dr, no dia anterior da coleta da primeira prevenção eu tv querendo já mesntruar, tanto q no mesmo dia a noite desce, não sei se tem a ver uma interferência no exame e sua interpretação. Mas pesquizando na net vi q o certo sería ASGUS, por ser cels glandulares e não ascus. Estou mal, poz tive um carcinoma papilífero ano passado com ablaçao de iodo, e por isso não esperava. Minha gineco disse pra eu ter calma que pode ser uma inflamação que o diu causou e um falso positivo pra este câncer. Desculpe tantos detalhes, e mas uma vez muito obrigada!

    1. Fico com a opinião da sua médica. O diu de cobre é eletrogênico, cujo mecanismo de ação é na base do assassinato espermático por eletrocução, ou seja, é como se os espermatozóides sentassem em uma cadeira elétrica, o que pode causar alterações celulares mais intensas que as comumente encontradas. Outra coisa muuuuiiiittttoooo mais importante: se você se deixar levar pelo medo, pela ansiedade e pela depressão. Se deixar a desesperança tem abater, você acabará desenvolvendo um câncer, mesmo sem tê-lo. Câncer não é doença. Ele é igual à AIDS, apesar de não ser adquirido e nem transmitido. E uma falha do sistema imunológico que deixa de reconhecer as milhões de células indiferenciadas e anômalas que o organismo produz todos os dias e a depressão, a ansiedade e o MEDO DE MORRER são os principais causadores do câncer. Levante a cabeça e TENHA VONTADE DE VIVER, senão você não irá longe. Você mesma se “matará”. O maior inimigo de uma pessoa é ela mesma, ou seja é a sua própria cabeça. Se estiver difícil “segurar a cuca”, procure um psicólogo.

  38. Boa tarde doutor!

    meu exame deu o seguinte: Esfreagaço contendo células superficiais, intermediárias e endocervicais colunares com sinais inflamatórios acentuados.
    Neutrófilos ++
    Presença de alterações segestiva de ação viral.
    No material não há representação da JEC e endocérvice.

    1. Não colocaram se há coilocitose? Ação viral não se dá apenas por HPV. Existe também o herpes. Sugiro fazer novo exame e em outro laboratório, pois este laudo está meio “fraquinho”

  39. O que fiquei insegura dr. é porque nao tenho relacao a 15 anos e achei que o meu exame deveria dar tudo normal, ou seja, sem nada, nem mesmo inflamação. Obrigada pela sua resposta e atençao, e desculpe meu desespero :)

  40. Dr. Já escrevi duas vezes…desculpe minha insistência, mas estou realmente muito preocupada. O que faço para obter a respostta. Preciso fazer algum cadastro ou coisa assim?!!? Por favor me oriente!!
    Obrigada e desculpe escrever novamente.

  41. Dr. Mandei um comentário ontem e estou esperando a resposta, por favor, é que estou preocupada com isso. Quero me tratar logo se for preciso.
    Abraços.

    1. Não respondi antes porque fiz três noites seguidas de plantão no hospital em que trabalho, mas sossega, você não tem praticamente nada, pelo que você escreveu no comentário.

  42. Boa noite!

    Fui ao médico hoje levar os meus exames e no resultado do exame deu:
    Epitélio representados na amostra: Escamoso
    Alterações Celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inglamação
    Microbiologia: Lactobacilos sp, Candida sp.
    A médica disse que está tudo bem e que não preciso tomar medicamento nenhum e se quiser posso refazer o exame daqui a dois meses. Fiquei um pouco insegura com a meditada tomada pela médica. Posso ficar tranquila, não tenho nada mesmo, ou devo procurar outro médico? Qual séria a sua resposta a um exame com este resultado?

    1. Você não tem nada. Inflamação é a coisa mais comum em mulheres e que atire o primeiro absorvente a mulher que disser não ter inflamação, pois ela começa lá no início da puberdade. Lembra-se daquele corrimento gosmento e sem cheiro, que às vezes te causava assaduras? Com ele é que começou a sua inflamação. Você tem cândida, mas se a médica não te deu nada, é porque a “bicha” não está ativa. Sossega.

  43. Meu exame deu:
    Epitélio representados na amostra: escamoso
    Alteração celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inflamação
    Microbiologia: Lactobacilos sp, candida sp.
    Conclusão: Negativo para neoplasia.

    A minha médica disse que está tudo normal e não me deu nenhum medicamento, posso confirma, ou devo procurar outro médico? Fiquei meio insegura!!!

  44. Dr,

    Apliquei crevagin durante os sete dias, no sexto e setimo dia tive enjoo. No dia apos o setimo dia, tive colicas (tive como fosse diareia) e verifiquei que saiu um pouco de creme com sangue da vagina. Algo a esclarecer ou devo comunicar ao meu medico?

    abçs e obrigada,

    Thaisa

  45. Dr fiz um exame há alguns dias atrás e o resultado foi neisséria. fui numa ginecologista e ela me falou que eu estava com gonorréia. Ela deu um tratamento para meu marido e eu tomarmos. Porém diante das negativa de neu marido, antes de começar a tomar o remédio eu fui a outro laboratório e refiz o exame. Após a coletade sangue e secreção vaginal,eu tomei o remédio. Todos os exames deram negativos. HIV, Sífilis, clamídia, e inclusive a neisséria. Agora estou querendo saber se existe algum exame que eu posso fazer para ter certeza se o meu primeiro exame estava errado

    1. Se você já fez o tratamento não é mais possível fazer outro exame para confirmar ou refutar o primeiro, mas mesmo assim, converse com um bom advogado, pois cabe uma ação de dano moral pelo sofrimento emocional que te causaram e ainda, pelo atentado à honra do seu marido (se realmente ele não “pulou a cerca”).

  46. Boa tarde Dr.

    Meu resultado de colpocitologia deu:

    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: SATISFATÓRIA
    MICROBILOGIA: FLORA BACILAR
    AVALIAÇÃO HORMONAL: AVALIAÇÃO PREJUDICADA DEVIDO ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS.
    DIAGNOSTICO: NEGATIVA PARA CELULAS NEOPLASICAS. PRESENÇA DE ALTERAÇÕES CELULARES REATIVAS OU REPARATIVAS EM CÉLULAS ESCAMOSAS.

    No aguardo de uma resposta, obrigada.

    Karina

  47. BOA NOITE!!

    DR.PODE ESCLARECER ESTE EXAME POR FAVOR!
    ESFREGAÇOS CONTENDO CÉLULAS SUPERFICIAIS, INTERMEDIÁRIAS E ENDOCERVICAIS COLUNARES COM SINAIS INFLAMATÓRIOS ACENTUADOS.
    pRESENÇA DE CÉLULAS ESCAMOSAS QUERATINIZADAS, COM HIPERCROMATISMO NUCLEAR.
    FLORA LACTOBACILAR.
    NEURÓFILOS ++.
    AUSÊNCIA DE FUNGOS E TRICHOMONAS.

    CONCLUSÃO: ESFREGAÇO INFLAMATÓRIO ACENTUADO, PRESENÇA DE CÉLULAS ESCAMOSAS QUERATINIZADAS, COM HIPERCROMATISMO NUCLEAR.

    NOTA:SALVO MELHOR JUÍZO CLÍNICO, SUGERIMOS CONTROLE CITOLÓGICO.

    PODE ME DIZER DR. O QUE SIGNIFICA ISTO POR FAVOR!?

    AGUARDO RESPOSTA.
    COM MAIOR URGÊNCIA!!

    OBRIGADO!

  48. DR. fiz um exame que deu o seguinte resultadoesfregaço eutrófico de padrão intermédio-superficial apresentando material endocervical observa-se leves alterações inflamatórias de origem inespecifica leucocitos ++ muco++ ausencia de fungos, trichomonas, gardnerella vaginalis, alterações virais e clamidias citologia oncótica negativa.
    Clonsusão Processo inflamatorio de grau leve auencia de malignidade classe II queri entender isto
    Desde já agradeço

  49. minha esposa fez um exame que deu o seguinte resultado lesão intra epitelial escamosa de alto grau(nic2) biópsia . gostaria que pudessem tirae minha duvida, obrigado

  50. Boa tarde, Dr.,fiz o meu preventivo que apresentou o seguinte resultado:

    Elementos Acompanhantes..: Leucócitos polimorfonucleares
    Histiócitos
    Padrão Celular Epitelial.: Células superficiais e intermediárias
    Alterações inflamatórias regenerativas
    Células endocervicais
    Elementos Inflamatórios (Microflora)..: Flora de bacilos de Döderlein (moderada)
    Conclusão Diagnóstica….: Aspecto citológico inflamatório (classe II)
    Diagnóstico Final……..: Colpite inespecífica
    Avaliação Hormonal…….: Avaliação prejudicada devido a alterações morfotintoriais celulares
    Obs1.: Sistema BETHESDA-2001.

    Dr., será que estou com HPV?Fiquei desesperada e ainda estou, minha consulta está marcada, mas até lá fico muuito preocupada e não consigo pensar em nada a não nesse exame!

    Desde já, agradeçoo pela ajuda!

    1. Pelo que você escreveu, não tem nada de anormal neste exame. Está dentro dos limites da normalidade. NÃO TEM HPV, pelo que você escreveu. Calma Tatiana!

        1. Ah, Dr., só mais um detalhe e importante, antes de eu fazer o preventivo, no dia da coleta, minha ginecologista viu uma pequena ferida em meu útero, por isso o motivo do meu nervosismo com o resultado do preventivo!Será que com esse detalhe agora, pode ser HPV?
          Muiitoo obrigada, desde já!

          1. Não, mas apenas com um exame físico se pode ter certeza. Só voltando ao seu médico para tirar sua dúvida.

  51. Boa noite Dr.Fiz o meu preventivo que apresentou o seguinte resultado:
    Conclusão – Alterãções celulares benignas – Inflamação leve.
    Fiz a coleta do material no mesmo mês em que tive um aborto, o resultado pode ter alguma coisa a ver com este fato?
    Desde já agradeço.

    1. O resultado não tem nada a ver com o aborto. Você está dentro da média das mulheres. Inflamação é o achado mais comum em mulheres e começa lá na puberdade, com aquele corrimento esbranquiçado, gosmento e sem cheiro, lembra-se dele? Ali começou a sua inflamação, sendo ela consequência do seu amadurecimento genital. Este é o preço que as meninas pagam para se tornarem mulheres. Já expliquei o porquê disso em vários comentários.

  52. Dr fiz o papanicolau e deu o seguinte resultado:
    Escamoso, glandular, metaplásico; Alterações celulares benignas, associadas a inflamação; Bacilos supracelulares (Gardnerella). Fiz tb a pesquisa de Papilomavirus humano (HPV) por captura híbrida e deu o seguinte resultado: Positivo RLU/PC 79.74; Presença de DNA-HPV grupo de alto risco oncogênico.
    Estou muito preocupada nunca tive problemas e agora deu HPV, estou apavorada, o que devo fazer? A minha médica disse que não a nada a fazer, apenas aguardar seis meses para refazer os exames. Me ajuda!

    1. CAAALLLMMMMA! Seu sistema imunológico está combatendo o “bicho” e por isso deve-se esperar os seis meses para fazer novos exames e ver a evolução. Ver se seu sistema imunológico está mais ou menos ativo e daí partir para algum procedimento ou não. Se você não se acalmar, você poderá criar uma doença grave, pois a cabeça é o maior inimigo do corpo. Com ansiedade, irritabilidade de pressão o sistema imunológico para de funcionar e aí o HPV toma conta de vez. Se todo HPV causasse câncer e matasse, a humanidade já estaria extinta, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis.

  53. Fiz exame e o resultado foi:
    Microbiologia: Flora Bacilar
    Aval. Hormonal: Esfregaço eutrófico
    Diagnóstico: Negativa para células neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em células escamosas

    O que significa isso?

  54. Dr fiz o papanicolau e deu o seguinte resultado:

    Colpocitologia Oncótica
    (Método: Coloração de Papanicolaou)
    Material citológico constituido por células
    intermediárias e superficiais isoladas ou frouxamente
    agrupadas, apresentando alterações de natureza
    inflamatória leve, dispostas em meio a leucócitos
    escasso muco e flora de lactobacilos desenvolvida.
    Presença de células glandulares endocervicais.
    CONCLUSÃO:
    1 – NEGATIVO PARA MALIGNIDADE.
    2 – PADRÃO CITOLÓGICO INFLAMATÓRIO LEVE.
    3 – FLORA LACTOBACILAR.
    4 – AUSÊNCIA DE PARASITOS.
    COLORAÇÃO: PAPANICOLAOU

    Tem algo para me preocupar pois o retorno será apenas dia 26/08?

    Att

  55. Olá Dr!

    Em 21/10/2010 Fiz o exame: Citopatológico Cervical e/ou Vaginal c/ o seguinte resultado:

    ADEQUAÇÃO DA AMOSTRA: Interpretação da amostra satisfatória
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS:
    – DE NATUREZA INFECCIOSA: Fungos morfologicamente consistentes com Candida sp
    – DE NATUREZA REATIVA: Associadas à infecção
    ALTERAÇÕES DE CÉLULAS EPITELIAIS:
    – DE CÉLULAS ESCAMOSAS: Ausência de anormalidades de células escamosas
    – DE CÉLULAS GLANDULARES: Ausência de anormalidades de células glandulares
    – OUTRAS ANORMALIDADES: Ausentes

    Foi passado um creme vaginal, que não me recordo o nome.

    EM 02/06/2011 repeti o mesmo exame que teve o seguinte resultado:

    ADEQUAÇÃO DA AMOSTRA: Interpretação da amostra satisfatória
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS:
    – DE NATUREZA INFECCIOSA: Ausentes
    – DE NATUREZA REATIVA: Associada à inflamação inespecífica
    ALTERAÇÕES DE CÉLULAS EPITELIAIS:
    – DE CÉLULAS ESCAMOSAS: Ausência de anormalidades de células escamosas
    – DE CÉLULAS GLANDULARES: Ausência de anormalidades de células glandulares
    – OUTRAS ANORMALIDADES: Ausentes

    E, minha médica passou um creme chamado: Ginomax p/10 dias.

    O resultado melhorou? Se sim, por que é indicado a medicação?

    Desde já agradeço sua atenção.

    1. No segundo exame a infecção não apareceu mais, ou seja, melhorou. Quanto aos porquês da prescrição, isso não tenho como te dizer nada. Volte ao médico e converse com ele.

  56. Bom dia DR.
    Fiz uma Colpocitologia oncotica.
    e deu o seguinte:
    Avaliação da amostra:Satisfatória
    Epitélios representados:Escamoso
    Avaliação citológica:Processo inflamatório moderado.
    acentuada reação leucocitária.
    Avaliação microbiológica:Presença de bacilos,presença de cocos.
    Avaliação Hormonal:Padrao trófico
    Conclusão:Amostra negativa para células malignas.
    Desde já agradeço pela atenção

  57. Dr.Pode esclarecer meu exame por favor?? A minha consulta ainda vai demorar e quero uma luz! Resultado do exame: Epitélios representados na amostra – Escamoso, Glandular.
    Alterações celulares – Inflamação. Microbiologia – Cocos.
    Está dentro do padrão de normalidade??? Sou casada e queremos um bebê a meses e ele ainda não veio… pode ser algo relacionado à esse exame?! obrigada.

    1. Está dentro dos padrões de normalidade e sua dificuldade em engravidar não está relacionado com este resultado. Muitas vezes a mulher se desespera pensando ser estéril quando, na verdade, a culpa é do homem. Se outros exames (ecografia, hormônios, físico) seus derem normais, desconfie do seu parceiro. Mande ele ao médico fazer um espermograma (isso só para começar). Não basta apenas o homem ejacular em quantidade. Tem que ter qualidade e algumas alterações nos espermatozóides, como por exemplo, astenozoospermia, azoospermia, comprometem a fertilidade masculina. Astenozoospermia é quando o espermatozóide se mexe muito devagar e azoospermia é quando ele está completamente imóvel.

  58. Olá Doutor,

    Por favor, fiz meu exame de rotina de colpocitologia oncotica. Dr. gostaria de saber se está tudo Ok ou se estou com alguma infecção. Já tive HPV há 7 anos atrás e fiz cauterizações para curar e nunca mais voltou até hoje.
    Obrigada desde já, Walquiria

    O resultado do exame foi:

    Avaliação da Amostra: Satisfatória para avaliação diagnóstica
    Microbiologia: Flora Bacilar
    Avaliação Hormonal: Avaliação prejudicada devido a alterações inflamatórias
    Diagnóstico: Negativa para celulas neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em células escamosas
    Observação: Presença de Citólise e Esfregaço Purulento.

    1. O esfregaço purulento pode indicar uma infecção por fungos ou bactérias e não por vírus. Parece que seu HPV “já era”, pois se não apareceu coilocitose no laudo, é porque o seu sistema imunológico já acabou com ele.

  59. Dr. Por favor me tire mais uma dúvida. No dia que meu médico colheu material para fazer o preventivo, me receitou o creme vaginal Takil para cândida, pois estava com mto corrimento. Acabei não usando, pois não estava sentindo nada, só o corrimento. Agora acredito que é cândida mesmo, pois apareceram mais alguns sitomas da mesma (coceira, ardor, etc). Usando esse creme vaginal além da candidíase resolve também o problema da cervicite que constou no papanicolau ou o tratamento é outro?

    1. O creme não resolve a cervicite, até porque a cervicite é crônica e causada pelas transformações que você sofreu ao passar de menina à mulher. A cervicite começa no momento em que aparece o corrimento da puberdade (leucorréia fisiológica), causado por morte das células infantis pelo aumento da acidez vaginal que irrita o tecido inteiro e causa a inflamação chamada de cervicite e que te acompanhará pelo resto da vida. Isso nem é doença. Trate a cândida e faça seu parceiro tomar os remédios que seu médico mandou, senão ele te devolve a encrenca.

  60. Boa noite! Por favor gostaria de ajuda.
    Em julho/2010 fiz a colposcopia que deu o seguinte resultado:

    Epitelios; escamoso – glandular
    Alterações celulares benignas; inflamação
    Microbiologia; bacilos
    Atipias em celulas escamosas; LESÃO INTRA-EPITELIAL DE BAIXO GRAU (COMPREENDO EFEITO CITOPLÁTICO PELO HPV E NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL CERVICA)

    Obs: Cariomegalia. Hipercromatismo. Halo Perinuclear.

    *****************

    Logo após, engravidei e não pude fazer o tratamento. Na época o médico disse que precisava de uma cauterização. Não fiz por causa da gestação.

    Não repetí mais o exame. Hoje na consulta pós-parto (dei à luz há 3 meses) ela olhou esse exame antigo e pediu para repetir o exame. Já marquei.

    Mas fiquei bem preocupada, pois ela disse que hpv esta associado ao câncer.
    E não entendí absolutamente NADA do que eu tenho.
    Estou com medo e gostaria somente de maiores esclarecimentos. (Falta isso da parte dos médicos, conversar com o paciente sabendo que ele é LEIGO não entende termos técnicos…)
    Parabéns pelo site.
    Obrigada, Luciana.

    1. Se todo HPV virasse câncer, a humanidade não existiria mais, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis, assim como gripe e humanos. Se a gripe matasse tanto quanto os medicos dizem que HPV vira câncer, não estaríamos aqui, “teclando” neste momento, pois não existiria mais ninguém na face da terrra. Existe um risco de HPV se transformar em câncer? Existe, sim, da mesma forma como existe o risco de uma gripe se converter em uma pneumonia fatal, mas É RIsCO! É probabilidade. Usei o exemplo da gripe porque, assim como o HPV, ela também é causada por um vírus. A grande maioria dos médicos parece que não estudou imunologia no curso de medicina e/ou sequer ouviram falar em sistema imunológico e saem por aí apavorando todo mundo. O que existe na classe médica é um corporativismo criminoso e tendenciosos, associado à mídia sensacionalista e também à indústria farmacêutica hávida de lucro, e cujo objetivo é incutir, através do medo e do bioterrorismo, que tudo no mundo depende da supervisão, da permissão e da aprovação médica. Se continuar desse jeito, logo os médicos obrigarão os casais a contrarem-nos até para supervisionar, in loco (no momento e local) suas relações sexuais. Calma, Lu! Se você se apavorar e entrar em depressão, você prejudicará seu sistema imunológico e aí sim, seu HPV poderá se tornar um câncer. Faça um bom tratamento, de preferência com um médico não tendencioso, e esfrie a cabeça. HPV é apenas mais um vírus para os soldados do sistema imunológico terem que “esquentar a cabeça”, quer dizer, o núcleo das células de resposta imunológica.

  61. Gostaria de entender o resultado do meu exame. Só consegui marcar meu médico pra setembro.
    CONCLUSÃO: esfregaço de padrão hipotrófico com alteração celulares de natureza inflamatória (cervicite). Isso pode ser por ter tido um bebê a 7 meses ou poder ser doença sexualmente transmissível? Como posso saber? Grata.

    1. Metaplasia significa transformação. Células metaplásicas são células maduras resistentes ao pH ácido da vagina e colo. Isso é decorrente do desenvolvimento feminino e não é doença.

  62. Bom dia
    Gostaria de exclarecer as minhas dúvidas.
    O meu exame veio assim:
    Colpocitologia: Material não especificado.
    Esfregaço apresentando celulas intermediárias e superficiais com alterações inflamatórias, metacromasia, halo perinuclear, pseudoeosinofilia. Metaplasia escamosa. Celulas endocervicais com alterações inflamatórias.Elementos associados: leucocitos, histiocitos, muco. Flora Mista. Avaliação oncótica-Conclusão: Processo reacional bacteriano. Ausencia de malignidade.
    Aguardo resposta.
    Obrigada

    1. Está normal, do ponto de vista oncológico, ou seja, não tem sinais de câncer, mas parece ter uma infecção. Se você tem corrimento, volte ao médico para tratá-lo. Infecções bacterianas não são graves, se tratadas. Se não tratadas podem causar lesões (feridas) que PODEM (não necessáriamente. Pode não acontecer nada), com o tempo. se cronificar e evoluir para algo mais sério.

  63. Fiz o exame do papa e deu isso:

    Constituido por moderada quantidade de polimorfonucleares neutrófilos,alguns degenerados.
    Células,a grande maioria,das camadas intermediárias,com alterações por processo inflamatório.
    Quadro hipoestrogênico.
    Processo inflamatório.
    Ausência d células metaplásicas e/ou endocervicais.
    Negativo pra células neoplásicas no presente material.
    Classe II d Papa
    Quadro citológico dentro dos imites da normalidade com alterações celulares reativas e/ou reparativas.
    O q significa tudo isso,estou com algo grave.
    bjos

    1. Está tudo bem. Note que está escrito “Quadro citológico dentro dos imites da normalidade com alterações celulares reativas e/ou reparativas” e isso significa que você não tem nada de grave, apenas a fiel e companheira inflamação.

  64. BOA NOITE GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA ESTE RESULTADO DE PAPANICOLAU POIS NÃO ENTENDI ESTE É O RESULTADO
    ELEMENTOS EPITELIAIS:CELULAS ESCAMOSAS

    MICROFLORA:FLORA BACTERIANA BACILAR

    CONCLUSOES:CLASSE II DE PAPANICOLAOU
    ALTERACOES CELULARES BENIGNAS INFLAMATORIAS NAO ESPECIFICAS.

  65. Boa tarde!
    Gostaria de entender um pouco do meu exame:
    Conclusão: negativo para células neoplásicas
    Epitélio trófico
    Comentarios: Não foram visualizadas alterações celulares de papiloma virus humano, nos esfregaços cérvico-vaginais examinados.

  66. COLPOCITOLOGIA C25390/11
    Material…….: colo
    Tipo da Amostra: Citologia Convencional

    INFORME CLÍNICO: –

    Adequabilidade da Amostra:
    Satisfatória.

    Características Celulares:
    Esfregaços apresentando predomínio de células intermediárias e superficiais.
    Presença de células endocervicais colunares e metaplásicas.

    Microbiologia:
    Presença de lactobacilos.
    Neutrófilos (++).

    Parasitas:
    Ausência de fungos, Trichomonas, inclusões virais e/ou alterações de Chlamydia.

    Alterações Celulares:
    Citologia oncótica negativa.

    Conclusão:
    Esfregaço apresentando alterações celulares benignas: inflamatório moderado.

    O que este resultado significa… É resultado de um exame da minha namorada.
    Desde já, Mt obrigado.

    1. Foi ela que pediu para você fazer esta pergunta? Ela está ciente e de acordo? Se não, ela deverá conversar com o médico dela e em particular. Ética é ética e lei é lei. “Aja Lex” (cumpra-se a lei).

  67. Dr. gostaria que interpretasse o meu exame PAPANICOLAU.
    Exame citopatologico ecto/endocervical e vaginal oncótico e parasitário (papanicolau, citol)
    Método: coloração papanicolau conferência
    Amostra satisfatória para análise com representação da junção escamo colunar (jec)
    Presença de células escamosas e endocervicais
    Flora: raros lactobacilos
    Presença de vários leucócitos
    Conclusão: Negativo para lesão intraepitelial e malignidade para amostra analisada.

  68. DOUTOR, GOSTARIA QUE O SENHOR ME AJUDASSE COM O RESULTADO DO MEU EXAME PREVENTIVO POIS ESTOU DESESPERADA.
    MATERIAL-VAGINAL,ECTO E ENDO
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA SATISFATORIA PARA AVALIAÇÃO ONCOTICA (O QUE É ISSO?)
    PADRÃO CELULAR.CELULAS INTERMEDIARIAS,SUPERFICIAIS,ALGUMAS METAPLÁSTICAS E ENDOCERVICAIS.
    ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS.ALGUNS LEOCÓCITOS E FILAMENTOS DE LACTOBACILOS VAGINALIS.
    ATIPIAS CELULARES.PSEUDOEOSINOFILIA E CITOLISE MODERADA
    CONCLUSÃO.INFLAMATÓRIO MODERADO
    OBS.AUSENCIA DE SINAIS QUE DENOTEM PROCESSO NEOPLÁSICO.

    AGUARDO SUA RESPOSTA .DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO.
    ADRIANA COELHO

  69. Fiz uma exame de papa nicolau e estou preocupada,deu presença de componetes da J.E.C / Z.T oq isso quer dizer??
    Eu já tive HPV será que voltou dinoov???

    1. J.E.C / Z.T significa Junção-Escamo-Colunar/Zona de Transformação. A JEC é uma região do colo do útero. Se não houver outras anotações no seu exame, como por exemplo, coilocitose, você não tem nada de grave.

      1. Só uma dúvida, já que sempre o sr pede p ler as explicaçoes anteriores.O meu resultado deu zona de transformação exibindo displasia epitelial leve e extensa alteração epeitelial COILOCÍTICA,(e o sr disse que não é nada grave) que deriva , acredito, de coilocitose, e esta o sr diz ser grave. É normal dentro do diagnóstico conjunto ou específico p o caso citado?.Obrigada.

        1. Zelia:
          Coilocitose e alteração epitelial coilocítica é a mesma coisa. Se este resultado for seu, talvez, note bem, TALVEZ, você tenha HPV. Quando eu digo que não é grave é porque TODOS os humanos tem um sistema imunológico que os defende dos agentes agressores e cabe ao seu sistema imunológico dar combate ao HPV. Aqui mesmo no site, em um determinado comentário, uma mulher disse que algum tempo atrás fez exame e deu NIC e um ano depois, ao repetir o exame, tinha desaparecido. Isso não foi nada mais que a ação do sistema imunológico dela que eliminou o vírus. HPV é um vírus como a gripe e que tem uma frequência de complicações bem menor que a própria gripe. Enquanto o vírus da gripe tem uma letalidade entre 1 e 4%, sendo de evolução rápida, geralmente menor que uma semana, o HPV tem uma letalidade menor que 1% e ainda, é de longa evolução, levando mais de 15 ou 20 anos para aparecer alguma coisa mais séria. O que mais mata no HPV é a cabeça das mulheres que se apavoram e acabam atrapalhando o sistema imunológico. A depressão é o maior inimigo do sistema imune. Se você está com HPV, levante a cabeça e enfrente o bicho com muita vontade de viver que seu sistema imunológico acabará com ele em até dois anos. Se estiver difícil, procure um psicólogo.

          1. Mai uma vez obrigada. Eu estou tranquila sim, eu tenho paixao pela vida o problema é que sou muito curiosa,mas me cuido na mesma proporção. Muitíssimo obrigada, DEus lhe proteja. Abraço.

  70. Caro Dr.

    Estou preocupada pois o resultado do meu exame de cultura vaginal diz:
    gardnerella vaginallis;neste momento estou tentando engravidar e estou fazendo os exames para saber, isso pode dificultar o processo .Grata.

    1. É só um indicativo de infecção vaginal, nada de grave. Volte ao médico para tratar o bicho que está te parasitando. Infecções não tratadas podem causar salpingite e outras infecções genitais internas e aí, sim, dificultar a gravidez.

  71. Boa noite Dr.?
    O resultado do meu exame foi o seguinte:
    COLPITE MICOTICA
    CERVICITE
    FLORA BACILAR
    ESFREGAÇO TROFICO
    MODERADA REAÇÃO INFLAMATORIA
    OBRIGADO

    1. Você tem uma infecção por fungos, apenas isso. Volte ao médico para tratar, pois não é grave. Seu parceiro também terá que tomar os remédicos.

  72. Dr. tenho 29 anos moro no interior fiz o meu exame em outra cidade e não tive a oportunidade de levar o resultado para a medica avaliar pos tinha que retornar para a minha cidade a trabalho.
    O diagnosticofoi seguinte:
    Adequabilidade do material: satisfatoria
    Epitelios representados na amostra: escamoso,glandular,metaplásico
    Alterações celulares benignas reativas ou reparativas: inflamação, metaplasia escamosa imatura, outras causas celulas escamosas reativas.
    Microbiologia: Lactobacilos sp, bacilos supracitoplasmatico(sugestrivo de gardnella/mobiluncus.
    Peço que me ajude a descobrir o que tenho e o devo fazer diante de tal situação já tinha feito outras vezes esse exame e o medico me receitou secnidazol e creme vaginal de metronidazol e eu tomo a medicação meu parceiro tera que tomar também.
    Obrigada, e aguardo sua resposta.

    1. Você tem inflamação, coisa mais comum em mulheres. Quanto aos cremes e comprimidos, talvez haja uma pequena infecção e neste caso, seu parceiro tem que tomar sim, pois senão, ele te devolverá a infecção.

  73. olá Dr!!Já fiz duas cauterização e minha ginecologista disse q faria uma 3°dependendo do resultado de minha citologia.
    o Resultado foi esse:

    Laudo Descritivo:
    vaginal:inflamatorio
    Ectocervical:inflamatorio
    Endocervical:inflmatorio

    conclusão:
    Negativo para celulas neoplasicas

    Observação:
    Processo inflamtorio.Anotar celulas de repari e metaplasia epidermoide.Diagnostico hormonal prejudicado pela inflamação!
    Microflora:
    Bacterias

    Baseado nesse resultado terei q fazer outra cauterização?Vale slientar dizer q sinto ardencia(dores)na relação sexual,e estaca com colceira na parte externa da vagina,tenho corrimento um pouco amarelado será q é candidiase?

  74. Olá Dr.! Estou muito preocupada fiz o exame papanicolau e a médica me pediu uma biopsia com anomatopatologia física,na concluão do preventivo deu:lesão intra-epitelial de baixo.Ela disse que estva associado ao HPV.Receitou um creme vaginal para ser usado durante 7 dias o CREVAGIN,mas com 2 dias de uso sentir cólicas abdominais,diarréia e irritação local com sensação de queimação,então no 3º dia parei de usar por que diz que é suspender o uso e além disso minha mesntruação chegou no 3º dia que iria utulizar o creme vaginal.
    A médica disse que o resultado do meu exame era compativel com HPV.
    Estou lendo a respeito,HPV PODE SER ELIMINADA DO ORGANISMO Tem tratamento que elimina o vírus?
    Sempre tive muita cólica isso tem haver com HPV?
    O que faço em relação ao uso da pomada? Minha consulta é no próximo mês.
    Quando o exame de preventivo diz que pode ser HPV E QUE EXISTE UMA LESAO INTRA-EPITELIAL DE BAIXO GRAU,QUAL É O OUTRO DIAGNÓSTICO PROVAVEL EXCETO O HPV?

    ESTOU CHEIAS DE DÚVIDAS!
    Obrigada!!!!

    1. Suspenda o creme até voltar à médica. Quanto a ter cólicas frequentes, não tem nada a ver com HPV. Quanto à eliminação do HPV pelo organismo, te respondo com uma pergunta: para que serve o seu sistema imunológico? Só para causar alergias? Claro que não. Ele existe justamente para dar combate à estes bichos. Mulheres e HPV convivem desde o gênesis e a humanidade ainda não se extiguiu. Se todo HPV causasse câncer e matasse, não existiria mais seres humanos sobre a terra. Fique “fria”. O seu organismo pode bloquear do desenvolvimento deste vírus.

  75. Bom dia Dr.

    Se eu estiver com HPV e for ficar um ano fora do Brasil? É possível? Existem pomadas, ácidos que posso levar para tratamento??
    Obrigada Dr.

    1. Você tem que ir ao médico, pois para sair do Brasil carregando fármacos na bagagem precisa das competentes e correspondentes prescrições dos mesmos, senão ficarão retidos na alfândega. Converse com seu médico.

  76. Olá Doutor!
    Tenho 49 anos e minha menstruação não vem há 2 meses.Fiz pccu e o resultado foi “Halo perinuclear” com a conclusão “esfregaço inflamatório”.Tenho muita dificuldade em ir ao médico, pois dependo do posto de saúde pública.Mas o médico disse que eu precisava de uma cauterização e o fez.E, passou “secnidazol” para eu e meu parceiro tomarmos e um creme vaginal, que segundo ele é antibiótico.Estou preocupada, pois a partir daí, passei a sentir cólicas.Há 10 meses havia feito outro preventivo(no posto)e deu “Gadernerela” e tomei também “secnidazol” junto com o meu parceiro.Ele chega a se aborrecer dizendo que eu estou com o problema e ele também tem que tomar o remédio que amarga a boca.Minhas dúvidas:
    1.O procedimento do médico com a cauterização e somente esses remédios, foram corretos?
    2. O meu parceiro sempre tem que tomar remédio junto comigo?
    3.O segundo resultado é em consequência do primeiro?
    4. Qual o próximo passo que devo dar, já que não posso voltar com o mesmo médico?
    Obrigada doutor e por favor responda-me.Fique em paz.
    Cristina Santos

    1. Comentar um resulado de exame é uma coisa, mas avaliar procedimento médico não é possível neste espaço, pois envolve questões éticas e legais. Se você está em dúvida quanto ao procedimento feito e com a conduta do médico, procure outro médico ou entre em contato com o Conselho Regional de Medicina de sua região. Geralmente são estes os passos que você seguiu, os mais comuns em seu caso e o parceiro sempre tem que tomar os remédios, pois senão ele te devolve a “encrenca”, pois passa de um para o outro. A infecção você pode ter pego por contato com roupa contaminada, água de piscina o até do próprio banho, e ele pegou de você nas relações.

  77. Boa noite Dr.?
    O resultado do meu exame foi o seguinte:
    Células superficiais: frequentes
    Células intermediárias: abundantes
    Células endocervicais: frequentes
    Neutrófilos: frequentes
    Alterações inflamatórias: leve
    Citolise: leve
    Bacilos de doberlein: abundantes
    Bacilos: frequentes

    O restante do exame os resultados foram ausentes e raros para os outros seguimentos.
    Por favor, me ajude a entender, pois ainda tenho outros exames para fazer e vou demorar algumas semanas para voltar a ginecologista.
    É só mesmo uma alteração inflamatória leve?
    Muito Obrigada, Liza.

  78. Oi Dr…
    Fiz um exame de papanicolau e o resultado foi o seguinte:

    Epitélios representados na amostra:
    -escamoso
    -glandular (não inclui o epitélio endometrial)
    -metaplásico

    Avaliação do trofismo:
    -normotrófico

    Diagnóstico descritivo:
    -alteraç~es celulares benignas associadas com:
    -inflamação
    -citólise

    Microbiologia:
    -cocos
    -bacilos supracitoplasmáticos (sugestivos de gardrella vaginalis/ Mobiluncus sp)

    Conclusão
    -alterações reativas benignas

  79. Oi Dr…
    Fiz um exame de papanicolau e o resultado foi o seguinte:

    Epitélios representados na amostra:
    -escamoso
    -glandular (não inclui o epitélio endometrial)
    -metaplásico

    Avaliação do trofismo:
    -normotrófico

    Diagnóstico descritivo:
    -alteraç~es celulares benignas associadas com:
    -inflamação
    -citólise

    Microbiologia:
    -cocos
    -bacilos supracitoplasmáticos (sugestivos de gardrella vaginalis/ Mobiluncus sp)

    Conclusão
    -alteraç~es reativas benignas

    Poderia me ajudar por favor pois estou preocupada e minha medica verá meu exame somente no fim do mês

  80. rsrs… esqueci de mencionar no comentário anterior que também estou com corrimento com coloração amarelo esverdeado ficando mais escuro em alguns dias e que quando tenho a coceira chego a ferir.
    Obrigada.

  81. Dr. boa noite!
    Tenho 37 anos e fiz um exame de preventivo, o material foi o Colpocitologia, a UM 01/06/2011 e o laudo foi o seguinte:
    Esfregaço apresentando descamação intermediária-superficial.
    Presença de várias células endocervicais e metaplásicas.
    Verifica-se moderado número de neutrófilos.
    Flora mista (coco e bacilos)
    Não form observados fungos, protozoários, assim como inclusões virais ou do tipo Chlamydia.
    Negativo para células displásicas ou neoplásicas.
    Conclusão:
    Esfregaço com alterações reativas/ inflamatórias.

    A médica até olhou esse resultado, mas me falou sobre a “flora mista”, que não era nada pra preocupar.
    Até nem me receitou nenhum tratamento pra esse resultado.
    Só que me queixei com ela sobre coceira e estou um pouco preocupada… pode me ajudar a ficar tranquila?
    Obrigada desde já!

  82. Fiz um enxame deu;epitelios escamoso,glandular,metaplasico.inflamacao e outras causas acentuadas microbiologia lactobacilossp cocos bacilos.Fiz a uns 5 anos a tras uma CAF,tenho corrimento bem amarelado chega a ser bem grosso como se fosse pus,isso me persegue pois nao uso anticontraceptivos tambem nao consigo engravidar,estou com medo e cheia de duvidas por favor me ajude.

    1. Você tem inflamação, comum em praticamente todas as mulheres. Quanto ao corrimento, precisa fazer cultura de secreção para ver se há algum parasita. Procure o seu médico.

  83. Boa noite Dr.

    fiz um papanicolau e deu material representado por esfregaços eutróficos constítuidos por quantidade moderada de células superficiais, cianófilas e eosinófilas, ao lado do predomínio de células intermediárias, além do muco abundante e em blocos amorfos, raros histiocitos, pequena quantidade de leucocitos neutrófilos e flora bacilar (bacilos de Dordelein).

    Dr estou com medo que seja HPV, pois estou com algumas bolinhas ou verrugas na parte externa da vagina..
    Pode ser HPV ou alguma outra doença Dr? Por favor, me responda, estou em desespero e daqui um mês vou vaiajar..

    Mto obrigada!

    1. Pelo resultado que você colocou acima, não parece ser HPV, mas pode ser herpes, especialmente ser forem bolinhas cheias de líquido transparente que estouram e ardem bastante. Quando há HPV, aparece coilocitose no laudo e você não escreveu este termo na sua pergunta,. portanto, não tem cara de HPV.

      1. Obrigada Dr.

        Acabei de fazer uma Vulvoscopia, agora tenho que aguardar o resultado, mas espero que não seja HPV. Se for, eu tenho condições de ir viajar e permancer durante um ano fora do Brasil??

        Estou desesperada, ja tenho tudo feito para a viagem e não sei o que fazer..
        Me ajuda Dr.

        Obrigada

        1. Nicole:
          Você pode viajar e ficar fora algum tempo, mas tem que tratar. Comece o tratamento já, por aqui mesmo e tente continuá-lo no país que você for. Não pense no pior, até porque você nem sabe se é HPV e ainda, se HPV matasse, a humanidade estaria extinta, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis e também, para que serve o seus sistema imunológico? Pense nisso e pare de de se achar um “peru de véspera”.

  84. Dr. comecei com conceiras, corrimento com cor diferente, dor na hora das relações.
    Fiz tratamento com Gin. e a dor diminiu mas o resto dos sintomas voltaram.
    Tive um episódio de dor e urgencia para urinar e bem como sangue (pouco) que logo parou.
    Após este episódio consultei um urologista o qual solicitou os exames a baixo:

    * CULTURA PARA MICOPLASMA E UREAPLASMA:
    a) M. hominis (em UTC)….: negativa
    b) U. urealyticum (em UTC): negativa
    UTC = Unidade Trocadora de Cor
    —————————————————————————
    * CULTURA DE CONTEUDO VAGINAL E/OU CERVICAL
    CULTURA: Houve desenvolvimento de microrganismos proprios
    da microbiota normal do material analisado
    BACTERIOSCOPIA (Gram):muito(a)(s) cocos gram-positivos isolados, aos
    pares e agrupados, raro(a)(s) bacilos
    gram-positivos, raro(a)(s) bacilos gram-negativos
    A FRESCO………….: Ausencia de fungos e protozoarios moveis
    OBSERVACOES: pouco(a)(s) polimorfonucleares
    —————————————————————————
    Chlamydia PCR. Ainda nao saiu o resultado
    —————————————————————————
    – É algo sério, grave?
    – Podes me esclarecesse a respeito do exame de cultura de conteúdo vaginal?
    – O tratamento é facil?
    (eu e meu namorado eramos virgens quando tivemos nossa primeira relação).

    Obrigada Dr.

    1. Muitas mulheres apresentam sintomas de cistite (dor/ardor ao urinar) logo no começo de uma gravidez. Calma! Não estou dizendo que você está grávida, mas numa dessas… O corrimento pode ser por mudança no epitélio intravaginal, comum em diversas fases da vida a mulher e que apareceu agora, coincidindo com as primeiras relações de ambos. O sangue saiu da vagina ou na urina? Se foi na urina, pode ser até um cálculo renal que desprendeu e está parado na bexiga ou na uretra. Procure sua ginecologista, além de continuar o segmento com o uro.

  85. Acabei de pegar o exame de Papanicolau, porém minha médica só poderá me atender daqui 1 mês, e eu estou anciosa para entender o significado deste exame.

    Tipo de amostra: convencional
    Celulas endocervicais: presentes
    Flora microbiana: lactobacilos

    GENITOSCOPIA:
    1-Colposcopia : colo de volume normal
    JEC: junção escamo colunar -1/-1
    OEFT
    Teste de Schiller…iodo claro na ectopia
    2- Anuscopia: NORMAL
    3- Vulvoscopia : Normal

    Resultado: Colpocitologia Oncotica REATIVO/REPARATIVO

    Desde já agradeço pela atenção

  86. Ola fiz um exame de papanicolau e nao estou conseguindo consulta com minha medica, gostaria de saber se eu tenho alguma coisa que seja urgente!
    resultados
    amostra nsatisfatoria
    intermediarias +++
    superficiais++
    endocervicais +
    parabasais-
    neutrofilos +
    estudo microbiologico bac.doederlein
    alteracoes epiteliais reparativas ou reativas( leves alteracoes inflamatorias)
    classe II papanicolau

    Conclusao
    esfregaco intermedio-superficial eutrofico com leves alteracoes celulares inflamtorias.

    aguardo resposta

  87. Olá, doutor! Eu gostaria de engravidar, estou tentando a um tempo e não consigo no final do ano passado descobri q estava com uma ferida no colo do meu útero e fiz uma cauterização e nesse mês q passou resolvii procurar o médico e fazer os exames necessários. Meu preventivo deu o seguinte resultado:
    * DESCRIÇÃO DOS ELEMENTOS EPITELIAIS:
    Esfregaço constituido por:
    celulas epiteliais Escamosas superficiais e intermediarias em predominio.
    Celulas Endocervicais: Presente

    **Descrição dos elementos não epiteliais:
    Leucocitos: Numerosos
    Histiocitos: raros
    Muco filamentoso: Raros

    **Microbiologia: Flora bacteriana Bacilar

    **Conclusão:
    Processo reacional bacteriano acentuado

    NEGATIVO para lesão intra-epitelial escamosa e/ou malignidade.
    Papanicolou II.

    E, aí doutor? você acha que o qye eu tenho pode estar prejudicando, o desejo de engravidar?
    Desde de já,
    Agradeço!

  88. Fiz exame e o resultado foi:
    Epitelios representadosa na mostra: Escamoso, Glandular
    Microbiologia: bacilos, candida sp
    Diagnóstico: Negativa para células neoplásia. Presença de alterações celulares Benignas reativas ou reparativas: Inflamacao.

    O que significa isso?
    E qual o tratamento?

  89. fiz o exame papa nicolau e o resultado foi satisfatorio ,escamoso Alteraçoes celulares benignas reativas ou reparativas processo inflamatorio moderado.

  90. A flora Gram positiva: microbiota abundante de bastonetes Gram pos. longos e delgados. Raros cocos Gram pos. isolados
    A flora Gram negativa: raros bastonetes Gram neg.

    Essa é a segunda parte do exame.
    Muito obrigada!

  91. Olá Dr.
    Já a algum tempo estou com um corrimento branco, de odor característico. Fui a gineco e esta me requeriu um exame bacterioscópico, pelo fato dos sintomas serem e inespecíficos e obtive o seguinte resultado:
    CÉLULAS EPITELIAIS DE DESCAMAÇÃO: abundantes, algumas em citólise
    PIÓCITOS: moderados
    LEVEDURAS: ausentes
    MUCO: abundante
    FIBRINAS: abundantes

    Tenho sentido incomodo vaginal e algumas dores durante a relação. O que pode ser isso? Estou muito preocupada…
    Muito obrigada!

    1. Não tem cara de infecção. Pode ser algum distúrbio de epitelização e que está causando desconforto pela troca de células. Isso não é doença, é só um estado do organismo. Se persistir, daí pode precisar de um tratamento hormonal. Converse com sua médica.

  92. Todo mundo quer saber sobre os exames, também keroooo!
    COLPOGRAMA
    Células superficiais acidófilas: escassas
    Células superficiais basófilas : moderadas
    Células intermediárias: abundantes
    Células endocervicas: escassas
    Células inflamatórias neutrofilos: moderadas
    Células inflamatórias histiócitos: escassas
    Células parabasais: ausentes

    Classificação da amostra:
    Alterações celulares: Presença de células com variação no diâmetro nuclear
    Anomalias de células epiteliais: esfregaço com alterações celulares benignas de tipo reativo/reparativo
    micro-Organismos: lactobacilos sp
    Avaliação hormonal: Normotrófico
    Classificação de Papanicolau: II

    KE LIVRROOOOOO, UFA!!!!!!!!!!
    Aguardo resposta, agradecida!

    1. Que você tem é o mais comum em mulheres: INFLAMAÇÃO, que começa na puberdade com o aumento da acidez vaginal que mata as células imaturas provocando a substituição destas por células escamosas maduras e, com a irritação que a acidez provoca, causando inflamação crônica, também chamada de cervicite crônica inespecífica. Você não tem nada de grave.

  93. Fiz o preventivo e deu: interpretação citológica satisfatória;
    Alterações celulares benignas:
    – natureza infecciosa: predomínio de cocobacilos consistentes com desvio da flora vaginal
    – natureza reativa: associadas a infecção

    É algo que eu devo me preocupar? algo relacionado a higiene ou a alergia? ou a outro fator?
    Obg

    1. É algo a se preocupar, mas apenas em tratar, pois como é uma infecção, se você tratar adequadamente não terá problema algum, mas se não tratar, pode causar feridas, inflamações intensas, dores, etc. É melhor você voltar ao médico e tratar.

  94. oi!!! eu fiz o exame de colpocitologia
    e deu no elementos epiteliais: celulas escamosas e glandulares
    na microflora: flora bacteriana bacilar
    conclusões: alterações celulares benignas inflamatórias não especificadas.
    observaçõs: esfregaço parcialmente obscurecido pela presença de intenso exsudato inflamátorio.presença de hemacias
    poderia me ajudar vai demorar um pouco pra passar no medico
    gostaria de saber se esse resultado me impede de engravidar…
    eu fiz outro exame que deu micropolicistico mas a minha médica ja me explicou o resultado que pode demorar pra mim engravidar mas fiquei preoculpada com o resultado desse exame do papa

    1. Fique tranquila, pois você tem inflamação, a coisa mais comum em mulheres, mesmo nas virgens. Que atire o primeiro absorvente a mulher que não tiver uma inflamação. A inflamação começa na puberdade com o aumento da acidez vaginal, sendo, portanto, tecnicamente normal. Quanto à engravidar, evite os “com certeza”, os “tem que ser”, pois em ciências da saúde não existem verdades absolutas. Não posso te dizer categoricamente que você demorará a engravidar, pois amanhã você engravida e minha “cara cai”, literalmente.

  95. ja fiz exame de lamina deu muita inflamacao e germes atrans vaginal deu tambem o abidome total acusou tambem deu sisto e uma mancha pequena branca ja usei 4cremes vaginal fora os antibioticos coloquei um negosso parecendo papel ingienico de dentro da vargina e com cheiro de ferida uma secrecao gosmenta e sinto muitas dores di dia anoite o que eu tenho me diz doutor pelo amor de deus to sofrendo muito.

  96. Olá Doutor, sou virgem e tive candidiase, fui ao médico e ela me receitou fluconazol e fez coleta. Tomei o remédio e a coceira parou. Mas no resultado da coleta, deu “atipias celulares”. O que é isso doutor? É grave?

    1. Leptotrix é uma bactéria filamentosa que parasita as paredes da vagina e do colo do útero. O tratamento é feito à base de antibióticos. Volte ao médico.

  97. Fui diagnosticada com cervicite por exame clinico, estou usando creme vaginal e tomei remedio como prescrito, no exame laboratorial em microbiologia: flora bacilar; Presença de estruturas sugestivas de Candida./ Av. Hormonal: Avaliação prejudicada devido a alterações inflamatórias./ Diagnóstico: Negativa para células neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em celulas escamosas.
    Isso quer dizer que é preciso fazer esta terapia “No caso da cérvix o trauma inclui medidas terapêuticas tais como cauterização, diatermia e laser.” ?

    1. Você tem uma inflamação, comum em mulheres, e também uma infecção por cândida e a terapêutica está dentro dos padrões utilizados praticamente no mundo inteiro. Quanto a fazer outros procedimentos mais invasivos ou específicos, depende do que o médico vê no exame físico. Converse com seu médico

  98. Meu exame de Papanicolau deu o seguinte resultado: Amostra para avaliaçao: Intensa Citolise.
    Avaliaçao citohormonal: Padrao citohormonal normotrofico. Conclusao: Classe II de papanicolaou. Obs: Citolise por lactobacillus spp.

  99. DR fiz um exame papanicolau, onde fui atendida por uma enfermeira chefe: ela disse que meu exame nao deu nada.
    Só que me chamou atençao no item destacado com 3 asteriscos abaixo:
    ADEQUALIDADE DO MATERIAL
    Epitelios representados na amostra: “Escamoso, Glandular, Metaplasico
    Alterações celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inflamação ***
    Microbiologia: Lactobacilos sp, outros: Moderada Citólise

    Conclusao: negativo para neoplasia

  100. DR.: QUANDO ACHEI ESTE SITE ESTAVA MUITO AFLITA COM O RESULTADO DO MEU PREVETIVO;DEPOIS QUE LI OS DEPOIMENTOS E SUAS EXPLICAÇOES ESTOU UM POUCO MAS SOSSEGADA;POREM GOSTARIA MUITO DA SUA AJUDA POIS MEU MARIDO TEM A ALGUM TEMPO UMA MANCHA BRANCA NO PENIS ,ELE DISSE QUE COMECOU PEQUENA ,COÇAVA MUITO,E FOI AUMENTADO A ALGUM TEMPO PARROU DE CRESÇER,EU GOSTARIA DE SABER SE ESSA MANCHA TEM A VER COM UMA INFECCAO QUE EU TIVE E NOS DOIS NOS TRATAMOS (CANDIDIASE).OU PODE SER OUTRA DOENÇAS,ELE NAO QUER PROCURAR UM MEDICO POIS DISSE QUE NUNCA TEVE RELAÇAO FORA DO CASAMNTO ENTAO NAO VE NECESSIDADE DE SE CONSULTAR,POREI EU ESTOU MUITO PREOCUPADA .POR FAVOR DOUTOR ME AJUDE .

    1. É melhor ele procurar um médico urgente, pois pode ser desde uma descoração da pele por perda de melanina, até algum processo alérgico e/ou inflamatório mais sério. Coloque ele, literalmente, “para correr”. Alterações de pele não aparecem apenas em decorrência de relações sexuais, no homem. Pode ser um problema interno, dele mesmo, que pode não ser nada grave, mas pode ser algo mais sério.

  101. olá Dr,meu exame de papa-nicolau deu: CÉLULA intermédiarias abundantes,ESFREGAÇO satisfatório,FLORA lactobacilos,INDICE DE MATURAÇÃO prejudicado pelo processo de inflamação,CELULAS ATIPICAS ausentes,DIAGNÓSTICO; esfregaço inflamatório.quando fiz o exame não estava sentindo nada,mas uns 4dias depois começei sentir coçeira e ardor na vagina.Vou demorar retornar á médica,gostaria muito que o sr. me falasse algo pois, não agoento mais o mal-estar comprei fluconazol por conta propria, por favor, me responda. Obrigada.

    1. Essa coceira e ardor podem ser alguma infecção por fungos. Vá a um clínico geral e conte à ele. Ele passará algum fármaco para isso, pois nesse caso geralmente não precisa de exame físico. Quanto ao fluconazol, este fármaco geralmente resolve nos casos de fungíase, mas tome cuidado com o fígado, pois ele é bem hepatotóxico. Converse com o farmacêutico (o FARMACÊUTICO e não o balconista da farmácia).

  102. MEU EXAME DEU NEGATIVA P/ CELULAS NEOPLÁSICAS
    PRESENÇA DE ALTERAÇÕES CELULARES REAITVA OU REPARATIVAS EM CELULAS ESCAMOSA GOSTARIA DE SABER OQ ISSO QUER DIZER ESTOU MUITO PROCURPA PQ ESTOU COM UMA MANCHA NO UTERO?

    1. Se deu negativo para células neoplásicas, significa que, por este exame você não tem nenhum sinal de câncer. A mancha no útero pode dever-se a uma inflamação acentuada ou a uma metaplasia escamosa extensa.

  103. Ola Dr. Estou preocupada com o resultado dos meus exames é a 2ºvez que faço a pedido do medico e deu um resultado diferente do 1º o resultado foi:
    BACTERIOSCOPIA
    Amostra: SECREÇÃO VAGINAL
    Método: Coloração segundo Gram.
    Resultado: ESFREGAÇO CONSTITUÍDO POR NUMEROSAS CÉLULAS EPTELIAIS , NUMEROSOS LEUCÓCITOS E FLORA
    BACTERIANA CONSTITUÍDA POR NUMEROSOS BACILOS DODERLEIN.
    NOTA: Somente cepas com concentrações maiores ou iguais a 100.000 Unidades Formadoras de Colônias presentes em amostras biológicas,
    são passíveis de visualização no exame bacterioscópico.
    ___________________________________________________________________________________________________________________________
    IMUNOGLOBULINA “E” – IgE
    Material: Soro
    Método: ELETROQUIMIOLUMINESCÊNCIA – ECLIA
    Valores de Referência:
    Resultado: 131.1 UI/mL

    Acabei de me casar e estou preocupada com isso pois cossa e incomoda muito!!! e meu marido esta apresentando areas avermelhadas depois de termos relaçoes e ele disse que cossa tambem !!
    Agradeço desde ja !!!

    1. Isso tem cara (essa coceira) de ser um fungo ou então hiperacidez vaginal. Vá ao gineco e conte à ele exatamente o que está acontecendo. O tratamento é bem simples.

  104. Boa noite, Dr, gostaria que o senhor avaliasse o resultado do meu preventivo, tendo em vista que a minha consulta está marcada para o dia 28/06/11.
    MATERIAL: ESFREGACOS VAGINAL, ECTO E ENDOCERVICAL
    ADEQUAÇÃO DA AMOSTRA:Satisfatoria para avaliacao oncotica.
    PADRAO CELULAR: Celulas intermediarias, superficiais, algumas profundas, metaplasicas
    e endocervicais.
    ALTERACOES INFLAMATORIAS: Muco, leucocitos, histiocitos e flora bacteriana mista com predominio
    da cocacea.
    ATIPIAS CELULARES:Pseudoeosinofilia, celulas com halos perinucleares e citolise.
    CONCLUSAO: Inflamatorio – Processo Bacteriano
    OBSERVACAO:Ausencia de sinais que denotem processo neoplasico.
    Desde já grata.

    1. Você tem inflamação, comum em mulheres, e talvez uma infecção bacteriana. Volte ao médico para esclarecer a infecção. No restante, parece normal.

  105. BOM DIA DR.
    FIZ UM EXAME RECENTEMENTE, E GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE ESTA TUDO NORMAL E O QUE SIGNIFICAM ESTES TERMOS.
    CÉLULAS DE METAPLASIA ESCAMOSA: ALGUMAS
    CÉLULAS ENDOCERVICAIS: VÁRIAS
    FLORA: MISTA MODERADA (BACILOS+COCOS)
    ALTERAÇÕES INFLAMATORIAS DISCRETAS SEM AGENTES ESPECÍFICOS.
    GRANULÓCITOS NEUTRÓFILOS E HISTIÓCITOS: +++
    MUCO: MODERADA QUANTIDADE
    PESQUISA DE FUNTOS E PROTOZOÁRIOS: NEGATIVA
    SISTEMA BETHESDA – ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS (INFLAMÇÃO)
    OBRIGADA.

  106. BOA NOITE DOUTOR. ESTOU PARA PIRAR DE TANTA COCEIRA, FIZ O EXAME GINECOLOGICO E DEU O SEGUINTE LAUDO CITOPATOLOGICO: ADEQUAÇAO DA AMOSTRA: SATISFATORIA EPITELIO REPRESENTADOS:ESCAMOSO DIAGNOSTICO DESCRITIVO: ALTERAÇOES CELULARES BENIGNAS ASSOCIADAS A DESVIO DE FLORA VAGINAL AVALIAAÇAO MICROBIOLOGICA: LACTOBACILLUS SP;COCOS CONCLUSAO:: NEGATIVO PARA LESAO INTRAEPITELIAL OU MALIGNIDADE,LACTOBACILLUS SP, COCOS. A GENICOLOGISTA ME RECEITOU UMA POMADA (NEO ISOCADEN) POREM NAO RESOLVEU NADA,COÇA MUITO NAO SEI MAIS O QUE FAZER ME AJUDE POR FAVOR.. OBRIGADA!

    1. Volte à médica, pois talvez tenha que tomar antifúngico por via oral. Muitas vezes os cremes vaginais não conseguem debelar o foco infeccioso, ou então pode ser uma alergia forte.

    1. Geralmente isso é inflamação. O ASC-US é uma sigla norte-americana e significa, ao pé da letra o seguinte: “não sei que diabos estou enxergando aqui, mas acho que é benigno”, ou seja, é uma forma yanke (norte-americana) de “enfeitar o pavão”, não sendo nada de grave.

  107. Meu exame deu flora bacteriana acentuada constituida por cocobacilos neutrófilos + piócitos++. e presença de fungos como candida sp. conclusão esfregaço inflamatório moderado contendo bactérias e fungos. Fisso o tratamento com os remédios que a drº passou e não adiantou, tornei à tomar os mesmos remédios por conta própria e os sintomas ainda percisti. O que causa isso? O que devo fazer? por que ainda não sarou? É grave o que tenho?
    Por favor me de uma resposta e uma solução, desde já fico muito grata.

    1. Com certeza o fungo que está te atacando é resistente aos fármacos que sua médica te passou. Isso não é culpa da médica, mas do bicho que “brabo”. Não estou defendendo a sua médica, mas é difícil adivinhar se um fungo é sensível a um antifúngico ou não e neste caso, é na base da tentativa e erro, ou seja, tem que se mirar no pato para acertar o marreco.

  108. Por favor, gostaria que algum médico interpretasse meu exame (citologia onco parasitária-cérvico vaginal)
    “Esfregaço com alterações inflamatórias acentuadas, com algumas células escamosas com leve cariomegalia, halo perinuclear, hipercromatismo e aratinização”.

  109. Dr. apenas traduza pra mim…
    TIPO DA AMOSTRA: CONVENCIONAL. AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: SATISFATÓRIA.
    ZONA DE TRANSFORM./ CELS. ENDOCERVICAIS: PRESENTES. IDENTIFICAÇÃO DA LÂMINA: SIM
    MICROBIOTA: MISTA, CONSTITUÍDA POR COCOS E BACILOS
    CONCLUSÃO: NEGATIVO PARA LESÕES INTRAEPITELIAIS OU MALIGNIDADE.
    ALTERAÇÕES CELULARES REATIVAS E/OU REPARATIVAS.
    OBSERVAÇÕES: PRESENÇA DE DISCRETAS ALTERAÇÕES DE PROVÁVEL NATUREZA REATIVA. RECOMENDA-SE, A
    CRITÉRIO CLÍNICO, CONTROLE COLPOCITOLÓGICO EM SEIS MESES.

  110. Olá Doutor, peguei meu resultado do exame Papa Nicolau e não estou entendendo nada…

    Representatividade da Amostra:
    -Presença de células escamosas, metaplásicas e endocervicais.

    Avaliação:
    – Células epiteliais com alterações inflamatórias.
    – Presença de muitos leucócitos e histiócitos.

    Conclusão:
    -Ausência de Células Neoplásicas.

    Pelo que eu entendi eu não tenho nenhum indício de câncer, mas tenho alguma inflamação. Pelos resultados, ela parece ser grave?
    Obrigada!

    1. Inflamação é a coisa mais comum em mulheres. Ela começa na puberdade. Lembra-se do corrimento esbranquiçado e pegajoso que você tinha dos 10 até +/- os 13 anos? Ali já começava a inflamação, pois com o a substituição do epitélio infantil por epitélio maduro, diminui o pH, aumentando a acidez e começando o processo inflamatório. Que atire o primeiro absorvente a mulher que não tiver inflamação. É algo tão comum que muitos patologistas nem colocam nos laudos.

  111. Dr, preciso de ajuda.. acabei de pegar meu resultado e meu medico esta viajando, estou apavorada pois nao to entendendo nada:
    EPITELIOS: escamoso, glandular.
    DIAGNOSTICO: alteracoes celulares benignas, associadas a inflamação
    AVALIACAO MICROBIOLOGICA: flora de bacilos supracelulares (gardnerella ou mobilluncus)
    PERFIL HORMONAL: nao aplicavel

    Conclusao: negativos para celulas neoplasicas. quadro citologico padrao de inflamatorio.

    1. Você tem inflamação, comum em mulheres e talvez alguma infecção simples (presença de gardnerella e mobiluncus indicam uma provável infecção). Volte ao médico para tratar a infecção, que não é nada grave.

  112. dr. o resultado do meu citologico deu o seguinte:

    citologia convencional.
    amostra satisfatoria.
    dentro dos limites da normalidade, na amostra examinada.

    por favor, o que seguinifica isso, por que não tem negativo para celulas neoplasicas.

    1. Renata:
      Como está escrito “dentro dos limites da normalidade, na amostra examinada”, significa que não tem nada que possa ser maligno e, por isso, é desnecessário escrever no laudo. Não tem nada de anormal com você. Fique tranquila, pois se tivesse alguma coisa, estaria bem grande e destacado no resultado do exame.

      1. Dr. esqueci de colocar o exame citologia Oncotica completo.

        Esfregaço celulares representativos da junção escamo colunar constituido na maior parte por celulas superficiais e intermediarias, isolada e agrupadas. Em meus as celulas superficiais e intermediarias observa-se flora vaginal constituida por bacilos de doderlein. Presença de celulas endocervicais, hemacias e neutrofilos.

        Citologia convencional.
        Amostra satisfatoria.
        Dentro dos limites da normalidade, na amostra examinada.

        Desculpa insistir dr. estou preocupada por não ter vindo negativo para celulas neoplasicas, pois sempre que fazia o exame constava negativo. Quando se usa essa conclusão?

        obrigada!

        1. Quando está escrito dentro dos limites da normalidade significa que não tem nada que sugira malignidade, sendo desnecessário escrever no laudo. Se houvesse alguma coisa errada, estaria BEM GRANDE no laudo, mas como você está em dúvida, volte à sua médica e “encoste-a na parede”.

  113. EXAME COLPOCITOLOGICO

    IDENTIFICACAO INTERNA DA LAMINA………………………..: 11-61970
    NUMERO DE LAMINAS ENTREGUES……………………………: 1
    —————————————————————————-
    ADEQUACAO DA AMOSTRA:
    SATISFATORIA.

    ELEMENTOS EPITELIAIS:
    CELULAS ESCAMOSAS
    MICROFLORA…:
    SUGESTIVO DE GARDNERELLA
    CONCLUSOES…:
    CLASSE II DE PAPANICOLAOU
    ALTERACOES CELULARES BENIGNAS POR AGENTE ESPECIFICO.
    OBSERVACAO…:
    ESFREGACO PARCIALMENTE OBSCURECIDO PELA PRESENCA DE INTENSO EXSUDATO
    INFLAMATORIO.
    meu exame deu este resultado o que eu tenho?

    1. Gardnerella é uma bactéria oportunista que aparece quando “tem mais gente no pedaço”, em linguagem mais simples e objetiva. O intenso exsudato é um sintoma de algum parasita que está provocando uma reação inflamatória além da comum de um papanicolau classe II. Não parece ter nada de grave, além de uma infecção por algum outro “bicho” que precisa ser investigado e tratado. Volte ao médico.

  114. Boa noite, Fiz um exame de preventivo, e queria q alguem me explicase,no exame diz:

    Adequacidade das Amostras: Epitélio representando: escamoso. Esfregaço corado pelo método Papanicolaou.
    1) Esfregaço com alterações celurares benignas, reacionais.
    2)Microflora: Bacilos de Doderlein(lactobacilos, sem citólise.
    3)Trofismo Eutrofia.Observa- se predominio de celulas intermediarias.
    4)Não a lesão intra-epitelial e celulas malignas na amostragem
    Se algum Dr° poder estar me respondendo agradeço.

  115. PAPANICOLAU

    DESCRIÇÃO DA AMOSTRA: AMOSTRA SATISFATORIA PARA ANÁLISE COM REPRESENTAÇÃO DA JUNÇÃO ESCAMO COLUNAR(JEC) COM PRESENÇA DE CÉLULAR ESCAMOSAS E ENDOCARVICAIS.
    EPITÉLIO APRESENTANDO ATROFIA
    FLORA LACTOBACILAR.

    *** (EPITELIO APRESENTANDO ATROFIA????)

    OBRIGADA DESDE JÁ

    1. Dependendo da sua idade, a atrofia do epitélio é normal. Na menopausa o epitélio começa a se atrofiar e ressecar, sendo consequência do amadurecimento da mulher (em idade), mas se não for o caso, pode ser algum problema hormonal. Melhor voltar ao médico e conversar “cara-a-cara” com ele.

  116. Olá Dr,
    Fiz o exame Papanicolaou e deu o seguinte resultado:
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA: satisfatória (ver nota)
    REPRESENTAÇÃO CELULAR: predomínio de células intermediárias com citólise discreta. Não foram identificadas células da junção escamo-colunar. Neutrófilos frequentes e raros histiócitos.
    MICROBIOLOGIA: flora bacteriana de Doederlein aumentada. Não identificamos protozoários, fungos ou alterações virais.
    ATIPIAS CELULARES: ausentes
    DIAGNÓSTICO DESCRITIVO: esfregaço trófico com alterações celulares de padrão inflamatório/reparativo.

    Estou grávida e gostaria de saber se está tudo normal com meu exame.
    Obrigada,

  117. gentileza analisar meu exame,
    adequabilidade do material – satisfatoria
    Epitelios rep.na amostra – escamoso,glandular , metaplasico
    alteraçoes celulares benignas reativas reparativas inflamaçao
    microbilologia – lactobacilos sp
    atipias em celulas escamosas: lesao intra-eptelial de alto grau (compreendendo neoplasias intra-epteliasi cervivais graus ll e lll)
    obs. sugere-se biopsia do colo JEC p confirmaçao diagnostica.
    Pergunto: há uma outra alternativa , outro exame senao biopsia. é muito serio lesao tipo ll,lll? Obrigada

    1. Não há outra alternativa. Tem que ser a biopsia. Ainda não é grave, mas se não tratar, só Deus sabe no que pode dar. Volte ao médico.

    2. Olá Dr. fiz a biopsia o resultado foi o seguinte: Macroscopia
      Dois fragmentos irregulares de tecido esbranquiçado e de consistencia macia, medindo em conjunto 0,5 x0,3cm. Material recebido em formalina (1b)

      Microscopia e conclusao
      Biopsia de colo uterino: mucosa de colo uterino da zona de transformaçao exibindo displasia epitelial leve e extensa alteração epetelial coilocítica
      Neoplasia intraepitelial cervical grau l (NIC l) associada a infecçao por HPV. A amostra apresenta tambem area de hiperplasia epitelia de padrao condilomatoso.
      Gentileza analisar e me dizer se é grave , uma vez que nao tenho nenhum sintoma , nunca atrasei uma menstruação, raramente tive colicas e atualmente faço uso do Qlaira.Tenho 38 anos e planejo (planejava ) engravidar ano que vem , aos 39, corro algum risco?Muitíssima agradecida.Parabéns pelo site e rapidez nas respostas.

      1. Pelo resultado que você transcreveu, parece ter um HPVzinho básico, mas se tratar adequadamente, pode sumir, se o seu sistema imunológico trabalhar direitinho e você não o atrapalhar com desespero, ansiedade, depressão, por causa do resultado. Se todo HPV virasse câncer e matasse, a humanidade já estaria extinta há milênios, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis. Quanto a engravidar, pelo resultado do seu exame não há nenhum impecilho, o único fator a se considerar é a sua idade e condições físicas (hipertensão, função renal, hepática, coração, etc). Faça uma avaliação clínica bem criteriosa antes de engravidar.

    1. O uso do fluconazol dependerá do “bicho”. Se for um fungo, está indicado, mas desde que haja um acompanhamento médico, pois o fluconazol é uma droga muito tóxica e pode causar sérios problemas hepáticos.

  118. Olá doutor, estou com endometriose já diagnosticada e devo passar pela laparoscopia em breve. Alem disso meu exame citologia convencional deu o seguinte resultado:
    Classificação geral: preparado citologico com anormalidades celulares.
    Avaliacao hormonal: nao aplicavel a presente amostra.
    Avaliação Microbiológica: Lactobacilos/bacilos de doderlein
    Alteraçoes celulares: componentes leucocitário discreto / metaplasia escamosa
    Anormalidades celulares: AUC-US atipias em celulas escamosas de significado indeterminado
    Conclusao: ASC-US – atipias de significado indeterminado em celulas escamosas
    Complemento: Colposcopia e repeticao da citologia,
    Pesquisa de HPV por captura híbrida / imuno-citoquimica

    Fiquei bem preocupada com este resultado, o que o sr pode me esclarecer sobre o assunto?
    sei que a medica me falou algo sobre o resultado, mas como havia acabado de receber o diagnostico da endometriose e a confirmacao da cirurgia já que meu ovário direito esta comprometido, nao consegui assimilar nada.
    Obrigada pela sua ajuda!!!

    1. Sossega, não está nem um pouco ruim, pelo contrário, está dentro da normalidade. Alguns patologistas adoram enfeitar e colocam siglas norte-americanas para valorizarem seus laudos e levarem as pacientes ao desespero. ASC-US é uma sigla que significa apenas e no português mais simples, o seguinte: “não sei que p* é esta que estou vendo, mas acho que é benigno”. Benigno é algo que apenas incomoda, mas não é grave. O Brasil tem seu próprio sistema de classificação, mas tem uns “cabeças de bagres aloprados” que insistem em desobedecê-lo.

      1. Estou aliviada. Tive uma lesao no colo do útero por HPV há 5 anos, mas fiz a cauterização e todo o tratamento medico corretamente. Desde que fui liberada a fazer o preventivo anualmente nada de anormal foi encontrado. Qdo li o HPV ali de novo achei q era a lesao novamente, ainda mais porque no exame do ano passado nao havia nada.
        Sobre endometriose, conhece algum site como este onde eu possa conversar sobre?
        Muito obrigada!!!!

        1. Pergunte para sua mãe se ela tomou um fármaco chamado ginecoside quando ela suspeitou que estava grávida de você. Esta droga é um hormônio sintético indicado nos casos de amenorreia secundário e se a mulher tomá-la para descer a menstruação e estiver grávida de menina, o DHEIA (di-idroepiandrosterona, o hormônio que é princípio ativo do fármaco) pode atacar o endométrio do útero da menina e provocar a endometriose, que é a destruição do endométrio. O tratamento é, normalmente, cirúrgico.

          1. Doutor, diz ela que nao tomou nada nao.
            Mas segundo a médica que me atendeu, tenho todas as características da endometriose. Menstruei com 10 anos, sempre tive cólicas fortes, fluxo intenso e muita indisposição no período menstrual. Estou com 29 anos, nao tenho filhos e me adiantaram que terei que fazer tratamentos para engravidar. Meus ciclos sao de 20 em 20 dias, as vezes um pouco mais. Nos ultimos meses tive cólicas horríveis e precisei ir a emergencia para ser medicada pois o remedio pra dor já nao fazia mais efeito. O que me intrigou foi o fato de numa ecografia transvaginal já identificar que meu ovário direito esta tomado pela endometriose, nem é visualizado na eco, até as medidas sao o dobro do ovario esquerdo que está saudável. Ainda nao me consultei com o especialista que vai e operar. Pesquisei e li que a laparoscopia normalmente é para descobrir os focos da endometriose, no meu caso, já se sabe onde elas estao. Será que há o risco de eu perder parte do ovário por causa dela?
            Agradeço pelos seus esclarecimentos até aqui e no que mais puder me ajudar.

          2. Desculpe não poder te ajudar muito, mas o seu caso precisa do exame físico e à distância é impossível dizer algo de mais concreto. A maior causa de endometriose é, como te escrevi, o uso do DHEA, mas não é a única causa de endometriose. Ela pode aparecer “do nada” em qualquer mulher. O se prognóstico depende de diversos fatores e só o médico que está ao seu lado é que tem condições de te dizer alguma coisa.

  119. Ola Doutor tudo bem? Bom como eu ja postei aqui meu papanicolau deu o seguinte resultado: Alteraçoes celulares reativas (classe 2), e o senhor me respondeu que é um resultado muito comum na maioria das mulheres e eu acreditei no senhor (e continuo acreditando) mas levei o exame pra medica ver e ela me pediu uma colposcopia e nao me deu maiores explicaçoes do porque desse exame. Eu estou apavorada e muito preocupada e gostaria de saber se esse procedimento dela foi correto levando em consideraçao o resultado do meu exame, eu devo procurar outro medico pra ter uma segunda opiniao? Doutor eu nao tenho corrimento e nem sinto dores e meu ciclo menstrual e muito correto. Fiz um ultrassom que deu resultado normal. Agradeço desde ja, muitissimo obrigado.

    1. Colposcopia é feito de rotina. É um exame confirmatório do papanicolau, assim como a biopsia e a captura híbrida. Calma! Qualquer desses exames que citei não servem, sozinhos, como conclusão diagnóstica. O resultado final ou seja, o diagnóstico propriamente dito, é dado cruzando-se os resultados de todos eles e comparando-se com os dados da anamnese. O que te escrevi sobre estar dentro da normalidade, aplica-se apenas ao papanicolau.

    1. Essa inflamação é consequência do desenvolvimento genital que começa lá na puberdade, por isso ela é dita inespecífica. Não considere isso como doença, pois é consequência do desenvolvimento.

  120. Dr, gostaria de entender o resultado do meu exame:
    elementos epiteliais: celulas escamosas
    microflora: flora bacteriana cocoide
    conclusões: Classe II de papanicolaou alterações celulares benignas inflamatorias não especificas.
    Obrigado!

  121. Fico imensamente feliz quando me deparo com profissionais de saúde da sua natureza: que se preocupam de fato com o bem estar e receios do outro. Disponibilizando-se a ajudar de forma despretensiosa. Parabéns! Isso comprova que a humanidade não está “perdida” assim como muitos dizem.
    Como as demais mulheres que entraram em contacto com o Sr., estou com várias, curiosas e até preocupadas dúvidas.
    O exame de colpocitologia que fiz agora (05/2011), apresentou resultados semelhantes ao do ano passado: (Ah! Tenho já 37 anos e minha última menstruação foi 02/05)
    Células superficiais: freqüentes
    ¨ intermediárias: freqüentes
    ¨ parabasais: ausentes
    ¨ basais: ausentes
    ¨ endocervicais: presentes
    ¨ metaplásicas: ausentes
    Neutrófilos: freqüentes
    Hemácias: raras
    Histócitos: raros
    Avaliação da amostra: satisfatória
    Alterações celulares: de natureza inflamatória
    Microorganismos: cocos – bacilos curtos
    Conclusão: esfregaço inflamatório

    Fiz também de bacterioscopia
    Gram: Bacilos gram positivos: freqüentes
    Células epiteliais de descamação: freqüentes
    Piócitos: abundantes
    Com exame Afresco indicando ausência de leveduras e trichomonas.

    Desculpe ser tão minuciosa, mas tenho presenciado um corrimento freqüente (cor esbranquiçada que ao oxidar se torna amarelo claro e com cheiro meio ácido).
    O sr. Se referiu a um corrimento fisiológico que pode ocorrer com várias mulheres, sem serem necessariamente patológicos (me corrija se estiver errada).
    A ginecologista que recorri ano passado me receitou secnidazol (comp.) e metronidazol creme vaginal, além de vários exames hormonais para investigar melhor a minha queixa de corrimento recorrente. Deu tudo normal, porém o talzinho insiste em permanecer.
    Não consigo entrar em contacto com essa ginecologista que gostei bastante e não tenho nenhuma boa indicação de outra(o). Então pesquisando, me deparei com essa página na web e resolvi escrever pedido auxílio.
    O que o Sr. me diz, pela sua vasta experiência e paciência?
    Obrigada pela disponibilidade e que Deus lhe pague, doutor.

    1. Atma:
      Obrigado pelo incentivo. Corrimentos fisiológicos a partir dos 15 ou 16 anos são raros, mas tem mulheres que os carregam por toda a vida fértil e não é patológico, apesar de incomodar. Conheço muitas mulheres que começaram com a leucorreia fisiológica aos 10 anos e hoje estão com mais de trinta e cinco anos e ainda tem o “dito cujo”, mas todos os exames dão negativos para infecções fúngicas, bacterianas e parasitárias. Quanto à inflamação, nem se preocupe com ela, pois é o achado mais comum em mulheres e começa na puberdade, quando a acidez vaginal aumenta e irrita o tecido que, com a agressão contínua acaba inflamando de maneira crônica. Tem algumas atitudes que aumentam o corrimento e uma delas é usar calças compridas de tecidos muito grossos, especialmente as calças do tipo “jeans” que podem causar aumento da temperatura interna na genitália, abafamento e aumento na fermentação acética das bactérias da flora normal. Se for este o seu caso, procure usar tecidos mais finos e “frescos” ou usar menos calça comprida e mais saia, quando possível.

      1. Então, não precisa usar nenhum medicamento? Somente evitar os extremos?
        Tenho um costume que vem de família, o qual hj vejo como um tanto quanto exagerado: excesso de higiene. Até as minhas peças íntimas eram, até pouco tempo atrás, passadas a ferro; tdas de algodão e roupas soltas… (sem falar nas duchas…).
        Hj sei que é errado td isso, e não utilizo mais os hábitos prejudiciais.
        O importante é ter saúde e não paranóia, não é?
        Grata pela atenção.
        Pax e bem!

    1. Aline:
      O objetivo aqui não é angariar clientes. Procure o médico que te conhece a mais tempo, no qual você confia e que seja mais fácil de consultar.

  122. ola doutor bom dia, o resultado do meu exame deu bacterias (GARDENERELLA) E COGUMELOS estou muito assustada o que significa isso tenho 31 anos e tres filhos ,obrigada doutor

  123. Boa tarde doutor,tenho sessenta anos, entrei na meno pausa com quarenta e cinco anos,nunca fiz reposição hormonal, e sinto dores quando tenho relações com meu marido,fiz o preventivo e o resultado foi:flora bacteriana representada por bacilos, presença de celulas escamosas com alterações reativas, e conclusão: alterações celulares reativas , consistente com classe 11 de papanicolau, fiquei muito preocupada, por favor dr me esclareça, obrigada…celia

    1. A senhora está ótima. Classe II de papanicolau é citologia inflamatória, comum a praticamente todas as mulheres. Se isso fosse doença e matasse, a humanidade já estaria extinta há milênios.

  124. Nossa foi muito bommmm ter achado esse site doutor, ja me tranquilizou bastante, essa semana vou ao medico, mas gostaria de fazer mais uma pergunta, é normal essa demora para engravidar, afinal vai para 9 meses que parei de tomar Anti concepcional, esse mês até achei que estava gravida, pq 3 dias após a avolução tive uma colica e junto uma quantidade minima de sangue, até pesquisei na internet e tinha chegado a conclusão que era uma nidação, e tive 5 dias de atraso menstrual, até fiz exame hcg, deu negativo e quando completou 34 dias de ciclo quando o de costume era 28,29, veio a menstruação. O que acha doutor? Muito obrigada pela atenção

    1. Quando se toma AC por um bom tempo, é comum demorar para engravidar após parar com ele, apesar de algumas mulheres conseguirem engravidar até tomando o AC, mas é comum esta demora.

  125. Estou com uma duvida doutor: Fiz a tres anos atras exame papanicolau deu Classe II Alterações celulares de natureza benigna
    Cervicite
    Metaplasia escamosa
    O esfregaço apresenta-se Mucoso-Purulento
    Estudo Microbiologico
    Bacilos de Doderlein. Flora exacerbada provocando citólise em grau moderado
    Dia do ciclo 16
    Indice de Maturação
    Celulas intermediarias 50%
    Celulas superficiais cianófilas 20%
    Celulas suverficiais eosinófilas 30%
    Compativel com condição clínica de: Fase secretoria
    Com base na idade, historia menstrual e quadro clinico, infere-se por: Função hormonal nos limites da normalidade.

    Peguei o resultado na epóca e era para ter voltado na GO e ter queimado (cauterizado) essa bacteria, mas não voltei, só tomei o que a GO me receitou que foi azimix 500 e parazim e tb receitou um remedio para meu marido, enfim tomei anticoncepcional 2 anos e 5 meses e a 8 meses parei e não engravidei até hj. Acha que pode ter complicado alguma coisa comigo, ou possa ser infertil, hj tenho 28 anos e tenho relações em media 3 ou 4 vezes por semana. Por favor Doutor me responda, aguardo anciosa.
    Muito Obrigada

    1. Volte ao médico para fazer dosagem de hormônios. Pelo que você escreveu está tudo bem, em termos anatômicos, mas tem que ver como anda seu sistema endócrino.

  126. Boa tarde, dr.,queria também parabenizá-lo por seu trabalho! tenho 33 anos e gostaria de sua ajuda: meu papanicolau deu como resultado processo inflamatório, presença de cocos e celúlas escamosas.Tenho sentido dores no lado direito abaixo do abdomen, por isso fiz transvaginal e deu normal.Quando voltei para minha ginecologista, ela receitou antibiótico por 14 dias e creme vaginal.Com relação a dor, ela disse que a infecção pode ter atingido as trompas, talvez tenha q fazer raio x e/ou laparoscopia para verificar isso e minha fertilidade.
    Desde já agradeço pela ajudinha.

    1. Se a dor continua, procure um cirurgião do aparelho digestivo, pois também pode ser apendicite. Alguns casos de apendicite tem uma sintomatologia difusa que engana os especialistas de outras áreas.

      1. Dr. fiz uma colpocitologia oncótica e deu assim:
        Esfregaço constituído por células intermediárias e superficiais com predomínio das últimas e poucas células parabasais.
        Células de metaplasia escamosa: algumas.
        Células endocervicais: várias
        Flora: Gardnerella vaginalis moderada.
        Alterações inflamatórias discretas.
        Granulócitos neutrófilos e histiócitos: ++
        Muco: moderada quantidade
        Pesquisa de fungos e protozoários: negativa
        Não há efeito citopático compatível com infecção por HPV
        Ausência de células displásicas ou malignas.
        Papanicolaou classe: II
        Sistema Bethesda – Alterações celulares benignas (inflamação).
        Aguardo ansiosa uma resposta,pois minha consulta ainda será dia 26 de maio.

        1. Está normal. Talvez você tenha algum “bicho” te parasitando, pois a gardnerella é uma bactéria oportunista e aparece quando há “mais alguém mais no pedaço”, que pode ser uma tricomoníase, mas que não é grave e não tem perigo de virar câncer, bastando apenas tratar.

  127. Fiz exame e o resultado foi:
    Microbiologia: Flora Bacilar
    Aval. Hormonal: Esfregaço eutrófico
    Diagnóstico: Negativa para células neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em células escamosas

    O que significa?

  128. Olá Dr.,
    Fiz a captura Hibrida e o resultado foi:
    Epitélio escamoso representado na amostra escamoso metaplasico
    Microbiologia: Candida sp lactobacilos sp colpite micótica
    alterações celulares compativeis com o processo reativo

    Será que o senhor poderia me adiantar alguma coisa?

    Obrigada!!!

  129. Dr. estou com uma dúvida, fui ao ginecologista do Sus ele olhou meu exame e disse q estava normal e perfeito,bem a consulta durou 20 segundos….eu e minha mãe ficamos espantadas ….
    o resultado foi o seguinte para o Papanicolau:
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS RETIVAS OU REPARATIVAS.
    está normal mesmo?Fiquei em dúvida porque ele não me explicou nada e mal olhou na minha cara.Tenho dores pontadas na mesma região do útero tanto atrás como na frente…falaram q podeira ser rins….ou será algo no útero?
    MUITO OBRIGADA
    CRISTIANI

  130. Olá Doutor. tudo bem? O resultado do meu papanicolau foi: alteraçoes celulares reativas. Essa “expressão” significa apenas que tenho aquele famoso quadro inflamatório comum em quase todas as mulheres ou esse resultado pode ser interpretado de outras formas? Se a resposta for positiva que doenças se encaixam nesse resultado?

  131. OLÁ DR POR GENTILEZA FIZ O PAPANICOLAU EO RESULTADO FOI:
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS OU REPARATIVAS: INFLAMAÇÃO
    MICROBIOLOGIA: BACILOS SUPRACITOPLASMATICOS (SUGESTIVO DE GARDNERELLA/MOBILUNCUS)
    QUERIA SABER O QUE SIGNIFICA
    FICAREI GRATA

  132. Fiz colposcopia, captura hibrida e biópsia, porque no meu papa deu ascus.

    Captura hibrida: 0,19 e 0,20
    PApa: satisfatório para avaliaçõ diagnostica. INTENSO PROCESSO INFLAMATÓRIO. Negativo para neoplasia.

    esse intenso processo inflamatório pode levar ao cancer ais tarde?

    teho 55 anos, 5 anos de menopausa.

    Obrigada

    Amara

    1. Dificilmente. Inflamação é o achado mais comum em mulheres a partir da puberdade e quando há ressecamento de mucosas, como na menopausa, por exemplo, há um aumento na expressão da inflamação, mas evoluir para câncer é muito difícil, a menos que haja antecedentes familiares, HPV, etc, mas HPV não parece ter no seu resultado.

  133. gostaria de esclarecimento sobre o meu exame de papanicolaou – Citopatologico
    Avaliação da amostra: Satisfatória para avaliação diagnostica
    Microbiologia: Flora bacilar
    Avaliação Hormonal: Prejudicada devido a alterações inflamatórias
    \\\\\diagnóstico: Negativa para celulas neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em celulas metaplásicas

    Obrigada

    1. Provavelmente seja troca de células, ou seja, renovação epitelial. Quando as células velhas morrem, elas arrebentam e este processo se chama citólise.

  134. Fiz uma biopsia de vulva. e deu presença de coilocitos
    acantose
    hiperqueratose.
    Isso é grave..
    minha genicologista disse que não tem nada de mas pra ficar despreocupada!
    o que acha

  135. Boa tarde Dr! Queria parabeniza-lo por seu trabalho e saber sua intyerpretação do meu papanicolau, ja que minha consulta será só no dia 23 e estou ansiosa pelo parecer.

    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória, com presença de células da junção escamo-colunar
    CONSTITUIÇÃO CELULAR:
    Células escamosas superficiais Numerosas
    Células escamosas intermediárias: Freqüentes
    Células escamosas metaplásicas: Raras
    Células glandulares endocervicais: Freqüentes
    Polimorfonucleares Raros
    Hemácias: Numerosas
    RESULTADO COLPOCITOLÓGICO:
    VAGINA: Inflamatório leve
    CÉRVICE: Inflamatório leve
    MICROORGANISMOS: Microbiota lactobacilar
    CONCLUSÃO:
    PAPANICOLAOU MOD. (EM DESUSO) CLASSE II
    RECOMENDADA PELA OPS/1985 Alterações reacionais e/ou inflamatórias
    SISTEMA DE BETHESDA/2001 Modificações celulares reativas associadas à inflamação

    Desde ja agradeço

  136. Boa tarde Dr! Encontrei esse site e quero te parabenizar pelo trabalho. Quero tirar a minha tbm. Peguei meu preventivo hj, porém minha revisão só será no dia 23. Gostaria de sua interpretação do meu papanicolau para acabar com a minha ansiedade.

    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória, com presença de células da junção escamo-colunar
    CONSTITUIÇÃO CELULAR:
    Células escamosas superficiais: Numerosas
    Células escamosas intermediárias: Freqüentes
    Células escamosas metaplásicas: Raras
    Células glandulares endocervicais: Freqüentes
    Polimorfonucleares: Raros
    Hemácias: Numerosas

    RESULTADO COLPOCITOLÓGICO:
    VAGINA: Inflamatório leve
    CÉRVICE: Inflamatório leve

    MICROORGANISMOS: Microbiota lactobacilar

    CONCLUSÃO:
    PAPANICOLAOU MOD. (EM DESUSO) CLASSE II
    RECOMENDADA PELA OPS/1985: Alterações reacionais e/ou inflamatórias
    SISTEMA DE BETHESDA/2001: Modificações celulares reativas associadas à inflamação.

    Desde já agradeço!!!

  137. oi,
    meu exame deu que tenho alteraçoes inflamatorias discretas sem agentes especificos, positivo para granulócitos neutrófilos e histiócito, negativo para fungo, protozoario enegativo para infecção por HPV. deu classe II – alteração celular benigna, inflamação.
    li em outros comentarios que pode ser por uso de camisinha, mas fiquei com duvida pela presença de granulócitos neutrófilos e histiócito, pois descobri a poucos dias, a partir de outros exames, que tenho doença auto-imune, nao sei ainda qual. Entao gostaria de saber se a presença destes leucocitos pode demonstrar algo relacionado com a doença…ou pode nao ter nada a ver, pois estou ainda assustada devido a descoberta da doença.
    Obrigada.

    1. Leucócitos e histiócitos estão espalhados por todos os tecidos do corpo e o laboratório foi tão criterioso no seu exame que até colocou a presença deles no laudo. Um ponto para eles. Pode ter relação com a doença autoimune se o número de células encontrado for muito elevado.

  138. Bom dia! Gostaria de sua interpretação acerca do seguinte resultado do meu exame:
    Ausência de células representativas da junção escamo-colunar
    Presença de “clue cells”

    Obrigada

  139. Dr.

    Fiz recentemente um exame e obtive alguns resultados dos quais fiquem um tanto desconfortável. Poderia esclarecer?
    – citologia com alterações reacionais e/ou reparativas;
    – vários leucócitos;
    – microflora bacilar associada a cocos e/ou cocobacilos.

    Obrigada.

    1. Se não mais nada escrito além disso, está dentro da normalidade. Alterações reacionais e/ou reparativas significa apenas inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa e até em virgens.

  140. Doutor primeiramente gostaria de agradece-lo pelo excelente trabalho que tem feito aqui. Parabens, pois poucos medicos sao tao prestativos assim. Bom, vamos ao que interessa, rs. Ja vi aqui muitos resultados parecidos com o meu mas so ficarei tranquila quando o senhor der a resposta para o meu exame( PAPANICOLAU), assim ficarei mais tranquila para aguardar o meu retorno medico. Ai vai: CELULARIDADE: PRESENÇA DE CELULAS SUPERFICIAIS, INTERMEDIARIAS E ENDOCERVICAIS. MODERADA QUANTIDADE DE NEUTROFILOS COM PRESENÇA DE HISTIOCITOS. QUALIDADE DA AMOSTRA: SATISFATORIA PARA AVALIAÇAO. MICROORGANISMOS: FLORA BACTERIANA REPRESENTADA POR LACTOBACILLUS SP. OBSERVAÇAO: PRESENÇA DE CELULAS ESCAMOSAS COM ALTERAÇOES REATIVAS. CONCLUSAO: ALTERAÇOES CELULARES REATIVAS. CONSISTENTE COM CLASSE II(2) DE PAPANICOLAU. Essas alteraçoes celulares sao benignas? Se sao por que esta omitido na exame? Ha necessidade outros exames para investigaçao? Agradeço imensamente desde ja.

    1. Classe II no papanicolau indica citologia inflamatória e inflamação é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa. Até vírgens tem inflamação. Que atire o primeiro absorvente a mulher adulta que disser que não tem inflamação. O mecanismo da inflamação é bem simples: o aumento da acidez vaginal e cervical a partir da puberdade, que tem como objetivo protegê-los das infecções, também causa irritação crônica no epitélio, levando à inflamação, que também é chamada de cervicite crônica inespecífica, colpite difusa, etc, e isso é tão comum que se omite dos resultados, em citologia classe II, a indicação de “normal” ou “dentro da normalidade”. O que você tem é tão benigno, pelo que você escreveu, que não vale nem a noite que você ficou sem dormir por causa do resultado.

  141. Boa tarde, doutor!
    Fiz um preventivo agora esse mês. E o resultado foi conforme informações abaixo:

    AVALIÃÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória, porém limitada pela presença de sangue.

    CELULAS EPITELIAIS:
    -Pavimentosas superficiais: 20%
    – Pavimentosas intermediárias: 80%
    – Pavimentosas Metaplásicas: presentes
    – Pavimentosas endocervicais: frequentes

    ELEMENTOS ASSOCIADOS:
    -Histiócitos: frequentes
    – Neutrófilos: frequentes
    – Hemácias: frequentes

    MICRO – ORGANISMOS: Cocos e bacilos

    ALTERAÇÕES EPITELIAIS: Ausência de alterações epiteliais significativas

    CONCLUSÃO: ESFREGAÇO INFLAMATÓRIO COM ALTERAÇÃO REPARATIVA METAPLÁSICA

    Dr. O que isso pode ser. Estou muito preocupada. A dra. solicitou uma COLPOSCOPIA, e no dia que ela fez o preventivo sangrou, mas disse que apraentemente meu útero estava normal.
    Me receitou FLUCOTRIX e SECNITRAT e um creme vaginal AMPLOGIM
    Podes me esclarecer? Desde já agradeço.

    1. Pelo que você escreveu, está dentro da normalidade, com presença de inflamação, que é comum em mulheres com vida sexual ativa. Talvez ela tenha visto algum foco infeccioso e por isso te passou os cremes e comprimidos.

  142. Olá, boa tarde! O meu exame deu “Alterações celulares associadas a citólise e inflamação: núcleos desnudos em meio a flagmentos de citoplasmas e numerosos neutrófilos”
    O q isso significa? É HPV? Desde já agradeço!

    1. Isso não significa que você tem HPV ou qualquer outra doença. Significa apenas que você está em um processo de troca de epitélio, pelo que você escreveu.

  143. Boa noite Dr.
    Tenho que apresentar o resultado do meu pré-câncer para fazer o meu CCF (Certificado de Capacitação Física) na Aeronáutica e como não consegui consulta para antes da data de apresentação desse exame com a minha médica pensei que você pudesse me ajudar, não sei se esse diagnóstico pode me prejudicar para aprovação no CCF.
    Diagnóstico:
    – Negativo para células malignas.
    – Citologia com alterações inflamatórias em células escamosas
    – Flora de bacilos de Doderlein.
    Nota: Esfregaço hipotrófico

    Obrigada pela ajuda, aguardo seus comentários.

  144. meu exameginecológico deu :Esfregaço(s)apresentando predominio de intermediárias.
    Presença de células endocerviicais colunáres.
    Flora bacteriana mista moderada.
    Neutrófilos++
    Ausencia de fungoss,trichonomas,alterações virais e clamidiais.
    Citologia oncótica negativa.
    conclusão:Esfregaço inflamatório leve contendo bactérias.

  145. gostarira de saber o que quer dizer lactobacilos sp,cocos epitelio representados na amostra escamoso,glandular alteraçao celular benignas ou reparativas :inflamaçao,negativo para neoplasia

  146. olá doutor, tenho 18 anos sou virgem e há dois meses atras fiz um exame preventivo que deu o seguinte resultado:
    Leitura Citológica (adequação da Amostra): Satisfatório, porém limitado
    Areas espessas
    Elementos Acompanhantes..: Piócitos
    Histócitos
    Padrão Celular Epitelial.: Células superficiais, intermediárias e profundas
    Alterações inflamatórias regenerativas
    Raras células com ativação nuclear
    Elementos Inflamatórios (Microflora)..: Flora de bacilos de Döderlein (moderada)
    Conclusão Diagnóstica….: Aspecto citológico inflamatório (classe II)
    Diagnóstico Final……..: Colpite inespecífica
    Avaliação Hormonal…….: Avaliação prejudicada devido a alterações morfotintoriais celulares

    O senhor poderia me explicar esse resultado?
    Obrigada!

    1. Flávia:
      O que tem no seu resultado é o comum em mulheres com vida sexual ativa e em virgens, também. A partir do momento em que o colo começa a secretar ácidos para defesa, começa a irritação celular que leva à inflamação crônica. É por isso que sempre escrevo que inflamação não é doença. É consequência da atividade secretora do colo e por isso aparece tanto em mulheres com vida sexual ativa, quanto em vírgens, desde o começo da puberdade. Fique tranquila que você não tem, praticamente, nada.

  147. Olá Dr.
    Fiz meu 1º exame PCCU e deu o seguinte:

    MATERIAL: esfregaço cervico vaginal

    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: esfregaço satisfatório mas limitado; esfregaço purulento.

    DESCAMAÇÃO DAS CÉLULAS DOMINANTES: células escamosas superficiais; células escamosas intermediárias e células cilíndricas endocervicais.

    ELEMENTOS ASSOCIADOS: Leucócitos polimorfonucleares neutrófilos; histiócitos; hemácias.

    MICROFLORA E AGENTES ESPECÍFICOS: Flora bacteriana mista; esporos; pseudo-hifas.

    MODIFICAÇÕES CELULARES: ausência de células atípicas. Modificações celulares são de natureza inflamatória.

    CONCLUSÃO: Esfregaço satisfatório mas limitado; esfregaço purulento; esfregaço inflamatório intenso; flora bacteriana mista; fungos com morfologia de Cândida sp.

    OBS: O que eu tenho?

  148. Boa noite! No fim de 2010, tive q interromper a gravidez (aut.judicial) devido ao bebe estar com anencefalia. Recentemente fiz alguns exames, e em um deles deu o sguinte resultado:

    Epitelios representados na amostra – Escamoso Glandular e Metaplásico
    Alteracoes celulares benignas – Inflamação
    Microbiologia – Lactobacilos sp

    O que significa isso? Tenho alguma doença, ou é devido a curetagem q fiz depois do abortamento?

    Tenho retorno no medico apenas em maio, por gentileza, me esclareça… estou muito preocupada… será que poderei engravidar logo??

    Atenciosamente,

    ERika

  149. Olá fiz um preventico com colposcopia, Pois eue stava com um escorrimento marron e uma leve corçeira.

    Deu isso aqui, pode me explicar?

    LAUDO DESCRITIVO:
    Descamação dominante de celulas intermediaris, poucas superficiais, Leucocitos moderados, Glandulares tipias.

    MICRIBIOTA____ bacilos
    Conclusão/Observações
    NEGATIVO PARA LESÕES INTRAEPITELIAIS OU MALIGNIDADE
    OBS__ INFLAMATORIO LEVE.

    PS: Minha ginecologista disse que eu não me preocupasse, pois não tinha nada.
    O que me preocupa mesmo é os medicamentos que ela passou:

    CANDORAL, 10 COMPRIMIDOS, 1 EM CADA 12 EM 12HS, PRA MIM E PRO MEU NAMORADO.

    e UMA POMADA COLPISTANTIN.
    So que não deu fungos no resultado, certo? isso serve mesmo assim?
    pois fiz uma cultura( exame micologico e deu negativos)

    E a pomada incomoda, estou usando o escorrimento parou mais ainda estou sentindo corça, é normal?

    ahh, antes do resultado do exame sair, ela passou grevagim, só que piorou, fiquei sentindo muita ardençia coçeira!
    Porfavor me ajuda onde eu moro é interior medicos é uma vez no mes.. e olhe la.. AFF

    GOSTARIA DE SABER DETALHADAMENTE SOBRE O RESULTADO DESSE EXAME. E SE O MEDICAMENTO SERVE!

    Obrigada desde ja!

    FICA COM DEUS!

    1. Pelo que você escreveu, você está com corrimento, certo? Se está com corrimento, ela viu pelo laudo que pode ser cândida ou algum outro fungo que não cresce em meio de cultura. Nem todos os fungos crescem em ágar sabureaux (meio de cultura do exame micológico). Com certeza foi isso que aconteceu e ela te passou os dois fármacos para uso conjugal. Se o creme está causando incômodos, pode ser alergia ao creme. Volte na médica.

  150. Olá, bom dia! Gostaria que me esclarecesse…fui na minha ginecologista devido a uma cistite, q já estou tratando com antibiotico – proflox. Ela aproveitou para fazer o papanicolau, onde deu o seguinte resultado:

    -ESTUDO CITO ONCOLOGICO:
    MAT. CONSTITUIDO POR CELULAS EPITELIAIS PAVIMENTOSAS E GLANDULARES ENDOCERVICAIS COM ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DE CARATER REATIVO.
    MUCO FILAMENTAR
    APRECIAVEL PERMEAÇÃO DE NEUTROFILOS E HISTIOCITOS
    AUSENCIA DE CELULAS ATÍPICAS NA PRESENTE AMOSTRA
    -ESTUDO MICROBIOLOGICO:
    FLORA VAGINAL NORMAL – PREDOMINIO DE LACTOBACILOS
    FILAMENTOS MICELIANOS E ESPOROS DE CANDIDA SP
    -PARECER CITOLÓGICO:
    QUADRO CITOLOGICO BENIGNO INFLAMATORIO ACENTUADO
    -NOTA: ANÁLISE HORMONAL PREJUDICADA.

    …minha médica apenas falou q deu candida e me receitou uma pomada vaginal…só isso! Mas fiquei mto intrigada…será q só isso é suficiente? Meu marido não tem q tomar nada? E o que siginifica esse quador citologico benigno inflamatorio acentuado? Essa nota de analise hormonal prejudicada tb me preocupou…isso atrapalha eu engravidar futuramente (por conta dos homonios estarem prejudicados)? Me esclareça por favor, pq minha medica foi mto seca….

    1. Vi:
      Inflamação é comum em mulheres com vida sexual ativa e está acentuado devido à infecção por cândida. Isso é normal, pois a candidíase agride e mucosa e provoca mais inflamação. Você não tem nada de grave, apenas trate esta candidíase. Quanto a tratar seu marido, converse com sua médica, pois eu não posso dizer se precisa ou não. Seria ingerência no trabalho dela e, consequentemente, erro ético.

  151. olá meu exame de papanicolau deu o seguinte: alterações inflamatórias de infecção sugestiva de Gardnerella sp, negativa para celulas neuplásticas.presença de alteração inflamatória acentuada e esfregaço purulento. O que é isso? como é o tratamento?
    obrigada

    1. Elaine:
      Você deve ter alguma infecção vaginal, pois a gardnerella é uma bactéria oportunista e só aparece quando há um agente infecção. O esfregaço purulento é o principal indicativo de infecção. No restante, está tudo dentro da normalidade. O tratamento pode ser com creme vaginal, antibiótico oral de uso conjugal (seu parceiro também terá que tratar, senão você se cura e ele te devolve o bicho).

  152. Olá boa tarde , gostaria muito de obter informações a que se diz a respeito do resultado do meu exame onde consta :
    alterações morforlógicas de naturezas inflamatórias em células escamosas. observam-se grupamentos de células ENDOCERVICAIS TÍPICAS nestas amostras.
    Desde já agradeço.

  153. Olá
    Gostaria de saber o que realmente é leptotrix vaginallis, minha médica passou um remedio para eu e meu marido tomar e um creme vaginal só que não explicou direito o que seria?
    grata

    1. Cris:
      Leptotrix é uma bactéria filamentosa oportunista que só aparece quando há outro agente principal junto, como por exemplo, o Trichomonas vaginalis. Veja nesta figura os fios finos parecidos com cabelos. São os leptotrix.

  154. Bom dia Doutor

    Pode me ajudar? Meu exame deu :
    Celulas Escamosas
    Microflora: Flora Bacteriana Bacilar , Candida SP
    Conclusão: Classe II Papanicolau alterações de celulares benignas por agente especifico

    Pode me ajudar so volto ao consultorio dia 15/04

    Muitissimo Obrigada

    1. Alessandra:
      Seu resultado está dentro dos limites normais para mulheres com vida sexual ativa. Até virgens podem ter inflamação, que é classificada como citologia classe II de papanicolau.

      1. Obrigada Doutor, queria aproveitar e parabeniza-lo pelo trabalho desenvolvido aqui, para nós mulheres uma breve explicação de duvidas é muito importante para o auxilio de nossas preocupações ! Obrigada Bom dia Bom Trabalho!

  155. Oi, Dr.Heinz Tenho uma pergunta…
    Meu exame de Colpocitologia oncólica 564.11 Teve como conclusão a seguinte afirmativa: Citologia negativa para células neoplasmáticas. Lactobacilar e citolitico, JEC representado. DEGENERAÇÃO CITOPLASMATICA CELULAR, PRODUTO DA ATIVIDADE DA FLORA LACTOBACILAR DETRITUS CELULARES. HEMÁCIAS. NÚCLEOS NUS. Por favor se puder me responda com urgência, obrigada!

    1. Simone:
      Parece que o seu médico apanhou a sua amostra em um ponto onde estava havendo uma forte atividade de renovação celular. As células, assim como todo e qualquer outro micro-organismo, tem um tempo de vida e morrem. Quando morrem, acontece igual a qualquer cadáver: se degeneram e são eliminadas aos pedaços e parece que foi isso o que aconteceu no seu exame. Na dúvida, volte ao médico e peça para fazer novo exame. O mais importante do resultado é o termo citologia negativa para células neoplasmáticas significando que você está livre de câncer.

  156. Ola, meu citológico foi assim:
    Adequabilidade do material:satisfatória
    Epitélios representados na amostra: escamoso
    Alterações celulares benignas reativas ou reparativas:inflamação, metaplasia escamosa imatura Microbiologia: lactobacilos sp, cocos, candida sp.
    Conclusão: Negativo para neoplasia
    Obs. gerais: Sugerimos tratar e repetir o citologico.
    O que significa?

    1. Ranihere:
      Significa apenas que você está com uma infecção por cândida, mais nada. Você está bem. Tem apenas a inflamação comum em mulheres com vida sexual ativa e mais nada de anormal. Trate a candidíase.

  157. Por favor tire a minha dúvida;fiz o meu primeiro preventivo,casei virgem e deu esse resultado:células intermediárias e algumas superficiais.Células não epiteliais:Leucócitos e Histiócitos.Alterações celulares benignas:Inflamatórias/Reativas.Flora Bacteriana:Padrão lactobacilar com citolise.Obrigada se poderem me responder o quanto antes melhor.Obrigada mesmo desde já.Karinne

  158. Dr. após uma ano a tentar engravidar e não conseguir, resolvi ir ao meu ginecologista. No consultório ele me realizou uma ecografia. Aí verificou que eu tenho um pólipo. Fiz o papanicolau e deu os seguintes resultados: Amostra satisfatória; com representação da zona de transformação; alterações reactivas associadas a inflamação e flora mista; negativa para lesao intraepitelial. Estou muito preocupada porque o meu ginecologista disse que tenho que fazer histeroscopia. Será que o pólipo não me trará complicações mais graves? E porque não engravido? Estes resultados do papanicolau também não me permitem engravidar?
    Agradecia que me esclarecesse.. ando muito preocupada.. Tenho tido muitas dores, muitas cólicas e tenho sangramento na fase folicular, fora da menstruação. Será que posso ter problemas mais sérios? O que devo fazer?

    1. Carla:
      Pelo resultado do papanicolau, você está bem. Não há nada de grave, além de inflamação que, como você deve ter lido nos outros comentários, é algo comum em mulheres com vida sexual ativa. Talvez o pólipo possa ser a causa da dificuldade de engravidar, pois se ele obstrui a entrada do útero, impedindo que o sémen entre, está aí a causa. Faça a histeroscopia para ver se também não há problemas no endométrio que dificultem a nidação (fixação do embrião).

      1. Obrigado Dr. Mas relativamente ás cólicas que tenho diariamente e á hemorragia que estou a ter fora do momento da menstruação, o que devo fazer.. Tenho tido imensas dores.. Não será algum problema sério? O que devo fazer?

        1. Carla:
          Sangramento na fase folicular é um achado raro, mas não é doença. É sangue que escapou na ruptura da teca ovariana no momento da liberação do ovócito. É muito raro este sangue chegar ao útero, mas isso pode acontecer. Dor no período folicular também aparece em muitas mulheres. Também pode ser um problema endócrino. É melhor você procurar um endocrinologista, além de continuar com o tratamento com o(a) GO.

          1. Obrigado doutor pelas dicas.. Meu GO me falou que o sangramento se deve ao pólipo, pk nessa altura ainda não estou ovulando.. o meu ciclo é muito longo (36 a 40 dias). Agora tb vou fazer análises hormonais que vai de encontro com o que o doutor sugeriu. Vamos ver se corre tudo bem.. Obrigado

          2. Olá doutor.. já fiz a histeroscopia e foi confirmado um pólipo e para além disso também meu GO disse que tenho um septo parcial no útero, ou seja, útero septado. Ele me disse que tenho de fazer cirurgia, poliostomia e ressectoscopia. Será que esta é a única solução para o meu problema? Será isto que me impede de engravidar? Acha que devo consultar outro médico e verificar se tem a mesma opinião? Será fácil para qualquer Go observar através do histeroscópio e observar o pólipo e útero septado?
            Obrigada mais uma vez..

          3. Obrigada Doutor. Meu GO também me disse que me vai fazer uma laparoscopia, uma vez que estou anestesiada, observa minhas trompas de falópio. Eu li na internet que a laparoscopia é muito perigosa e que pode causar muitas complicações? O que pensa disso?

          4. Carla:
            Laparoscopia é bem mais segura que laparotomia. A laparotomia que é mais perigosa por ser um procedimento cirúrgico à “ceu aberto”, ou seja, abre-se o abdome e procura o problema, enquanto a laparoscopia é feita por vídeo, sendo também chamada de VLC ou vídeo-laparoscopia. Normalmente faz-se 3 ou 4 furos no abdome, por onde entram a câmera, o braço mecânico e outros apetrechos. Após terminado o procedimento, dá-se dois ou três pontos em cada furo e em 12 horas o cliente já vai de alta para casa, quanto na laparotomia faz-se um “talho” na barriga, leva-se uma porção de pontos, ficando-se no mínimo 36 horas internado e depois tem que repousar uns 21 dias até se recuperar.

          5. Obrigada doutor pela disponibilidade. Já deu para perceber que esta situação me tem deixado bastante ansiosa, mas graças a si tenho esclarecido muitas dúvidas, o que me tem ajudado muito a tentar compreender melhor a minha situação.. Obrigada mais uma vez.

  159. estava com 5,5 meses e meio de gestação quando tive um sangramento e fui obrigada a fazer o parto cesariano, os medicos me pediram exame de preventivo pelo qual deu conclusão citologia inflamatoria tipo classe II gostaria de saber se é normal?????

    1. Keitilin:
      citologia classe II é citologia inflamatória, comum em mulheres com vida sexual ativa. Não é nada de grave, pois é comum e não foi esta a causa da perda de seu bebê.

  160. Boa noite! Acabei de ter acesso ao resultado do meu exmae papanicolau, o qual apresenta seguinte quadro:

    o quadro citomorfologico esta constituido por celulas pavimentosas com predominio de camadas intermediarias. Os citoplasmas celulares exibem metacromasia estando seus bordos pouco delimitadoss e os nucleos acham-se discretamente aumentados com dimunição da basofilia. tais estruturas dispoem-se em meio á raras celulas inflamatorias polimorfonucleares, neutrofilos e abundante lactobacilos. celulas colunares são observadas isolads ou agrupadas….. conclusão: negativo para celulas neoplasticas, Papanicolau classe 2,negativa para fungos, tricomonas e alteraçãoes virais…. Estou deseperada!!! O que causo isto tudo? tem parceiro fixo a dois anos….

    1. Ananda:
      Desesperada com o que? Você está muito bem. Não tem nada de mais no seu resultado, apenas inflamação comum em mulheres com vida sexual ativa.

  161. DOUTOR FIZ MEU EXAME E DEU
    AVALIACAO DA AMAOSTRA:SATISFATORIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA.
    MICROBIOLOGIA:FLORA BACILIAR.
    PRESENÇA DE ENTRUTURAS SUGESTIVAS DE CANDIDA SP.
    AVALIAÇÃO HORMONAL:AVALIAÇÃO PREJUDICADA DEVIDO ALTERAÇOES INFLAMATORIAS.
    DIAGNOSTICO: NEGATIVA PARA CELULAS NEOPLASTICAS.PRESENÇA DE ALTERAÇOES INFLANMATRIAS ACENTUADAS.SEGERE-SE REPETIR O EXAME APOS TRATAMENTO.
    OBSERVAÇÃO:ESFREGAÇO PURULENTO.
    ESTOU PREOCUPADA SERA ALGO GRAVE.
    QUERO ENGRAVIDAR.
    ME AJUDE A ENTENDER POR GENTILEZA.

    1. CA:
      Você só tem uma candidíase, que é uma infecção banal, mas que se não tratar pode causar feridas no útero. Nâo tem nada de grave no seu resultado.

  162. fis o esame gimecologico, quando fui pegar ñ entendir nada mais fiquei nervosa com o resultado.avaliação hormonal prejudicada,processo inflamatorio acentuado por cogumelos,ausencia de maligmidade. O que isso quis dizer vc pode me ajudar

    1. Aline:
      Você tem uma inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa, mas aumentada por uma infecção por fungos. Talvez seja uma candidíase. Não tem nada de grave no seu resultado. Basta tratar essa infecção que voltará tudo ao normal. Volte ao médico.

  163. olá, doutor
    fiz preventivo e o mesmo deu o seguinte resultado:
    flora bacteriana bactocilar moderada,
    ausencia de fungos, tricomonas, leptotrix e inclusoes virais do tipo herpeticas e climadiais
    neutrofilos +
    hemacias ++
    presença de colunares do tipo endocervicais
    ausencia de celulas metaplasicas
    citologia oncotica negativa
    conclusao:
    esfregaço inflamatorio leve
    o que significa esse resultado estou muito vervosa marquei retorno com o medico so que so é para o dia 18?
    pode me esclarecer?

    1. LUCIA:
      Você está bem. Não tem nada de errado no seu laudo. A inflamação é comum em mulheres com vida sexual ativa e aparece até em virgens.

  164. Dr. obrigada, realmente era outra resposta
    mas a do exame de bacterioscopia e a fresco
    é comum esse resultado? ou devo me preocupar

    mais uma vez obrigada!!!

    1. danny:
      me parece que sua amostra foi contaminada. É melhor você pedir outro exame, pois não dá para confiar neste resultado. Cogumelo no material significa contaminação com fungos o que dá a entender que “sujaram” sua amostra, talvez colcondo-a em algum frasco contaminado.

  165. como assim cronificou? ela me disse que era apenas uma inflamação, me passou um exame de urina que também deu cogumelo, aiai isso é uma DST? é grave?

    muito obrigada pela atenção.

    1. dany:
      Acho que você leu a resposta à outra dúvida, pois eu não disse que seu caso cronificou. Respondendo a sua pergunta, parece mais contaminação do material. É melhor você voltar ao médico e pedir um novo exame, pois se tem todos os parâmetros alterados, parece que alguma coisa contaminou sua amostra (se for urina)

  166. olá dr.fiz um exame de bacterioscopia e o resultado foi:
    celulas epiteliais de descamação: frequentes
    leucócitos: frequentes
    bacilos gram positivos: frequentes
    bacilos gram negativos: frequentes
    leveduras: frequentes

    e exame de a fresco
    o resultado foi: presença de cogumelos no material
    ausencia de trichomonas no material

    Dr. o resultado foi positivo ou negativo?
    qual o verdadeiro significado disso e quais as maneiras de se contrair isso
    desde já obrigada!

  167. Oiii.Doutor……
    No meu exame do papanicolau saiu os seguintes resultados:
    TIPO DE AMOSTRA : convencional ( 1 lâmina )
    AVALIAÇÃO PRÉ ANALITICA DA AMOSTRA : satisfatória
    COLORAÇÃO DA AMOSTRA : papanicolau
    ADEQUABILIDADE DA AMOOSTRA : satisfatória
    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA : escamoso , glandular ( não inclui o epitélio endomentrial )
    AVALIAÇÃO DO TROFISMO : normotrófico
    DIAGNÓSTICO DISCRITIVO : alterações celulares benignas associadas com : inflamação
    MICROBIOLOGIA : LACTOBACILLUS SP -COCOS
    CONCLUSÃO : alterações reativas benignas
    O que quer dizer tudo

  168. Olá Dr., tenho 16 anos, fiz um exame e no exame estava tudo ok, porém em um campo dizia:

    – de natureza reativa:
    associadas à inflamação inespecífica.

    Eu só posso ter pego essa inflamação na relação sexual? ou existem outros fatores que também me levariam a tê-la?
    A minha médica me passou o remédio “crevagim” para o tratamento, e falou pra eu usar um sabonete diário. Esse remédio é mesmo ideal? Eu tenho namorado, ele também precisaria tomar algum remédio? Minha mãe disse que geralmente, é ideal que os dois façam o tratamento, mantenho relações com ele, e ele foi meu único parceiro, gostaria de saber sobre isso, espero que o senhor possa me ajudar, desde já, muito obrigada.

    1. Danielle:
      Você não pegou a inflamação. A inflamação se desenvolveu dentro de você por reação a diversos fatores, não apenas à penetração ou contato com o pênis. Inflamação é o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa e até em virgens. Que atire o primeiro absorvente a mulher que disser não ter uma inflamação. Isso não é grave e muito menos poderá te “mandar para o túmulo”, pois se fosse grave, a humanidade já estaria extinta, já que mulheres e inflamação (também chamada de cervicite inspecífica, colpite e etc) convivem desde o gênesis. Sossega, se for só isso que está escrito no laudo, você não está doente. Leia nos outros comentários e em outros tópicos (Metaplasia escamosa) tudo o que já se escreveu sobre este assunto.

  169. Na verdade eu quero fazer uma pergunta para o drº fiz um papanicolau e resultado foi o seguinte,alterações celulares benignas reativas ou reparativas: inflamação
    microbiologia : lactobacilos sp.
    obs gerais : células endocervicais muito reativas.
    por favor me diga alguma coisa pois ainda vai demorar para o meu retorno médico.obrigada!

    1. Tatiana:
      Isso é apenas uma infecção, perfeitamente tratável e curável. Não é nada de grave, mas se não tratar, virará em corrimento com muito mau cheiro. Seu parceiro também terá que fazer o tratamento, senão ele te devolverá a encrenca na próxima relação sexual.

  170. Dr.:

    Fiz papanicolau e colposcopia para fins administrativos.
    O papanicolau deu classe II: Alterações celulares de natureza benigna, cervicite e metaplasia escamosa. Esfragaço apresenta-se mucoso – purulento. a reação inflamatória cervical é de grau moderado. Representação satisfatória da junção escamo colunar (jec), traduzindo amostra adequada para estudo oncológico. etc…
    Já na colposcopia deu colo com ectopia periorificial associada à zona de transformação e proliferação de vasos congestos. Ausência de zonas matrizes ou epitélio acetobranco. Teste de Schiller: Positivo. Cervicopatia inflamatório-reparativa.

    O Senhor poderia me esclarecer o que tenho, pois estou preocupada.

    Desde já, agradeço

    1. Michele:
      Pelo esfregaço purulento, talvez alguma infecção. No mais, você só tem uma inflamação, comum às mulheres de vida sexual ativa. Leia nos outros comentários tudo o que já escrevi sobre inflamação/cervicite.

  171. Dr.fiz o papanicolau e o resultado foi este:
    Adequabilidade da amostra:satisfatoria.Representada pelo epitelio escamoso.
    Classificação Geral:alterações celulares benignas.
    Diagnostico Descritivo
    Tipos celulares:
    Descamação Dominante:Celulas intermediarias
    Celulas Endocervicais:Ausentes
    Celulas Endometriais:Ausentes
    Elementos Associados:
    Leucocitos:muitos
    Histiocitos:raros
    Hemacias:ausentes
    Microbiologia:candida sp.
    bacilos supracitoplasmaticos sugestivos de gardnerella vaginalis.
    Modificações Inflamatorias/reativas:discreta em celulas escamosas.
    Metaplasia Escamosa Imatura:ausente
    Atipias celulares:ausente
    Conclusão Geral:negativo para lesões intra-epiteliais ou malignidade.
    citologia inflamatoria.
    Dr.o que eu tenho é grave?

    1. Aparecida:
      Você está bem. A única coisa que tem é, talvez, uma infecção oportunista, pois a gardnerella é uma bactéria que aparece quando há trichomonas ou outros parasitas no local. Afora isso, você não tem nada de grave, apenas a inflamação comum em mulheres de vida sexual ativa.

  172. Boa tarde Dr.
    Fiz uma trans e o resultado me deixou um pouco preocupada…o resultado diz que há uma imagem sugestiva de corpo luteo no ovario esquerdo…e ainda imagens multicisticas no cervix…
    Devo me preocupar??
    Ja o meu papanicolau deu o seguinte resultado:
    AVALIAÇÃO DE ESPECIME: Satisfatorio, ausencia de representação do jec zt
    AVALIAÇÃO HORMONAL: Preparado citologico trofico
    AVALIAÇÃO MICROBIOLOGICA: flora bacteriana mista
    ALTERAÇÕES CELULARES: componente leucocitario discreto
    CONCLUSAO: negativo para malignidade

    ESTÁ TUDO BEM???
    Obrigada…

    1. Ju:
      Sossega! A imagem sugestiva de corpo lúteo no ovário esquerdo significa que você ovulou pouco antes do exame e multicistos no cérvix pode ser os ovos de Naboth, que não é doença, é apenas um aumento na densidade e na viscosidade da secreção das células. Está tudo bem.

  173. O resultado da minha colposcopia é:
    Adequabilidade do material Satisfatória
    Epitelios representados na amostra Escamoso Glandular
    Alteracoes celulares: benignas Inflamação
    Microbiologia: Bacilos
    Eescamosas: celulas atipicas de significado indeterminado Possivelmente não neoplásicas
    Observacoes gerais Halo Perinuclear. Cariomegalia,
    Dr., por favor, o que isso quer dizer?
    Obrigada.

    1. Di Ferrer:
      Pelo resultado, você tem uma inflamação crônica, comum em mulheres com vida sexual ativa, mas é melhor voltar ao médico para ele repetir o exame, pois não ficou muito claro o halo perinuclear, que pode indicar alguma infecção ou alteração reativa, e a cariomegalia, que é aumento dos núcleos das células.

  174. Doutor, fui diagnosticada com uma colpite difusa leve.
    Fui ao ginecologista e ele receitou uma cauterização para mim.
    Gostaria de saber se este é mesmo o tratamento de praxe.

    Obrigada.

    1. Conforme o que ele está vendo no seu colo, este deve ser o procedimento. Para te dizer qualquer coisa, é necessário um exame físico e isso o seu médico já fez e optou, pelo que encontrou, pela cauterização.

      1. Obrigada, Doutor.
        Tive essa dúvida porque ele só olhou a colposcopia, nem me examinou e já “receitou” a cauterização”.

        Obrigada mesmo pela atenção.

  175. olá queria saber a interpretação do meu exame de secreção vaginal no qual apareceu o seguinte

    exame microbiologico a fresco do conteudo cervico vaginal
    espécime diagnóstico: cérvico vaginal
    método: microscopia
    resultado…………. NEGATIVO

    exame microbiol bacterioscopico do conteudo cervico vaginal(gram)
    especie diagnostico:cérvico vaginal
    método: citologico com coloração de gram
    resultado…….. vários cocobacilos gram labeis semelhantes a gardnerella vaginalis.
    várias celulas epiteliais
    varios leucócitos

    Por favor me ajude .. tenho médico marcado mas queria saber logo oque tenho
    háa depois que fiz esse exame começei a ter fortes dores na vagina principalmente ao urinar e surgiu algo como aftas ao redor da vagina. fui ao hospital e o clinico geral disse qe podia ser herbs genital..

    resumindo tudo isso, o que será qe eu tenho???

    desde ja obrigada

  176. Sheila Nunes:
    Não se preocupe, pois o que você tem, inflamação, é comum a quase todas (99,9999999%) as mulheres com vida sexual ativa e até muitas virgens também tem. Se você não tem corrimento, a dupla bac&bac (gardnerella e mobiluncus) apareceram “de alegre” no seu esfregaço.

  177. Fiz preventivo e resultado foi o seguinte:
    Epitélios representados na amostra: Escamoso
    Alterações Celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inflamação
    Microbiologia: Cocos,Bacilos supracitoplasmático (Sugestivo de Gardnerella/mobiluncus).
    Levei para o ginecologista o exame,ele me perguntou se estava com corrimento de odor forte ou com coceira,respondi que não.Então,ele disse que não me passaria nenhum medicamento e que eu devo fazer novamente esse exame daqui 1 ano.Se não há o que tratar,porque deu esse resultado?Devo procurar outro médico???

  178. oi dr!
    fiz o preventivo e o resultado foi:
    adequalidade do material: satisfatória
    epitélios representados: escamoso, glandular, metaplásico
    alterações celulares reativas ou reparativas: inflamação
    microbiologia: bacilos supracitoplasmaticos (sigestivo e gardnerella/ mobiluncus
    negativo para neoplasia.
    flora bacteriana abundante. inumeros leucócitos e poucas hemácias
    estou preoupada, pois como minha consulta é pelo sus vai demorar 15 dias ainda
    por favor me responda
    obrigado

    1. anelise:
      Você não tem nada de grave. Tem uma inflamação, comum e mulheres de vida sexual ativa, e talvez uma infecção, pois a presença de gardnerella e mobiluncus sugerem alguma infecção. Se você tem corrimento, mais provável ainda. Vá ao médico para tratá-la.

    1. Sâmyla:
      Leptotrix é uma bactéria filamentosa oportunista. Ela indica que pode existir alguma contaminação. Não é grave, mas é um sinal que precisa ser investigado. Volte ao médico.

  179. dotor eu agradeço muito se puder me resp pois estou perdendo noites de sono pensano nisso seja qual for a resp quero que me fl pois faço exames de 6 em 6 meses

  180. boa noite dt fiz um ixame deu enframação lactobacilios sp oque é isso é serio é uma doença estrou muito preucupada me resp o mais rapido por favor tenho msn se puder me add agradeço tenho mais coisas a fl e esclarecer obrigado de sua ouvinte jussane de maringá pr

    1. jussane:
      Calma, você não está doente. Inflamação é a coisa mais comum em mulheres de vida sexual ativa e não mata ninguém e lactobacilos são bactérias da flora normal da vagina, ou seja, é a turma da faxina que livra você de outros bichos. Eles estão aí porque a natureza os fez exatamente para isso: te proteger. Sossega.

  181. SERÁ QUE TEREI DE FAZER UM TRATAMENTO PARA ESTA INFRAMAÇÃO ANTES DE COLOCAR O DIU, OU NÃO ?

    OBRIGADA PELAS INFORMAÇOES. TENHA UMA ÓTIMA TARDE

  182. Dr por favor me ajude, tive um filho por parto cessaria á 3 meses, e fiz o papanicolau para poder colocar o DIU, e meu exame deu alteraçoes, esta escrito assim nele.
    ADEQUACAO DA AMOSTRA:
    SATISFATORIA.

    ***ELEMENTOS EPITELIAIS:
    CELULAS ESCAMOSAS, GLANDULARES E METAPLASICAS

    ***MICROFLORA:
    FLORA BACTERIANA BACILAR

    ***CONCLUSOES:
    CLASSE II DE PAPANICOLAOU
    ALTERACOES CELULARES BENIGNAS INFLAMATORIAS NAO ESPECIFICAS.

    Estou Com alguma doença…
    sera que com essas alteraçoes o médico colocara o Diu

  183. Muito obrigada Doutor. Ficarei sucegada sim, me deu até um animo a mais pra voltar pro segundo turno de trabalho agora, pois tinha ficado preocupada. Obrigada mesmo =)

  184. Que bom! Vou hj na médica.. mas qual seria o tratamento mais indicado? No papanicolau q fiz qdo o medico colocou uma soluçao apareceu uma mancha branca no meu colo uterino. Que foi por isso q ele disse q eu estava com hpv. mas nao tenho essas verrugas q se chamam condilomas.. e meu namorado fez exames e tá tudo bem com ele!

    1. Jamylla:
      A mancha branca também pode ser de intensa metaplasia escamosa, que é normal. Cada método de diagnóstico tem suas falhas e seus falsos-positivos e falsos-negativos. A escolha do tratamento dependo do quadro que o médico vê. Nâo é possível eu te dizer algo à distância.

  185. Olá Doutor
    O resultado do meu exame aparece como: Há células epiteliais escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas
    Microflora: bacilos de Dorderlein, mocrorganismos morfologicamente compatíveis com cocos/cocóides.
    O que isso quer dizer? Gostaria de entender. Muito obrigada.

    1. Rafaela:
      Algumas vezes o esfregaço mostra células difíceis de serem interpretadas, mas isso se deve, basicamente, à forma como as células foram distendidas na lâmina e não a algum problema em si. Você tem, provavelmente, o que a maioria esmagadora das mulheres com vida sexual ativa e também muitas vírgens tem: inflamação. Sossega.

  186. Epitélio Estratificado: Células escamosas representam os estratos superficial e intermediário, com alterações celulares decorrentes do processo inflamatório.
    Canal cervical: Representado por numerosas células endocervicais e metaplásicas escamosas.
    Neutrófilos: moderados
    Macrófagos: moderados
    Células Endometriais: ausentes
    Hemácias: escassas
    Citólise: ausente

    Flora: Bacteriana mista
    Agentes Microbiológicos: não detectados
    Nível hormonal estimado: padrão normotrófico

    Conclusão: ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS REATIVAS OU REPARATIVAS

    Dr. , meu médico disse que está tudo ok, está mesmo? posso ficr tranquila?

    1. Tatiana:
      Você não está bem… Você está ótima! Seu médico está carregado de razão. Não há nada a se preocupar em seu resultado. A inflamação que aparece é comum em mulheres com vida sexual ativa e pode ser encontrada até em vírgens (vírgens também podem e devem fazer preventivo de câncer ginecológico). Leia mais nos comentários anteriores (mais de 300).

  187. Olá.. fiz meu preventivo. e o médico d cara disse q eu tava com hpv. perguntei qual procedimento e eledisse q só seria possivel tratar com cirurgia. Fiquei apavorada, Quando fui pegar o resultado deu esse laudo:
    Celulas esfoliadas:
    celulas escamosas superficiais
    celulas escamosas intermediarias
    celulas cilindricas endocervicais
    Elementos associados:
    leucocitos polimorfos nucleares – neutrofilos
    Microbiologia :
    flora cocos + bacilos
    conclusão:
    esfregaço inflamatorio com presença de areas purulentas. Flora mista.

    Tenho um corrimento branco e por vezes amarelado. frequente.

    Gostaria de saber se eu tenho algo mais que inflamacao. Por conselhor do meu namorado. Marquei consulta cm outro medico. para entao fazer o tratamento. Nao levei o resultado pro medico q disse q eu tava com hpv.
    desde já agradeço!

    1. Jamylla:
      Você fez o correto: marcou outro médico, pois, pelo que você escreveu, não parece ter HPV aí, não. No papanicolau aparece coilocitose como um indicativo ou sugestivo forte de HPV e pelo que você escreveu, isso não apareceu no seu exame. As áreas purulentas combinam com a presença de neutrófilos e do corrimento, sendo indicativos de uma infecção por bactérias ou protozoários que, se tratado adequadamente, não oferece perigo algum.

  188. Olá Dr…fiz um preventivo a uns 4 mês e acusou candidiase, fiz o tratamento e acabou tudo certinho…tomava o anti Femiane só q parei de tomar, e a uns 4 dias mantive relação com meu namorado e usei a pilula do dia seguinte(Pilem),só q no dia seguinte da ingestão me iniciou um corrimento esverdiado em grande quantidade , sem odor e não sinto nada de diferente no local, só q esse corrimento está me assustando..ate q vem diminuindo, só q msm assim me assusta.Será q pode ser da Pilula do dia seguinte q é muito forte, ou alguma infecção, sendo q fiz preventido a pouquissimo tempo!
    Agradeço se o Dr puder me ajudar, estou muito preocupada!

    1. kaká:
      isso é resultado de alteração hormonal. Você é sensível à ação de hormônios e não convém tomar muito este tipo de fármacos. Esse corrimento desaparecerá nos próximos dias, mas ele cumpriu um papel importante: te alertar para não abusar dos hormônios. Use camisinha.

  189. olá dr.fiz meu preventivo e liguei pro meu ginicologista, mas foi pra um congresso…gostaria que voce me explicasse!
    Alteraçoes celulares inflamatorias:esfregaço com alterações inflamatórias e células metaplásticas.
    Microflora:flora mista
    Alterações das células epiteliais:presença de células escamosas,com núcleos aumentando de volume e cromatina regular,sugerindo alterações reativas e reparativas.
    Citologia hormonal:eutrófico
    Comentarios:sugerimos novo esfregaço em 06 meses,com coleta seletiva endo e ectocervical para avaliação citológica.
    “dr…porque sugeriram esses dois exames no comentarios?Para que serve eles??
    Desde já obrigada pela atenção

    1. Aline Bigliardi:
      Talvez porque a quantidade de material destas áreas não foi suficiente para facilitar o exame. Pelo que você escreveu, você só tem uma inflamação, que é comum em mulheres com vida sexual ativa e nunca matou ninguém. Sossega.

  190. Boa noite Dr. e muito obrigada fiquei com muito medo medo de ser HPV.Pois fui uma outra vez em uma ginecologista e ela me disse que eu estava com HPV porém não me entregou meu resultado nem me deixou ler. E anteriormente quando ela foi fazer minha prevenção senti que sangrou e ela disse que minha mentruação havia descido mas pelas minhas contas faltavam ainda mais de duas semanas, mas o sangramento parou no mesmo dia. gostaria de saber também se esse fato é cumum…desde já agradeço…

    1. josi:
      Sangramentos em exames até são comuns, mas deve durar poucos minutos. Se você tem alguma dúvida quanto à conduta de sua médica, entre em contato com o CRM do seu estado e peça orientação. Eles te atenderão com o máximo de carinho e sem fazer corpo mole, pois a última edição do código de ética médica aumentou os direitos dos pacientes e os deveres dos médicos.

  191. Prezado Dr Antonini , conforme mencionado anteriormente tenho inflamação no colo do útero, sem a presença de bactérias e fungos , não fiz captura hibrida mas sei quenão tenho hpv, existe pomada (com vitamina) que possa tratar essa inflamação ?Muito grata desde já

    1. Samantha:
      Não há um fármaco que acabe com esta inflamação, sendo por isso que ela se chama de reativa. Talvez você teve uma candidíase (monília, sapinho, flores-brancas, esse bicho recebe diversos nomes) na infância e que cronificou. A infecção já foi embora há muito tempo, mas o sistema imune tem memória, através de uma classe de linfócitos de memória que guardam antígenos contra um agente invasor por muito tempo e causam inflamações inespecíficas preventivas ao se ativarem contra algo que eles nem tem certeza do que se trata. Você pode se aprofundar nesse assunto lendo o livro Imunologia, de Roith, um dos melhores da área. Ainda, você pode ser alérgica a alguma coisa que você pode nem imaginar. Até um tecido de calcinha pode causar uma alergia a distância (do exterior para o interior). Inflamação não mata ninguém, senão a humanidade ja estaria extinta. Sossega menina. Converse com sua médica, pois se houvesse algo de grave nos seus resultado, pode ter certeza que a sua médica(o) já teria “soado o alarme”.

  192. oi fiz um papanicolau e constou q estou com intenso exudato neutrofílico e com avaliação hormonal prejudicada pela flora . por favor estou com alguma coisa seria estou tentando engravidar mai não consigo sera q e´por causa dessa coisa q acusou o exame …..
    obrigado

    1. Tatiane:
      Tem cara de ser alguma infecção por bactérias. Isso não é grave, mas tem que tratar. Volte no médico para fazer o tratamento.

  193. Boa noite,fiz um exame preventivo e o resultado foi:
    descamação de celulas intermediarias e superficiais ora isoladas ora agrupadas. ausencia de celulas endocervicais e meteplasicas. moderada flora bacteriana não Doederlein.
    varios neutrofilos e histiocitos moderada quantidade de muco
    Pesquisa negativa para fungos.protozoarios e alterações virais.CONCLUSÂO esfrehaço trofico com cervite inespecifica de grau leve…. Gostaria de saber se é algo grave …abraços e obrigada

  194. fiz inúmeros exames, de sangue completo deu normal, ultrassom endovaginal deu normal, ultrassom mamas, normal
    papanicolau: inflamação intensa, ausencia de representação citologica escamolecular, flora bacilar, esfregaço tipo progesteronico, negativo para célula neoplásica, presença de citólise, alteração inflamatória acentuada
    exame de secreção vaginal , antibiograma
    negativo para candida e streptococcus do grupo B
    celulas epiteliais frequentes
    leucocito frequente
    cocos gram positivos raros
    bacilo doderlain frequente
    bacilo dfteroide ausente
    levedura ausente
    bacilo gram negativo raro
    coco bacilo grqam negativo ausnete
    diplococos gram negativos ausente
    tenho um corrimento amarelo sem cheiro frequente
    e pelo exame , estou com inflamação, mas como posso ter inflamação se nem bactéria e fungo eu tenho e pelo visto se tivesse virus teria sido detectado como por exemplo um hpv
    entao pq estou com inflamação se estou totalemente saudavel e nao tenho relações sexuais há 6 meses
    muito grata desde já

    1. Samantha:
      Esse tipo de inflamação que você tem é o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa. Ela é reativa, ou seja, pode ter por causa o uso de camisinha (muita gente é alérgica à látex e não sabe), uso de desodorantes íntimos, absorventes íntimos. Pode também ser resposta imunológica condicionada por alguma infecção mal curada na infância. Calma. Isso é comum e não significa que você está doente. Leia os comentários anteriores. Neles cito centenas de exemplos.

  195. Ola fiz um exame oreventivo q no resultado vei assim :celulas intermediarias em predominio dispondo se em pequenos grupamentos.Diversas semi-lisadas.Alguns nucleos soltos e fraguimentos citoplasmatico.Notamos discreta citolise .Vacuolização citoplasmatica e celulas com halo perinuclear.Numeroso leococitos,raras hemacias,rarissimos histiocitos o q pode ser ?é algo grave? obrigada pela atenção

  196. Boa noite Dr.!!!
    Há uma semana fiz o Papa Nicolau e a conclusão foi o seguinte: Amostra satisfatória. Alterações celulares benigna associada a inflamação. Flora: Cocoide com Tricomona Vaginalis.
    Por favor gostaria que me explicasse o que significa, principalmente essa ultima parte.

    Obrigada!!!!!

    1. Ana Cristina:
      Trichomonas vaginalis é um protoziário parasita que infesta a vagina e causa um tipo de corrimento. Dê uma olhada aqui. Tem uma figura de uma vaginite por tricomonas em criança, e uma tabela com os tipos de corrimentos e seus significados. Embora não seja grave, tem que ser tratado para não cronificar.

  197. Olá Dr, não gosto de esclarecer essas coisas via internet, mas minha consulta é só na terça e estou semi-surtando aqui, rs..
    Fiz um preventivo em Abril deste ano que indicou: lesão em célula escamosa intra-epitelial de baixo grau. Nota: as células etípicas estão presentes nas trÊs amostras. (vaginal/ectocervical/endocervical), mas depois desse período fiquei sem ir à minha ginecologista, apresentei um corrimento e acabei recorrendo à outra médica, pois a minha nunca tem disponibilidade.. o resultado do preventivo, de julho, desta vez, foi: flora sugestiva para gardnerella, alterações celulares benignas reativas ou reparativas, inflamatório acentuado, metaplasia imatura com alterações de reparação..

    Só que voltei na primeira médica, que pediu uma captura híbrida e deu carga viral muito alga para hpv tipo 16 e hpv tipo 39 e carga viral alta para hpv 45, vou fazer uma biópsia na terça para melhores conclusões..

    Minhas dúvidas são.. qual o prognóstico dessa infecção? Quais os tratamentos? Nunca tive verrugas.. estou com o mesmo parceiro há 9 meses, foi com ele que contraí a doença ou ela já podia ser pré-existente? Pois meus exames anteriores nunca deram esas alterações.. e meu aprceiro esteve com umas feridas, foi a 2 urologistas que disseram ser cândida e só agora, mais de um mês depois, ele está apresentando sinais de melhora, com vários comprimidos de fluconazol, compressas de água boricada e canesten..

    MTO obrigada desde já

    1. Juliana Mendes:
      O que você tem ainda não merece um surto. Calma. Deu HPV, deu… Se toda infestação por HPV virasse em câncer e matasse, não existiria mais mulheres na face da terra e a humanidade já estaria extinta há milênios, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis, assim como humanidade e sarampo, gripe, catapora, etc. Não se esqueça que você tem um sistema imunológico, o seu guardião invisível e se apareceram reações visíveis nos seus exames, significa que ele está trabalhando “adoidadamente” para te livrar do bicho. Se o seu parceiro, apesar da dificuldade, se curou com fluconazol, é porque era cândida mesmo. Talvez uma variante mais resistente ao fluconazol e mais difícil de matar. Existem diversos fármacos antivirais indicados no tratamento do HPV e de acordo com os resultados dos exames, sua médica escolherá o que melhor se adeque ao seu caso. Não se estresse, pois o medo, a ansiedade e a depressão são os maiores causadores de câncer e não os vírus.

  198. ola, boa tarde,
    estou com uma dúvida que me deixou muito preocupada, meus exames do papanicolau deu o seguinte resultado:
    avaliacao microbiologica: lactobacillus sp
    diagnostico descritivo: alteracao celulares benignas;proceso inflamatorio
    correspondente a classe II de papanicolau.
    o que isso significa?

  199. Olá Dr. eu fiz recentimente o papa nicolau e não levei ainda para a minha médica mas vi o seguinte resultado.
    Padrão citologico inflamatorio. é grave ? me responda por favor. Obrigada

    1. Vera:
      Não é grave, é o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa. Leia nos comentários anteriores e também nos comentários do tópico Metaplasia escamosa, as respostas às mesmas dúvidas suas.

  200. Meu papanicolau deu leucocitos raros,hemacias ausentes, microbiologia bacilos supracitoplasmáticos.

    Estou preocupada não sei oq é isso.

    Boa Noite,

    ana

  201. Boa tarde !! Dr.

    Fiz o Papanicolau e estou preocupada pq so tenho retorno daqui 1 mes se o sr. pudesse me esclarecer ficaria muito grata .

    Diagnostico : alteração reativas benignas em celulas escamosa .

    Flora Microbiologica: bacilos e cocos

    Avaliação Citohormonal : avaliação citohormonal prejdicada pelas alteração reativas

    Conclusão : Classe II de Papanicolau

    Agradeço atenção

    1. Patricia:
      Você tem uma inflamação, o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa. Acalme-se que se isso fosse grave ou tivesse um mínimo grau de risco, a humanidade já teria se extinguido, pois desde o gênesis as mulheres tem inflamação.

  202. Dr. Bom dia!

    Fiz o exame: BACTERIOSCOPIA

    e o RESULTADO foi:

    MICROBIOTA DESENVOLVIDA, MISTA, COM PREDOMÍNIO DE BACILOS GRAM POSITIVO COM MORFOLOGIA SUGESTIVA DE LACTOBACILOS.

    Gostaria muito que o Sr. me esclarecesse.

    Obrigada.

    1. Carila:
      A bacterioscopia que você fez só diz a forma e a reação tintorial do “bicho”. Não dá para dizer se é flora normal ou se é infecção. Converse com seu médico.

  203. Olá Dr.

    Fiz a COLPOCITOLOGIA ONCÓTICA e o resultado foi o seguinte:

    TIPO DA AMOSTRA: convencional.
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA: satisfatória
    EPITÉLIOS REPRESENTATIVOS: escamoso e glandular.
    DIAGNÓSTICOS DESCRITIVOS: inflamação
    MICROBIOLOGIA: lactobacillus sp
    Bacilus curtos

    Fiquei preocupada com a inflamação no resultado, minha consulta é só em setembro, posso esperar ou devo pedir pra antecipar a consulta p iniciar o tratamento p inflamação?

    1. ANA:
      Você tem o que é comum nas mulheres de vida sexual ativa. Leia nos comentários anteriores as possíveis causas da inflamação.

  204. Doutor, tenho uma duvida, a 2 anos atras fiz um preventivo, e logo em seguida uma biopsia pois acusou NIC II, entao fiz o CAF, e nesse tempo me separei, e estava normal minha saude.. Agora, depois de dois anos voltei com meu marido, e tivemos relaçoes sem preservativo, voltei a ter muita coceiras, ardor, e MUITO corrimento amarelo esverdiado, sem odor, coloquei ele na parede, e ele me disse que nao fez o tratamento dele.. Pode ter voltado tudo isso? Na cidade que estou morando nao tem medicos bons, e pelo sus, o exame ficaria pronto somente em novembro, devo ir ate minha cidade natal consultar com o medico que me tratou nesse tempo?
    Obrigada

    1. Lee:
      é melhor você procurar o seu antigo médico e levar o seu marido “amarrado pelo pescoço” para também se tratar, pois senão você nunca se livrará desses problemas e ele, ainda, poderá ter sérios problemas de próstata daqui alguns anos, podendo até chegar a câncer de próstata. A grande vantagem da mulher é que as alterações são descobertas facilmente e a mulher procura tratamento, enquanto o homem, pelo seu natural machismo e por não ter sintomas, acaba tendo problemas bem mais sérios que as mulheres. Só estou respondendo agora porque sua mensagem caiu na malha fina do servidor que pensou ser um spam.

  205. carla:
    Pode ser apenas da inflamação. Nem sempre a presença de halos perinucleares tem significado diagnóstico. Pode ser uma condição passageira. Volte ao médico na data que ele marcou para nova consulta.

  206. Ola Drº meu papanicolau deu: células superficiais e intermediárias com predomínio de superfícies por vezes cariopenótica; com aspecto inflamatório exibindo alterações morfológicas tais como; Raros; halos peri nuclear, flora de bacilo de doederlin, escassa Raros leucócitos.
    conclusão: negativo para malignidade
    inflamatório inespecífico discreto.
    estou PREOCUPADA, será algo com HPV ? ou herpes? e o que pode ser ? .

  207. Boa Tarde doutor fiz um exame normal de rotina de papanicolau e mais uma ultrassom transvaginal bem tive um aborto espontaneo um pouco antes deste aborto estava sofrendo de um corrimento seguido de coceras horivel apos isto fui ao medico que me passou o papa q deu o seguinte resulto.
    avaliação da amostra satisfatoria para avaliaçao diagnostica
    microbiologia flora bacilar
    avaliação hormona avaliação prejudicada devido a alteraçoes inflamatorias.

    diagnostico negativo para celulas neoplasicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em celulas metaplasicas.

    e de acordo com o trabalho cientifico nacionais e internacionais o exame apresenta sensibilidade de ate 76%¨e especificidade de ate 91%. Laudo conforme nomenclatuura da sociedade Brasileira de Citologia.

    este foi meu exame posso estar com algo muito grave? pois o corrimento persiste e a coceras vao e vem e cada vez piores.
    obrigada

    1. jack:
      Não tem cara de ter nada de grave no seu exame. Será que você não tem um candidíase cronificada ou alergia a tecidos ou sabonetes? Pode ser um processo alérgico severo. Volte ao seu médico e pergunte a ele se não é conveniente consultar um dermatologista.

  208. Fiz ezame de urina e saiu: celulas de descamacao em abundancai, filamento de muco, 4-5 leucocitos por campo e presenca de trichomonas vaginalis.
    Foi passado Cecnidazol e pumada Metronidrazol. Eu e meu marido tomando, correto?

  209. Pois bem, uma semana antes de fazer a coleta pro exame eu tive cistite e tomei um antibiotico e um outro remedio para eliminar a urina. Sera que essa inflamacao pode ser a cistite que nao esta curada ou por conta dos remedios que tomei?
    A clinica disse que se houvesse alguma alteracao me ligariam, mas nao entraram em contato.
    Obrigada.

    1. Eduarda:
      A cistite não interfere no exame, nem mesmo o antibiótico que você tomou fará qualquer diferença no resultado. Se não te ligaram é porque não houve nenhuma alteração significativa no seu resultado.

  210. obrigada sr doutor a minha duvida agora e essa eu tenho 29 anos nao tenho apetite sexual,meu companheiro e eu temos varias descusoes por eu nao sentir vontade eu axo k o problema vem de mim,mas tambem axo k sou muito nova pra entrar na menoupausa, minha mae teve um cançaer no utero k removeu por isso fiz a tal pergunta obbrigada pela resposta

    1. ana:
      de fato, você não tem idade para menopausa. Pode ser endócrino, mesmo. Quanto a falta de libido, é complicado, pois a causa geralmente é emocional. Procure um psicólgo(a).

    1. ana:
      Não. Os cocos que você tem no seu exame são de flora normal, ou seja, a grosso modo, é a turma da faxina que cuida de eliminar diversos detritos e até outras bactérias inoportunas da sua vagina. Isso JAMAIS pode virar câncer e ainda, não é tão fácil desenvolver um câncer. Precisa muita exposição a diversos fatores e, em especila, histórico familiar de câncer ginecológico.

  211. oi doutor fiz meu papanicolau e o resultado foi inflamaçao no cocos, a 4mses k nao tenho o periodo,sinto enjoos diariamente,ja fiz o teste de gravides sem me enganar umas 4 vezes,tenho estado muito nervosa pk praticamente nao sei o k isso significa o sr podia esclarecer me melhor sobre isso por favor

    1. ana:
      Dependendo da sua idade, pode ser ou problema endócrino, ou menopausa precoce. Problemas de tireóide causam amenorreia (falta de menstruação). Vá a um endocrinologista.

  212. Dr. Resultado do preventivo. o que tenho?
    COLPOSCOPIA: Epitélio cilindrico hígido., epitélio pavimentoso com pontilhado difuso, zona de transformação típica.

    CITOPATOLOGIA:Amostra satisfatória representada por células escamosas e endocervícais. Inflamação.

    MICROBIOLOGIA: Lactobacilos + bacterias.

    CONCLUSÃO:
    Achados colposcopicos de inflamação, alterações citologicas reativas, achados microbiologicos normais.

    obs: eu estou gestante de 3 meses.

    abraços e desde já obrigada

  213. Ola, fiz um exame preventivo e o resultado foi o seguinte;
    Alteracoes inflamatorias: moderada.
    Microflora: Lactobacilos: intensamente desenvolvida
    Conclusao: Negativo para celulas neoplasicas
    papanicolau classeII (DOIS).
    Gostaria de saber se isso e bom ou ruim, se ha algo fora do normal.
    Obrigada.

  214. Ola Dr!!
    O meu resultado de papanicolaou apresentou as seguintes observações:
    -adequação da amostra: Satisfatória para avaliação – ausencia de elementos JEC/ZT.
    -Resultado descritivo: Alterações reativas benignas em celulas escamosas.
    -Flora Microbiologica: lactobacillus spp
    -Avaliação citohormonal: Padrão citohormonal normotrofico.
    Classe II.
    O que tenho?

    1. Débora:
      Você tem aquilo que 90-99% das mulheres de vida sexua ativa bem: inflamação (cervicite crônica) e isso não mata ninguém. Fique “fria”. Até vírgens podem ter inflamação, especialmente se tiveram vagintes/cervicites mal curadas na infância e adolescência e que cronificam, levando a quadros de inflamação crônica que é meramente reativa.

  215. Perdi minha virgindade em dezembro, e agora fiz meu primeiro preventivo,
    Detectou a presença de elementos inflamatorios: Flora bacteriana mista, flora bacteriana (tipo clue-cell), Esporos de candida. O diagnostico: Aspecto citologico inflamatorio (classe II) e ainda Flora mista associadda^´a florasugestiva de Gardnerella vaginalis Inflamatorio acentuado.

    Devo me preocupar com este resultado? Sempre uso preservativo. Que fatores deve seguir para evitar esses tipos de inflamações?
    Obrigada desde já.

    1. Luci:
      Citologia inflamatória e comum em mulheres de vida sexual ativa e pelo que você descreveu, talvez você tenha alguma infecção, pois gardnerella é bactéria oportunista e aparece quando há alguma bactéria parasita. Se você tem corrimento com mau cheiro, volte ao médico para tratar a infecção.

  216. Ola Dr.!!
    meu exame de colpocitologia oncotica, consta:
    – Adequação da amostra: Satisfatória para avaliação: ausencia de elementos da JEC/ZT
    -Resultado descritivo: Alterações reativas benignas em celulas escamosas.
    -Flora Microbiologiva: lactobacillus spp
    -avaliação citohormonal: Padrão Citohormonal normotrofico.
    -Conclusão – classe II.
    O que tenho?

  217. Obrigada Doutor,

    Eu não sinto nada, mas estou tendo repetidas infecções urinárias. Já fiz ultrasonografia da bexiga e rins e foi encontrado areia em um dos rins. Tomei antibiotico e melhorei, mas passa um tempo e volta.
    Pode ser isso que apareceu no meu exame?
    Obrigada

  218. obrigada doutor vc tem me ajudado muito mas gostaria de saber se o hpv e mesmo adquirido somente no ato sexual por penetracao ou pode ser pego por pele sanitarios ou de um simples contato com uma pessoa que adquire este virus pois comecei ate coisas estranhas depois que por um acidente no vestiario de um club minha caicinha foi tracada com a da minha amiga e ela tem esse virus hpv o numero 18 sera que isso pode ter me afetado e algo obrigada por tudo

  219. olá ,doutor!Estou muito preocupada com o meu exame ,pois meu namorado tem hpv.
    elementos epiteliais:esfregaço constituído por células escamosas superficiais e intemediárias com alterações inflamatórias.Células glandulares endocervicais solatas e agrupadas.
    microflora:flora de cocobacilos supracitoplasmaticos sugestivo de gardnerella vaginalis.Exsudato leve.
    conclusão:ausênsia de células neoplásicas.Colpite moderada.
    obrigada.

    1. sabrina:
      Gardnerella/mobiluncus são indicativos de infecção por protozoários, não por vírus. Não tem cara, pelo que você escreveu, de ter HPV no seu exame. Não é todo mundo que pega HPV e não é todo HPV que vira em câncer, pois se assim o fosse, a humanidade não existiria mais, pois mulheres e HVP convivem desde o gênesis e a humanidade está cada vez mais numerossa. Na dúvida, volte ao médico e peça a ele exames mais específicos para HPV, pois a colposcopia e o papanicolau são apenas indicativos ou qualitativos. Não são específicos..

  220. olá,doutor.Estou muito preocupada pois meu namorado tem hpv.meu exame deu:esfregaço constituido por células superficiasi e intemediárias com alterações inflamatórias.Células glandulares endocervicais soltas e agrupadas
    Microflora:flora de cocobacilos suprecitoplasmaticos sugestivo de gardnella vaginalis.Exsudato leve.
    Conclusão:ausênsia de células neoplásicas.colpite moderada
    obrigada.

    1. sabrina:
      Gardnerella/mobiluncus são indicativos de infecção por protozoários, não por vírus. Não tem cara, pelo que você escreveu, de ter HPV no seu exame. Não é todo mundo que pega HPV e não é todo HPV que vira em câncer, pois se assim o fosse, a humanidade não existiria mais, pois mulheres e HVP convivem desde o gênesis e a humanidade está cada vez mais numerossa. Na dúvida, volte ao médico e peça a ele exames mais específicos para HPV, pois a colposcopia e o papanicolau são apenas indicativos ou qualitativos. Não são específicos.

  221. Ola Dr,

    O resultado do meu preventivo foi:

    Morfologia: normal
    citólise intensa

    Conclusao:
    Material satisfatorio para avaliação
    flor de doederlein exacerbada
    cogumelos (esporos)
    negativo para lesão intra-epitelial ou malignidade

    Tenho alguma coisa?

    1. Lu:
      A única coisa diferente são os esporos que podem ser ou uma infecção por cândida, caso você tenha corrimento com mau cheiro, ou uma contaminação do material (lâmina mal lavada ou mal estocada). Volte ao médico e peça mais esclarecimentos.

  222. quero te agradecer e tb dizer que estou esperando o resultado de exame de novo mas e possivel vc fazer essa alteracao nas celulas serem outra coisa pois ela disse que nao tinha certeza do que era nao por isso fiz o mesmo exame duas vezes em seguida que e o papanicolal e eu estava sentido um cheiro estranho e ela disse que era infeccao e me passo uma pilula mas o cheiro continuo entao voltei na medica mas ela diss que a minha infeccao tinha acabado entao doutor oque e esse cheiro me ajuda pois minha medica diz que isso nao e nada mas eu nao tinha isso antes comecou a pouco tempo e eu estou nos estados unidos entao aqui e tudo muito diferente tenho medo nao explicam as coisas para os pacientes se eu tiver mesmo com hpv isso fede

    1. camila:
      HPV não tem cheiro e o cheiro diferente que você está sentindo pode ser causado até por variações hormonais. Quando acontecem variações hormonais abruptas, o cheiro (odor) natural das mulheres costuma mudar. Nâo se preocupe. Se você tivesse algo grave, no mínimo você teria dores, mal estar, ardências e etc. Quanto aos costumes dos médicos norte-americanos, eles são assim mesmos, são muito academicistas e pensam que os pacientes estão no mesmo nível que eles. Tem muita gente no Brasil que também é assim.

  223. Olá Dr. Vladimir,
    Minha médica suspeita que estou com hpv (ainda não tenho o resultado da biópsia) e herpes mas ela não tem certeza por que não aparecem vesículas e nem feridas, apenas na primeira vez que tive que apareceu uma única ferida mas não era raza, as bordas eram bem altas e ela não chegou a ver a ferida. Mas depois que voltou parece que nunca melhorou definitivamente, isso já faz 5 meses. O resultado do meu preventivo foi o seguinte:

    Microscopia
    Constituição do esfregaço.
    Muco filamentoso: +++ Muco-pus: +
    Leucócitos: +++ Histiócitos: + Hemácias: +++
    Células escamosas superficiais: numerosas. Células escamosas intermediárias: frequentes.
    Células escamosas profundas: raras. Células glandulares endocervicais: numerosas.
    Células escamosas metaplásicas: escassas. Células endometriais: não foram observadas.
    Microrganismos
    Flora cocóide: +++
    Fungos: não foram observados. Protozoários: não foram observados.
    Avaliações
    Trofismo: normotrófico.
    Inflamação
    Mucosa escamosa cérvico-vaginal: moderada.
    Mucosa glandular e metaplásica: moderada.
    Oncológica
    CLASSE II DE PAPANICOLAOU
    Adequação do espécime: SATISFATÓRIO.
    NEGATIVO PARA MALIGNIDADE (Classificação de Bethesda – 2001).

    Gostaria de saber o que tenho e se nesse resultado acusa o hpv e o herpes. Minha consulta é só no dia 20.

    1. julia:
      Pelo laudo que você transcreveu, não parece haver HPV, mas se sua médica acha que você tem, talvez seja pela observação in loco que mostrou indícios de alguma virose. Para ter certeza de haver HPV, você terá que fazer exames imunológicos específicos para HPV. No papanicolau, o único indício, note bem, INDÍCIO, de HPV é a presença de coilócitos, que são células com bordas em abas e grandes halos perinucleares.

  224. como vai tudo bem estou muito preocupada fiz o meu papanicolal e a medica me chamo de novo pois dei uma alteracao nas celulas entao fiz de novo o papanicolau mas a medica dize que queria checar as minhas celulas do hpv que poderia esta com alteracao voce pensa que quando isso ocorre e porque eu tenho hpv confirmado tenho medo pois so tve relacao com um homem ate hoje me ajuda doutor quero a verdade e espero que isso possa dar errado obrigada por tudo

    1. camila:
      Você está se apavorando por pouca coisa. É normal o médico repetir exame, até porque os laboratórios nunca falam a mesma lingua. O que dá de diferença entre um e outro… É um caos. Tudo em citopatologia depende de interpretação humana e que é subjetiva. Cada um enxerga a coisa de um jeito e enfeita o pavão do jeito que mais lhe convém e, no meio dessa empombação toda, é o paciente que fica desesperado. Calma. Você está esquecendo do seu guardião número um: seu sistema imunológico. Não importa se você tenha ou não HPV. O que importa é se o seu sistema imunológico é competente. Se ele consegue te livrar bem das gripes que você pega, do sarampo que você teve na infância e outras doenças virais, não será agora que ele negará fogo. Se HVP causasse câncer em todas as mulheres, a humanidade estaria extinta há milhares de anos, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis e a humanidade continua crescendo. Atualmente existem diversos fármacos antivirais indicados no tratamento do HPV. Fique tranquila. A coisa não é apocalíptica. É a mesma história da gordura… Se comer gordura matasse, não haveria um mineiro vivo sequer, pois no interior de Minas Gerais o pessoal usa BANHA DE PORCO para tudo, até para passar no pão como se fosse manteiga ou margarina. Existe muito modismo. Lembra-se o H. pilori que os gastroenterologistas juravam de pé-junto que provocava câncer no estômago? Pois é, quebraram a cara e deram um lucro enorme para a indústria farmacêutica e para as clínicas de endoscopia, até que um cientista, com juízo, muita vergonha na cara e coragem, desmacarou a farsa e inocentou o pobre e coitado Helicobacter pilori, que é uma bactéria de flora normal no estômago e que não faz mal algum.

  225. OI BOA TARDE!! ENTÃO FIZ MEU EXAME DEU DENOVO CLASSE 2 O ANO PASSA ME TRATEI FIZ 3 CALTERIZAÇAO USEI POMADA TOMEI AITI BIOTICO E SEMPRE VOLTA E NÃO CONSIGO ENGRAVIDAR MEU CICLO ESTA ATRAZADO POR 2 MESES CINTO MUIA DOR DE MAIS E RESULATADO DE EXAME FOI ESSE.HORMONIO ESTIMULANTE R: 2,48 UI HORM. LUTUNZANTE R: 1,00UI PROGESTERONA R: 0,63NG ESTRADIAL R: E2 12,66 CITOLOGIA AUSENCIA DE CEL. ENDOCERCICAIS NEUTRIFILOS ABUNATANTES ALTERAÇOES CITOLOGIA INFLAMAÇAO INTENSA CONCLUSÃO CLASSE 2 ENTÃO ISSO E NORMAL JA UM ABORTO ESPONTANIO CINTO MUITAS DORES SO VIVO COM ODORES CORRIMENTOS JA TOMEI DE TUDO QUASE CHA REMEDIO CASERIRO MAIS NÃO FICO BOM JA TEM 3 ANOS NESSA VIDA É NORMAL TENHO 27 ANOS UM FILHO DE 8 ANOS JA TIVE HPV HA 10 ANOS

    1. cibely da costa:
      Calma cibely. Papanicolau classe II é comum em mulheres de vida sexual ativa. É citologia inflamatória, nem um pouco grave. Seus resultados de hormonios parecem normais. Será que a dificuldade em engravidar é só sua? Você já conversou com seu parceiro? Que tal ele fazer alguns exames? Muitas vezes a mulher se martiriza, se culpa por “não dar um filho ao seu amado” (desculpe a forma romanceada) e a culpa é dele e não dela. Tem homem que faz espermograma, tem número normal de espermatozóides, mas eles são inviáveis por astenozoospermia, azoospermia, e etc. Leia mais sobre citologia classe II nos mais de 440 comentários do post de metaplasia escamosa e zona de transformação.

    1. nice:
      Classe II é comum em mulheres de vida sexual ativa. É uma cervicite crônica inespecífica que só evolui para alguma coisa mais séria em menos de 1% das mulheres. Cândida, ou Candida sp. é um fungo que infecta das paredes da vagina, da vulva e do colo do útero, provocando corrimento. Ela pode cronificar e acentuar a inflamação. Por isso é que se deve tomar muito cuidado com meninas que são suscetíveis de adquiri-la na infância, na forma de vulvite (o tal do sapinho) ou de vaginite com corrimento fétido. Se você tem cândida, vá ao médico para tratá-la adequadamente.

  226. Dr.
    avaliação da amostra: presença de células endocervicais eou metaplásticas escamosas.
    Relatório microscópico: descamação rpresentada por celulas escamosas intermediárias, superficiais e endocervicais, exibindo alterações interpretadas como reativa e ou reparativa associadas com inflamação.
    Achados: bacilos e cocos;
    Conclusão: negativo para células neoplásicas, padrão citológico inflamátorio acentuado.
    O que quer dizer??????
    Aguardo resposta.

    1. Roger:
      Significa que existe uma inflamação e que pode estar acentuada por alguma reação, seja alérgica (camisinha, ducha vaginal, absorvente íntimo, DIU, etc.), ou reação autoimune por infecção mal tratada/curada da infância. Não tem o que fazer. Inflamação é comum em mulheres de vida sexual ativa que penso ser o caso de sua parceira, à qual você deve estar referindo aqui. Apenas siga as recomendações do médico e volte quando marcado para refazer o preventivo. Leia nas centenas de comentários anteriores as demais possíves causas de inflamação.

  227. Gostaria da sua ajuda para saber o que significa esse resultado num exame de rotina que fiz e qual é o tratamento adequado.

    Muito obrigada,

    Marília

    Segue:
    CITOLOGIA CERVICO-VAGINAL EM BASE LÍQUIDA

    MATERIAL
    Amostra: Citologia em base líquida – (ThinPrep Cytic).

    ADEQUAÇÃO DO MATERIAL
    Espécime satisfatório para avaliação.

    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso

    INTERPRETAÇÃO
    Negativo para lesão intraepitelial e malignidade.
    Alterações celulares benignas reativas e/ou reparativas (Papanicolaou
    classe II).
    – Inflamação

    MICROBIOLOGIA
    – Lactobacillus sp
    – Bastonetes pequenos

    1. MARILIA:
      Seu caso não tem tratamento, pois está dentro da média das mulheres com vida sexual ativa. O que você tem, pode ser considerado normal.

  228. apareceu depois q tive relação com uma pessoa uns carocinhos,fiz o papanicolau
    microbiologia
    bacilos supracitoplasmatico-gardnerella/mobiluncos
    laudo descritivo
    esfregaço contituido p celulas intermediarias e superficiais em proporçoes semelhantes, isoladas ou agrupadas
    numerosos leucocitos polimorfonucleares
    numerosos filamentos de muco
    varios histiocitos
    alteraçoes celulares benignas reativas ou reparativas
    o q quer dizer?

  229. Olá bo anoite fiz um exame preventivo e deu o seguinte resultado, será que poderia me ajudra a saber o que deu

    EXAME COLPOCITOLOGICO

    IDENTIFICACAO INTERNA DA LAMINA………………………..: COLPOCITOLOGIA 10106857
    NUMERO DE LAMINAS ENTREGUES……………………………: 2
    —————————————————————————-
    ADEQUACAO DA AMOSTRA:
    SATISFATORIA.

    ELEMENTOS EPITELIAIS:
    ESFREGACO(S) CONSTITUIDO(S) POR CELULAS SUPERFICIAIS E INTERMEDIARIAS COM
    ALTERACOES INFLAMATORIAS.
    MICROFLORA…:
    FLORA SUGESTIVA DE GARDENERELLA VAGINALLIS. EXSUDATO LEVE.
    CONCLUSOES…:
    AUSENCIA DE CELULAS NEOPLASICAS. INFLAMATORIO MODERADO.

    Agradeço muitooo….

    1. Fernanda:
      Isso não é grave e não afetará sua capacidade reprodutiva, DESDE que você trate adequadamente. Se cronificar, aí sim poderá dar problemas. Vá “voando” ao médico.

  230. Fiz um exame a conclusão deu colpite bacteriana e esfregaço normotrofico e normoestrogênico. O q quer dizer isso?
    Como se pega isso em mulheres que não tiveram nenhuma relação sexual?
    obrigada

    1. ana:
      Você está com alguma infecção por bactérias. O restante está normal. Para adquirir uma infecção não precisa ter relações sexuais. Até na água se pega bactérias. Praia, piscina, rios, cachoeiras… Calcinha mal passada ou colocada para secar em qualquer lugar e não passada à ferro. Por que meninas pegam infecções vaginais (vaginites e vulvovaginites)? Volte ao médico para matar esses bichos, pois se eles cronificarem, aí sim você terá problemas.

  231. Boa noite!

    Padrão: inflamatório.Avaliação prejudicada pela inflamação.
    Na avaliação microbiológica do meu preveitivo deu o seguiente resultado:Flora de lactobacillus sp. desenvolvida.
    O que significa?

    1. OR:
      Significa que você tem uma inflamação acentuada, pode ser por alergia a látex da camisinha, desodorantes íntimos, absorventes íntimos, etc, e também a flora está normal.

  232. Olá doutor sou virgem e estou com duvidas em meu exame, gostaria de sua ajuda para compreender.

    Epitelios :escamoso
    Cnadida sp
    Bacilos supracitoplasmaticso sugestivos de gardnerella/ Mobiluncus

    Laudo descritivo
    Predominio de celulas escamosas intermediarias e raras superficiais
    varios leucocitos polimorfonucleares
    raros filamenttos de muco
    varios histoocitos
    Alteraçoes celulares benigns reativas ou reparativas.

    Avaliação hormonal prejudicada pelas alteraçoes reativas

    1. Fernanda:
      Você está com infecção por cândida e por outros agentes. Volte ao médico para tratar. A inflamação é decorrente da infecção.

  233. MATERIAL
    Amostra: Citologia em base líquida – (ThinPrep Cytic).

    ADEQUAÇÃO DO MATERIAL
    Espécime satisfatório para avaliação.

    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso
    – Glandular

    INTERPRETAÇÃO
    Negativo para lesão intraepitelial e malignidade.
    Alterações celulares benignas reativas e/ou reparativas (Papanicolaou
    classe II).

    MICROBIOLOGIA
    – Bastonetes pequenos

    O que significa?

    1. Eliene:
      Tem cara de infecção associada à inflamação. A inflamação é comum, mas a infecção precisa investigar. Se você tem corrimento, é provável que haja uma infecção. Volte ao médico.

  234. vladimir por favor, me responda sobre uma colposcopia que fiz e estou preucupada deu colo normotrofico e zona de tranformasao tipo1 completamente ectocervical e epiteliocolunar visualizado jec;justa orificial pode ser uma doenca grave? respona por favor obrigado

    1. edite maria:
      Não tem nada de grave aí. Parece normal, pelos dados que você colocou, a menos que esteja escrito, após o tipo1, a sigla NIC I, aí a coisa muda um pouco de figura (muito pouco, mas muda).

  235. Doutor, meu exame deu celulas não epiteliais: leucocitos (moderado) e hemacias (pequena quantidade). O resto deu normal, negativo para infecções virais e para NIC. É normal ter leucocitos? Isso é sugestivo de alguma inflamação, ou infecção? Se for, porque deu negativo para infecção na conclusão? Obrigado.

    1. Raquel:
      Talvez seja infecção apenas se você tiver corrimento, ardor, dor ou qualquer outro sintoma. As hemácias talvez devam-se à coleta que rompeu algum vaso superficial. Deu negativo na conclusão porque não existem alterações celulares sugestivas de infecção, o que ótimo. Repetindo, se você não tem corrimento, esses leucócitos estão aí apenas de “passagem”. Nâo é coisa rara. Em muitos exames eles são encontrados aos montes e não tem significado algum. “Fique fria”.

  236. Olá,

    Meu preventivo acusou:
    Adequabilidade do material: Satisfatorio
    (epitelios representativos na amostra – Escamoso)
    (epitelios representativos na amostra – Glandular)
    Diagnótico descritivo – Alterações benignas: Inflamação
    Microbiologia: Cocos
    Atipias celulares: Células atípicas de significado intermediário – escamosas: Possivelmente não neoplasico
    observações: Cariomegalia
    Hipercromatismo

    Isso é grave? o que é exatamente. so tenho médico em 20 dias, não apresento corrimento. obrigada!

    1. Tina:
      não tem cara de ter nada grave, apenas inflamação. Cariomegalia significa aumento dos núcleos, típico de alguns tipos de inflamações. Fique tranquila que dá para esperar o médico voltar.

  237. Dr, o meu exame papanicolau deu :
    células epiteliais :intermediárias, superficiais , parabasais , metaplásucas e endocervicais.
    morfologia :alterações inflamatórias
    células sanguíneas: numerosos leucócitos, histiócitos e algumas hemácias
    Flora mista e a conclusão: alterações celulares benignas, no material examinado. processo inflamatório acentuado.
    A minha médica mandou eu fazer uma colposcopia com biópsia, se necessário. Pode ser uma doença grave?Obrigada

    1. Ana:
      Não tem cara de ser nada grave. Inflamação é comum em mulheres de vida sexual ativa. É procedimento comum fazer biopsia e colposcopia e isso não indica que exista algo grave

  238. resultado exame bacterioscopia:
    cocos gram positivos isolados: +
    cocos gram positivos aos pares: +
    cocobacilos gram lábeis (variaveis) ++
    o que pode ser Dr.?? aguardo obrigada

    1. gi:
      Significa que apareceram essas duas famílias de bactérias em seu exame: cocos gram + e gram -. Tem que ver se mandaram fazer cultura para identificação dos bichos.

  239. ola gostaria de saber se deu algum problem no meu exame, só tenho retorno medico daqui 10 dias e estou preocupada:
    exame chlamydia deu negativo, exame a gresco tb negativo e o cultura em geral tb negativo segue o resultado do exame de bacterioscopia:
    leucocitos polimorfonucleares ++++
    celulas epiteliais +++
    bacilos gram positivos (doderlein) raros
    bacilos difteroides ++
    cocos gram positivos isolados +
    cocos gram positivos aos pares +
    cocobacilos gram labeis (vairaveis) ++
    estou com duvida podem me retornar por favor. Obrigada

  240. Dr, estou muito preocupada, minha colpocitologia teve o seguinte resultado:

    os esfregaços examinados exibem quase que somente células escamosas do epitélio cervico-vaginal, vendo-se ainda de permeio elementos glandulares endocervicais e de metaplasia escamosa.
    distribuição celular nao ordenada, limites citoplasmáticos indefinidos.
    bordos mal definidos, picnose e policromatofilia
    leucócitos aumentados em número. histiócitos aumentados.
    muco escasso

    conclusão
    cervicite
    flora bacteriana cocobacilar

    O que esse exame signfica? li sobre a inflamação ser frequente em mulheres sexualmente ativas mas outros aspectos do meu exame nao foram comentados aqui.

    muito obrigada!

    1. dani:
      Picnose é quando o núcleo da célula é bem denso, significando que ele está normal, pois quando o núcleo está com a chamada cromatina frouxa, variando de cor em tons de cinza, branco e preto, é sinal de neoplasia. Policromatofilia significa que suas células se coram de várias formas. Aparecem várias cores em uma mesma célula. Isso também não é patológico. A única coisa diferente é o aumento nos leucócitos e histiócitos. Pode ser alguma infecção. Se você tem corrimento, volte ao médico para tratar.

  241. meu diagnostico foi

    quadro citologico de padrao inflamatorio
    classe II de papanicolau
    negativo para lesao intraepitelial escamosa?glandular.

    por favor comente esse resultado
    obg

    1. Ana Paula:
      Candidíase, se tratada adequadamente, não é grave, mas se ela cronificar, ela pode desencadear uma reação imune que provoca um quadro inflamatório crônico e este aparecerá sempre nos exames preventivos.

  242. o material examindao revela esfregaço satisfatorio constituido por celulas escamosas e superficiais e intermediarias com alterações inflamatorias acentuadas. Observam-se nucleos desnudos e citoplasmas fragementos por citolise. As celulas estão cituadas em meio a muco, hemacias e moderado exsudato leucocitário. O que seria isso???