Aluno de Wundt, WALTER DILL SCOTT (1869-1955), deixou o mundo da psicologia introspectiva pura que aprendera em Leipzig para aplicar a nova ciência à publicidade e aos negócios. Jogador universitário de rúgbi e quase missionário, Scott dedicou boa parte da sua vida adulta a tornar o mercado e o ambiente de trabalho mais eficiente e a determinar como os líderes empresariais poderiam motivar os empregados e consumidores.
A obra de Scott reflete a crescente preocupação da psicologia funcional com o lado prático das coisas. “Ao retornar da Leipzig de Wundt para a Chicago da virada do século Scott fez suas publicações passarem da teorização germânica à utilidade prática americana. Em vez de explicar as motivações e impulsos em geral, Scott descrevia como influenciar pessoas, incluindo consumidores, públicos de palestras e trabalhadores” (Von Mayrhauser, 1989, p.61).
Scott reuniu um impressionante número de primeiros lugares. Foi o primeiro a aplicar a psicologia à publicidade e à seleção e administração de pessoal, o primeiro a ostentar o título de professor de psicologia aplicada, o fundador da primeira empresa de consultoria psicologia e o primeiro a receber a Distinguished Service Medal, uma condecoração do Exército dos Estados Unidos.
Walter Dill Scott nasceu numa fazenda em Illinois, no anos de 1869. Ele começou a se dedicar à idéia do aumento da eficiência aos doze anos quando arava o campo. Como seu pai ficava doente com freqüência, o garoto basicamente dirigia a pequena fazenda família. Um dia, ele fez uma pausa no final de um sulco para deixar os dois cavalos descansar. Contemplando os edifícios da Universidade Normal Estadual de Illinois, à distância, ele percebeu de repente que, se quisesse conseguir alguma coisa, tinha que parar de perder tempo. E ali estava ele, perdendo dez minutos de cada hora para deixar os cavalos descansar! Isso eqüivalia a mais ou menos uma hora e meia por dia, tempo que ele podia usar lendo e estudando. A partir daquele dia, Scott sempre levava ao menos um livro consigo e lia em todos os momentos de folga.