Pílula substitui exercícios


2 de novembro de 2008 | Autor: antonini

Cientistas mostram que uma nova substância melhora a resistência física de camundongos. Admirável mundo novo? Dentro de pouco tempo o homem não precisará sair da cama para trabalhar. Tudo estará ao seu alcance e desse ponto em diante, rumará para a extinsão.

por Nikhil Swaminathan
Boas novas para os sedentários.

Não está fora de cogitação uma pílula que permita assistir TV e ao mesmo tempo se exercitar ─ sem mexer um músculo. Cientistas encontraram uma droga que imita os efeitos de exercícios ao aumentar a capacidade do corpo de queimar gordura.
O estudo mostra que a pílula também pode aumentar a resistência; camundongos de laboratório sob efeito dessa substância correram na esteira 40 % a mais que os do grupo de controle.

“A droga engana os músculos fazendo com que `acreditem` que estão se exercitando,” declara Ronald Evans, biólogo de desenvolvimento do Instituto Salk para Estudos Biológicos, em La Jolla, Califórnia, e co-autor de um estudo publicado em Cell. “Isso mostra que é possível ter um equivalente farmacológico do exercício.”

Além de ser revigorante, a droga chamada AICAR, também pode ser útil no tratamento de perda muscular como a distrofia muscular e doenças metabólicas como o diabetes, porque parece que ela ajuda o corpo a metabolizar com mais eficiência o açúcar do sangue.
Imprimir
[Voltar]