Há uma tremenda mentira no vídeo…
Os Maçons foram os que mais se empenharam na abolição da escravatura através de José do Patrocínio e diversos outros Maçons que compravam escravos para alforriá-los gratuitamente e sem pedir nada em troca, até pedindo anonimato.
Quem não queria perder a mão de obra escrava eram os profanos que enriqueciam às custas do trabalho escravo e também do tráfico deles, geralmente senhores de engenhos da abastada (e abestada) aristocracia. Precisam verificar melhor as fontes históricas, com imparcialidade.
Se não fosse um Maçom, o Cardeal Angelo Maria Giuseppe Roncalli, qui sibi nomina (quem se nomeia) Santo Papa João XXIII, os católicos estariam rezando missa em latim até hoje, com o padre de costas para os fiéis (ALBUQUERQUE, 1959).
Aos padres, pastores, etc, interessa muito denegrir a Maçonaria porque ela é a antítese da dominação religiosa. Os Maçons acreditam que qualquer ser humano pode falar ou chegar a Deus, desde que justo e de bons princípios, não precisando pagar pedágio para sacerdotes e isso não interessa nem um pouco aos sacerdotes que vivem dos dízimos.
Sou católico, mas estudei o básico da história da humanidade.
ALBUQUERQUE, A. T. O que é a Maçonaria. Rio de Janeiro : Ed. Aurora, 1959.