Traduzir para
    Translate to:

Infecção e alterações reativas

Alterações reativas nas células são normalmente inespecíficas e independentes do fator causal. A infecção é uma causa comum, mas a reação também segue o trauma e concomitantemente reparação tecidual.

No caso da cérvix o trauma inclui medidas terapêuticas tais como cauterização, diatermia e laser.

Alterações celulares específicas são também vistas as quais alguns casos indicarão o fator estimulador provável. Tais alterações são vistas após radioterapia ou quando drogas citotóxicas ou esteróides foram dados. Infecções por vírus também podem produzir alterações específicas nas células. Além disso, reconhecendo mudanças reativas, é freqüentemente possível identificar o agente infeccioso no esfregaço cervical.

Agentes infecciosos

51. Infecção bacteriana. A flora bacteriana normal consiste de lactobacilos extras foram vistos em 6. Neste campo há uma névoa coccacea densa a qual indica infecção bacteriana, mas a cultura é necessária para identificar o agente responsável. (X 33)

52. Infecção por Gardnerella: células alvo. Esses organismos eram originalmente classificados como Haemophilus vaginalis e foram reconhecidos como causadores de uma variedade específica de vaginites por Gardner e Dukes (1955). Foi mais tarde reclassificado como Corynebacterium vaginalis e agora referido como Gardnerella em tributo ao trabalho de Gardner. Em seu trabalho Gardner e Dukes descreveram células isoladas dispersas através do esfregaço, as quais tinham uma camada sobreposta de coco-bacilos. Estes foram chamados de “células alvo” e quando vistas no esfregaço indicam a presença de infecção por Gardnerella. Contudo, seria sensato confirmar por cultura, como um trabalho de Levison et al. (1979) e que sugere que a associação não é tão segura como foi indicada pelos autores iniciais. (X 160)

53. Grumos bacterianos. Bactérias podem apresentar-se como grumos densos, mas isto não é um achado específico e a cultura é necessária para identificar organismo causador. (X 160)

54. Trichomonas vaginalis. As tricomonas são uma das causas comuns de leucorréia e estão usualmente associados com infecção bacteriana mista, como visto neste campo. A reação à coloração, forma e tamanho destes microrganismos varia, mas neste exemplo eles aparecem como forma de pêras arredondadas com citoplasma cianófilo e núcleo claro, pequeno, alongado e excêntrico freqüentemente referidos como “olho de mongol”. Os flagelos não são vistos em material fixado álcool. (X 160)

55. Trichomonas vaginalis. Em grande aumento este campo mostra mão única tricomona com células intermediárias as quais apresentou um fino halo perinuclear com bordas borradas. Esta é uma reação inflamatória não específica que deve ser distinguida dos halos maiores com bordas bem definidas vistos na coilocitose (ver 127 e seguintes). (X 400)

56.Trichomonas vaginalis: padrão de células inflamatório. Uma tricomoníase é freqüentemente o associado com um padrão celular inflamatório no qual os polimorfos rodeiam as células dando uma aparência de “chumbo grosso” ou “bala de canhão”. Este aspecto tem sido descrito como específico para a infecção por Trichomonas, mas uma aparência similar revista no esfregaço de pós-radiação (113) e deveria ocorrer em algumas infecções bacteriana. (X 62)

57. Trichomonas vaginalis. Ocasionalmente a tricomona tem os grânulos vermelhos no citoplasma como visto no campo. O significado disto não é conhecido. (X 400)

58. Trichomonas vaginalis e Leptothrix. Tricomona são freqüentemente vistas com Leptothrix saprófitas. Neste campo o Leptothrix é visto como umas ramificações finais as quais apresentam-se como uma linha isolada. Eles devem ser diferenciados da Candida. (X 160)

59. Trichomonas vaginalis e herpes. Infecções múltiplas são comuns. Neste campo tricomonas com citoplasma e eosinófilo são vista junto com uma nuvem bacteriana e células mostrando alterações citoplasmáticas causadas pela infecção do vírus herpes (ver 121 e seguintes). (X 160)

60. Candida. Esta é uma infecção por fungos à qual é comum durante a gestação e em mulheres usando contraceptivo oral. Isto causam uma leucorréia espessa, branca, com aspecto de leite coalhado sendo referida coloquialmente como “sapinho”. No esfregaço cervical é preferível identificar ambos, esporos e hifas como o visto neste campo, antes de estabelecer o diagnóstico. A hifas como visto neste campo, são vistas segmentadas e se parecem com uma dupla “linha de trem”. Comparar com Leptothrix em 58. (X160)

61. Candida. Além dos esporos e hifas este campo mostra grupamento de células escamosas. Este pode alertar o escrutinador para procurar pela presença de Candida. (X160)

62. Candida. O grande aumento mostra a morfologia de esporos e hifas mais claramente. Para identificação precisa do tipo de fungo a cultura é necessária. O grupo Candida é achado mais comumente, assim alguns laboratórios usam esta terminologia. Outros preferem ser menos específicos e relatam “vistos esporos de fungos e hifas”. (X 400)

63. Actinomyces. Actinomyces são encontrados em esfregaços de mulheres usando um DIU (Gruppa et. al, 1976). Quando associado com dor pélvis e sangramento irregular poderia ser causa de doença inflamatória pélvica. Nestes casos o DIU é retirado para cultura confirmatória, mas na falta de sintomas é usual a notar o achado sem ação adicional. (X 400)

64. Actinomyces. Um outro exemplo, com borrão de coloração eosinofílica. (X 160)

65. Actinomyces. Confirmação por cultura é difícil a menos que o DIU possa ser removido e feito sua cultura. A aparência morfológica de fios periféricos estendendo de uma área central densa pode ser imitada por uma coleção de fragmentos de restos. Contudo estes são usualmente gram-negativos, enquanto os Actinomyces são Gram-positivos. Este esfregaço corado com Gram mostra uma reação positiva. Neste caso a presença de Actinomyces foi confirmada pela cultura. (coloração Gram, X 620)

66.Chlamydia. Um diagnóstico firme de Chlamydia deve ser feito por cultura (a qual é difícil) ou por resposta antígeno/anticorpo. Em esfregaços cervicais as características morfológicas que causam suspeita de Chlamydia incluem uma reação linfocitária similar à da cervicite folicular. Esta é a apresentação vista neste campo. Além disso, corpos elementares cocóides eosinofílicos livres são vistos no citoplasma finalmente vacuolizado das células infectadas e mais particularmente quando os corpúsculos de inclusão e estão moldados em vacúolos perinucleares. Esta característica não é vista neste exemplo, mas a presença de Chlamydia foi confirmada por imunofluorescência. (Grupta et al. 1979). (X 250)

[Voltar]

804 comentários para “Infecção e alterações reativas”

  • Thais Roseno:

    Olá Doutor!
    Fiz um exame preventivo,cujo resultado busquei hj, soh q ao meu ver, parece inconclusivo. Pois:
    ESFREGAÇO TRÓFICO COM ESTÍMULO PROGESTERÔNICO. FLORA DE DOEDERLEIN.

    OBSERVAÇÃO:
    AUSÊNCIA DE ELEMENTOS REPRESENTATIVOS DE JEC NOS ESFREGAÇOS. AVALIAÇÃO ONCÓTICA PREJUDICADA.
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA: SATISFATÓRIA.
    cORRELACIONAR COM A CLINICA.

    Ou seja, naum entendi nada…
    pois tomo anticoncepcional a alguns anos, sempre o mesmo, meu gineco naum quis mudar (TAMISA 30), e tenho corrimento, que parece ser cândida, pois tem aspecto de leite coalhado e jah passei vários medicamentos intravaginais. METRoNIDAZOL + NISTATINA, mais naum dah resultado. gostaria de saber o q fazer, além de voltar ao gineco rs.

    Grata

    • heinz:

      Como está escrito no exame: CORRELACIONAR COM A CLÍNICA, você tem que voltar ao gineco para ela comparar o resultado do papanicolau com o que ele encontrar no exame clínico. Nâo tem outra coisa a fazer.

  • ana:

    meu esame deu que tem varios neutrofilos, varias hemacias, cocóide e negativo para lesões intra-epiteliais e salignidade

  • Catia:

    Doutour, tenho duvidas em relação ao resultado de meu Preventivo..e muito nervosa.poderia me esclacer se ha alguma gravidade séria.! Agradeço desde Já.

    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA
    Satisfatória para avaliação oncotica.

    PADRÃO CELELAR
    Celulas intermediarias, superficiais, metaplasicas, algumas profundas parabasais e endocervicais.

    ALTERÇÃOES INFLAMATORIAS
    Muco, leucocitose, histiocitos e flora bacteriana mista com predominio da cocacea.

    ATIPIAS CELULARES
    Metacromasia, citolise e celulas com halo perinucleares.

    CONCLUSÃO
    Inflamatorio- Processo Bacteriano

    OBSERVAÇÃO
    Ausencia de sinais que denotem processo neoplasico.

    estou nervosa pois peguei o resultado hoje e minha proxima consulta ja esta marcada..mais minha ansiedade em saber o que realmente esta acontecendo é grande.
    Brigada Doutor.

    • heinz:

      Calma. Não tem nada aí. Só inflamação. Leia nos demais tópicos tudo o que já foi discutido sobre o assunto.

  • Maria:

    Dr. No meu exame papanicolau, deu o seguinte resultado:
    Amostragem epitelial escamosa;
    Microflora: Lactobacilos;
    Alterações relativas: Citólise moderada;
    Outros elementos: Neutrófilos em moderada quantidade, histiócitos em pequena quantidade;
    Conclusão: Citologia com atipias reparativas e/ou inflamatórias. Aguardo sua resposta.

  • maria alice souza:

    Dr.,fiz Papanicolau em 29/08/2011 e estou muito apavorada pois recebi o resultado do exame em 14/09/2011 que diz o seguinte: exame citopatológico material raspado cervical , diagnóstico esfregaços c/ grupos de celulas de padrão glandular com atipias nucleares.
    sugere: correlação histólica endocervical e endometrial.
    o que quer dizer isso? Só tenho médico em 21/09/2011.
    Desde já agradeço.
    Maria Alice

  • Thais:

    É a primeira vez que fiz o preventivo. segue o resultado:
    MATERIAL: ESFREGACOS ECTOCERVICAL E ENDOCERVICAL ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA Satisfatoria para avaliacao oncotica. PADRAO CELULAR Celulas intermediarias, superficiais, algumas metaplasicas e endocervicais. ALTERACOES INFLAMATORIAS Muco, leucocitose, histiocitos, hemaceas e flora bacteriana mista. ATIPIAS CELULARES Pseudoeosinofilia, celulas com halos perinucleares e citolise. CONCLUSAO Inflamatorio Acentuado – Processo Bacteriano OBSERVACAO Ausencia de sinais que denotem processo neoplasico.

    Dr. poderia me esclarecer???Grataaa

    • heinz:

      Está QUASE dentro da normalidade. Talvez você tenha alguma infecção por bactérias. Leia os demais comentários. O seu caso já foi esmiuçado “aos montes” e volte ao médico para tratar a bactéria.

      • Thais:

        Qndo fui fazer preventivo, não deu, pq pelos sintomas estava com candidiase e ouvi a drª dizer q tinha mt muco vaginal e não conseguiu coler.Tratei tem uns 2 meses…os sintomas não voltaram. Será q essa infecção seja decorrente disso? E o tipo de infecção citada no preventivo é tratada com medicação??Pq só volto na drª semana q vem…confesso q fiquei um pouco preocupada!
        Desculpa te amolar um pouco mais.Rs
        Grataa

        • heinz:

          Pelo que está no laudo, tem cara de ser bacteriana e não por cândida, que é um fungo. Tem que voltar ao médica para fazer novo exame.

  • doutor o resultado do meu exame saiu hoje. gostaria de saber do senhor se esta tudo bem comigo…

    TIPOS DA AMOSTRA:
    CONVENCIONAL

    AVALIAÇÃO PRÉ – ANALÍTICA:
    AMOSTRA ACEITA

    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA:
    ESCAMOSO E GLANDULAR

    ADEQUABILIDADE DO MATERIAL:
    SATISFATÓRIO

    DIAGNÓSTICO DESCRITIVO:
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS CARACTERIZADAS POR
    INFLAMAÇÃO MODERADA

    MICROFLORA:
    LACTOBACILLUS SP INTENSAMENTE DESENVOLVIDA.
    FUNGOS MORFOLOGICAMENTE CONSISTENTES COM CANDIDA SP

    CONCLUSÃO:
    NEGATIVO PARA CÉLULAS NEOPLÁSICAS

    COMENTÁRIO:
    CITÓLISE MODERADA.

    obrigadaaaa :D

  • patricia:

    Dr. Heinz,

    Meu exame preventivo deu o seguinte resultado – Microorganismos: flora bacteriana cocos/ Alterações celulares: inflamatórias em células escamosas.

    É caso de medicação ou é normal?

    • heinz:

      Está dentro da normalidade. Quanto a necessitar de algum tratamento farmacológico, só o seu médico é quem pode dizer, pois ele é quem te examinou e está diante do caso.

  • oi fiz o papanicolau e constou no meu nivel hormonal AVALIAÇÃO PREJUDICADA PELA FLORA
    e na conclusão constou INTENÇO PROCESSO INFLAMATORIO oq sera isso é algum problema grave?
    me ajudem por favor
    desde ja agradeço.

    • heinz:

      Leia os demais comentários, pois este assunto já foi discutido exaustivamente aqui. Tudo o que você está perguntando já foi respondido “aos montes”.

  • lisley:

    por favor meu exame deu , infeccao por cocos e candida .
    sera algo serio?
    facil tratamento?

    • heinz:

      Cândida é um fungo e o tratamento é bem fácil, mas tem que tratar o parceiro, senão ele te devolve a encrenca.

  • Ana:

    Dr.meu exame preventivo deu o seguinte resultado: celulas endorcevicais tipicas;celulas endometriais ausentes; élulas não epiteliais leucócitos e histócitos; alterações celulares benignas inflamatórias reativas.flora bacteriana padrao lactobacilar sem citolise.o que será Dr.?

  • Olá, boa noite, to muito preocupada com meu resultado, poderia me ajudar a entender? desde ja agradeço…
    DESCRIÇÃO GERAL

    Diversos Neutrófilos]Esfregaço constituído por celulas superficiais e intermediárias.
    Presença de células cilindricas do tipo endocervial.
    Presença de células metaplasicas..
    Moderada alteração inflamatória..

    AGENTE MICROBIOLÓGICO
    Flora lactobaciliar(Doderlein)
    Presensa de hifas de candidida sp

    CONCLUSÃO:
    NEGATIVO PARA MALIGNIDADE NO MATERIAL EXAMINADO .AKTERAÇÃO CELULARES BENIGNAS.CANDIDÍASE

    OBSERVAÇÃO:
    Amostra satisfatoria para avaliação

    To muito preocupada, o que devo tomar, o que devo fazer, essas coisas tem cura? se puder me mandar por e-mail imagens eu serei ainda grata..Obrigado por nos ajudar..Abraço !

    • heinz:

      Você tem inflamação, comum em praticamente todas as mulheres e uma candidáse. Trate a candidíase e ficará tudo bem. Volte ao médico.

  • Vanessa:

    Meu resultado foi Alterações inflamatórias discretas, Flora bacilar sem citólise, metaplasia escamosa madura, celular endocervicais presentes na amostra, esfregação trófico, citologia inflamatoria…
    o que isso quer dizer Dr?
    Obrigada

  • angelica:

    boa tarde, estou preocupada fiz o exame o resultdo foi.

    adequalibilidade do material
    satisfatoria

    epitelios representados na amostra.escamoso

    alteraçoes celulares benignas reativas ou reparativas.inflamaçao
    outras causas.leves

    microbiologia.
    lactobacilos sp, outros.citolises

    conclusao negativo para neoplasia

  • Adriana:

    Oi Dr, tudo bem ?
    Fiz um Exame Citopatologico do colo Do Utero estou Preocupada Pois só irei Levar para o Médico Só no Mês 10, e o resultado Foi :
    Adequalidade do Material : Satisfatoria
    Epitélios Representados na Amostra : Escamoso,Glandular.
    Alterações Celulares Benigmas Reativas ou Repararivas : Inflamação,
    Microbiologia : Bacilos Supracitoplasmatico (Sugestivo de Gardnerella/Mobiluncus).
    Negativo para Neoplasia.

  • adriana:

    oi dr fiz um Exame Citopatologico e o Resultado foi Epitelios Representados na amostra: Escamoso,Glandular. Dentro dos Limites da normalidade no material examinado.
    Microbiologia Cocos,Bacilos.
    Obrigado.

  • Géssica Martins:

    Olá! Dr.Fiz o exame citologico e o resultado deu isso:PRESENÇA DE CITÒLISE LACTOBACILAR DISCRETA. fiz tbm uma colposcopia e minha médica disse q estou com uma ferida e vou ter que fazer uma cauterização.mas ainda ñ recebi o resultado da colposcopia.Será q é alguma coisa muito grave.Estou com medo de fazer essa cauterização, É dolorido?.Estou com muitas duvidas.E pq que depois dessa cauterização tenho q ficar de repouso.Me responda por favor!!!!Desde já agradeço.

    • heinz:

      CALMA! Cauterização dói menos que uma boa cólica (daquelas de se contorcer toda). O repouso é necessário para evitar sangramentos e também, para que não doa depois. Se for só o que você escreveu e só a ferida que a médica viu, não tem nada de desastroso em você. Só uma feridinha indescreta e metida a besta.

      • Géssica Martins:

        Obrigada!me deixou aliviada….Mas uma duvida!Essa ferida quer dizer que tenho HPV????

        • heinz:

          Dificilmente HPV se manifesta através de feridas. Geralmente ele é silencioso, só detectado pelo papanicolau, que levanta a suspeita pela presença de coilocitose, e pela captura híbrida. Sua ferida não tem muita chance (quase nenhuma) de ser de HPV.

          • Géssica Martins:

            Obrigada doutor por estar tirando minhas duvidas!!!!E tenho outra duvida rsrsrsrs descupa ta tomando o seu tempo é q são tantas as dividas so vou voltar a minha médica no mes q vem e mesmo assim sempre acabo esquecendo de perguntar…O que pode ter causado essa ferida no meu utero?No dia q fiz o exame minha médica falou q tenho q beber muita agua…Séra q é por isso por eu ñ tomar agua q causou essa ferida????Desde já agradeço mais uma vez!Tenha um bom dia.

          • heinz:

            Provavelmente a ferida tenha como causa alguma infecção mal tratada ou mal curada na infância, Especilmente quando você era bebê, quando este tipo de coisa passa despercebido por causa do uso de fraldas.

  • fabricia:

    doutor tomei injeçao de mesigina por 2 anos , faz sete meses que eu nao mestruo,fui fazer o preventivo e deu isso
    escamoso , glandular
    alteraçoes celulares bengnas reativas ou reparativas;inflamaçao
    microbiologia; sugestivo de gardinerela,mobiluncus

    • heinz:

      A inflamação é comum, mas a garnerella e o mobiluncus podem indicar alguma infecção. Nada grave, mas precisa tratar.

  • luna:

    Dr, me ajude..
    Apareceu isso no meu exame e estou achando q estou grávida.. Se eu estiver pode ter algum problema para meu bebe???Achava q como minha vagina ficou acida por causa da infecção eu n conseguiria engravidar, mas tudo indica q estou

    DADOS CLÍNICOS:

    Paciente 28 anos, sec. fétida com prurido.

    Método de coloração: Papanicolaou.

    DESCRIÇÃO CITOPATOLÓGICA:

    Esfregaço contendo células superficiais, intermediárias e endocervicais co-

    lunares com sinais inflamatórios acentuados.

    Presença de pseudohifas de fungos sugestivas de Candida sp.

    Flora bacteriana mista.

    Neutrófilos (++).

    Hemácias (+).

    Muco (+).

    Ausência de trichomonas, alterações virais e clamidiais.

    Citologia oncótica negativa.

    CONCLUSÃO:

    Esfregaço inflamatório acentuado, contendo bactérias e fungos.

  • Dani:

    oi dr, deculpa, os meus sintomas tambem nao melhoraramainda tenho mto corrimento e nunca fui assim, o q eu posso fazer???

  • Dani:

    dr, o meu exame deu
    citologia inflamatória
    Presença de células” clue cells”
    Flora basteriane cocobacilar
    JEC nao representada
    Nao foram encontradas células malignas no material examinado

    Eu procurei algumas coisas na internet e fiquei meio preocupada, qdo eu consultei minha médica disse q encontrou uma bactéria me deu Cartrax e dois comprimidos em dose única, esse exame foi feito antes de usar esses remédios, é possível q já esteja tuo bem?

    • heinz:

      É possível que esteja tudo normal, mas o corrimento não desaparece do dia para a noite. Como ele é uma reação do organismo, ele pode demorar bastante para desaparecer. O único remédio é a velha e boa PACIÊNCIA! Não tem outro. Pelo resultado do exame, além da infecção, você só tem inflamação, que é a coisa mais comum em mulheres.

  • Gabriela:

    gostaria muito de uma explicação e ficaria muito grata, tenho 31 anos e a pelo menos 16 anos vivo no ginecologista, tenho uma feridinha do colo do utero da qual não consigo me livrar, ja fiz umas 4 cauterizações e uso pomadas quase todos os meses, muito raro um mes em q não seja necessario, meu colo uterino vive inlamado.

    meu exame Colpocitologia

    Amostra Citológica:Satisfatória para leitura
    Muco: +++/++++
    Piocitos:+++/+++
    Hemácias:+/+
    Células Epiteliais: de bordas dobradas esparsas.
    Vacúolos Citoplasmáticos: presentes
    Metacromasia: presente
    Cariomegalia:Presente
    Outras Observações: Metaplasia escamosa. Células Epiteliais endocervicais reativas.
    Flora bacteriana: bacilar moderada
    Conclusão: Inflamatório Acentuado

    • heinz:

      Talvez você teve alguma infecção de infância que cronificou ou criou células de memória reativa em seu sistema imunológico. Candidíase costuma provocar feridas difíceis de curar. Pergunte para sua mãe se você não teve corrimento na infância. Quando a reação é imunológica é difícil de acabar com ela, mas também ela é benigna. Não será ela que acabará com sua vida. Incomodará bastante, mas não passará disso.

      • Gabriela:

        Muito obrigada pela explicação, fico feliz por existir um site assim, muito bonito o trabalho de vcs, me tranquilizou bastante prq sempre tive na cabeça que isso em uns anos viraria um cancer de colo de utero, bom continuarei o tratamento…

  • LETICIA:

    COLPOCITOLOGICO
    Coloração por Papanicolaou
    LOCAL DA AMOSTRA: Ectocérvice e endocérvice
    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória, com presença de células da junção
    escamo-colunar
    CONSTITUIÇÃO CELULAR:
    Células escamosas superficiais Freqüentes
    Células escamosas intermediárias: Numerosas
    Células glandulares endocervicais: Freqüentes
    Polimorfonucleares Freqüentes
    Histiócitos Raros
    Hemácias: Freqüentes
    MICROORGANISMOS: Microbiota lactobacilar
    CONCLUSÃO:
    SISTEMA DE BETHESDA/2001 ASC-US (células escamosas atípicas), favorável à infecção
    por HPV.

    Será que seria necessário repetir o exame? Ou fazer um exame mais completo?

    • heinz:

      Talvez, note bem, TALVEZ, você tenha HPV. O melhor é fazer mais exames (captura híbrida, biopsia, etc). Nem sempre um resultado de NIC I é HPV, ou mesmo é NIC I. Pode ser uma reação inflamatória muito intensa. Volte ao médico.

  • Cristina:

    Prezado Dr.
    Estou preocpada com meu exame, me ajude, por favor:
    AVALIACAO DA AMOSTRA
    Satisfatoria para avaliacao diagnostica. Ausencia de representacao citologica
    da juncao escamocolunar.
    MICROBIOLOGIA
    Flora bacilar
    AVALIACAO HORMONAL
    Avaliacao prejudicada devido a alteracoes inflamatorias.
    DIAGNOSTICO
    Negativa para celulas neoplasicas. Presenca de alteracoes inflamatorias acentu
    adas. Sugere-se repetir o exame apos tratamento.
    OBSERVACAO
    Esfregaco purulento
    Se eu estiver grávida, posso fazer o tratamento normalmente e n terá nenhuma complicação?
    Obrigada pelo excelente trabalho desenvolvdo nesse site.

  • Mariana:

    Oie doutor, fiz o exame preventivo e olha o que deu:

    Quaalidade do material: satisfatoria
    descrição microscopica: epitelios encontrados: escamoso
    microorganismos identificados: flora mista

    conclusão: atipias em céulas escamosas: lesão escamosa intraepitelial de baixo grau (LSIL – BETHESDA)

    sinonimias: neoplasia intraepitelial escamosa cervical grau 1 (NIC 1 – RICHART);
    displasia leve – OMS;
    padrão citologico sugestivo de efeito citopatico por HPV

    observação: a literatura mostra que estas lesões podem ser reversíveis em 60%, e sua possivel etiologia viral deve ser confirmada atraves de metodologia molecular.

    diagnóstico: alterações celulares benignas reativas ou reparativas;
    imflamatório acentuado

    pode me ajudar, dizendo o que significa?

    • heinz:

      Provavelmente você tenha HPV. Eu escrevi PROVAVELMENTE. Não estou lhe garantido. Precisa fazer exames específicos para detecção do vírus e sua classificação. Volte ao médico.

      • Mariana:

        eu marquei ja a consulta.. mas se for HPV, tem cura?

        • heinz:

          Tem cura, sim. Depende do seu sistema imunológico e de sua vontade de se curar. A depressão, o medo, a ansiedade, são os maiores inimigos do sistema imunológico. Se você tiver, de fato HPV, tenha vontade e não se desanime ou se desespere, pois seu sistema imunológico pode acabar com ele facilmente. Pouquíssimas mulheres tem complicações por causa do HPV.

          • Mariana:

            ah entendi, mas quais os tipos de tratamento pra curar? HPV é cancer?

          • heinz:

            HPV não é câncer. É apenas um vírus como o vírus da gripe, do sarampo, da rubéola, etc. Quem tem que curá-lo é o seu sistema imunológico. Existem fármacos antivirais que, além de caríssimos, são muito tóxicos e perigosos, usados apenas em casos extremos.

          • Mariana:

            ah entendi, muito obrigada!

  • gercy:

    por favor ,quero saber o que é cariomegalia escamosa se e perigoso e o q devo tomar?

    • heinz:

      Cariomegalia significa aumento do núcleo das células. Só é possível dizer alguma coisa com a lâmina na mão. Volte ao médico.

  • Jackeline:

    Dr. tenho herpes, isso quer dizer que já estou contaminada com o vírus da AIDS?

    • heinz:

      Herpes é uma coisa, um vírus, e HIV é outra coisa, outro vírus. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Vá ao médico e peça exame específico para HIV, se você está com alguma dúvida.

  • Eliane Marques:

    Boa Noite Dr.
    Estou preocupada com o resultado do exame de Colposcopia, por favor me explique:
    Há dois anos tenho este resultado:

    Jec Labio Anterior : Não visualizado
    Labio Posteiror: Não Visualizado
    Zona de Transf. Tipica: Ausente
    Zona de Transf. Atipica: Ausente
    Teste de Schiller: Negativo
    Biopsia dirigida: Não
    Colposcopia: Insatisfatoria (Por Jec não identificada)

    Meu Papanicolau é classe 1

    Estou no aguardo de seu parecer. Muito obrigada.

  • Susana Silva:

    Dr.,fiz a colpocitologia,no entanto fiquei sem go e gostaria de saber se este resultado é normal (principalmente a presença de sangue abundante) :

    Presença de celulas epitelio pavimentoso com alterações reactivas minimas, algumas celulas metaplasicas sem atipias.
    Não se observam celulas com caracteristicas de malignidade.
    Negativa para lesão intraepitelial ou neoplasia maligna.
    Bethesda: NILM
    Papanicolau: Classe I
    Nota: Presença de sangue abundante

    Grata pela atenção dispensada

  • Paula Domingos:

    Dr., estou com um problema sério!Eu tenho 28 anos e vida sexual ativa, há dois anos que não consigo me livrar de uma candidíase, fiz tratamento com remédio dose única e pomada vaginal durante sete dias, já fiz uso de óvulo, já fiz um tratamento com remédio manipulado durante seis meses, mas nada adianta. Fico bem durante uns dois meses no máximo após o tratamento,em seguida os sintomas reaparecem. A minha ginecologista disse que poderia ser diabetes, porém fiz um hemograma e minha glicose está normal(86. Mudei de médica e o diagnóstico é o mesmo, realizei um preventivo e o resultado apresentou as seguintes definições: Microflora: Lactobacilus spp acentuada, citólise leve, muco filamentos raros e processo reacional bacteriano leve. O que preciso fazer para ficar bem? Ajude-me!!!

    • heinz:

      Ou a cândida cronificou, ou você pode estar com algum rebaixamento imunológico. O tratamento que você está fazendo é o de rotina, não foge disso. Outra coisa: se você tem vida sexual ativa, seu parceiro fez o tratamento? Se ele não fez, é ele quem está te devolvendo a “encrenca”.

  • Ola doutor fiz meu preventivo e o resultado foi o seguinte:
    Epitelios representados na amostra; Escamoso,Glandular
    Alterações Celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inflamação,
    Microbiologia: Bacilos supracitoplasmaticos (sugestivo de Gardnerella/mobiluncus)
    Negativo para neoplasia
    O que isso quer dizer? É grave,por favor doutor preciso de uma luz.
    Eu nunca tive nada,sempre faço preventivo e sempre normal, este ano deu esse resultado,e também estou com um corrimento que nunca tive e com odor.
    Estou apavorada. Me ajude!!
    Desde já muito obrigado!!

    • heinz:

      Signifca que você tem uma inflamação, comum em mulheres adultas. Não tem nada de grave. O corrimento com odor pode ser alguma infecção por bactérias ou fungos e este precisa tratar. Volte ao médico.

  • ana chrystina pessanha:

    boa tarde dr. em maio fiz um papanicolau e deu como resultado:efeito citopatico sugestivo de hpv-lesão escamosa intra-epitelial de baixo grau.
    repeti agora dois meses depois e deu como resultado:1-ciente do exame anterior;2-não encontramos alterações celulares por virus do tipo hpv nesta amostra.
    o sr. por favor poderia me esclarecer,obrigada fico no aguardo.
    att. ana

    • heinz:

      O que aconteceu com você é exatamente aquilo que já escrevi centenas de vezes aqui. Seu sistema imunológico eliminou o vírus, nada além disso e não aconteceu nenhum erro de laboratório e muito menos nanhum milagre de santo algum. Apenas o seu sistema imune fez, direitinho, o trabalho dele.

  • Luciana:

    Boa tarde Dr.!

    Meu exame de papanicolaou o reusultado é o seguinte,

    Céculas escamosas metaplasicas
    Flora bacteriana mista, candida sp
    Classe II
    Alterações celulares benignas por agente especifico
    Esfregaco parcialmente obscurecido pela presença de intenso exsudato inflamatório

    Desde ja agradeço pela atenção!

    • heinz:

      Signifca que você tem uma inflamação, comum em mulheres adultas. Não tem nada de grave, mas tem uma candidíase que precisa tratar. Volte ao médico.

  • Rosilene:

    PRESENCA DE MICROBIOTA MISTA SUGESTIVO DE CONTAMINACAO. O que quer dizer isto este exame foi feito na minha filha.

    • heinz:

      A contaminação pode ter acontecido no material, após a coleta. Isso não é nada raro, ou também pode ser por contaminação fecal, por areia que penetrou no intróito, mas não tem nada de grave. O melhor é repetir o exame.

  • Juliana Sarmento:

    Boa tarde !!!!

    No meu exame diz
    ADEQUACAO DA AMOSTRA
    :
    SATISFATORIA.

    ELEMENTOS EPITELIAIS
    :
    ESFREGACO(S) CONSTITUIDO(S) POR CELULAS SUPERFICIAIS E INTERMEDIARIAS COM ALTERACOES INFLAMATORIAS. PRESENCA DE CELULAS GLANDULARES ENDOCERVICAIS
    ALTERACOES CELULARES
    :
    ATIVACAO NUCLEAR.
    MICROFLORA
    :
    FLORA DE BASTONETES. EXSUDATO MODERADO.
    CONCLUSOES
    :
    POUCAS CELULAS COM ATIVACAO NUCLEAR. INFLAMATORIO LEVE.
    OBSERVACAO
    :
    SUGERIMOS CONTROLE COLPOCITOLOGICO PARA MELHOR AVALIACAO DA ATIVACAO NUCLEAR.

    Oque significa ?????????????????

  • Luciana Martins:

    Oi Dr., eu fiz tbem a colposcopia, mas como o meu retorno ao médico é somente em setembro, estou preocupada. Gostaria de saber se este resultado é normal ou não.
    Paredes vaginais: róseas, com areas arrendondadas e avermelhadas, com vascularização hipertrófica na superficie, difusamente distribuidas
    Muco cervical: opaco
    Endocervice: relevo papilar. Vascularização tipica.
    JEC: localiza-se exatamente na região do orificio externo do colo uterino (“0″)
    Ectócervice: Zona de Transformação Normal caracterizadas por algumas ilhotas de epitélio glandular. Vascularização Tipica.
    Outros aspectos: Observam-se várias areas arrendondadas, vermelhas, por vezes pouco elevadas em relação ao plano da mucosa, distribuidas difusamente.
    Teste de Schiller:negativo no colo e nas quatro paredes vaginais.
    Grata
    Luciana Martins

    • heinz:

      Signifca que você tem uma inflamação, comum em mulheres adultas. Não tem nada de grave. Se houvesse alguma coisa de grave, o laboratório já teria te avisado e notificado a sua médica.

  • suelen:

    Dr. fiz um papanicolau e deu negativo para lesao intra-epitelial e flora normal, porém deu alteraçoes celulares reativas associadas com inflamaçao, incluindo processo reparativo sem atipias.
    o que isso significa? O medico viu o exame rapidamente e disse que estava tudo bem. Nao vi esta descriçao no momento da consulta para questioná-lo sobre esta inflamaçao.
    Li em outros sites que pode ter ligaçao com o periodo menstrual em que foi feito o exame… isso procede?
    grata

  • Fiz o exame de papa-nicolau e o resultado foi: CITOLISE MODERADA, o que significa, por favor?

    • heinz:

      Citólise é destruição da célula e acontece quando as células velhas morrem para dar lugar à células novas, ou então quando há alguma infecção, mas não é nada de grave.

  • luciana martins:

    Dr. Gostaria de saber o que significa esse resultado do meu papanicolau

    Avaliação Amostra: Satisfatoria para avaliação diagnostica
    Microbiologia: Flora Bacilar
    Avaliação Hormonal: Prejudicada devido alterações inflamatorias
    Diagnostico: Negativa para células neoplásicas.
    Presença de alterações inflamatórias acentuadas. Sugere-se repetir o exame após tratamento
    Observações: Esfregaço Purulento
    Grata
    Luciana

    • heinz:

      Provavelmente você tem alguma infecção por bactérias, nada de mais grave, mas tem que tratar esta infecção, pois se cronificar, aí… Volte ao médico.

  • Eliane:

    Boa tarde,
    meu exame papanicolau deu o seguinte:
    Células superficiais: moderado
    Células intermediárias: abundante
    Células profundas: ausente
    Células endocervicais: ausente
    Células endometriais: ausente
    Neutrófilos: escasso
    Histiócitos: ausente
    Hemácias: ausente
    Citólise: abundante
    Muco: ausente
    Avaliação da amostra: satisfatória
    Atividade estrogênica: moderado
    microorganismos: flora vaginal representada por lactobacillus sp
    Observações: ausência de alterações celulares. negativo para células neoplásicas.
    Conclusão: citologia normal. papanicolaou classe I

  • Ester:

    Dr. alguns anos atrás precisei fazer uma cirurgia de retirada do útero, tive endometriose e foi eliminada, mas agora depois de alguns anos voltei a fazer alguns exames de dosagem homonal e de endometriose. Segue o resultado para o sr. dar uma olhada.
    Exame: LH (Hormônio Luteinizante) –
    Método: Quimioluminescência (LA)
    Valores obtidos: 2,90 mUl/mL
    Exame: FSH (Homônio foliculo estimulante)
    Método: Quimioluminescência (LA)
    Resultado: 2,52 mUl/mL
    Exame: Progesterona Planmática
    Método: Quimioluminescência (LA)
    Resultado: 21,80 ng/mL
    Exame: Estradiol (E2)
    Método: Quimioluminescência (LA)
    Resultado: 264,1 pg/mL
    Exame: CA-125
    Método: Quimioluminescência (LA)
    Resultado: 76,9 U/mL
    Gostaria de saber se estes resultados demonstram menopausa precose, pois eu estou somente com 40 anos? Eu fiz a retirada do útero quando eu tinha 33 anos. De três meses para cá tenho sentido muita irritabilidade, nervosismo, e vontade intensa de chorrar, essa alteração tem alguma coisa a ver? A endrometriose está em grau muito elevado de acordo com o resultado do exame que eu descrevi acima? Gostaria doutor de saber como eu devo proceder.
    Obrigada!

    • heinz:

      Exames laboratoriais são apenas adjuvantes do diagnótico e só tem validade junto com outros exames e, por isso, é melhor você procurar o seu médico para fazer um bom exame físico e outros que ele julgar necessários.

  • Giovanna:

    Muito obrigada Dr. HEINZ!
    Realmente a cabeça é td!
    É que me assustei muito com o ca papilífero da tireóide ano passado e foi um choque essa suspeita de asgus-adenocarcinoma…Entendi em relação ao assassinato dos sptzs..rs, e pesquizando sobre vi algo em torno de que o diu pode mimetizar o adenocarcinoma….sei que é insistência, mas com sua experiência sobre, me diga, o sr, acha que pelo descrito nas celulas com tantas atipias tem chance de ser provocado pelo diu? ou ta mais mesmo pra adenocarcinoma? E ele aparece assim rápido? devido ao HPV que tive? Mas que nunca mais apresentou sinais? pq nem corrimento com mau cheiro….não tenho. Me desculpe, e vou procurar mesmo ajuda pra melhorar a cuca..rs
    Muitíssimo obrigada e que jesus lhe ilumine e te guarde nessa linda carreira que escolheu…ecom o detalhe que percebi o sr. é franco e contra essa corja mafiosa da industria farmaceutica associada com “profissionais” extremamente capitalista.

    • heinz:

      Giovanna:
      Que eu saiba, e já sou formado há 17 anos, não existe asgus, mas sim ASC-US. O US mostra que é uma sigla norte-americana, do sistema Bethesda de classificação citológica. O que se designa sob esta sigla geralmente é achado benigno e sem gravidade. Se apareceu asgus no seu exame, ou é erro de digitação ou tem alguém inventando moda.

  • Giovanna:

    Só complementando tive cancer de tireóide, mas estou com esperançaas de estar curada.E estou ansiosa, pois esse segundo resultado colhido do preventivo só sai quarta-feira que vem. OBRIGADA!

    • heinz:

      Ter esperança de se curar, é a melhor atitude que você pode tomar Ter vontade e encarar o problema apenas como mais um em sua vida, sem dar-lhe importância, mas não descuidando do tratamento, já é praticamente 70% da cura.

  • Giovanna:

    Dr.
    Em primeiro lugar parabéns pelo trabalho de levar um alívio a todos que o procuram através da disposição de seu tempo em prol das pessoas que estão ansiosas pelos diagnósticos.
    Dr. estou realmente em altíssimo grau de ansiedade, não durmo e me alimento direito desde esse último resultado de colpocitologia. Tenho 38 anos, tive hpv com 23, fiz cauterização e 3 colposcopias anuais, preventivos semestrais, pq sou muito preocupada e até hj td normal sempre negativo. Ano passado fiz preventivo duas vezes sendo normais. Uso diu há quase 8 anos, intercalei com mirena,que não deu certo e voltei para o de cobre há 1 ano 8 meses. Andei tenho um pouco de corrimento devido ao diu. O resultado do exame preventivo foi:
    Ausênica de parasitas e inclusões clamidiais.
    Alterações celulares: Presença de celulas glandulares com cariomegalis, anisocariose, núcleos irregulares, hipercorados, por vezes obrepostos.
    Conclusão: ESFREGAÇO ONTENDO ATIPIAS EM CELS. GLANDULARES DE SIGNIFICADO INDETERMINADO “ASCUS”-favorecendo adenocarcinoma.
    Dr. entrei em pânico, pq nunca tive alteração nenhuma e emmenos de um ano aparecer adenocarcinoma? A minha gineco, disse q a citologista é recém formada e preferiu retirar o diu imediatamente e coletou nova amostra, que aproveitou o cérvix estar aberto e mesmo com sangue com a retirada do diu me pediu pra levar em outro laboratório com uma patologista experiente de sua confiança.
    Dr, no dia anterior da coleta da primeira prevenção eu tv querendo já mesntruar, tanto q no mesmo dia a noite desce, não sei se tem a ver uma interferência no exame e sua interpretação. Mas pesquizando na net vi q o certo sería ASGUS, por ser cels glandulares e não ascus. Estou mal, poz tive um carcinoma papilífero ano passado com ablaçao de iodo, e por isso não esperava. Minha gineco disse pra eu ter calma que pode ser uma inflamação que o diu causou e um falso positivo pra este câncer. Desculpe tantos detalhes, e mas uma vez muito obrigada!

    • heinz:

      Fico com a opinião da sua médica. O diu de cobre é eletrogênico, cujo mecanismo de ação é na base do assassinato espermático por eletrocução, ou seja, é como se os espermatozóides sentassem em uma cadeira elétrica, o que pode causar alterações celulares mais intensas que as comumente encontradas. Outra coisa muuuuiiiittttoooo mais importante: se você se deixar levar pelo medo, pela ansiedade e pela depressão. Se deixar a desesperança tem abater, você acabará desenvolvendo um câncer, mesmo sem tê-lo. Câncer não é doença. Ele é igual à AIDS, apesar de não ser adquirido e nem transmitido. E uma falha do sistema imunológico que deixa de reconhecer as milhões de células indiferenciadas e anômalas que o organismo produz todos os dias e a depressão, a ansiedade e o MEDO DE MORRER são os principais causadores do câncer. Levante a cabeça e TENHA VONTADE DE VIVER, senão você não irá longe. Você mesma se “matará”. O maior inimigo de uma pessoa é ela mesma, ou seja é a sua própria cabeça. Se estiver difícil “segurar a cuca”, procure um psicólogo.

  • Vi:

    Boa tarde doutor!

    meu exame deu o seguinte: Esfreagaço contendo células superficiais, intermediárias e endocervicais colunares com sinais inflamatórios acentuados.
    Neutrófilos ++
    Presença de alterações segestiva de ação viral.
    No material não há representação da JEC e endocérvice.

    • heinz:

      Não colocaram se há coilocitose? Ação viral não se dá apenas por HPV. Existe também o herpes. Sugiro fazer novo exame e em outro laboratório, pois este laudo está meio “fraquinho”

  • Anna:

    O que fiquei insegura dr. é porque nao tenho relacao a 15 anos e achei que o meu exame deveria dar tudo normal, ou seja, sem nada, nem mesmo inflamação. Obrigada pela sua resposta e atençao, e desculpe meu desespero :)

  • Anna:

    Dr. Já escrevi duas vezes…desculpe minha insistência, mas estou realmente muito preocupada. O que faço para obter a respostta. Preciso fazer algum cadastro ou coisa assim?!!? Por favor me oriente!!
    Obrigada e desculpe escrever novamente.

  • Anna:

    Dr. Mandei um comentário ontem e estou esperando a resposta, por favor, é que estou preocupada com isso. Quero me tratar logo se for preciso.
    Abraços.

    • heinz:

      Não respondi antes porque fiz três noites seguidas de plantão no hospital em que trabalho, mas sossega, você não tem praticamente nada, pelo que você escreveu no comentário.