Dilemas da gravidez

Tinturas de cabelo e outros cosméticos devem ser usados com cuidado durante a gestação.

IARA BIDERMAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com o corpo em profunda transformação e a cabeça tomada de dúvidas -práticas e filosóficas- sobre a chegada do bebê, muitas grávidas se deparam com novas questões ao cuidar da beleza: como prevenir manchas e estrias? A celulite aumenta na gravidez? Os cosméticos fazem mal ao feto?

“Existe muito pouca evidência da segurança de utilização de produtos em gestantes”, afirma a dermatologista Flávia Addor, diretora da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) Regional São Paulo. Isso porque as substâncias não são testadas em grávidas por não ser possível controlar efeitos adversos no feto. O que há são estudos realizados com animais, e as substâncias que mostraram evidência de risco são contra-indicadas.

Quando um produto é classificado como cosmético, geralmente a absorção e a concentração dos princípios ativos são pequenas, diminuindo os riscos. “Mas, na dúvida, é melhor evitar”, diz Davi de Lacerda, dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele recomenda que a grávida prefira produtos que estão há mais tempo no mercado, “porque, se causassem algum problema, já teria sido relatado”.

Tintura de cabelo
Pintar ou não pintar os cabelos é um tema clássico das conversas de grávidas. Segundo Addor, a questão continua polêmica: “Alguns estudos apontam um maior risco de mutações no feto [relacionado às tinturas], outros mostram que não há risco”. Pessoalmente, ela acredita que, se não há certeza da segurança, é melhor evitar.

Foi essa a opção da agente de viagens Iracema Freitas, 30, grávida do primeiro filho. “Minha médica sugeriu que eu esperasse passar os primeiros três meses”, diz ela, que já entrou no segundo trimestre e, mesmo assim, preferiu dar um tempo às tinturas de cabelo.

Entre as mulheres, é comum a crença de que os tonalizantes (colorações temporárias, que saem com as lavagens) são uma opção segura às tinturas permanentes. Não necessariamente. “Há estudos sobre tonalizantes com conclusões tão ou mais contundentes [em relação aos riscos] do que as das tinturas permanentes”, diz Addor.

Quanto à tintura com hena, “teoricamente não há risco, mas há relatos de dermatites de contato causadas pelo produto”, segundo a dermatologista. Além disso, muitos produtos à base de hena contêm também outras substâncias.

A ginecologista Carolina Androgeni, do ambulatório do climatério da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), recomenda que, na dúvida, a grávida espere até entrar no segundo trimestre da gestação para voltar a tingir os cabelos. Para quem nunca usou tintura, o melhor é deixar para depois que o bebê nascer.

Uma opção menos arriscada, segundo Lacerda, são os “reflexos” ou “luzes”, em que apenas algumas porções dos fios são tingidas e o produto não chega ao couro cabeludo.

Para as grávidas que não querem abrir mão das tinturas, as recomendações são fazer a prova de toque para reação alérgica, mesmo com produtos que já eram utilizados antes da gravidez, não estar com lesões no couro cabeludo, procurar profissionais de confiança e produtos de qualidade e respeitar os intervalos recomendados entre uma tintura e outra.

Outros cuidados
Além dos produtos que oferecem risco ao feto, há cuidados estéticos que podem causar efeitos na mãe. Como na gravidez o limiar de irritação da pele é um pouco menor e a resposta à pigmentação aumenta, é preciso ter cautela com tudo o que possa manchar ou irritar a pele.

É o caso da depilação a laser. Como o seu efeito é local, teoricamente não afeta a saúde do feto. O risco de manchas, porém, pode aumentar. Ainda no campo da depilação: a cera quente não tem contra-indicação, mas é bom saber que na gravidez é mais freqüente a ocorrência de pelos encravados. Já os cremes depilatórios, embora não haja estudos conclusivos, devem ser evitados por seu alto poder irritativo.

[!] proteção solar
Como a resposta à pigmentação aumenta durante a gravidez, a exposição ao sol pode causar manchas escuras na pele da gestante; protetores solares de boa qualidade devem ser usados diariamente.

[Voltar]

0 comentário em “Dilemas da gravidez”

  1. Boa tarde Dr Vlademir.
    Ontem fui ao hospital e fiz uma nova USG e o bb está td bem …
    Tomei Buscopan e comecei a tomar inibira.
    Mas vi que o Sr escreveu que pode ser uma descamação do anômala do colo é normal?
    Devo fazer repouso ?
    Obrigada mais uma vez

  2. Dr Vlademir
    Estou de 18 semanas e a 10 dias atras tive umpouco de corrimento e usei a pomada gyno fungix por 5 dias.
    Hj apresentou um corrimento amarelado e quando vou me limpar vem um corrimento marron com final de mentruação… Por simples curiosidade minha fiz um USG ontem e o medico disse que esta tudo normal.Mas hj apresentou este corrimento o que devo fazer? Como tive um aborto retido a 6 meses atras tenho medo de tudo.
    No aguardo
    Obrigada

    1. Carina:
      Se persistir vá ao médico o mais breve possível. Pode não ser nada, apenas uma descamação anômala do colo, mas também pode ser algo relacionado à gravidez. Na dúvida, procure auxílio especializado.

  3. Drº tomei a Injeçao PERLUTAN hoje.. começa a fazer efeito com quantos dias?
    e. meu namorado pode gozar dentro mesmo no periodo fertil,agora que tomei a injeçao..
    ou devo me previnir pelo menos o 1 mes?

    1. Nina Melo:
      Se você tomou dentro do prazo recomendado, ele já está fazendo o efeito, pois já iniciou a supressão da ovocitulação. Seu namorado pode ejacular em você, mas como todo método anticoncepcional pode falhar, existindo uma possibilidade de até 5% de falhas, é melhor ele não se empolgar muito.

  4. Drº Vladimir é possivel uma pessoa consiguir engravidar 4 dias antes da menstruaçao?
    Tipo assim.. ja tenho 5 dias de abstinencia.. e falta 4 pra a menstruaçao descer.. é possivel engravidar nesse periodo?

    1. Nina Melo:
      é muito difícil uma gravidez nesse caso, mas em ciências da saúde o impossível não existe e até pode acontecer. Vá ao médico.

    1. Nina Melo:
      O clomid é um indutor da ovulação e que tem como efeito adverso (colateral) a poliovulação. Já aconteceu de mulheres terem octoplos. Já imaginou você com OITO bebezinhos no colo? Embora não precise de prescrição médica para comprá-lo, é melhor não brincar com esse fármaco. Converse com sua médica ou com o seu farmacêutico de confiança (o Farmacêutico e não o balconista da farmácia).

  5. Drº na Calculadora da Ovulaçao, diz que meus Dias férteis

    – sexta-feira, 5/2/2010

    – quarta-feira, 10/2/2010

    ———————————-

    E Calculando Perido Fertil diz que eu estaei Fertil em:

    – 4 quinta-feira e

    – 8 segunda-feira

    ————————————-
    Me ajude a entender Drº..

    1. Nina Melo:
      O seu dia fértil, EM MÉDIA, considerando um ciclo normal de 28 dias, será o dia 5 e o dia de maior chance de ter uma relação sexual para engravidar é o dia 4, ou seja, 24 horas antes do pico fértil, pois como já lhe escrevi anteriormente, os espermatozóides levam de 12 à 24 horas para atingirem o sítio de fecundação, que fica no terço proximal da tuba uterina (parte da “trompa” perto do ovário).

  6. Drº Agente conta o 1° dia, do dia que a Menstruaçao desceu ne?
    Se minha menstruaçao desceu dia 23.. meu 13º dia é, dia 4 amanha..
    Certo?
    ———————————–
    Poxa Drº 1 dia de repouso ele nao acumula um pouco de Espermograma nao ne?
    O 13º dia é melhor que o 15º Doutor? Ou o 13º e o 15º as chances sao Maiores..
    Me ajuda Drº.. Por Favor!
    ———————————-
    É pq ele é muito Fogozo vei.. nao consigue fikar sem Transar..

    1. Nina Melo:
      Se acumulasse em um dia, não exigiríamos quatro dias de abstinência para fazermos o espermograma. Aqueles homens que tentam nos enganar, mentindo e se o exame dá parâmentros errados, não assumimos a responsabilidade pelo resultado e ainda, se eles entram na justiça, perdem a causa com facilidade. Se ele quer ser pai… Não tem outro jeito. Ou jejum, ou nada.

    1. Nina Melo:
      Se você tem dificuldade para engravidar por algum problema anatômico ou fisiológico, ou seu parceiro tem oligoespermia, será difícil engravidar desse jeito.

    1. Nina Melo:
      Exato. Tem que deixá-lo em “jejum”, mesmo. Sabe o por que disso? Se um homem tem que fazer um espermograma, recomenda-se que ele abstenha-se e ejacular quatro dias antes do exame, pois os parâmetros normais do exame são conseguidos com quatro dias de abstinência sexual. É essa a “receita do bolo”.

  7. Hum..sei sei
    Entao no caso tive relacoes ontem de manha (Domingo)
    Vou ter agora so Amanha (Quarta) pois quinta começa o dia da ovulaçao , periodo fertil..quinta é o 13º dia … Tem que ter relaçoes no 13º dia mesmo ou um dia antes?

    1. Nina Melo:
      É melhor no 13º dia e ainda, ficar em repouso absoluto por pelo menos, três horas após a relação e deitada de barriga para cima.

  8. Portanto, se você quiser ter certeza de que vai engravidar, terá que usar a velha e exata matemática: seu parceiro deverá ABSTER-SE?? de ejacular entre o 9º e o 13º do seu ciclo (a contar do dia que vier a menstruação) e vocês deverão ter uma relação exatamente no 13º dia a contar do dia que veio a menstruação (lembre-se que a ovocitulação – é esse o termo correto – ocorre, me média, no 14º dia).

    1. Nina Melo:
      Seu parcerio terá que se abster de ejacular nesses dias para aumentar o número de espermatozóides. Uma coisa é ter relação para satisfação sexual e outra coisa é ter uma relação para engravidar. Se não houver, planejamento, persistência e algumas renúncias, como esta, você não chegará ao objetivo desejado. A espermatogênese leva cerca de 72 dias para se completar, a partir das células intersticiais de Leygid até os espermatozóides maduros que são transportados até a vesicula seminal e daí até a próstata. A cada dia chega um determinado volume de espermatozóides que são armazenados nestes dois órgãos e liberados conforme a demanda. Se há relações sexuais todos os dias, não dá tempo de “estocar” espermatozóides e como é o conjunto dos espermatozóides que, batendo seus flagelos, empurram o semen vagina acima (lembra-se do “a união faz a força”, juntos chegaremos lá e etc?) quanto mais espermatozóide, maior a probabilidade deles chegarem no sítio de fecundação e de apenas um deles (essa é parte cruel da história, pois um ajuda o outro e apenas um deles será o premiado e os outros morrerão na porta do “refeitório”) penetrará no ovócito II e você engravidará.

    1. Nina Melo:
      Ter relações diárias não aumenta a chance de engravidar, pois o homem precisa de pelo menos quatro dias para produzir uma quantidade razoável de esperma para tem maior número de espermatozóides e, consequentemente, aumentar as chances de engravidar. Portanto, se você quiser ter certeza de que vai engravidar, terá que usar a velha e exata matemática: seu parceiro deverá abster-se de ejacular entre o 9º e o 13º do seu ciclo (a contar do dia que vier a menstruação) e vocês deverão ter uma relação exatamente no 13º dia a contar do dia que veio a menstruação (lembre-se que a ovocitulação – é esse o termo correto – ocorre, me média, no 14º dia). Se o objetivo ou prioridade de vocês é terem um filho, vocês terão que esquecer a satisfação sexual e partir para a matemática, para a racionalização e para o planejamento, que muitas vezes gera ansiedade e estresse, acabando por atrapalhar uma relação sexual. Como dizia o eterno Vicente Mateus, ex-presidente do Corinthians: “é uma faca de dois legumes”. Boa sorte.

  9. Hum..O médico verá, “de cara” no meu laudo e saberá o que fazer.
    —————————————-

    Drº minha mesntruaçao desceu dia 23 e hoje vai embora hoje dia 29, no caso fikou 7 dias..
    Meu ciclo normalmente é de 30 dias.. Qual a Data mais ou menos certa, pra eu tentar Engravidar?

    1. Nina Melo:
      A ovulação ocorre, EM MÉDIA, no 14º dia após o DIA DE DESCE a menstruação e o dia mais propício para se ter uma relação com grande chance de engravidar é o 13º dia após o dia que desceu a menstruação, pois como os espermetozóides levam de 12 à 24 horas para chegar ao sítio de fecundação, se você tiver relação no 13º dia, suas chances de engravidar serão bem maiores. Note bem, conte a partir do dia que DESCEU a menstraução e não do dia em que acabou. Já cansei de atender mulheres que cometeram esse “equivocozinho” e cabaram engravidando ao tentarem usar o método da tabelinha, e ainda jogaram a culpa no método. Eu escrevi EM MÉDIA em maiúsculo porque não se pode dizer, categoricamente, que todas as mulheres liberarão o “óvulo” (palavrinha errada) no 14º dia. Pode ser no 12º. no 13º, e assim por diante. Em ciências da saúde não se pode afirmar NADA categoricamente. Quanto ao seu laudo, o problema que apareceu nele, o médico deverá investigar e, como está bem escrito, ele perceberá e pedirá os exames necessário para elucidar o diagnóstico.

  10. Quais os exames que faz pra saber se pode Engravidar Drº Vladimir??

    Vou pedir a ele pra me passar todos, pois kero saber se posso ter filhos..

    ——————————–

    Esses dias meu namorado me perguntou se eu pudia ter Filhos..pq ele ja GOZOU dentro tantas vezes e eu NUNCA fikei GRAVIDA… :(
    Ai fikei com isso na cabeça…
    ————————
    Esclareça minhas duvidas Drº Vladimir.. Aguardo respostas..
    OBRIGADA’

  11. Quais os exames que faz pra saber se pode Engravidar Drº Vladimir??

    Vou pedir a ele pra me passar todos, pois kero saber se posso ter filhos..

    ——————————–

    Esses dias meu namorado me perguntou se eu pudia ter Filhos..pq ele ja GOZOU dentro tantas vezes e eu NUNCA fikei GRAVIDA… :(
    Ai fikei com isso na cabeça…
    ————————
    Esclareça minhas duvidas Drº Vladimir.. Aguardo respostas..
    OBRIGADA’

  12. Biopsia? Como é que faz esse exame? Demora muito pra fazer esse exame, ou é rapidinho? Doi?
    ——————————
    Terça ou quinta, vou ao Ginecologista Fernando Morbeck.. ai quando chegar la, falo logo a ele sobre o Epitelio ne?
    Vou fazer outra Citologia, pois ja tem 1 ano que fiz..ele vai ter que esperar o resultado da Citologia ne, pra poder ver se vou precisar fazer a BIOPSIA?

    1. Nina Melo:
      Biopsia é a retirada de um fragmento do local afetado. Não é um procedimento dolorido a ponto de necessitar anestesia. Dói um pouco porque tem que ser raspado mas forte que no papanicolau, pois tem que “cortar” uma fatia (bem fina) da área afeta. Você não precisará dizer nada para ele. O médico verá, “de cara” no seu laudo e saberá o que fazer. Quanto a esperar o resultado da citologia, é o médico que consegue avaliar na hora do exame se precisa da biopsia “para ontem” ou se precisa da citologia, ou não.

  13. Bom Dia Drº Vladimir.
    Gostaria que o Srº me esclarecesse algumas perguntas..
    Tenho Um EPITELIO ACETO BRANCO DENSO (uma mancha branca no Colo do Útero), voce acha que esse Epitelio pode me enpedir de ficar Gravida?

    ————————

    Ah.. + umas coisinha.. é normal a menstruaçao descer Preta?
    Obrigada! Aguardo respostas ansiosamente..

    1. Nina Melo:
      O epitélio aceto-branco não te impedirá de engravidar, mas tem que ser investigado a fundo. Provavelmente seu médico pedirá uma biopsia.
      A menstruação pode descer escura sim, especialmente quando, por algum motivo, parte do fluxo fica retido por algum tempo dentro do útero, levando a hemólise e oxidação do ferro da hemoglobina dos eritrócitos. O ferro III (férrico oxidado) é mais escuro que o ferro II (ferroso não oxidado).

    1. Camylle Guedes:
      Eco! Isso pode acontecer com qualquer mulher. Parabéns pela gravidez, se for mesmo, pois às vezes o B-HCG também dá falsos-positivos, especialmente em presença de mola hidatiforme.

  14. Drº Minha menstruaçao desceu fikou 3 dias e foi embora..
    O normal é ela fikar 7 dias..
    Ai fiz o Beta HCG i deu POSITIVO..
    como pode?
    Como posso estar gravida se a menstruaçao desceu?
    Esclareça essa Duvida . Obrigada’

    1. Camylle Guedes:
      Pode sim, Camylle. Não é incomum mulheres grávidas terem sangramentos parecidos com menstruação. O embrião está no endométrio e a parte externa do útero – o colo – pode descamar e simular uma menstruação que engana até os GOs mais experimentados.

  15. Drº Vladimir..
    Minha menstruaçao esta atrasada 6 dias, e meus seios estao inchados. O maximo que ja atrasou foi 2 dias..
    Eu tava tomando Ciclo 21, e acho que fikei sem tomar uns 3 comprimidos..
    Posso fazer o exame Beta Hcg com 6 dias de atraso, ou devo esperar completar 15 dias?
    Esclareça essa duvida por favor.. Obrigada!

    1. Camylle Guedes:
      Ainda é cedo para fazer o exame. Espere mais duas semanas, se a menstruação não aparecer faça o exame que poderá ser gravidez.

  16. Dr Vlademir
    Gostaria de agradecer mais uma vez pela ajuda.O clomid tenho que tomar 5 dias após a mentruação e tomar 1 comprimido por dia durante 5 dias,como vc disse a ovulação ocorre 13º dia certo?
    É comum engravidar no 1º ciclo?

    1. Carina:
      A ovulação ocorre, em média, no 14° dia e como os espermatozóides levam entre 12 e 24 horas para atingir o sítio de fecundação, o dia mais propício para se ter uma relação com grandes chances de engravidar é o 13° dia após o dia que vier a menstruação. Não é muito comum engravidar no primeiro ciclo com clomid, mas é possível, pois ciências da saúde não são ciências exatas como a física e a matemática.

  17. Dr Vlademir
    Obrigada pela ajuda.A data e dia 13/11 porem hj mestruei novamente.Fiz alguns exames e ñ estou ovulando,faz 6meses que tive um aborto retido e fiz uma curetagem é normal?Vou tomar clomid.O que acha?

    1. Carina:
      O problema do clomid é a poliovulação. Você poderá engravidar de gêmes, trigêmeos, quadrigêmeos… E assim por diante. Já aconteceu, na Itália, de uma mulher dar à luz óctuplos (oito)

  18. Boa Noite
    MEstruei dia 13/12 e meu ciclo e de 32 dias,estou com alguns sintomas,frequencia urinar,fome,sono e até o momento não mestruei fiz o beta hj e deu negativo.Posso estar gravida?

    1. Carina:
      O dia mais propício para ser relação e engravidar, é o 13º dia após o primeiro dia da menstruação, que será o dia 26/12. Você não se enganou na data? Não seria 13/11? Se for 13/11, espere mais 15 dias e faça o beta novamente, pois TALVEZ você esteja grávida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *