Células colunares endocervicais

O canal endocervical é recoberto por uma única camada de células colunares altas, secretoras de muco. O revestimento epitelial no canal penetra em pregas as quais podem ser grossas e longitudinais ou mais finamente agrupadas, como vilos capilares. Este aspecto é visto em 1.

14. Epitélio colunar endocervical normal. Neste corte a parte superficial de uma cripta é vista cortando a superfície mas, devido ao plano de secção, o restante da cripta parece uma estrutura glandular no estroma. É importante lembrar que o revestimento epitelial “glandular” no estroma endocervical é contínuo com a superfície do epitélio. (H &E, x 40)

15. Células colunares endocervicais. Células colunares endocervicais podem esfoliar como células isoladas (ver 45) mas é mais comum para esfoliação ocorrer como fragmentos de tecidos. Neste campo as células são vistas em grumos, apresentando aspecto de favo de mel, mas em uma das bordas três células são vistas em perfil. (x 80)

16. Células colunares endocervicais. Neste campo as faixas de células colunares endocervicais são todas vistas em perfil. Elas têm núcleo basal com citoplasma espumoso. Em algumas células pode ser reconhecida placa terminal e cílios. (x 80)

17. Células colunares endocervicais. Em grande aumento é possível comparar o padrão de cromatina nuclear da célula escamosa normal com a célula colunar endocervical. Nas últimas a cromatina é mais granular, com condensação da membrana. (x 80)

[Voltar]

49 comentários em “Células colunares endocervicais”

  1. Gostaria de saber se está tudo bem com meu exame. Agradeço desde já.

    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso
    – Glandular
    – Metaplásico

    INTERPRETAÇÃO
    Negativo para lesão intraepitelial e malignidade.
    Alterações celulares benignas reativas e/ou reparativas.
    – Inflamação

    OBSERVAÇÕES
    Exsudato neutrofílico.

    MICROBIOLOGIA
    – Lactobacillus sp
    – Raros cocos

    1. Leia os demais comentários, pois este assunto já foi discutido exaustivamente aqui. Tudo o que você está perguntando já foi respondido “aos montes”.

        1. Exudato neutrofílico é sinônimo de pus, ou seja, pode haver alguma infecção. É melhor você voltar ao médico, pois talvez tenha que fazer algum tratamento.

  2. Gostaria de saber se está tudo bem com meu exame de colposcopia conforme abaixo. Desde já agradeço!
    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso
    – Glandular
    – Metaplásico
    INTERPRETAÇÃO
    Negativo para lesão intraepitelial e malignidade.
    Alterações celulares benignas reativas e/ou reparativas.
    – Inflamação

    OBSERVAÇÕES
    Exsudato neutrofílico.

    MICROBIOLOGIA
    – Lactobacillus sp
    – Raros cocos

  3. Gostaria de uma interpretação sobre o resultado do meu preventivo, até conseguir agendar uma consulta com a medica que me acompanha:

    Adequação da amostra: satisfatoria
    Padrão do esfregaço: trófico
    descamação dominante: células intermediarias e algumas superficiais
    Células metaplasicas: ausentes
    células endocervicais: ausentes
    células endometriais: ausentes
    celulas não epiteliais: leucocitos
    alterações cel benignas: leves
    flora bacteriana: padrao lactobacilar
    agentes especificos: nao foram identificados no material examinado

    conclusão:
    negativo para celulas neoplasicas
    alterações celulares benignas

    Agradeço desde já.

  4. Boa tarde Dr.acabei de pegar o resultado do meu exame preventivo e o resultado foi o sequine;Descamação dominante;celulas intermediarias e superficiais com predominio das primeiras.Celulas endocervicais presentes.Leucocitos pequeno numero|histiocitos pequeno numero.flora bacteriana vaginal de padrão Lactobaciliar.Modificações inflamatoriasreativas;discretas.Anormalidade s em celulas epiteliais;ausentes-classeII de papanicola.O que isso quer dizer?desde já agradeço a sua atenção.

  5. Doutor
    Sempre que estou no período de ovulaçao tenho uma dor no baixo ventre intensa…meu papanicolaou deu inflamatório moderado, mas com predomínio de lactobacilos…pode ser essa inflamaçao ou acha que é outra coisa??? Obrigada…

    1. A inflamação que você tem é a coisa mais comum em TODAS as mulheres e não é ela a causa da sua dor. Algumas mulheres são tão sensíveis que sentem dor quando o ovócito (o nome correto da célula germinativa da mulher – não é óvulo) rompe a teca (pele) externa do ovário para sair em direção à tuba (nome correto da trompa). Até o movimento das fímbrias (espécie de dedos localizados na extremidade da tuba, que agarram o ovócito e o colocam dentro da tuba) tem mulher que é capaz de sentir como se fosse dor. O seu problema é de sensibilidade e não de doença.

  6. Doutor, peguei meus exames hoje e gostaria de um esclarecimento porque a consulta com meu médico é somente na outra semana.
    Colpocitologia:
    Esfregaço apresentando equivalência entre células superficiais e intermediárias
    Presença de células endocervicais colunares.
    Flora bacteriana mista moderada
    Neutrófilos ++ Piócitos +
    Presença de fungos leveduriformes interpretados como Candica sp.
    Ausência de trichomonas, alterações virais e clamidiais.
    Citologia oncótica negativa.
    Conclusão: Esfregaço inflamatório moderado contendo bactérias e fungos.

    1. Pelo resultado, você tem uma candidíase. Você pode esperar a consulta tranquilamente, mas tem que tratar a candidíase, nada mais. Nada de câncer, nada de HPV.

      1. Fiquei muito preocupada Dr, porque no meu último exame apareceu clamídia. Fiz o tratamento, mas acabei me descuidando no final. Quando vi que no exame “alterações virais e clamidiais” fiquei muito preocupada, pois achei que tinha voltado. Dias antes de fazer o exame, tive um sangramento, fora do periodo menstrual. Então redobrei os cuidados.
        De qualquer forma, fico mais tranquila com sua orientação.
        Muito obrigada.

        1. Da forma como você escreveu no comentário, parece-me que a afirmação “alterações virais e clamidiais” relaciona-se com o primeiro termo da frase que é ausência, ou seja, aparentemente, está escrito que você não tem sinais de clamídia trachomatis e nem de vírus.

  7. Boa noite,
    Falei com o meu médico hoje e ele me deu a mesma opnião, irei repetir o exame. É sempre bom ouvir mais de uma opnião.
    Muito obrigada pela atenção.

  8. Dr. por favor me esclareça uma dúvida.
    Para uma criança de 08 anos – uma taxa de glicose em 97 está mt alta?
    (exame feito após jejum de 10 horas)
    E um adulto em 132 – tbm em jejum de 10 horas. Estou preocupada pois nunca tive uma tx tão alta, seria bom repetir este exame?
    Obrigada.

    1. É melhor repetir o seu exame. O da criança está dentro dos limites (até 110). Se der novamente o mesmo resultado, pode ser intolerância à glicose. Ainda não é diabetes. Procure um endocrinologista.

  9. doutor meu exame de papanicolau deu grande quantidade polimorfunucleares neutrofilos …….marcantes alteraçoes inflamtorias presença de celulas endocervicais e meteplasicas maturas e imaturas avaliaçao hormonal prejudicada pela flora …obs: intenso exudato neutrofilico por favor me esclareça tudo isso doutor desde ja agradeço sua atençao

    1. Se você tem algum tipo de corrimento, pode ser esta a causa do exudato e do aumento de polimorfos. É melhor você voltar ao médico, pois pode ser uma infecção. Infecções não são graves, mas tem que tratar.

  10. Quero fazer uma poergunta: Dr. me responda por favor, o meu exame de prevenção deu o seguinte resultado:Inflamatorio moderado,correspondente a antiga classe II de ‘Papanicolau’.Piócitos(++/4+),flora bacteriana moderada, composta predominantemente por bacilos,identificaveis aos ‘B. de doderlein’. O que significa isso doutor?

    1. Você ainda está trocando o epitélio infantil pelo maduro em sua genitália, ou seja, ainda está amadurecendo, nada além disso e nada de grave, aliás, nem é doença.

  11. Doutor obrigada, pelos esclarecimentos, não estou preocupada com o hospital público de forma alguma porque meu filho nasceu nesse hospital e é maravilhoso lá são bastante atenciosos e o melhor são especialistas somente em mulheres, tanto que o nome é Fêmina, até a atriz Camila Pitanga esteve lá participando de alguns programas de saúde para as mulheres o que me preocupou foi a maneira da médica me responder com total descaso e me dizer que não poder mais fazer nada por mim porque é um tratamento caro e me deu boa sorte se eu conseguir tratamento urgente, são coisas assim, esses tipos de médicos que desanimam a gente eu já levei um choque com o diagnóstico e minha médica ainda me tratou com indiferença quando falado de valores, mas não desanimo, pois tenho fé e certeza que nem tudo está perdido. Obrigada pela atenção e que DEUS abençoe!

    1. Pois é, Isaura. Tem profissional que é apenas “profissional”… Nâo é ser humano e sequer se importa com a dor e o sofrimento de seu semelhante, prestando culto unicamente ao deus dinheiro. Infelizmente a medicina está cheia desse tipo de gente que só nos enche de vergonha.

  12. Doutor, consultei com minha médica e ela disse que vou ter retirar o útero pelo diagnóstico que lhe passei, mas porém me encaminhou para hospital público e lá vou ter que fazer novos exames para ter certeza desse diagnóstico, mas ela não me respondeu sobre as medidas.
    Exame Macroscópico: recebidos, fixados em formalina, quatro fragmentos irregulares de tecido, cinzentos e elásticos, o maior medindo 0,4 x 0,3 x 0,2 cm. IT.TA quero saber o que significa isso, se esse tamanho é muito grande e que siglas são essas no final das medidas IT.TA e o diagnóstico que eu já havia comentado Adenocarcinoma Endocervical Invasor.
    Obrigada pela atenção!

    1. Essas são apenas as medidas dos “pedaços” de útero que sua médica colheu de você e não fazem diferença no laudo, mas é obrigatório constar o tamanho dos fragmentos. As siglas referem-se ao material e não ao diagnóstico. Calma, isso não tem nada a ver com o seu problema. Quanto ao hospital público refazer os exames, isso é procedimento normal e obrigatório pelo SUS e ainda, quanto a ser um hospital público, não se preocupe, você será bem tratada, pois é o povo quem sustenta o SUS. Quando um tratamento começa a dar prejuízo a um plano de saúde em um hospital particular, eles transferem o paciente para os hospitais públicos que fazem todo e qualquer procedimento, independente do valor, enquanto os particulares só atendem o que dá lucro para eles e não pensam duas vezes em te abandonar quando você começar a dar prejuízo. Eu trabalho em um hospital universitário que é o único que faz procedimentos de alta complexidade e alto custo que os planos de saúde não cobrem e os hospitais particulares não fazem, a menos que os pacientes paguem valores absurdos.

    1. Significa apenas que você está com uma inflamação exacerbada por uma infecção por bactérias que, se tratada adequadamente, não trará problema algum. Volte ao médico.

  13. Doutor peguei meus exames hoje e gostaría e um esclarecimento porque a consulta com minha médica é somente na outra semana.
    Colposcopia: JEC não visível no orifício externo em fenda
    Área cerebroide, polipoide, acetobranca com vasos irregulares e friável no lábio posterior.
    Teste de Schiller negativo(iodo positivo).
    Biópsia do Cólo Uterino: Realizada a colposcopia para visualização da área a ser biopsiada.
    Realizada biópsia de dois fragmentos em área acetobranca no lábio osterior, através de cirurgia de alta frequência.
    Hemostasia.
    Encaminhado material para exame anátomo-patológico.
    Resultado de exame Anátomo-Patológico:
    Material: Cólo uterino, biópsia.
    Exame Macroscópico: recebidos, fixados em formalina, quatro fragmentos irregulares de tecidos, cinzentos e elásticos, o maior medindo 0,4 x 0,3 x 0,2 cm. IT.TA
    Diagnóstico Adenocarcinoma endocervical invasor.
    A foto que está no exame é do adenocarcinoma rosa claro. Obrigada!

  14. Doutor.
    Olá

    Só hoje consegui falar com a minha médica pessoalmente… como havia dito, ela me passou um creme vaginal, para ser usado em 10 noite, mais um sabonete liquido.
    E pediu que eu fizesse os exames daqui em Junho para verificar se a infecção sanou ou não.

    Só tenho uma dúvida, que não perguntei para ela: Se quando eu voltar em Junho, e essa infecção não tiver acabado, o que ela pode me causar? se ela persistir, poderá ocasionar quais tipos de doenças, problemas a minha saúde?
    Tenho essa dúvida, se o Senhor poder me ajudar, agradeço muito…

    1. Gláucia: é difícil dizer alguma coisa, pois a evolução depende do quadro clínico e só sua médica é que tem condições de te dizer alguma coisa, pois é ela quem está diante do caso. À distância é impossível dizer qualquer coisa.

  15. Nossa Doutor, muito obrigada pelos esclarecimentos viu?!
    Fiquei com medo, mas estou mais aliviada agora.

    Vou usar o creme direitinho e espero que tudo de certo!
    Obrigada !

  16. Doutor…Boa noite
    Estou preocupada agora.. pq a Dra., só me pasou um creme para ser usado por 7 dias e mais nada.
    E agora? o que preciso fazer? procurar outro médico?
    Isso que eu tenho é grave, o que pode desencadeiar esse minha infecção, um cancer, por exemplo?
    e agora, o que eu faço…
    me ajuda….

    1. heinz disse:
      3 de abril de 2011 às 1:22 (Editar)

      Glaucia:
      Se houvesse qualquer indicativo de câncer no seu papanicolau, a sua médica já tinha “te colocado para correr”, literalmente. Não teria ficado só na pomada. Se ela te passou um creme vaginal, é porque ela encontrou um foco infeccioso, nada mais, o que bate com o achado de binucleação e cariomegalia, nada além disso. Sossega!

  17. Boa Tarde Dr.
    Por favor, o Senhor poderia analisar o meu papanicolau e me dizer se tenho algo grave?!

    Descrição:
    Esfregaço apresentando equivalencia entre celulas superficiais e intermediarias.
    Presença de celulas endocervicais colunares e metaplasicas.
    Presença de celulas escamosas com cariomegalia e binucleação.
    Flora bacteriana moderado constituida por cocos.
    Neutrofilos ++
    Ausencia de fungos, trichomonas e alteracoes clamidiais.

    CONCLUSAO
    esfregaço inflamatorio acentuado contendo bacterias

    OBSERVACAO
    sugerimos, salvo melhor juizo clinico, controle citologico apos tratamento clinico, para reavaliação do caso.

    1. Gláucia:
      Volte ao médico, pois a cariomegalia e a binucleação precisam ser investigadas melhor. Pode ser uma inflamação mais acentuada por alguma agressão à mucosa, mas também pode não ser nada. Cariomegalia é o aumento do núcleo das células e binucleação e quando aparecem dois núcleos dentro de uma só célula. Pode ser divisão celular para reparação de tecido, pois quando o núcleo começa a dividir o material genético, ele incha, sendo chamado de cariomegalia. O núcleo muitas vezes se divide sem que a célula se divida, ficando com dois núcleos dentro de uma mesma célula. O normal é os cromossomos se duplicarem, serem arrastados para cada lado da célula, a célula se dividir e daí formar, novamente, a carioteca, que é a parede nuclear, mas às vezes a coisa desanda e por isso, volte ao médico para investigar melhor. Não tem cara de ser nada grave, mas, cautela e canja de galinha, só faz mal para a galinha.

      1. Glaucia:
        Se houvesse qualquer indicativo de câncer no seu papanicolau, a sua médica já tinha “te colocado para correr”, literalmente. Não teria ficado só na pomada. Se ela te passou um creme vaginal, é porque ela encontrou um foco infeccioso, nada mais, o que bate com o achado de binucleação e cariomegalia, nada além disso. Sossega!

  18. peguei meu preventivo e estou preocupada com o resultado alguem pode me esclarecer se é grave?
    RESULTADO:
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA.
    Satisfatória.
    INTERPRETAÇÃO / RESULTADO
    Atipias nucleares limítrofes
    Componente inflamatório moderado
    Metaplasia escamosa (esparsas células)
    Flora bacteriana mista
    Células cilíndricas endocervicais inflamadas
    Nota * Recomenda-se seguimento citológico com novo exame a curto
    prazo (90 dias)
    Equivalente no sistema Bethesda: ASCUS

    aguardo e agradeço

    1. Janaina:
      Parece ser apenas uma inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa, mas faça outro exame dentro do prazo recomendado para ver se as atipias nucleares evoluem ou desaparecem.

  19. meu exame citopatologico deu no diagnostico descritivo: alteraçoes reativas e hiperplasicas nas celulas endocervicais… queria saber o que siginifica isso.

    1. Maria Zelia:
      Hiperplasia significa aumento na formação, ou seja, está aumentada a formação ou divisão celular, nada mais. Converse com seu médico e peça para ele investigar a que tipo de célula, exatamente, o laudo está se referindo.

  20. Gostaria de saber o que significa eesfregaço trópico do ponto de vista hormonal. E gostaria de saber o que é Metaplasia escamosa com células colunares endocervicais. Obrigada, favor me responder urgente.

    1. Maria Lucia S.S. Figueiredo:
      Esfregaço trófico do ponto de vista hormonal significa que seu esfregaço está dentro do padrão hormonal esperado, ou seja, que sua produção de hormônios está se refletindo no seu esfregaço e está normal. O termo metaplasia significa “formação madura” sendo um processo de substituição de células jovens, sensíveis e que morrem com a acidez vaginal, por células maduras e escamosas, resistentes à acidez vaginal e o aparecimento de células colunares endocervicais que são células comuns e normais, significa que a coleta da amostra foi bem feita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *