Diferenças morfológicas entre cérebros humanos

A maioria esmagadora dos neurologistas, dos psiquiatras e dos psicólogas atribuem causas ambientais, vivenciais e até moleculares e fisiológias para as doenças mentais, mas analisando estas fotografias de cérebros humanos, não será possível pensar-se, também, em causas anatômicas?

As fotografias abaixo compõem um conjunto de oito slides que tirei no Laboratório de Anatomia  Humana do Departamento de Ciências Morfológicas, do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná contando com a ajuda do Técnico de Laboratório Sr. Palmiro, em 16 de maio de 1990.

Veja a diferença entre ambos os cérebros. Repare na forma do corpo caloso de ambos (no meio do cérebro).

[Voltar]

0 comentário em “Diferenças morfológicas entre cérebros humanos”

  1. Realmente, evolutivamente, deverá existir diferenças morfológicas entre os cérebros humanos, em consoancias com as diferenças expressadas em funções e, principalmente, nos comportamentos diversificados entre os sexos.
    Daí também , necessitamos buscar diferenças que não são somente ditadas pela evolução social, sem contudo esquecer da relação entre orgão e função e função e orgão. Na evolução, precisamos evoluir nestas interpretações.

  2. Muito intereesante isso. Sempre me perguntei sobre as diferenças existentes, entre raças e sexo, não só na perte externa, mas também na interna.

    Gostaria de saber se essas 2 fotos são de pessoas do sexo masculino ou feminino, se de pessoa amarela, branca, indigena ou negra, jovem ou idoso e se a parte externa do cranio era normal. Obrigada!

    Gostaria de se possivel, ver uma materia que fale sobre os diferentes formatos das orelhas.

    1. Tina:
      Não sei te dizer as etnias, cores ou sexos dos “donos” dos dois cerebros, pois eram de cadáveres que estavam nos tanques do Departamento de Morfologia do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal fazia muitos anos, quando o técnico Palmiro me mostrou ambas as peças e eu as fotografei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *