Vulvite

Dependendo do agente etiológico, a inflamação da vulva pode aparecer sob diversas formas clínicas.

Vulvite séptica – é causada por bactérias sépticas, determinando a infecção das glândulas anexas (bartholinite e skenite) ou abscesso dos lábios menores do pudendo.

Abscesso de grande lábio

Vulvite aftosa – provavelmente de etiologia virótica ou bacteriana, determina lesões sob a forma de pequenas vesículas ulceradas ou lesões extensas com exudato.

Vulvite aftosa

Úlcera de Lipschütz – apresenta-se sob a forma de úlceras recobertas de secreção purulenta. Sua etiologia é discutível, sendo atribuído ao “Bacillus crassus”.

Úlcera de Lipschültz

Vulvite herpética – causada por herpes-vírus, apresenta-se sob a forma de úlceras múltiplas e confluentes, provocando adenite inguinal.

Herpes genital em adolescente

Vulvite diabética – conseqüente às diabetes melitus, acomete as formações labiais sob a forma de eczema e prurido intenso.

Vulvite sifilítica – seu período primário se traduz pelo cancro duro, e o secundário, pelos condilomas planos, que são pápulas numulares de aspecto hipertrófico.

Vulvite sifilítica

Vulvite verrucosa – o condiloma acuminado, com seu crescimento, pode apresentar aspecto tumoral exofítico (figura 32). A doença causada por vírus, e seu desenvolvimento favorecido pelas condições locais de calor e umidade.

Condiloma acuminado

Molluscum contagioso


Liquen esclero-atrófico – faz parte do quadro das distrofias vulvares crônicas, podendo constituir substrato de inflamações de natureza inespecífica ou micótica. Apresenta-se com aspecto de placas brancas, confluentes e pruriginosas

Líquen esclero-atrófico

Outros casos de Líquen esclero-atrófico:

Líquen esclero-atrófico

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas (pequenos lábios) – a erosão da mucosa de revestimento dos lábios menores têm, provavelmente causa inflamatórias, e se ocorre nos primeiros anos de vida, provoca o acolamento dos lábios menores na linha median (figura 34).

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Outros casos de aderência labial:

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Secreção sebácea da vulva:

Secreção sebácea

Diagnóstico
As diversas formas de vulvite ocasionam irritação do tegumento cutâneo- mucoso da vulva. Tal irritação produz alguns sintomas: dor, disúria, ardor e prurido.

A inspeção nos órgãos genitais externos deve ser feita, em certos casos, com o auxílio de lupa, para se avaliar melhor verificação do aspecto das lesões. Frequentemente é necessária a colaboração do dermatologista, para o diagnóstico das lesões da vulva. O seguintes exames complementares podem ser realizados:
– exame microscópico direto do raspado das lesões.
– exame microscópico em campo escuro.
– cultura das secreções.
– reações sorológicas para diagnóstico de lues.
– dosagem de glicemia.
– pesquisa de glicosúria.
– biópsia.

Tratamento
É variável, dependendo do agente etiológico.

Vulvite aftosa, úlcerativa séptica – cuidados de higiene local pela aplicação de sabões neutros ou desinfetantes. Administração de antibiótico de largo espectro, por via oral ou parenteral. Em caso de abscesso, drenagem cirúrgica.

Vulvite por herpes-vírus – não há tratamento específico para este tipo de vulvite. Recomenda-se o uso de Zovirax tópico, oral ou parenteral, conforme a gravidade do caso.

Vulvite diabética – trata-se a diabete e, havendo infecção local por fungos, aplica-se violeta de genciana, em solução aquosa a 2%, três vezes por semana, no total de seis aplicações.

Vulvite verrucosa – aplicações de podofilina em solução oleosa a 25%, ou exérese cirúrgica, com bisturi elétrico, se as lesões forem grandes e confluentes.

Liquen esclero-atrófico – Recomenda-se aplicação local de corticóides, sob a forma de cremes. Estas lesões tendem a melhorar ou desaparecer na puberdade.

Aglutinação das ninfas – se o acolamento é frouxo, a simples tração lateral das formações labiais separa as ninfas. Seguem-se aplicações locais de crime de estrogênio, durante quinze dias, para facilitar a reepitelização. Se o acolamento é firme, a aplicação do creme de Estrogênios, por quinze dias, deve anteceder a manobra descrita acima. Esta medida facilita a resolução do processo.

[Voltar]

534 comentários em “Vulvite”

  1. Oi, preciso de uma ajuda !
    Ah alguns dias venho sentindo que minha vagina incha não sei o que esta acontecendo , mantenho relação depois mais consigo urinar pois a ardência é tamanha.
    Tenho pra mi que isso pode ser candidiase
    Pois sai tipo um creme branco com um odor meio parecido com o do ovo muito estranho
    Estou assustada preciso de uma orientação
    Obrigada desde já.

    1. Gradielle:
      É melhor você procurar seu ginecologista, pois pode ser uma infecção urinária associada a algum problema hormonal ou então uma vulvite inflamatória. Apenas com exames físico, laboratorial e citológico é possível dar um diagnóstico no seu caso.

  2. Olá DR.
    Parei de tomar o anticoncepcional a 6 meses e tenho percebido que desde então estou com um corrimento muito forte e granulado sem cheiro acompanhado por uma coceira que vem apos meu período de ovulação.

    Estou com medo, pois estou querendo engravidar e tenho medo que isso me prejudique.
    pelos sintomas é possível dizer o que é?

    1. Melhor você ir ao seu ginecologista, pois pode ser desde um desequilíbrio hormonal por falta do anticoncepcional, até uma vulvo-vaginite. por alergia ou outra causa. O diagnóstico depende do exame físico.

  3. ja doei sangue nunca atestou nada,as aftas sao dentro da boca normal a minha esposa diz que eu arranho os dentes,ja tomei remedio para verme e as vezes a pele da uma alergia rapida avermelhada

    1. Adão:
      No seu caso o exame físico é indispensável para o diagnóstico. Você tem que ir ao médico que, conforme o aspecto das lesões, pedirá exames específicos para desvendar o problema.

  4. doutor ele inflama depois aparece umas feridas,nao dar nenhum outro sintoma,as vezes tenho aftas na boca mas desde que servi o exercito tenho umas bolhas de agua no pé que nunca sararam vai e voltam tambem,essas aparecem sempre na pele do penis,aparece no mesmo lugar ou bem proximo,agradeço segue meu email. obrigado

  5. Parabens dr. pelo seu trabalho,estou com uma inflamação na pele pênis,derrepente ela fica em carne viva pequenas bolinhas depois sara e são repetitivas de mês à mês,sao aproximadas de 4 ou 5 elas incomodam, sou casado e minha esposa apareceu tambem nela duas vezes começou a aparecer nela quando tomou anticoncepcional,eu ja passei nistantita ,tomei fluconazol e estou preocupado ,de oriente por favor. um abraço.

    1. Adão:
      Pode ser (note bem, PODE SER) herpes genital. Procure um infectologista. Caso não consiga consultar este especialista, procure um urologista.

  6. Olá boa tarde! Eu fiz uma colposcopia cujo resultado do exame macroscópico: fraguimento irregular de tecido esbranquiçado e elástico que mede 0,3×0,2×0,2 cm. 1 corte/incluído todo o material/1 bloco. Controle interno 1 AP, exame microscópico: o exame histológico revela que o material é constituído por fragmentos de mucosa cervical que apresenta revestida por epitélio pavimentoso destituído de atipias. Ese esta espessado e , por vezes, paraceratosico. O corion não contêm glândulas endocervicais e demonstra a presença de infiltrado inflamatório crônico representado por linfócitos e plasmocitos, alem de discreto edema intersticial. Diagnóstico: CERVICITE CRONICA INESPECIFICA COM ACANTOSE DO EPITÉLIO ESCAMOSO DE REVESTIMENTO. Nota: no material examinado não ha indícios morfológicos de malignidade ou de coilocitose.
    Estou muito preocupada, com medo que seja dst, ou algo grave, porém, pelo o que vi, é comum, mas por gentileza, me dê um pesar deste diagnóstico, desde já grata.

    1. Não é possível saber se é DST, pois esse é um exame citológico e cujo resultado relativamente dentro de padrões aceitáveis. Não tem nada de grave aí. Só o eu médico, pelo exame físico, é capaz de te dizer se há indícios de DST e pedir os exames mais específicos.

  7. tireio utero porque tinha um mioma,o diaginostico deu nenhum sinal de malignidade mas o q me preucupa e q teu tambem cervicite cronica com hiperplasia endocervical isso fignifica o que

  8. Boa tarde, fiz uma colposcopia e o resultado deu : cervicite crônica com metaplasia escamosa do epitélio colunar. Mas a minha ginecologista disse que é somente um cicatriz. Que esse termo é dado qdo o utero tem uma cicatriz. Isso é realmente possivel? Pois li que necessita de tratamento!
    Desde já agradeço.

  9. Bom dia Doutor, eu gostaria que olhasse o resultado de minha biopsia de útero e vulva, tenho 28 anos, fiz uma Caf em outubro do ano passado por conta de uma diagnóstico de Nic III, e agora no acompanhamento tive os seguintes resultados: biopsia de vulva, vulvite crônica com acantose e papilomatose. Biopsia de útero, cervicite cronica com metaplasia escamosa cervical. Com relação a cervicite estou mais tranquila porque li aqui que é bem comum. Mas e a vulvite? Tem relação com o Hpv? Fora que tive um sangramento anal a alguns meses atrás. Aqui no Acre é tão complicado. O médico que consultei disse que pra vulvite não tem tratamento e tenho que acompanhar de 3 em 3 meses. A médica que fez minha caf só tem vaga pra novembro. Eu tô perdida e com medo do hpv aparecer de novo! Eu agradeço a atenção!

    1. Juliana:
      A vulvite pode ter relação com o HPV, mas a maioria das vulvites são crônicas e de origem inflamatórias/alérgicas, causadas por tecidos, sabonetes e outros agentes inflamatórios/alergênicos. Verifique se você não usa alguma roupa ou sabonete/creme que te dê alergia. O sangramento anal pode ser causado por hemorroida ou pólipo retroanal. Você precisa procurar um proctologista para fazer um exame.

  10. Bom dia gostaria de saber se a pomada Novacort (usada para pano branco) corta o efeito do anticoncepcional, pois contém antibiótico na fórmula. Porém é só uso tópico. Obrigada

  11. Doutor, boa tarde. Tenho uma perícia marcada para ingresso em cargo público e no meu exame ginecológico fiz uma biopsia que resultou em Cervicite com neoplasia intraepitelia grau I (NIC I).
    Posso ser reprovada por isso? Ainda não consegui marcar consulta com meu ginecologista e estou muito aflita!
    Obrigada

    1. Faby:
      Que eu saiba isso não é motivo para reprovação em exame médico para ingresso em cargo público, mas dê uma boa lida no edital do concurso. Tem que estar escrito, claramente, que NIC I, II ou III é critério para reprovação. Se não estiver escrito e tentarem te desclassificar, entre na justiça, pois a Constituição é bem clara no art. 37, onde o princípio da legalidade significa simplesmente que VALE O QUE ESTÁ ESCRITO. Se não estiver escrito, não vale.

  12. Cara Danyele:
    A biopsia só é indicada quando há mudança visual no colo e arredores e pelo que você escreveu, o HPV ainda não provocou nenhuma modificação tecidual e por isso, seu médico optou por não realizar a biopsia. A decisão de coletar ou não amostra para exame anátomo-patológico depende exclusivamente do o médico vê no exame físico.

  13. Dr, boa noite. Fiz um preventivo (papanicolau) e o resultado foi HPV NIC 1. Meu ginecologista me encaminhou para uma colposcopia cujo resultado foi TESTE DE SCHILLER NEGATIVO. Ele me explicou que no meu caso não foi verificado nenhuma alteração na colposcopia e, portanto, só deveria repetir o preventivo daqui há 6 meses. Fiquei na duvida pois vejo que muitas mulheres que tem o preventivo de NIC 1 fazem biopsia durante a colposcopia. No meu caso não foi feita pelo resultado da colposcopia, isso esta correto ou devo procurar outro ginecologista? Tenho muito medo de uma NIC 1 sem biopsia alastrar para algo pior.

  14. Grata pela resposta! Tenho consulta marcada para hoje! A ecografia é o transvaginal, nê? Este eu já fiz, acho que não deu nada de anormal. Mas a hiperacidez pode causar estes sontomas?

  15. Lu:
    o seu caso é de exame físico. Não tem como dizer nada apenas com os resultados. Precisa de outros exames, como ecografia, nova urinálise com urocultura. É melhor você voltar à sua médica.

    1. Tati:
      Existem transdutores de sinal para virgens. O exame pode ser mais incômodo para uma virgem do que para uma não virgem, mas não existe o risco de, em condições normais de exame, ocorrer a ruptura do hímen. Nenhum médico é louco de requisitar um exame que provoque danos físicos ou emocionais ao cliente, muito menos de pedir um exame que tire a virgindade de sua cliente. Se fizer isso, incorrerá em crime de lesão corporal dolosa. Fique tranquila.

  16. Bom dia Dr.
    No meu papanicolau deu cervicite e metaplasia escamosa, esfregaço apresenta-se mucoso, purulento. Células intermediárias: 50%, células superficiais cianófilas: 20%, células superficiais eosinófilas: 30%. Compatível com a condição clínica de: fase proliferativa. Função hormonal nos limites da normalidade. Estudo microbiológico: bacilos de doderlein. Qdo este exame foi feito, achei que estivesse com cistite, devido aos sintomas, mas fiz o exame de urina e não deu nada. Aí os sintomas foram embora e acabei não voltando na médica. Hoje, 6 meses depois, estou com os mesmo sintomas de dor no baixo ventre, ardência e dificuldade para urinar e leve sangramento qdo coloco o dedo dentro da vagina. Na verdade, esses sintomas me acompanham desde sempre, mas sempre pensei que fosse infecção urinária. Certa vez, até procurei um urologista, mas ele não descobriu nada e, geralmente, meus exames de urina dão negativo. Estes sintomas podem ser da cervicite? Pode ser por excesso dos bacilos de doderlein? E neste caso, prescreve-se antibiótico? Pode ser hiperacidez? No caso de hiperacidez, qual a conduta? Faço tratamento homeopático, que também não está resolvendo! Não está certo viver com este tipo de incômodo! O que podde ser feito? Tenho 38 anos.

  17. Pingback: Recommended Browsing
  18. OLÁ,
    GOSTARIA DE SABER O DIAGNÓSTICO DO MEU PAPANICOLAU PEGUEI O RESULTADO HOJE E Ñ ESTOU CONSEGUINDO NEM DORMIR PREOCUPADA MINHA MÉDICA SÓ TEM AGENDA PARA O PRÓXIMO MES.
    ESTA ESCRITO ASSIM:

    1-ADEQUAÇÃO DA AMOSTRA SATISFATORIA:PRESENÇA DE ELEME. DA J.E.C/ZT

    2-RESULTADO DESCRITIVO: ALTERAÇÕES REATIVAS BENIGNAS EM CELULAS ESCAMOSAS METAPLASIA ESCAMOSA

    3-FLORA MICROBIOLOGICA BACILOS

    4-AVALIAÇÃO CITHOHORMONAL PREJUDICADA PELAS ALTERAÇÕES REATIVAS

    5-CLASSE 2 DE PAPANICOLAU

    OBSERVAÇÃO:RARAS HEMACIAS

    POR FAVOR O QUE SIGNIFICA CADA UM DESSES ITENS TRABALHEI NO INSTITUTO DO CANCER E SEI COMO ESSA DOENÇA ACABA COM AS MULHERES!
    GRATA PELA ATENÇÃO E NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA

  19. Fico mto tempo sem ter relação com meu marido, uma média de 2 vezes por mÊs e quando tenho normalmente fico com uns machucados, parece que ralou a pele, na entrada dos grandes lábios, q arde qdo urino e fica saindo mais corrimento.. tenho herpes genital e minha ginecologista disse q meu epitélio do colo do útero é invertido, por isso tenho corrimento mas esse corrimento não tem cheiro e nem coça.. ela disse q pode ser do vírus da herpes..
    Mas não é sempre que fico machucada assim após a relação.. será q é acidez , q pode tá ocorrendo em períodos de estresse, uma vez que não é sempre q ocorre isso? já faz uns 4 meses q não ocorria,,ou poderia ser alergia ao esperma?? Fiz o preventivo deu normal.. vou marcar pra levar pra ela.. isso pode ser vaginite, vulvonite, etc? a pele fica descamada, ralada mesmo.. será q estou c pouca lubrificação?
    pode ser tanta coisa né..rs

    1. Hiperacidez também piora com o estresse, além de, nos períodos mais estressantes, o sistema imunológico ter baixas e provocar retorno do vírus à atividade. Seu caso é complexo e só pode ser acompanhado inloco pelo médico. Não é possível dizer nada sem um bom exame físico. Volte ao seu médico.

  20. Dr heinz boa tarde,

    Sou diagnosticada com cervicite crônica, tive na minha GO em julho com queixas de prurido e dor na relação, ela me receitou um creme o qual usei e senti melhora mas na semana seguinte ao termino da medicação senti todos os sintomas de novo, usei o mesmo creme, melhorou pouco. Tive relação ontem e senti muita dor em determinada posição, mudamos melhorou…enfim notei uma dor de assadura e hj olhei a região está com uma mancha vermelha parecendo um machucado e parece tambem que tem uma bolha na entrada da vagina. Será que tenho alergia ao preservativo?

    1. Pode ser alergia ao preservativo, sim. Muita gente acaba sendo “enxotada” do centro cirúrgico na hora em que começará a ser operada por causa de alergia à látex, que é o mesmo material usado na camisinha, sendo que em uma cirurgia é bem mais grave, pois a alergia ao látex em um corpo aberto (um corte cirúrgico) pode matar a pessoa. Outra coisa importante: seu marido fez algum tratamento junto com você? Se não fez e você tinha alguma infecção genital, ele pegou de você e está te devolvendo a encrenca, se ele não se tratou. Volte à sua médica.

  21. Recentemente fiz uma viagem e quando retornei tive relações com minha esposa. Senti a vagina extremamente ácida, chegou a queimar a pele do meu pênis. Ela queixa-se de ardência. O que pode ser isto?

  22. Olá!
    Queria tirar uma dúvida. Fui no gineco e a dra me pediu uma colposcopia com biópsia. O resultado foi discreta cervicite crônica e inespecífica. Ainda não recebi o resultado da prevenção e próxima semana vou voltar no médico com os resultados. Mas estou muito preocupada. Isso é sério?

  23. Olá!
    ostaria de saber para que pedem exame ginecológico em concursos. Uma simples infecção como uma candida, que é facilmente tratável pode reprovar a candidata do concurso?
    As mulheres virgens como realizam este exame?
    obrigada.

    1. Nenhum exame físico pode reprovar em concurso público, a menos que esteja escrito no edital. Se não constar como etapa eliminatória, não pode excluir ninguém. O exame ginecológico é feito para ter-se um perfil de saúde da futura trabalhadora e não para saber se é virgem, se é perfeita ou não. Eu, particularmente, sou contra este tipo de exigência, a qual não consta em lei alguma. Pode verificar lá na lei 8112/90 e na 9527/98 – o RJU, que não tem nada escrito e como aos servidor público só é dado fazer o que está escrito, conforme reza o caput do art. 37 da Constituição Federal, este tipo de exigência é inconstitucional. Caso te eliminem por causa do resultado do exame, entre com recurso que você ganha e ainda, poderá ser indenizada pelo dano moral e material. Quanto a fazer exame ginecológico em vírgem, é possivel fazer o mesmo exame. Veja aqui

    1. Acantose é um aumento na camada intermediária de células. Bolha acantolítica suprabasal significa que apenas uma região, parecendo uma bolha, entre a camada basal e a intermediária apresenta acantose. Nâo parece ter nada de grave, mas faça o acompanhamento do jeito que o médico te indicar.

  24. Por favor, gostaria de solicitar exclusão do meu nome no post de 17 de julho de 2011. Pensei que tivesse que inserir o nome completo e que este não seria exposto no site. Vocês pode inserir apenas Luciana?
    Obrigada antecipadamente.

  25. Olá Dr. tive condiloma vulvar externa cuidei passo…Dpois de um tempo apareceu interno fiz o procedimento da cauterização no 1° ao 8° dia saiu um liquido depois no 9° e no 10° saiu sangue parecendo menstruação… E si nao parar? e normal?…existe algum remedio pra mim tomar e evitar de dar isso ?e si tem uma pomada pra cicatrizar mais rápido?
    Obrigado espero resposta

  26. Boa noite, doutor. Li as perguntas e respostas e tenho algus duvidas. Tomei por 09 anos o anteconcepsional depo-provera de 150g (90 dias). Tive que parar, por causa de um tratamento de um mioma intramural que ja diminuiu e ja aumentou (atualmente com 1,3 cm) e pelo aparecimento de microcistos nod dois ovarios. Estou sem tomar anteconcepsional há um ano. Agora Apareceu-me umas verrugas. a medica retirou uma e mandou para biopsia e deu o seguinte resultado: VULVITE CRONICA LEVE ATIVA COM HIPERPLASIA EPITELIAL ESCAMOSA E CELULAS COILOCITOIDES. Por favor, preciso de um esclarecimento sobre isso, se é obtida por meio de relação sexual e se, com tudo isso, ainda tenho possibilidade de engravidar.

    1. Se é isso o que está escrito no laudo, não há problema algum e impedimento algum para uma gravidez. Se no papanicolau não apareceu coilocitose, é melhor conversar melhor com sua médica, pois existe uma discrepância no resultado. Coilócitos são células com um halo perinuclear muito aumentado e com bordas dobradas e que PODEM ser (note bem, podem ser) indicativos de HPV, que é adquirido através de relações sexuais. Volte à médica e “encoste-a” na parede.

  27. Boa noite Dr. Fiz um cauterização do colo do útero e a minha médica me receitou entre outros medicamentos que eu tomasse um reforço da vacina anti-tetânica. Não entendi o porque e gostaria de saber se está correto?
    Obrigada.

    1. É bom tomar reforço de vacina em qualquer circunstância e sua médica achou necessário devido ao tempo decorrido da sua ultima vacina antitetânica. É melhor você tomar.

  28. Boa tarde Dr. fiz recentemente o exame de colposcopia, com biopsia, e o resultado foi :cervicite crônica ulcerativa com metaplasia escamosa imatura. Gostaria de entender o que tenho, e saber se posso (com camisinha) continuar tendo relações sexuais com meu namorado. Ainda não fui ao gineco mas a consulta já está marcada para daqui 20 dias. Comecei a ter relações á pouco tempo mas nenhuma das vezes senti dores. Obrigada

    1. Você tem inflamação, algo comum em praticamente todas as mulheres. A ulceração precisa investigar, pois pode ser alguma reação local à algum antígeno (até a camisinha pode dar alergia). Não tem nada de mais com você, apenas procure descobrir se você não é alérgica à látex (a camisinha é feita de látex). Converse com seu médico.

  29. Boa noite,
    Fiz um exame de papanicolau e a minha médica pediu uma biopsia e o resultado foi:

    Macroscopia:
    Recebidos, em formol três fragmentos irregulares de tecido pardo-claro e friável

    Microscopia:
    As seccões revelam fragmentos de epitélio pavimentoso estratificado, não ceratinizado, com discreta acantose, sem atipias, nem coilócitos. O córion é escasso e mostra discreto infiltrado inflamatório linfoplasmocitário.

    Conclusão:
    CERVICITE CRÔNICA DISCRETA COM ACANTOSE.

    Por favor alguem pode me dizer se eu posso estar com hpv?

  30. Dr., três meses atrás fiz uma bipsia, pois minha ginecoloista desconfiou de HPV, devido ter encontrado uma mancha no colo de utero. O resultado foi cervicite cronica inespecifica.Ela desse que era normal e nao passou nenhuma medicação. Retornei ao consultorio essa semana, ela me examinou de novo e viu que a mancha continuava lá e passou uma segunda biopsia. Ainda não recebi o resultado e estou aflita. Será possivel que dessa vez o o resultado seja HPV? Fiz o mesmo exame 03 meses atras e deu cervicite cronica inespecifica. Agradeço desde ja.

  31. Boa noite Dr.,
    minha médica me receitou o uso de kronel gel. Estou no quarto dia de tratamento e desde a primeira aplicação começou a sair muita secreção desforme avermelhada/amarelada. Não estou no Brasil e não consegui me comunicar com a médica. Gostaria de saber, por favor, se essa reação provocada pela medicação é normal.

    Obrigada,
    Ana

  32. Boa tarde,

    Meu exame de papanicolau veio assim:
    citologia oncótica suspeita
    classe III atipias em células escamosas de significado indeterminado.
    Isso é câncer?

    1. Não é câncer, mas significa que você tem algumas alterações que podem ter como causa uma infecção não manifesta, uma reação alérgica intensa, e etc. Volte ao médico para investigar melhor as possíveis causas.

  33. Dr.

    Estou viajando a passeio e acho que estou com vulvite. Tenho muita coceiça e meus grandes lábios estão muito vermelhos. Comprei um sabonete íntimo, mas ainda vou ficar 10 dias fora. Não aguento mais essa coceira. Existe alguma indicação para amenizar isso enquanto não procuro meu ginecologista?
    Obrigada antecipadamente.
    Luciana.

    1. É complicado, pois pode ser uma porção de coisas e recomendar qualquer procedimento é dar tiro no escuro. Procure uma unidade de saúde ou um hospital universitário onde você está. Pode ser desde alergia, até uma infecção tópica e conforme o que você usar pode piorar o quadro e dificultar o tratamento correto.

  34. Ola doutor, parabéns pelo site! Preciso de um conselho… Há uns dois anos fui diagnosticada com NIC 2 e fiz o tratamento com alguns cremes cmo o Efurix…Os últimos exames deram inconclusivos, o que, segundo o meu ginecologista, significava que a doença tinha regredido e que eu teria q fazer um acompanhamento a cada 6 meses. Só que eu vim fazer um intercâmbio no Canadá e já estou aqui há um ano. Durante este período eu constantemente tive um corrimento (na verdade não tem cheiro, só sinto a minha vagina mto úmida durante o dia todo. Ele é aquoso, ligeiramente esbranquiçado e constante… seca na calcinha e fica um pouco amarelado…mas não tem cheiro). Só volto para o Brasil em 6 meses e estou com medo de isso ainda ser decorrente do HPV (recentemente tive uma infecção urinária, fui ao médico, mas aqui o seguro só permite consultas de emergência…e a médica q me atendeu disse q eu tinha muita quantidade desse liquido branco dentro de mim…que eu precisava ver). O problema é que a consulta aqui é mtoo cara e eu não tenho os exames que ficaram no Brasil…Obrigada

      1. Pode ser alguma alteração endócrina que te levou à uma leucorreia fisiológica ou então algum distúrbio proliferativo regenerativo causado pelo tratamento do NIC II. Se não tem cheiro, não coça e não arde, tem toda a possibilidade de ser leucorreia fisiológica. Quando você voltar para o Brasil, procure o seu médico, mas não parece nada de grave.

  35. Ola doutor(es)… Recentemente fiz um monte de exames ginecologicos e deu tudo normal, inclusive o papanicolau que deu classe 1 e minha medica me felicitou bastante. Bom, dai eu e meu marido resolvemos tentar engravidar. Como tem que “tentar” varias vezes na semana e eu sou um pouquinho seca, pela primeira vez comprei e usei um lubrificante. Acho que o tal do lubrificante era vagabundo, pois me deu leucorreia e uma coceira tremenda, na vulva e na vagina, uma coisa de louco mesmo, durou quase 1 semana. Dai veio a menstruacao e achei que ia parar, mas nesse mes de novo, apesar de eu nao usar mais o lubrificante, tive coceira e leucorreia, o corrimento nao tem cheiro mas eh ligeiramente amarelado, e aconteceu 1 semana antes da menstruacao por 4 dias mais ou menos. Esse mes foi em grau bem menor que o anterior, tipo so deu coceira na vulva, nao na vagina, ficou vermelha e irritada, os labios inchados. Voce acha que pode ser sensibilidade ainda ao lubrificante? Obrigada!

    1. Infelizmente você é muito sensível à esse tipo de composto. Talvez demore até um seis meses para dessensibilizar. Se piorar, volte à sua médica para fazer um tratamento para alergia.

  36. While this subject can be extremely touchy for a lot of people, my opinion is that there has to be a middle or common ground that we all can discover. I do appreciate that you’ve additional relevant and also intelligent commentary here though. Thank you!

  37. Boa noite Dr., descobri esse site por acaso, espero que tire minha dúvida. Meu marido disse que está com pólipos, que ainda não houve sangramento, está se tratando com a pomada xyloproct.Essa pomada realmente é para o tratamento de pólipos? Eu li que deve removê-los o quanto antes.Também não foi coletado amostras para análise em laboratório. O que é mais indicado para descoberta e o tratamento para pólipos?

      1. Foi o que pensei. Muito obrigada Dr. fiquei muito grata pela sua atenção, que Deus lhe ilumine e abençoe sempre por esse seu gesto grandioso. Muito Obrigada.

  38. Boa tarde Dr.
    Fiz o exame preventivo de rotina, e a conclusão foi a seguinte:

    – Alterações celulares benignas, no material examinado.
    Processo inflamatório moderado.
    Metaplasia escamosa reativa.
    Reparo epitelial.

    Minha médica me passou o creme Tinidazol-Tioconazol, por 7 dias.
    Estou no 4° dia e desde a primeira aplicação, percebi que quando a pomada saí, ela está rosada, as vezes vejo até pequenos resquicios de sangue. Não consegui fazer contato com minha Gineco, e estou apreensiva por isto. Gostaria de saber se isso é normal??? Desde já agradeço seu esclarecimento!!!

  39. Boa Noite, Depois te fazer o preventivo e ter aparecido apenas uma colpite difusa,apareceram umas verrugas na vulva. FIz novamente todos os exames e tres biopsias
    Em nenhuma deu sinal de malignidade, porém consta:
    apesar de confirmar HPV em duas verrugas externas na patologia clinica da vulta deu ausencia de DNA-HPV para virus dos grupos A e B. Isso apenas exclui a malignidade ou os testes se contradizem?
    Conta também uma colpite cronica inespecifica com focos de erosão.
    Meu medico receitou FLuconazol (3 comprimidos – 1 a cada 3 dias) e novacort na parte externa.
    Existe algo para me preocupar?
    Muito obrigada!

  40. Olá Dr. faz uns dois meses que estou sentindo ardência e dor na região externa da vagina, no canto de baixo fica vermelha o tempo todo, com um corrimento amarelo sem cheiro e sem coceira, sei que preciso ir no ginecologista, mas no Posto perto de casa só consegui consulta daqui um mês, o que será? isso aconteceu a dois meses, quando após a relação esqueci de me lavar e fazer xixi, sempre faço isso para evitar infecções.

    1. Pode ser alguma dermatite local. Lavar depois das relações é importantíssimo, mas urinar não fez diferença alguma. No seu caso precisa fazer um exame físico com coleta de material para cultura. Se você estiver com muita coceira, vá a uma farmácia e converse com o FARMACÊUTICO (não com o balconista – exija a identificação do farmacêutico, é um direito seu e um dever do profissional) e peça-lhe algum paliativo até a consulta com o médico.

  41. É, eu devia ter perguntado na hora, mas tbem esqueci, ela não me examinou, passou a pomada sem olhar, se for só uma secura vaginal, vou precisar voltar lá depois, mas estou otimista, como Dr. falou para as mulheres acima, precisamos ser otimistas, rsrs, nossa como mulher é complicada,rsrs
    Bom domingo Dr.

  42. Olá novamente, Dr., fui na minha ginecologista e relatei sobre os meus sintomas, ela me passou Talsutim, disse que estou com problema de flora mista, estou no segundo dia da pomada, mas achei estranho que ela não passou nada para meu marido, ele estava ao meu lado, não sei se ela esqueceu, porque tenho receio de fazer o tratamento e a ardência voltar ao ter relações de novo, bom… vou aguardar primeiro para ver os resultados. Muito obrigada Dr., é muito bom ter um site assim que nos ajuda, porque ficamos preocupadas que essas infecções possam até causar infertilidade, tenho 43 anos e ainda sonho em ser mãe. Abraços – Bianca.

  43. Parabéns pelo site!
    Estou lendo as perguntas, porque tenho 55 anos e esse tal de ASCUS está vindo pela segunda vez em meu papa, e daqui a algumas horas vou fazer biopsia e caputura hibrida, e demais exxames, então estou pegando um pouco de força por aqui!

    1. Como você já deve ter lido nas respostas, ASCUS é, na verdade, ASC-US, uma sigla usada para atipias inespecíficas de caráter benignas, do sistema Bethesda, norte-americano. Boa sorte.

  44. Está ai o exame Dr.
    Os cortes histologicos do material recebido estão apresentando processo inflamatorio cronico intenso, catarectazado pele presença de infiltrado linfoplasmocitário q desenvolve folículo linfóide.
    Há tambem infiltração inflamatoria aguda, caracterizado pela presença de polimorfonucleares, formando microabcessos, erosão, associado a ectasia e congestão vascular.
    Não se evidenciam alterações citoarquiteturais comativeis com infecção pelo virus do grupo HPV.
    Diagnostico:
    Colo uterino biópsia
    Cervicite cronica inespecifica em agunização acentuada.
    – NãO identificamos alteração de natureza viral, displásica ou neoplásica escamosa ou glandular maligna nesta amostragem.

    Esse ai o resultado do exame Dr. explica ele pra mim por favor, obrigado abraços.

  45. Bom dia Dr.
    O escorrimento com mal cheiro parou, só q as dores continua no pé da barriga, tenho medo de fazer sexo, pq dpois fica doendo no pé da barriga, e tenho q fazer pq meu marido espera uns 3 dias mais dpois tem q fazer, uso caminha pq ele não toma a medicação do jeito q é pra tomar, ai tenho medo de pegar a coceira d novo, q decisão eu deveria tomar em relação as dores, vc acha q essa infecção pode ter cura? quem devo procura? me ajude.

  46. OI Dr.
    A mais de 3 meses começou uma dor no pé da minha barriga e saindo uma salmora igual a sangue, eu tinha um escorrimento fedido e com bolhas de massa e sentia tambem mta coceira na vagina, fui ao genecologista ai fiz ex de prevenção de cancer e deu td normal, fiz exame de urina td normal tbm, ai fiz transvaginal deu nada tbm, ai fiz culposcopia ai deu um pqno ferimento no utero, a medica tirou o materia pra biopsia e fez cauterização em seguinda, na biopsia deu: CERVICITE CRONICA INTENSA EM AGUDIZAÇÃO ACENTUADA, ela me passou antibioticos e creme vaginal, dpois de um mes senti melhora, não sangrou mais, só q ai tive relação sexual com meu marido ai logo pela manhã começou as dores no pé da barriga d novo, to com medo vc acha q posso ainda ficar boa?

    1. Pelo que você escreveu, a dor pode ter sido causada por sensibilização da infecção que você tinha (corrimento fétido é sintoma de infecção).

  47. Boa noite Dr., estou com um corrimento amarelo claro, que não coça e nem tem cheiro algum, mas sinto ardência ao urinar de manhã e ao ter relações, só doi na entrada da vagina, fui no ginecologista e ele me passou pomada, mas não adiantou, fiz exame de urina e deu uma infecção urinária bem fraquinha, tomei norfloxacino, mas só melhorou, continuo com dor nas relações e com corrimento, será que é esse corrimento, que me dá ardência e dor nas relações? se for infecção deveria ter cheiro? o Urologista me disse que pode ser secura vaginal.

  48. olá Dr.
    Fui ao ginecologista devido a um prurido intenso na vulva com escoriações e inchaço, ele me receitou fluconazol 2 capsulas (o preço eh um absurdo)e miconazol para aplicar durante 15 dias. Minha dúvida é: minha menstruação desce na quinta, devo começar o tratamento agora e interromper qnd descer ou devo esperar descer e soh qnd acabar começar o tratamento??

    1. Tome o fluconazol e passe o creme depois, se for preciso. Geralmente o fluconazol resolve o problema. O fluconazol é caro mesmo e tem que ser dado ao parceiro, também, senão ele te devolverá a encrenca depois.

  49. Olá, Dr. Heinz

    Faz tempo que não sinto isso, mas essa semana eu percebi que depois da relação fiquei com a vagina ardendo, quente, mas as vezes passa e depois volta as vezes pequena coceira, sinto que no pequenos labios do lado direito umas bolinhas que nem carocinho, faz tempo que tenho, mas com essa irritação, sinto que fica incomodando as vezes acho que pode ser candiadiase, mas por ser as vezes presentar só um lado fico preocupada.
    Não doi nem nada apenas ardencia, queimação que incomoda, mas eu olho e não vejo nada, apenas que está vermelha e sinto a saliencia.
    Desde já agradeço,

      1. Dr. Heinz
        Já cheguei a fazer exame vulvoscopia com essa irritação e as bolinhas que nem carocinho, falaram quem eu tinha bastante glandula sebacea, mas pode dar essa irritação? Sempre quando sinto ainda tento apertar, mas continua no mesmo lugar é durinha.
        Agora fiquei preocupada em relação a Herpes, mas não tenho ardencia quando lavo, as vezes que sinto e quando parece que não tenho lubrificação.
        Vou marcar o ginecologista para ver.

        1. Pode ser, também, pelo que você está relatando, bartholinite, mas neste caso, haveria um abcesso no local com muita dor. Esqueci de te dizer que o herpes se caractariza por bolinhas (bolhas) com líquido transparente dentro e que ardem quando estouram.

          1. Dr.
            Não é o caso não vejo essas bolinhas, apenas sinto quando passo o dedo, aperto mas não doi, uma vez apareceu um carocinho que nem espinha, no entanto no dia dia do exame a Dra. expremeu e saiu que nem espinha, mas graças deus depois que ela apertou não apareceu mai. Agora novamente apareceu essa irritação, realmente eu presto atenção é mais na entrada da vagina, com corrimento branco, as vezes coça, não é sempre, sinto mais arder ou queimar.
            Sempre fico olhando, mas não vejo nada e o pior que parece que é só o lado direito, mas já marquei o medico, tenho que aguardar.
            Agradeço novamente, bjs

  50. Dr. É normal ter uma colica menstrual tão forte, que a dor até se irradia para a perna? Até pensei em começar a tomar anticoncepcional para reduzir a dor, porém as vezes tomo ibuprofeno 300mg por causa da minha condromalacia patelar, existe algum problema em fazer o uso dos dois medicamentos simultaneamente? E é verdade que o ibuprofeno causa esterelidade?

    Desde já agradeço!

    1. Se você nunca teve cólicas tão fortes, então não é normal. Pode ser algum distúrbio endometrial. Quanto ao anticoncepcional, pode ser usado concomitantemente ao ibuprofeno, pois este, o ibuprofeno, é um inibidor da enzima ciclo-oxigenase (COX) e não tem nada a ver com fertilidade.

  51. Olá Doutor!!
    É o seguinte: em 2008 estava com muito prurido, descamações e manchas brancas na vulva (lado direito), na época a minha ginecologista disse que era liquen e receitou uma pomada proprionato de clobetasol e disse que se não melhorasse iria fazer uma biopsia, melhorou e acabei perdendo meu convenio e não pude mais fazer o acompanhamento. Acontece que quando eu percebia que estava voltando eu voltava a aplicar a pomada e sumia. De uns tempos para cá percebi que a prurido está voltando muito intensamente e quando fui olhar no espelho vi que tem uma mancha ENORME branca que vai desde a vulva até a entrada no anus, estou apavorada,voltei a passar a pomada, mais não tive melhoras, fiz um papanicolau a 1 mes atras e vou pegar o resultado na colsulta no dia 13-05. Será que vai aperecer neste resultado o que eu realmente tenho? estou com muito medo porque as manchas são horrososas e alem do mais surgiu uma manchinhas preta no lado direito da vulva. Estou apavorada, tenho muito medo de ter desenvolvido algum cancêr neste tempo que não cuidei….obrigada!!

    1. A dificuldade de resolver o problema com a pomada deve-se a um fenômeno chamado tolerância farmacológica. Quando se usa um fármaco, o organismo começa a aumentar as vias metabólicas que o eleminam, ou seja, as enzimas de eliminação e, com o passar do tempo, precisa-se aumentar a dose do fármaco para que ele faça o mesmo efeito, sendo isso o que está acontecendo. Não está resolvendo desta vez porque você desenvolveu tolerância ao clobetasol. Quanto à manchinha, preta, pode não ser nada, sendo uma simples reação alérgica. Se você está com muito desconforto, vá a uma unidade básica de saúde e converse com o médico, que ele deverá de encaminhar para algum serviço de urgência ginecológica da sua região.

    1. Cervicite crônica significa inflamação crônica, que também é chamada de colpite, cervicite, etc. Metaplasia escamosa é tecido de transformação com células em forma de escamas, resistentes ao pH baixo do sistema genital feminino. Madura porque são células que completaram o desenvolvimento, ou seja, substituiram as células jovens, que morrem pela ação dos ácidos vaginais. Se ainda aparecem células metaplásicas imaturas, significa que seu desenvolvimento genital ainda não se completou. Focos de erosão no epitélio significa que está havendo cicatrização de uma provável lesão (um arranhão por DIU, relação sexual, etc.). Você não tem nada de grave.

  52. Dr., tenho uma dúvida. Tenho alguns problemas intestinais e de manhã sempre tomo leite fermentado, esse hábito influi de alguma forma na minha flora vaginal? os lactobacilos da flora vaginal podem de alguma forma sofrer influência desse meu hábito alimentar?

  53. Estou com um problema há alguns meses, começou a apresentar um prurido intenso na região da vulva e é meio q impossível não coçar, o q acontece é que está lesionando essa região, fica vermelha, edemaciada, como se a pele ficasse em auto relevo. Nos primeiros momentos axei que fosse as calcinhas q eu uso e as trokei por outras mais confortáveis. no entanto o problema persiste. O senhor tem alguma idéia do que possa ser? Tem alguma chance de ser alergia aos fluidos vaginais?
    algumas observações:
    – Uso protetor diário e nunca tive nenhum desses sintomas;sinais antes
    – Quando minha menstruação desce esse problema para, até uns 3 dias depois da menstruação e depois recomeça
    – Uso o anticoncepcional ciclo 21, mas já utilizei o previane
    – Geralmente sinto esse prurido qnd desce muco vaginal, então tenho que higienizar a região da vulva com agua e sabonete liquido íntimosoh assim ameniza o prurido.
    ainda não tive a oportunidade de marcar o ginecologista para ver esse problemas, mas em breve marcarei e enquanto não vou ao gineco estou utilizando uma pomada na região lesionada, a Kollagenase (sem antibiótico), pois este problema está me incomodando muito e atrapalhando minha vida social e profissional.
    grata.

  54. Bom dia!
    Dr. Tem 2 anos que tive uma deficiência de vit b12 (já reposta), no qual ainda tenho sequelas, como deficit de equilibrio, dificuldade para caminhar, é possível estar recuperando o equilibrio?
    Obrigada

    1. Rose:
      Ascus é apenas uma sigla usada em situaçoes onde não se tem um diagnóstico claro de algum processo inflamatório. Não tem nada a ver com DST, HPV ou HIV. Geralmente ela refere um quadro benigno, sem sinal algum de doenças. Fique tranquila que você não tem nada de grave, apenas uma INFLAMAÇÃO, comum em mulheres com vida sexual ativa. O creme que seu médico passou deve ser para previnir alguma infecção pós-procedimento diagnóstico.

  55. Boa Tarde Dr
    Fui a uma dermatologista pois estou apresentando manchas brancas/vermelhas espessas no rosto com coceira e ela diagnosticou com Pitiriase. E na mao(em cima dos dedos)e na vulva até o anus encontrase manchas vermelhas q tb coçam, prensei que fosse a alergia d contato que tenho, mas nao estam passando.
    Não transo com homens.
    O que poderia ser isso?tem alguma coisa a ver com a Pitiriase?
    Estou fazendo uso de shampol de cetoconazol e creme de isoconazol nas lesões…o que acha?
    Marquei um ginecologista mas vai demorar,so em junho…estou desesperada
    desde ja agradeço

    1. Roberta:
      Ptriase versicolor é comum no Brasil, pois é um país quente. Continue usando os fármacos que a dermatologista prescreveu e não precisa se preocupar com ginecologista, pois a encrenca é um fungo que atacou sua pele, ou seja, é externo, não tem nada a ver com seu aparelho genital.

      1. Passei a usar a mesma pomada do rosto na regiao genital e esta melhorando…
        Obrigada Dr.
        Mas tenho outra duvida…
        Depois que tenho relacao sexual,oral ou com a mao aparece um prurido…esta relacionado c a secrecao apois gozar?o q poderia ser?

  56. Olá doutor!! Fiz um exame preventivo e deu ascus, isso é grave, usei o creme vaginal tioconazol + tinidazol, só esse medicamento é eficaz? Posso eliminar esse vírus?
    Obrigado

    1. Rose:
      ASCUS é uma brasileirização da sigla ASC-US, usada nos Estados Unidos (por isso o US) e significa apenas achados inflamatórios geralmente benignos e indeternados. Isso não é uma doença propriamente dita.

  57. Hummm.. entendi! Poderia me falar um pouco sobre o Adoless e o Selene? Minha GO me indicou qualquer um dos dois, gostaria de saber qual dos dois faz reter menos líquido, ou não possue este efeito?
    Muito obrigada.

  58. Olá doutor, alguns anticoncepcionais nos fazem reter água, causando inchaço, eles não engordam só nos “incham”, ou alguns engordam sim? Quais não possuem esse efeito?
    Gostaria também que me falasse um pouco sobre o Selene e o Adoless. Desde já agradeço pela atenção e o parabenizo! Sua participação neste site é de grande importância para nós! Obrigada.

    1. Vane:
      Os ACs que causam retenção hídrica podem engordar por efeito indireto. Quando há um edema (inchaço) o tecido se expande e, ao murchar, a parte que se expandiu pode ficar com “frestas”, nas quais se aloja o tecido adiposo.

  59. desculpe doutor ,por voltar a incomodar, mais tenho ainda uma dúvida este resultado é do papanicolau ,mas tambem fiz analises ao HPV e deu negativo.sera possível? obrigada

    1. Maria:
      É possível ter resultados conflitantes, pois o indicativo de HPV no papanicolau é a presença de coilocitose e muitas vezes encontra-se células com um halo perinuclear maior que o normal que acaba confundido com um coilócito, dando um resultado diferente de exames específicos para HPV. O papanicolau é um exame de interpretação que cabe a avaliação subjetiva, ou seja, o famoso “eu acho que é”, mas que muitas vezes “pode não ser”.

  60. ola doutor, obrigada pela resposta.minha médica ja me encaminhou para um hospital para fazer uma colposcopia/biopsia estou aguardar que me chamem eu descobri estes resultados fazendo o pré natal,estou tentando engravidar a 3 meses e ainda nada.despois com este resultado fiquei muito assustada pois minha mãe morreu de cancro do útero.mais uma vez obrigada por ter respondido

  61. ola doutor,gostaria de tirar uma duvida meu papanicolau deu grau 3,celulas epiteliais anómalas-lesao pavimentosa intrapitelial de baixo grau(LSIL)(HPV+CIN1)tenho 37 anos qual a gravidade deste resultado ainda não fui mae mas queria muito ser ,poderei engravidar.
    obrigada

    1. Maria:
      Você tem, pelo laudo, HPV e se você tratar adequadamente, ele deverá desaparecer. Quanto a engravidar, se você quer realmente ser mãe, é melhor você se apressar, pois quanto mais tarde, maior o risco de complicações como hipertensão, distúrbios renais e etc. Esse HPV não será problema em uma gravidez, mas a idade sim.

  62. oi estou a cerca de mais ou menos 2 meses com mt dor no abdomem sao dores parecidas com colicas menstruais soh k frequentemente mesmo fora do meu periodo menstrual notei tbm um corrimento fora do normal e q estou urinando com mt mais frequencia k ates sem contar que tenho sangramentos fora do periodo mesntrual mesmo tomando meus anticoncepcionais venho a ter sangramentos nao duram mais que um dia sera que estou com agum tipo de doença estou com medo de procurar um medico tenho medo do diagnostico oque vc me aconselha?

    1. Daya:
      Isso pode ser até uma inocente infecção de bexiga. Em muitas mulheres os sintomas de infecção vesical (é o nome correto da infecção da bexiga) são arrasadores. Vá ao médico.

  63. oi doutor a alguns dias descobri que tenho hpv, fui na minha ginecologista e ela fez biopsia e o resultado foi:

    MACROSCOPIA: QUATRO FRAGMENTOS IRREGULARES DE TECIDO PARDO-ESBRANQUIÇADO E MACIO,MEDINDO EM CONJUNTO 0,7×0,5×0,3 cm.
    IPS/SAN
    8F1RT

    MICROSCOPIA: OS CORTES HISTOLOGICOS MOSTRAM FRAGMENTOS DE COLO UTERINO APRESENTANDO EXTENSA FAIXA DE ENDORCERVICAL REVESTIDO POR EPITÉLIO COLUNAR COM ARÉA DE EROSÃO, COM FORMAÇÕES INFLAMATORIAS POLIPÓIDES,HAVENDO TAMBEM FAIXAS DE METAPLASIA ESCAMOSA MADURA.O CORION MOSTRA HIPEREMIA DE REDE VASCULAR,EDEMA E DENSO INFILTRADO LEUCOCITARIO MISTO.

    CONCLUSÃO: ENDOCERVICITE SUBAGUDA POLIPÓIDE COM ARÉAS DE EROSÃO E ZONAS DE METAPLASIA ESCAMOSA MADURA.

    DOUTOR O QUE ISSO SIGNIFICA? POSSO ENGRAVIDAR DE NOVO? MINHA MEDICA DISSE QUE NAO E NADA GRAVE E QUE TENHO QUE FAZER CAUTERIZAÇÃO, MAIS MINHA DUVIDA SOBRE A CAUTERIZAÇÃO E: DEPOIS DE SER FEITA, O HPV E CURADO DEFINITIVAMENTE? TENHO QUE TOMAR ALGUM MEDICAMENTO OU FICO LIVRE DISSO DE UMA VEZ POR TODAS?. SE OCORRER UMA GRAVIDEZ TENHO CHANCES DE TER UMA GESTAÇÃO NORMAL OU TEM ALGUM PERIGO? O QUE ESSE MEU EXAME QUIS DIZER PORQUE REALMENTE NAO ENTENDI NADA.RELAÇÕES SEXUAIS SOMENTE COM CAMISINHA? E RUIM PORQUE SOU ALERGICA AO LATEX. E O MEU COMPANHEIRO TEM QUE SE PREVENIR DE QUAL FORMA? AGUARDO RESPOSTA E MUITO OBRIGADA DES DE JA.

    1. Anna Paula:
      Suas perguntas apenas sua médica pode te responder, pois é ela que está diante do quadro clínico. Quanto a tratamentos para HPV, existem diversos, inclusive farmacêuticos e que, na maioria esmagadora dos casos, curam a doença.

  64. Boa tarde!
    Eu fiz um papanicolau, colposcopia e biopsia para um concurso público, minha perícia é dia 16 de março.
    No papanicolau o diagnóstico foi: NEGATIVA PARA CÉLULAS NEOPLÁSICAS. PRESENÇA DE ALTERAÇÕES CELULARES REATIVAS OU REPARATIVAS EM CÉLULAS ESCAMOSAS. OBS:PRESENÇA DE HEMÁCIAS.
    Na colposcopia deu: ECTOCERVITE: ectopia extensa (jec-3). ACHADOS ANORMAIS: epitélio aceto-branco plano, margenado a ectopia. ACHADOS VÁRIOS: colpite difusa, discreta. TESTE DE SCHILLER: positivo.
    Na biopsia deu: Cervicite crônica agudizada com metaplasia escamosa associada.

    Minha situação é grave? Andei pesquisando na net, e vi q isso é um problema comum em mtas mulheres.
    A cervicite inespecifica é igual a agudizada? Qual a diferença?
    O que é essa colpite?

    E tbm meu papa não indica se é I ou II, como faço para saber? Se eu tivesse um cancer p. ex. viria específico na biopsia?

    Será que esse resultado pode barrar meu ingresso no concurso?

    Aguardo respostas, mto obrigada.

    1. Kelly:
      Fique tranquila. Ninguém pode ser desclassificado/eliminado de concurso público por causa de resultados de exames complementares. Seu caso é de um papanicolau classe II, que é tipicamente inflamatório. Cervicite inespecífica significa que não se encontrou uma causa para a inflamação, ou seja, é a inflamação causada por fatores diversos como por exemplo, substâncias alergências, absorventes internos, DIU, desodorantes íntimos, duchas ginecológicas e um monte de outros fatores que causam inflamação. Agudizada talvez refira-se a algum achado na lâmina que levou a interpretação de ser algo recente ou que apareceu muito rapidamente. Sossega, pois o que você tem não é grave.

      1. Muito obrigada, esse blog é uma grande benção!!!

        Dr. Heinz, se não for abusar muito da sua boa vontade, O senhor poderia me dizer o que é essa colpite? Também pesquisei na internet e ela sempre vem associada a candidiase, colpite é sinônimo de candidiase? É algum vírus HPV? No meu exame não vem dizendo nada sobre HPV, se eu tivesse esse vírus HPV víria explícito?

        Obrigada Doutor, Deus te abençoe.

  65. eu tenho um problema que me preocupa muito as vezes nao me sinto avontade, tenho tido dores no utero as vezes sai umas buebulhas pequenas que tiram liquido mais tarde depois torna se uma ferida e ela doe muito e faz comichao e elas sarm por si mesma sem necessidade de algum medicamentoas vezes sai abcecos pequenos elas antes as vezes doia ao mijar e essa passou. o utero doe como se fossem colcas e essas doenca me ataca antes ou depois de uma semana de menstruacao . alguem que possa me ajudar em resolver o problema. ja fui ter com gencologista e continuo a tomar medicamento mas o problema preciste ajudem me porfavor.

    1. Carina:
      Como toda e qualquer virose, dependerá da eficiência do seu sistema imunológico. Se ele for competente, acabará com o vírus sozinho. Existem diversos tratamentos farmacológicos para HPV e a maioria esmagadora dá resultados positivos – matam o bicho.

  66. Boa noite, dr, priemiramente parabens pelo blog,estou deseperada, fiz uma colposcopia e uma biopsi do colo do utero e deu no diagnostico:CERVICITE CRONICA METAPLASIA ESCAMOSA ATIPIA EPITELIAS LEVE, SUGESTIVO PELO HPV E NA COLPO DEU POSITIVO PARA O TESTE DE SCHILER, VASCULARIZAÇÃO CONGESTA ECTOPIA OCUPANDO 2/3 DA ECTOCERVICE, ESTOU MUIOT DESESPERADA PRA SABER O QUE É ISSO TUDO AI QUE DEU NOS MEUS EXAMES, POIS MINHA MAE ESTA COM CANCER DE COLO DO UTERO EM ESTADIAMENTE 4, GOSTARIA DE SABER SE ISSO Q EU TENHO É GRAVE, SE TEM CURA, E O QUE EU DEVO FAZER, DESDE JA AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO

    1. carina:
      Caaaallllmmmmmaaaaa! Está escrito “sugestivo” para HPV e não “conclusivo” para HPV. Pode não ser HPV, e se não for, não tem nada de mais, além de uma inflamação, algo comum em mulheres com vida sexual ativa e até em virgens pode aparecer inflamação, que é chamada, afrescalhadamente, de cervicite crônica inespecífica. O único exame que detecta HPV é a captura híbrida, apesar de o papanicolau já predizer se há HPV, pois um dos sintomas citológicos do HPV é a coilocitose. Se não apareceu coilocitose no seu laudo, muito provavelmente você não tem HPV. O restante do que você copiou do laudo é apenas “embróglio linguístico”, ou como se fala em linguagem jurídica “colóquios flácidos para acalentar bovinos” (conversa mole para boi dormir).

  67. Ola queria tirar uma duvida , fui a ginecologista e apareceu uma lesao branca no colo uterino, li que pode ser desde infecçao ate uma hpv… fiz o papanicolau dando tudo normal mais com presença de lactobacillus sp em citolise e agora …estou preocupada o que pode ser? e que medidas devo ter? obrigada

    1. Yandara:
      Se houvesse algo mais grave, sua médica já teria te colocado “para correr”, literalmente. Se não apareceu coilocitose no seu papanicolau, é sinal que não tem HPV. Citólise e lactobacilos são achados comuns em exames, sendo normais. Volte na médica e converse mais francamente com ela.

  68. Dr. será q vc poderia me ajudar?
    Rx do tórax (costa e perfil)
    Resultado : silhueta cardíaca aumentada
    artrose dorsal sindernositos
    Mto obg !!!

  69. boa noite Dr,fiz uma biopsia na vulva o resultado foi uma Hiperplasia epitelial escamosa o meu ginecologista me passou uma pomada clobetasol, mais ele me disse que as lesões so sairião com a cauterização.Queria ter uma segunda opinião e realmente necessário que eu faça cauterização ou tem outras formas de acabar com essas lesões?

    1. Paula:
      É muito difícil dizer qualquer coisa no seu caso, pois apenas com o exame físico é possível dizer alguma coisa, e à distância é impossível fazer isso.

  70. Olá Dr.,
    o fato de eu ter começado a usar o creme vaginal Stele pode me prejudicar em algo????? (lembro q tenho 22 anos), também fiquei preocuada com relação a elastecer o canal vaginal (falando em palavras leigas) pois li algo do tipo.
    Enquanto não vou ao médico, posso usar algo?
    Obrigada.

    1. Vitória:
      O creme Stele tem estrógenos conjugados e não resolverá a sua infecção e ainda, muitas mulheres que usam cremes de estrogênios queixam-se de mau cheiro depois de parar de usá-lo (cheiro de peixe podre), segundo elas contam. Se você quiser usar algo, faça banhos de assento com flogo-rosa ou outro. Vá a uma farmácia e converse com o farmacêutico (note bem: com o FARMACÊUTICO, e não com os balconistas. Os farmacêuticos são obrigados a se identificar pela carteira de identidade profissional).

  71. Boa noite Dr.
    ja estou passando pela inflamação na glandula de bartholin pela 6ºvez,tdo ano isso acontece não aguento mais na ultima inflamação fui encaminhada a P.F para fazer a cirurgia mas na ultim consulta o medico disse q não tinha necessidade de fazer a cirurgia o q eu tenho q fazer existe algum remédio q eu possa tomar ou algum tipo de tratamento?Obrigada

    1. Winny:
      Existem mulheres que desenvolvem bartholinite mais facilmente e geralmente o tratamento é cirúrgico. Não tenho muita coisa a te dizer, pois todos os casos que já vi acabaram no centro cirúrgico, mesmo após tomarem antibiótico diversas vezes. Volte ao médico e converse com ele.

  72. Olá doutor,
    perdi minha virgindade faz uma semana, inicialmente a relação foi sem camisinha, em seguida com camisinha… Acontece que minha vagina começou a ficar dolorida e com um corrimento amarelado e fedorento. Sinto um incômodo tremendo, ao fazer xixi arde, quando passo o papel higiênico só em tocar já incomoda, dói, mas aparentemente não tem nada de estranho (caroços ou coisas do tipo) porém, na região interna próximo aos pequenos lábios está bem vermelho e sensível. As vezes também tenho uma sensação como se tivesse algo dentro incomodando…
    Não consegui marcar uma ginecologista para agora, e só há vaga depois do recesso carnavalesco…Então pensei que comprando uma pomada vaginal poderia aliviar a situação. Comprei O creme STELE da biolab, e depois lendo a bula e na internet vi que pessoas próximas a época de meno pausa que usam muito ele… Gostaria de saber se posso fazer o uso dele normalmente? Eu tenho 22 anos!!
    E gostaria que me desse uma luz sobre o meu problema! O que me indicaa???
    Desde já agradeço!

    1. Vitória:
      Vá a um PSF ou unidade básica de saúde que você encontrará um médico para te atender, mesmo que seja um clínico geral, já serve. Não adianta tentar usar cremes na base do “seja o que Deus quiser”, que você só conseguirá cronificar a infecção que você pegou do seu parceiro. O que você tem não é grave, mas tem que tratar do jeito certo.

  73. Vou passar por perícia médica do Estado e eles exigem os exames de colpocitologia e colposcopia. Ocorre que não iniciei vida sexual, assim a minha médica disse que não podia realizar a colposcopia. Ela disse que vai me dar uma declaração. Será que isso bastará ou serei retida?

    1. Clarice:
      Se forem exames médicos pré-admissionais em serviço público, em hipótese alguma poderão te desclassificar por falta de um exame que sequer você pode fazer. O exame admissional não é eliminatório. Serve apenas para saber as condições da saúde do futuro servidor e quais suas limitações e a conduta a adotar.

  74. Boa noite Dr. mudando de assunto, gostaria de saber se tem alguma consideração a respeito do uso da finasterida para queda de caelo em mulheres (alopecia, etc…) ?? Obrigada!

    1. Aline:
      Não use. Ele é contraindicado para mulheres. É um antiandrogênico inibidor da enzima 5-alfarredutase, que converte a testosterona em di-hidrotestosterona e as mulheres não tem esta enzima, podendo haver um efeito citotóxico que pode levar à cânceres.

      1. obrigada Dr…na realidade eu já tinha ficado sabendo que não podia, não me lembrava porque. Trato de alopecia androgenetica há alguns anos ja, tenho ovario policistico, mas agora quem esta tomando é minha mae, assim, gostaria de saber se na menopausa há a meesma contraindcação…obrigada

    1. Beatriz:
      Só usando para ver. Todo fármaco tem peculiaridades e embora ele tenha um mecanismo de ação definido, algumas pessoas não são sucetíveis aos efeitos. Não é todo fármaco que faz o mesmo efeito para todas as pessoas. Diferenças individuais fazem os efeitos dos fármacos serem diferentes de pessoa para pessoa e, por isso, não posso lhe dizer, convictamente, que o venaflan fará efeito, pois posso “quebrar a cara”. Desculpe o “embromation” na resposta, bem como a visível “subida no muro”, mas espera-se que ele faça o efeito desejado e preconizado pelo fabricante.

  75. Ah só mais um detalhe …minha barriga tem alguns meses q tá inchada…a dor crônia do meu lado direito q queima tbm…e qdo a menstruação desde a dor aumenta e muitoo…eu acho q pode ser realmente varizes…vou procurar um médico e agurdar resultados de exames. Abços!

    1. Existem os “quebra-galhos” que são baratos. O Xyloproct e o Ultraproct são duas pomadas/gels que você pode passar para aliviar a dor local, mas são feitos com lidocaína, um poderoso anestésico que deixa tudo amortecido. São baratos, mas como eu disse, apenas quebra o galho. Nâo cura nada.

  76. Agora acredito q seje as varizes sim …fiz algumas pesquisas e vou a fundo, vou fazer Ressonância Magnética e posteriormente a angiografia da veia ovárica que é o único exame que é sempre positivo e que se deve realizar.Mais antes disso vou tentar tomar dafon 500 , pq eu creio q ser for varizes a dor vai melhorar…eu tenho 1 filho já mocinho e essa dor começou após algum tempo, ah tive por 2 vezes hemorragias…uma qdo estava grávida na hora da relação…não senti dor nem nada…como se tivesse estourado uma veia ..saiu mt sangue depois parou…e outra vez foi após mtos anos …fui ao pronto socorro e tomei um medicamento que parou..e o médico desconheceu o motivo…dizendo não é aborto …não sei…pediu para fazer uma consulta…o interessante q a dor do meu lado direito é crônica…já tomei mts remédios…agora por ultimo o paratram..e na vdd nem resolve mto..e olha q ele é forte hein…acredito q Deus está olhando por mim q em breve vou voltar aqui para contar minha vitória…um forte abço e fica com Deus !!

  77. Essas veias estão presnete entre o ânus e a vagina …quer dizer q tenho q usar pomada na vagina tbm…e não sei se essas pomadas podem passar na vagina…o q eu faço ?

    1. Beatriz:
      Você pode passar este tipo de pomada/gel na vulva e até dentro da vagina, pois não tem perigo. O único problema é que, como são baseadas em um anestésico tópico poderoso, a lidocaína, você sentirá tudo amortecido. Se tiver uma relação sexual, você não sentirá nada. Nem o seu parceiro.

  78. Dr.encontrei uma matéria q explica sobre varizes na vagina e derrame …e é mto parecido com meus sintomas…sinto uma dor crônica do meu lado direito …acho q localiza-se + ou – perto da uretra…e como já sei q tenho essas veias no ânus e vaginha imagino q pode ser isso…devo ir ao ginicologista msm? E vi q existe tratamento, cirurgia…não é possivel q nem um médico desconfiou disso…Abços !

    1. Beatriz:
      Eu até descofiei de varizes na primeira vez que você escreve aqui, mas as varizes são comuns na gravidez, sendo raras em mulheres não grávidas, por isso que não te alertei para essa possibilidade, mas pode ser. É igual apendicite em pessoas com mais de 50 anos. É muito raro, mas acontece.

  79. Dr.eu estava analisando meu problema…aquela dor na vagina na hora da penetração e fora da penetração tbm tenho sentido uma dor q incomoda…tenho algo no ânus q vai para a vaginha…q as vezes sangra e coça, 1 médico disse q é varizes e outro hemorróida…a única lesão q tenho na vaginha é essa…estranho q os médicos não disseram q pode ser por isso minha dor. Existe algum medicamento q posso utilizar para a melhora…até ir ao médico novamente….vou trocar de médico e tentar vêr esse problema. Obg !

    1. Beatriz:
      Pode realmente ser algo ou alguma estrutura anatômica que provoca dor. Vá a uma farmácia e peça para o farmacêutico algum anestésico tópico (pomada ou gel) para hemorróidas. Eles tirarão a sua dor, até você poder ir ao médico, mas lembrando: são apenas paelativos. Não resolverão o caso em definitivo.

  80. Dr. tive uma relação de risco, esperei 100 dias p/fazer o exame …e peguei o resultado hj …foi feito pela HERMES PARDINI…em BH. O resultado foi negativo. Posso me sentir mais aliviada ? Deus o abençõe !!

  81. Dr. como eu disse,tenho uma filha de 1 ano e 1 mês,e na gravidez adiquiri uma hérnia umbilical e tbm diastase,meu medico me aconselhou a fazer a cirurgia da hernia depois,porque estou querendo engravidar novamente,ele disse que faria a cirurgia no dia do parto entendeu?Minha duvida é sobre engravidar com esses problemas tenho algum risco?E eu faço exercícios para as pernas em uma academia,será que pode agravar esses problemas que eu tenho(hérnia e diastase)?Obrigada e desculpa tantas perguntas hehehe…

    1. Danielle:
      Se os exercícios que você está fazendo são acompanhados por um profissional de Educação Física, não deverão fazer mal, pois este profissional deve saber o que está fazendo. Quanto a engravidar e fazer a cirurgia de hérnia no dia do parto, depende do quadro e das condições clínicas da paciente e só o médico que está diante do quadro é que pode avaliar a viabilidade ou não.

  82. Muitooooooooooo obrigada Dr. És mesmo um anjo,me ajudou muito mesmo…fiquei bem mais tranquila e segura depois dos seus esclarecimentos! obrigada e fica com Deus sempre.

  83. Dr. Só mais uma duvida, tenho uma filha de 1 ano e 1 mes, a ped. dela passoou APEVITIN BC pela segunda vez para ela,pq ela esta sem se alimentar direito por causa dos dentes nascendo, e ela tem alergia a proteina do leite de vaca e a lactose.Será que posso dar mesmo? Obrigada, Deus te abençôe.

    1. Danielle:
      É melhor você seguir a orientação da pediatra, pois se ela não pode tomar leite, ela terá carência de diversos íons, vitaminas e aminoácidos presentes nele e os complementos vitamínicos conseguem suprir boa parte do que ela precisa e não pode tomar no leite.

  84. Obrigada Dr.Fico mais aliviada hehe..vou amanha mesmo na urgencia, pois ainda continuo com sangramento!Só mais uma dúvida…o que quer dizer quando no resultado do exame Colpocitologia Oncótica vem dizendo CONCLUSÃO:AMOSTRA SATISFATÓRIA PARA AVALIAÇÃO.ESFREGAÇO INFLAMATÓRIO.AMOSTRA NEGATIVA PARA CÉLULAS NEOPLÁSICAS. E no Colposcopia vem: CONCLUSÃO:COLPITE DIFUSA MODERADA. ZTA.??meu GO não me explicou mto bem, só passou o creme amplium G q ja usei juntamente com o comprimido amplium g tbm e disse para eu marcar uma cauterização. Me esclareça por favor, estou preoculpada!Obrigada!

    1. Calma, Danielle:
      Colpite difusa significa inflamação, que confere com o esfregaço inflamatório. Negativo para células neoplásicas, significa que você não tem sinais de câncer. Inflamação (cervicite ou colpite) é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa e que atire o primeiro absorvente ou aplicador de creme vaginal (brincadeira), a mulher que passar ilesa pela vida, sem ter uma inflamação de colo.

  85. Dr. eu tomei as 3 injeções de dexa, mais terminou eu parei…
    Preciso saber se posso tomar a vitamina complexo B sem nenhum problema …pq ela me ajuda alimentar melhor…
    Obg por tudo !! Deus te abençõe !!

  86. Obrigada Dr. me ajudou muito! Mas ainda tenho duvidas,em outubro de 2010 eu parei de tomar o ciclo 21 e comecei a tomar em novembro de 2010 ciclofemina injetavel,tomei só um mes e parei,quando completou um mes (dezembro)q eu tinha tomado a injeção(ciclofemina)a menstruaçãoveio normal. Aí eu parei de tomar e não tomei nenhum anticoncepcional pq estava querendo ter outro filho,ai era para eu mentruar dia 02 de janeiro de 2011,só fui menstruar no dia 19 de janeiro. Quando foi no dia 25 de janeiro a menstruação tinha ido embora e no dia seguinte comecei a usar a pomada amplium g e tomei o amplium comprimido.Na sexta dia 05 de fevereiro foi o ultimo dia da pomada(10 dias)e a mentruação veio, e estou menstruada ainda e o fluxo está bem forte. Gostaria de saber sobre esse atraso,eu fiz 2 testes de gravidez de farmácia e deram negativos!Meu go só é em março. Estou preoculpada.Obrigada pela atenção!

    1. Danielle:
      isso é alteração endócrina causada pelo anticoncepcional injetável. Se o sangramento estiver muito forte, vá a um serviço de emergência, pois você terá que tomar algum fármaco para parar esta menstruação, senão acabará em anemia, e assim que possível, vá ao seu médico. Os PSs dos hospitais universitários tem serviços de Tocoginecologia de emergência, bem como as unidades de saúde 24 horas.

  87. Pois é dr. Aline tbm com dor na hora da penetração …fiz meu preventivo tuso sob controle..meu problema não é neurite tbm ..e tenho sentido algo estranho querendo sair alguma coisa da vagina…umas pontadas p/fora com frequencia…a ginicologista tbm não sabe o q é…por eu ter um problema em um dos meus rins q atrodiou com calculos e sinto mtas dores..ela disse q pode ser proviniente a essas infecções…não acredito mto viu…só tem um jeito Aline precisamos buscar mto a Deus..principalmente qdo não encontramos solução para um problema. Q Deus nos ajude…pq tenho passado dias mto dificeis…só chorando. Obg Dr. Abços!

    1. olá Beatriz. Vou persistir na busca pela solução, mas não é fácil. Tenho 27 anos, acho muito cedo pra ter esse tipo de problema, e acho muito cruel conosco mulheres. Tb tenho sofrido bastante. Vou buscar solucões e caso tenha alguma novidade trago, se bem que acredito não termos o mesmo problema, a dor me parece ser diferente. Não perca as esperanças, o corpo humano é uma incognita…

  88. Ola Dr.boa noite, estou com uma duvida,meu GO passou amplium-g pomada para eu usar durante 10 dias e amplium comprimido dose unica para meu marido e eu. No 9ºdia de uso da pomada a menstruação desceu, agora foi meio estranho pq não está parecendo o sangue de sempre, ta parecendo resto de pomada so que beeeem vermelha e uma gosminha vermelha tbm e só tem 10 dias que menstruei. O que será? Só vou ao meu GO no inicio do mes que vem, que é quando eu vou fazer uma cauterização uterina de 3 seções. Gostaria muito que me ajudasse a entender o que pode estar acontecendo.
    Obriga mesmo. Parabéns por todas as respostas acima.

    1. Danielle:
      Pode ser restos do creme amplium que clareia o vermelho escuro do fluxo menstrual. Se a sua menstruação desceu após um intervado de apenas dez dias da anterior, pode ser algum distúrbio endócrino e não do tratamento, pois o amplium é um antibiótico à base de tinidazol e sabidamente, não tem efeitos hormonais. Se persistir, volte ao médico.

  89. Olá Dr. Espero que possa me ajudar, pois estou desesperada, com aquele problema chato que é a falta de diagnóstico. Resumindo, sinto, há algum tempo, coisa de mais de um ano, uma dor que começou incomodando e hoje é insuportável à penetração, que se tornou impossível. É uma dor no intróito vaginal, naquela membrana bem na entrada, e somente ali. Arde, parece que queima, só de tocar dói. Antes de ela aparecer tive vários episódios de cândida, e acabei confundindo, achando que a dor se dava devido à irritaçao pela candida. Após ter certeza que se tratava de uma dor cronica sem infecção qualquer, minha ginecologista orientou que tomasse uma serie de cuidados com higiene, etc, pois poderia ser uma alergia, pois estava irritado. Nada melhorou. Então ela orientou que passasse um creme manipulado de testosterona, para tentar fortalecer a membrana, e nada melhorou. Então, há pouco tempo na ultima consulta ela orientou que a membrana fosse retirada cirurgicamente. Fiquei assustada, principalmente porque não se sabe se isso seria a solução. Me ajude,por favor! quero ter uma vida normal. Obrigada!

    1. Aline:
      Você falou em membrana e em remover a tal membrana cirurgicamente. Será que a membrana não é um hímen complacente? Se for, ele dói, mesmo, quando se tenta penetração e a única solução é cirúrgica. Se for a membrana posterior, na comissura posterior, talvez seja algum ressecamento que a deixa sensível e por isso ela arde e dói e, por último, pode ser alguma neurite, que é inflamação dos neurônios sensitivos e que causa muuuiiittta dor. A médica não te disse que membrana é essa?

      1. Doutor, pelo que entendi, é um tipo de membrana, pele, mucosa, que faz pate da região, mas não estou certa quanto à correta denominação, acredito que esteja relacionada à vulva. Não tem a ver com hímen, de acordo com meu historico e o exame clincio feito pela medica. Consigo visualizar e sentir que é aquela que fica logo ante de entrar no canal vaginal mesmo, no início do orifício, digamos. A medica disse que existem casos de pacientes dela nos quais essa membrana chega a se romper, em razão do enfraquecimento dessa membrana, por isso a cirurgia. Mas o meu problema é a dor, não tem como romper porque dói muito,não chegaria a isso. Quanto ao ressecamento, embora tenha diminuído a lubrificação por conta do contraceptivo, sempre tomo o cuidado de usar muiiito lubrificante a base de agua, até por conta da dr mesmo, mas definitivamente lubrificação não é o problema. Da ultima vez, estava ha alguma tempo sem ter relações e o penis mal encostou lá e ja senti uma dor terrivel. É importante ressaltar que realmente nao acredito ser psicologico, pois procuro relaxar e por diversas vezes, como dessa ultima, acreditava q realmente pudesse ter melhorado e nem me preocupei com o problema ali na hora, mas dai veio a decepção…a penetração foi simplesmente impossível. Estou muito preocupada, pois sequer sei quem procurar. Li muitas coisas sobre neurite, como uma possibilidade grande.Um médico amigo me indicou que poderia procurar um corpo clinico que de repente estudasse o assunto, mas não encontrei nada por enqto. Percebo que o diagnostico e tratamento são muito relativos. Estou com medo de ficar assim pro resto da vida, e na verdade minha medica não é muito sensivel pra isso, ela não acha um problema tao importante assim. Pra mim é crucial, me sito mens mulher. Espero que possa me ajudar. OBRIGADA!!!!!!!, principalmente pela solicitude e rapidez incríveis!

        1. Aline:
          Pelo que você escreveu, então pode ser uma neurite. Tem um caso parecido com o seu, nos comentários acima. Dê uma lida e volte na sua médica e discuta o assunto com ela. Se preferir, procure outro médico. Uma boa dica é procurar um clinico geral bem idoso e com muuuiiitttoosss anos de experiência. Esses “dinossauros” já devem ter tratado inúmeros casos iguais ao seu ao longo de suas vidas profissionais e talvez tenham uma solução melhor para ti.

          1. Doutor, obrigadíssima pelos esclarecimentos. Tinha visto o problema da Beatriz, que também tem dores e está fazendo um tratamento. Só fica difícil entender como essa dor de repente apareceu sem uma causa, sem o truma anterior, pois não tenho filhos, nao tenho historico de quaquer problema que pudesse ter desencadeado, a não ser q possa ser causado por conta de estresse, que tem sido grande nos ultimos tempos (trabalho, etc). Por fim, ainda que a causa seja uma neurite, a dor é como uma ardência,é assim mesmo?…é que se tratando de dor sistemica relacionada a nervos e coisas assim, a impressao que tenho é que seria uma dor aguda, o que nao ocorre, é uma coisa que queima, as vezes só ao toque já doi, como se estivesse extremamente irritado, como se fosse uma alergia mesmo (ja descartada). Quanto ao tratamento, caso seja isso mesmo, resolve de uma vez, quero dizer, cura? Outro ponto é que vi sobre a imunidade, sou meio fraquinha pra essas coisas sabe, e tenho 1,60m, 50 kg, será que posso fazer o mesmo tratamento sem problemas? Estou aguardando uma consulta com minha medica e com outro GO, para uma segunda opinião. Caso não me sinta segura penso em buscar outros profissionais, seguindo sua orientação. Para finalizar, tenho escutado ultimamente dos medicos quanto aos meu atuais problemas estarem diretamente relacionados à idade (infelizmente não sou mais uma menina) e/ou ao stress, será mais um caso, embora ja tenha começado há algum tempo, cerca de 1 ano e meio, 2 anos? Realmente quanto as relações sexuais, tenho muiiiita saudade dos meus 20 anos!…rs…Obrigada!!

          2. Aline:
            Infelizmente, muitas patologias (doenças) podem começar do nada e mesmo sem aviso prévio e se você já tem uma certa idade (+ de 35), distúrbios como neurites podem se instalar com mais facilidade, bem como, pode ser ressecamento por diminuição de estímulo hormonal, característico da pré-menopausa. Converse com os médicos que você consultar sobre estas duas possibilidades.

    1. yara:
      É melhor você consultar o seu médico para fazer um exame de urina com urocultura e antibiograma e tomar o antibiótico específico que o antibiograma apontar.

  90. Dr. eu tenho problema de rins…o direito reduziu ou seja ele está atrofiado e com calculos tem doído mt hj fui ao urologista …ele disse q não pode tirar o rim pq tem 20 % de funcionamento e as pedras são bem pequenas…ele me passou o ciproxaxino q sempre tomo..mais estou tomando a injeção dexa…posso tomar o cipro ?

  91. DR me ajude a tirar uma duvida, no meu exame de colposcopia deu achados anormais: epitélio aceto-branco plano das 01 às 06 horas e pontilhado fino das 08 às 11 horas.

    mas o resultado da biopsia foi:
    A) Colo uterino, biópsia:
    – Cervicite crônica com metaplasia escamosa do epitélio colunar e focos de paraqueratose.
    B) Vagina, biópsia:
    – Colpite crônica com paraqueratose e metaplasia epidermoide focal.

    minha dúvida é tenho HPV?
    o retorno com a minha médica é dia 21/02 e estou ansiosa, agradeço dese de já.

  92. Nossa ! Se o q deu em meu exame é praticamente normal pq sinto tanta dor na hora da relação ? Só pode ser a neurite msm ! A injeção não me deu reação …graças a Deus ! Obg !

    1. Beatriz:
      Do ponto de vista citológico está tudo bem contigo. O problema é neuroanatômico. Faça o tratamento com o dexa-citoneurim e aguarde o efeito. Reação física o dexa-citoneurim não apresenta, por causa da dexametasona que é um antialérgico poderoso. O problema é o efeito a longo prazo por imunossupressão que pode causar infecções diversas, sendo para isso que você deve ficar atenta.

    1. Elima:
      Pelo que sei do mecanismo de ação farmacológica do imiquimode (nome genérico da droga), não tem um efeito tão promissor assim. Use e veja se resolve, pois o mecanismo de ação é meio obscuro, mais na base da tentativa e erro. Se fizer efeito, poste seu testemunho aqui.

  93. Olá Dr. Estava OLHANDO a anatomia do aparelho genital feminino carunculas himenais é o rompimento quando a mulher perde a virgindade COrreto? Então não é neste local … As bolinhas de carne apareceram perto do ponto de retração do clitoris e por cima dos grandes lábios. Sabe estes sinais de carne que costumam aparecer no pescoço bem pequenos então é bem semelhantes é normal????? Isto não pode aumentar Dr. Por fv se possivel me mande seu e-mail que te mando uma foto pra ver se estamos falando da mesma coisa… Obg me mantenha informada com mais respostas.

    1. Elima:
      Quando o hímen rompe e se retrai forma as canúnculas himenais, mas pelo que você está contando, pode ser pólipo ou algum tipo de verruga. Verrugas, iguais à do pescoço, ombro, costas, etc, podem aparecer em qualquer parte do corpo e não serem nada, mas na dúvida, volte ao médico.

  94. Peguei hj o resultado do meu preventivo e estou bem preocupada.
    Material : esfregaço cérvicovaginal

    I- aAdequabilidade do material: satisfatória

    II- Na amostra estão representados os epitlélios :
    Esamoso
    Glandular
    Metaplásico

    III- Diagnóstico descritivo:
    Descamação de células intermediárias, com algumas superficiais de bordas citoplasmáticas levemente pregueadas e tendendo a aglutinação.
    MICROBIOLOGIA
    Lactobacillus sp
    Citólise moderada
    IV-Conclusão:
    Material examinado com alterações celulares benignas( cervicite).
    V-Avaliação hormonal:
    O padrão de descamação sugere haver um estímulo estrogênio moderado.
    Dr. por favor o q eu tenho é sério ? Existe tratamento ? Mto obg !!

    1. Beatriz:
      O que você tem é comum em mulheres de vida sexual ativa e não precisa tratamento. Fique tranquila, pois o que apareceu no seu exame aparecem em cerca de 99% das mulheres e ninguém tem nada de sério por causa disso. Leia nos outros comentários o que já se disse sobre cervicite, inflamação e etc.

  95. Estou percebendo que já está aumentando a quantidade de bolinhas, de um lado existe 3 bem perto que parece uma unica, me passe uma pomada que suma definitivamente, é permitido usaar remédios usado em verrugas? Por fv me responda no meu e-mail se possivel.
    Obrigada de coração Elima.

    1. Elima:
      Como escrevi na resposta anterior, você não está doente e, portanto, não precisa passar ou tomar nada, mas pode ser que apareçam mais, até seu hímen se retrair por completo. Não se preocupe e viva a vida com vontade e seja feliz.

  96. Dr. a minha amiga descobriu que tem o virus do HPV interno , eu fiquei apavorada pq a minha vagina na parte externa tem umas bolinhas bem pequenas de carne de um lado e do outro aparentemente normal, fiz o exame preventivo internamente ta tudo perfeito só apresentou uma bacteria ,mais usei uma pomada genicologica metronidazol e comprimidos. Mas Dr. quanto estes sinais de carne o que faço, eu tenho 28 anos e perdi a minha virgindade com 26 anos. Dr. existe uma pomada ou o que eu faço, Pra me certificar que isto não é nada sério? Me ajuda Dr. por favor, sou solteira não tenho um parceiro e tenho medo de me envolver com alguém.

    1. Elima:
      Você não tem absolutamente nada de anormal. Essas bolinhas de carne se chamam carnúnculas himenais e nada mais são que pontos de retração do hímen e poderá parecer mais algumas até seu hímen se retrair por completo. Isso é um efeito completamente normal. Sossegue.

  97. Eu estou com uma depressão por causa disso …chego no trab…e já começo a chorar! Sou mto nova…não to conseguindo segurar a onda mais…depois de 8 anos recuperada do vicio …penso em viver bem ..e infelizmente ocorre esse problema …vc me sugere algo para melhorar meu estado emocional ? Mto obg por me ajudar !!

    1. Beatriz:
      O melhor que você pode fazer é procurar um psicólogo(a). A depressão dificulta o efeito de fármacos, tornando o tratamento da neurite mais difícil.

    1. Beatriz:
      Depende do tempo que você está com esta neurite. Se faz pouco tempo (menos de um ano), provavelmente três injeções resolvam, mas se faz mais tempo, talvez tenha que tomar mais. O esquema terapêutico é uma injeção à cada, no mínimo, DOIS DIAS. Menos que isso é perigoso você pegar alguma infecção por rebaixamento de imunidade, como aconteceu comigo, que peguei uma pneumonia com apenas uma injeção. CUIDADO!!!

  98. Acabei de tomar a primeira dosagem de dexa-citoneurim… comprei 3 dosagens …vou tomar 1 dia sim outro não e ficar de olho nas reações …como vc me disse q qse foi embora do mundo por causa dela.
    Mais se Deus quiser dará tudo certo ! E se desse medicamento eu não melhorar …ah desisto viu …obg pela atenção !! Abços !

    1. Beatriz:
      Tome uma a cada dois dias, pois ela tem uma biodisponibilidade longa e se você tomar em dias alternados, boa parte do fármaco acabará eliminado do seu organismo sem fazer efeito e ainda, o rebaixamento imunológico poderá ser muito grande e você correr risco de infecções oportunistas, como aconteceu comigo.

    1. Beatriz:
      Exame específico para diagnosticar neurite não existe. O diagnóstico é feito pela anamnese (exame físico + conversa do médico com o paciente). Para dosagens de vitamina B12 existe exame bioquímico.

  99. Endocervicite cronica

    Olá, gostaria que alguem me respondesse qual a diferença entre cervicite e endocervicite? O resultado da minha biopsia chegou e minha médica esta de férias, vai demorar o dia do meu retorno.Resultado: Dados clinícos: Ectopia sangrante, Macroscopia: Fragmento irregular de tecido, de coloração acastanhada, medindo 1,0 x 0,6 x cm.0,4. Todo material 1 bloco/ 1 fraqmento, Microscopia: cortes cervicais leves apresentando estrutura conservada e revestimento feito de celulas colunares uniformes. O estroma contém inlfiltrado linfoplasmácitário e vasos congestos. As glândulas endocervicais são revestidas por celulas sem apatias. Diagnóstico: Endocervicite cronica. Isso é vírus HPV? O que causa esse problema? tem cura? O uso de pomadas de sex shop, que não se sabe se são recomendáveis pode ser a causa? Por favor me ajudem estou muito preocupada.

    tata

    1. Tata:
      Calma! Endocervicite é inflamação no interior do canal cervical, o que liga vagina ao interior do útero e o termo cervical é utilizado para a parte externa do canal, ou seja, no seu início, no colo. Endocervicite, como escrevi, é uma inflamação crônica neste local, ou seja, no meio do canal cervical e não é grave, é comum à quase todas as mulheres com vida sexual ativa e não tem nada a ver com o vírus HPV. O uso de certos cremes pode causar a inflamação, mas isso não é grave, pois é reação do organismo. Basta apenas parar de usar os produtos para que os sintomas desapareçam. Sossega, senão você acabará fabricando, através do seu psiquismo, uma doença de fato, mas de causa emocional.

  100. Dr., me desculpe, se me permite farei a última pergunta. É o hpv que fez com que tivesse pus? Eu sinto dor pelvica, cólica e muita dor nas costas, mas nunca notei que estava saindo pus. Mais uma vez muito obrigada!

    1. Jussara:
      O HPV é um vírus e parasita intracelular. Ele não causa infecção externa, na parede da célula. Ele causa infecção dentro das células e causa alterações internas que identificam a célula como coilócito e potencial positividade para a presença dele (HPV). O que você tem pode ser uma tricomoníase, uma candidíase ou outro bicho qualquer. Fique tranquila. Quanto às dores, infecções de paredes causam inflamação acentuada e provocam muita dor.

  101. Boa noite. Por favor Dr. me auxilie, estou um tanto quanto tensa e com medo devido ao resultado dos meus exames. O papanicolau diz: esfregaço purulento, negativo para células neoplásicas, presença de alterações inflamatórias acentuadas, sugere-se repetir o exame após tratamento´. Na colpo diz: fragmento de colo uterino com acantose e paraqueratose do epitélio ectoservical, além de infiltrado linfoplasmocitório de cório, fiz duas biopsias e na outra diz a mesma coisa porém também fala de metaplasia malphigiana do epitélio endocervical. Conclusão: em uma biopsia cervicite crônica com paraqueratose e na outra cervicite cronica com metaplasia escamosa do epitélio endocervical.
    Dr., por favor me ajude, já me conformei que tenho HPV, mas estou com muito medo desses nomes dizerem que estou cancer ou que tenho que retirar meu útero. Eu nunca ouvi o nome paraqueratose, o que é isso? Tem cura? Seria com cauterização? É um grau avançado de HPV? Tem relação com as cólicas menstruais fortíssimas que eu tenho?
    Me ajuda por favor, meu retorno é só daqui uma semana e isso não está me deixando ter paz. Agradeço pela atenção.

    1. Jussara:
      A única coisa que está anormal no seu resultado e precisa tratar, pois indica uma infecção, é o esfregaço purulento, o restante não tem nada de grave. Paraceratose (ou paraqueratose) nem é doença. É apenas um aumento da “capa” de células do revestimento. O infiltrado linfoplasmático deve-se à infecção. Metaplasia escamosa e malphigiana também não são doenças. São o resultado da evolução genital da mulher. Isso é normal. Calma, senão você acabará fabricando uma doença que você nem tem. A cabeça das pessoas costuma ser o seu maior inimigo. Já ouviu falar em Efeito Nocebo? Leia aqui. Efeito nocebo é o fenômeno pelo qual uma pessoa, quando acredita estar com uma doença, acaba adquirido aquela doença.

      1. Dr., muito obrigada! Se é uma infecção curável e não é um grau de hpv cancerígeno eu fico um pouco mais aliviada. Volto para dar notícia depois do tratamento. Terei que fazer cauterização?

        1. Jussara:
          Provavelmente não, pois se tem pus (esfregaço purulento) é sinal de infecção superficial, mas apenas o exame físico é que dirá se precisa ou não fazer qualquer tipo de procedimento mais agressivo. Talvez só com uma pomada e um antibiótico oral resolva o problema.

  102. Dr, fiz o papanicolau e a médica pediu a colposcopia por causa da sigla ASC-US. A conclusão da colposcopia foi: Colo uterino com zona de transformação atípica peri-orificial. Colpite difusa. O diagnóstico da biópsia foi: CERVICITE CRÔNICA INESPECÍFICA COM METAPLASIA ESCAMOSA DO EPITELIO ENDOCERVICAL COM EXTENSÃO GLANDULAR. [NOTA]: Não há evidências morfológicas de infecção viral e/ou neoplasia no presente material, ao exame dos níveis aprofundados do bloco.

    Estou muito preocupada pois tenho tido dores quando tenho relações
    sexuais e acredito que seja por essa ‘lesão’.

    1. Karoline:
      ASC-US é uma sigla NORTEAMERICANA usada quando aparecem alterações atípicas ou sem conclusão diagnóstica, ou seja, é o famoso “sei lá, entende?”, mas geralmente são achados benignos e que não tem probabilidade de complicações. Esta sigla não é padrão brasileiro, mas os patologistas adoram usá-la para enfeitar e empombalhar os laudos, deixando as pacientes desesperadas e assustadas iguais a você. O que você tem é o achado mais comum em 99% das mulheres com vida sexual ativa e não mata ninguém. Talvez seu problema possa ser ressecamento de mucosa, neurite, problemas de ordem psicossomática. Converse com seu médico e, casos preferir, converse com um(a)psicólogo(a) (não consulte psiquiatra).

    1. Fernanda:
      Leve ao pediatra, pois infecções, de qualquer tipo ou órgãos na infância, é da alçada do pediatra. Se o corrimento não tem cheiro e tem aspecto “gosmento”, pode ser leucorreia fisiológica, que é o corrimento normal da puberdade, quando a menina começa a trocar as células infantis da vagina, útero e colo, por células maduras.

  103. Bia:
    Metaplasia escamosa endocervical é um estágio de maturação, ou seja, é o processo final de substituição de células imaturas, sensíveis ao pH ácido, que as destroi, por células maduras, escamosas, resistentes à acidez. Talvez você tenha HPV, mas para se ter certeza, precisa fazer mais exames e deve ser isso que seu médico quer fazer e não refazer o que já está feito.

  104. Dr. eu fiz uma biopsia e o resultado foi: metaplasia escamosa endocervical; cervicite cronica; alteraçoes coilocitoticas sugestivas de infecçao HPV. O medico fez uma eletrocauterizaçao ja tem uns 20 dias e marquei o retorno. Dr sera que vou precisar fazer tudo de novo e o significa tudo isso.

  105. Eu não posso tomar esse medicamento pq kro engravidar esse ano ano…vc sabe se existe uma pomada q passana hora para aliviar a dor mais remédio q ajuda aliviar a dor após a relação ou durante? Obg !!

    1. Beatriz:
      Não existe tratamento tópico para neurite. Apenas sistêmico. Esta é a típica situação em que você terá que fazer uma escolha: ou fica com a dor e engravida, ou adia a gravidez e se livra da dor. Não tem outro jeito.

  106. Entendi…médicos fazem exames em mim e nunca acham nda q possa me medicar corretamente…eu só posso ter essa neurite…o médico examinou não tenho ferimentos nada na vagina..fiz diversos exames só pode ser essa neurite…o problema agora é o médico aceitar me medicar da forma q eu kero..rsrs..ele vai dizer q to kerendo ensiná-lo. Rsrs…….

    1. Beatriz:
      Depende do médico. Se ele for “cabeça dura”, arrogante e prepotente, com certeza de dirá exatamente o que você escreveu aqui, agora se ele for sensato, provalmente ele te escutará. Eu costumo escutar todos os que me interrogam sobre todo e qualquer possibilidade de tratamento. Muitas vezes a resposta está no próprio cliente. Sabe a história dos dois engenheiros que gastaram 8 milhões de reais para resolver um problema e os peões da fábrica, com apenas 80 reais, resolveram o problema melhor que os engenheiros? Isso não é anedota, aconteceu em uma grande fábrica. Em ciências da saúde também acontece a mesma coisa. Há de se estar acessível a qualquer coisa que seja passível de resolver um problema, até o Farmacêutico, na farmácia que, como já escrevi, é uma autoridade em farmacologia (ciência pela qual também sou apaixonado) pode acabar resolvendo seu problema, simplesmente pelo conhecimento obtido de outros casos, mas cuidado com efeitos do Dexa-citoneurin. Eu “caí do cavalo” com ele. Tive que tomar antibiótico pesado por 14 dias. A miosite sumiu com apenas uma injeção, mas eu também quase sumi do mundo com ela. Converse com o Farmacêutico (note bem: com o Farmacêutico, que deverá se identificar como tal, e não com o balconista). Quanto a engravidar somente após dois anos, depende de diversos fatores e o principal dele é a sua capacidade de eliminação do corticóide que, se você não for obesa, sairá mais rapidamente do seu organismo.

    1. Pelo que você escreveu de dosagens, parece que a farmácia te indicou dexametasona IM, que existe em dosagens de 2mg/ml e 4mg/ml, mas não é bem esta a apresentação a qual me referi. A forma farmacêutica que lhe referi é associação de 1 ampola de vitamina B12 5000UI com uma ampola de dexametasona IM na mesma embalagem, com nome comercial de dexa-citoneurin. O problema é que precisa fazer uma avaliação clínica antes de se tomar este fármaco, pois ele tem diversos efeitos adversos, alguns até graves, como imunossupressão – eu tomei este fármaco para uma miosite (inflamação muscular) e acabei tendo uma pneumonia que quase me levou ao túmulo – síndrome de Cushing, que é um conjunto de distúrbios que vão desde hipertensão até diabetes e diversos outros. Isso pode aparecer com apenas uma injeção, que foi o meu caso. Tomei uma única dose do dexa-citoneurin de manhã e à tarde estava com pneumonia. É melhor você conversar com o seu médico. Nada contra a farmácia ou o Farmacêutico, que é um profissional tão ou mais qualificado em farmacologia que o médico, mas é por causa das possíveis “encrencas” que este fármaco pode causar.

  107. Procurei me informar na farmácia eles me disseram e aplicam sim..porém existe a dosagem 2 e 4 é injetável o q ele me disse…só q sinto dor já na primeira penetração. Ql vc me sugere ?

    1. Beatriz:
      Será que é mesmo neurite? Pode ser problema de lubrificação vaginal, infantilismo genital interno, não visível externamente, e até mesmo problemas psicossomáticos (distúrbios psíquicos que produzem sintomas orgânicos).

  108. Eu acredito q vc encontrou meu problema…nossa parabéns vc é mto competente…eu tive um problema auditivo na minha adolescencia…segundo o otorrino o nervo do meu ouvido foi lesado…então tomei algum tempo o benerva…acho q tenho carência de vitamina b12.
    Parabéns pelo seu trabalho e Deus te recompense !!

    1. Beatriz:
      É associação de B12 com dexametasona mais especificamente, e preferencialmente via intramuscular. O problema é que as farmácia não aplicam esta apresentação farmacêutica sem a prescrição médica. Converse com seu médico.

  109. Dr. preciso saber se hiv apresenta no exame..depois de 3 mêses de contato com a pessoa supostamente infctada ? Será q preciso aguardar 6 meses para fazer exame e tirar a dúvida ? Obg !

    1. Fernanda:
      Você pode fazer um teste rápido em alguma unidade básica de saúde, mas se der positivo, terá que esperar os seis meses para confirmar por Wethern Bloot. De qualquer maneira, é melhor esperar.

  110. Boa noite, acabei de pegar um resultado de prevenção apresentou: ASCUS Classe II-III de papanicolaou, com a sugestão de repetição do exame dentro de 6 meses para melhor avaliação da alterações observadas (Alterações celualres: inflamação, metaplasia escamosa e presença de células escamosas atípicas de significado indeterminado). O médico disse que poderia ficar tranquila que dentro de 4 meses para repetir o exame e que não precisa se preocupar. Como é a primeira consulta com o médico estou bem preocupada. Havia feito o exame há 1 ano e meio e estava normal, alías nunca tive nenhum problema, tenho 33 anos, estou noiva e estavamos com planos para engravidar neste ano. O que devo fazer,estou em cidade diferença do meu médico de confiança. Obrigada

    1. Adriana:
      Este médico que te deu o resultado que você transcreveu acima está certo. ASCUS na verdade é ASC-US, uma sigla usada quando se encontra célula atípicas sem significado patológico. Como ele disse, fique tranquila e repita o exame no prazo que ele te deu.

    1. Beatriz:
      Existe. O tratamento pode ser feito com associações de vitamina B12 e corticóides, mas se a neurite tiver causa psíquica, você terá que fazer psicoterapia, pois senão os fármacos não resolvem. Converse com seu médico.

  111. Boa tarde,

    No começo do ano passado apresentei uma queimação na entrada da vagina, fiz todos exames tds normais, depois de 5 meses com mesmo problema fiz outra vulvoscopia e apareceu um processo inflamatorio a medica me passou uma pomada TROK-N, mas quando passei senti muita ardencia, desisti, depois resolvi passar novamente, mas depois de 5 meses que fiz o exame ainda com mesmo sintomas de vez enquando, apareceu uma bolinha dura que nem espinha amarela proximo a entrada da vagina, só percebi quando tomei banho e quando mexia ardia e coçava um pouco. depois de 03 dias sumiu.
    Minha medica chegou a ver e falou que não parecia nada, mesmo assim fiquei preocupada, procurei outro medico, fiz todos exames e não deu nada, apenas vulvoscopia precisou fazer biopsia deu vulvite cronica com acantose do epitelio de revestimento, passei pomada parece que deu uma acalmada no sintomas.
    Depois de um mês me deu uma infecção de urina que quase me derrubou até febre e dores me deu estava menstruada ainda. Tratando da infecção me deu uma coceira danada que não me aguentava e percebi que apareceu uma bolinha que nem espinha interna proxima a entrada da vagina mas em outro lugar que deu a primeira o meu medico viu falou que apenas irritação e deu uma pomada para coceira, só que quando coloquei me ardeu e coçou bastante.
    O problema que estou preocupada com essa bolinha que está aparecendo é uma só de vez em quando, alias apareceu duas vezes, pode ser da Vulvite?
    Desde já agradeço!
    Bjus

    1. Cris:
      Essas bolinhas podem ser inocentes espinhas ou então simplórios cistos sebáceos. Isso não é comum, mas pode aparecer e não é doença nenhuma. É só uma condição de acúmulo de gordura em um determinado tecido. Quanto à sua ardência, pode ser hiperacidez vaginal. Muitas mulheres tem um pH vaginal tão baixo que chega a “queimar”, literalmente, tudo por fora e também por dentro. Converse com seu médico se não pode ser esse o seu caso.

      1. Obrigada Dr.
        Percebo que essa bolinha dura aparece antes da mentruação, somente uma, sinto só quando passo a mão e pego espelho, o problema que nunca tive isso.
        As vezes sinto leve coceira na entrada da vagina isso me encomoda muito e fica dolorida.
        As vezes acho que é por causa da vulvite, mas tenho medo de ser Herpes Genital, mesmo que me falaram que não é vesicula, mas quando fico muito tempo sentada tenho dormencia nas pernas e depois na parte genitais.
        Fico preocupa, com essa bolinha que aparece de vez enquando.
        O que devo fazer?
        Grata,

        1. Cris:
          Não parece ser, nem um pouco, herpes. No herpes aparecem diversas vesículas com líquido transparente (parece água) dentro e quando estouram, viram feridas muito doloridas. Quanto a dormência nas pernas e genitália por ficar sentada, é bom procurar um cirurgião vascular, pois pode ser problema circulatório. Essa bolinha parece ser algum acúmulo de gordura local causada por mudanças hormonais. Converse com seu médico.

          1. Oi, Dr.
            Mais uma vez quero agradecer pela atenção.
            E dizer que ontem resolvi fazer o exame de vulvoscopia porque estava com a bolinha que nem espinha novamente e a medica me confirmou o que o Sr. falou que era um cisto sebaceo que parece uma espinha, ela apertou na hora e tirou toda secreção e depois sumiu. Nem precisava fazer biopsia, graças a deus.
            Sei que todas mulher tem, mas nunca tive esses acumulos que aumenta-se o porque está dando isso agora, pode ser alguma infecção?
            Bjs

    1. Fernanda:
      Vá amanhã mesmo em uma unidade básica de saúde, pois não é apenas HIV que se corre risco em uma relação com parceiro desconhecido, mas também hepatite B e C, sífilis e outras. Existe teste rápido para HIV que dá para ser feito na unidade básica de saúde.

  112. Tenho algo q apareceu em mim q foi aumentando …e ele coça e tbm as vezes qdo forçado sangra…um médico diz q é varizes e outro hemorróida … fica entre o anus e a vagina, essa dor q me perturba há 2 anos pode está relacionada a isso ? Obg !!

  113. Boa noite!
    Serei submetida à perícia médica do Estado de São Paulo no próximo dia 22, mas estou muito apreensiva, pois a colpocitologia e a colposcopia (exames obrigatórios para ingresso no concurso que prestei) apresentaram alterações. A médica que realizou a minha colposcopia não fez a biópsia pelo fato de eu não ter um pedido médico específico para anátomo-patológico. Procurei o meu médico e apresentei os resultados dos exames a ele, que por sua vez, me receitou Unigyn (para o casal) e Amplium G (pomada por 14 dias). No 10º dia de uso da pomada notei sangramento discreto, expelido junto com a pomada.
    Hoje, dia 13/12, não precisarei mais usar a pomada, mas o sangramento permanece discreto. Estou muito apreensiva, tanto por poder ser reprovada na perícia, quanto pelos problemas de saúde relacionados.
    A minha colposcopia apresentou os seguintes resultados:
    Endocérvice: Relevo papilar simples. Muco turvo.
    Ectocérvice: (…) Achados anormais: Epitélio aceto-branco plano extenso, circundando a ectopia e, extendendo-se pelo colo.
    Teste de Schiller: Positivo.

    1) Estou com medo de ser reprovada na perícia. O senhor poderia me orientar em relação a isso?
    2) Estou pensando em fazer exame de captura híbrida, pois, apesar de estar com o mesmo parceiro há 8 anos, sei que o vírus do HPV pode não apresentar sintomas por muitos anos. Gostaria de “ouvir” uma opinião médica aqui, já que só conseguiri retornar ao médico em 2011.

    Fico grata pela atenção;

    Abraços,
    Kátia

    1. Katia:
      Que eu saiba, ninguém pode ser desclassificado de concurso público por causa de problemas ginecológicos. Sou servidor público federal e quando passei no concurso, diversos colegas que entraram comigo e que eram bem mais velhos que eu e tinham hipertensão, hipercolesteremia, diabetes, etc, foram aprovados no exame de saúde, recebendo apenas recomendações de acompanhamento. Os únicos exames que reprovam no quesito saúde são os militares e mesmo assim por incapacidade físicas sérias. Se não estiver no edital que problemas de saúde eliminam candidato, não poderão de desclassificar. Se estiver no edital, tem que constar quais as doenças, síndromes ou malformações que desclassificam. Não é simplesmente sair eliminando por “não ir com a cara” do candidato.

    1. Beatriz:
      Se antes você não tinha dor às relações, pode ser algum problema em receptores sensoriais neuronais locais, talvez uma neurite. É algo raro, mas pode acontecer após alguma lesão (parto normal), infecção, etc. Se você sempre teve dores às relações, o problema pode ser psicossomático e neste caso o melhor é consultar um(a) psicólogo(a).

  114. Oi ! Estou com um problema há 8 anos…sinto uma dor terrivel na hr da relação..como se estivesse machucando td…essa época fiz preventivo o resultado foi : cervicite moderada inespecificada- ausencia de diaplasia e anaplasia -papa II tomei 6 meses de norfloxaxino e pomada …e nada de desaparecer a dor na hora da transa…fiz ultrassom tranvaginal e não acusou nada…retornei no ginicologista essa semana pq já havia desistido do tratamento…e me receitou creme colpotrofine e 2 doses de fluconazol …pois na hr q ele foi fazer o preventivo novamente notou mt corrimento …conclusão : nãoconsigo mais ter relação sexual a dor é terrivel ! O q eu faço ?

  115. Olá, li algumas das explicaçoes sobre hpv, fiz papanicolau e sempre faço todo ano, esse ano fiz em outubro e notei como se fosse uma espinhazinha, mas a medica nao viu, entao em novembro fui me incomodando voltei a medica esse mes, ela pediu uma colposcopia e outros exames, e diz ser uma verruga, mas esta bem pequena mesmo.
    O fato do organismo poder ele mesmo combater o virus dispensa tirar a verruga?
    E, dele ter uma imunidade contra essa virus, o organismo pode realmente erradica-lo do corpo?
    E se a imunidade e organismo da pessoa, faz com que ela nao tenha mais sintomas, ela pode transmitir mesmo sem sintomas,ou pode se considerar curada?

    1. bel:
      Você pode ter qualquer vírus, ser portadora assintomática e não desenvolver a doença. Isso acontece até com a AIDS. Tem muita mulher (a maioria esmagadora) que tem HPV e não tem nem sintoma e nem doença. O organismo pode eliminar sozinho o vírus ou então inativá-lo, pois se não fosse assim a humanidade já estaria extinta há milênios.

  116. Olá Dr.
    Fiz os exames de rotina pedidos pela minha ginecologista e, durante a realização dos exames foi feita também uma biópsia. O resultados do exame são:

    Colpocitologia Oncótica
    (Material: Raspado Cérvico Vaginal: ALPH.C 232974 (2010)) (Método: Coloração de Papanicolaou)
    Avaliação da Amostra Satisfatória para avaliação diagnóstica
    Microbiologia Flora bacilar
    Avaliação Hormonal Esfregaço eutrófico
    Diagnóstico Negativa para células neoplásicas. Presença de
    alterações celulares reativas ou reparativas em células
    escamosas.

    Anátomo Patológico
    (ALPH.A 86719 (2010)) (Método: Coloração por Hematoxilina e Eosina)
    Relatório Macroscópico
    Material representado por fragmento de cor castanha e consistência firme, medindo 0,5 cm. Todo o material
    foi submetido a estudo histológico – 1B/1F.
    Relatório Microscópico
    Os cortes histológicos permitem o seguinte diagnóstico:
    Diagnóstico
    Colo uterino, biópsia:
    – Cervicite crônica agudizada com metaplasia escamosa do epitélio colunar.

    Gostaria de saber o que podem significa? Pode ser algo grave?

    Tenho retorno com a médica apenas em Janeiro, mas fiquei nervosa com o resultado da biópsia e gostaria de mais informações.

    obrigada!!

    1. Josi:
      Não há nada de grave na sua biopsia. Sequer há doença. metaplasia escamosa faz parte da evolução genital da mulher e cervicite crônica inespecífica é o achado mais comum (99,999999%) das mulheres com vida sexual ativa e tem várias causas, indo desde duchas vaginais, até alergia à tecidos e à camisinha e DIU. Fica “fria”.

      1. Obrigada, Dr!!
        Me tranquilizou totalmente!!
        Só mais duas perguntas:
        O fato de ser agudizada (a cervicite cronica), o que quer dizer?
        Hoje peguei os exames no laborátório e uma lauda, que não saiu no resultado da internet, dizia:
        teste de schiller: positivo, isso quer dizer que está normal?

        Obrigada!!!

        1. Josi:
          Talvez tenha acontecido algum processo inflamatório mais novo, mas isso não é problema. Quanto ao teste de Schiller, é um método que dá muito falso positivo, sendo pouco utilizado.

  117. Bom dia, fiz o exame de papanicolau e o mesmo deu atipico com significado inderminado, a parcial de urina deu sangue – presente +, leucócitos 35.000, hemácias 17.000, minha médica solicitou uma biópsia, o que pode ser isto?

    Fico no aguardo!

    1. Camila:
      A indicação de biopsia no papanicolau é rotina quando dá este resultado, mas quanto ao sangue na urina, é melhor esperar o resultado da biopsia e fazer outros exames mais específicos para função renal.

  118. não entendo esse negócio de período fertil.tenho ciclo irregular (25 a 28 dias).no mês passado numa determianda semana tinha certeza que estava fertil.aí fiz uma ultrasson e vi que no ovario esquerdo ainda havia um tal de foliculo dominante, ou seja, o ovulo não tinha se rompido ainda! então como funciona esse negocio de calcular o perido fertil? pq estou tentando engravidar e fiquei confusa.

    1. camila:
      São estimativas baseadas no ciclo médio das mulheres, apurados estatisticamente. Isso não significa que vá funcionar para todas as mulheres. Se o seu ciclo é irregular, então desconsidere todo e qualquer cálculo. Se você tivesse escrito esta informação antes, eu não teria nem te passado os passos a serem seguidos por uma mulher de ciclo normal. Converse com seu médico, pois provavelmente você terá que usar um indutor da ovulação ou algum tratamento hormonal.

  119. Fiz uma curetagem e no dia seguinte a coceira aumentou e me feriu a vagina e seu arredor…O corrimento provoca isso? O gotejamento do liquido aminiotico provoca esse vermelhao e essa coceira? Meu GO pediu para lavar com um sabao liquido e usar nebacetin….O que fazer?

    1. Dayse:
      O corrimento é ácido e provoca feridas sim. O líquido aminiótico não é tão ácido quanto o corrimento e dificilmente poderia piorar o seu quadro. Siga a orientação do seu médico e qualquer coisa diferente, volte ao consultório.

  120. Fiz um aborto induzido pela falta do liquido aminiotico.
    Estava de 16 semanas. Depois da curetagem minha vulva e ao arredor ficou muito vermelho quase carne viva…agora esta um pouco melhor..O que fazer neste caso? Uso sabonete liquido da marca Vagilis e agora estu passando nebacetin…

  121. não eu sei que o ácido fólico é super importante. queria saber assim, uma mãe grávida de 1 mês e que ainda não tomou de jeito nenhum o ácido fólico, porque não sabia ainda da gravidez. O bebê nesse caso corre muito risco? Já que a mãe ainda não tomou o ácido fólico?

  122. obrigada doutor!!! mas onde eu moro nao existe isso, aqui ate o vento faz a curva na entrada da cidade,mas bom feriado de carnaval p senhor, manterei contato. Um abraço!!!

  123. Gostaria de saber,é perigoso uma mulher que está grávida de 1 mês, e que nunca tomou ácido fólico? Porque dizem que tem que se tomar por uns 3 meses antes de engravidar.Então, mesmo sem ter tomado ainda ácido fólico, o bebê corre muito risco de o tubo neural não ter se fechado?

    1. camila:
      Segundo o fragmento abaixo, retirado de um trabalho da Genética da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), é bem o contrário. Leia abaixo:
      “Algumas substâncias podem reduzir o risco de malformações. O exemplo mais conhecido é o ácido fólico, que durante as primeiras semanas de gestação reduz o risco de defeitos de tubo neural. Mães que já tiveram crianças anencéfalas devem receber suplementação de ácido fólico antes da gestação e durante as primeiras semanas pois isso reduz em aproximadamente 70% o risco de novo feto anencéfalo.”
      Ou seja, segundo o trecho do artigo (veja-o na íntegra aqui, o ácido fólico previne justamente problemas neurais.

  124. Boa noite. No meu seio direito estava saindo quando eu apertava, uma secreção branca como se fosse leite.A minha médica disse que minha mama direita tem mais sensibilidade e de tanto eu apertar tava produzindo esse leite. Fiz um exame e a microscopia detectou: esfregaço quiloso contendo céluas espumosas (histiócitos) dispostas aleatoriamente, e a conclusão foi: negativo para células neoplásicas.
    Bem, queria saber se de acordo com a microscopia, pode-se dizer que esse líquido é leite mesmo? Mesmo eu não estando grávida? Tem algo sério na leitura desse exame?

    1. camila:
      não tem nada de sério nesse exame e para se dizer se é leite ou não precisa da análise química qualitativa. Só pela microscopia é difícil dizer se é leite ou não. Procure um endocrinologista, pois pode ser alguma alteração hormonal, embora muitas mulheres tem galactorréia mesmo sem estarem grávidas.

  125. ola doutor! saudades! Eu tenho Liquen esclero atrofico, e foi diagnosticado ano passado com tratamento inicial com furoato de mometasona e depois com progesterona por 30 dias. depois mais 60 dias. acontece que mes passado (janeiro) , me saiu na vagina uns caroços com uma massa branca, e a coceira voltou dentro, fora onde ficam os pelos, foi horrivel, entao suspendi a aplicação da progesterona que é de duas x ao dia, e voltei a usar furoato de mometasona, pois como moro no interior nao pude voltar no medico. outra coisa que me incomoda e o cheiro da progesterona em contato com a pele, ela nao tem cheiro, mas em contato com a vagina, sai um cheiro horrivel doutor… e estou muito desanimada porque a mancha branca diminuiu 50%, mas tem as recaidas e eu pergunto p senhor, eu vou ter que ficar o resto da vida aplicando cremes e progesterona? isso ta certo doutor? ja que isso nao tem cura, qual a melhor maneira de sobreviver com essa doença? Obrigada,um abraço p senhor.

    1. lucia:
      Desculpe a demora, estava muito “encrencado” com o Detran (minha carteira de motorista venceu). Sua pergunta é difícil de responder, pois o que você tem não se pode chamar de doença. É um distúrbio ou defeito dérmico causado por anticorpos que destroem a mucosa. A causa é seu próprio sistema imune que enxerga sua mucosa genital como um “alienígena” e tenta matá-lo. Uma coisa que melhora bastante é tranqulidade. Psicoterapia ajuda bastante, pois “esfriando” a cabeça, o sistema imune diminue a agressividade. A progesterona tem esse problema de mau-cheiro, mesmo, e isso não tem como consertar, pois é inerente ao mecanismo de absorção dele. O único conselho que te dou que pode ajudar, mesmo, é procurar um(a) psicólogo(a). Isso funciona, pois aqui no hospital onde trabalho, a psicoterapia faz parte do tratamento das afecçções autoimunes.

  126. Olá DoutoR,
    Há 1 semana apareceu um caroço no inicio dos grandes labios mais para o lado esquerdo, não sinto dor, se não tocar esqueço a sua existencia,mas qdo me enxugo e toco sinto um incomodo e qdo me lavo e tenho a sensação de coceira. o que podeser isso? estou viajando e não tenho como procurar meu gineco. Espero que possa me ajudar. Estava passando nebacetim e agora estou com a ocilon AM , mas sem sucesso.
    Aguardo retorno.
    Renata

    1. Renata F.:
      Se o caroço for esbranquçado ou levemente amarelado pode ser um cisto sebáceo e nesse caso não adianta passar nada. Ele deverá “estourar” e sumir sozinho. Se não sumir sozinho, quando você puder, procure seu médico.

  127. ok.doutor mais isso tem cura ainda ou por ja ser cronico só tem controle? eu posso passar isso pro meu parceiro? e so mais uma coisa pode me impedir de engravidar?
    obrigsado

    1. É difícil responder, cacau, pois em ciências da saúde não existem afirmações categóricas iguais as possíveis nas ciências exatas e tecnológicas. Pode curar, ou seja, o processo reativo pode sumir sozinho, mas pode continuar a te incomodar. A prióri, não interfere na gravidez, a menos que existam outros problemas, especialmente anatômicos. Faça um exame completo com um gineco para avaliar sua parte anatômica.

  128. ok,mais doutor isso tem cura ou se ja esta em estado cronico só tem controle? e cnas minhas relações eu posso passar algo pro meu parceiro? e so mais uma coisa no caso de uma gravidez,me prejudicaria para engravidar? obrigado!

    1. cacau:
      Quanto ao parceiro, se for reação imunológica, ele não deverá contrair a infecção ou desenvolver qualquer tipo de problema devido ao seu corrimento.

  129. oi doutor estou com um corrimento muito forte ja fiz tratamentos mais acaba voltando fiz uns exames um tempo atras e deu vulvite polipoide o que significa??
    e tem alguma coisa que posso fazer pra aliviar este corrimento? obrigada

    1. Ih, cacau, parece que cronificou e pode ser até uma reação imunológica por infecção mal-curada ou mal-tratada na infância ou adolescência. Vulvite polipóide é um tipo de patologia na qual aparecem pólipos que podem decorrer de infecções viróticas/bacterianas (Molusco contagioso) ou por distúrbios da pele (verrugas).

    1. camila:
      Até podem, mas não existem muitos estudos de segurança e teratogênese destas drogas fitoterápicas. Se o seu médico indicou, tome, do contrário, é melhor conversar com ele.

  130. DOUTOR, tomo fluoxetina (3 ml) ao dia. E não estou tomando ainda o ácido fólico. Se eu engravidar tem algum problema? Em relaçaõ a eu tomar a fluoxetina e não estar tomando o ácido fólico?

    1. camila:
      Essa é a tal da perguntinha difícil de responder com convicção. Como já escrevi em diversos comentários anteriores, a farmacologia é uma ciência biológica e como tal, ela não é exata como a matemática e a física e nela, tudo pode acontecer e, portanto, prever o que vai acontecer se você toma um fármaco e não toma outro é muita pretensão da minha parte. A única coisa que te digo é que os índices de efeitos indesejados sobre a gravidez não são altos, mas isso não quer dizer que você estará livre de riscos. Nem seu médico, nem eu, nem mesmo DEUS é capaz de dizer se você estará livre de algum problema, pois como disse, farmacologia não é uma ciência exata e nela, tudo é possível. Desculpe não lhe dar uma resposta “seca”, mas estou sendo honesto contigo. NINGUÉM pode afirmar qualquer coisa convictamente dentro das ciências biológicas e da saúde.

  131. DR FIZ UM UMA BIOPSIA E O RESULTADO FOI TECIDO CINZENTO MEDINDO 0,2CM INTEGRALMENTE SUBMETIDO,MAIS NAO PUDE RETORNAR NO MEDICO AINDA GOSTARIA DE SABER SE E UM CISTO QUE POSSO REMOVER,E NO DIAGNOSTICO HISTOLÓGICO APARECERAM OS SEGUINTES DADOS VULVITE COM EDEMA DE CÓRION,EXISTE ARRANJOS PAPILOMATOSOS BEM COMO ESBOÇOS COILOCITÓTICOS E MINHA AVALIAÇÃO CITOHORMONAL PREJUDICADA PELA INFLAMAÇÃO.DR SE POSSIVEL O SR PODE ME EXPLICAR ALGO SOBRE E ME RESPONDER SE POR ESSES PROBLEMAS NAO PODEREI TER FILHOS?

    OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

  132. O câncer de dói? E se dói, em qual situação passa a doer. Pergunto isso porque uma conhecida sentia umas dores no seio e quando foi fazer a ultrassonografia tinha um nódulo de 5 cm, diagnosticado como câncer!

    1. camila:
      Depende do tipo e da localização do tumor. Alguns tipos de câncer não doem, especialmente os de sistema nervoso central que na maioria dos casos, tem como sinais as convulsões, cegueiras, alterações de sensibilidade, de movimentos, de consciência, etc. O câncer mais dolorido é o linfoma, pois ele se infiltra nos ossos. Normalmente é possível ver se um tumor é maligno no próprio exame de imagem (ultrassonografia, mamografia). Se sua médica disse que o seu é benigno é porque a imagem do seu nódulo é compatível com tumor benigno.

  133. Muito obrigada, Doutor.
    Minha amiga fez histerectomia total há 30 anos. A Anatomia Patológica reportou “endocervicite crónica com metaplasia malpighiana”.
    Há cerca de 20 anos sofreu duro ataque de herpes zoster. A erupção vesiculosa incidiu especialmente sobre a mama direita.
    Desde que fez a cirurgia tem-se debatido com graves problemas de incontinência urinária.
    Em 3 de Agosto passado recorreu ao médico por se encontrar num estado deplorável desde há bastante tempo.Foi-lhe receitada Ciprofloxacina e Quadriderme. (Deu-se muito mal com o Quadriderme).
    Em 16 de Outubro decidiu-se a recorrer à Ginecologia do Hospital dando conta de uma ferida vaginal que há muito a apoquenta e donde julgava virem todos os seus males.No hospital detetaram também prolapso da uretra.
    Tem feito 3 aplicações semanais de Estriol (creme). Com ligeiras melhorias quanto à uretra.

    Em 26 de Novembro o médico receitou-lhe também o Zovirax por ela relatar pruridos muito intensos e dores (já referidos). Parece bem real a presença do herpes genital.Como referi desde há 30 anos não teve qualquer contacto sexual.
    Tentou um tratamento de 5 dias sem grandes resultados.
    Em 30 de Dezembro tentou mais outro tratamento de 5 dias e alongou-o para 10 dias.
    Por quanto tempo se pode usar o aciclovir?
    Obrigada, Doutor.
    Estes problemas fazem acamar as idosas ou a que sejam conduzidas para lares. Queremos evitar essa situação e ajudar outras idosas.
    Obrigada, Doutor.

    1. maria da silva:
      Não se pode fazer uso prolongado do aciclovir (Zovirax) porque ele é muito tóxico e pode causar efeito inverso, ou seja, criar resistência no vírus. Em um caso mais grave de infecção, o médico poderá interná-la e fazer endovenoso, que é mais perigoso ainda e talvez não valha o risco X benefício. O herpes não é um problema só para idosas. Muitas pessoas aparentemente sadias acabam acamadas por conta dele. No hospital onde trabalho temos muitos tratalhadores, inclusive da enfermagem e médicos, afastados por causa dele. Também é um tormento e um risco enorme para os leucêmicos, tanto que fazem doses endovenosas de aciclovir quase semanalmente para previnir o herpes que, para eles leucêmicos, pode ser fatal.

  134. Vladimir Antonini, me tire essa dúvida. Quero engravidar mais não entendo. O ácido fólico tem que ser tomado 3 meses antes de engravidar e 3 meses depois? E se eu engravidar enquanto estou tomando? É necessário esperar os 3 meses tomando ácido fólico para só depois tentar engravidar?

    1. camila:
      É melhor você conversar com sua médica, pois se ela prescreveu o fármaco para você, ela é deve lhe dizer e esclarecer quais os passos que você deverá seguir.

  135. Tenho uma amiga de 78 anos de idade que sofre muito com pruridos intensos e posteriores inflamações muito dolorosas aquando das micções; recentemente foi-lhe receitado Zoviraz. Parece ajudar mas não resolveu. Essa amiga há mais de trinta anos que não tem qualquer tipo de relacionamento sexual. Será um caso de herpes genital contraído há mais de 3 décadas? É possível? É muito importante para nós e outras idosas que muito sofrem o favor da resposta.
    Obrigada.

    1. maria da silva:
      É possível que seja um herpes que está latente há muito tempo, pois diversos agentes virais e também bacterianos tem a capacidade de ficar em latência dentro do organismo e se manifestarem em momentos de baixa imunidade, mesmo que leve dezenas de anos. Temos muitos relatos aqui, no hospital onde trabalho de casos de herpes-zóster que voltou a atacar após quase 40 anos do primeiro contágio e manifestação.

  136. Quero tirar uma dúvida, há uma semana, fiquei com inchaço nos pequenos lábios, depois verifiquei que uma pontinha ( bem pequena) está inflamada..estou usando pomada a base de dexametasona anti-inflamatória, porém o problema continua. Nunca tive este tipo de problema…

    1. Denise:
      Pode ser um cisto sebáceo, uma espinha… Ou então alguma infecção de pele. Vá ao médico, pois precisa de um exame clínico/fisico para diagnosticar.

  137. doutor ha umas 3 semanas estou com corrimento com mau cheiro e agora com sangue sem eu estar no meu periodo menstrual.já marquei medico mais pelo posto de saude demora um pouco.por favor veja o que pode fazer pra me ajudar.grata

    1. maryellen:
      Precisa fazer alguns exames, além do exame clínico. Vá a um hospital de urgência e emergência (pronto socorro) que eles deverão te atender, pelo menos é o que diz a última lei sancionada pelo presidente da República e que trata do amparo incondicional à saúde da mulher.

    1. camila:
      Provavelmente, note bem, PROVAVELMENTE, o mioma não afetará a criança, mas como tudo em ciência é provisório, especialmente em ciências da saúde, NADA se pode afirmar com convicção. Como sempre digo e escrevo: ciência da saúde não é uma ciência exata como a física e a matemática. Ela é quase exata, pois nem tudo o que se prevê acontece de fato.

  138. Vladimir Antonioni, me diga uma coisa que está me preocupando. Tenho um mioma intramural de 1,1 cm. Vou tentar engravidar este ano. Meu bebê será prejudicado?Terá algum problema com ele por causa desse mioma? A médica disse que o mioma é retirado depois de uns 2 meses depois do parto, só se ele for muuuito grande.
    Agora, se eu engravidar tendo mioma,e no meu caso como é pequeno não precisa eu operar.Mas quando eu for ter outro filho eu posso engravidar normalmente né?

    1. Camila:
      Sua médica está correta. Você poderá engravidar novamente, desde que este mioma não aumente e não forme outro mioma a partir do ponto de nidação da sua próxima gravidez, pois caso você tenha problema de formação de quelóides em cicatrizes, o risco de ter outro mioma aumenta. Converse com sua médica.

  139. Doutor,

    Uso anticoncepcional há 10 anos e nunca tive irregularidades no ciclo, porém este mês a mestruação não veio, apenas no 1º dia tipo um corrimento escuro. Tomo pílula adequadamente e neste ciclo tive dois sangramentos antes do término da cartela. O que poderá estar acontecendo? Há dois anos tive um diagnóstico de hipoplasia ovariana, acha que pode ser gravidez?

  140. Peguei meu exame hoje e tive o seguinte resultado: Mucosa de zona de transformação apresentando metaplasia malpighiana imatura da endocervix com cervicite crônica agudizada associada. Estou com algumas dores no ventre. Isso é muito perigoso, posso não engravidar mais? Volto a médica dia 13, mas gostaria de me tranquilizar antes. obrigada

    1. Jessica:
      Isso não é grave e você pode engravidar, a não ser que você tenha algum outro problema anatômico ou hormonal, mas do ponto de vista citológico, está, pelos dados que você colocou aqui, dentro dos limites.

    1. Camila:
      O objetivo desse domínio não é angariar clientela e muito menos fazer propaganda, embora o domínio pai seja antonini.com.br, mas aqui o objetivo é apenas informar, de maneira prática, precisa e sem meias-verdades, procurando desmascarar os pseudo-cientistas e comentando e desmascarando as “descobertas médicas mirabolantes” que, na imensa maioria, não passa de tentativa de decolagem meteórica de carreiras e de nomes de pseudo-cientistas e, portanto, se você precisa de atendimento médico especializado, ou está sem confiança em seu médico, procure outro médico, pois não atendemos em consultórios. Somos servidores públicos federais do Ministério da Educação, lotados em hospital-escola e nossa missão é exatamente essa, EDUCAR, sendo esse o objetivo primeiro desse website.

  141. Doutor, sou eu novamente. É que estou preocupada. A mama que tenho 2 cistos pequenos está ultimamente doendo muito, umas pontadas que incomodam.Me diga, essa dor é dos cistos? A médica disse que tenho mamas muito densas também. E se sinto dor só na mama que apresenta os cistos, então a dor é devido aos cistos? Estou com medo!!!!

    e FELIZ NATAL!

    1. Camila:
      O cistos mamários são como pedras no sapato. Nâo servem para nada, mas incomodam bastante. A dor é causada pelos cistos. Se forem superficiais, a sua médica talvez até tente extrai-los, mas se forem profundos, é melhor deixar quieto, pois o risco de complicações pós-cirúrgicas não compensa a extração. Converse com sua médica.
      Feliz natal para você e sua família.

  142. Tenho uma pequena ferida no útero na qual minha médica informou que tenho que realizar uma calterização.Mais ainda não fiz,tive a pouco tempo no consultório e ela me receitou um Gel chamado kronel devido a um corrimento. Li a bula que informa que o medicamento também é um cicatrizante. Ou seja serve também para essa ferida ou não???

    1. Lília:
      Faça a cauterização. A ação do fármaco é cicatrizante em certos casos, não em todos e, na dúvida, faça o que a médica prescreveu.

  143. Gostaria muito de tirar essa dúvida, pois estou preocupada.No seio q eu tenho 2 cistos pequenos, na mama direita, às vezes sinto umas pontadas. Dói. A minha médica falou que o cisto pode incomodar sim, é uma característica do própro cisto, pois ele tem água dentro não é?
    Me digam, essa dor unilateral só em uma mama pode ser um grave problema?

  144. Doutor há alguns dias notei uma mudança na cor da minha secreçao…esta meio amarelada….mas não cheira mal e nem aumentou a quantidade, e aparece apenas as vezes sera que tenho alguma coisa???

    Ou será que ´q por que estou perto de mestruar mas isso nunca aconteceu…

  145. Gostaria de saber o que acontece. Minha menstruação veio num dia. no outro não veio e no dia seguinte veio. Está assim,indo e voltando. Não tomo anticoncepcionais, o único remédio que tomo é o antidepressivo fluoxetina 5ml ao dia. O que causa esse ciclo irregular da menstruação?

  146. Olá Dr. Fiz uma colposcopia com biopsia e o resultado foi o seguinte:biopsia de colo uterino -cervicite cronica com discreta acantose do epitelio de revestimento ectocervical.Na colposcopia aparece um ponto sangrante as 15h adentrando canal endocervical.
    Estou receosa e gostaria de saber sua opinião…
    Desde já muito obrigada!!!!

  147. Olá Dr. Vladimir, li os posts e fiquei com uma duvida também.
    Fiz o papanicolau e deu que estava com uma flora cocoide e colpite, e ascus.
    Fiz o tratamento com Takil e um outro remedinho, repeti o exame e deu flora bacilar, porém, continuou esse ASCUS estou bem apreensiva, pois irei repetir o exame somente em fevereiro. Minha duvida é estou com HPV? Obrigada.

    1. Shirlei:
      ASCUS na verdade é ASC-US. É uma sigla utilizada quando depara-se com um quadro indefinido, mas benigno. Geralmente é uma inflamação inespecífica que, para ficar bonitinho no laudo, coloca-se o termo ASC-US. Não é uma doença. É mais “frescura” de citopatologista. Parece, pelo que você escreveu, que o seu caso não é de virose, mas sim de inflamação, talvez causada por uma infecção bacteriana (precisa identificar as bactérias).

  148. Dr. eu fiz colposcopia com biopsia, o resultado foi: CERVICITE CRONICA AGUDIZADA COM METAPLASIA MALPIGHIANA.
    Queria saber mais sobre isso..
    Desde jah agradeço!

    1. Jaqueline Garcia:
      Cervicite crônica é uma inflamação crônica do colo uterino que, no seu caso, agudizou por causa de uma metaplasia em zona malpighiana, em uma região na qual predominam células que levam este nome – células de Malpighi. Metaplasia é transformação do epitélio (leia nos comentários anteriores) e não tem nada de grave. Cervicite é uma inflamação, algo comum em mulheres com vida sexual ativa. Apesar da pequeníssima gravidade, você deve fazer acompanhamento e exames semestrais.

  149. Doutor,
    Muitíssimo obrigada pelos seus esclarecimentos. Mas algumas dúvidas permanecem quanto aos eventuais problemas que posso ter. Tenho tido candidíase com muita reicidência onde trato e ela volta. Talvez seja este o motivo do diagnóstico ASC-US?
    Grata,
    Fernanda.

    1. Fernanda:
      Provavelmente seja este o motivo do diagnóstico inespecífico. Se você tem um parceiro sexual, o médico está tratando seu parceiro? Se não tratá-lo, você continuará tendo recidivas.

  150. Doutor,

    No resultado do meu Papanicolau acusou Cervicite e na conclusão Anormalidades em células epiteliais, células escamosas atípicas (ASC-US). Estou muito preocupada, isto não havia acontecido nos meus exames anteriores. Minha médica agendou consulta somente para 26 de janeiro. Até lá ficarei muito anciosa, me ajude. Isto pode ser indício de Câncer. Tenho 30 anos.

    1. Fernanda:
      Isso está MUITO LONGE de ser um câncer. Você tem uma inflamação. ASC-US é uma sigla usada quando não se tem um quadro BENIGNO não muito definido, podendo pender para diversos diagnósticos BENIGNOS. Acalme-se.

  151. Olá Dr.
    Tenho 21 anos e desde a adolescência, não lembro se antes ou depois da 1ª menstruação, comecei a ter corrimento (branco, leitoso e s/cheiro) que permanece até hoje.Já fui à ginecologista e ela receitou Ginomax creme vaginal. Mas não adiantou. Então ela disse que era secreção normal da vagina.
    Uma outra médica receitou tinidazol (4 cp em dose única) e também não adiantou. Mas isso me incomoda e não sei o que fazer.
    O Sr pode me dar uma orientação?

    1. Maria:
      Com certeza este corrimento começou antes da sua primeira menstruação. Ele é fisiológico e se não desapareceu ainda, talvez permaneça até os 28 a 30 anos de idade (já vi vários casos assim). Cada mulher tem um organismo com um funcionamento diferente. A média é os corrimentos fisiológicos desaparecerem por volta dos 16-18 anos, mas nem todas as mulheres respondem dessa maneira. Muitas os tem até os trinta anos. Não existe nada que eu possa lhe dizer, pois isso faz parte do seu organismo. Talvez com um tratamento hormonal ele acabe, mas poderá provocar outros problemas e, na dúvida, é melhor ficar com o corrimento, mesmo.

  152. Meu exame consta Cervicite Aspecto inflamatório classe II. Mas o médico primeiro disse q não era nada estava tudo bem. E falei a Ele sobre o corrimento rosado ele receitou PANTEC dose única e NOVACORT,estou lendo aqui que não é tão simples assim, preciso fazer exames mais detalhados? Obs.: Sou mais uma vítima das mães que não levam as filhas cedo a ginecologista e hoje sei que tive corrimentos na infância. Obrigada.

    1. Simone:
      Sua inflamação pode, realmente, ser consequência de uma infecção mal curada na infância, mas é uma inflamação comum, como disse no outro comentário, 90-95% das mulheres com vida sexual ativa tem algum grau de inflamação e por diversas causas. Quanto a levar as meninas sempre ao ginecologista, penso que não é bem por aí, pois a simples inspeção da genitália já é traumático para a menina e o exame completo, então poderá ter consequências imprevisíveis no psiquismo e no comportamento futuro delas. Não é o médico quem deve controlar as meninas, mas sim a mãe. Conversar bastante, ensinar tudo o que a menina quer e precisa saber, sem meias-verdades, com sinceridade e franqueza. Incutir na cabecinha delas que elas não devem esconder nada da mãe, não sob pena de “pecado”, castigo, crime ou outra pena abstrada, mas de prevenção da sua própria saúde. Conscientizá-las que elas deverão contar para a mãe se estiverem sentindo alguma coisa diferente ou se aparecer algo diferente e a mãe deverá saber interpretar o que está acontecendo e decidir se leva a filha ao médico ou não. O objetivo desta seção deste site é justamente preparar as mães para melhor entender, interpretar corretamente as queixas das meninas e tomar as melhores decisões, pois é a mãe quem tem que decidir sobre sua filha. É a mãe quem tem que educar a menina, apesar de atualmente as mães deixarem por conta da escola ou quando as meninas fazem quaisquer perguntas que elas não saibam responder, leva-nas ao ginecologista para ele ensine as meninas. Geralmente o médico de primeira escolha para a menina púbere não é o ginecologista, mas sim o pediatra que conhece a menina desde pequena e no qual a menina confia, sendo ele quem pode diagnosticar melhor o que está acontecendo e/ou encaminhar para o ginecologista. Não tenha rancor e não culpe sua mãe, pois ela não tinha as informações e muito menos o preparo e o suporte de internet e conhecimentos que você tem hoje.

  153. Ola dr.
    eu tenho notei há uma semana a aparição de dois caroços do lado direito dos pequenos labios…o que pode vir a ser isso? não são dolorosos…A minha última relação sexual foi há 3 meses

  154. eu tenho os labios da vargina medio ainda quando entrei na puberdade , mas já tenho 29 anos … nunca ouve nada , corro algum risco de ter esse problema ?

    1. BIA MARIA:
      Se até hoje você não teve qualquer complicação, provavelmente não as terá no futuro, a não ser que haja alguma mudança brusca no seu organismo.

  155. Dr. Vladimir boa tarde! Estou com um probleminha há uns 3 meses, porém ja estive em 2 medicos e não resolveu meu problema.
    Estou com um corrimento constante e ácido, causando feridas em mim e no meu marido como queimadura, gostaria que o senhor me respondesse se isso é grave ou não. Pois ja tomei varios medicamentos:pomadas vaginais e comprimidos via oral, mas ate hoje a unica coisa que fez foi aumentar a ácidez que ja não era pouca.
    Isso tem um metado mais rapido de resolver.

    Desde já muito obrigado!
    Que Deus te abençoes

    1. valeria:
      Banhos ou ducha com bicarbonato de sódio é um “quebra galho”, mas você terá que investigar clinicamente para descobrir as causas. Volte ao médico.

  156. Dr. Boa tarde! Fiz consultas em Portugal 1997 acusou o virus do hpv. Em Agosto fiz biopsia, citologia e resultado foi lesão em ultimo grau. Não tenho nada de maligno. Não sinto nada. A médica quiz fazer um a conização. Quero o seu conselho. Muito obda de me poder esclarecer.

  157. Mas Dr. me explica uma coisa, ja que isso nao é nada grave porque ja tomei diversos remedios fortes(um inclusive era tao forte que fiquei por algumas horas vomitando e com tontura), antibioticos tao fortes assim deveriam ter reslvido o problema nao concorda?
    e outra dr. no caso a glandula pareutral(skene) nao é normal que fique inchada é? Porque realmente esta inchadaeu sinto um lado maior que o outro, no inicio cheguei a pensar que era um tumor algo assim, mas a medica disse que era um infecçao causada por uma bacteria resistente e tal, e me passou os remedios.. olha dr. como disse pra medica, doença sexualmente trasmissivel eu sabia que nao era, pois me casei virgem sem ter vida sexual ativa e o mais engraçado é que meu esposo deveria no caso ter contraido esta bacteria d mim, e porque ele nao tem nada? ums 5meses depois que casei que começou a a contecer este problema, e até hoje nao parou…a medica me deu os remedios e receitou a ele tb, mas ele nao tinha nd, só tomou mesmo por precauçao…o senhor sabe me dizer pra quer serve este antibiotico azitromicina e o glitisol G?

    Dr. sei que aqui por internet o senhor nao vai poder me ajudar muito, mais é que estou nervosa pois ja se passarao 8meses de idas e vindas ao medico e nada de me problema ser resolvido, mas queria esclarecer estas duvidas porque assim quando for na medica no prioximo mes quero saber o ta acontecendo e porque tomo os remedios e nao resolvem…

    outra coisa o que é Tricomoníase uretral?

    1. clecia:
      Não resolveu porque o “bicho” é resistente aos antibióticos que você tomou e a única coisa que os antimicrobianos conseguiram fazer foi atacar o seu fígado (vômitos e tonturas). Não existe antibiótico forte ou fraco. Existe antibiótico mais ou menos específico com maior ou menor espectro e maior ou menor toxicidade. O que eu disse que não era grave era a inflamação cervical que você tem e, também esta infecção que você tem NÃO PARECE SER GRAVE, note bem NÃO PARECE, mas existe uma infecção com um “bichongo” resistente e que está incomodando. Quanto às indicações da azitromicina e do tianfenicol (glitisol), são antimicrobianos desenviolvidos para o tratamento de infecções gênito-urinárias, além de outras doenças, é claro, pois antibióticos são desenvolvidos para matar bactérias específicas que podem aparecer sob diversas formas em diversos lugares. Por um acaso seu marido usa camisinha nas relações? Existem diversas formas de alergia ao látex e uma delas pode ser esta. Talvez o que você tem é uma alergia que se manifesta na forma de secreção purulenta. Uma das causas mais comuns de cervicite crônica inespecífica (inflamação de colo) é por alergia ao látex da camisinha e você, que se casou há pouco tempo, já tem uma inflamação de colo, numa dessas… Pode estar aí o problema.

  158. Entendo…
    isso que nao consegui compreender tb, olha ela tb fez o exame papanicolau e o resultado foi uma inflamaço, causada por um agente chamado Lactobacillus sp…. dr. estou me programando para voltar na medica mes que vem, o Senhor pode me dizer se isso é algo muito grave ja que desde mes março esta acontecendo isso?

    Que Deus o abençoe…Obrigado!

    1. clecia:
      inflamação é o quadro mais comum em mulheres com vida sexual ativa (cerca de 90%) e lactobacillus sp. é flora normal da vagina e do colo uterino, não sendo causa de nenhuma patologia e portanto, não é nada grave. Apenas esta secreção crônica que está estranha e se fosse algo mais grave, você teria dor, edema por inflamação local. Não seria algo apenas com pus e filetes de sangue. Pode realmente ser uma bactéria atípica e de localização ectópica (no lugar errado), cujos métodos utilizados no laboratório não foram capazes de cultivá-la, isolá-la e identificá-la. Isso pode acontecer no laboratório. Muitas vezes tem-se um “bicho” que visualmente parece patogênico ou não e ele não cresce nos meios de cultura que você esperaria que ele crescesse. Já cansei de ver isso. Bacteriologia é uma aventura de alto risco, e uma bela encrenca.

  159. olha ela disse que o corrimento era devido a uma bacteria da flora intestinal..

    me passou azitromicina 1mg, me receitou varias vezes este sem sucesso no resultado, pois eu tomava e com 10dias +ou- voltava o corrimento..

    depois me passou glitisol G 8mg, tomei durante dois dias um envelope cada dia e depois repeti com uma semana…

    da mesma forma passado poucos dias voltou novamente..

    1. Clecia:
      A bactéria da flora intestinal comumente encontrada em infecões do trato urinário é a Escherichia coli, mas ela apareceria na cultura, pois é fácil de ser cultivada e identificada pelo método MIO. Nâo tenho como te dizer nada, pois só com resultados de exames físicos é possível dar qualquer opinião. Volte na sua médica, ou procure outro médico e peça a sua orientação, preferencialmente um infectologista.

  160. fiz sim
    o resultado ta escrito assim:

    metodo: foram utilizados sistemas de isolamento e identificaçao.

    cultura quantitativa: inferior a 1.000 ufc/ml

    cultura quantitativa: nao houve crescimento de microorganismos pato-genicos

  161. gostaria que me esclarecesse uma duvida, porque eu ja to ficando desesperada..
    desde março deste ano começei a ter um corrimento uretral, originado da glandula de skene, fui a minha ginecologista, ela solicitou varios exames e disse que eu tava com uma bacteria que tava originando a infecçao, entao ela me passou azitromicina 1mg pra tomar em dose unica e retornar em 30dias, fiz como ela pediu e no prazo voltei ao consultorio, o corrimento nao tinha parado, estava mais forte e com cheito forte igual pus, ela tornou receitar o mesmo remedio só que em duas doses, fiz isso e tornei retornar com 30dias, e nd do corrimento parar, ai ela me receitou glitisol G 8mg, para tomar um envelope depois do almoço durante dois dias e voltar a repetir a dose em uma semana e depois retornar ao medico de novo, fiz isso igual ela mandou e retornei com 30dias, e nd do corrimento parar, ai ela tornou mandar eu repetir a dose do remedio tomar dois dias seguidos um envelope depois do almoço e nao tomar mais, e eu fiz isso e agora de novo o corrimento ta saindo, e o pior desta vez saiu ums vestigios de sangue junto, ums raios de sangue, tudo isso daquela glandula pareutral(skene) e a glandula ta inchada eu sinto isso dr.. olha minha medica é uma das melhores que tem na regiao, vai fazer 7 meses que to tentando me livrar deste corrimento e nd, ja fiz todos os exames que ela pediu, ja tomei os remedios, agora to ficando desesperada, e minha medica num me dar um remedio que corta isso..vou la ela me passa o remedio, ai passa 15dias e volta denovo,
    o que me acoselha????
    algum remedio que pode acabar de vez com este corrimento??
    Por favor me ajude, estou ficando tao preocupada com isso

  162. Dr,tenho papanicolau com grau dois(reacção regenerativa / inflamatória),com alguma perda de sangue apenas levemente visivelna cuecaao fim do dia.Poderá tratar-se de sintomas tardios de sifilis?Obrigada pela ajuda.

    1. Maria:
      Não precisa ser necessariamente sintoma tardio de sífilis, pois eles aparecem a nível neurológico ou cardíaco. Pode ser algum problema hormonal. Consulte seu médico.

  163. O Médico me receitou para tomar as 3 doses da vacina bivalente de hpv a minha dúvida tb é
    Se eu já tenho HPV como ele me mandou tomar esta vacina, pois vacina é para prevenir não vai fazer efeito algum???

    1. Andressa:
      É possível uma imunização usando um vírus atenuado e, mesmo que você já tenha o vírus, pode haver uma modulação da resposta e uma eliminação da infecção. Veja o caso da primeira vacina contra hidrofobia (raiva do cachorro) aplicada por Pasteur: a criança foi mordida por um cão que tinha a doença e o vírus se instalou no organismo da criança, mas a vacina que Pasteur lhe aplicou a imunizou, mesmo na presença do vírus.

  164. Dr. vc esclareceu várias coisas fui em 3 médicos eu e peguei o laudo da biopsia hoje, sempre fazendo o papa nicolau e neste deu Nic 1 resultado da minha biopsia CERVICITE CRÔNICA INESPECIFICA E NEOPLASIA INTRAEPITELIAL ESCAMOSA NIC AUSENCIA DE SINAIS DE MALIGNIDADE.ESTOU PASSANDO POMADA POR 20 DIAS A COLPOTROFINE, não me falou se eu podia ter relação se teria que ser com camisinha??
    tomei a 1° dose da vacina bivalente de hpv se eu tenho como a vacina vai me prevenir?? obrigada desde já

    1. Andressa:
      É complicado fazer um tratamento tópico e ter relações sexuais, mesmo que com camisinha, pois o problema é o momento da relação. Você terá que ter a relação antes da administração do fármaco e terá que ser com preservativo, pois se for sem preservativo, o conteúdo seminal poderá se misturar ao creme e diminuir a adesão e, consequentemente, a absorção. Acho melhor você perguntar para sua médica, pois ela é quem viu o quadro clínico.

  165. Dr. Heinz, boa tarde!

    Tenho andado muito nervosa depois de ter feito minha 1ª prevenção e o resultado ter sugerido que eu fizesse uma biopsia! No momento estou sem minha prevenção para poder escrever o resultado dela, porém estou com o resultado da biopsia que deu o seguinte: Cervicite crônica em atividade e Heperplasia reativa do epitélio malpighiano! Por favor, me ajude! É grave? O tratamento é difícil?
    Desde já agradeço muito!

    1. Juliana Leite:
      Cervicite crônica é o mesmo que inflamação crônica da cérvice e acomete a grande maioria das mulheres. Hiperplasia do epitélio malpiguiano é aumento do tecido ou da pele e pode ser causada pela inflamação. CALMA. Se fosse grave seu médico já teria tomado medidas drásticas como histerectomia e/ou outros procedimentos.

  166. bom dia doutor! com quase 20 dias de tratamento (liquen esclero atrofico) com progesterona 300mg e unguento 100mg, onde estava a mancha branca,esta ficando escuro ,mais escuro que a minha pele, isso é normal,vou usar esse creme por muito tempo? tem algum problema usar creme vaginal? o genecologista me passou bio-vagin, por 10 dias, ta correto? Um abraço e obrigado

    1. lucia:
      O tratamento que seu médico lhe passou está corretíssimo e o tempo de uso depende da resposta ao tratamento e só o médico que está ao lado do paciente consegue medi-la. Quanto a cor da pele, é um tanto comum ficar mais escuro.

  167. Doutor, sou Marta, tenho 22 anos e tenho uma vida sexual ativa. Há pouco tempo fiz um exame e nele constou que tinha presença de pequenos bacilos e uma pequena inflamação em células escamosas. Gostaria de saber o que significa isso e pq eu contraí? Estou muito preocupada, desde já, agradeço.

  168. Dr.,gostaria de saber se a Colpite e a Cervicite Crônica, aliadas a infecção sugestiva de Gardenerella sp,podem ser fatores que dificultam a fertilidade.
    Tenho 21 anos e esse diagnóstico, tento engravidar e não consigo.Caso seja possível a minha hipótese, há tratamento, se sim, ele é demorado, ou varia?
    Desde já grata.

  169. Obrigada pelo pronto atendimento Dr., já me acalmou bastante. Porém, esqueci de mencionar que a minha médica havia dito que havia um pequeno sangramento em meu colo embora eu não houvesse notado antes…. Eu nesse dia estava já há uns dias sob uso do anticoncepcional diane 35, mas sem menstruar desde o dia 4 de setembro, pois estou emendando cartelas de anticoncepcional para não menstruar. Só que antes eu usava o diclin ou o selene, logo q mudei pra cartela do diane, eu havia ido a consulta. seria uma alteração hormonal causada pelo diane, embora eu saiba q todos esses AC tem a mesma formula?? Achei ele mais forte para mim. O sangramento é constnte desde então, mas quase imperceptivel bem fraquinho. Fiquei preocupada pois antes da consulta nao havia notado o “sanguinho”. Será q na colposcopia, houve algum erro??

    1. Andréa:
      Por mais que dois fármacos tenham a mesma composição, existem diferenças no método de produção, o que chamamos de tecnologia farmacêutica, ou seja, cada laboratório fabrica seu produto de um jeito, usando uma determinada técnica de produção e por isso cada marca pode apresentar efeitos bem diferentes em um fármaco de mesma composição, pois com a modificação da técnida, a biodisponibilidade (quantidade da droga disponível em um determinado local e por um determinado tempo) é diferente. Um caso bem prático é o da Digoxina. Existem vários fabricantes e o paciente que começar a tomar de um laboratório, terá que tomar sempre daquele, pois cada um tem sua tecnologia de produção e como é um fármaco muito tóxico, se mudar de fabricante, o paciente pode até morrer por overdose ou subdose. Os genéricos terão que fazer o mesmo efeito da droga padrão, qualquer que seja o fabricante, pois todos eles tem que usar a mesma tecnologia de um fármaco de marca, chamado de referência, sendo este efeito testado e comprovado por laboratório oficial (geralmente das escolas de farmácia das universidades públicas) e nestes você pode confiar, pois a biodisponibilidade foi testada e está dentro dos padrões, sendo igual à da droga padrão. O sangue pode ter como origem talvez um acidente de exame ou um sangramento por pressão, pois se você não o tinha notado antes, deve ter aparecido naquela hora, mas se está persistindo, volte na sua médica.

  170. Boa noite doutor,
    Eu tenho passado de HPV, isso foi há uns 7 anos atrás. Todo ano faço controle ginecológico e no último a médica notou uma manchinha no colo do meu útero. Fez biopsia e o resultado foi:
    Uma lâmina contendo 20 cortes histólógicos de colo uterino apresentando, no epitélio escamoso, atipias reativas, depleção dos depósitos intracelulares de glicogênio, hiperplasia da camada basal e brotos epiteliais no estroma. Metaplasia escamosa: imatura, junção escamo-colunar: presente, disturbios de polaridade e maturação: ausentes. O córion mostra congestão, edema e infiltrado imflamatório granulomononuclear.. Diagnóstico: cervicite crônica inespecífica, em atividade.

    Nesta ultima consulta a dra me receitou para corrimento: secnidazol para o casal e metronidazol gel vaginal). Apareceu um pequeno sangramento após esse dia da colposcopia..

    Ainda não marquei meu retorno, mas gostaria de saber o seu parecer a respeito…

    Um abraço..

    1. Andréa:
      Com certeza a sua médica vai requisitar outro exame de controle em 6 meses para ver a evolução da mancha, que pode ter como causa uma candidíase (por isso ela passou o secnidazol). Cervicite crônica inespecífica é o achado mais frequente (cerca de 90%) de mulheres com vida sexual ativa e tem as mais variadas origens, indo desde alergia à látex (da camisinha), até uso de DIU ou alergia a absorventes internos ou duchas vaginais. Não parece ter algum problema mais sério, mas em todo caso e como é inerente à prática médica, marque o retorno e leve o resultado para a médica ver.

  171. Ok Doutor,Estou tranquila sim, acho que depois que passamos pelo tratamento do HPV criamos uma outra forma de ver as coisas!mais espero que realmente não seja nada.
    enfim agradeço a vc pela resposta e pela rapidez
    Obrigado mais uma vez

  172. Olá Doutor!
    A um tempo, tive HPV e tratei com a minha médica,fiz exames de copo, vulvo e no final deu tudo certo, a não ser uma vulvite, mais ela viu e disse que estava tudo bem, para minha surpresa!isso a 5 meses atras. ontem percebi que mais uma ves tinha uma bolinha estranha, mais hj ela já sumiu só está um pouco inchado e estou com uma dorzinha pequena na barriga , marquei consulta para semana que vem mais estou com medo de novamente ser o HPV …sou alergica e só tenho relações com camisinha, mais msm assim percebo que tenho reações de alergia com a msm ..será que isso pode ser o problema? o HPV pode voltar?
    desde já obrigada !!!

    1. Carolina:
      CALMA! Talvez este carocinho vermelho tenha sido uma espinha que não chegou a amadurecer. Vá ao médico, mas se acalme, pois ansiedade só piora, quando não cria uma doença.
      Respondendo à sua pergunta, infelizmente o HPV pode voltar, assim como qualquer outra virose à qual o organismo não desenvolva imunidade permanente (caxumba, sarampo, rubéola, varicela).

    1. Camila:
      Tem sim, pois após algum tempo tomando anticoncepcional, muda-se o equilíbrio do eixo hipotálamo-tireóide-ovário, no qual um deles, geralmente a tireóide, muda sua taxa de secreção para compensar o aumento da carga inibitória sobre os ovários e, ao parar de tomar o anticoncepcional, este equilíbrio se rompe e como a tireóide está com sua função modificada, a mulher acaba engordando. Não são todas as mulheres que tem este problema, mas um número significativo delas.

  173. O meu exame de colposcopia deu colo uterino médio com mácula, banhado por secreção amarekada em moderada quantidade. Achados normais ZTN, caracterizada por orifícios glandulares e raros cistos de Naboth. JEC em -1/-1, UG em -1. Achados vários:colpite micropapilar. Teste de schiller: negativo, iodo positivo.
    Gostaria de saber o que isso tudo significa, tenho medo de estar com HPV. O medico passou um tratamento com poliginax e itraspor. Obrigada

    1. gabriela:
      Tem cara de ser uma infecção bacteriana ou por fungos, pois infecções virais (HPV e outros) não tem secreção (pus). Faça o tratamento direitinho e volte ao médico se notar alguma coisa de diferente.

  174. Olá,

    Este sangramento pode significar que não posso engravidar pois o ovócito dificilmente chegará ao exterior para se transformar em óvulo? Este sangramento surgiu a uns 4 meses. O que pode estar havendo para provocá-lo? Existe tratamento?

    Muito obrigada

    1. Alessandra:
      Não é isso. O ovócito chega até a tuba (trompa). O sangue é que não deveria chegar e por isso eu acho que pode não ser da ruptura da teca interna. Pode ser um problema no endométrio ou um problema endócrino. Consulte um endocrinologista.

  175. Olá,
    Sinto dores parecidas com cólicas menstruais após o ciclo. Ainda não fui ao médico mas pelo que pesquisei parece que tenho ovulação dolorosa. Nesse período (cerca de 3 dias) tenho um leve sangramento. Este sangramento é normal na ovulação dolorosa?
    Muito obrigada

    1. Alessandra:
      Não é algo comum, pois a ovulação é a ruptura da teca ovariana para liberação do ovócito (não é o óvulo que sai do ovário, mas sim um ovócito II que imediatemnte se transforma e óvulo) e se ocorrer sangramento nessa ruptura, é quase impossível ele chegar até o exterior. Procure um médico.

  176. Sim doutor, eu fiz exame de prolactina e outros hormônios e deu tudo normal. O que poderia estar acontecendo comigo então? E me tire essa dúvida: a galactorréia pode ocorrer em uma mama apenas? Porque em mim é só em uma mama!!

    1. Camila:
      Pode haver galactorréia de uma só mama (unilateral). Eu já vi diversos casos. A questão central é o motivo que te levou a este estado. Precisa descobrir. Se o endocrinologista não encontrou nada, então parta para um neurologista. Algumas vezes focos irritativos no tâlamo e suas redondezas podem levar a estados de desequilíbrio endócrino.

  177. Dr,tenho 2 cistos simples na mama direita, e saiu uma secreção amarelada e logo depois branca como leite, exatamente na mama que tem os cistos. Acho que estou com galactorréia pois o meu exame de prolactina deu normal. Agora estou preocupada, me diga, a galactorréia pode ser unilateral? Porque a secreção branca líquida só sai na mama direita e na esquerda só sai uma massinha branca!O radiologista disse que essa massinha é o leite que não está diluído e que tenho mais glândulas na mama direita!!! Me ajude por favor!!!

    1. Camila:
      Provavelmente a galactorréia não tem nada a ver com seus cistos. Pode ser problema hormonal. Procure um endocrinologista para fazer dosagem de prolactina e outros hormônios.

  178. Após um período de hemorragias devido a um mioma uterino (estou tomando cerazette). Fiz o papanicolau e pra ajudar… deu …fragmentos de colo uterino com acantose do epitélio ectocervical, metaplasia malpighiana do epitélio endocervical e infiltrato linfoplasmocitário do cório.. estou desesperada.. tem a ver com DST (pode ser hpv ou algo mais grave?) corro o risco de ter que retirar o útero? tenho 39 anos e nunca engravidei..
    obrigada doutor

    1. Rachel:
      Calma!
      Isso NÃO tem a ver com HPV ou outras DST. Isso é apenas mais uma das maneiras de se escrever um laudo bonito (enfeitar o pavão). Desconfia-se de HPV quando aparecem coilócitos no esfregaço. Metaplasia é algo que acontece em TODAS as mulheres, pois faz parte do desenvolvimento genital feminino, pois durante a vida fértil da mulher, os estrógenos tornam o pH genital ácido, provocando a morte das células superficiais e sua substituição por um tecido escamoso, constituído de células escamosas. Isso só não acontece em mulheres que não desenvolvem os caracteres sexuais secundários, como por exemplo, nas sindrômicas de Turnner. Apenas acrescentaram um termo “bonito” e significa que houve obstrução de canalículos de glândulas mucosas da parede e cuja causa é desconhecida. Sossega, pois senão a sua cabeça criará um câncer sem que você tenha a mínima possibilidade de tê-lo pela via orgânica (falha imunológica).

  179. dr tenho uma filha de 1 ano que tem coalescencia dos pequenos labios, to usando uma pomada chamada premarin, a vagina dela estava completamente fechada ,mais so abriu um furinho… e so faltam mais 3 dias para eu acabar de usar. sera que ela vai precisar de cirurgia, cada dia que passa o furinho aumenta mais e ja da pra ver a entrada da vagina… agradeço.

    1. larissa:
      Apenas o médico dela é quem pode avaliar se precisará de cirurgia. O problema é que não se pode usar o premarim por muito tempo, pois poderá acelerar o desenvolvimento dela e ainda, esse problema pode voltar, pois é causado por ressecamento dos pequenos lábios. Você terá que cuidar sempre. Examiná-la sempre até por volta dos 7 anos de idade.

  180. Dr.Heinz, bom dia! Descobri a 3 meses que estou com polipo é o segundo que tenho no decorrer de 12 anos…é comum o aparecimento destes polipos? Pode causar cancer? Aproveitando, desde criança, tenho corrimento…fiz vários tratamentos com banhos de acento, etc e quando iniciei a vida sexual, meu ginecologista disse que isso acabaria, o que não aconteceu…não tem cheiro,não tem coceira, mas me fico constrangida e incomodada com essa situação…o que posso fazer?
    Abraços Biancler

    1. Corrimento sem cheiro é fisiológico, não é doença. Algumas mulheres tem esse tipo de corrimento durante quase toda a vida reprodutiva. Quanto ao pólipo, estes são iguais à verrugas que aparecem do nada e incidem em pessoas que tem maior propenção em tê-los. Talvez seja o seu caso. Conheço muita gente que tem pólipos e verrugas, também, e nunca malignizaram. Fique tranquila e volte sempre no seu médico.

  181. Doutor,por ter parado o anticoncepcional há 2 meses percebi que estou engordando mesmo. E agora está saindo uma secreção no meu seio direito e é só nesse seio! Primeiro saiu uma secreção amarelada, depois saiu branca como leite.E só sai quando eu aperto! Como sai leite se não estou grávida. Já fiz uma ultrasson e o radiologista disse que meus 2 cistos estão controlados e são bem pequenos, não sofreram alterações. Por favor, estou assustada.Me tire essa dúvida. É normal sair esse leite em uma mama apenas?

    1. Camila:
      Não é normal. Você pode estar com um problema de tireóide (no mínimo) por quebra do equilíbrio do eixo endócrino. Procure um endocrinologista.

  182. Dr. Meu exame deu vulvite cronica inesperada, em arquitetura polipoide. e minha médica disse que não é nada que está tudo bem e estou gestante e agora preocupada com este resultado podereia me dar o seu parecer?
    Desde já agradeço a atenção

    1. Dianifer:
      Conforme explicado nos comentários anteriores, vulvite crônica inespecífica e cervicite crônica inespecífica são os achados mais comuns em mulheres com vida sexual ativa e o problema pode aparecer também em decorrência de gravidez. Sossegue!

  183. Doutor, me diga uma coisa, fal 2 meses que parei de tomar o anticoncepcional micropil 20 e percebi que estou engordando.Tem alguma coisa a ver? E tenho um mioma intramural bem pequenininho, sendo que a minha médica disse que é irrelevante. Estou engordando também por caus ado mioma?

    1. Camila:
      Pode ser tireóide. O anticoncepcional estava fazendo o papel de manutenção do eixo hipotálamo-tireóide-ovário e, ao parar o anticoncepcional, sua tireóide talvez tenha entrado em hipofunção. Procure um endocrinologista.

  184. Dr. gostaria também de saber se a Cervicite histologicamente subaguda, inespecífica. Metaplasia escamosa em evolução tem relação com HPV. Obrigada

    1. Nathália:
      Metaplasia escamosa faz parte da evolução genital da mulher. Não é doença e muito menos tem a ver com HPV ou qualquer outra coisa. Cervicite crônica inespecífica é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa. É uma reação inflamatória e não precisa tratamento, na grande maioria dos casos.

  185. Fiz um exame ginecológico que acusou Cervicite histologicamente subaguda, inespecífica. Metaplasia escamosa em evolução. Gostaria de saber qual ou quais são os tipos de tratamento realizado nesse caso. Obrigada pela atenção.

  186. Fiz uma colposcopia e o resultado foi cervicite crônica com extensa erosão e negativo para células malignas. Sou menopausada com 57 anos
    e vida sexual ativa. Minha médica disse que era consequencia de secura vaginal e me receitou intensificar o uso de ovestrion para 7 dias corridos e depois 3 x por semana. Nao faço reposição hormonal pelo histórico familiar. Comecei este tratamento há duas e estou em viagem no exteior. Hoje porem acordei com muita dor no baixo ventre e quando apliquei o ovestrion saiu um pequenofilet de sangue. Fiuei assustada e não consigo falar com minha médica.A dor é contínua como uma cólica que nao passa. O que devo fazer?Obrigada

    1. Zilma Alves:
      Procure um serviço de saúde, pois é melhor você fazer um exame físico. Talvez seja algum ferimento provocado pela aplicação do fármaco. Talvez seja uma escara causada por ressecamento. Pode ser diversas coisas.

    1. Lúcia:
      Realmente existe esse tratamento, embora seja um uso off label (não indicado), pois o tacrolimus é um imunossupressor usado em transplante hepático. Ele é muito tóxico e não sei se vale a pena tentar essa droga, pois os riscos de efeitos tóxicos são muito elevados. Já tivemos casos aqui no hospital onde trabalho, de pacientes que fizeram transplante hepático, tomaram o tracrolimus e desenvolveram diabetes e pancreatite. Converse com seu médico e pondere, com ele, os riscos e os benefícios.

  187. Olá Dr. Heinz, tenho 25 anos e desde 2006 aparece o termo Cervicite no diagnóstico Cito-Oncológico. Em maio/2009 fiz tratamento de HPV, inclusive fiz eletrocauterização nesta época. Meu último exame foi no mês de outubro/2009 durante exame ginecológico, meu ginecologista viu uma manchinha branca no colo do útero e um corrimento branquinho também e colheu o material pra colposcopia oncótica onde além da cervicite, apareceu os seguintes termos:

    Estudo Microbiológico: Lactobacilos de Doiderlein e Cândida sp

    Estou fazendo o tratamento mas gostaria de saber se o que tenho ainda é reflexo do HPV ou se é outra coisa? E se o meu caso é grave e se interfere na minha fertilidade? Ainda gostaria de saber o que deve ser essa manchinha branca no colo do útero? O pior de tudo é que até hoje NENHUM ginecologista me falou sobe a cervicite por isso estou procurando informações na internet. Me ajude por favor!!!

    1. Samara:
      Cervicite crônica inespecífica é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa (cerca de 90%). A inflamação que caracteriza a cervicite pode decorrer de reações ao látex da camisinha (se a mulher tem relações com parceiros que usam camisinha), DIU, duchas ginecológicas, FÁRMACOS ANTIBIÓTICOS DE USO TÓPICO (a reação ao tratamento pode durar meses ou anos), absorventes internos. O resultado que teu laudo mostrou pode ser decorrente do tratamento que você fez para HPV, sendo uma reação regenerativa que terminará em metaplasia escamosa, sendo isso normal. Quanto a mancha branca no colo, dê uma olhada nisso (na fig. 153).

  188. Dr. Boa noite!
    Primeiramente parabéns pelo site, ele é muito esclarecedor e sana nossas dúvidas a respeito de nosso próprio corpo, que em razão dos termos técnicos nunca compreendemos.
    Eu li os comentários anteriores e minha dúvida também é parecida. Realizei um exame no começo do mês de setembro e meu papa deu flora mista, presença sugestiva de candida SP, negativa para células neoplásicas. Presença de alterações inflamatórias acentuadas e esfregaço purulento, já na Colpo foi diagnósticada colpite difusa moderada. Retornei ao meu ginecologista e este me receitou a Pomada Takil e por via oral o fluconazol em dose única. Realizai todo o tratamento e repeti o exame, pois tenho que apresentá-lo na períca para posse em cargo público e fiquei super assustada, pois no exame realizado em 20 de outubro, ou seja um pouco mais de um mês depois do primeiro exame, deu no papa “flora bacilar, avaliação hormonal prejudicada devido a alterações inflamatórias e diagnóstico como presença de poucas células escamosas com núcleos irregulares e hipercrômicos, atipias de células escamosas com significado indeterminado (Ascus)”e na biópsia que realizei foi constatado ” fragmentos do colo uterino com acantose do epitélio ectocervical e infiltrado linfoplasmocitário do cório – diagnóstico cervicite crônica”. Minha dúvida é, após o tratamento realizado minha infecção piorou? Esses resultados são sugestivos de cancêr e minha maior preocupação, essas moléstias podem causar infertilidade? Agradeço muito, pois só consegui retorno ao meu médico no começo de novembro e estou completamente neurótica.

    1. Beatriz:
      Sossega! As alterações que apareceram podem ser decorrentes da regeneração dos tecidos após o tratamento da infecção que você tinha. Cervicite crônica é achado em praticamente 90% das mulheres com vida sexual ativa. ASCUS é um termo usado quando não se tem um diagnóstico certo de algumas atipias, mas que não são graves.

  189. bom fiz um exame de urina e deu 1202 bacterias fiz urucultura e não deu nada issso foi no mes de março e agora estou sentindo muito ardencia na entrada da vagina quando tenho relação e ela fica toda irritada por fora o que pode ser me ajude por favor

    1. Daniela:
      Isso provavelmente não tem a ver com a urina. As bactérias que constaram no exame do sedimento corado (1202), certamente eram bactérias de flora normal e por isso e não cresceu bactéria patogênica na urocultura, por isso o resultado foi negativo. Você pode ter uma alergia, especialmente se você tem relações com camisinha. É comum pessoas alérgica à látex terem reações desse tipo. Também pode ser ressecamento de mucosa por problema hormonal. Converse com sua médica.

  190. Oi,gostaria de saber o que significa o resultado do meu exame,to muito preocupada,gostaria da ajuda de vocês…

    esfregaço constituido´por celulas intermediarias superficiais metaplasicas e glandulares endocervicais em meio a flora de gardnerella vaginalis e bastonetes curtos, numerosos leococitos,histocitos, hemaceas.

    Diagnósticos:
    ONCOTICO: Negativo para celulas neoplasicas.
    MICROBIOTA: flora mista/cervicite intensa

    Porfavor,me ajudem!
    GRATA
    BJ

  191. boa noite.

    Peguei meu resultado do exame de colposcopia(21/10/09) e deu cervitie crônica inespecífica com ausência de alterações displásicas no presente material.

    Fiz a menos de 6 meses(março/09) um exame para retirar o HPV.

    O que isso signifa? é grave?

    1. lívia:
      Cervicite crônica inespecífica é um processo inflamatório crônico que pode ser causado por reação ao látex da camisinha, ao plástico ou ao metal do DIU, aos compostos farmacêuticos das duchas ginecológicas, ao absorvente interno… Pode também ser reação inflamatória cronificada por alguma infecção de infância que passou muito tempo despercebida e sarou sozinha ou foi tratada muito tarde… Pode ter muitas causas. NÃO É CÂNCER. Praticamente 90% das mulheres brasileiras com vida sexual ativa tem este diagnóstico.

  192. boa noite doutor, eu esqueci de perguntar :Liquen esclero atrofica, tem cura? essa mancha branca aumenta, ou diminui com o tratamento? isso pode sair em outra parte do corpo? Porque isso acontece? Muito obrigada.

    1. Existem diversos tratamentos. O liquen esclero atrófico, a bem da verdade, é um distúrbio de pigmentação da pele. Não chega a ser uma doença, mas como não há melanina no local, existe o risco de exposição solar e… Câncer de pele, mas no seu caso isso não acontece, pos não há exposição constante e contínua do local afetado. O mecanismo patológico do liquen é pouco conhecido.

  193. estive no ginecologista para colher exame papanicolau e o mesmo mandou me a uma dermatologista com suspeita de vitiligo na vulva, (estou com uma mancha branca que vai da vulva ate o anus)mas a medica diagnosticou :liquen esclero atrofica, me passou loratina por 10 dias e furoato de mamatasona para aplicar 2x ao dia,depois dos 10 dias de uso topico passou progesterona 300mg, unguento hidrofilico 100g para ser aplicado por 20 dias, caso não melhore ela disse que vai colher para biopsia. isso esta correto?

  194. Bom dia doutor, e parabens pelo dia do médico, ja havia comentado sobre o nodulo, fui ao mastologista e o mesmo após o exame disse que no nodulo que ja havia não era ovalado é um outro que está crescendo nele mesmo, e tem agora um na axila que na mamografia não tinha, mais um em desenvolvimento e masi alguns pequenos se formando, conforme a conduta ele me mandou aguardar seis meses, seria apos consulta ou exame, não perguntei, sei que o procedimento e certo o exame foi em agosto e agora em outubro de um nodulo aparecem todos esses! devo procurar outro médico, espero até abril que dara um prazo de oito meses, me ajude mais uma vez por favor, tenha um bom dia e mais uma vez parabens.

    1. Stela:
      Não te respondi antes porque não tinha muito o que lhe dizer. Não adianta procurar outro médico, pois o máximo que ele fará será começar tudo novamente. Seu problema é mais sério e deve ser tratado pelo médico atual. Qualquer coisa diferente que você sentir, volte ao médico. Coisas do tipo sangramentos gengivares, genitais. Dores “nos ossos”, dores de cabeça. Faça todos os procedimentos que ele mandar e tenha otimismo. ASTRAL PARA CIMA! VONTADE DE SE CURAR! Na grande maioria das vezes é o psiquísmo que cria esses tumores. Leia aqui

  195. boa noite.
    estou com crise de bartolinite pela sexta vez,tem algum tratamento que se possa fazer para curar, pois desta vez não estou com muita dor, nem esta crescendo, mas esta incomodando, esta do tamanho de uma moeda de 1 centavo, o que voce recomenda.

  196. Existem diversos tratamentos para HPV que podem curar. Depende mais da vontade do paciente. Não fique com medo e muito menos se apavore, pois ambos, pavor e medo, afetam o sistema imunológico, deprimindo-o e aumentando as chances de piora da doença. Se você estiver muito insegura, procure um(a) psicólogo(a) para te ajudar e levantar o moral. Com bastante vontade de viver, é possível vencer o vírus até sem tratamento. Vá ao médico e siga todas as suas orientações. São inúmeros os casos de mulheres que passaram a vida inteira com o HPV e nunca desenvolveram sintomas.

  197. boa tarde
    fiz um exame de biópsia e deu nic 3, preciso saber se isso tem cura, fiz uma conização para tirar a parte do utero que estava afetada,estou com muito medo, e tambem tenho hpv o medico me disse que esse é o virus do cancer, ele tbem disse que talves eu tenha que tirar o utero. Quero saber se isso tem cura ou fica só evoluindo pra pior. por favor me responda atire minhas duvidas.

  198. Como fazer uma higiene adequada nas dobrinhas próximo e ao redor do clítolis , para retirar as secreções sebáceas? Fiz uma cirurgia e uso muita pomada , que com o tempo se acumula no local e nao consigo tirar , pois com cotonete corro o risco de machucar e aí piora a situação. Só com sabão líquido não sai, e nem pensar de poder tirar a sujeira com a mão , não alcanço.

    Extirpei os grandes lábios e parte do clítolis devido a uma infecção crônica. Tenho medo que ela volte e gostaria de fazer uma boa higiene no local , mas tenho dificuldade .

  199. Volte ao médico e refaça o(s) exame(s). O próprio preventivo de câncer já é capaz de detectar bactérias e fungos, mas se você quiser, peça ao médico para fazer cultura de material (secreção).

  200. dr. me ajude por favor, estou com cervicite cronica já fui em 2 go cada um me receitou um tratamento; o primeiro me receitou amplium g creme vaginal por 10 dias e colpottrofine creme vaginal 2 vezes por semana por um mes depois disso passei a ter mais corrimento procurei outro medico e ele me receitou fluconazol dose unica e miconazol por 7 dias, como saber se estou curada ou sera que terei que fazer outro tratamento.

  201. O mioma não prejudica diretamente o bebê. Pode dar alguma complicação com fixação da placenta, elasticidade da musculatura, mas com cuidados gerais você pode chegar bem ao parto. Pelo que você escreveu, o mioma é pequeno. Quanto ao cisto depende da posição e de diversos fatores. Converse com seu médico.

  202. Doutor, meu exame deu mioma uterino intramural de 1,1 cm. Quero engravidar e gostaria de saber se esse mioma prejudicará o meu bebê? Estou muito preocupada. E apareceu também um cisto no seio categoria II BI-RADS. Esse cisto é preocupante? Estou com medo?

  203. Você pode ter relações no mesmo dia em que começou a tomar a pílula, pois como inicia-se o ciclo de comprimidos no 5º dia após o início da menstruação e o pico fértil (véspera da ovulação) é o 13º dia após o início da menstruação (a ovulação ocorre no 14º dia, normalmente), você não corre risco de engravidar nos 12 primeiros dias do ciclo de comprimidos.

  204. Isso não é grave. Pode ser uma reação alérgia até da própria camisinha (alergia à látex). Você pode engravidar e usar anticoncepcional normalmente. Quando puder, vá ao médico, mas não se preocupe.

  205. Olá…. Fiz a Biópsia e deu Cervicite crônica inespecífica e metaplasia escamosa. Isso é grave? posso engravidar? relação sexual pode ser sem camisinha? posso usar anticoncepcional? Estou cheia de dúvidas só vou poder ir a GO semana que vem….. Já agradeço pela atenção.

  206. Se a sua dúvida é quanto a portar o HIV há tanto tempo sem desenvolver a doença, é perfeitamente possível, pois na África descobriu-se milhares de casos de pessoas com o HIV há mais de 20 anos e assintomáticas. A saída é fazer o exame.

  207. GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA HÁ + 14 ANOS E MEIO ATRÁS TIVE UM NAMORADO E TRANSAMOS.
    AINDA DESENVOLVER ALGUMA DOENÇA.
    FIZ A POUCO TEMPO
    CMV
    VDRL
    HEPATITE
    TOXOPLASMOSE
    TODOS NAO REAGENTES
    MAS NÃO FIZ HIV
    EU POSSO TER O VÍRUS SEM TER APRESENTADO NENHUM SINTOMA
    FAÇO REGULARMENTE
    HEMOGRAMAS E CONTAGEM DE PLAQUETASPOIS TRABALHO EM UMA CLINICA RADIOLOGICA. E EM UM HOSPITAL PUBLICO ONDE TEM VÁRIOS CASOS DE TUBERCULOSE JÁ TRABLHO HÁ MAIS DE 10 ANOS
    AGRADEÇO

  208. Citologia classe II de papanicolau é inflamação e pode ter diversas origens, até alérgica pelo uso de camisinha. Não será por isso que você será reprovada na perícia, pois esses exames são preventivos de saúde, não sendo condicionantes à vaga. Já existem muitas ações judiciais contestando sua realização.

  209. Olá,

    Fiz recentemente alguns exames para uma pericia médica de um concurso publico que passei.

    Na colposcopia foi diagnosticado Cervicite Cronica Inespecifica e classe II de papanicolau (Citologia Inflamatoria).

    Gostaria de saber se esse diagnostico é grave e quais as formas de tratamento.

    Estou muito preocupada em nao ser aprovada na pericia medica e perder a vaga.

    Muito Obrigada

  210. O termo NIC já pode ser considerado preocupante, mas para classificar de forma precisa, só a biopsia e o exame físico, e por isso ambos são urgentes.

  211. Em tese sim, mas converse com seu médico, pois só ele pode dizer, pelo exame físico, se você está em condições de engravidar e levar uma gestação a termo.

  212. minha biopsia deu como conclusão:
    cervicite crônica com leve hiperplasia epitelial
    tenho 37 anos casada há quase 15 anos ainda não tenho filhos meu marido tem um filho do primeiro casamento
    que tipo de complicações pode provocar e o que pode causar a cervicite?
    obrigada

  213. Provavelmente, uma infecção, que pode ter origem na infância, foi mal curada ou ficou muito tempo sem tratamento, acabou cronificando ou provocando uma reação inflamatória crônica. Metaplasia escamosa é a camada de pele de cicatrização das lesões provocadas por esta infecção.

  214. Olá… a minha biópsi do colo do utero teve como conclusão: Cervicite crônica inespecífica e metaplasia escamosa. O que isso quer dizer? Estou super assustada…

  215. Você deve usar tanto o antibiótico, quanto a pomada ginecológica, durante todo o tempo prescrito pelo médico. Se você menstruar, interrompa a pomada até terminar a menstruação, mas continue tomando o antibiótico. Um dado interessante é que candidíases repetitivas costumam associar-se a distúbios endócrinos. Converse com seu médico sobre isso.

  216. Há uns meses atrás sofri de uma candidiase a qual foi tratada e felizmente nao regressou! No entanto na semana passada foi-me diagnosticada uma cervicite e devido à impossibilidade de diagnóstico mais especifico na altura, o meu GO decidiu prescrever um antibiotico para aplicar durante a primeira semana e uma pomada anti fungica para a 2ª semana… após os 2 primeiros dias de antibiotico, surgiu-me a infecçao fungica novamente.. a minha dúvida é: será que posso continuar com o antibiotico e usar a pomada antifungica? ou devo esperar que o antibiótico acabe? já agora… caso a minha menstruação apareça devo abandonar o tratamento? Desde já obrigado!

  217. Pode chegar a um NIC. O organismo pode continuar se defendendo de um HPV já curado. As células tem memória, apesar de não terem “cérebros”, e podem continuar apresentando o mesmo tipo de resposta a qualquer tipo de contato com qualquer agente que seja, até mesmo um creme vaginal ou uma ducha vaginal. Um dos maiores inimigos do nosso corpo, é o nosso próprio corpo, ou seja, muitas vezes se domina a doença, mas o organismo teima em contiunar destruindo o agente causal já ausente, como por exemplo, o caso das reações granulomatosas decorrentes de uso de persings e outros penduricalhos: remove-se a causa da reação, mas não se consegue acabar com a reação, até que toda a área em torno do local onde o objeto estava fixado seja destruída pelo próprio organismo.

  218. QUE TIPO DE COMPLICAÇÕES ALEM DA ESTERILIDADE PODE PROVOCAR A CERVICITE CRÔNICA?
    PODE A COLPOSCOPIA DA LESOES COM ALTERAÇÕES MORFOLOGICAS SUGESTIVAS
    DE HPV E NÃO SER HPV “ATIVO ” E SIM ALTERAÇÕES PROVOCADAS PELO APARECIMENTO DE HPV EM UM MOMENTO PASSADO.
    OBRIGADA PELA RESPOSTA ANTERIOR
    E MAIS UMA VEZ OBRIGADA

  219. O uso constante de hormônios pode levar a cronificação de mecanismos defensivos do organismo, ou seja, com o uso prolongado de ACs, seu organismo pode desenvolver um estado de alerta permanente contra afecções locais e manifestar inflamações crônicas e considerando que a cervicite é uma reação inflamatória, em um primeiro momento, pode estar cronficada pelo uso do AC. A maiora das reações inflamatórias crônicas vem da infância, onde corrimentos passam despercebidos pelas mães ou são negados por estas, que pensam serem as meninas, alvos impossíves de infecções genitais, devido ao mito que a “inocência” e a “virgindade” protegem “esotericamente” as meninas das doenças sexuais. Você pode achar isso um exagero de minha parte, mas já cansei de escutar esta besteira de mães até de alto nível de escolaridade. Se você tem filha, fique atenta, pois uma simples infecção vulvar, vaginal ou até cervical podem levar a estados desastrosos de doenças no futuro.

  220. FIZ MEU PAPANICOLAU COMO FAÇO DE SEIS EM SEIS MESES MINHA GINECO VISUALIZOU UMA LESAO QUE NAO MOSTROU NADA NO PAPANICOLAU. FIZ A COLPOSCOPIA QUE TB APARENTEMENTE DEU NORMAL MAS A BIOPSIA DEU LESOES COM ALTERAÇÕES SUGESTIVAS DE HPV, DEPOIS DE SEIS MESES REPETI A COLPOSCOPIA E DEU CERVICITE CRONICA COM LEVE HIPERPLASIA EPITELIAL
    VOU FAZER USO DE POMADAS E VO EM DOSE UNICA. TOMO ANTI CONCEPCIONAL MAIS DE 15 ANOS ISSO PODE PROVOCAR A CERVICITE ESTOU CASADA HÁ 15 ANOS, MEU MARIDO NÃO TEM SECREÇÃO. OBRIGADA

  221. O NIC I pode evoluir para NIC II e para NIC III, os mais graves, sendo verdadeiros cânceres. Faça sempre o preventivo e a qualquer sintoma, procure seu ginecologista.

  222. Doutores parabens gostei muito dos seus trabalhos,tiraram muitas duvidas,pois fiz um exame a mais ou menos 3 anos atraz, e o médico me disse que eu tinha nic1,e que tinha que fazer prevenção a cada seis meses,e ele fez uma cuterização,uzei uma pomada e pronto e nem me explicou o serio risco desse nic1 e por favor me explique que exame deve fazer pra saber se ainda tenho nic1,pois sinto dores no útero. muito obrigada.

  223. Estou em uso de Nistatina creme vaginal, e estou no periodo fertil corro rico de engravidar? Tive relação a menos de meia hora da administração da medicação, a mesma estava totalmente presente na vagina.
    O esperma sobrevive na presença dessa medicaçao?

  224. Muitas vezes algumas leucorréias patológicas (corrimentos) cronificam, especialmente as causadas por cândida e/ou outros fungos. Mata-se o agente causador, mas a reação do organismo não cessa, ou seja, o organismo continua a se defender de algo que ele julga que está lhe atacando. Também pode ser algum tipo de doença auto-imune. Neste caso, procure um reumatologista.

    1. Nara:
      Cervicite crônica inespecífica é um nome bonito para inflamação. A inflamação começa no momento em que a menina entra na puberdade. O corrimento esbranquiçado, sem cheiro, “gosmento” e que provoca assaduras nada mais é que a substituição das células infantis da vagina e colo por células maduras e a morte delas diminui o pH e aumenta a acidez, provocando a inflamação que cronifica com o passar dos anos e do amadurecimento genital. As células maduras que substituem as células infantis são ditas células escamosas maduras e o fenômeno é dito metaplasia escamosa madura. Se for apenas cervicite crônica inespecífica o que apareceu em seu laudo, você não tem nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *