Puberdade normal: a maturação sexual com seus problemas e conflitos

A seqüência de eventos que caracteriza a maturação da menina durante a puberdade é muito variável, mas vida de regra:

1. Uma das características mais notáveis da puberdade é a aceleração da velocidade de crescimento, cuja máxima velocidade em estatura é, em média, 10,3 centímetros por ano no menino e 9,0 centímetros por ano na menina.

2. O crescimento das mamas encabeça a seqüência do desenvolvimento da menina. Aparecimento do broto mamário, que começa com um “carocinho” dolorido que incomoda a menina indica que a criança está entrando na puberdade. É seguido pelo desenvolvimento dos pelos pubianos e por uma aceleração do crescimento. Em alguns casos pode acontecer o inverso: primeiro aparecem os pelos pubianos e depois as mamas.

Formação do broto mamário

Broto mamário

Broto mamário

3. É normal que as mamas cresçam de forma assimétrica, ou seja, uma cresça mais que a outra. Com o tempo elas acabam adquirindo o mesmo volume, forma e tamanho.

Desenvolvimento assimétrico normal das mamas

Desenvolvimento das mamas – vista lateral

Desenvolvimento das mamas – vista frontal

4. O que não pode acontecer é uma mama crescer e a outra nem iniciar o crescimento.

Amastria

Assimetria mamária

5. Caso isso aconteça com sua filha, é imprescindível que você procure ajuda de um profissional especializado. Não perca tempo esperando que a “natureza” dê jeito.

6. Aparecimento de um corrimento espesso, esbranquiçado e sem cheiro que a menina raramente percebe, mas que provoca um enorme susto nas mães. Esse corrimento é resultado do amadurecimento do canal vaginal e do útero que estão trocando suas células infantis por células maduras. Se a menina não faz uma boa higiene, pelo menos uma vez por dia, esse corrimento pode provocar assaduras doloridas e muito incômodas pois como é resultante de decomposição de células, ele tem caráter ácido e “queima” a pele da genitália de menina, além de aparecer mau cheiro.

Esfregaço vaginal de menina antes da puberdade

Esfregaço vaginal de menina durante a puberdade

Lesão (assadura) causada pela acidez da leucorréia fisiológica (corrimento)

7. Muitas vezes a menina começa a relatar prurido vulvar (coceira na genitália), mas geralmente essa coceira é produzida pelos primeiros pelos pubianos que, no início, são finos e crespos. Se “enrolam” e suas pontas acabam por penetrar por entre os lábios da vulva causando a coceira. Nesse caso, basta apenas a mãe ensinar à filha como fazer para cortá-los para acabar com a coceira (o difícil é justamente isso: a mãe perceber o problema e ter a coragem de instruir a filha).

Na figura acima vê-se uma a pubarca em menina de 10 anos. Repare os pelos finos que penetram no meato

Na figura acima vê-se uma sequência de imagens comparativas da evolução da pubarca (clique para ampliar)

8. Outra queixa constante e a “dor na barriga”, geralmente uma cólica em região do baixo ventre que incomoda a menina e também assusta as mães. A cólica nada mais é que o crescimento do corpo do útero em direção ao abdome e que empurra o mesentério produzindo a dor.

Desenho esquemático do desenvolvimento do útero, do nascimento à maturidade

9. A menina começa a alargar a pelve (quadris), criando a chamada “cinturinha”. O normal é a mulher ter a pelve (quadris) mais largos que os ombros. O alargamento da pelve é importante para uma futura gestação, pois uma pelve estreita dificulta a passagem do bebê na hora do nascimento e geralmente o parto acaba em cesariana

Desenho esquemático do alargamento da pelve

10. Além da pelve, começam a crescer o clitóris, os pequenos lábios (ninfas) e também os grandes lábios ficam mais largos e espessos.

11. A primeira menstruação ocorre cerca de um ano depois dos “estirões” de crescimento, coincidindo com a fase de desaceleração máxima do crescimento e, embora marque um estágio de amadurecimento uterino, não significa que a menina tenha atingido um estagio de função reprodutora completa, pois os ciclos iniciais são geralmente anovulatórios, havendo um período de esterilidade na adolescência que dura em média, um ano após a primeira menstruação.

12. Um dos sinais de que a primeira menstruação está próxima é a alteração de humor na menina que poucas semanas antes de menstruar pela primeira vez fica irritada com facilidade. Briga com todos e com tudo. Vive de mal com a vida. Sente enjôos, dores de cabeça e cólicas. O corrimento também aumenta. Algumas meninas chegam a ter desmaios e até convulsões (ataques iguais à epilepsia) poucos dias antes de menstruarem pela primeira vez, mas isso não é nada grave.

13. Outra coisa que deve ser ressaltada é o fato de a primeira menstruação não ser um sinal de que a menina está pronta para iniciar uma vida sexual ativa. Ela não tem ainda nem corpo e muito menos cabeça para uma relação sexual. Sua genitália ainda não tem a elasticidade e nem a maturidade necessária para uma penetração e caso ela tente iniciar um relacionamento sexual completo, pode acontecer desde um desajuste emocional, devido às fortes dores que, com certeza ela sentirá, até o aparecimento de fístula ano-vaginal, uma ruptura do assoalho posterior da vagina, comunicando-a com o reto e surgindo o doloroso e incômodo anus vaginal que consiste da saída de fezes pelo canal vaginal.

Ânus vaginal

Na figura acima observa-se o desenvolvimento físico:

  • à esquerda: infância
  • centro: durante a puberdade (na faixa de 13 anos)
  • à direita: a mulher adulta.

 

Leia mais sobre puberdade e adolescência:

[Voltar]

137 comentários em “Puberdade normal: a maturação sexual com seus problemas e conflitos”

  1. minha filha tem 8 anos e 11 meses e pela primeira vez apareceu um corrimento, que a calcinha fica dura, e a cor um pouco amarelado e pouco odor o que sera.

  2. tenho 15 anos a algum tempo tenho caroços nas axlas e as vezes borbulhas pequenas que doiem mas depois fica um caroço eu fui ao medico e ela disse para por gelo e ver se melhora fui com 14 anos e tenho 15 anos eu uso anititraspirantes

  3. ola tambem tenho mais uma pergunta a fazer eu tenho froncos que estao dentro das axilas aqueles que nao dá para ver e doi e sempre tv e devido ao desodorizante vai e vem e até fica lá muito tempo acho que nao sai de lá e sai pus é motivo de alarmar e já gora eu antes sentia prazer quando o xixi demorava muirto tempo mas agora nao sinto nada e até o xixi sai com mais pressao.

  4. olá tenho 15 anos hoje quando acordei de manhã vi sange na minha cueca e não estou de periodo pk ainda não veio mas quando fui fazer xixi não vi manchas nem nada e quando defequei tambem não o que será. Obrigada. Eu sou uma pessoa muito pessmista e tenho muito medo será que devo me alarmar ou será que é sinal que o periodo vem ai ? Mas quando estava a limpar-me nao vi nada mesmo no papel . só notei que as minhas fezes estavao mais escuras mas de mportancia

    1. Júlia:
      na sua idade não é muito difícil haver descontroles menstruais. É até comum a menstruação descer um pouquinho um dia e só voltar no dia esperado. Quanto à cor, o sangue fica com aspecto marrom quando a hemoglobina do sangue contido na menstruação oxida. O ferro 2+ da hemoglobina no estado ativado é vermelho, enquanto o ferro 3+ (oxidado) quando a hemoglobina está degenerada e desativada, é marrom. Não é um caso de doença, mas coisas que acontecem nesta fase da sua vida.

  5. olá hoje quando acordei de manhã vi sange na minha cueca e não estou de periodo pk ainda não veio mas quando fui fazer xixi não vi manchas nem nada e quando defequei tambem não o que será. Obrigada

  6. Gente me ajudaa esta saindo muitaaa gosma da minha parte intima (secresão vaginal) tenho pelos publianos pelos nas axilas dor de cabeça. tenho dor de barriga mas n no pé da vagina isso tambem e colica? e eu estou virando moçinha quanto tempo mais menos? OBS: TENHO 12 ANOS!!! Todos os sintomas eu tenho por favor gente me responde

    1. franciele:
      Deixe o pacote de absorvente por perto que está próxima sua menstruação. Se nada acontecer nos próximos dias, logo vem. O que você tem, do corrimento (gosma) à dor de cabeça são sinais.

    1. Julia:
      é uma inflamação na vulva (a parte externa da genitália da mulher se chama vulva. Vagina é o canal que liga a vulva ao útero) causada por alergias, traumas (pancadas, cortes, mau trato – aí entra o abuso e o estupro), infecções. Uma coisa que, muitas vezes causa vulvite inflamatória é o uso de roupas muito apertadas. Calcinhas de tecido sintético muito apertadas na vulva e muito pressionadas por calças jeans podem causar dor, além de alergias.

  7. olá tenho 15 anos e a minha irmã tem 8 anos e as vezes ela queixa de dores vaginais e eu perguntei-lhe se alguém mexeu na vagina dela e ela respondeu que não acha que deva ir ao médico?tenho medo que alguma coisa tenha acontecido com a minha irmã na escola ( abusos) mas ela jurou que não e até chorou …..

    1. Jula:
      Algumas meninas mais sensíveis podem sentir dor e ardor (por assaduras) quando estão começando a desenvolver. Isso não é um fenômeno muito raro. Já vi muitos casos. Também pode ser uma vulvite, uma inflamação. Veja nas calcinhas (cuequinhas em Portugal) se ela tem corrimentos com mau cheiro. Se você está em dúvida, leve-a ao médico, mas tenha em mente que a consulta poderá ser traumatizante para ela, levando-a a perder a confiança em você e a te odiar, podendo até criar problemas psicossexuais no futuro. Na minha opinião é melhor você confiar em sua irmã e esperar ela pedir para ir ao médico.

  8. Oi tenho 13 anos e tenho muitos pelos na vagina e comecou a nascer nas axilas,meu peito e um pouco pequeno ainda mas nao muito e sinto devez em quando colica dor de cabeca mal humor choro td dia etc mais ainda o corrimento branco nao veio daqui quanto tempo + ou – vou menstruar?…

    1. Ana:
      Você tem sinais de menstruação próxima, mas converse com sua mãe. Pergunte para ela com que idade ela menstruou. Geralmente será, mais ou menos, a idade com que você menstruará.

  9. oi tenho 13 anos tenho corrimento ah um bom tempo com cheiro razoavel meu brot o mamario ja se desenvolvel so que o seios nao cresceu mais o caroço esta emorne utimamente eu estou com dor de cabeça tudo me estressa nao posso nem ouvir voz da minha avo ke me da vontade de jogar tudo no chao e tem dias ke me da uma dor enorme no pe da barriga mais uma dor passagera por favor me ajude isso é sinal de ke minha mestruaçao esta se aproximando ou esta mais ke proxima

    1. Emily:
      é difícil fixar um prazo, mas sua menstruação está bem próxima. O que você está sofrendo, emocionalmente, é a clássica TPM ou tensão pré-menstrual.

    1. Fabiene
      verifique se há um carocinho sob a auréola mamária (o biquinho da maminha). Se houver, pode ser puberdade precoce ou algum trauma (batidas, pancadas sobre a mama). Se não houver, pode ser alguma inflamação. É melhor levá-la ao pediatra dela. A telarca (desenvolvimento das mamas na menina) causa mais desconforto que dor. Dói um pouco, mas não muito.

  10. oi tenho 12 anos sou baixinha sou formada ja tenho tudo pra ter a mestruação mas mesmo com esses sintomas posso demorar para ter a mestruação?

  11. oi sou palloma eu tenho 12 anos vou fazer 13 sou baixinha1.38 e ainda não aconteceu a mestruação não se estar perto de mestruar queria saber se tema lguns sintomas para aconteçer ou tem a idade certa ja sou completamente formada

    1. Palloma:
      Você está muito pequena. É melhor pedir à sua mãe que te leve a um endocrinologista. A primeira menstruação da menina geralmente acontece em idades parecidas com a que a mãe tinha quando menstruou. Sintomas de menstruação próxima são: aumento do corrimento, dor de cabeça, um pouco de enjoo, MAU HUMOR… As mocinhas perto da menstruação brigam com tudo e com todos, normalmente. Não são todas as meninas que ficam irritadas, mas a grande maioria dá um trabalhão danado para que está por perto.

  12. Kleten:

    Pode ter a haver com o peso, e o facto de seres magra, como também pode ser um atraso no desenvolvimento das mamas. Se assim for, não te preocupes. Espera pacientemente mais uns anos, se continuar na mesma, aí tens que
    falar com alguém, como a tua mãe, para te levar a um médico.
    Penso que deve ter a haver com o teu peso, pois com 14 anos, normalmente as pessoas pesam mais, a não ser q sejam baixas. É normal q ás pessoas mais magras o desenvolvimento seja mais lento.

  13. Oi, minha filha tem nove anos e há três meses menstruou,desde então está desregulado, vindo duas vezes no mês. Os seios dela são grandes e já tem muitos pelos pubianos. Levei ela no endocrinologista, que passou vários exames, nos quais teve várias alterações: o exame de tireóide a conclusão foi aumento tireoidiano homogêneo com volume estimado em 5,3 cm cúbicos, o endocrinologista disse q era normal esse aumento,a idade óssea dela é de 12 anos, e o resultado do exame de triglicerideos foi 237,76mg/dl, o resultado do exame de hormônio de crescimento foi 8,20 ng/ml e o IGF-1 SOMATOMEDINA C foi 515,30 ng/ml. O endocrinologista encaminhou ela para um endocrinologista pediátrico e disse que possivelmente ela teria que fazer um tratamento com hormônio. Acontece que fica muito longe da cidade em que moro, mais de 300km e não sei o que devo fazer, será que é necessário um tratamento com hormônios já que ela menstruou? Só pra constar: eu menstruei com 11 anos, estou assustada com desenvolvimento precoce dela.

    1. Jakeline:
      Pelo que você escreveu, ela já está com a puberdade consolidada, ou seja, ela completou o desenvolvimento genital mínimo para menstruar. Penso não ser o caso de se fazer um tratamento hormonal para bloquear a puberdade, mas é o médico que está cuidando dela quem deve decidir, sempre com base no exame físico, o melhor para ela. Eu não tenho como te dar qualquer palpite, pois precisa do exame físico e do acompanhamento constante. É melhor você procurar um pediatra na sua cidade para, ao menos, controlar a menstruação, evitando que ela possa desenvolver uma anemia.

  14. oi,minha filha é aotista e aos 8 anos ela começou a ter a pelos na vagina,e agora
    falta poucos dias para os 11 anos mas na metade dos 10 anos eu percebi que o
    peito esquerdo esta crecendo mais devagar e o direito mais rapido agora perto dos 11os eles tam quase iguais mas a vagina dela deixa um cheiro orrivel e as calsinhas amareas isso é normal nos altistas?

    1. Tereza Meiros:
      Não é algo comum leucorréia (corrimentos) fisiológica com cheiro forte ou mau cheiro, mas também não é raro. Já vi diversos casos de meninas terem corrimento mau cheiroso e não ser nada de anormal. Feitos todos os exames, inclusive cultura de bactérias e fungos e não deu nada. Era uma característica da menina. Pode ser esse o caso da sua filha.

  15. Estou com todos esses sintomas meu brota mamario esta cresidinho e doloroso estou tendo corrimento vaginal meio amarelado com gosma sem cheiro estou com pelos nas axilas pelos publianos e estou tendo muita dor de cabeça falam que normal ter isso antes da menarca eu estou perto de menstruar? OBS:eu tenho 12anos

    1. Francielle
      Está bem próximo, sim. Se nada der errado (uma doença como gripe forte, infecções ou um acidente), você deverá menstruar em no máximo seis meses. Boa sorte.

  16. minha prima tem 10 anos e bateu numa parede quando tinha 9 e fez com que o seio ficasse maior e o outro menor o que ela faz

    1. Ana Karoline:
      É normal uma das mamas crescer mais devagar que a outra, ficando menor durante algum tempo, mas se houve um acidente (a batida na parede), é melhor sua tia levar sua prima em um mastologista, pois pode haver algum lesão. Isso pode ser sério.

  17. Olha , eu tenho 10 anos , vou fazer 11 em julho , tenho seios pequenos ( estão se desenvolvendo ainda ) tenho pelos mas axilas ( bem fininhos ) e na vagina tbm , ainda não mestruei . Sou alta para a idade tenho 1,52 de altura e 37 kg sou magra ( sou alta tbm ) minha pediatra disse que deste ano eu não escapo da menstruação ! Ela disse isso porque eu tenho muitos ormonios ! Estou preocupada de menstruar na escola , As vezes sinto um pouco de estresse , tudo me aborrece , mas passa depois de um tempo , eu sinto dor de cabeça as vezes , tenho corrimento amarelado ( com um odor bem fraquinho mesmo ) isso é normal ???? Pf me responde Dr. ! Minha mãe mestruou com 8 , 10 , 11 ou 12 hahahaha é que eu não lembro agora …. Obg desde já ! Bjs

    1. Ana:
      O tamanho das mamas é apenas um dos “sintomas” de desenvolvimento. Muitas meninas tem maminhas muito pequenas (o famoso ovo frito) e menstruam. Você já tem altura suficiente para menstruar e acho que sua médica tem razão. Quanto a menstruar na escola, existe um jeito bem fácil de evitar. Como você já tem corrimento, use o protetor diário, o tal do carefree. Ele não faz volume na calcinha e consegue segurar a menstruação por umas duas horas em deixar vazar, até você perceber que está “sobrando algo” na sua calcinha (a menstruação). Você pode usar este tipo de protetor todos os dias, o dia inteiro. Foi isso que a minha afilhada fez, mas no dia em que veio a sua primeira menstruação (menarca), ela não estava usando e acabou sujando toda a calça jeans. Acidentes acontecem. Menstruação não é doença e às vezes provoca situações bem engraçadas como a minha afilhada que encheu o banco do meu carro com o fluxo menstrual dela. Foi mais fácil lavar a calça jeans dela, que limpar o banco do carro (saiu caro a limpeza).

  18. Oi, tenho 12 anos, tenho pelos púbicos e nas axilas, tenho muitas vezes dor de barriga, n sei do q se trata. Não tenho seios. E ainda não me veio menstruação. Será normal? Vejo pessoas mais novas já tendo menstruação e com seios.

    1. Marta:
      Converse com sua mãe e pergunte para ela com que idade ela começou a desenvolver. Com que idade ela menstruou. Existe algumas vantagens em não menstruar cedo, uma delas e mais importante é que enquanto você não menstruar, seu crescimento continuará acelerado. Depois que você menstruar, o crescimento começará a diminuir drasticamente até parar, ou seja, quem menstrua cedo corre o risco de ficar baixinha. Outra vantagem de menstruar tarde é a menopausa (quando a menstruação para naturalmente – um dia ela vai parar, isso acontece em todas as mulheres) tardia, ou seja, quanto mais tarde você menstruar, mas tarde chegará a menopausa. A menopausa trás diversos incômodos nos primeiros anos, como calorões, inchaços e até depressão. Por isso que quanto mais tarde ela chegar, melhor e, portanto, quanto mais tarde você menstruar pela primeira vez (desde que não passe dos 16 anos), melhor. A sua dor de barriga deve ser examinada. Converse com sua mãe e peça para ela ter levar a um médico. Dores de barriga na puberdade são comuns, mas é bom descartar outros problemas como apendicite, por exemplo.

  19. Sim o desenvolvimento delas foi um pouco antes mas demorou tambem para se desenvolver,so que elas eram bem maiores na minha idade, mas obigada por me ajudar.

  20. Oi tenho 13 anos ja vou fazer 14 e sou muito magra tenho 33 quilos e 1,49 de altura isso tem haver com os meus seios nao estarem desenvolvidos so com o broto, meus pais e minhas irmas sao bem altos elas tem 1,70 e meu pai 1,80 .Por que sao tao baxinho e ainda pareco uma menininha?

    1. ketlen:
      Pergunte para sua mãe se ela não demorou para desenvolver completamente. Atraso no desenvolvimento ou mesmo demora no desenvolvimento do corpo das mocinhas não algo incomum. Muitas mocinhas da tua idade tem o mesmo problema que você e com um pouco mais de tempo e paciência, acabam desenvolvendo completamente. Se o padrão de sua mãe e de suas irmãs for diferente do seu, ou seja, se elas desenvolveram mais cedo e mais rápido que você com a mesma idade, peça para sua mãe te levar em um endocrinologista.

  21. Eu tenho 12 anos 2 meses e 27 dias.já tenho brotos mamários e pelos pubianos. É normal eu não ter corrimento nem pelos nas axilas?? Esses dias estou meio triste,depressiva.pode ter haver com minha primeira menstruação??

    1. Isabelly:
      Apesar de ser muito raro, é possível uma menina ter corrimento tão discreto que ela acabe não percebendo sua presença. Sua irritação e nervosismo podem estar relacionados com menstruação próxima

  22. Eu tenho 10 anos e meus seios estao crescendo estou as vezes com dor em cima da vagina esta crescendo pelos na minha vagina estou com bolinhas na minha testa da cor da minha pele oque significa isso?

    1. Victória:
      As bolinhas da cor da sua pele podem ser pigmentação da pele. Não é nada de grave, é até normal, desde que não sejam muito grandes. A dor que você está sentindo, se for do tipo ferroadas, também é comum e significa que seu útero está crescendo. Se as bolinhas começarem a crescer, peça para sua mãe te levar no seu (sua) médico (médica).

  23. Minha filha tem 6 anos de idade e por ter estatura mais baixa que outras criancas da sua idade, venho insistindo com pediatras que tem algo de errado, recentemente levei-a ao endocrino que a examinou e disse que dependendo do resultado dos exames, poderia iniciar tratamento com Gh, ja que a velocidade de crescimento estava um pouco mais baixa que o normal. A idade ossea foi de exatos 6 anos, com colesterol discretamente elevados, TSH de 3,5, optou-se por nao se iniciar o tratamento e sai do consultorio com recomendacao de dieta saudavel devido ao colesterol. Ora, minha filha adora legumes e verduras, nao come biscoito recheados, nao se alimenta de fast food, compro alimentos organicos desde sua gestacao e bebe agua mineral(com excecao quando esta na escola), nunca usou antibioticos, nunca ficou doente! 2 meses apos esta consulta esta apresentando brotos mamarios e pelos pubianos finos (bem discretos). Pode ser hipotireoidismo levando a puberdade precoce?

    1. Márcia:
      A puberdade precoce tem diversas causas. Não é apenas distúrbios endócrinos que a provocam. Disritmia cerebral também provoca puberdade precoce, bem como alguns tumores de adrenal ou de cela túrcica também podem provocar a puberdade precoce. Procure um neuropediatra para excluir uma causa neurológica. Se não for neurológico, pode ser a tal puberdade precoce idiopática, ou seja, sem causa definida que, na verdade é um conjunto de diversos fatores, sendo a toxicidade ambiental a mais importante. Você alimenta sua filha com alimentos orgânicos, mas existe um mar de hormônios sintéticos e agrotóxicos com poder estrogênico espalhado pelo meio ambiente e que podem estimular o sistema endócrino de crianças mais sensíveis e suscetíveis aos seus efeitos.

  24. eu tenho um sisto vou procurar saber se minha mae tomou…….mudando de assunto minha filha e tao ansiosa pra menstruar ela quer de mais o eu faço se ela tiver de menstruar mais tarde?? NA PRIMEIRA RESPOSTA VC DISSE Q ELA TINHA OS SINTOMAS DE QUEM IA MENSTRUAR MESMO ELA JA ESTANDO COM ESSES SINTOMAS ELA PODE MENSTRUAR MAIS TARDE???

    1. Flor:
      Ela já tem todos os sintomas de menstruação próxima, mas se você menstruou tarde, pode ser que ela também demore a menstruar. A natureza é sábia e está além das previsões científicas. O pessoal da farmacologia costuma usar uma alegoria para a dificuldade em acertar previsões em respostas orgânicas. Eles dizem que em farmacologia 2+2 é sempre igual à 4, mas na resposta do organismo aos fármacos os mesmos 2+2 podem ser qualquer coisa entre 3 e 5, passando pelo 4, ou seja, ela tem tudo para menstruar logo, mas… Pode ser que alguma coisa bem elementar ainda não esteja pronta, como por exemplo o útero dela pode ainda não ter proliferado endométrio o suficiente para ela ter uma menstruação. Sintoma não é certeza. Você já deve ter visto pessoas que juravam estar com problema cardíaco, sentindo muita dor no peito e terem, na verdade, uma tremenda prisão de ventre. São sintomas parecidos, mas de problemas bem diferentes. Procure fazê-la “esfriar a cabecinha”. Pode ser bonito para a menina poder se orgulhar de já ser uma “mocinha” perante as amigas, mas cá entre nós, após a terceira ou quarta menstruação ela começará a reclamar do incômodo. Você não acha? Aconteceu com a minha filha, também. Menstruou com 11 anos. Na primeira e na segunda foi só alegria, mas da terceira em diante, só reclamação. E ela queria que eu fizesse parar, pode?

  25. sim… ela ta muuito irritada e ja apresentou dor de cabeças e enjoos eu mestruei na faixa de uns 14 anos e na base de remedios e sempre tive colicas forticimas…ela tem chance de apresentar esses problema???

    1. Cara florzinha:
      Infelizmente ela pode apresentar as mesmas características que você. Pode ser até que a menstruação dela demore para vir, apesar de toda a sintomatologia já presente. Pergunte para a sua mãe se, quando ela percebeu que poderia estar grávida de você, ela não tomou um comprimido chamado ginecoside, para testar se estava gravida ou não. Pode ser esta a causa de suas cólicas. Cólica é apenas sintoma de alguma anomalia uterina que pode ter sido causada por esta droga (o composto ativo é o di-hidroepiandrosterona sintético). Nos anos 70, 80 e até 90 era comum o uso deste fármaco como teste oral de gravidez. Era vendido livremente nas farmácias. Procure lembrar se você também não tomou esta droga para testar se estava grávida da sua filha. Os principais efeitos adversos são endometriose e cistos ovarianos, como também, na grande maioria dos casos, pode não acontecer nada.

  26. oi meu nome e flor e minha filha tem 12 anos ela tem uns corrimentos amarelados e com um cheiro razoavel,,seus seis ja estao um pouco maiores que brotinhos ela tem pelos pubianos mais ainda nao menstruou …estar perto dela menstruar?o corrimento amarelado e constante e normal?? ajudeme

    1. Cara Flor:
      Pelo que você escreveu sobre o desenvolvimento da sua filha, ela está próximo de menstruar, mas também depende de outro fator: Quantos anos você, mãe, tinha quando menstruou? A filha geralmente puxa à mãe. Outro sintoma muito importante que mostra se a menstruação está próxima é irritação. Pouco antes da primeira menstruação as meninas costumam se irritar com facilidade. Brigam com tudo e com todos. Também pode aparecer enjoos, dores de cabeça, vertigens e até desmaios não são difíceis de acontecer.

  27. Raquel:
    Como já foi dito diversas vezes neste post, nas respostas às dúvidas sobre o assunto, atualmente a puberdade está começando cada vez mais cedo devido a diversos fatores como poluição ambiental hormonal, pesticidas, agrotóxicos, etc. e, apesar de existir diversos tratamentos para retardar a puberdade, todos eles tem seus riscos e não vale a pena tentar usá-los. O melhor é deixar a natureza seguir seu cursos, pois não se mexe em um organismo impunemente. SE você tentar atrasar o desenvolvimento de sua filha, as consequências poderão ser catastróficas.

  28. oi tudo bem?
    Tenho uma filha que tem 8 anos e alguns dias e esta com o peito bem grandinho igual o broto que vi acima, e ja faz tempo que ela sente aquele negocio clarinho na calcinha, to preocupada, pois eu menstruei tinha 14 anos, tenho medo que isso altere seu crescimento, vou leva-la no medico que tipo de exame devo pedir pra ele, pra saber se ela esta com excesso de hormonios ?
    Obrigado..

  29. Ola minha filha tem nove anos e menstruou com 8 anos por dois meses depois suspendeu, mais os seios dela sao grandes pra idade dela o que posso faser.

    1. Cara Priscila:
      Existe uma porção de tratamentos para bloquear a puberdade, mas todos tem consequências futuras. O melhor é deixar a natureza seguir o seu curso. Verifique na sua família se não tem outros casos parecidos. Veja se você, suas irmãs ou cunhadas também não menstruaram cedo.

  30. Cara Juliana Karla:
    Atualmente a puberdade está começando cada vez mais cedo devido à poluição ambiental hormonal em que vivemos, causada por adubos, fertilizantes e agro-tóxicos que tem ação hormonal, anticoncepcionais que as mulheres tomam e eliminam na natureza e que voltam à cadeia de distribuição de águas e uma porção de outros fatores e, portanto, na idade que a sua filha está não é mais de se estranhar que ela já esteja entrando na puberdade, esta situação confirmada pelos dados laboratoriais.
    Outra coisa que pesa na idade da menarca (primeira menstruação) é justamente o fator histórico familiar materno. Você menstruou com 10 anos e sua irmã também e, quase que inevitavelmente sua filha também menstruará com essa idade.
    Existe uma porção de tratamentos possíveis para retardar a puberdade, mas eu não recomendo nenhum deles. Qualquer tipo de tratamento tem suas consequências e elas podem ser piores que a puberdade precoce.
    Quanto ao colesterol elevado, os hormônios sexuais são sintetizados no organismo a partir do colesterol e este aumento na taxa dele já é um indicativo que o organismo dela já está produzindo estrógenos em grande quantidade para o desenvolvimento dela.
    Leia no final desta matéria o tópico Síntese dos hormônios sexuais para entender a importância do colesterol no desenvolvimento sexual humano.

  31. Olá, não sei se ainda responde as perguntas mas se puder ficarei muito grata. Tenho uma filha de 9 anos e 11 meses e seus brotos mamários já estão aparentes ela mede apenas 1 29,5 cm e pesa 29k. Estou um pouco preocupada porque menstruei aos 10 anos e alguns meses não me lembro direito, sei que não sou alta tenho apenas 1.56 cm e o meu marido apenas 1.65 cm, mas minha irmã também menstruou aos 10 e mede 1 65 cm . Minha mãe mede 160 e o meu pai 170.Tenho medo que ela menstrue logo e fique muito pequena. Fui a pediatra ela me pediu alguns exames o de punho que deu idade ossea de 11 anos , o hermonio FSH deu 6.0 o colesterol total deu 222 e o LDL136 acho que so esses derão alterados .Se pudesse me ajudar não tenho recursos para leva-la ao endocrinologista pediatra é muito caro, obrigado.

  32. Oi Dr. Heins ,tenho uma filha de 5 anos e 9 meses , e ela já tem um broto mamário, levei ao posto médico e a enfermeira disse que é normal,mas mesmo assim eu estou preocupada,é normal mesmo?

    1. NÃO É NORMAL! Leve sua filha imediatamente a um endocrinologista ou a um neurologista (muitas vezes a puberdade precoce está associada a problemas neurológicos).

  33. Obrigado Dr. Heinz, ótimo esclarecimento.

    Dúvidas sobre o tamanho dos filhos é sempre frequente para nós, os pais.

    Vou pesquisar este livro sim.

  34. Oi Dr. Heinz.

    Minha filha tem 11 anos, e fará 12 em janeiro. Ela mede 1,45 e ainda não tem o broto mamário. Nem menstruação.

    Já a levei ao endocrino porém ele queria prescrever hormonio Gh, porém além do alto custo, não quis fazer este tipo de tratamento nela.

    Eu tenho aproximadamente 1,70 e meu marido 1,78. A estatura da minha filha não está pequena? Eu menstruei aos 13, mais eu já era bem mais alta que ela, se ela menstruar aos 12 ou 13 e ainda ser “baixinha” é grande a probabilidade dela ser mais baixa que eu ou meu marido?

    Adorei seu site Doutor!! PARABÉNS!

    1. Elza:
      Sua filha está bem dentro dos limites de variação de estatura para a idade. Se ela faz aniversário em janeiro, então ela tem 129 meses e na tabela de Marcondes e Cols, ela deveria ter entre 1,35 e 1,47 m, com média em 1,41m, considerando-se um desvio padrão da média. Ou seja, se ela crescer a média mundial na puberdade (+ou-8cm/ano), ela deverá crescer mais ou menos uns 20 cm, ou seja, chegará aos 1,65-1,68m, que é a média da estatura das mulheres brasileiras. Você, infelizmente, está fora da média, pois com seus 1,70m, está acima da média. A tabela de Marcondes está bem detalhada no livro Pediatria: diagnóstico + tratamento, de Jayme Murahovschi, 1ª ed., São Paulo, Ed. Sarvier, 1984. pg. 92. Recomendo este livro, se você quiser se aprofundar, especialmente a sessão III, a partir da página 83. Você poderá encontrá-lo em uma boa biblioteca pública. O livro é meio antiguinho. É dos meus bons tempos de estudante.

  35. Olá eu tenho 10 anos.. Ja sou mestruada.. e tenho corrimento e por isso uso sempre protector.. esse corrimento vai parar? Quando tempo mais ou menos ira demorar?

    Bjs

    1. Daqui um ou dois anos ele deverá diminuir até quase parar. Ele não sumirá de tudo. Você terá sempre um pouquinho, mas será bem menos que agora. Continue usando o protetor e não descuide da higiene, pois se não se lavar bem, dá uma assadura “danada”. Não fique muito tempo com um mesmo absorvente, pois ele encharcará e poderá te causar assaduras. O corrimento que você tem é ácido e pode queimar a pele, causando assaduras iguais às de bebês.

  36. sera que os seios vai almentar cada vez mais ela é muito criança tenho muita pena dela porque as coleguinhas delas ainda nao tem seios ela ainda brincade boneca
    e ja tem mestruaçao desde o ano passado, nao tem nenhum remedio que possa parar o crescimento dos seios dela?

    1. Não existe uma droga específica que iniba o desenvolvimento mamário. Tem que esperar e, se ficar muito grande, procurar um mastologista e um cirurgião plástico, após os 18 anos para fazer uma correção cirúrgica, se for o caso, mas se ela já menstruou há mais de um anos, provavelmente o crescimento mamário diminuirá bastante ou até cessará. A minha afilhada (que estou criando) tem antecedentes familiárias de hiperplasia mamária e as mamas dela começaram a crescer com 8 anos, de forma rápida, ficando bem globosas, mas depois que ela menstruou, aos 11 anos, simplesmente pararam de crescer e estão pequenas para o tamanho e idade dela, agora. Talvez seja o mesmo caso da sua filha.

  37. Minha filha tem 8 anos e 9 meses. Aos sete pra oito, começou com pelos pubianos e nas axilas. Fiz exames recentes dela, em outubro/2010, e deu hidroxiprogesterona alterado, e idade óssea de onze anos e seis meses. O endocrino pediatra receitou hidrocortisona, estou dando há quinze dias, mas estou assustada. Às vezes perco o sono à noite pensandno o que poderá acontecer com ela, pois sempre fiz opção por tratamentos homeopáticos, alimentação saudável, e agora dando um remédio que nem sei quais os efeitos colaterais. Me ajude????

    1. Marisa:
      Hidrocortisona é um corticóide e como tal pode causar S. de Cushing, que tem como sintomas diabetes, retenção hídrica com inchaço, hipertensão arterial, imunodepressão, osteoporose, etc, e só está indicada no tratamento da puberdade precoce por hipertrofia congênita da supra-renal. Se for este o caso da sua filha, há de se avaliar o grau de hipertrofia e o consequente risco X benefício do uso de corticóides. Se os efeitos da hipertrofia da adrenal forem relevantes, tem que ser administrado o fármaco de qualquer maneira, independente dos efeitos indesejáveis que ele possa produzir. Volte ao médico e tenha uma conversa franca com ele. É obrigação do profissional esclarecer toda e qualquer dúvida de seus clientes, que são consumidores de seus serviços, e como tal, tem seus direitos de consumidores amparados no código de defesa do consumidor, no código de direito civil e no código de ética médica.

  38. Tenho uma filha de 13 anos,qua só começou a desenvolver ops seios depois de toma hormonio feminino receitado pelo mend endocrinologista,fez muito s exames por a sua puberdade não aparecer, não tem pelos ainda.
    Fez exames geneticos e outros que terão tudo ok.
    Mas além do tamanho ela não desenvolve a maturidade eu desenvolvi cedo,não entendo porque ela está assim.
    Isso está mexendo com o psicologico dela estou com medo de se tornar depressão.
    O que eu faço??Me ajudemmm

    1. Sheil:
      Esse é o típico caso onde a única coisa a fazer é esperar. Não tem outra coisa a fazer. Converse bastante com ela e procure um(a) psicólogo(a) para acompanhá-la, para evitar exatamente o que você tem medo: a depressão por sentimento de inferioridade que ela pode nutrir ao se comparar com as coleguinhas ou por discriminação das amigas por não “ser mocinha” ainda. Desculpe não ter outra coisa para dizer. Tem que fazer o tratamento à risca e esperar.

  39. Dr. Heinz, boa tarde!
    Muito obrigada por toda a ajuda e atenção!
    Gostei bastante da dica de leitura e vou procurar ler e me informar ainda mais sobre o meu caso!
    Parabenizo o grande empenho dos profissionais da área da saúde do Estado do Paraná, pois de acordo com minhas pesquisas e leituras, vejo que vocês estão sempre bastante integrados em pesquisas e descobrem cada vez mais novas coisas, buscando sempre ajudar o próximo, diferente de dezenas de profissionais que trabalham em outros Estados!
    Fico imensamente grata!
    Abraços!

  40. Boa Noite!
    Fico grata pela atenção e pelas informações que com certeza serão de grande ajuda!
    Peço que se possível, delete o e-mail que está com o nome da minha mãe, pois acho que houve um pequeno problema na hora de adicionar-mos os comentários.
    Qualquer informação a mais que eu descobrir, informo ao senhor, para que o mesmo também possa, caso surja alguém com o mesmo problema, ajudar outras pessoas.

    1. Línian:
      Já apaguei o comentário com o endereço da sua mãe e caso eu também tenha mais alguma informação, eu postarei. Se você quiser estudar sobre receptores e ação farmacológica, existe um livro muito bom chamado Farmacologia de Rang & Dale. É um livro texto completo, bem didático e ilustrado, e o melhor: é bem barato, apesar de ser encontrado em qualquer biblioteca pública. Este livro é usado no Mestrado em Farmacologia da UFPR e acessível a todos, até para quem nunca teve contato com o assunto.

  41. Boa Tarde!
    Gostaria de informar que aos 08 anos de idade obtive a informação que estava com puberdade precoce, pelo fato de que minhas mamas apresentavam um pequenino sinal de desenvolvimento. Fui a pediatra e a mesma me encaminhou para um endocrinologista, em que foram realizados alguns exames e ela informou aos meus pais que eu teria que tomar a Neo Decapeptyl. Minha mãe ainda ponderou, mas ela falou que esse tratamento seria imprescindível para o meu desenvolvimento futuro, pois caso contrário eu logo menstruaria, e isso afetaria diretamente em meu crescimento. Tomei ininterruptamente durante quatro anos e meio, só parando porque minha mãe pediu a ela. Já estava com 12 anos e 3 meses, e um peso adequado para a minha idade e altura (50 a 52 kg e 1,68). Logo após ter parado com a medicação em três meses menstrueie e comecei a emagrecer devagarinho. Perdi em quatro anos 16 quilos, comendo normalmente, como sempre me alimentei. Até hoje os médicos não sabem o que aconteceu comigo, a única coisa anormal que os exames apresentavam era a taxa quase inexistente de LH e FSH, os mesmos variavam entre 0,1 e 0,8. Fiquei com problema de visão (miopia e astigmatismo, disbiose, osteopenia nos ossos e perdi quase toda a massa gorda, ficando com 36 kg).
    A partir de Janeiro de 2010, do nada comecei a ganhar peso devagarinho e hoje já estou com 48 quilos, comendo as mesmas coisas e a mesma quantidade.
    Apesar do baixo peso, nunca apresentei casos de anemia, proteína baixa e pelo contrário, tinha muita energia e praticava constantemente musculação, como até hoje continuo!
    Desconfio que tudo isso foi resultado do uso prolongado incessantemente da Neo Decapeptyl, mas nenhum Médico aceita essa versão. Durante a minha “saga” de Médico em Médico, uma Médica afirmou que eu estava com anorexia e que minha Mãe estava louca, pelo fato de saber e não aceitar o problema.
    Hoje estou com 18 anos, ainda não voltei a menstruar, pois quando comecei a emagrecer parei; minhas mamas não correspondem a minha idade, estão como se recém estivessem se desenvolvendo. Estou com um novo Endocrinologista, que ainda não sabe o que irá fazer comigo.
    Agradeço pela atenção e peço que se souberem de alguma coisa que possa me ajudar, me enviem resposta, por favor!

    1. Línian:
      O que você informou aqui tem grande relevância, grande mesmo, pois o neo-decapeptyl é um antagonista de receptores de hormônios e, como é uma droga relativamente nova, seus efeitos a longo prazo são desconhecidos e o seu testemunho já fornece pistas sobre os resultados do tratamento com este fármaco.
      Não creio em anorexia e também acho um exagero chamar sua mãe de louca. Essa médica devia raciocinar melhor e tentar se lembrar das aulas de farmacologia do curso de medicina antes de dizer isso. Creio mais em down-regulation de receptores de hormônios causado pelo fármaco, uma vez que o efeito supressor da puberdade se manifesta, como escrevi acima, por antagonismo dos receptores dos fatores de liberação de gonadotrofinas e a inibição por antagonismo pode levar à supressão ou inatividade do gene que codifica as proteínas que formarão o receptor na membrana e, não havendo receptor, não há efeito fisiológico.
      O que fazer no seu caso, eu não sei, sinceramente, mas o que aconteceu com você eu já tinha alertado em outros comentários. Talvez um tratamento com estrógenos e hormônios tireoidianos melhore o seu quadro, mas sinceramente, acho que ninguém tem uma resposta clara para isso.
      Por isso que eu sempre respondo, nos casos de puberdade precoce em idades acima dos 8 anos que o melhor é deixar a mãe natureza seguir o seu curso, pois não se mexe em um organismo, usando fármacos, impunimente.
      Com toda a sinceridade, me desculpo por não poder te dar uma resposta precisa e contundente, pois farmacologia é uma ciência exata, mas a resposta biológica não segue os padrões técnicos que a farmacologia usa.
      Abreviei parte do seu nome para não te expor e apaguei o segundo email com endereço da sua mãe.

  42. Olá,minha filah tem 7 anos e meio e percebi que o peito dela começou a crescer,o famoso broto mamario,levei-a na pediatra e ela me disse que ela está na fase em que começa a desenvolver a mama,e perguntou a idade que fiquei menstruada,foi aos 11 anos.Então ela me disse que ela me puxou e que está tudo certo,mas se eu quisesse poderia leva-la a um endocrinologista para ver se tinha a necessidade de ministrar algum remedio para atrasar a menstruação.O que vc acha?Ela sempre foi precoce em tudo,ela engatinhou ao 6 meses de idade e aos 10 meses já dava uns passinhos aos 12 meses ela andava e corria com a maior facilidae,e quase não caía,os dentes dela nasceram e caíram antes da idade que ditam a certa,seu dentista sempre ficou intrigado.Não sei o que fazer,se deixo a genetica agir sozinha.

    1. Grecielle:
      Deixe a mãe natureza fazer o papel dela. Os tratamentos para retardar a puberdade são a base de hormônios ou de antagonistas de receptores de hormônios e os resultados podem não ser bons e, ainda, correr o risco de distúrbios endócrinos mais sérios, como hipo/hipertireoidismo e outros. Apenas converse bastante com ela, explique-lhe tudo o que está acontecendo e vigie o desenvolvimento motor dela. Verifique se ela não muda o padrão de aprendizado, de escrita, de lateralidade (mão que pega os objetos). Se não tem sinais de ausência e etc. Muitas vezes a puberdade precoce é causada por problemas neurológicos e se você quiser levar a algum médico, leve-a a um neuropediatra para fazer uma avaliação neurológica, mas não aconselho a tentar brecar a puberdade. Provavelmente ela menstruará com a mesma idade que você e a pediatra que a atendeu foi bem racional e ponderada e concordo com ela. Deixe a natureza seguir o seu curso, apenas, como escrevi, leve-a a um neuropediatra para excluir algum foco irritativo cerebral.

  43. Boa tarde! minha filha fará 8 anos em março e está com corrimento amarelado intenso e com muito pouco odor. Ela já teve esse problema outras vezes e o pediatra indicou flogo-rosa duas vezes ao dia. Gostaria de saber se o tratamento está certo e se a ocorrência do corrimento se deve a higiene (sempre enfatizo isso pra ela), a lavagem das calcinhas (usar produtos neutros) e a imunidade baixa da criança por ter passado por siuação estressante em dias anteriores ou outro fator que possa ser esclarecido.

    1. Vero:
      Se o corrimento tem pouco ou quase nenhum odor, pode ser um sintoma de amadurecimento genital, a chamada leucorréia fisiológica puberal, mas dependendo do grau do estresse que ela sofreu, este pode ser uma das causas do corrimento por rebaixamento imunológico, mas talvez, ainda, exista uma candidíase cronificada que permanece latente e quando o sistema imunológico sofre algum rebaixamento, os esporos da cândida conseguem eclodir e recolonizar. Talvez seja o caso de tratar este corrimento como uma infecção e não como uma inflamação, pois o flogo-rosa tem como componente a benzidamida, um anti-inflamatório tópico que não é antifúngico. Procure lembrar se ela teve candidíase nos primeiros dias ou semanas de vida. Algumas assaduras severas, chamadas de sapinhos, nada mais são que candidíase tópica ou monilíase e esta pode ter cronificado. Volte ao pediatra e converse com ele.

    1. gaby:
      Espinha não é sinal de menstruação próxima. O sinal mais claro é irritação emocional. As mocinhas, nos dias que antecedem a primeira menstruação, ficam irritadas. Tudo as incomoda e elas brigam com tudo e com todos. Até o cachorro, o gato, o papagaio, pai, máe, avó… Levam as “sobras”. Se você estiver se sentindo enjoada e irritada, aí sim é bom ficar atenta. A menarca ou primeira menstruação costuma pegar as meninas da forma mais desprevinida possível. Muito dificilmente você terá a sorte da minha irmã, cuja menarca apareceu quando ela estava sentada no vaso sanitário, se preparando para tomar banho (isso foi há 32 anos atrás). Geralmente ela aparece durante a noite, quando você estiver dormindo, ou pode acontecer igual a minha afilhadinha que menstruou durante um passeio que fizemos. Eu passei o caminho de ida inteiro reparando que ela estava enjoada, fazendo caretas, se contorcendo (estava com cólicas) e quando chegamos em um determinado ponto do caminho, onde tem um riacho, descemos do carro para ela entrar um pouco na água para brincar e aí eu vi a calça dela manchada. Pode ter certeza que aparecerá na hora mais incerta e por isso, para não acontecer o que aconteceu com minha afilhada, que aonde estávamos (no meio do mato) não tinha onde comprar um absorvente e ela teve que se proteger com papel higienico, fazendo algo que você não deverá fazer, pois o papel higienico pode provocar infecções urinárias se ficar muito tempo segurando a menstruação, deixe preparado o seu pacotinho de absorvente higienico. Leve sempre uns dois com você na sua mochila escolar. Nâo tenha medo. O máximo que pode acontecer é dar um pouco de enjoo (bem menor do que quando você se intoxica com pizza, por exemplo) e um pouco de cólica. Na primeira menstruação é muito raro dar cólicas e mesmo que apareçam, elas são fracas. Talvez você tenha um pouco de dor de cabeça na véspera e também um pouco de tontura, mas nada disso é grave ou perigoso. Tudo isso faz parte da vida da mulher. Quanto a sua espinha, não esprema, pois pode ficar uma cratera feia no lugar.
      Boa sorte, querida, e não tenha medo, pois o que está por vir fará parte da sua vida por uns bons 35 anos, no mínimo.

  44. Minha filha tem 10 anos, fará 11 em maio, e já esta com todos os sinais de que menstruará. Há algo que eu possa fazer para protelar essa chegada? Acho que ela está pequena. Tem 1m e 44cm.

    1. Líbia Assunção:
      Existe uma gama de tratamentos possíveis para retardar a menstruação, mas o problema é que, alguns são à base de antagonismo hormonal usando hormônios, o que poderá desencadar alguns problemas no futuro; outros tratamentos são feitos à base de antagonistas dos fatores de liberação hormonal, mas tem como risco a depleção dos receptores, necessitando de tratamento inverso, ou seja, tratamento para ela menstruar, quando se desejar que a menstruação venha… Nâo é uma coisa muito segura de se fazer. A Mãe Natureza é sábia. Acho que o melhor é deixá-la seguir seu caminho, pois não se mexe em um organismo, alterando-se o curso da sua maturação, impunimente. Sempre haverá sequelas.

  45. brigado por tira minhas duvida bjs!mas so uma perguntinha esse corrimento vai demorar mt pra para?
    porque agoorah ele nao ta descendo todo o dia i ta bem + fraco!

    1. gaby:
      Logo que você menstruar ele começará a diminuir, mas continuará aparecendo por mais uns seis meses após a primeira menstruação (menarca).

  46. olá minha filha tem 8 anos desde os 6 anos ela comecou a desenvolver pelos;é bem alta pela idade dela e agora aos 8 as mamas dela ja começaram a desenvolver bastante uma pediatra receitou hidrocortizona.gostaria de saber quais os efeitos desta medicação para minha filha;ela ainda não menstruou.OBRIGADA

    1. ronilda:
      Você tem certeza que é hidrocortisona mesmo que ela passou? Hidrocortisona é um corticóide usado especialmente em inflamações agudas com edema generalizado. É um bloqueador da enzima fosfolipase que converte os fosfolipídeos de membranas que se desprendem quando há um ferimento, em ácido aracdônico, este sendo transformado em prostaglandinas e em fatores inflamatórios pelas cicloxigenases e que produzem as inflamações. O uso prolongado desta droga pode levar à síndrome de Cushing, que se caracteriza por edema (retenção de líquido na face), hipertensão, diabetes. Muitas vezes a menina começa a desenvolver cedo, mas demora a completar o desenvolvimento. Aconteceu com uma menina da minha família. Com 8 anos apareceu o broto mamário, mas ela só menstruou com 11 anos e 8 meses. Não dei nada para ela, deixei a natureza seguir o seu curso, pois ela teria, de qualquer maneira, baixa estatura, pois a mãe dela tem 1,48m, a avó 1,51m e a bisavó 1,37m (não é conversa de pescador não. A bisavó dela era tão pequena que quando faleceu, aos 83 anos, o pessoal da funerária se confundiu com o tamanho do caixão). Todavia, consulte outro pediatra. Não leve-a ao ginecologista, pois o desenvolvimento é da alçada do pediatra.

    1. gaby:
      Talvez sim, gaby, apesar de haver, atualmente, alguns fatores ambientais que estão acelerando o desenvolvimento das meninas, entre eles o “mar de hormônios” que estamos imersos. Existe hormônio até na água que se toma, na verdura que se come… E esses hormonios acabam fazendo as meninas menstruarem mais cedo e os homens serem cada vez menos peludos. Atualmente é difícil encontrar um homem na faixa dos 16 a 30 anos com pelos no peito, coisa comum na minha geração.

  47. Olá tenho 12 anos jah tenho broto mamário i pelos nas axilas i pelos bubianos.
    eu tenho corrimento esse corrimento eu tenho desdos 11 anos i todo o dia fico com a minha calçinha manchada é normal?
    isso significa q minha mestruação ta perto?

    xau beijo*

    1. Eli:
      Será normal se não houver mau-cheiro, coceira e/ou ardor. Um pouco de assadura é normal, desde que não haja os outros sintomas descritos anteriormente, pois como o corrimento é resultado de morte de celulas infantis, ele é ácido e provaca assaduras LEVES. Ela está bem na idade de começar esse fenômeno puberal, que é normal, dentro do que escrevi no início.

  48. Oi, tenho 13 anos, eu ja tenho pelos na vagina e nas axilas, mas ainda nao tenho peito e nem menstruei, e toda hora minha calcinha fica amarela, isso é normal?

    1. helo:
      É normal sim. Manchar a calcinha na sua idade é mais que normal. Seria anormal se você não tivesse esse corrimento que se chama leucorréia fisiológica. Quanto à menstruação e ao desenvolvimento mamário, você seguirá o padrão de idade da sua mãe. Pergunta para ela com quantos anos ela menstruou e nasceu suas mamas. Será mais ou menos a idade com que suas mamas e sua menstruação aparecerão. Se o desenvolvimento da sua mãe foi mais cedo que o seu, converse com suas tias e suas avós. Existe um padrão na família e, por último, se você estiver muito fora do padrão, peça para sua mãe te levar ao médico.

  49. Oi, minha filha tem 9 anos e 8 meses. Fui no endocrinologista e ele constatou que ela deve mentruar nos proxmos seis meses devido aos resultados de exames, alteração hormonal e idade ossea de 12 anos, e me receitou a triptorrelina. Gostaria de saber se tem algum efeito ruim no futuro apos o tratamento.

    1. adelia:
      O que poderá acontecer será a inibição crônica da liberação dos fatores hormonais e quando chegar a hora dela desenvolver de fato, talvez precise fazer um tratamento inverso, pois a inibição a longo prazo de receptores, quaisquer que sejam, leva ao fenômeno farmacológico chamado de down regulation de receptores, ou seja, a regulação para baixo que é a depleção ou desaparecimento dos receptores das membranas e, quando precisar deles, eles não estarão lá para fazer o efeito, ou seja, para os fatores hormonais – que são seus agonistas – se ligarem e exercerem o efeito sobre o órgão ou sobre o tecido.

    1. O amigo HilikFoter Escreveu em Russo. Aí vai a resposta dele, na língua que escreveu: Это хорошо, что вы храните эту страницу на вашем компьютере, так что вы можете ссылаться на него в будущем, чтобы отвечать на ваши вопросы, и даже распечатать его.

  50. Oi..tenho 11 e os meus pelos pubianos começaram a crescer com 10..eu ainda não menstruei. Esse crescimento rápido demais dos meus pelos é normal ?Ja´cortei umas 4 ou 5 vezes.

    1. Kátia:
      O fato dela não ter menstruado é normal, pois ela pode crescer um pouco mais em estatura, visto que após a primeira menstruação o crescimento começa a cessar aos poucos, mas quanto ao corrimento amarelo e a coceira, se for corrimento com mau cheiro não é normal, pois pode ser alguma infecção, talvez por trichomonas ou cândida. Se o corrimento não tem cheiro, a coceira pode ser dos pelos pubianos, que nesta fase são finos e penetram entre os lábios causando a coceira, ou então alguma alergia a tecido da calcinha ou sabonete.

    1. Tatiane:
      Se a idade com a qual sua irmã mais velha menstrou for a mesma de sua mãe e de suas tias, bem provavelmente será a sua também. Normalmente a filha puxa para a mãe e só não acontece igual se houver algum problema como doenças, acidentes com batidas fortes na cabeça. Pergunte para sua mãe qual a idade com que ela e suas tias menstruaram e veja se é aproximadamente a mesma da sua irmã. Se for, provavelmente será a sua também.

  51. Minha filha tem 14 anos, vai fazer 15 em juho, e suas mamas ainda estão um pouquinho pequenas, têm forma de cone, aí de 5 cm. ela já tem pelo pubiano, axilar e corrimento vaginal ha quase dois anos, mais ainda não veio sua primeira menstruação. ela nao me diz, mais eu sei que ela está preocupada, porque todas suas coleguinhas já tiveram menstruação menos ela.
    me ajude pfv, será que ela vai ter menstruação em breve? e suas mamas ficarão pequenininhas?
    obrigada pela atenção

    1. Marta:
      Geralmente a filha puxa à mãe. Se você menstrou tarde, ela também menstruará tarde. Procure levantar as idades da primeira menstruação dentro da sua família e do lado paterno. Até os 16 anos é possível esperar a menstruação acontecer expontaneamente, mas se passar disso, aí sim será problema. O que você pode fazer de imediato é consultar um endocrinologista, pois alguns distúrbios endócrinos podem causar puberdade tardia. Se ela já tem corrimento, é um bom sinal, pois mostra que ela já está trocando o epitélio infantil pelo adulto. Quanto as mamas, atualmente é moda ter mamas grandes, mas há 25 anos atrás, era o contrário, lembra-se? Em 1984 eu era noivo de uma moça da minha idade e que tinha as mamas grandes. Ela morria de vergonha e tanto fez que conseguiu uma mamoplastia e hoje ela se envergonha de ter as mamas pequenas e ainda, por causa da cirurgia, ela não pode amamentar os dois filhos que ela teve. Hoje é moda mamas grandes, daqui algum tempo será o contrário. Coloque na cabecinha dela que ela não precisa seguir a regra geral, que ela tem que ser ela mesma e seguir o que a constituição física dela programou para ela. Ela não tem que ser robô e ser igual a todo mundo. Existem algumas vantagens em menarca tardia e uma delas é a menopausa tardia, ou seja, quem menstrua cedo, tem menopausa mais cedo, além do aumento na probabilidade de câncer de útero e colo devido ao amadurecimento precoce da genitália interna. Isso é estatística, está descrito em livros e comprovado em inúmeros estudos internacionais.

  52. Tenho uma filhota de 9 anos e 4 meses, há duas semanas dei conta que lhe apareceu o broto mamário mas apenas no lado esqº. É normal ? qto tempo devo esperar p ver se o outro aparece ? A minha filha tem Sindrome Down , a nível de puberdade terá um desenvolvimento similar ao das outras meninas ? Pelo menos até à data tem assim sido. Obg
    Paula

    1. paula:
      É normal aparecer o broto mamário apenas de um lado, sendo mais raro aparecerem os dois ao mesmo tempo. Pode levar até 6 ou mesmo 9 meses para aparecer o outro. Quanto ao ritmo de maturação sexual dela, depende de muitos fatores, não sendo possível dizer se seguirá ou não os padrões estabelecidos nas literaturas (que na maioria das vezes não correspondem à realidade).

  53. Minha filha tem 8 anos e 6 mêses, levei ao pediatra e foi constatado puberdade precoce, foi feito vários exames e a médica disse que ela tem que tomar Neo Decapeptyl…Gostaria de saber se esse remédio pode fazer mal a ela no futuro!
    Obrigado

    1. A triptorrelina é um antagonista de receptores LHRH que compete com o hormônio natural pelo sítio de ação, ligando-se preferencialmente ao sítio do agonista, o hormônio, impedindo sua ação. O problema é que existe um fenômeno em farmacologia chamado down regulation de receptores, ou seja, um receptor que é antagonizado por muito tempo, passa a ter sua expressão diminuida, ou seja, ele diminui de número nas membranas celulares e quando cessar o antagonismo, quando terminar o tratamento, provavelmente o número de receptores do hormônio natural estará reduzido e talvez tenha-se que fazer o tratamento inverso, ou seja, aplicar hormônios para ela entrar na puberdade. Isso tudo são probabilidades, pois farmacologia é uma ciência exata, mas a resposta do organismo é imprevisível.

  54. Não é normal. Leve-a a um pediatra, um neurologista ou a um endocrinologista. Pode ser causa hormonal, tireóide, disritmia cerebral ou puberdade precoce idiopática.

  55. minha filha tem 7 anos e 1 mês e já tem alguns pelos no orgão genital isso notei a alguns meses atrás não dei muita importancia mas agora notei que os pelos estão crescendo isso é normal???

  56. Isso não é normal. Procure um pediatra e um neurologista. Muitas vezes a criança tem uma disrritmia cerebral assintomática e esta provoca a puberdade.

  57. Corrimento na sua idade é normal. Seria anormal se você não o tivesse, pois seria característica de atraso no desenvolvimento. Se até o final do ano não aparecer pelo menos o broto mamário (um botãozinho dolorido que parece um carocinho na mama), peça para sua mãe te levar em um pediatra ou em um endocrinologista.

  58. tenho 12 anos ainda não menstruei começaram a desenvolver meus pelos na vagina e nas axilas mais as mamas ainda não começaram a crescer eu tenho muitos corrimentos com a cor mria verdinha isso é normal???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *