Metaplasia escamosa e zona de transformação

Sob a influência dos estrógenos, a cérvix torna-se evertida para expor o epitélio colunar do canal cervical. Isto é mais acentuado na puberdade e durante a gestação. É também visto em mulheres com estrógenos elevados por contraceptivos orais. O pH ácido da vagina estimula a substituição do epitélio colunar com epitélio escamoso por um processo de metaplasia escamosa (Singer & Jordan, 1976). A área na qual isto ocorre inicialmente é conhecida como “Zona de Transformação”. Nos estágios iniciais da metaplasia escamosa, células indiferenciadas multiplicam-se entre células colunares e a membrana basal. Isto pode se originar no local, mas quando houver destruição da superfície epitelial, por exemplo, por laser ou diatermia, forma-se uma camada celular semelhante. Isto sugere migração do estroma, o qual pode também ser o caso na metaplasia fisiológica. Em um estágio mais tardio, as células se estratificam e o epitélio é reconhecidamente escamoso, eventualmente a maturação é indistinguível do epitélio escamoso original. Embora a camada epitelial pareça mesma, o epitélio pode ser reconhecido como metaplásico por causa das criptas endocervicais serem vistas no estroma subjacente.

Grupos de células metaplásicas imaturas podem ser identificadas no esfregaço cervical. Elas são vistas como células parabasais em um campo, o qual de outra maneira, consiste de células escamosas maduras. Nesses casos elas são rarefeitas como células metaplásicas. Elas podem estar associadas com células colunares e sua presença em um esfregaço também indica um espécime aceitável para avaliação. As figuras nesta seção ilustram o processo de metaplasia escamosa e também mostram a variação de aparência de células metaplásicas.

18. Ectopia com zona de transformação recente: colposcopia. Aqui a cérvix evertida mostra as dobras do epitélio colunar endocervical vascular. Na extremidade periférica do colo uterino, o epitélio escamoso liso original está presente. Entre essas áreas e em quase toda ectopia há metaplasia imatura a qual torna-se branca após aplicação de ácido acético a 4% (ácido acético, X 160)

19. Cérvix: hiperplasia de células de reserva. Esta secção mostra a replicação de células indiferenciadas profundas do epitélio colunar o qual é chamado de hiperplasia de células de reserva. (H & E, X 62)

20. Cérvix: hiperplasia de células de reserva: envolvimento glandular. Neste campo as ramificações das criptas no estroma são vistas estar submetendo-se ao mesmo processo de hiperplasia de células de reserva. (H & E, X 37,5)

21. Cérvix: metaplasia imatura escamosa. Nos estágios tardios as camadas de células imaturas, em ambas as superfícies e criptas, estão começando a estratificar e pode ser reconhecido um epitélio escamoso imaturo. (H & E, X 37,5)

22. Zona de transformação típica: colposcopia. Aqui o epitélio colunar da ectopia é substituído pelo epitélio metaplásico maduro. Quando visualizado tridimensionalmente através do colposcópio, é normalmente possível ver o entalhe arredondado no colo que identifica o nível da junção escamocolunar original. A nova junção escamocolunar é vista no orifício externo. Entre a original e a nova junção escamocolunar existe o epitélio escamometaplásico maduro. (ácido acético, X 16)

23. Epitélio metaplásico maduro com cripta subjacente. Este campo mostra epitélio escamoso metaplásico maduro. Histologicamente parece-se com o epitélio escamoso original e é distinguido pela cripta no estroma subjacente. (H & E, X 40)

24. Corte da cérvix. Este é um corte espesso da cérvix. Demonstra epitélio escamoso original e epitélio colunar, com epitélio metaplásico entre eles. Notar criptas profundas no epitélio metaplásico maduro e também a profunda penetração das criptas no estroma. (H & E, X 1)

25. Células colunares endocervicais de reserva. Este campo mostra um fragmento de tecido o qual consiste de uma fileira de células colunares endocervicais e células de reserva subjacentes. (X 160)

26. Células metaplásicas e de reserva. Células escamosas maduras estão presentes com células colunares endocervicais e grupos de células de reserva e metaplásicas imaturas. Notar a ampla variação da maturação (X 80)

27. Células colunares endocervicais de reserva. Células colunares endocervicais são vistas de perfil com vacúolos no citoplasma. As células de reserva estão intimamente acondicionadas e mostram núcleos granulares hipercromáticos. (X 160)

28. Células metaplásicas imaturas. Estas células têm mais citoplasma que as células de reserva, mas são ainda bastante imaturas. Por causa das expansões citoplasmáticas elas são chamadas de células em “aranha”. Esse aspecto indica que foram removidas à força por estratificação da cérvix, em lugar de serem células esfoliadas da camada superficial. (X 125)

29. Metaplasia imatura. A apresentação de células metaplásicas no esfregaço cervical é muito variável. Neste campo células são vistas como uma placa, unidas frouxamente e os núcleos mostram nucléolos proeminentes. O aspecto pode refletir cicatrização de uma úlcera verdadeira ou reparo de um trauma (ver 99). (X 160)

30. Células colunares endocervicais e metaplásicas. Neste esfregaço o citoplasma das células metaplásicas é mais arredondado e algumas mostrar vacuolização. Há um exsudato celular inflamatório misto com polimorfos e histiócitos e as células colunares endocervicais apresentam nucléolos evidentes. Parece provável que cervicite bem como uma zona de transformação típica estão presentes. (X 160).

31. Células metaplásicas. Neste campo uma grande variação de células metaplásicas de maturidade variada estão juntas, assim, é possível comparar as alterações do padrão de cromatina nuclear e diferenciação citoplasmática das células de reserva e células metaplásicas quase maduras do tipo de células intermediárias. (X 125)

32. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas. (X 160).

33. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 125)

34. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

35. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

36. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160)

37. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

[Voltar]

789 comentários em “Metaplasia escamosa e zona de transformação”

    1. Significa que você tem alterações celulares compatíveis com LIP, que não é uma ferida, mas sim alterações especialmente nucleares das células da sua genitália interna. Volte ao médico pois precisa fazer mais exames.

  1. boa tarde,o resultdo do meu exame .

    epitelios representados na amostra.escamoso

    alteraçoes celulares benignas reativas ou reparativas.inflamaçao
    outras causas.leves

    microbiologia.
    lactobacilos sp, outros.citolises

    conclusao negativo para neoplasia

  2. foi realizado em mim uma biopsia e o resultado foi conpátivel com hpv(foi feito duas aplicações de calterização). sete meses depois realizei outra biopsia e o resultado foi discreta cervicite cronica com metaplasia escamosa, por favor estou ou não com hpv

    1. Parece que o HPV se foi. Não se assuste, pois pelo jeito, seu sistema imunológico fez a parte dele e destruiu o vírus. Mulheres e HPV convivem desde o gênesis e se as mulheres não tivessem sistema imunológico, a humanidade já estaria extinta há milênios.

    1. Você tem uma inflamação, coisa comum em mulheres. O padrão hipotrófico refere-se ao estado do seu ciclo ovariano, que deveria estar no final de ciclo, perto da mensatruação, ou então no começo do ciclo, logo após a menstruação.

  3. Bom dia doutor,
    Meu marido está com uma descamação na glade, não sente dor nem coceira. tive candidíase a pouco tempo, será que tem alguma relação??O que pode ser isso????
    Desde já agradeço.

  4. boa tarde,fiz uma biopsia e so consegui marcar minha medica pra o final do mes de setembro e gostaria de ter uma resposta pois to muito preocupada.meu exame deu metaplasia escamosa,cervicite cronica.hiperplasia reativa do epitelio malpighiano.por favor o que significa tudo isso.desde de ja muito obrigada e fique com deus.

    1. Cocus e bacilos são formas de bactérias da flora normal da vagina. Em palavras mais simples: é a população normal da sua vagina. Está lá desde que você nasceu e ajudam a te proteger. Não tem nada a ver com HPV, HIV, HERPES,… Calma, se for só isso, não há nada de errado.

  5. boa tarde dr.

    minha colposcopia deu colo uterino anatomicotrofico, orificio externo em fenda, vasos típicos, zona de transformação anormal tipo 1, teste de schiller: iodo negativo. vou ter q fazer biopsia, estou super preocupada o que eu tenho ?

    1. Biopsia atualmente é procedimento de rotina. Estão pedindo bipsia para tudo, até para prováveis bugs na rebinboca da parafuseta. Atualmente os médicos estão usando o coeficiente de “cagaço” para tudo, ou seja: nem sabem o que o paciente tem e já pedem exames extremos. Dão tiro de canhão em tico-tico e acabam matando o paciente de susto, ao invés de tranquilizá-lo e darem uma solução direta e objetiva para a sua queixa. Antigamente os médicos tinham o dever de honra de examinar o paciente e saber o diagnóstico. Atualmente os médicos jogaram o pepino nas mãos dos farmacêuticos-bioquímicos. São meros interpretadores dos resultados que os farmacêuticos-bioquímicos mandam para eles. Nisso tudo sobra uma pergunta: quem, de fato, está fazendo o diagnóstico? Não quero ser espírto de porco, mas os médicos estão se tornando meros acessórios na indústria do diagnóstico e dando um lucro enorme para os laboratórios e para a indústria farmacêutica e ainda, se achando os reis da cocada-preta, mas fazendo papel de trouxas, de inocentes úteis na arrecadação de fortunas imensas pelas indústrias e laboratórios.

  6. dr já faz três dias que a minha língua esta como se fosse pelada e bem vermelho cheia de carocinhos no ceu da boca tambem esta vermelho mas so na parte de onde esta esses carocinhos não é na língua toda não doe, pode ser câncer?

  7. Boa tarde doutor,
    Estou gravida de 26 semanas e o meu exame colpocitológico deu:
    Conclusão:negativo para celulas neoplásticas,leve cervico- colpite inespecífica,paraceratose( o que é isso????), não foram observados fungos ou parasitas. Minha medica falou para repetir o exame daqui a 6 meses.Me explica doutor o que deu??? fico preocupada.
    Um abraço e desde já agradeço a atenção.

    1. Não tem nada de mais no seu exame. Paraceratose é apenas a persistência de núcleos celulares em camadas externas da mucosa da boca e da vagina. Não é doença.

  8. OLÁ MUITO BOA TARDE.O RESULTADO DA MINHA BIOPÇIA DEU O SEGUINTE.HIPERPLASIA EPITELIAL.METAPLASIA ESCAMOSA COM EXTENSÃO PARA CRIPTAS GLANDULARES. POR FAVOR O QUE SIGNIFICA?

  9. Olá, minha namorada acaba de pegar um exame e constatou que ela está com “cervicite cronica reagudizada por metaplasia epidermoide” e está achando que está com câncer, gostaria de entender melhor o que seria essa doença, qual a gravidade, se tem cura e se realmente é um CANCER?

    Desde já agradeço.

    1. Metaplasia NÃO é câncer. Câncer é NEOPLASIA. O que ela tem é normal. Metaplasia significa transformação, sendo o resultado do amadurecimento genital da mulher.

  10. boa tarde, obrigada pela resposta sob amamentação me deixou bem tranquila. mas eu quero saber, tambem, sob este resultado “nao afastando possibilidade de lesao de alto grau”, quer dizer que tenho algo muito serio.

    1. O resutaldo não diz que você tem lesão, diz que é provável que haja lesão ou algo mais sério, mas devido a este resulado, é melhor fazer novos exames. Volte ao médico.

  11. Boa noite, Dr., o resultado do meu preventivo foi: alterações em celulas escamosas de significado indeterminado, nao afastando possibilidade de lesao de alto grau. fiz a calterização e mandei para biopsia, mas estou com muito medo desta “lesao de alto grau”. quero saber tambem se for hpv, se posso amamentar sem ter risco de contaminar meu filho. obrigada

    1. O único risco de amamentar portanto HPV é se você estiver tomando algum fármaco anti-viral, do contrário não tem como passar o HPV à criança pelo leite. Fármacos anti-virais pode ser excretados pelo leite e causar intoxicações à criança.

  12. OLA MEU NOME É RAQUEL

    FIZ O MEU EXAME PAPANICOLAU E O RESULTADO FOI
    EPITELIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA: ESCAMOSO, GLANDULAR, METAPLASICO.
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGMAS REATIVAS OU REPARATIVAS: INFLAMAÇÃO
    MICROBIOLOGIA: LACTOBACILOS SP, OUTROS: CITOLISE
    CONCLUSAO : CELULAS ATIPICAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO
    ESCAMOSAS: POSSIVELMENTE NAO NEOPLASICAS E JA FOI MARCADO OUTRO EXAME O DE COLPOSCOPIA
    BOM E A 4 ANOS DESCOBI QUE TENHO LUPUS , TOMO 5 MG DE CORTICOIDES, E GOSTARIA DE SABER APOS O RESULTADO DO EXAME DE COLPOSCOPIA E FAZER OS TRATAMENTOS SE PODEREI ENGRAVIDAR?

    POR FAVOR ME RESPONDA
    OBRIGADA

    1. Você poderá engravidar, mas converse com seu médico reumatologista, pois se você tem lupus, a gravidez aumenta o risco do lupus provocar problemas renais. O seu papanicolau é de inflamação, coisa mais comum em mulheres. Nem é considerarado como doença.

  13. Bom dia!!
    Meu papanicolau de classe 2
    Alteraçoes ceulares reativas e ou reparativas :
    pequeno numero de células escamosas metaplásicas

    presenças de células endocervicais

    O que pode ser?

  14. Meses atras meu exame deu hpv,meu medico pedio outo agora deu cervicite cronica inespecifica e metaplasia epidermoide. isso que dizer que estou com hpv? e isso tem cura.

    1. Se não apareceu coloilocitose neste exame, significa que seu sistema imunológico já deu fim no bicho (HPV). A cura para o HPV depende mais da cabeça das mulheres que, se entrarem em desespero, atrapalham todo o sistema imunológico, do que de fármacos antivirais. Volte ao médico.

  15. Fiz um preventivo e ainda não consegui retorno com o médico. Gostaria de tentar entende-lo e por isso peço ajuda.

    Laudo Citopatológico:
    Tipo da Amostra: Citologia convencional;
    Adequabilidade da amostra: satisfatória. Epitélios representados: escamoso
    Diagnóstico descritivo: metaplasia escamosa imatura, inflamação, algumas células com aumento de volume e hipercromasia nucleares;
    Microbiologia: Lactobacillus sp.

    Pelo que vi em outras respostas a metaplasia é um amadurecimento normal e a presença de lactobacillus tbm é normal.
    Já a causa da inflamação eu poderia até achar que também é normal, se eu soubesse o significado da hipercromasia nuclear. Em todas as pesquisas que fiz, a vi relacionada com HPV. Já tive NIC I, mas tratei e hoje faço apenas controle. Esse aumento do volume de algumas células e o excesso de cromatina no protoplasma (significado da hipercromasia?) podem ser indícios de problemas mais graves?

    Grata, desde já.

    1. Hipercromasia significa aumento da coloração (hiper = aumento, cromasia = coloração). No seu caso, só poderá ser alguma coisa, se houver aumento do tamanho do NÚCLEO da célula e não apenas da célula, mas quando isso acontece, o aumento do núcleo, o que aparece é o contrário, é a hipocromasia com a chamada cromatina frouxa (parece um salpicado de pimenta e sal) e não hipercromasia. O aumento do núcleo com cromatina frouxa é indicativo de NIC, o que não parece ser o seu caso, pelo que você escreveu. Pelo jeito você tem é inflamação, mesmo, além da metaplasia imatura indicar que você ainda não terminou a substuição das células imaturas por células maduras.

    1. Na infância a vagina da menina é protegida de invasores (bactérias, fungos, areia, fezes) que podem causar infecções pelo hímen. Após a puberdade, a vagina começa a ser protegida por enzimas ácidas, como a lisozima, que é uma enzima ácida que mata bactérias e fungos, não precisando mais do hímen (a membrana da virgindade). Em algumas mulheres a produção desta enzima aumenta muito e causa hiperacidez, que pode ser o se caso.

  16. Dr.. eu nem falei porque pensei que ia passar sabe ..mais qdo agente tem relacao arde que doi ..ate lagrimas dos olhos sai de tando que doi.. vou falar com ele sim..meu marido diz que senti que esta muito quente mais que o normal… e por isso já tomei até trauma.. e acho estranho que depois de tanto tempo e tantos remedios a ferida nao melhorou em nada.. Obrigada mesmo.. pois ja vou marcar ginecologista a semana que vem.. Obrigada.

  17. outra pergunta.. quando tenho relacao com meu marido fica um ardor terrrivel ate na entrada .arde como se fosse acido .. uma vez que agente fez o pnto dele saiu tipo assado como se dentro de mim tivesse algo o que pode ser?

    1. Se o seu marido chegou a ter assadura e você ter ardor forte, é hiperacidez e isso pode estar piorando a sua ferida. A ferida pode nem ser de causa infecciosa, mas de causa fisiológica, por hiperacidez. Você contou isso para seu médico? Com certeza ele te passará algum tratamento para regular sua acidez, pois isso poderá te fazer muito mau (e para seu marido, também).

  18. dr. nem tenho filhos..kkkk eu entendi o que falou mais se fosse (candiase) vinha no resultado com em outras pessoas vem mais entendi perfeitamente o que vc falou to tranquila sim é pq o primeiro medico que eu fui qdo descobrir foi o que ficou colocando coisas na minha cabeca..mais vou seguir o que o ultimo medico disse vou usar esse medicamento qualquer coisa voltarei la.. Obrigada tá o que seria de nos sem esse site…

  19. Boa tarde. Estou grávida de 3 meses e meio. Fiz um papanicolau, que deu o seguinte resultado:
    – Descamação moderada, representada por células escamosas intremediárias, exibindo alterações inflamatórias.
    – Flora bascteriana lactobacilar exacerbada.
    – Ausência de células endocervicais.
    Conclusão
    – Negativo para Lesão intra-epitelial e malignidade
    – Padrão inflamatório leve
    – Citólise

    Estou preocupada. Tenho alguma candidíase? E essa “ausência de células endocervicais, o que vem a ser? Será que é por causa da gravidez?

    1. Não tem sinal de candidíase aí, pois senão estaria escrito no laudo. A ausência de células endocervicais deve-se exclusivamente à coleta, também não tendo na da ver com a gravidez e não sendo doença. Está tudo dentro dos limites da normalidade, pelo que você escreveu.

  20. Dr. como ja expliquei a uns 9 meses atras descobrir que estava com uma ferida(parecendo uma queimadura ) no utero nao sei se devo referir como ferida ne? ai o medico pediu um preventivo e deu proceso inflamatorio mas ele disse que pelo tamanho (-4)(ele disse que era o maior tamanho)precisaria cauterizar fiz a cauterizacao normal.. depois de mais ou menos 5 meses voltei a uma medica ela disse que eu estava com essa (ferida) ainda e tbm do lado direito uma manchinha branca e pediu uma biopsia fiz a biopsia e deu cervicite cronica agudizada voltei ao medico (outro)(de outro estado) ele viu os resultados e disse que eu estava so com uma inflamacao passou uma pomada albocresil e mandou eu voltar com seis meses.. ele disse que ele se refere a (ferida) nao como ferida mais uma mancha(tipo queimadura) e com isso ia sumir .. Mas nao entendo ja tomei remedios , passei pomadas fiz caterizacao e nao sumiu e agora com uma pomadinha so vai sumir se é grande como vai sumir eu nao entendo… fora que ele nem viu pra dizer como ta.. o que o vc acha sobre tudo isso? o que devo fazer. pelo que contei vc acha que eu devo fazer outra cauterizacao? pq o dr que mim disse isso todos diz que ele é bom.. mais sei la.. pela hisoria o que vc acha que aconteceu;; nao sei mais o que fazer.. por favor mim responda..

    1. Daniela:
      Primeiramente, CALMA! Cervicite crônica nem é doença. É inflamação que começa lá na puberdade (veja o que já se escreveu sobre isso nos outros comentários). Se está agudizada é porque “pintou algum bicho no pedaço”, ou seja, talvez alguma infecção oportunista, apenas isso. O grande problema dos médicos é que, ao invés de explicar e tranquilizar as pessoas, eles semiam o pânico para criar uma relação de depedência e subordinação. A mancha branca pode ser exatamente um acúmulo de células metaplásicas escamosas, nada mais e a ferida pode ser uma candidíase que cronificou (se você tem filha pequena, fique sempre atenta à pequenas manchas mais escuras e com mau cheiro nas calcinhas. A candidíase geralmente começa na infância, cronifica e dá confusão na idade adulta). O maior inimigo da recuperação de uma doença é a cabeça e a sua, pelo que você está escrevendo, anda querendo atirar seu corpo pela janela. Procure um médico bem “velhinho” e de cabelos brancos. Os mais velhinhos são mais comedidos e, pela vivência, assustam menos os pacientes, tem mais paciência para explicar as coisas e ainda, tem mais experiência.

  21. Dr. o resultado da minha biopsia foi o seguinte: cervicite cronica agudizada com metaplasia escamosa endorcevical … o que significa isso? por favor me responda com detalhes pq o linguajar dos medicos é dificil de entender.. rsss
    Obrigada..

  22. dr o teste do pesinho da minha filha veio assim

    exames: fenilcetonúria e hipotereoidismo congênito

    exame———— método ——— dosagem —-referencia
    pku————-fluorescência pku——1.0———3.0 MG/DL
    tsh————–!! tsh——0.7———-8.0uUi/L

    exame:hemoglobinopatias e anemiafalciforme

    exame——metodo——————–perfil—mensagem
    hb —-focalização isoeletrica——-fa ——-normal

    o que quer dizer ta tudo normal?

  23. Socorroooooo,doutor minha filha vai fazer 4 meses dia 5/10 ela esta medindo 65 cm e esta pesando 7kg nesse caso ela esta abaixo do peso mas acho ela muito comprida sera que minha filha esta crescendo normal ou esta rapido de mas pra idade dela?(penso muita besteira)me ajude

    1. Calma… Qual a sua altura e a do pai dela? Crianças costumam dar “esticões” (estirões é o termo correto). Um mes crescem rápido, no outro diminuem… É assim mesmo. Quanto ao peso, verifique se o seu leite está sendo produzido adequadamente ou se o leite em pó (caso você esteja dando) está sendo suficiente, apesar de que não existe uma criança pequena que não grite quando esteja com fome, mas às vezes algumas crianças são mais mansas e pacientes que a média e acabam suportanto mais a fome. Em último caso, volte ao pediatra dela.

        1. Existe uma fórmula para se calcular a estatura final de uma criança quando adulto, o link para a matéria está aqui no site, juntamente com meus comentários e poderações sobre o assunto Veja aqui

  24. Doutor,

    Devido a angústia e preocupações antecipadas, por favor, esclareça o resultado da colpocitologia oncótica: Negativa para células neoplásicas. Presença de
    alterações inflamatórias acentuadas.
    Anátomo Patológico – Relatório Macroscópico: Material representado por fragmento de cor castanha e consistência firme, medindo 0,3×0,2×0,1cm. Todo o material foi submetido a estudo histológico – 1B/1F. Diagnótico: Cervicite crônica reagudizada, com metaplasia escamosa do epitélio colunar.

    Qual o gravidade, doutor?

  25. boa tarde,
    acabei de pegar meus resultado de exame e gostaria de tirar algumas dúvidas.
    ADEQUABILIDADE DO MATERIAL: satisfatória
    EPITELIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA: escamoso, glandular e metaplasico
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS REPARATIVAS: inflamação, metaplasia escamosa imatura
    MICROFLORA: cocos
    CONCLUSÃO: negativo para celulas neoplasicas

    resumidamente o que isso quer dizer?
    por acaso isso tem alguma coisa haver com hpv? ( li em um comentario em outro site que seria isso)

    e por fim, isso é grave?

    obrigada desde já pela atenção!!! muito grata.

    1. Ácido acético é usado para fazer “embrocamento”, ou seja, dá-se um banho de ácido acético no colo do útero e se tiver alguma alteração, as áreas suspeitas ficam esbranquiçadas, apenas isso. Com você relatou que tem ferida no útero, bem provavelmente a mancha branca seja da reação do ácido acético.

  26. ola,fiz uma biopsia e teve como diagnostico:cervicite crônica moderada em atividade com metaplasia escamosa imatura,gostaria de saber o que isso quer dizer e qual o melhor tratamento???

  27. ja faz um mês que sinto um comixão tipo formigamento nas costas é com se andasse em circulo fica assim de 6 a 10 minutos e depois some mas sempre volta o que pode ser isso doutor?

  28. Dr estou desesperada faz três meses que estou amamentando e meu seio esquerdo esta enormeeeeee e sempre enchendo cada vez mas e o direito ta pequeno tem pouquinho leite so ta apeia boto minha filha pra mamar mas nunca enche continua pequeno as vezes e que fica uma landrinha ela chupa e desmancha ja fiz de tudo mas so cresce um, quando eu deixar de amamentar meu seio vai ficar aleijado? socorro me ajude o que faço paro de amamentar?

    1. Muitas mulheres tem esta característica: apenas uma das mamas funciona bem e a outra fica “assistindo”. Normalmente volta ao normal quando se para de amamentar.

  29. fiz meu preventivo e deu ativaçao nuclear em raras celulas escamosas, conclusao inflamatorio moderado, cervicite com metaplasia escamosas , presença de ativaçao nuclear em raras celulas escamosas a ginecologista pediu um outro exame de colpocitologia com biopsia me ajude estou muito preocupada.

  30. meu exame colpotologia oncótica, deu:
    celuas escamosas superficias,intermediarias e cilindricas;presença de leucocitos,histocitos,piocitos,hemacias e muco. areas dessecadas.
    bacilos cocoides,cocobacilos e gardnerella sp. presença de epiteliais reacionais infla matoria,colpite bateriana. o que significa.quais sua orientações.

  31. Fiz um preventivo e peguei o resultado hoje,e estou muito assustada; gostaria de um auxilio pois so consegui marcar médico pro final do mês. resultado;material satisfatório,negativo para neoplasia, Epitelios; escamoso,glandular,metaplasico Alteracões celulares benignas reativas ou reparativas; inflamção.
    Obs:céls. Escamosas c/altr. reativas núcl. ativ. e hipercromáticos,controle.
    Devo me preocupar ou não?

    1. Só o que está escrito aqui: negativo para neoplasia, já merece ser comemorado. Significa que você não tem sinais de câncer. O resto é só palavrório. Você tem inflamação, comum em praticamente todas as mulheres.

  32. doutor faz duas semanas que estou com corrimento amarelado esverdeado mas não tenho coceira e nem tem cheiro forte apenas quando vou urinar arde um pouco pode ser começo de infecção urinaria ou sera algo mas serio?

    1. Pode ser uma infecção urinária ou então alguma alteração na epitelização genital. Nâo parece ser grave, mas em todo caso, vá ao médico.

  33. Doutor,estou morrendo de medo…ja marquei a consulta mais nao tenho como me conter.Fiz uma colposcopia junto de uma biopsia.o RESULTADO DEU ALTERAÇOES HISTOPATOLOGICAS COMPATIVEIS COM HPV,METAPLASIA ESCAMOSA,CERVICITE CRONICA AGUDIZADA,por favor me responda com urgencia.

    1. Você tem, TALVEZ, um HPV, mas isso nem é certeza. Precisa fazer mais exames. Se HPV causasse câncer em todas as mulheres, a humanidade já estaria extinta, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis e quase todas as mulheres que pegam HPV passam a vida inteira com ele, sequer descobrem que o tem e morrem de velhice ou de outras causas. Existe muito terrorismo sobre este bicho. Ele pode causar câncer, sim, mas em uma minoria inexpressiva da população. Seu sistema imunológico está combatendo esse bicho, pode ter certeza. O HPV é muito perigoso em mulheres com imunodeficiência (AIDS), mas em mulheres sadias ele acaba sendo vítima do sistema imunológico. Faça mais exames e um bom tratamento que você se livra dessa “encrenca”.

  34. alguns dias fiz o papanicolau e deu escamosas possivelmente nao neoplasica
    provavel nic
    agora acabei de fazer a colposcopia e o resultado dei cervicite actopia
    fiz a biopsia mas ainda nao chegou estou muito triste por favorestou com medo tire minha duvida sobre isso!

    1. Volte ao médico e exija explicações, pois há uma contradição no que vocẽ escreveu. Se o resultado foi, como você escreveu “escamosas possivelmente não neoplásicas, provável NIC”, não pode ser NIC, pois esta sigla significa justamente neoplasia e está escrito provavelmente não neoplásicas. Encoste o médico na parede.

  35. ola gostaria de saber o que significa esse resultado
    amostra: satisfatoria diagnostico descritivo: outros bacilos alteracao celular benigna (x)inflamacao
    conclusao: inflamatorio
    observacoes: Colo pequeno com mácula. secrecão esbranquicada. Orificio cervical en fenda. Mucosa cervical secundaria . Zona de trans formacao atípica .UG= -2 Ectopia papilar la e lp
    Vascularização típica. área aceto branca no La obs: sugerimos biopsia

    detalhes: descobrir que tinha uma ferida tomando o utero quase todo fui ao medico ele disse que fez a cauterizacao . e agora voltei e descobrir que estava com a ferida novamente.. mais agora com essa mancha branca .. e essa mancha branca o que pode ser? hpv acho impossivel . sera que a mancha pode ser por causa da ferida? Obrigada..

    1. Até pode ser da ferida, mas também pode ser reação do ácido acético a uma área de transformação metaplásica extensa e que não é nada de grave, mas em todo caso, volte ao seu médico e converse com ele.

    1. Geralmente a cor das fezes está relacionada aos alimentos. Talvez deva-se a algum corante em algum alimento que você está administrando, ou algum suco de algum vegetal, mas a princípio, não tem risco algum. De qualquer forma, leve-a ao pediatra.

  36. Meu exame deu:
    Aspecto normotrofico
    diagnostico descritivo dentro dos limites da normalidade, metaplasia escamosa
    padrao biologico Bacilo
    negativo para celulas neoplasicas

    O que seria essa metaplasia escamosa?

    1. Metaplasia escamosa é um estado de amadurecimento no qual as células infantis morrem e são substituídas por células metaplásicas escamosas. O termo metaplasia significa, isoladamente, transformação. Você não tem nada que possa ser considerado doença.

  37. Dr gostaria de saber se é verdade que quando se faz um parto cesario não pode esta se abaixando porque pode criar um caroço no corte e tem que operar novamente aqui onde eu moro chamam de rotura.

    1. NÃÃÃÃÃÕOOOO! Socorro! Quem te disse isso está muito mal informada. Você não pode se baixar, dobrar o corpo nos primeiros 21 dias após a cirurgia devido ao risco de ruptura na cicatriz e formação de hérnias, bem como tem que ficar se se esticar por pelo menos uns 60 dias, pelo mesmo motivo.

  38. Estou amamentando e o medico passou um anti concepcional minipil 35 comprimidos andei pesquisando e observei que muitas mulheres engravidam então minha duvida é qual o objetivo desse anti concepcional se mesmo tomando corro o risco de engravidar?

    1. O risco de engravidar existe com qualquer anticoncepcional, variando de 1 a 3%, ou seja, em cada 100 mulheres que tomam anticoncepcional, de uma a três podem engravidar e como na internet aparecem os casos mais concentrados, tem-se a impressão que este fármaco tem uma tendência maior em falhar. Converse com seu médico.

  39. Dr.,
    meu problema é antigo…sempre que faço o preventivo o resultado dá candida, mas como não apresento sintomas, minha médica diz para não usar medicação.
    Há uns dois anos senti uma irritação intensa e usei tanto antifungico oral e creme algumas vezes, e de lá para cá sinto que a inflamação está controlada mas sempre presente, principalmente quando tenho relação sexual com mais frequencia. Certa vez a irritação foi tão forte que minha médica suspeitou de HPV ( fiz a captura que deu negativo )e posteriormente psoríase, fiz biopsia da vulva que deu:
    – secções de pele mostram epiderme com discreta acantose e hiperceratose, além de exocitose alguns neutófilos. A derme apresenta raros linfócitos e neutrofilos. A pesquisa de fungos pela coloração de GROCOTT RESULTOU NEGATIVA. inflamação cronica discreta com acantose e hiperceratose.
    Ela me disse que não deu psoríase.
    O que é isso então?
    oque faço para me libertar disso que já me acompanha há +- 03 anos?

  40. olá!
    Minha mãe fez uma macroscopia de curetagem uterina e deu o seguinte resultado:
    -Raros fragmentos irregulares de tecido pardos e fráveis,pesando em conjunto menos de 1g.
    Conclusão:
    Fragmentos de mucosa endocervical com moderado infiltrado inflamatório crônico no córion.
    Ela está muito preocupada já q a consulta ainda é daqui a 15 dias,vc pode dar uma resposta a ela antecipada?

  41. Por favor, me esclareça! fiz papanicolau e deu o seguinte:
    – atipias em celulas escamosas de significado indeterminado (asc-us) os achados favorecem processo reacional.
    – metaplasia escamosa
    – Flora III
    – presença de muitos leucocitos.
    Depois fiz a colposcopia e deu o seguinte:
    – colo uterino com orificio em fenda com JEC ectocervical-1
    – teste de iodo parcialmente positivo ou iodo claro. epitelio branco muito pequeno
    Aí, na biopsia deu o segunte:
    -endocervicite cronica com metaplasia escamosa.
    Por favor, o que significa tudo isso? tem possibilidade de cancer? Ganhei bebe em 30 de março, tenho sangramento ate hj…pode ter alguma relacao? Tb coloquei mirena dia 10 de maio.
    Me ajudem, por favor!

  42. Dr. meus exames de colposcopia apresentaram os seguintes resultados, e gostaria de saber o que siginifica. Pode me ajudar?

    EXAME MACROSCÓPICO
    Colo Uterino: de volume regular.

    Orifício externo: em fenda.

    Conteúdo vaginal: em moderada quantidade, amarelado, grumoso.

    EXAME COLPOSCÓPICO
    Endocérvice: com relevo mucoso preservado
    Junção escamo-colunar: em (0) zero.
    Achados colposcópicos: Zona de transformação totalmente exocervical (zona de transformação do tipo 1)
    Achados colposcópicos anormais: visibilizam-se orifícios glandulares de bordas espessadas margeando a junção escamo colunar de 11 até 1 hora.
    Colpite: difusa, moderada.
    Mucosa Vaginal: epitelizada.
    Teste de Schiller: o iodo impregna mal difusamente a superfície cervical sobre ZTA.
    Vulva: a vulva não apresenta alterações dignas de nota.

  43. Boa Noite !
    Desde pequena tenho problemas com corrimentos. Ha mais ou menos 2 anos começei a ter relações. Nos primeiros meses não tive qualquer reação quanto a isso .
    Em meu primeiro exame de rotina ( papanicolau ) constatou q havia sugestivo de gardnerella e deu um numero elevado de bacilos gram negativos e positivos. Minha médica receitou algumas pomadas e comprimidos para q eu tomasse com o meu namorado.
    Depois de 1 ano , refiz o mesmo exame, diferente do primeiro nao constatou mais a gardnerella e nem o gram positivos , apenas o negativo e um outro tipo de microrganismo : Escherichia Coli . Mais uma vez minha médica receitou outra pomada. Porém nenhuma das duas vezes me deram uma explicação do que realmente eu tinha.
    Apnas diziam q era algo transmitido por relações sexuais .
    Fiz o tratamento, e no mês passado realizei novamente o exame papanicoulau, e desta vez nao acusou nenhum microrganismo.
    o resultado foi : Microfloras :
    • Bacilos de Doderlein
    Diagnóstico Descritivo:
    • Alterações celulares benignas : Inflamação
    Metaplasia escamosa

    E novamente ela me medicou outra pomada e comprimidos para mim e para o meu namorado .

    Gostaria de saber oq realmente isto significa ? Pois mesmo tendo feito o tratamento , continuo tendo fortes corrimentos.
    Posso transmitir algo para o meu namorado ?
    Isso pode ser HPV ?

    Aguardo respostas !

    Por enquanto obrigada ! =D

    1. Se o seu corrimento não tem cheiro, é apenas a leucorreia fisiológica da puberdade que persistiu em você. É algo raro a persistência da leucorreia fisiológica, mas acontece. Acho melhor você não “esquentar tanto a cabeça”. Bacilo de Doderline é flora normal da vagina e Escherichia coli é flora normal do intestino e provavelmente apareceu em seu exame por contaminação acidental.

  44. Boa dia, recebio resultado do meu exame de citologia oncótica vaginal e na conclusão deu: esfregaço citolítico, contendo raras células pequenas ceratinizadas com núcleos hipercromáticos e meu médico não me explicou oq isso quer dizer e só me pediu que eu fizesse uma colposcopia. como eu não tenho a minima noção do que significa esse resultado gostaria que vcs me dessem algum esclarecimento.
    Desde já agradeço.

    1. Diz-se hipercromático quando o núcleo aparece bem “pretinho” ao microscópio e isso é muito bom, pois nas alterações malignas, o núcleo é hipocrômico, com uma coloração salpicada (parecendo mistura de sal com pimenta do reino). Significa que não parece ter nada maligno. A colposcopia é exame de rotina e aconselho que você o faça.

  45. Fiz uma biópsia do colo uterino que deu o seguinte resultado: Cervicite crônica com alterações coilocitáticas sugestivas de infecção pelo HPV associada a metaplasia escamosa imatura do epitálio endocervical. Gostaria de saber se isso é grave e qual a forma mais comum de tratamento?
    Obrigada!

    1. Se você não tratar, poderá tornar-se grave. O tratamento depende o quadro que o médico encontra no exame físico. Pode ser por cauterização física ou química, cirurgia. Depende. Volte ao seu médico.

  46. Dr.

    Meu exame deu: inflamação discreta

    Tipo de amostra: convencional – Adequabilidade do material: Satisfatória,- Epitélios Representados na Amostra: Escamoso, Glandular
    Diagnóstico Descrito: INFLAMAÇÃO DISCRETA, BINUCLEAÇÃO, HALOS PERINUCLEARES
    Microbiologia: Cocos
    Conclusão: Negativo para lesão intrapitelial e para malignidade

    Que medicamento o Dr. me aconselha para esta inflamação discreta? Obrigada pela atenção!

    1. Converse com seu médico, pois primeiramente é necessário que ele confronte o resultado do papanicolau com o exame físico e conclua o diagnóstico, mas no seu caso, não creio que precise tomar alguma coisa, mas a decisão é do seu médico.

  47. OI Boa tarde estou anciosa tenho o resuldato de um exame para ver mais somente dia 01 /06 gostaria de ja saber alguma informacao ;Utero em Medio Verso Flexao,com superficie lisa e regular,medindo;6,4 x 3,7 x 3,5cm com volume de 44,9 cm .Miometrio apresenta textura acustica heterogenea .Endometrio bem delineado,com espesura de 0,93cm.OVARIOS com forma e contornos normais .Exame ECOGRAFICO COMPATIVEL COM; ESPESSAMENTO ENDOMETRIAL A ESCLARECER

  48. oi boa tarde gostaria de saber sobre omeu exame MICROFLORA flora vaginal representada por COCOS e LACTOBACILLUS,avaliacao hormonal Esfregaco Hipotrofico ,OUTROS ACHADOS; moderada infiltracao leucocitaria discreta quatidade de muco, raras hemacias .Metaplasia escamosa imatura. Conclusoes;Moderado processo inflamatorio;Alteracoes reativas u reparativas benignas .

  49. doutor eu terminei o resguardo estou com 41 dias e tive relação com meu esposo sem camisinha corro risco de engravidar aparti de quando devo começar a tomar pilula para evitar uma gravidez

    1. Você deve começar a tomar o AC no quinto dia após a menstruação. Se você não está menstruando, use camisinha e volte ao seu GO para uma avaliação. Perigo de engravidar existe.

  50. meu exame de papanicolau deu epitélios escamoso , glandular metaplásico,microbiologia bacilos observação intenso exsudato.é grave?tenho médico só dia 27/06/2011 pelo sus ,que remédio posso usar para ir combatendo esta doença?por favor me responda no meu Email, desde já agradeço.

  51. Ola! Gostaria de uma explicação antes da minha consulta final com o cirurgião.
    Em breve estarei passando por uma histerectomia, mas o resultado de meu papanicolau deu que estou com inflamação do tipo escamoso, glandular.
    Bacilos supracitoplasmático (sugestivo de gardnerella/mobiluncus e desejo saber se esta inflamação pode cancelar de momento a cirurgia para o tratamento desta inflamação.
    Agradeço a informação.

    1. A decisão de suspender o procedimento depende exclusivamente do médico que está lhe assitindo. Se ele considerar arriscado fazer a cirurgia, ele a suspenderá até que você tenha condições de submeter-se à ela.

  52. Bom dia,o meu exame deu
    •Negativo para malignidade •Processo inflamatorio bacteriano •Metaplasia escamosa
    O que significa?
    Passei pomada ginecologica por duas vezes, mas voltou a encomodar!
    Desde ja, agradeço!

  53. Boa tarde, gostaria de uma ajuda na interpretaçãode meu exame papanicolau, estou muito preocupada:
    Adequação da amostra: satisfatoria
    Elementos Epiteliais: celulas escamosas, glandulares e metaplasicas.
    Microflora: sugestio de garnerella.
    Conclusões:classe II de papanicolau, alterações celulares benignas inflamatorias não especificas.

    Tenho um ultrassom transvaginal para fazer para somente daqui a dois meses passar com minha medica, se possivel me encaminhe no email.

    Grata!

    1. Citologia classe II é comum em mulheres com vida sexual ativa e até em vírgens. A única coisa que está “sobrando” aí, é a gardnerella que é uma bactéria oportunista e quando aparece, indica presença algum parasita. Se você não tem corrimento mau cheiroso, então não “esquente” a cabeça. Faça a US e volte à médica na data marcada.

  54. Macroscopis: Recebido em formalina fragmento irregular, elástico, de tecido pardacento, medindo 0,2 X 0,2 X 0,2 cm.
    Microscopia: As secções exibem mucisa intestinal com glandulas tubolosas forradas por epitélio mucossecretor, destituido de atipismos, com polarização basal nuclear preservada.O córion mostra infiltrado inflamatorio cronico com predominio de linfócitos e plamocitos, havendo ainda leucócitos granulócitos de pemeio.
    Conclusão: Pólipo Inflamatório. Pólipo do descendente.
    Foi ma Colponoscopia, esta foi a biópsia, dá para me traduzir o que significa isto, urgente?

  55. Dr; Boa Tarde, gostaria de uma ajuda na interpretação do meu exame de biópsia por favor;macroscopia;Em formol 3 fragmento de tecido pardo madindo 0,5 x 0,4 x0,2cm. microscopia; As secçõesmostram fragmentos de colo uterino apresentado discretas atipias e hiperplasia de basal do epitélio escamoso que apresenta ainda coilocitose., cervicite cronica inespecifica, alterações citoarquiteturais compativeis com ação viral (hpv). Lsões de caráter neóplasico ou pré-neóplasico;nicI (displasia leve) diagnostico descritivo;metaplasia escamosa imatura.

  56. Dr.Boa Noite. Tenho 30 anos e estou muito preocupada com o resultado dos meus exames. Me esclareça, por favor.
    Fiz meu preventivo a 3 meses atrás e meu médico pediu pra repetir por que acusou atipicidade celular indedetrminada. Peguei hoje o resultado do segundo exame feito após os 90 dias:
    Aspectos Gerais: Esfregaço constituído por células superficiais e intermediárias
    flora e parasitas: Flora bacteriana lactobacilar (Dordelein) moderada
    AusÊncia de fungos, trichomonas,leptotrix e inclusões virais do tipo herpéticas e clamidiais.
    Neutrófilos ++
    Hemácia

    Avaliação Oncótica:
    Ausência de células glandulares
    Presença de células metaplásicas

    CONCLUSÃO:
    Esfregaço com células escamosas atípicas de significado indeterminado
    O quadro citopatologico não afasta a possibilidade de lesão intraeptelial de baixo grau
    Salvo melhor juízo clínico, sugerimos controle citológico com 90 a 120 dias.

    Doutor, depois de 3 meses continuar dando alteração é grave?

    1. Você tem, e está claro pelo que você escreveu, uma metaplasia escamosa madura e isso é consequência do desenvolvimento da mulher. NÃO É DOENÇA!. Você tem, ao que parece, cervicite ou colpite, que são nomes para a mesma coisa: INFLAMAÇÃO e isso é a coisa mais comum em mulheres a partir da puberdade, pois o aumento da acidez vaginal provoca irritação no epitélio e causa a inflamação crônica, que é reativa e, portanto, não se pode considerar como uma doença, pois também é consequência do amadurecimento genital. Calma! Você não parece ter nada grave. Para elucidar um NIC I (neoplasia intraepitelial cervical grau I) precisa fazer exames como por exemplo biopsia e captura híbrida para diagnóstico de HPV. Nâo é assim tão simples. Volte ao médico e “encoste-o na parede” para que ele(a) dê uma explicação clara para você. Isso é direito do paciente e obrigação do médico. Está no código de ética médica.

  57. Doutor minha filhinha esta com um mês e esta com dificuldade em fazer coco ela faz muita força e nada me aconselharam fazer chá de cebola branca ou dar luftal, eu presto muita atenção na minha alimentação e so estou dando o peito e nada mais. o que faço?

  58. Estou amamentando mas meu seio direito não esta produzindo leite so o esquerdo que esta enorme o que eu faço eu sempre dou de mamar nos dois seios minha filha não rejeita nenhum me ajude

  59. Ol Porfavor Alguém pode me Ajudar meu Resultado da Minha Biopsia deu Fragmento superficial de epitélio escamoso sem atipias. Aguardo resposta
    Desde de Já Agradeço

  60. Dr. Heinz, obrigada.

    Liguei para a médica e ela me mandou suspender o tratamento com os óvulos e que a coceira retrocederia. Informou que é somente para eu voltar para um novo preventivo dentro de 6 meses como faço sempre. A reação alérgica já passou e está tudo bem. Obrigada pelos seus conselhos. É um excelente profissional.

    Fique com Deus.

  61. Achei muito legal esse site não conhecia doutor tive um parto cezario estou com 25 dias hoje disseram que é muito bom tomar agua inglesa pra arrastar resto de parto só que essa agua também tem que fazer resguardo e não pode levar sol nem sereno pois pode causar cegueira isso pode mesmo acontecer? e por favor me diga com quantos meses exatamente eu termino esse resguarde pra voltar a minha vida normal tipo fazer serviços, pega peso.

    1. Tirando a água inglesa, o sereno e o sol, que são mitos, não fazem diferença nenhuma e não causam nada de extraordinário, o resguardo de relações sexuais deve ser respeitado, pois mesmo sendo parto cezáreo, pode haver hemorragia no caso de relações sexuais antes dos quarenta dias que se recomenda abster-se da prática sexual.

  62. Boa Tarde!
    O resultado do meu exame de siscolo deu o seguinte:
    Material: satisfatório
    Epitélios representados:escamoso,glandular e metaplásico
    Alterações celulares benignas:inflamação,metaplasia escamosa imatura
    Microbiologia:flora bacteriana mista
    Gostaria muito que me explicasse pois estou preocupada ja tive HPV.
    Pediram pra eu repetir novamente esse exame em 6 meses
    Atenciosamente
    Rosana

  63. Boa tarde doutor ja faz 20 anos que minha esposa tem uma hernia no umbigo e agora ta dando crise mas não saiu pra fora
    o que se tem que fazer é preciso operar ou existe algum antibiotico que possa resolver o problema?

  64. dr,meu filho esta criando sapinho na boca e nos labios eu passo um paninho molhado mas não sai o que tenho que fazer soumãe de primeira viagem e estou toda perdida

    1. Sapinho não é grave, mas incomoda a criança. Leve-o ao pediatra para tratar o sapinho. O tratamento é feito à base de antifúngico oral, sendo barato e bem simples.

  65. Boa tarde doutor minha filha tem 20 dias de nascida minha esposa levou ao medico porque ela estava espirrando e torcindo e com catarrinho no peito o medico passou amoxilina,xarope de ambrosio e paracetamol e falou que podia dar os três juntos que não tinha problema mas ouvi falar que ela por ser muito novinha pode causar algum problema por ser antibiotico e me disseram que esse catarrinho pode ser resto de parto o que eu faço isso é mito ou verdade? me disseram que era bom dar chá de erva doce pralimpar caso seja resto de parto.to com medo que algo aconteça com minha filha me ajude. no aguardo

    1. Se a criança aspirar qualquer líquido na hora do parto, ela pode morrer. Isso é mito. Pode dar os três fármacos juntos, mas atente à dosagem da amoxacilina. Tem que ser a mais exata possível, pois senão pode dar diarréia.

  66. Boa noite doutor!

    Dia 17 de março enviei o seguinte questionamento sobre meu papanicolau. O resultado foi o seguinte:

    Pri disse:
    17 de março de 2011 às 0:34
    CITOPATOLÓGICO (COLPOCITOLOGIA) ______
    Material: Colpocitológico – 1 Lâmina Data da coleta: 21/2/2011
    10426
    Leitura Citológica (Adequação da Amostra): Satisfatório, porém limitado
    Áreas espessas
    Elementos Acompanhantes..: Piócitos
    Histiócitos
    Padrão Celular Epitelial.: Células superficiais e intermediárias
    Alterações inflamatórias regenerativas
    Raras células com ativação nuclear
    Elementos Inflamatórios (Microflora)..: Flora de bacilos de Döderlein (moderada)
    Conclusão Diagnóstica….: Aspecto citológico inflamatório (classe II)
    Diagnóstico Final……..: Colpite inespecífica
    Avaliação Hormonal…….: Avaliação prejudicada devido a alterações morfotintoriais celulares
    Comentários…………..: Sugerimos controle periódico a critério médico
    Obs1.: Sistema BETHESDA-2001.
    Obs2.: Este padrão de resultado refere-se ao material que nos foi enviado.
    Então o Sr. avaliou e disse que estava normal, fiz um ultrassom que deu o resultado: não evidenciamos processo cístico ou soóldio na pevle e os ovários e úteros estão com aspecto ecográfico normais.

    Retornei à doutora que me disse estar tudo bem. Então me receitou um medicamento estranho, albocresil óvulos para utilizar em noites alternadas e que poderia ter relação no dia que não utilizasse, me passou 3 caixas c/ 6. Fui à farmácia e comprei sendo que quando cheguei em casa e li a bula fiquei encucada pois é indicado para tratamento de lesões ou reepitelização e então liguei para ela para saber se era aquilo mesmo e ela disse que somente passou devido ao resultado ter dado raras células de ativação nuclear, que alguns médicos não tratam e ela falou que prefere prevenir. Disse QUE NÃO É NADA GRAVE PARA EU NÃO ME PREOcuPAR. ENTÃO COMECEI O TRATAMENTO QSENDO QUE NO 5º OVULO ME DEU CANDIDIASE E LIGUEI PARA ELA PARA SABER O QUE DEVERIA FAZER.
    ELA ME RECEITOU GYNAZOLE 1 CREME E TOMEI FLUCONAZOL 150 MG UMA DOSE. E ME MANDOU PARAR POR TRÊS DIAS E VOLTAR COM O TRATAMENTO DOS ÓVULOS. Fiquei com a pele muito sensível e coçando e fiquei com medo de voltar o tratamento com os óvulos.
    ESTOU COM ALGUM PROBLEMA? Nunca tinha usado esse remédio e na bula dele diz que dá candidíase. Estou com medo de continuar e me dar de novo. O que faço doutor?

    1. Pri:
      É melhor você voltar na sua médica e discutir o problema com ela, pois este tipo de conselho eu não posso te dar, pois incorrerei em quebra de ética e/ou ingerência. Dizer se um laudo está dentro da normalidade, até posso fazer, mas isso já foge do objetivo e da legalidade.

  67. Meu exame ginecologico deu Alterações celulares benignas reativas ou reparativas:Inflamação ,metaplasia escamosa imatura,outras causas:Piócitos.
    Microbiologia :Cocos.
    Negativo para neoplasia.
    O que isso quer dizer?

  68. Dr. Boa noite.

    Gostaria de uma ajuda na interpretação do meu exame preventivo, por favor:

    Tecnica de Coloracao: Papanicolaou

    Local de Coleta do Material Epitelios escamoso e glandular.

    Aspecto do Esfregaco (Fundo) Exsudato leucocitario. Citolitico.

    Grau de Descamacao Celular Moderada.

    Tipos de Celulas Identificadas Endocervicais, intermediarias e
    superficiais.

    Aspectos Celulares Evidenciados

    Alteracoes citomorfologicas inflamatorias.

    Estudo Microbiologico:

    Lactobacilos.

    Conclusao do Exame Citologico:

    PADRAO CITOLOGICO INFLAMATORIO.

  69. Dr. gostaria de saber com quanto tempo tenho q guardar resguardo,tive um parto cessario,e muitas pessoas dizem q eu ñ posso comer determinado comer, como care de charque,frutas e outras coisas q no meu ver acho q seja mito, e com quantos dias posso ter relações, no aguardo

    1. Aninha:
      Algumas coisas você deve evitar, especialmente ácidos, pois pode ser excretado no leite e causar cólicas no bebê. Quanto a ter relações, recomenda-se os mesmos 40 dias do parto normal.

  70. Boa tarde gostaria muito de tira uma dúvida pois já bati 3 ultrason obstétrica uma com 4 meses, outra com 6 meses e outra com 7 meses. essa de 7 meses foi porque eu estava perdendo liquido devido a infecção urinaria mas graças a Deus agora esta tudo ok. Estou entrando nos 9 meses no dia 10/04 qual data é mas favorável pra bater outra ultrason pra saber a posição que o bb está?

    1. Ana Maria:
      A resposta à sua pergunta apenas sua médica pode te dar, pois depende de exame físico para avaliar a necessida ou não de exames complementares.

  71. Fiz o exame de Citologia cervico vaginal e deu piócitos 4+, hitiócitos, metacromasia, halo perinuclear e celulas metaplasicas em vias de maturação.
    Oque meu exame esta acusando?

    1. Marcela:
      Talvez você tenha alguma infecção por agente bacteriano ou por protozoários. Nâo é grave, mas tem que tratar. A metaplasia e a metacromasia são normais. Fazem parte do desenvolvimento genital da mulher. Volte ao médico.

  72. fiz um exame de rotima de prevenção e o resultado foi?inflamaçao moderada inespecifico
    o que issi quer dizer?
    qual o medicamento usado? é grave

    1. jociany:
      não tem nada de grave no seu resultado. Inflamação é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa e não traz consequências algumas à sua vida. Fique tranquila.

  73. Olá doutor,
    Recebi meu exame e deu METAPLASMA ESCAMOSO IMATURO
    ASCUS – POSSIVELMENTE NÃO NEOPLASMO
    CONCLUSÃO: NÃO AFASTAR LIE DE BAIXO GRAU.

    MINHA MÉDICA PASSOU UMA POMADA, PARA LOGO APÓS FAZER UMA COPOSCOPIA E ME GARANTIU QUE NÃO É NADA GRAVE.
    :( ISSO É VERDADE:

    1. Emília:
      Pode ter certeza que se fosse grave, sua médica teria te levado para o centro cirúrgico no mesmo dia. O que você tem é o mais comum em mulheres com vida sexual ativa: inflamação, também chamada de cervicite crônica inespecífica, colpite difusa e um monte de outros “palavrões” mais. Fique tranquila.

  74. Fiz histerectomia sub total há um ano, o diagnostico foi: Endometrio discretamente proliferado, Adenomiose superficial, Endocervicite Cronica Inespecifica e Tubas Uterinas com fibrose de lamina propria e hiperemia da serosa, após 1 ano na US apresentou uma massa solida no ovario direito +_ 19cm(3), meu medico pediu pra aguardar 6 meses para repetirmos os exames… pode ser cisto hoemorragico…. Esta massa pode ter ligação com a biopsia anterir do utero??

      1. Muito Obrigada pelas explicações, neste intervalo fiz uma Tomografia da Pelve e confirmou massa sólida nos ovarios, e aderencia tb, isto pode ter complicações?? Ou posso esperar alguns meses para nova avaliação??

        1. Ane:
          A complicação da aderência é dor ao se movimentar, especialmente ao se esticar. Não tem consequências, mas o único jeito de se livrar dela é com cirurgia. Quanto à massa sólida, pode ser cisto ovariano. Você pode esperar a próxima avaliação, a menos que a aderência comece a te incomodar muito, daí procure um cirurgião, levando o resultado desta tomo para ele ver.

  75. Boa noite, tenho algumas dúvidas. Sempre que faço exame de papanicolau com biopsia tenho fortes dores, dores no abdomen do lado esquerdo, que há anos que aparecem com frequencia quando faço algum esforço fisico ou no repouso mesmo. O que poderia ser doutor? Já fiz varios exames ginecologicos logo que apareceu essas dores e nao deu nada. Agora há 1 mes fiz novamente o papanicolau, senti esta forte dor. Minha maior preocupação foi que na biopsiade colo uterino consta como diagnóstico Cervicite Cronica não especifica com areas focais de metaplasia escamosa endocervical. É muito grave? Estou perocupada porque deu metaplasia escamosa endocervical. A ginecologista me receitou Kolpitrat 10 aplicações. É eficaz mesmo? Muito obrigada.

    1. Cristiane:
      O que você tem é comum em mulheres adultas, ou seja, metaplasia escamosa é um estágio de maturação do epitélio interno e consiste da substituição das células imaturas e sensíveis ao pH ácido do colo e da vagina por células escamosoas resistentes à acidez e esse processo de transformação se chama metaplasia escamosa. Isso não é doença. Cervicite crônica não específica ou inespecífica também é outra condição normal nas mulheres com vida sexual ativa e que aprece até em virgens. Na verdade é uma inflamação crônica causada por diversos fatores que vão desde DIU, passando por absorventes internos, até a própria acidez vagina que, durante a metaplasia, ou seja a transformação e substituição do epitélio, acaba provocando uma inflamação crônica. Isso não é nada de grave. Sossega. Talvez o creme seja para ajudar em algum foco de irritação ou algum ferimento simples que a médica encontrou e talvez tenha interpretado como uma pequena infecção (INFECÇÃO, não inflamação) inespecífica.

  76. Estou mto preocupada, fiz uma biopsia e o diagnostico foi cervicite cronica com metaplasia escamosa endocervical e alterações coilocitoticas focais, o médico não me esclareceu direito do problema e não me receitou nenhum medicamento apenas disse que devo fazer o papanicolau anualmente, estou aflita e sem saber se tenho HPV ou não… vc pode me esclarecer melhor esse diagnostico e vc acha que devo procurar outro médico?
    Obrigada pela atenção e fico no aguardo.

    1. Carina:
      Você tem inflamação, comum às mulheres com vida sexual ativa. A coilocitose focal não significa necessariamente que você tem HPV e por isso ele recomendou o exame após um ano, para ver se esclarece melhor ou não. Por enquanto, considere que você NÃO tem HPV, pois o diagnóstico não está claro. No próximo papanicolau será possível ter um quadro mais definido. O mais importante de tudo, é não esquentar a cabeça. Quem morre na véspera é peru. O maior inimigo do corpo humano é o próprio corpo humano, ou seja, a mesma cabeça que comanda todo o corpo, pode destruí-lo “preventivamente” quando pensa estar possuído por doenças. Resumindo: não “encane” ou você acabará doente sem ter doença alguma.

  77. Ola Dr. Heinz. sou casada a quase 3 anos. fiz dias atrás um preventivo que deu resultado:

    * zona de transformação normal
    * Orifícios Glandulares
    * Ovos de Naboth

    conclusão: 2 TN.

    enfim ..achei esse site. espero que me responda o que tenho é grave?. de preferencia mande para meu e-mail.
    ainda passarei novamente no medico pois ele disse que estou com uma ferida no colo do útero.
    espero sua resposta

    obrigada.

  78. CITOPATOLÓGICO (COLPOCITOLOGIA) ______
    Material: Colpocitológico – 1 Lâmina Data da coleta: 21/2/2011
    10426
    Leitura Citológica (Adequação da Amostra): Satisfatório, porém limitado
    Áreas espessas
    Elementos Acompanhantes..: Piócitos
    Histiócitos
    Padrão Celular Epitelial.: Células superficiais e intermediárias
    Alterações inflamatórias regenerativas
    Raras células com ativação nuclear
    Elementos Inflamatórios (Microflora)..: Flora de bacilos de Döderlein (moderada)
    Conclusão Diagnóstica….: Aspecto citológico inflamatório (classe II)
    Diagnóstico Final……..: Colpite inespecífica
    Avaliação Hormonal…….: Avaliação prejudicada devido a alterações morfotintoriais celulares
    Comentários…………..: Sugerimos controle periódico a critério médico
    Obs1.: Sistema BETHESDA-2001.
    Obs2.: Este padrão de resultado refere-se ao material que nos foi enviado.

    Está normal

    1. Pri:
      pelo relatório, o seu material foi mal colocado na lâmina, por isso que está escrito “áreas espessas”. Quanto aos demais elementos, está dentro dos padrões, pois citologia classe II é o resultado predominante em mulheres com vida sexual ativa. Isso é comum.

  79. Fiz uma biopsia de polípo endocervical.
    CONCLUSÃO. Polípo endocervical com focos de metaplasia escamosa imatura.
    Gostaria de saber se isto é um cancer, e qual é o tratamento.

  80. Oi, Dr.estou muito preocupada, qdo minha ginco retirou o material para o papanicolou constatou que o meu colo do utero está muito sensivel,sangra só em encostar e falou tambem que parece que há tipo de umas veias meio saltadas e pediu pra fazer colposcopia será que é muito grave ou mesmo cancer?

    1. Calma, Alcione.
      Faça os exames primeiro e depois volte na médica para ela te dar um diagnóstico definitivo. Sem os resultados não se pode dizer o que você tem e ainda, só a sua médica é que tem condições de te dar um diagnóstico, pois é ela que está te examinando. A distância é impossível dizer qualquer coisa justamente por não ter como te examinar.

  81. Dr, me ajude estou muito confusa pois estou no 8º mês de gestação e estou com cândida, corrimento e coceira minha GO passou fluconazol 150,mais eu ouvi outros médicos falarem que não pode tomar durante esse período, o que eu faço? e se a cândida pode interferir num parto normal?

    1. Ana Maria:
      O máximo que pode acontecer em um parto normal com cândida é a criança nascer com o famoso sapinho (na boca e no períneo). Nada além disso. Não é recomendado o uso de fluconazol na gestação, mas em casos extremos é necessário avaliar o risco/benefício do uso. Volte na sua GO e converse com ela.

  82. no meu exame deu eptelio aceto branco escamoso com zona de transformação atipica.já foi feito uma cauterização o medico repetiu o exame depois de alguns meses e o resultado continuou o mesmo na epoca tbém fiz uma biopsia.amanhã vou fazer outra biopsia,oq esta acontecendo estou nervosa pois ele até falou em cirurgia me de uma resposta por favor

    1. simone:
      É impossível eu te dizer qualquer coisa à distância. Se você está em dúvida quanto ao procedimento ou a conduta do médico, procure outro médico.

        1. Citólise significa quebra ou ruptura celular, sendo comum quando as células envelhecem e “estouram”, sendo substituidas por células novas. Epitélio escamoso é o tecido maduro, constituído de células escamosas. Não há nada de grave no seu exame. Você está bem.

  83. BOM TARDE
    FIZ UMA BIOSPIA NO QUAL CONSTATOU Q ESTOU COM
    ENDOCERVICITE CRONICO,ESTOU PREOCUPADA,POIS A MINHA
    GINECOLOGISTA ESTA VIAJANDO,E NAO CONSEGUI ENCONTRAR
    NADA NA WEB,QUE ME ESCLAREÇA ISSO.
    AGUARDO RESPOSTA

    1. Elisângela:
      Endocervicite crônica é outra maneira de chamar a inflamação crônica inespecífica, comum em mulheres com vida sexual ativa. Não “esquente”, pois você não tem nada de grave. Isso é comum e se fosse grave, a humanidade já não existiria mais, pois mulheres e cervicite convivem desde o gênesis.

  84. Fiz alguns exames recentemente,e do o transvaginal deu que estou com um cisto em um dos ovários.Fui ao médico pois ele me disse que eu possuo ovários multicrocisticos de aspecto folicular,e que isso ja vem de mim desde pequena e que não tem cura ,quero saber se isso interfere em um dia eu querer engravidar ? Eu posso,ou tenho que fazer algum tipo de tratamento ?Até por que minha menstruação é literalmente desregulada.

    Desde já agradeço,mais quero que alguem me esclareça essa duvida.

    1. Jessica:
      Conheço muitas mulheres com ovários policísticos que engravidaram sem esperar. Se você não quiser uma gravidez acidental, é melhor se cuidar. Não confie muito nos seus microcistos como barreiras à ovulação, pois eles poderão te trair.

  85. Meu exame deu Cervicite crônica reagudizada com metaplasia escamosa do epitélio colunar.
    Gostaria de Saber oque se tem cura e se vou poder emgravidar estou com medo.

  86. Meu exame deu Cervicite crônica reagudizada com metaplasia escamosa do epitélio colunar.
    Gostaria de saber se tem cura e se vou poder emgravidar estou com medo…

    Att.Lourdes

    1. Lourdes:
      O que você tem é comum em 90% das mulheres com vida sexual ativa. É apenas inflamação reativa e não mata ninguém. Se não houver outra coisa além do que você escreveu aqui, você está muito bem e poderá engravidar sem problemas.

  87. Doutor boa tarde!
    Fiz alguns exames que deram o seguinte resultado:

    Relatorio adicional: Informes clínicos “área iodo negativo, leucoacética no colo do útero.Biópsia do colo do útero.”

    LAUDO ANATOMOPATOLÓGICO
    Descrição microscopica: cortes histológicos de mucosa cervical apresentado no cório discreto infiltrado inflamatorio de células polimorfo e mononucleadas. Há metaplasia escamosa imatura doepitélio glandular. Coexistem alterações epiteliais reacionais.Ausencia de displasia ou neoplasia neste material.

    Diagnostico: Cervicite cronica discreta, em atividade associada a metaplasia escamosa imatura.

    Em outro exame deu o seguinte:

    Relatorio adicional: Informes clinicos “Schiller positivo”

    LAUDO CITOPATOLÓGICO
    Diagnóstico: Negativa para celulas neoplasicas. Presença de alterações celulares ou reparativas em células escamosas.
    Observação: Esfregaço hemorragico

    Estou muito confusa e com medo, estou querendo engravidar sera minha primeira gravidez e não entendo nada do que tenho,pode me ajudar por favor, me dizendo o que quer dizer tudo isso, estou muito assustada.
    Desde ja agradeço…!!

    1. Aline:
      A menos que exista algo além do que você escreveu aqui, você está bem. O teste de Schiller é muito inespecífico e dá falso positivo em até 85% dos casos, não servido para praticamente nada. O que você tem é apenas inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa e até em virgens pode ser encontrada inflamação. Fique tranquila e boa sorte na gravidez.

    1. Cida:
      Você fez mamografia? Significa que encontrou-se linfonodos (organelas do sistema hematopoiético que produz os linfócitos) dentro de suas mamas e pode significar alguma infecção, nódulo, fibroma. Volte ao médico e peça que ele te esclareça o que encontraram no exame.

  88. Por favor me diga, o que fazer pois recebir o resultado do meu PCCU.
    Matérial: Esfregaço servico-vaginal.
    Avaliação da amostra: satisfatoria.
    Células Epiteliais:
    Pavimentosas superficiais: presença.
    Pavimentosas intermediarias: presença.
    células endocervicais: presença.
    células metaplasicas: presença.
    Elementos associados.
    Neutrofilos: Abundantes.
    Aritrocitos: ausência.
    Histiocitos: Frequentes.
    micro-organismos.
    -Flora mista.
    Candida sp: Presença.
    Alterações epiteliais.
    Foram observadas alterações celulares.
    -Metaplasia escamosa.
    Conclusção: Citologia inflamatoria-candidiase.
    Estou morrendo de medo.
    Me explique o diagnostico pois, não consigo pensar em outra coisa.
    que doença é essa ?

    1. Nara:
      Calma! Você não tem praticamente nada. Apenas uma candidíase que desaparecerá com um bom tratamento. O restante está dentro do esperado para mulheres de vida sexual ativa.

  89. boa noite. recebi meu exame colpocitológico e tem uma interpretação citopatológica assim:alterações celulares benignas:inflmação, esfregaço normotrófico e a conclusão do laudo é negativo para lesão intraepitelial e para malignidade…… o que isso significa dr. vou mostrar para minha médica, mas ainda não consegui agendar o retorno

    1. eulene Maia de Lima Farias:
      Está tudo normal com você. Inflamação é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa e não mata ninguém. Leia nos demais comentários, tudo o que já se escreveu sobre inflamação e cervicite crônica inespecífica é a mesma coisa)

    1. sandra:
      Você tem apenas uma inflamação, comum à maioria das mulheres com vida sexual ativa. Leia nos demais comentários o que já foi dito sobre o assunto.

  90. O Laudo do me exame foi:
    esfregaço apresentando celulas intermediarias e superficias,com citolise leve.Presença de algumas celulas colunares endorcevicais.A flora bacteriana e constituida por bacilos de Doederlein.Notam-se varios neutofilos.Pesquisa negativa para parasitas.Não foram identificadas celulas displasticas.
    Avaliacao satisfatoria,celulas endorcevicais presentes.
    Conclusao:alteraçoes inflamatorias e reacionais.
    Me expliquem antes de levar o resultado para a minha ginecologista..
    Aguardo..

    1. amanda:
      Você tem apenas uma inflamação, nada de mais. Inflamação é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa, sendo benigna e resultante de diversos fatores como por exemplo DIU, camisinha, duchas ginecológicas, absorventes higiênicos, desodorantes íntimos, tecidos de calcinha, e muitas outras causas. Até virgens pode ter o mesmo tipo de inflamação que você tem. Sossega.

      1. Que tipo de medicamento vou ter que tomar para curar essa inflamaçao?E quais medidas devo adotar para que essa inflamação não volte…
        Pois da ultima vez que fiz exame tive que usar uma pomada por sete dias,alem de um comprimido que o ginecologista recomendou pra mim e para o meu namorado

        1. Amanda:
          A inflamação é crônica e não tem risco algum de se transformar em algo grave. Não precisa tomar nada. Basta apenas cuidar para não pegar infecções, como deve ter sido o fator que levou o médico a te passar creme e comprimido. A inflamação, chamada de cervicite crônica inespecífica tem diversas causas. Leia nos comentários anteriores tudo o que já escrevi sobre ela.

  91. Olá,
    Tenho algumas dúvidas e ficarei imensamente agradecida se puder ajudar…
    Realizei recentemente os exames de colpocitologia e colposcopia com biópsia, em que o resultado foi “cervicite crônica com paraqueratose”. Gostaria de saber se posso descartar a hipótese de infecção por HPV, ou se, ainda assim posso ser portadora do vírus. Minha angústia relaciona-se ao fato de praticar sexo oral desprotegido com o meu parceiro.
    Pesquisei muitos textos na internet e fiquei muito preocupada, embora a minha médica tenha informado que os resultados dos exames não apresentassem nada grave. Seria interessante fazer exames complementares, como captura híbrida? Posso transmitir o vírus do HPV ao meu parceiro, mesmo sem apresentar outras alterações em meus exames? A colpocitologia e a colposcopia com biópsia são capazes de identificar se a cervicite está associada ao HPV? É possível ficar tranqüila em relação ao vírus HPV com os atuais resultados dos exames (cervicite crônica com paraqueratose)?
    Fico muitíssimo grata pelas informações.
    Abraços,

    1. Katia:
      Se no papanicolau não apareceu os termos “coilócito” ou “coilocitose”, fique tranquila, pois a alteração celular chamada coilocitose é indicativa de HPV, que é um vírus de aparelho reprodutor e não de nasofaringe. O simples papanicolau mostra estas células e já indica a possibilidade de HPV. Cervicite crônica e paraceratose não são decorrentes de HPV e muito menos são condição sine qua non para seu aparecimento.

  92. quando eu fui fazer meu exame a medica falou que meu útero estava vermelho mas não me receito nada para passar.será que isso tem alguma coisa a ver porque eu uso ob?

  93. oi queria saber o que é uma cervicite crônica ativa moderada com metaplasia escamosa fiz uma biópsia e acusou isso por favor isso é caso de cirurgia ? ou só precisa se tratar ?

    1. thayse marques:
      Não precisa fazer nada. Metaplasia escamosa é uma etapa do amadurecimento genital feminino e cervicite crônica é o achado inflamatório mais comum em mulheres com vida sexual ativa e não traz perigo nenhum. Fique “fria”.

  94. Bom dia!
    Caro Dr. Heinz obrigada por sua resposta!
    Voltarei ao meu médico na próxima semana, já marquei uma consulta, mas antes disso gostaria de saber: Caso seja alguma dermatite mesmo, pois meus exames não acusam nenhuma bactéria ou fungo, como é possível tratar uma dermatite nesta região?
    Obrigada mais uma vez!

    1. Aleksandra:
      Existem diversos produtos farmacêuticos com formulação apropriada para tratamento de dermatites genitais. Seu médico deverá te passar algum deles.

    1. telma:
      Parece ser o mesmo caso da Aleksandra. Volte ao médico pergunte para ele se não pode ser alguma reação alérgica aos fármacos tópicos que ele te passou. Se ele queimou seus feridas (cauterizou) com ácido ortocresolsulfônico, pode ser uma dermatite causada por reação inflamatória parecida com queimadura comum. Isso demora a desaparecer.

  95. Primeiramente quero desejar a todos um FELIZ 2011 e que DEUS abenções a todos.

    OI, doutor fui ao médico levar o resultado do HPV e deu negativo então ele achou melhor queimar as feridas mas agora a pele esta saindo a coceira continua e está com muito pus o que eu posso fazer já não sei mais o que fazer estou muito preocupada pois nenhum médico consegui descobrir o porque da coceira e minha vulva esta muito ferida e ardendo muito está na carne viva.
    por favor doutor me ajude ou me indique algum lugar onde eu possa ir para obter esta ajuda.

    1. Aleksandra:
      Parece dermatite inflamatória causada por alguma alergia. Pode ser de tecidos, de cremes vaginais que você usou e aos quais você é alérgica e formou um eczema… Volte ao médico e pergunte para ele se não pode ser isso.

  96. Bom dia!
    Fiz um exame de biópsia que deu como resultado endocervicite crônica polipóide, já li anteriormente que a endocervicite é algo considerado comum e pode ter muitas causas, porém tenho sentido dores na relação sexual e principalmente quando ocorre a ejaculação. USei pomada de tinidazol com fluconazol para uma coceira que surgiu primeiro, antes das dores. Meu exame de papanicolau não deu nada. eu gostaria de saber se no caso não seria necessário o uso de algum antinflamatório ou antibiotico, já que esta inflamação está me prejudicando?
    Obrigada

    1. Adriana:
      NIC I e os outros NICs pode ser causados por outros agentes, pois se fossem exclusivamente decorrentes de HPV, ninguém mais teria câncer de útero e colo, pois atualmente existe tratamento farmacêutico para HPV.

  97. Há + ou – 1 ano tenho irregularidade em minha menstruação, na realidade tenho metrorragia. Fiz meu papanicolau o o resultado foi: Classe II – Alterações benignas por agente específico; Microflora: Sugestivo de gardnerella; celulas escamosas.
    Minha consulta é só daqui a 2 semanas, alguém poderia me ajudar? estou preocupada pois o sangramento não para e inclusive estou com anemia de 8.3.
    Obrigada.

    1. Andréia:
      Se o papanicolau deu classe II, que é apenas inflamatório e comum na maioria das mulheres, então o problema pode ser ou endócrino, ou hematológico (distúrbio de agregação plaquetária, comum em pessoas que tomam aspirina, anti-inflamatórios ou psicotrópicos, ou deficiência da vitamina K), ou pode ser um mioma. Procure um clínico geral para tratar esta anemia o mais rápido possível e aguarde a consulta com seu GO.

        1. telma:
          desculpe mencionar concurso na resposta, mas acho que “embolei” a sua pergunta com a de outra pessoa que está fazendo concurso público e está com uma situação idêntica à sua. Abs.

  98. por favor me ajude a entender esse exame pois meu médico não me ajudou em nada.

    Exame macroscopico:

    Três fragmentos irregulares medindo em conjunto 0,6 cm no maior eixo, acastanhados e de consistência firme-elástica.

    Exame microscópico:

    Os cortes histológicos seriados em parafina e submetidos a coloração pela hematoxilina-eosina permitem a seguinte conclusão:

    Diagnóstico:

    Vulva (biopsia):
    -Processo inflamatorio crônico inespecifico com acantose e paraqueratose.

    Por favor me ajudem estou muito preocupada.

    1. telma:
      Acantose e paraceratose são fenômenos de formação de camadas de células. Não tem nada de grave e inflamação crônica, também chamada de cervicite crônica inespecífica, é comum em mulheres com vida sexual ativa e não mata ninguém. Fique tranquila.

  99. material citologia oncótica de urina:
    quero saber oque significa o resutado: preparado sete esfregações corados pelo metodo de papanicolau, exibindo algumas células escamosas sem atipias???

    foi o resutado que a minha esposa teve

    com ugencia, obrigado

    1. joselino dos santos:
      Como respondido na pergunta da lorena tessarolo, está tudo bem, pois células escamosas são normais no epitélio maduro de mulheres e sem atipias, melhor ainda.

  100. Gostaria de saber .
    pois o meu exame deu assim,

    conclusão: Negativo para malignidade,
    Esfregaço inflamatóri inespecífico moderado eu queria saber oque é isso ! é grave;pois eu já tive Hpv

    1. jessica:
      Esta normal, pois inflamação é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa e negativo para malignidade significa que você NÃO tem sinais de câncer.

      1. Dr,
        Estou preocupada, pois no meu exame citopatolóogico cervical apareceu o seguinte resultado:
        SISTEMA BETHESDA (2001)

        ADEQUAÇÃO DA AMOSTRA:
        Interpretação citológica satisfatória

        ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS
        – de natureza infecciosa:
        ausente

        De natureza reativa:
        associadas à inflamação inespecífica e metaplasia escamosa

        ALTERAÇÕES DE CELULAS EPITELIAIS
        – De células escamosas:
        ausencia de anormaliade de celulas escamosas
        – de célulass glandulares:

        ausencia de anormalidade de células glandulares
        – outras anormalidades:
        ausentes.

        O que significa de natureza reativa associadas à inflamção inespecíficac e metaplasia escamosa?
        Estou tão preocupada!
        Muito obrigada

        1. Albertina Guimar:
          Significa apenas que você tem uma inflamação, coisa mais comum em mulheres com vida sexual ativa e que também aparece em virgens. A inflamação tem várias causas, indo desde alergias até reação ao DIU

  101. Gostaria de saber mais ou menos oque esta acontecendo comigo.

    Já é a segunda vez essa semana que sinto dores abdominais muito forte. A primeira foi segunda feira; acordei as 03hrs da manhã sentindo uma dor fortissima semelhante a colica, mas bem pir, que se atenuou depois de uns 25 min. A segunda foi hoje pela manhã; estava no trabalho e senti uma colica, que vinha em intervalos e depois ficou horrivel. Começou a doer muito, eu suava e fiquei tremula, não conseguia fazer nada. A dor vinha novamente em intervalos, que diminuiaram ate passar. Já Passou mas sinto a area quente, e meio adormecida, como se tivesse tomado relaxante muscular.

    Detalhe, não estou menstruada e esta muito longe pra vir ainda.

    A uns trêz anos atras, fui no SUS fazer exame de rotina e a Drª pediu um ultrason, que teve como resultado, uma pequena ferida no utero, e ovarios multimicrocisticos. Não tive tratamento porque a Drª foi transferida e o exame sumiu misteriosamente do protuario. Tentei remarcar tudo, mas fiquei numa fila de espera gigantesca e ate hoje não fui chamada.
    Agora tenho um pouco mais de condições e tenho plano de saude, estou marcando exames, mas estou desesperada com essas dores que ando sentindo e só me passa coisa ruim na cabeça.

    Por favor me ajude.

  102. Camile:
    O que você tem é comum à praticamente todas as mulheres com vida sexual ativa e também a muitas virgens. Inflamação não mata ninguém e pode ter diversas causas, indo desde alergias a camisinha, duchas ginecológicas, DIU, até reação imunológica a alguma infecção mal tratada ou mal curada. Fique tranquila.

  103. Gostaria de saber o diagnostico, para meu exame preventivo…

    Presença de células superficiais e intermediárias, com o predominio das ultimas.
    Alteração morfotintoriais de natureza inflamatória.
    Frequentes leucócitos polimorfonucleares.
    Alguns histiócitos dispersos.
    rica flora mista.

    Conclusão:

    Negativo para célula neoplásica.
    pesquisa de trichomonas e monília negativo.
    Inflamatorio moderado.

    1. iveth:
      Cervicite crônica não requer tratamento. Não se preocupe com ela, pois ela não é sintoma de nada, é apenas inflamação decorrente de fatores inespecíficos, como uso de camisinha, duchas, desodorantes íntimos, DIU, e etc.

  104. Bom dia doutor Vladimir! Eu fiz uma biópsia de colo de útero e o resultado foi o seguinte:
    Descrição macróscópica: Dois fragmentos irregulares de tecido branco-amarelado, medindo 0,5 x 0,4 cm.
    Diagnostico final:
    -Cervicite crônica com metaplasia escamosa.
    -Ausência de maliguinidade no material examinado.
    Gostaria que o senhor me explicasse o que significa!
    Desde já obrigado!

    1. iveth:
      Está tudo bem. Não há sinais de câncer e ainda, metaplasia escamosa é um efeito natural do amadurecimento genital da mulher e começa lá na puberdade com a leucorréia fisiológica (aquele corrimento sem cheiro que toda menina tem quando começa a desenvolver os caracteres sexuais). Cervicite crônica é a mesma coisa que inflamação e isso é comum em mulheres de vida sexual ativa.

  105. Olá, meu exame deu um resultado que não entendi e ainda vou à médica, mas não consigo esperar…
    Colpo: colo médio com mácula, orificio externo em fenda transversa, secreção muco-serosa, em moderada quantidade.
    Achados Colpos. normais: ectopia papilar, zona de transformação normal com orificios glandulares e ilhotas de epitélio cilindrico.
    Jec ant. 1
    Jec pos. 2
    Ultima gland. 2
    teste de schiller: iodo claro e positivo.
    Citologia: esfregaço mucóide, apresentando leucócitos, bacilos, cocos, envolvendo células epiteliais do tipo superficial, intermadiária, metaplásica e endocervical bem conservadas.
    Conc. flora mista.
    negativos para celulas neoplásicas.
    O que eu tenho…

    1. Adriana:
      Você não tem nada de grave. Nem doença. Talvez um pouco de corrimento (é o que indica secreção muco-serosa). Volte ao médico para verificar se há mesmo uma infecção.

  106. Olá, meu exame deu um resultado que não entendi e ainda vou à médica, mas não consigo esperar…
    Colpo: colo médio com mácula, orificio externo em fenda transversa, secreção muco-serosa, em moderada quantidade.
    Achados Colpos. normais: ectopia papilar, zona de transformação normal com orificios glandulares e ilhotas de epitélio cilindrico.
    Jec ant. 1
    Jec pos. 2
    Ultima gland. 2
    teste de schiller: iodo claro e positivo.
    Citologia: esfregaço mucóide, apresentando leucócitos, bacilos, cocos, envolvendo células epiteliais do tipo superficial, intermadiária, metaplásica e endocervical bem conservadas.
    Conc. flora mista.
    negativos para celulas neoplásicas.
    O que eu tenho…

    1. Adriana:
      Você não tem nada de grave. Nem doença. Talvez um pouco de corrimento (é o que indica secreção muco-serosa). Volte ao médico para verificar se há mesmo uma infecção.

  107. olá doutor aqui estão os resultados do meu exame COLPOSCOPIA:vagina epitelizada com pregueamento preservado.conteudo fisiologico.COLO UTERINO:desviado para a direita, cilindrico e normotrofico.orificio cervical externo em fenda transversa.muco cervical turvo.TESTE DE SCHILLER:positivo.CONCLUSÃO :zona de transformação anormal.PATOLOGICO:EXAME MACROSCOPIO:fragmento irregular com 0,4cm, constituidopor tecido mole e acizentado.não vou clocar tudo que esta aqui só vou colocar o DIAGNOSTICO:displasia moderada do epitelio da ectocervix com alteraçoes determinadas por hpv(nic 11).COLPOCITOLOGIA:PRESENÇA DE CELULAS SUPERFICIAIS E INETRMEDIARIAS.abundante quantidade de neutrofilos com presença de histiocitos.MICROORGANISMOS:flora bacteriana representa por bacilosOBSERVAÇÕES:presença de celulas metaplasicas imaturas.presença de celulas superficiais e intermediarias com aumento de relaçao nucleo/citoplasma nucleos polimorfos e hipercorados com cromaritina grosseira e irregular.CONCLUSÃO:citologia de lesão intra-epitelial de alto grau (compreendendo nic 11 e nic 111)por favor doutor me diz o que pode ser estou desesperada só vou passar no ginicologista a semana que vem desde ja agradeço

    1. monica:
      Você está com um problema que precisa de um tratamento sério. Se você caprichar no tratamento, você se livrará deste problema, mas se você “der moleza”, você correrá riscos. Volte ao médico urgente.

  108. Boa noite Dr. Vladimir! Eu esqueci de lhe fazer uma outra pergunta, em relação ao resultado do exame papa nicolau que lhe envie dia 25/08/10, Pelo resultado eu corro risco de estar infectada pelo vírus do HPV?
    Tenha um ótimo final de semana e desde já obrigado!

    1. Iveth:
      Pelo que você escreveu, não há indício de HPV, mas leia novamente o laudo e se estiver escrito coilocitose, aí pode haver um indício de HPV.

    1. Silmara:
      Pois é, eu estranhei, mesmo, pois eu trabalho em um hospital federal do SUS e aqui o nosso pessoal não dá uma “pixotada” destas. Nem sempre se está mais seguro nas mãos de médicos e estabelecimentos de saúde privados, conveniados com empresas de seguro saúde (planos de saúde). Mantenho a sugestão: coloque esse pessoal para correr ou vá à defensoria pública, que existe, também, para resolver problemas com planos de saúde, não apenas para o SUS.

  109. Doutor me ajude, logo no inicio eu não sabia que estava gravida sentia muita cólica forte então tomei uma dose de dipirona muito forte e agora descobri que estou grávida e estou com medo será que fez mau ao bebe pode causar danos mais pra frente de nascer com algum problema ou mau deformado?

    1. ingrid magueira:
      Por sorte, a dipirona não é um agente com potencial teratogênico ou embriotóxico. Se fosse AAS ou paracetamol, aí sim você deveria ficar MUITO preocupada. Consulte seu obstetra.

  110. DR.fiz o exame de sangue e deu assim:

    BETA HCG……………..positivo

    material: soro ou urina
    metodo:enzimaimunoensaio

    valores de referencia:
    M. não grávida: negativo
    M grávidas : positivo

    Sensibilidade: a menor quantidade hcg que pode ser detectada é de 5mUI/ml.

    poderia interpretar pra mim por favor

    agradecida

    1. Flavia Maria:
      Interpretação mais lógica: você está grávida, mas existe outro caso em que beta-hcg dá positivo sem ser gravidez: mola hidatiforme. Volte ao médico.

  111. Olá Dr. estou sentindo colica fortissimas e nada de mentruação , estou atrasada , minha ultima mentruação foi em 28/06/10 , mas ultimamente minha mentruação tem sempre atrasado de 5 a 7 dias .Estou preocupada , pois a 6 anos já perdi um bebe quando estava de 2 meses , fui ao pronto socorro e lá ele não fizerão nenhum exame , pois alegaram que eu preciso ter certesa da gravidez primeiro , o que eu faço , o que pode ser essa dor , é muito forte ?
    Desde já obrigada
    Aguardo a resposta.

    1. Silmara:
      Puxa! Bem “bacana” esse pessoal do pronto socorro. Se eles querem que você descarte ou confirme uma gravidez, então por que não fizeram o exame de gravidez? Isso é obrigação deles e não sua. Anemorréia secundária (menstruação que atrasa muito) também pode ser causada por problemas de tireóide, mas no seu caso pode ser até uma gravidez ectópica. A tchurma do PS devia, ao menos, ter feito uma ecografia. Isso é um absurdo. Volte lá e coloque-os para trabalhar e se eles insistirem no que já disseram, procure a defensoria pública de sua cidade.

    1. Rosana:
      As hemáceas provavelmente apareceram por causa de algum arranhão na coleta (nem sempre a espátula de ayre é de boa qualidade e machuca a cérvice, causando sangramento) e o ressecamento deve-se à conservação da amostra, que parece não ter sido acondicionada corretamente. Isso é erro de técnica e de laboratório. Não é problema ou doença da paciente. Sossega.

  112. Olá doutor Vladimir boa noite!
    Gostaria que me explicasse o resultado de meu Pccu. Pois estou muito preocupada !

    -Adequabilidade do material: Satisfatória

    -Epitélios representados na amostra: Escamoso, glandular.

    -Alterações celulares benignas reativas ou reparativas: Metaplasia escamosa imatura, outras causas: PARACETAROSE.

    -Microbiologia: Lactobacilos sp

    Conclusão: Negativo para Neoplasia.

    1. Iveth:
      Paraceratose é uma condição normal do epitélio da membrana mucosa verdadeira da boca e vagina. Mais precisamente é a formação de “casquinhas” de pele morta e em substituição, sendo confirmada esta condição pela metaplasia escamosa imatura, onde as células jovens e sensíveis ao pH ácido da vagina morrem, sendo substituidas por células escamosas maduras, resistentes à acidez e, nessa troca de células, formam-se as pareceratoses, ou casquinhas, que aparecem nos exames. Isso não é doença. O restante do seu exame está dentro dos padrões.

  113. Boa tarde DR. Fiz um preventivo que o resultado deu assim. Lesoes epiteliais escamosas de significado indeterminado metaplasia escamosa. oque significa isso, porque nunca tinha acontecido isso comigo Obrigada Isabella.

    1. Isabella:
      Metaplasia escamosa não é lesão. Metaplasia escamosa é a substituição das células jovens de epitélio vaginal, que são sensíveis à acidez e morrem, por células escamosas maduras e que são resistentes à acidez. Não está escrito Lesão Intraepitelial, por um acaso? Se não está escrito LIP, provavelmente você não tenha nada de grave.

  114. ola! gostaria de saber o significado do resultado do meu exame. Presença de numerosos cocos bacilos gram labieis com caracteristicas morfotintorias sugestivas de gardenerella vaginalis. Por favor, poderia explicar. Obrigada!

    1. marcia:
      Gardnerella é uma bactéria oportunista. Ela não faz parte da flora normal e quando aparece, é sinal que tem algum outro parasita que pode ser tricomonas. Se você tem corrimentos, volte ao médico para tratar. Esse bicho não é grave e não causa nenhum problema sério, mas é um indicativo que tem “mais gente” no local.

    1. Patricia:
      Inflamação, como você deve ter lido nos comentários anteriores, é o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa e tem diversas causas (veja nos comentários anteriores) e a metaplasia escamosa imatura significa que a pele de sua genitália interna ainda não completou a substituição do epitélio jovem e sensível à acidez, pelo maduro escamoso e resistente à acidez vaginal, nada mais. Você está bem, não se preocupe, mas também não dê “moleza”. Faça o periódico sempre que possível.

  115. Bom dia,
    estou sentindo muita colica e a minha mestruação esta atrasada a 6 dias, ela nunca atrasou tanto assim no maximo 2 dias. Então gostaria de saber se estou gravida ou pode ser algum tipode de doença??

    Grata pela Atenção desde já.

    Agurado retorno.

    FNF

  116. Bom dia, fiz um exame e sua conclusão foi: esfregaço trófico com cervicite inespecífica de grau leve… gostaria de saber o que sigfica… obrigada

  117. Dr. estou muito em duvida pois tenho uma infecção causada por candidas minha urina tem um mau cheiro horrivel so que fiz o teste beta-HCG e deu positivo pode ter dado positivo por causa da infecção ou realmente estou gravida? tenho todos sintomas de gravidez. fico muito grata desde já

    estou no aguardo.

    1. Flavia Maria:
      beta-HCG é um exame específico e só dá positivo em dois casos: gravidez e mola hidatiforme. Infecções de urina podem dar falsos positivos com os testes chamados de “farmácia”, pois são sensíveis a nitrito. Há muitos anos eu fiz um teste de gravidez desse tipo dar positivo com urina de homem. Ele tinha uma infecção urinária crônica. Se você tem enjôos, náuseas, amenorréia (menstruação atrasada há mais de 15 dias), é bem provável que seja gravidez.

  118. entao quer dizer que nao pode ser risco de gravidez nao neh?, tomei um remedio e passou a colica, mas minha ” mesruaçao” veio muito pouca esse mes…, tenho anemia… sera que pode ser por causa disso? obg

    1. Ingrid:
      Em caso de anemia, a menstruação é irregular e às vezes vem pouco. Quanto a estar grávida, é melhor fazer um exame laboratorial, pois tem mulher que menstrua mesmo estando grávida. Vá ao médico.

  119. Boa noite Dr.,ateriormente a ultra fiz o preventivo que teve esse reultado;aspecto em bola sugerindo origem endomertial.Tambem estou tratando de feridinhas no utero com pomadas.pode haver alguma relação,entre os resultados?minha consulta esta marcada so pro mes seguinte,por isso a nececidade de uma resposta .obrigada!

  120. olá, gostaria de saber o seguinte, no meu preventivo, o resultado consta “METAPLASIA ESCAMOSA REACIONAL”, minha média disse qe seria uma especie de ferida no colo do utero, disse tambén qe se eu não cuidar pode se transformar em cancer de colo, me recomendou uma “raspagem” p/ retirar essa pequena pele escamosa, qero saber como é feito essa raspagem é segura, isso volta com o tempo?
    obrigado

    1. Kelly:
      Esse é o tipo de resposta que não posso dar aqui, pois isso imputa em violação do ato médico, pois cada médico tem sua conduta específica e seu método de trabalho, sendo responsável por ela e não compete a ninguém questionar ou dar palpites no trabalho de cada profissional. Apenas os CRMs tem esta prerrogativa. Se você tem alguma dúvida, consulte outro profissional em sua cidade ou entre em contato com o CRM do seu estado e peça uma orientação.

  121. fiz uma ultra de resultado relevante em:ovario esquerdo de contorno regular preciso exibindo paranequima de testura cistica.consiste em imagem cistica de conteudo anecoico com debris apresentando vegetação hiperecogenica medindo 0;92cm.volume de 70;54mm SSD livre.HIPOTESE DE DEGINOSTICO;CISTO DERMOIDE DE OVARIO.O que significa ?Estou muito apreensiva!!!!!! desde já lhe agradeço

    1. Mary sousa:
      Calma, o próprio termo já esclarece o diagnóstico: cisto dermóide pode ser uma cicatrização do folículo ovariano que se formou em forma de quelóide, aparecendo um “calombo”. Em todo caso, converse com usa médica.

  122. DR. estou gravida minha ultima menstruação foi dia 10 de julho eu não entendo esse calculo de gestação como funciona? e ja dar pra calcular com quantas semana estou?

    1. natalia:
      Se a sua última menstruação desceu no dia 10 de julho, você engravidou entre os dias 23 e 25 de julho e hoje, dia 20 de agosto, você provavelmente esteja de quase quatro semanas de gestação. Você fez o beta-HCG e já foi ao médico?

  123. Oláaa!! esse mes minha mestruaçao demoorou a vir[ sempre eh desrregulada] que ki eu andava sentindo colicas muito fortes coisas ki so sentia um dia antes de vir, e desse vez ta sendo continuo… so que quando fui urinar a mestruaçao veio, so que no obsorvente ela nao desce.So quando faço xixi e limpo.e as dores sao fortes… to com medo de ser algo.. sera que eh? ou eh pq eh assim mesmo? obg

    1. Ingrid:
      Se você tem sangramento ao urinar, isso não tem cara de menstruação, isso pode ser uma infecção grande de bexiga ou uma pedra no rim, o que coincide com as cólicas persistentes. Vá URGENTE ao médico.

  124. Dr. bom dia sou esposo de Ana queria saber o que são realmente sensibilidade no tecido mamário é algum tipo de câncer ou pode virar devido as dores nos seios se passa com muito tempo ou se é preciso tomar algum antibiótico sempre que ela deita que levanta os seios doem mais e no dia seguinte sempre amanhece inchados meu Deus é muito serio doutor.

    1. Marcos:
      Sensibilidade mamária é causada por diversos fatores. Um deles é uso de hormônios sintéticos em tratamentos de distúrbios menstruais. Outro uso é na anticoncepção, sendo este o uso mais frequente. Muitas mulheres, muitas mesmo, tem sensibilidade à hormônios sintéticos e um dos sintomas é a hipersensibilidade mamária. Isso não é doença e muito menos câncer. Demora para desaparecer (dessensibilizar) o efeito. Muitas mulheres também tem hipersensiblidade mamária condicionada por distúrbios psíquicos causados por medo ou repressão na infância ou puberdade, devido a algum comportamento, falha na educação e diversos outros motivos ambientais ou comportamentais. No caso dos hormonios, você poderá levá-la a um mastologista e no segundo caso, a um psicólogo(a), caso ela queira.

  125. EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA; ESCAMOSO,GLANDULAR,METAPLÁSTICO.

    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS REATIVAS OU REPARATIVAS; INFLAMAÇÃO

    MICROBIOLOGIA
    COCOS.
    COMCLUSÃO
    NEGATIVO PARA NEOPLASIA.

    POR FAVOR ME ESCLAREÇA,LI ACIMA MAS NÃO EMTENDI,ESTOU A 6 MESES SEM TOMAR PILULA,NÃO ENGRAVIDO SERA QUE O QUE EU TENHO É GRAVE, E ESTA EMPEDINDO DE ENGRAVIDAR.

    1. dianny:
      Cuidado com a “neura”! Você não tem praticamente NADA! O que você tem, a inflamação, é comum em mulheres com vida sexual ativa e NUNCA impediu ninguém de engravidar. Talvez sua dificuldade seja devido a um efeito prolongado do anticoncepcional e a hora que você engravidar, tome cuidado, pois como dizia o velho prof. Rezende, “porteira que passa um boi, passa uma boiada inteira”, ou seja, às vezes é difícil vir o primeiro, mas quando vem, o segundo costuma vir na “cola”.

  126. Dr.Minha noiva estava apresentando secreção com um pouco de sangue (dias antes ela tomou pilula do dia seguinte), sua ginecologista pediu um laudo completo por haver uma lesão no colo do útero, onde o resulto apresentou:
    FLORA BACILAR,Negativa para células neoplásicas. Presença
    de alterações inflamatórias acentuadas.A) Colo uterino, biópsia:
    – Cervicite crônica com metaplasia escamosa do epitélio colunar.
    B) Vagina, biópsia:
    – Colpite crônica com metaplasia epidermoide.
    É UM PROCESSO COMUM DE INFLAMAÇÃO ?

    1. ronaldo:
      Pelo que você escreveu e se ela fez alguma curetagem, é o resultado mais que esperado e mesmo se curetagem é comum uma reação inflamatória acentuada após uso de hormônios como a pílula do dia seguinte.

  127. Dr. já faz uma semana que estou com cólicas dar e passa e assim sussessivamente tenho medo de tomar algum remedio pois se eu estiver gravida? tem um remedio que eu possa tomar sem que eu possa correr o risco de perder o bb que não tenho certeza que existe? pois nunca tive tantas colicas desse jeito e não estou tomando anticoncpcionais e tenho um relacionamento ativo.

    1. maciliane:
      Nâo existe um fármaco sequer, isento de risco. A única maneira de saber o que está acontecendo é indo ao médico, pois assim você já tira a dúvida se está ou não grávida.

    1. camila/sp:
      A metaplasia escamosa é comum, mas o pólipo tem que voltar ao médico para investigar mais profundamente. Pode ser uma má-formação ou então uma “verruga”.

  128. Por favor gostaria de enteder melhor o que significa ESCAMOSO GLANDULAR , infecção ,meu exame de papanicolau deu esse resutado e o médico pediu outro exame Colposcopia biopsia. fiquei muito preocupada. poderia esclarecer melhor por favor
    obrigada.

    1. Mariza:
      Escamoso glandular é resultado normal, pois faz parte da evolução genital da mulher, já a infecção é melhor tratar; e quanto aos exames que ele pediu, com certeza é para ver se, além do que apareceu no papanicolau, não pode ter mais alguma coisa, mas isso é rotina e não quer dizer que você “tem mais alguma coisa”. Sossega.

  129. Minha esposa parou de tomar os anticoncepcionais mas continua com dores nos seios fez um exame mas não acusou nada por será que os seios dela doe tanto?

    1. Marcos:
      Xiii! Parece que o anticoncepcional sensibilizou o tecido mamário e quando chega a esse ponto, demora para dessensibilizar, ou seja, as dores poderão continuar por um bom tempo.

  130. Boa tarde, ultimamente estou sentindo muitas cólicas forte chego a chorar tomo dipirona com uns 20 minutos passa gostaria de saber se é normal sentir tantas cólicas antes da menstruação descer.

    e aproveito pra parabeniza-lós e agradecer por ter um espaço onde possamos tirar nossas duvidas .

    1. ANA:
      Cólicas são normais no máximo um dia antes da menstruação descer. Mais que isso, pode ser algum problema. É melhor você ir ao médico que, provavelmente, pedirá uma eco ou ultrassonografia. Se você tem hemorragias, pode ser um mioma, caso você já tenha filhos, ou então uma endometriose. Também pode ser problema psicossomático, ou seja, causa emocional com efeito físico. Se você anda estressada, acho que não preciso dizer mais nada, não é? É a causa mais comum da algomenorréia (menstruação dolorosa).

  131. Entendi Dr, vou ao médico, mas só sexta, na verdade não entendi o diagnóstico. O que tenho? é uma infecção ou algo mais complexo de acordo com meu exame?

    1. Jaqueline:
      o aspecto polipóide pode ser algo verrucoso ou não e precisa de mais exames para esclarecer, por isso que eu recomendei que voltasse ao médico, pois além do mais, precisa visualizar o colo, isso in loco, para avaliar exatamente o que pode ser e qual a conduta a seguir.

  132. Bom Dia Doutor…..

    Fiz colposcopia e constatou=
    colo uterino=
    clilindrico no eixo vaginal
    OE puntiforme
    relevo papilar
    muco opaco
    JEC – 1 em labios anterior e posterior.
    Colo epitelizado.
    ZTT. Ortificio glandulares.
    ZTA. Epitelio branco as 12h

    E O DIAGNOSTICO DEU=
    *endocervicite cronica polipoide com metaplasia escamosa endocervical*

    Qual é o causador?
    O tratamento é só com remédio?
    é algo relacionado a DST?
    Tem Cura?

    Desde ja agradeço…

  133. Fiz o exame citopatologigo do colo do últero e deu os seguintes resultados: Epitelio escamoso, gladular, Lactobacilos sp. negativo para neoplasia e Ausência de atipias dgnas de nota..
    O que seré que esta acontecendo??

  134. Tem 3 anos que faço preventivo porque nesse tempo que iniciei relaçao sexual.
    Agora fiz novamente e deu LESÃO INTRAEPITELIAL DE BAIXO GRAU.

    Tô com medo que isso seja grave.

    1. Elizinéa Vieira:
      Calma! Esse quadro pode ser apenas reação tecidual a algum ataque por vírus ou bactéria. Volte ao médico e peça para ele te esclarecer e detalhar o laudo.

  135. olá, boa noite!
    fiz uma biópsia e o diagnóstico foi : cervicite crônica moderada em atividade com metaplasia escamosa imatura. o que isso significa?
    obrigada!

    1. JOANA:
      Inflamação por algum agente externo e metaplasia faz parte da evolução genital feminina. Imatura porque ainda não completou a substituição das células jovens pelas células escamosas maduras. Não há nada de grave no seu caso. Leia os comentários anteriores.

  136. Dr estou muito preocupada com minha coposcopia que de colposcópicos normais: epitelio escamoso sem atipias. o teste de schiller:iodo positivo. a citologia:esfregaço mucoide apresentando leucocitos, histiocitos,piocitos,gardnerella, envolvendo celulas e piteliais dos tipos superficias, entermidiarias e endocervicais com alterações inflamatorias. DR agedeço pelo sua resposta.

    1. vanessa:
      aparentemente, você tem uma infecção. Quanto à inflamação é o que mais aparece em mulheres de vida sexual ativa. Leia os comentários anteriores.

  137. Dr.
    Gostaria de saber se a biopsia do colo do utero é feita com ou sem anestesia? Sou mto medrosa…
    Caso exista anestesia, posso e devo cobrar do medico que me aplique?
    Obrigada!

  138. Olá fiz um papanicolao recente e deu uma inflamação ”metaplasia escamosa”e as microfloras de ”Bacilos de Doderlein ” o medicamento indicado pela ginecologista foi:cloridrato de doxiciclina e um creme vaginal a pergunta é:é um caso ”comum” como ela disse é se o mecicamento é esse, pois a bula me deixou confusa muito grata aguardo

    1. Cristina:
      Talvez sua ginecologista tenha enxergado alguma infecção contraída após o exame e prescreveu esses antibióticos. Como já escrevi centenas de vezes, nos comentários anteriores, metaplasia escamosa é efeito da evolução e inflamação é comum em praticamente todas as mulheres com vida sexual ativa.

  139. Muito obrigada Dr.
    Realmente hoje voltei á médica com estes resultados e a mesma marcou a biópsia para 15 dias…
    Ela receitou um remédio para acabar com uma pequena infecção, segundo , propícia as mulheres e me disse q 80% das pacientes não são constatados cancer…
    Muito obrigada Dr. e assim q estiver com os resultados volto aqui para postá-lo.
    Um abraço!

  140. Boa tarde Dr.
    Fiz um preventivo e o resultado foi:
    Padrao do esfregaço: Trofico
    Descamação Dominante: Celulas superficiais e intermediarias.
    Celulas Metaplasicas: Atipicas
    Celulas Endocervicais: Atipias em celulas Glandulares (AGC)
    Celulas Endometriais: Ausentes
    Celulas não epiteliais: Leucocitos, Histiocitos e Hemacias.
    Alteraçoes celulares Benignas: Inflamatorias/ reativas.
    Flora Bacteriana: Padrão Anaerobio com presença de celulas indicadoras (gardnerella vaginalis e Outros).
    Agentes Especificos: Vide Flora Bacteriana.
    Classificação Geral: Anormalidades em celulas Epiteliais.
    INTERPRETAÇÃO/ RESULTADO:
    PRESENÇA DE CELULAS EPITELIAIS ESCAMOSAS E METAPLASICAS COM ALTERAÇOES SUGESTIVAS DE LESAO INTRAEPITELIAL DE “ALTO GRAU”.
    PRESENÇA DE CELULAS GLANDULARES ATIPICAS (AGC)
    OBS: Sugerimos biopsia fracionada (endo e ectocervix) para confirmação deste diagnostico.
    Sugerimos avaliar canal Endocervical.

    Dr. pelo amor de Deus oq isto quer dizer? Estou com cancer?
    Pode descrever-me um por um do resultado?
    Este “Alto Grau” é cançer?
    Obrigada!

    1. Alessandra:
      Calma. Você tem uma lesão que pode ser alguma coisa. Câncer só pode ser diagnosticado com a biopsia e na grande maioria das vezes os achados ditos lesões de alto grau e os NICs III dão negativos para malignidade na biopsia. Volte ao médico e faça uma biopsia, se ele achar necessário, pois muitas vezes você encontra alterações na microscopia, mas não “enxerga” nada no exame clínico.

  141. boa noite.
    estou a quase uma semana com cólicas, leves pontadas, algumas mais fortes. tenho a vida sexual ativa e nós estavamos utilizando o método do coito interrompido, mais nada. tenho chances de estar gravida?

  142. Olá,fiz um exame [preventivo]e para diagnosticar Dst,o resultado foi:

    CEULAS ESFOLIADAS:
    Celula pavimentosas superficiais-raras/c.pavimentosas intermediarias-abundantes/c.colunares endocervicais-frequentes

    ELEMENTOS ASSOCIADOS:
    Leucocitos-freq./hemacias-freq.

    MICROORGANISMOS:
    lactobacilos-abundante/cocos-raros/leveduras-raras

    ALTERAÇO CELULARES:
    Alteraçoes cululares de natureza inflamatoria.

    CONCLUSÃO:
    Altraçoe reativas compativeis cominflamaçao.
    ausencia de celulas mligns na amostra examinada.

    -O que é?tenho alguma dst?
    é grave?aguardo resposta,obrigada desde já!

    1. Julina:
      Pelo que está escrito acima, não dá para dizer se você tem uma DST ou não. A única coisa que dá para dizer é que você tem uma inflamação. Volte ao médico e converse com ele.

  143. dt. brigada pela explicação irei voltar ao medico e fazer o exame que o dt. citou a cima , realmente muito obrigada pela paciencia de responder cada pergunta minha as vezes vamos ao medico e não conseguimos fazer todas as perguntas que queremos eles estao sempre com muita pressa, agradeço pelas resposta estou com mais entusiasmo para procurar a cura, brigada

  144. dt. eu dei uma olhada na tabela mas não conseguir me encaixar em nenhuma especificação, pois tem dia que meu corrimento esta liquido branco, tem dia que esta um liquido amarelo e ainda tem dias que estao com uma pasta bem consistente que entope o buraco da minha vagina pois é muito consistente e ali vai acumulando ate que eu faça uma força e ele esploda pra fora ou enfie o dedo e retire mas fora isso o corrimento ela é normal

    1. drika:
      Provavelmente você tem uma infecção combinada de dois ou mais patógenos e por isso é tão importante a cultura e o antibiograma. Você reparou que em uma das linhas da tabela fala em fístula ano-vaginal? Às vezes pequiníssimas fístulas, que passam despercebidas no exame clínico, pode causar todo o mau-cheiro e a infecção persistente.

  145. então dt. ja fiz o exame e o resultado foi micreoflora: cocos e fungos, alias toda a vez que vou fazer o exame os medico dizem que visivelmente quando aplicam um liquido na minha vagina ja da pra ver a bacteria se manifestando ela fica azul.

    1. drika:
      O exame que o médico fez com o indicador é apenas qualitativo de triagem. Não é de identificação. Tem que fazer a cultura de fungos e bactérias para dar nome aos bichos e fazer um antibiograma para determinar a suscetibilidade das bactérias a antibióticos específicos. A reação que o médico fez só mostra que existem bactérias no local, mas não diz quais são. Volte ao médico e exija a cultura de fungos e bactérias e um antibiograma, senão você ficará tomando fármacos empiricamente (no chute), arriscando cronificar o seu problema, tornando-se cada vez mais difícil de curar. São exames simples que os médicos já deviam ter requisitado, mas como quase todos os médicos pensam que são deuses e que aprenderam tudo na faculdade, ficam praticando tiro-ao-alvo com as bactérias e fungos dentro de sua vagina. Não desmerecendo nenhum GO, mas porque você não procura um clínico geral bem “velhinho” (de idade e de profissão). Muitas vezes eles tem muito mais experiência e mais humildade para lidar com estes casos mais complicados e não “chutam” tanto quanto os mais modernos especialistas.

    1. drika:
      Não, pois o pH da saliva é maior que o da vagina, mas a boca tem um infinidade de bactérias que podem contaminar a vagina. A vulva e a vagina das mulheres não tem nem 10% da bicharada que tem na boca. As bactérias comuns da vagina são os Stafilococus saprofíticos, os bacilos de Dodhërlein e outros poucos cocobacilos, enquanto na boca tem de tudo, até acinetobacter, escherichia, pseudomonas, enterobacter, etc.

    1. drika:
      Primeiramente, volte ao médico e EXIJA que ele colha secreção e mande fazer cultura de fungos e bactérias. Isso eles já deviam ter feito, pois é a primeira coisa que se faz quando um corrimento não cede com tratamento empírico (nome bonito para tratamento “no chute”). Se não aperecer nada, comece trocando o sabão em pó, amaciante e, por último, o tipo de tecido da calcinha. Se você usa DIU, talvez seja uma contaminação do dispositivo (dê uma olhada aqui, especialmente na figura 63). O DIU costuma se contaminar por actinomyces, sendo uma bela “encrenca” acabar com ele. Igual à cândida, também é um fungo bem “chatinho” de lidar.

  146. outra coisa quando termino a relação a cabeça do penes do meu marido empelota toda e fica vermelha ele fica cossando durante uns 3 dias, tem epocas principalmente depois da mestruação que acumula na boca da minha vagina como se fosse pedaços de uma pasta branca durante uns 3 ou 4 dias nesses dias tenho que usar um protetor pois desse muito e suja minha roupa aler de arder muito, não cosa nunca mas nesses dias arde muito parece um acido

    1. drika:
      Isso tá com cara de cândida cronificada. Há 25 anos atrás (faz tempo) eu e minha noiva fomos a uma praia e ambos, sem termos relações, apanhamos um tipo de micose bem parecido com o que você está relatando. Deu um trabalhão danado para nos livrarmos dela. Ela tinha muito corrimento, coceira e ardor e eu tinha exatamente o que seu marido tem no pênis e não tínhamos relações sexuais. Será que não tem algum fator externo no seu caso? Por exemplo roupas?

  147. entao dt. todas as vezes que tomei remedio meu marido tambem tomava, esse não pode ser o problema e nunca vi cheiro pior que meu corrimento, é muito constrangedor, tento ate não ficar muito perto das pessoas que da pra sentir de longe e evito ter relaçoes pois não da pra relaxa a gente sente de longe, coitado do meu marido brigada pela resposta

    1. drika:
      Dê uma olhada na tabela de tipos de corrimento que está na metade desta matéria. Veja em qual deles o seu corrimento se enquadra e volta ao médico. Embora essa tabela seja usada para crianças, ela também serve para adultas.

  148. dt. por favor me de uma luz pelo menos me orienta do que devo fazer, bom já a uns 2 anos a 1° media me falou que tinha gardnerella, a mesma me receito dose unica, mas em um mes volto o problema, ela me falou que eu tinha que tomar o comprimido toda vez que voltasse, eu não fiquei contente com isso entao procurei outro medico que me tirou o comprimido e fez um tratamento que não teve sucesso, procurei entao outro medico que falou que o anterior tinha me dado um remedio pra uma doença diferente da que eu estava, e me deu um outro tratamento que fiz mas antes mesmo que terminasse piorou o corrimento ao extremo quando eu espirrava ou em qualquer movimento mais brusco tive um corrimento que me molhava toda fiquei muito decepcionada voltei nele e ele não entendeu por que do resultado entao me deu outra doze unica pra tomar que tambem não teve resiltado estou desesperada so tenho 24 anos e não tenho mais vontade de me relacionar com meu marido; dt. como devo previnir perante a esse problema caso consiga me livrar dele, grata.

    1. drika:
      Todos os médicos que você consultou mandaram seu marido fazer o mesmo tratamento? Se não mandaram, aí é que está o problema. Seu marido é portador assintomático e está te devolvendo a “encrenca” nas relações. Outra coisa interessante é que garnerella é uma bactéria oportunista que aparece quando há um protozoário como a tricomona. Talvez o problema maior seja uma tricomoníase cronificada. Mais uma coisa: esse corrimento tem mau cheiro? Se não tiver, existe um fenômeno que aparece em algumas mulheres entre os 18 e os 25 anos que é um tipo de corrimento fino, aguado, sem cheiro e muito intenso. É meio raro, mas não é patológico e desaparece sozinho após algum tempo.

  149. Olá ..fiz o papanicolau e o resultado foi o seguinte:
    Local de Coleta de Material: Epitélio escamoso, glandular e metaplásico
    Aspecto do Esfregaço(fundo):………Mucoso
    Grau de Descamação Celular:……..Moderada
    Tipo de Células Identificadas: Endocervicais, metaplasicas, intermediárias e superficiais.
    Aspectos Celulares Evidenciados.
    Células com morfologia preservada
    Estudo Microbiológico: Lactobacilos.
    Conclusão: Padrão Citológico dentro dos limites da normalidade.

    Dr, deu normal mesmo?porque na maioria das vezes que tenho relações sexuais com o meu marido qdo ele ejacula dentro de mim sinto ardor e já chegou a sangrar um pouco, perdi minha virgindade há 1 ano e meio. O que me incomoda é essa ardencia até qdo vou urinar depois da relação também. O que será isso?

    1. Estela:
      Seu resultado está dentro da normalidade. O que você pode ter é algum distúrbio de lubrificação ou ainda, se você tem relações usando camisinha, com toda certeza é uma reação intensão ao látex. O látex pode causar, quando usadas luvas cirúrgicas em pacientes alérgicos e submetidos a cirurgias de grande porte, até a choques anafiláticos e morte. Se não for de camisinha, pode ser de desodorante íntimo, absorvente higienico, tecido da calcinha, todos eles sensibilizando e aparecendo a reação no ato sexual e, ainda, pode ser psicossomático. Diversos traumas, conselhos errôneos ou repreensões de infância pode produzir distúrbios psicossexuais de manifestações diversas. Neste caso, procure um psicólogo.

  150. Dr., achei sem querer o seu site (estou procurando sobre metaplasia intestinal) e quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho realizado aqui.
    Abraço,
    Adriana Pontes
    Recife, PE

    1. Adriana:
      Obrigado pelo incentivo. Metaplasia é tecido de transformação e não costuma ser maligno. O tecido maligno é o neoplásico. Acalme-se, pois você poderá desenvolver outros problemas psicossomáticos devidos à tensão emocional. Mais uma vez, obrigado pelo incentivo.

  151. Dr fiz um preventivo e deu:
    material satisfatorio pra avaliacao
    flora de doederlein exacerbada
    metaplasia escamosa com inflamacao
    presenca de ativacao nuclear em celulas metaplasicas
    cogumelos (esporos)
    ausencia de celulas neoplasicas no material examinado
    O que eu tenho?
    Obrigada

    1. carol:
      Se você estiver com corrimento ou coceira, pode ser uma infecção por cândida. A metaplasia escamosa faz parte da evolução genital da mulher e não é doença. Volte ao médico para tratar a candidíase (se houver sintoma).

    1. edineia:
      muito provavelmente estas cólicas não tem relação com gravidez e se você não se acalmar, não engravidará facilmente, pois um dos fatores que dificultam a gravidez é o estresse que aumenta a acidez vaginal e “frita”, literalmente, os espermatozóides. Vá ao médico.

  152. Dr. Antonini, boa noite,

    Fiz exame de colposcopia e tive o seguinte resultado, que me deixou desesperada:

    MICROSCOPIA

    Os cortes histologicos mostram mucosa cervical apresentando acantose,
    areas de metaplasia escamosa do epitelio colunar, paraqueratose e
    exocitose, com edema irregular do corion, onde ha infiltrado
    linfomononuclear com alguns polimorfonucleares e plasmocitos de permeio.
    Nao foram identificados elementos de malignidade no presente material.

    DIAGNOSTICO – Biopsia de colo uterino: Cervicite cronica com acantose,
    metaplasia escamosa do epitelio colunar, paraqueratose e exocitose.

    MATERIAL
    Citologia convencional – esfregaco(s) em lamina(s).

    ADEQUACAO DO MATERIAL
    Especime satisfatorio para avaliacao.

    EPITELIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso
    – Glandular
    – Metaplasico

    INTERPRETACAO
    Negativo para lesao intraepitelial e malignidade.
    Alteracoes celulares benignas reativas e/ou reparativas (Papanicolaou
    classe II).

    MICROBIOLOGIA
    – Lactobacillus sp

    Por favor Dr., me explique se meu problema é grave.

    Obrigada,

    Viviane.

  153. doutor obrigada,seu parecer é muito importante para mim,pois estou com uma suspeita de gravidez e tenho medo de dar novamente complicações.Você é muito competente,muito obrigada!!!!
    obs.desculpe pela duplicação da mensagem…

  154. meu novo exame preventivo deu o seguinte:
    DIAGNÓSTICO DESCRITIVO:inflamação moderada
    CÉLULAS ATÍPICAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO:
    ESCAMOSAS:ausentes
    GLANDULARES:ausente
    DE ORIGEM INDEFINIDA:ausente
    ATIPIAS EM CELULAS ESCAMOSAS:ausente
    ATIPIAS EM CELULAS GLANDULARES:ausente
    OUTRAS NEOPLASIAS MALIGNAS:ausente
    MICROBIOLOGIA:LACTOBACILLOS SP.
    NÃO ENTENDI POIS NO OUTRO EXAME DEU COLPITE E CERVICITE CRONICA COM METAPLASIA ESCAMOSA
    POR FAVOR O QUE EU TENHO AGORA???
    doutor por favor me responda…

  155. Gostaria de saber sobre o resultado do meu exame, Cervicite crônica com metaplasia escamosa no epitélio de revestimento endocervical, por favor Doutor, o senhor poderia me explicar? Desde já agradeço.

    1. Gislene:
      Você tem uma inflamação, que é comum às mulheres de vida sexual ativa e um processo fisiológico de amadurecimento do epitélio, que é a metaplasia escamosa. Nâo tem nada de grave no seu resultado.

  156. Por favor dr.gostaria que informasse,uma dúvida fiz exame de papanicolaou e o resultado foi: alterações reativas benignas em celulas escamosas metaplasia escamosa
    avaliação citohormonal: padrão citohormonal normotrófico
    conclusao: classe II de papaonicolaou, e tbem fiz uma uma ultrassom pélvica transvaginal e deu:
    quase tudo normal a não ser isto:
    ovario direito topico com dimensões dicretamente reduzidas,contornos regulares e ecotextura preservada
    medidas: 2,2 x 1,8 x 1,4cm volume de 2,7 cm3
    ovario esquerdo topico com dimensoes normais contornos regulares e ecotextura preservada
    medidas: 2,6 x 2,3 x 1,9 cm volume de 5,6 cm3

    e com uma obs: disreta redução volumétrica ovariana á direita, de natureza inespecifica, oq quer dizer isto? acabei de completar 34 anos e estou querendo engravidar novamente, isto pode atrapalhar em alguma coisa? me ajude gostaria de uma resposta tbem por e-mail, obrigada pela oportunidade
    kátia

    1. katia:
      Essa redução no ovário direito pode ser devido ao ciclo. Talvez, neste ciclo fértil, o ovário esquerdo estivesse liberando o ovócito e o direito estivesse “em repouso”. Pode ser. Se você já tem filhos, isso não dificultará, teoricamente, uma nova gravidez.

  157. Olá Doutor !
    Fiz uma histerectomia em maio/09. Tenho feito os preventivos. Sendo que o que peguei hoje diz assim:
    Representatividade da amostra

    Presença de células escamosas
    Presença de células metaplasicas
    Ausencia de celulas endocervicais

    Avaliação
    Celulas epiteliais sem alterações significativas
    Presença de leucocitos e histiocitos
    Presença de lactobacilos

    Conclusão
    Ausencia de celulas neoplasicas.

    Gostaria saber qual foi o resultado e pq no exame anterior dizia ausencia de celulas metaplasicas ?

    Obrigada pela atenção.

    1. Shirley:
      Não é que não deu no teu exame anterior. Metaplasia ecamosa é uma informação irrelevante no laudo e não foi colocado no laudo anterior ou simplesmente colocaram como ausente. Não é doença. É apenas substituição de um epitélio imaturo por um epitélio maduro constituído de células com membrana plasmática escamosa, resistente à acidez vaginal. Apenas isso. Seu resultado está dentro da média dos resultados das mulheres com vida sexual ativa.

  158. meu novo exame preventivo deu o seguinte:
    DIAGNÓSTICO DESCRITIVO:inflamação moderada
    CÉLULAS ATÍPICAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO:
    ESCAMOSAS:ausentes
    GLANDULARES:ausente
    DE ORIGEM INDEFINIDA:ausente
    ATIPIAS EM CELULAS ESCAMOSAS:ausente
    ATIPIAS EM CELULAS GLANDULARES:ausente
    OUTRAS NEOPLASIAS MALIGNAS:ausente
    MICROBIOLOGIA:LACTOBACILLOS SP.
    NÃO ENTENDI POIS NO OUTRO EXAME DEU COLPITE E CERVICITE CRONICA COM METAPLASIA ESCAMOSA
    POR FAVOR O QUE EU TENHO AGORA???

    1. yzabella:
      Você tem a mesma coisa que deu no outro laudo. Foi apenas a maneira como fizeram este laudo que mudou o jeito de ver a mesma coisa. Sossega, moça, senão você vai infartar. Você tem inflamação comum à praticamente todas as mulheres de vida sexual ativa e até àquelas que são virgens, que também podem apresentar inflamação por diversos fatores. Isso faz parte da vida genital da mulher. Pensa que homem também não tem seu problemas, é? Não existe no universo coisa mais encrencada e silenciosa que a próstata, a mais perfeita caixinha de surpresas que existe em todo o universo. A vantagem é que na mulher existem os sintomas que previnem as complicações, enquanto no homem… Quando percebem alguma coisa, já é tarde. Voltando ao seu “problema”, que na verdade é comum à grande maioria das mulheres, metaplasia escamosa nem é doença, é substituição de epitélio imaturo por um epitélio maduro escamoso, resistente à acidez vaginal, apenas isso e quando aparece no laudo, MATA as mulheres de susto. Câncer é NEOPLASIA e não metaplasia. Atipias celulares indeterminadas também são chamadas, por alguns laboratórios cheios de frescura, de ASC-US ou ASCUS, que é uma sigla que diz exatamente isso, atipias celulares de caráter indeterminado e são benignas, geralmente mostrando exatamente o que deu no outro laudo, a cervicite crônica inespecífica. Mais uma vez calma. Você não está doente. Você tem algumas alterações, apenas. Faça sempre os exames e cuidado com o que lê e ouve, pois como já disse, muita gente gosta de enfeitar o pavão para se aparecer.

    1. Neia:
      Isso é comum em praticamente todas as mulheres. Metaplasia escamosa é a substituição do epitélio imaturo por epitélio maduro escamoso, resistente à acidez vaginal. Isso não é doença.

  159. Dr. fiz o preventivo em dezembro de 2009 e chegou final de janeiro de 2010… a enfermeira mandou eu mostrar p o médico pq nele diz: negativo a neoplastia, mas escamoso, metaplastico … mas ainda nao consgui ir no médico ó que é isso Dr. andei lendo mas nao entendi nada. Obrigada.

    1. Neia:
      Metaplasia escamosa é a substituição do epitélio imaturo por epitélio maduro escamoso, resistente à acidez vaginal. Isso não é doença. Isso é comum em praticamente todas as mulheres.

  160. por favor doutor estou desesperada,pois faz muito tempo que tenho esses corrimentos,e é muito desconfortavel,me ajude ,vc tem como me indicar um remédio?porque todos os profissionais que ja procurei,sempre me decepcionam…

    1. yzabella:
      Não tenho como te prescrever nada, pois precisa de um exame clínico. Só em consultório é possível, após um exame clínico mais acurado, prescrever qualquer coisa e, ainda, é anti-ético prescrever qualquer coisa via internet, pois não há privacidade e, ainda, a legislação não permite. Procure outro médico, quem sabe, algum clínico geral bem experiente, formado há muito tempo, pode resolver seu problema melhor que os ginecologistas mais novatos. Procure um médico “bem de idade”, não só cronológica, mas de profissão. Não desmerecendo os novatos, pois tem muita gente boa por aí, mas os velhinhos são mais experientes em clínica médica e costumam resolver estes problemas bem mais rapidamente.

  161. doutor,tive um aborto há 9meses espotaneo quando estava no meu 3ºmês de gestação,fiz um preventivo agora,e deu colpite inespecifica e cervicite cronica com metaplasia escamosa.será que foi por isso que eu perdi o bebe,ja tomei tiotrax (o médico passou)e não funcionou acho que estou gravida de novo,oque eu faço?

    1. yzabella
      Não foi por causa da cervicite/colpite com metaplasia escamosa que você perdeu o bebê. Pode ter sido por diversas causas. Converse com seu médico.

  162. fiz uma cirurgia de retirada do colo do utero, pois estava com um carcinoma de 6mm a mais ou menos cinco meses e continuo tendo uma inflamacao da qual faco tratamento com creme ginicologico meu. A pouco fiz um oreventivo onde o resultado foi o seguinte
    bacterias(morfologicamente sugestivas de gardnerella vaginallis/mobilluncus)
    metaplasia escamosa com inflamacao
    presenca de ativacao nuclear em celulas metaplasicas
    ausencia de celulas neuplasicas no material examinado
    ja fui medicada mais gostaria que me esclarecesse mais por favor

    1. gisele:
      É melhor você voltar ao médico e pedir que ele te esclareça melhor, pois pelo que você escreveu, precisaria de um exame clínico para confrontar com o preventivo e ter-se um quadro mais claro.

    1. vanessa:
      Cervicite é uma inflamação e que pode ter diversas causas, dentre as quais: alergia ao látex da camisinha, uso de DIU, duchas ginecológicas, desodorantes íntimos, absorventes internos e, o que eu acho que sua médica pode ter visto, reação imunológica severa causada por alguma infecção mal-tratada ou mal-curada na infância e que criou memória reativa nas células e nos tecidos, sendo que estas informações passam de célula para célula durante a divisão celular. Também é algo comum na maioria das mulheres com vida sexual ativa.

  163. Doutor… estou muito preoucupada a minha medica me deixou doida, na minha prevenção deu algumas alteraçoes então ela me pediu um colposcopia, pois ela estava suspeitando de HPV… fiquei sem chao nessa hora…. o resultado da colposcopia é este…
    – Nao evidenciamos alteraçoes celulares indicativas de ação viral do tipo HPV;
    – Ausencia de sinais displasicos neste material
    – Ausencia de malignidade neste material
    – conclusão – quadro histopatologico é consistente com cervicite cronica contendo focos de metaplasia escamosa e alteraçoes celulares de indole regererativa… por favor me ajude… o que eu tenho é muito grave…

    1. vanessa:
      Pelo resultado acima, você não tem HPV. Talvez a médica tenha visto alguma lesão parecida com uma lesão por HPV. Uma coisa que deve ficar claro é que o HPV, sendo um vírus, é combatido pelo sistema imunológico da mulher e não é incurável como o HIV, pois se o sistema imune das mulheres não conseguisse destrui-lo, a humanidade estaria extinta há milênios. Mulheres e HPV convivem desde o gênesis. Naturalmente, pouquimissimas mulheres desenvolvem problemas sérios decorrentes do HPV, sendo apenas aquelas imunodeficientes as que desenvolverão câncer. Sossega, a coisa não é tão grave quanto pintam. Existe mais terrorismo e fantasia que realidade.

  164. fui faser um isame que minha medica pediu papanicolau e no resutado deu cervicite cronica inespecifica. gostaria de saber se e grave e se tem tratamento. obrigada

  165. Ola sera que o sr.poderia me dizer de forma mais facil de se entender,e que fui fazer um exame de papanicolau eo resultado deu (LESAO INTRA-EPITELIAL DE ALTO GRAU COMPREENDENDO NEOPLASIAS INTRA-EPTELIAIS CERVICAIS GRAUS II E III)
    Oque significa? eh grave??
    como seria o tratamento??
    Mas o mais estranho eh que eu nao sinto nada e nw tenho nenhuma secressao do tipo corrimento,nao sinto nada!!! Por favor me ajude a entender!!
    Obrigada

    1. Marcia:
      O que você tem pode se tornar grave se você não fizer um tratamento sério. Pode chegar a se tornar um câncer. Desculpe se estou sendo drástico ou insensível, mas é melhor assim para você ter uma dimensão exata do problema. Vá urgente ao médico e faça todos os procedimentos que ele lhe prescrever.

  166. Minha genecologista me passou uma colposcopia, e depois uma biopcia o resultado foi: “Cervicite crônica com metaplasia escamosa imatura”, gostaria de um breve exclarecimento sobre esse ultimo resultado, oque quer dizer , é grave?

    1. Patricia:
      Metaplasia significa formação de transformação, ou seja é a transformação de um tipo de epitélio em outro. Imatura porque ainda não concluiu a transformação. Metaplasia escamosa madura nada mais é que a transformação do epitélio infantil do colo e da vagina em epitélio escamoso. O epitélio infantil não resiste a hiperacidez da vagina e suas células morrem, sendo substituidas por células com membrana plasmática escamosa, mais resistente à acidez. No seu caso, essa morte de células infantis ainda não terminou. Você não tem nada de grave. É um fenômeno que faz parte do amadurecimento genital da mulher.

  167. Dr. Vladimir,

    Fiz o exame de Papanicolau e o resultado foi este:

    DESCRIÇÃO MICROSCOPICA:
    EPITÉLIOS ENCONTRADOS:
    ESCAMOSO, GLANDULAR CERVICAL E METAPLASICO.
    MICROORGANISMOS IDENTIFICADOS:
    FLORA MISTA
    CONCLUSÃO:
    ASPECTO CITOLÓGICO DENTRO DOS LIMITES DA NORMALIDADE, NO MATERIAL EXAMINADO.
    DIAGNÓSTICO COMPLEMENTAR:
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS REATIVAS OU REPARATIVAS:
    INFLAMATORIO ACENTUADO

    O senhor poderia me explicar melhor o que seria essa inflamação?

    1. Alice:
      A inflamação pode ser resultante de diversos fatores, dentre eles o uso de DIU, alergia ao látex da camisinha, duchas ginecológicas, absorventes internos, reação imunológica por infecções mal-tratadas, mal-curadas que cronificaram, desodorantes íntimos e até alergia a tecido de calcinhas que pode provocar uma reação alérgia por irradiação e produzir uma inflamação.

  168. que exames mais afundo que devo fazer? o médico falou que depois de 6 mes irá repitir os exames. Da p/ S° me esclarecer melhor o resultado fiquei com pulgas atrás da orelha! muito obrigado………

    1. lucia pereira:
      Geralmente, quando há uma inflamação, se faz o acompanhamento periódico para ver se o quadro evolui (piora) ou involui (desaparece). Provavelmente seu médico repetirá os exames que você já fez. Pode colocar suas pulgas para correr e desocupar sua orelha, pois isso é procedimento de rotina, não sendo sinal de gravidade. Você me passou o laudo? Eu não encontrei outra mensagem sua.

  169. Fiz um exame papa nicolau e o resultado foi:
    -Diagnóstico Alterações celulares benignas em células escamosas; inflamação.
    -epitelios: escamoso, metaplásico E quando fiz esse exame eu sangrei… e a Drª pediu uma ecografia intravaginal e sangrou novamente… Issi acontece tbm quando tenho relações sexuais. Estou preocupada.

    1. Ana Charliete:
      Pelo que você escreveu, não tem nada de grave, além de uma inflamação que tem causas diversas, indo desde alergia ao látex da camisinha, até DIU, absorventes internos e outros. Converse com seu médico.

  170. fiz colposcopia eo resultado foi!vagina parede epitelizadas, conteúdo branco espesso.colo normotrófico orificio externo em fenda transversa. ectocervice:Epitalizado, junção escamo-colunar justa orificial(jec 0/0)zona de transformação normal c/ cistos de naboth e orificios glandulares.Endocervice: relevo papilar simples, muco opaco.achados anormais; Área ñ acento-reagente iodo negativa as 12 horas, distanta da jec. Achados vários: Colpite mista intensa. Teste de schiller: positivo.e observações: Realizada coleta para citologia oncótica. realizada bviópsia de colo ás 12 horas (1 fragmento) o Dº PODE RESPONDER O SIGNIFICA O RESULTADO DO MEU EXAME? MUITO OBRIGADO

    1. lucia pereira:
      Você tem algumas alterações que precisam ser investigadas mais a fundo. Converse com seu médico, pois depende de exame clínico para dizer alguma coisa.

  171. fiz um exame papa nicolau e o resultado foi o seguinte inflamação metaplasia escamosa imatura devo me preocupar? não conssigo engravidar sera que tem alguma relação?

    1. Angelica Pereira:
      Talvez sua dificuldade de engravidar esteja exatamente na metaplasia escamosa imatura, pois sugere que seu desenvolvimento genital pode não ter se completado, pois metaplasia escamosa é a substituição do epitélio jovem (existente na menina) pelo epitélio escamoso maduro, devido à morte das células imaturas, que não resistem à acidez vaginal, por células escamosas. Consulte um gineco e um endocrinologista.

  172. Boa noite
    Fiz o exame da Biópsia de colo uterino e a conclusão foi a seguinte: MUCOSA CÉRVICO-UTERINA COM METAPLASIA ESCAMOSA E INFLAMAÇÃO CRÔNICA,INESPECÍFICA. AUSÊNCIA DE LESÕES INTRA-EPITELIAIS E MALIGNIDADE. Gostaria de saber se tem algum problema. Obrigada

    1. Cristina:
      Não tem nada de grave, apenas uma inflamação comum às mulheres com vida sexual ativa. Leia nos comentários anteriores as possíveis causas da inflamação.

    1. karine:
      Há mais de quatro anos os laboratórios colocam os resutados de exames de clientes em bancos de dados acessível por nome de usuário (geralmente o nome do laboratório ou do cliente) e senha (normalmente (o número da guia do exame). Quanto ao resultado, se você transcrever o que apareceu, talvez eu possa ajudá-la.

  173. doutor tive no medico hoje fiz o exame do xixi e etc ele me passou um remedio comprimido sao dez e eu tenho que tomar um por dia toda manha ele falou q de pois q tomar pode ser q dessa minha menstruação!ele so falou q estava tramcada mais nada entao nao devo ter nenhum poblema de cisto e etc se nao ele teria falado na hora do exame!ginecologico certo!obrigado desde ja o senhor tem me ajudado muito! moro no japao e por nao falar muito bem nao enendo muio mais meu marido estava comigo meu medo era de ter cisto ou algo no no utero mais se o doutor nao falou nada disto e pq esta tudo bem??? neh

    1. cintia:
      Só é possível ver cistos na ecografia. Se você fez uma eco e não mostrou nada, é porque não tem cistos. Se a menstruação não aparecer após o término do tratamento, volte ao médico.

  174. me ajude por favor estou muito nervosa moro no japao amanha vou ao medico mais queria poder dormir tramquila pelo menos sabendo ok me agurda nao tomo remedio estou sem menstruar fiz teste cinco por sinal e nada para mim as vezes e normal atrasar 3 meses so q ja faz 4 meses q nao dece e sinto uma dorzinho minha barriga ta enxada e tbm quando vou fazer xixi doi nao sei parace q tem mais xixi para sair e nao sei me ajude por favorrr

    1. cintia:
      Isso está um uma “cara” de gravidez… Mas pode ser uma cistite associada a um distúrbio endócrino. Só mesmo com um exame clínico para elucidar o diagnóstico.

  175. estou muito preocupada.estou ah 4 meses sem menstruar para mim e normal fica ate 3 meses as vezes atrasa mesmo mais agora acho q e muito tempo e to sentindo uma dorzinha chata tipo colica e uma pontadinha e tbm na hora q vou fazer xixi parece q nao saiu tudo nao sei muito estranho alguem pode me ajudar ah amanha vou ao medico mais to tao nervosa ah eu nao tomo remedio nenhum e nao e gravidez fiz 4 teste e nada alguem pode falar algo pra me acalmar bjs

  176. bom dia fiz uma colpocospia e o resutado foi,Cervicite aguda intensa com alteracao reativo-reparativas no epitelio metaplásico escamoso estratificado presente em parte da amostra que representa em parte da amostra que representa zona de transformacao do colo do uterono

    1. cris:
      Se não houver outros termos no laudo além destes, você tem uma inflamação e uma transformação do epitélio imaturo em epitélio metaplásico maduro.

  177. Bom Dia Doutor.
    Meu último dia do ciclo mestrual doi no dia 1º de janeiro.
    Tive relação sexual sem camisinha, e meu namorado não chegou a ejacular em mim. Tomei Pozato no dia seguinte. Uma semana depois minha menstruação veio como um líquido bem escuro. Durou uns 4 dias e acabou. Uma semana depois disso, ontem dia 22 sinto cólicas MUITO fortes. O que devo fazer?

  178. no meu citológico, o resultado foi o seguinte: negativo para celulas malígnas, flora de Doederlein sem citolise, metaplasia escamosa em maturação, o que devo fazer, tem tratamento, estou muito preoculpada.

  179. Fiz o papanicolau e deu: células atípicas de significado indeterminado, depois fiz a colposcopia. A médica viu que tinha uma pequena mancha e pediu biópsia. Fiz e o resultado foi: cervicite crônica agudizada/ metaplasia escamosa cervical. O que isso significa? Vou marcar nova consulta, mas estou preocupada e curiosa.

    1. Calma Danielle:
      Metaplasia escamosa é um fenômeno comum às mulheres, pois trata-se da substituição das células do epiderme do colo e da vagina, que morrem devido ao pH ácido causado pelos hormônios, por células escamosas, que tem uma parede celular resistente à acidez. A cervicite pode decorrer de diversos fatores, especialmente reação ao látex da camisinha, DIU, duchas ginecológicas, reação imunológica à infecções mal curadas ou não tratadas na infância, e etc.

  180. Bom dia!

    Meu exame de colposcopia e apareceu o seguinte resultado:

    MICROSCOPIA
    Vulva sem alterações cutânea-mucosa. Colo uterino médio, com mácula, orifício cervical externo (OCE) em fenda transversa. Conteúdo vaginal muco-esbranquiçado em discreta quantidade.

    COLPOSCOPIA:
    A) Achados Colposcópicos Normais: Zona de transformação com orifícios glandulares. Última Glândula (UG) -2. Junção escamo colunar em lábio anterior (LA) 0 e lábio posterior (LP)0. pseudo-ectopia em lábio anterior (correlacionado com referida mácula). Vascularização inflamatória.

    B)Achados Colposcópicos Anormais: Epitélio acetobranco tênue, irregular, micropapilar na zona de transformação em lábio anterior margeando junção escamo colunar e satélite às 11:00 e 02:00 horas.

    E) Achados Colposcópicos Vários: Colpite difusa discreta

    SCHILLER: Positivo. IODO: Positivo, claro e negativo.

    CONCLUSÃO:
    1-ADEQUABILIDADE: satisfatória para fins diagnósticos.
    2-INTERPRETAÇÃO DIAGNÓSTICA: alterações celulares benignas – inflamação.
    3-MICROBIOLOGIA VAGINAL: mista (bacilos e cocos).

    Será que posso estar com hpv?

    1. Carmem:
      É uma patologia não transmissível e não infecciosa. É um tipo de inflamação das mucosas de causa indeterminada e cujo tratamento é feito, geralmente, à base de corticóides.

  181. Ola, meu exame papanicolau constatou uma inflamação e estou tendo muita infecção urinãria que nao consigo curar. essa infecção esta relacionada a esta inflamação?? como posso curar isso? Obrigada

    1. Lilian:
      A infecção não está relacionada com a inflamação. Precisa indentificar qual ou quais os patógenos que estão lhe causando a infecção e fazer um tratamento com antibiótico de espectro específico. Procure um urologista.

  182. olá….
    ótimo encontrar vcs,pois tenho uma incógnita a resolver…
    sinto colicas suaves e enjoos com frequencia,fiz o exame de sangue e constou negativo.
    ja a uns 6 meses deixei de tomar anticoncepcional(diane35)…procuro por postos de saúde,mas não consegui marcar consulta,minha menstruação está atrasada ha 20 dias…
    o q pode estar causando esses sintomas?
    agradeço a atenção

    1. cintia messias:
      Pode ser uma gravidez, mas também pode ser algum distúrbio endócrino que esteja suprimindo a menstruação. O estresse é um dos grandes culpados pelos atrasos ou adiantamentos menstruais.

    1. Lilian:
      Epitélio trófico é qualquer epitélio formado e maduro, enquanto eutrófico sinaliza que um epitélio está verdadeiramente formado ou amadurecido, sem qualquer sombra de dúvida, enquanto quando se usa o termo trófico, pode referir-se a um epitélio em formação ou em amadurecimento.

  183. olá sou uma pessoa muito ansiosa estou tentando engravidar a 8 meses e nada..Agora ja fazem 2 meses q estou sem menstruar sinto dores (colica) frequentes mais fracas andei meia enjoada mais naum cheguei a vomitar fikei uma semana com dor de cabeça direto doutor será q isso é algum sinal (prometi para mim mesma que naum ia mais fikar todo mes fazendo teste de farmacia , será q eu deveria agora diante dessas circunstancias?

    1. Meire:
      Os testes de “farmácia” tem problemas com o nitrito, ou seja, se houver uma infecção urinária, por menor que seja, ele dá positivo. Já fiz um desses testes dar positivo com urina de um homem que tinha uma infecção urinária crônica. Vá a um laboratório de faça ou um TIG, que é mais simples e usa urina, ou então um B-HCG. Provavelmente você esteja grávida.

  184. Meu exame de papanicolau,mostrou a presença de células endocervicais e/ou metaplásicas e evidência de metaplasia escamosa,devo me preocupar?O que isso significa?
    Abraços

  185. ola bom dia estou com um bebe de quase 7 mesese eu amamentei somente um mes depois comecei a tomar o tamisa 20 no 1 mes tomei e a mestr veio depois eu tomei e nos intervalos nao decia eeu fiz teste de gravid e deu negativo ai comprei outra cartela e continuei tomando pra ver se descia e ate hj nada de menstruar tem epoca que dou um corrimento verdemal cheiroso me ajudem nao sei mais o que fazer

  186. meu exame de colposcopia deu JEC 0
    UG – 2
    schiller colo todo positivo epontos claros periosificial acho que é isso e intenso exudato leucocitario o que é isso

    1. maria josé:
      Volte ao médico e converse com ele, pois precisa de dados do exame clínico para te dizer alguma coisa e só ele pode te esclarecer o diagnóstico.

    1. Euline de Araújo:
      Cervicite é uma inflamação do colo uterino causada por diversos fatores, entre eles: infecções crônicas ou mal curadas na infância, uso de preservativos (camisinha), pois muitas mulheres são alérgicas ao látex e essa alergia causa a inflamação, uso de DIU, reação à medicamentos, e muitas outras causas. É difícil de curar porque é praticamente impossível eliminar os agentes causais. Mesmo em virgens pode acontecer cervicite por reações imunológicas à infecções intensas que aconteceram na infância.

  187. ola… faz onze meses que tive uma filha, tentei normal mais nao aguentei e fiz cesaria, desde entao sinto muitas dores abdominais, e a cada dia aumenta mais como se fosse colica menstrual, o que pode ser?

    1. larissa:
      Pode ser ou um mioma por cicatrização do endométrio, ou então alguma aderência na cirurgia. Seja qual for, não são graves, mas incomadam bastante. Vá ao médico, pois se você não cuidar e for um mioma, você poderá ter sangramentos vaginais e se for uma aderência, poderá aumentar muito a dor, mas, como te disse, não é grave.

  188. ola..fiz uma biopsia e o resultado deu,nic 1.cervicite cronica com
    metaplasia escamosa.
    vou ter que demorar a ir a ginecologista pois ela ta de ferias….mas queria uma explicaçao do possa ser isso.pode ser?

    1. lidiane:
      Você tem uma inflamação que está levando a um quadro de NIC I, no qual já aparecem alterações nucleares nas células. Trate isso com bastante cuidado, pois se você não tratar direito, pode virar coisa mais séria, podendo chegar até a um câncer. Se você se cuidar, você se livra desse problema, mas se “avacalhar”, só Deus sabe o que pode acontecer. Não precisa correr no médico “ontem”. Você pode esperar até alguns meses para começar o tratamento, MAS COMECE! Vá ao médico assim que possível.

  189. Dr. o resultado do meu exame citológico consta que é negativo para células neoplásicas, atividade epitelial regenerativa, cérvico-colpite e esfregaços vaginais com reação inflamaóra. Mas minha médica fez uma obs para céluls epiteliais metaplásicas imaturas ao lado de células de reserva, por favor Dr. gostaria de saber sua opinião.

    1. Danúbia:
      Efeito estrogênico exacerbado. Talvez esteja na hora de você dar uma parada no anticoncepcional. Metaplasia é transformação de epitélio. Não é doença. É efeito de ação hormonal que abaixa o pH, acidificando o ambiente e matando as células do epitélio cervical, sendo estas substituidas por células escamosas. Quando todo o epitélio já foi substituído, chama-se metaplasia escamosa madura. Quando ainda está em fase de substituição, chama-se metaplasia imatura.

  190. dr. fiz um exame ginecológico e o resultado foi atipias de significado indeterminado. Por favor me esclareça o que significa. E qual o procedimento a ser tomado.

  191. Ola! meu exame deu a seguinte conclusão: inflamatorio moderado-por flora bacteriana, cervicite com metaplasia escamosa e presença de ativação nuclear em raras células escamosas. Gostaria de saber se esse resultado me inibe de ser mãe pois tive dois abortos retidos. desde já agradeço feliz natal!

    1. tereza:
      Por este resultado você pode engravidar normalmente, a menos que você tenha anticorpos de Toxoplasma gondhii ou Listeria monocistis. Vá ao médico e peça a ele que investigue esta possibilidade.

  192. dr. meu exame diz assim biopsia de colo uterino
    histopatologico
    microscopia:
    os cortes histologicos revelam, em fragmentos de colo uterino eptelio escamoso estratificado, hiperplasico, sem atipias citologicas, com intensa hiperceratose. O corio apresenta infiltrado inflamatorio, linfoplasmacitario em meio a glandula endocervicais, tipicas.
    conclusao:
    hiperplasia epitelial escamosa com hiperceratose, associada a cervicite cronica enespecificada.
    dr. o que isso? isso e sexualmente trans.? como peguei isso? o que poderia provocar isso alem do ata sexual? tem a ver sexo anal e penetracao varginal sem limpar o penis? tem cura?
    obrigada…

    1. karla:
      você tem uma inflamação, uma cervicite. Penetração vaginal após coita anal pode causar infecção urinária e não inflamação cervical.

  193. nos não usamos preservativo e ele foi ao urologista hoje
    e deu candidiase nele, igual a mim.
    O sr. teria algum tipo de recomendação, no meu caso, como nós mulheres devemos proceder para higiene adequada das roupas íntimas, evitando assim q eu tenha de novo???
    Obrigada e Feliz Natal!

    1. Júlia Lorena:
      Não existe uma específica de higiene. Existem os cuidados gerais que você, com certeza, conhece (lavar, ferver e passar a calcinha, não usar roupa muito quente em dias de muito calor – calça jeans, por exemplo). O grande problema é que se a cândida cronificar, será difícil se livrar dela. Faça os procedimentos que o médico mandar.

  194. Olá Dr. Vladimir
    fui a médica e como esperado o resultado deu que eu estava com candidíase. O que eu achei estranho, e indaguei a médica é que ela receitou para mim TRACONAL+GYNBEN. até aí tudo bem, mas tenho parceiro e ela disse que no preventivo nao tinha nenhuma recomendação da medica que havia analisado para tratar meu parceiro, eu indaguei e ela apenas disse q não precisava. ele estava com umas manchas de pontinhas vermelhas na glande e ao redor estava desenvolvendo um tipo de “corrimento” branco. eu avisei a ela. agora estou com medo de me tratar com esse remédios e me recontaminar. o que eu faço????????

  195. Olá,
    Tenho 25 anos e tomo yasmin, e o laudo do meu exame colpocitologico deu:
    ADEQUACAO DA AMOSTRA:
    SATISFATORIA.

    ELEMENTOS EPITELIAIS:
    ESFREGACO(S) CONSTITUIDO(S) POR CELULAS SUPERFICIAIS, INTERMEDIARIAS E METAPLASICAS COM ALTERACOES INFLAMATORIAS. PRESENCA DE CELULAS GLANDULARES ENDOCERVICAIS COM ALTERACOES INFLAMATORIAS.

    MICROFLORA:
    FLORA DE LACTOBACILLUS VAGINALIS (BACILO DE DOEDERLEIN). EXSUDATO MODERADO.

    CONCLUSOES:
    AUSENCIA DE CELULAS NEOPLASICAS. INFLAMATORIO MODERADO

    Doutor, é serio?

    1. Edna:
      Ao que parece, pelo que você escreveu, não há nada de grave. a Colposcopia dever se rotina, ou então, algo que a médica viu no exame clínico e que não apareceu na citologia, mas que mereça uma avaliação mais aprofundada. Converse com sua médica

    1. Karina:
      Provavelmente uma falha do AC. Talvez você esteja grávida. Também pode ser algum distúrbio endócrino, mas em todo caso, vá ao médico urgente.

  196. Tenho um parceiro fixo ja a 2 anos e 5 meses..quando Transamos nao usamos camisinha, fazemos o Coito Enterrompido.. + ele ja gozou dentro algumas vezes..
    Umas duas vezes usamos camisinha …e a camisinha entrou, fikou la dentro da vagina e so consiguimos tirar no outro dia…
    E nao fikei Gravida..por isso penso que nao posso Engravidar..
    Ja demos tantos vasilos e nunca engravidei..:(
    Por isso quero fazer o teste de hormonio..
    É esse teste que faz ne?
    Por favor esclareça minhas duvidas Drº Vladimir Antonini..
    Desde já Agradeço..

    1. Camylle Guedes:
      Não se iluda com um resultado de exame hormonal baixo, pois eu conheço diversos casos nos quais a taxa de FSH era menor que o limite inferior e as mulheres, acreditando serem estéreis, acabaram engravidando sem querer. Cuidado com resultados de exames laboratoriais, pois eles espelham apenas um momento e não uma vida inteira. É como uma fotografia: você sai com a aparência que você tinha no momento em que foi fotografada, a qual não será a mesma após 20, 30 ou 40 anos. Exames laboratoriais são assim. Só valem naquele momento.

  197. Vou ao medico hoje de noite..
    Ai vou dizer tudo isso a ele, ele deve passar uma Citologia ..e outros exames..
    Vou perguntar a ele qual é o exame que faz pra saber se posso ou nao engravidar..e vou pedir pra ele passar pra eu fazer..

  198. Olá fiz um exame papanicolau e o resultado foi:
    Epitélios representados na amostra: Escamoso, Glandular, Metaplásico.
    Alteraçãoes Celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inflamação, Mataplasia escamosa imatura.
    O que é isso estou muito preocupada é uma DST? Desde já agradeço

    1. Camylle:
      Cisto folicular é um acidente de ovulação, no qual forma-se um cisto no local onde o ovócito deveria romper a teca externa do ovário. Não é uma doença, propriamente dita. Tem mulheres que tem dezenas, até centenas de cistos e engravidam.

    1. Se você tomou corticóides, pode estar aí o resultado negativo das capturas que você fez. Corticóide é a tal da praga necessária. Vou te contar algo que aconteceu comigo: tomei corticóide para um problema articular, imediatamente após sair do plantão do hospital onde trabalho (saí às 7 horas da manhã e tomei a injeção às 10 horas) e, como saí do trabalho carregando bactérias no organismo, à tarde, no mesmo dia, comecei a ter febre, calafrios, tontura, tosse e… Advinha? Pneumonia. Fiquei 10 dias afastado do serviço e tive que tomar 14 dias de antibiótico, pois com os sete dias previstos no esquema farmacoterapêutico, a pneumonia não cedeu. Converse com o médico e discuta com ele se o corticóide não andou atrapalhando o resultado e não está dando um falso positivo no seu exame.

    2. Camylle Guedes:
      Quanto a gravidade da resultado do teste do embrocamento com ácido acético, só seu médico é quem pode dizer alguma coisa, pois depende do exame físico.

  199. Endometriose?
    + nunca tinha sentido isso nao..
    começei a sentir mes passado..
    Minha menstruaçao desceu normal..

    A ultima vez q fiz Citologia, dia 09/03/2009… o resultado deu:
    Que eu tinha um Epitelio Aceto Branco Denso, Dentro da Zona de Transforamaçao.
    O que é isso? É grave?
    O que pode ter provocado esse Epitelio?

    I na minha Ultrassonogravia Endovaginal deu Ovario direito, apresentando imagem anecoica sem ecos e debris no seu interior, medindo 1.6 x 2.2 cm (Cisto FOLICULAR)..
    + o medico disse q esse cisto era normal na minha idade ..
    O que o Srº acha?
    Me ajude por favor..Esclareça minhas duvidas.. Hum.. + uma perguntinha.. qual é o exame q faz pra saber se posso ou nao engravidar..é o teste de hormonio?
    Me ajude por favor..pois kero muito engravidar!

    1. Cara Vanessa:
      Não existe exame 100% seguro. Até exame de gravidez já deu positivo com urina masculina (de homem com H). Já tivemos diversos casos, em diversos hospitais, onde o paciente tinha todos os sintomas de uma determinada doença e os exames ditos específicos davam negativos. Refaça os exames da forma como seu médico mandou e siga suas orientações.

    2. Camylle Guedes:
      Os dados que você colocou agora, você não os tinha passado na primeira mensagem e por isso sugeri a possibilidade de endometriose. Epitélio aceto branco tem um significado patológico, veja aqui, repare na figura 153. Volte no médico e esclareça o restante com ele, pois depende de exame clínico.

  200. OLá,gostaria de tirar uma duvida.Tomei 3 cartelas de anticoncepcional sem intervalo,parei dia 18/11,ate hj minha menstruação n desceu,n tô grávida(já fiz teste),e há 63 dias fiz uma cirurgia de perineo(já está td bem),será que o atrazo tem alguma relação com a cirurgia??posso estar com alguma infecção??Ah tenho sentido mts cólicas como se fosse ficar menstruada,mas n vem nada.Por favor, me tire essa dúvida doutor!!Agradeço desde já!!

    1. Vá ao médico e peça para ele esclarecer, pois NIC I corresponde a alterações sérias, ainda não graves. De longe é impossível dar um diagnóstico, até porque não é esse o objetivo desta matéria e ainda, a interpretação do laudo depende da avaliação do achado clínico, ou seja, da visualização do estado do colo e anexos genitais.

    2. Ju:
      Esses atrasos e estas reações são comuns pós-cirurgias e ainda, como você tomou AC sem intervalo, talvez tenha afetado seu sistema endócrino. Vá ao médico.

  201. meu exame citopatologico deu como resultado escamoso,glandular,lactobaci-los diagnostico: alterações
    celulares benignas, reativas
    ou reparativas inflamação.

    1. anita de luz:
      Você tem uma inflamação, igual a cerca de 90% das mulheres com vida sexual ativa. Leia nos comentários anteriores as possíveis causas.

  202. Oiee.. Bom dia !
    Gostaria que o Srº me esclarecesse uma duvida.

    Sinto colicas so no 1º dia da menstruaçao..minha mestruaçao desceu dia 20 de novembro, e foi embora dia 26.. Desdo dia 30 de novembro venho sentindo colicas bem finas.. e tem hra q vem delascar.. ainda tenho sentido ate hj..+ nao estou menstruada!
    O que será? Esclareça essa duvida por favor..Aguardo resposta . Obrigada !

  203. tenho 46 anos, tomo pilula, esqueci um dia e tomei logo dia seguinte no mes horario duas, ao inves de descer como sempre 3 dia, no 4 dia tive uma colica forte, quinto dia desceu pouco e parou, pode ser gravidez ou inicio da menopausa?

  204. Estou menstruando pouco, mas com uma intensa cólica… Mas a uns 2,3semanas meu namorado gozou na minha bunda e estamos com medo que tenha escorrido até minha vagina e depois quando ele me penetrou (com camisinha) tenha entrado a ‘porra’ junto, em mim… será que estou grávida ? corro algum risco grande de estar grávida ? ou estou me preocupando atoa ? Obrigada ;*

    1. Amanda:
      Ainda é cedo para diagnosticar uma gravidez. Espere completar o ciclo. Se a menstruação não aparecer, espere mais 15 dias e se falhar, vá ao médico, pois daí poderá ser gravidez.

  205. boa noite!fiz meu exame preventivo o resultado foi o seguinte:

    Material: citopatologia cervico vaginal

    AV.ONCOTICA: papanicolaou CNI Bethesda(sil)

    ELEMENTOS CELULARES: Esfregaço representado por numerosas celulas intermediarias, tendo de permeio frequentes celulas superficias e raras celulas metaplasicas.
    Presença de moderadas alteraçoes de natureza inflamatoria.

    ELEMENTOS ASSOCIADOS:Flora cocobacilar, intenso exsudato leucocitario, numerosos histiocitos, muco filamentoso moderado.

    CONCLUSAO: Ausencia de malignidade.Classe II.
    Processo inflamatorio bacteriano moderado.

    sera q vc pode me ajudar a tirar minha duvida estou com alguma coisa grave?

    Grata.

    1. drik:
      Sossega. Você não tem nada de grave. Tem uma inflamação. Veja as possíveis causas nos comentários anteriores. Faça sempre o preventivo.

  206. ah! a metaplasia escamosa é imatura.

    e meu namorado está apresentando umas manchas vermelhas na glande, tem alguma relação com o diagnóstico apresentado pelo preventivo?

    1. Júlia Lorena:
      Metaplasia imatura significa que as células ainda não amadureceram, ou seja, ainda não são totalmente escamosas. Quanto às manchas, talvez sejam devido a candidíase, especialmente se ele tiver coceira no local.

  207. Meu preventivo deu:
    DIAGNÓSTICO DESCRITIVO: Inflamação acentuada e Metaplasia escamosa. MICROBIOLOGIA: Lactobacillus sp, Bacilos e Cândida SP.
    É algo grave? pois a atendente da recepção mandou eu voltar logo, me deixou assustada!

    1. Julia:
      A única coisa que posso lhe dizer é que tem uma alteração celular, mas o diagnóstico só o médico pode te dar, pois depende também do exame clínico.

  208. Dr. Boa tarde! Fiz o exame preventivo e o resultado foi o seguinte:
    Alterações reativas benignas em celulas escamossa /
    Lactobacillus spp /
    avaliação citohormonal prejudicada pela inflação /
    classe II de Papanicolaou

    Li algumas respostas mas não entendi muito bem,se o Sr. puder esclarecer minha duvida agradeço pois com o fim de ano minha consulta vai demorar e estou preocupada e anciosa.

    Grata

    1. Você tem uma inflamação evidente. O restante está normal. Sua inflamação pode ser decorrente de alergia à látex da camisinha, infecção mal tratada ou mal curada na infância, pode ter diversas causas,mas é benigna, ou seja, não é um câncer. Acalme-se que está tudo bem.

  209. Bom dia! Fiz uma colposcopia e o resultado foi o seguinte:

    Achados Vários:
    Colpite
    Cervico-Colpite (ectocervice)

    Resultado:
    ZONA IODO POSITIVA

    O que isso que dizer.
    Estou tendo dificuldades para marcar a consulta e estou agoniada pois nao entendo o resultado.

    Aguardo sua ajuda.

    Muito obrigada

    1. Rafaela:
      Se o resultado for Teste de Schiller negativo e iodo positivo, não há nada com que se preocupar, mas se for o inverso, aí você deverá se preocupar. Converse com seu médico.

    1. Mauro:
      Se o tratamento é tópico (local, intravaginal) é melhor diminuir e não ter relações após a aplicação da medicação. Use preservativo.

    1. Patrícia:
      Metaplasia não é câncer. Câncer é neoplasia. Metaplasia é transformação do epitélio e acontece com as mulheres com o decorrer do amadurecimento genital. HPV é um vírus. É uma sigla em inglês para Human Papylon Virus, ou seja, vírus do papiloma humano. Muitos pesquisadores associam-no com câncer de colo, mas a maioria das mulheres com HPV não desenvolvem câncer de colo ou de útero, pois se assim o fosse, não existiriam mais mulheres na face da terra (e sem mulheres, não existiria mais a humanidade). Como todos os demais vírus, ele pode, perfeitamente, ser eliminado do organismo por sensibilização e produção de anticorpos.

    1. patricia:
      Sossega, você está bem. O que deu no teu exame é o predominante entre as mulheres de vida sexual ativa. A metaplasia escamosa é um fenômeno natural do desenvolvimento genital e por ser imatura, significa que ainda existe células do epitélio imaturo, pois as células maduras são escamosas.

  210. Por favor me explique o quer dizer o seguinte diagnóstico histológico: Amostra constítuida por muco e fragmentos de um pólipo fibroglandular endocervical com metaplasia pavimentosa superficial e profunda imatura do epitélio glandular. Urgente por favor.
    MUITO OBRIGADA

    1. Luísa:
      Pelo que você escreveu você tem um pólipo, que pode ser uma verruga. Verrugas também aparecem dentro dos órgão, sendo chamadas de pólipos. Metaplasia é apenas transformação de tecido (meta = diferente ou intermediário) e metaplasia imatura significa que ainda não terminou a transformação do epitélio do tecido. Se você está pensando ter algo grave, não é esse o caso. Acalme-se e converse com seu médico

  211. Boa Noite,
    fiz o exame colposcopia o resutado da biópsia foi o seguinte:Os cortes mostram mucosa endocervical que apresenta processo inflamatório caracterizado no corion porinfiltrado linfoplasmocitário,com vasos congestos,vendo o epitélio com áreas de exulceração.não há indicio de neoplasia.Vc poderia me explicar o que exatamente isso quer dizer?
    muito obrigada!

  212. fiz papanicolau e acuzou lesãointra-epitelia de auto grau compreendendo nic II III ai a medica pediu p/ mim fazer uma colposcopia o que significa isso me responda por favor

    1. Neide:
      Talvez você tenha algum problema mais sério, TALVEZ, por isso, faça a colposcopia para tirar a dúvida, pois eu não tenho muito a te dizer, pois só o seu médico é que está vendo o quadro clínico.

    1. tatiane:
      Não há nada de grave no seu resultado. A metaplasia imatura significa que ainda existem células imaturas no seu epitélio que não está completamente constituido de células escamosas.

  213. Boa tarde;
    Meu resultado do preventivo deu: Epitélios escamosos,inflamação,outras causas: Leucócitos, microbiologia,cocos. Tenho 30 anos e gostaria de saber o que tenho.
    Obrigada,
    Verônica

    1. juliana:
      Faltam dados no laudo. Se for apenas ASC-US, você tem uma inflamação associada à uma infecção, devido aos “incontáveis neutrófilos”. A propósito, ASC-US é uma sigla usada para definir um quadro inespecífico e indiagnosticável citológicamente. Não é grave. Só se usa a sigla em casos benignos, mas provoca confusão no laudo. Volte no médico e faça ele explicar, ou cobrar outro laudo do citopatologista.

  214. olá fiz o exame papanicolau e o resultado foi o seguinte:
    Esfregaço apresentandoanormalidades epiteliais.
    Presença de atipias de significado indeterminado em células escamosas(ASC-US).
    Presença de células representativas da junção escamo colunar.
    Incontaveis neutrofilos.
    Flora mista.

    Por favor meajude a entender o exame.Estou muito preocupada.
    Obrigada

  215. meu preventivo deu alteraçoes celulares benignas ,alteraçoes reativas e/ou reparativs metaplasia escamosa microbiologia lactobacilos. o que quer dizer me responde por favor obrigado!

  216. Bom Dia

    Meu exame de colpocitologia deu alterações celulares benignas por agente especifico classe II
    Escamoso glandular e metaplasico sugestivo de Gardnerella. O que isso siginifica?

    1. Patricia Fernandes:
      Você tem uma inflamação que pode ter como causa alguma infecção, pois gardnerella é uma bactéria filamentosa que aparece em presença de outro patógeno, sendo uma bactéria oportunista. Volte ao médico.

  217. tengo 46 años,citologías anuales y normales desde el año 2003 hasta 2008,FEBRERO de 2009,alterada:LIP de bajo grado.MAYO cit.normal.JULIO:células escamosas LIP bajo grado.VPH+nº44y58.colposcópia y biopsia.en Octubre 2009,con CIN.I.Recomiendan criocauterizar o seguimiento de las lesiones en espera de remisión sin tratar.Mi pregunta es:Debo descartar si existe algún proceso infeccioso subyacente y como?.tengo dolor y pinchazos en la zona del hueso pubiano,unos días después del ciclo.alcanzan la zona anal y abdominal,dicen q es neuropático.Puede ser cervicitis?.como se tratra?.q alternativa es mejor esperar o criocauterizar.(Septiembre 2005 aborto por malformación).Apartir de ahí seguimiento urologo,por lo anteriormente expuesto.Gracias.Se repiten los síntomas o anteso despues de la regla.No me dan medicación.Gracias.

    1. cristina_7:
      Parece que hay una infección por VPH. El dolor hipogástrico puede ser causada por la inflamación. Hacer la cauterización y la vigilancia como se recomienda.

  218. Meu teste de Schiller deu: Iodo negativo, positivo claro.
    Alterações benignas: Inflamação
    Micelânea: Colpite difusa
    Alterações de baixo grau
    Negativo para células neoplásicas.
    Foi sugerido uma biópsia dirigida de colo, estou muito preocupada, tenho câncer, HPV etc…?

    1. Giselly:
      Baseando-se no que você escreveu, você não tem câncer. Tem uma inflamação. Só é possível suspeitar (note bem SUSPEITAR) de HPV se aparecer coilocitose na lâmina (e descrito no laudo, também).

  219. Prezados, boa tarde!
    Fiz no dia 18/12/08 uma biópsia do colo uterino revelando lesão intra-epitelial escamosa de baixo grau(=NIC grau I) associada a coilocitose focal e disceratose leve na forma de paracetose com perda a coesão celular superficial em nível da zona de transformação sugerindo a presença de DNA-vírus do tipo papiloma. O componente glandular padrão endocervical representado mostra-se hipertrófico nas adjac~encias ou ainda, semidestruído junto a escasso material fibrino-hemorrágico.
    Fui a médica e a mesma fez uma cauterização após o resultado.
    Ao voltar este ano 25/11/09 fiz o papanicolau que apresentou o seguinte resultado: Metaplasia escamosa imatura com inflamação, não sendo observadas células neoplásticas no material presente.
    Só consegui um retorno no meio de dezembro para levar o exame, acredito que ela deve solicitar uma nova biópsia. Há algo de grave com relação ao resultado passado e este novo resultado. Preciso de mais urgência para o retorno?
    Agradeço antecipadamente.

    1. Vanessa:
      Está bem melhor que o anterior. A metaplasia imatura significa que ainda existe um processo de regeneração (cicatrização) no local onde estava o problema e isso não é nada grave, nem é doença e a inflamação seria, no mínimo, o esperado no seu caso. Não tem urgência no retorno, pode esperar tranquilamente e ACALME-SE, pois desespero, ansiedade e medo só causam doença.

  220. Dr, Fiz o exame preventivo e o resultado foi EPITELIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso
    – Glandular
    – metaplasico
    Microbiologia:
    – Cocos
    Celulas atipicas de significado indeterminado
    – de origem indefinida: Não se pode afastar lesão de alto grau

    Estou muito preocupada…gostaria de saber se é grave?
    Obrigada!

    1. Gaby:
      Sua carga viral diminuirá na medida em que seu organismo produzir anticorpos específicos que se liguem aos vírus e seus “cores” (de núcleo ou rosário, e não de cor) e os inative, sendo eles eliminados depois. Pode baixar sim, mas depende muito da sua cabeça. Leia aqui o artigo intitulado “Efeito Nocebo: o oposto do efeito placebo”.

  221. Doutor, fiz biópsia na qual revelou CERVICITE CRÔNICA COM METAPLASIA ESCAMOSA. em seguida veio um resultado sobre captura Híbrida, para HPV, deu positivo para os dois tipos e cargas virais altissimas ao meu ver: RLU/PCA= 302,81 e RLU/PCB= 2.290,43, já marquei o médico mas p varias conseguir consulta d gineco é algo quse impossivel, só consegui para janeiro e estou bem preocupada quanto ao curso dessa lesão. é muito grave??? e hpv tem cura? estou tomando remedio para imunidade, auxilia em alguma coisa??
    muito obrigada!

    1. Gaby:
      Fique tranquila que até janeiro seu quadro não mudará e os imunomoduladores tem uma boa ação, mas dependem do psiquismo da mulher. Se você ficar deprimida por causa da possibilidade de ter um quadro mais sério, seu sistema imunológico não responderá ao tratamento. Acalme-se.

  222. Fis o meu prevetivo e o resultado foi esse
    celulas intermediarias e intermediarias com predominio de celulas intermediarias de bordos dobrados com aspecto inflamatorios exibindo alteraçãos morfologicas como:frequentes pseudoeosinofilia.
    o esfregaço endocervical revela celulas glandulares endocervicaias com alteraçães inflamatorias.
    flora de lactobacilos de deederlein moderada leucocitos e histiocitos.
    CONCLUSÃO
    Negativo para malignidade no material examinado
    esfregaço inflamatorio inespecifico moderado cervicite quero sabe ser isso e grave muito grata….

  223. doutor me ajude ha qutro anos fiz uma colposcopia e deu ectopia metaplasia escamosa com ja tive clamidia depois engravidei do meu segundo filho fui muito machucada para ter ele o parto foi dificiu mas graças a deus hoje ele tem 3anos e fui faser um preventivo e a enfermeira disse que estou com polipo esta meio grande fiquei com medo mas o resultado do preventivo so chega com 2 meses quero saber se porque eu demorei a faser o preventivo pode dar algo grave ou se pode ser a ectopia que piorou com o parto e ela se confundiu com polipo tenho 30anos hoje tenho medo por que mihna familia todas as mulheres tiram o utero por causa de mioma me ajude pelo amor de deus

  224. Dr.Vladmir, o resultado do meu exame deu: EPITELIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso
    – Glandular
    INTERPRETACAO
    Presenca de anormalidades em celulas epiteliais escamosas de significado
    indeterminado.

    (Este caso nao tem correspondencia exata na classificacao de
    Papanicolaou, situando-se entre as classes II e III).

    MICROBIOLOGIA
    – Lactobacillus sp

    Posso concluir que tenho Lesão intra-epitelial escamosa de alto grau (HSIL) (abrangendo: displasia moderada e grave, CIS; NIC 2 e NIC 3) e isto quer dizer que eu preciso fazer cirurgia?

    1. Gisele:
      Classificação de papanicolau é uma coisa e NIC e LIP é outroa coisa. ppnicolau II é citologia inflamatória, algo que acontece na imensa maioria das mulheres com vida sexual ativa, enquanto NIC e LIP são estados mais graves, sendo outra classificação. Pelo que você escreveu, você NÃO tem NIC ou LIP.

  225. E no caso do lubrificante K-Y? A depilação quase completa poderia ajudar a aumentar a secreção, como uma proteção? Nunca tive isso, só ocorreu depois que conheci meu marido ha 3 anos, desde então somente ele.Espero que ele tbm…

    1. Angélica:
      A depilação pode, de fato, aumentar a secreção, mas tem que ver se ela tem caráter ácido e se tiver (o cheiro é ligeiramente azedo), pode ser a causa de metaplasia imatura, pois o comum é metaplasia escamosa madura e para a qual também contribui o lubrificante.

  226. Boa noite Heinz e Vladimir, tenho HPV e já fiz tratamento de cauterização há ha anos e cândida várias vezes;
    Recebi hoje o resultado do meu preventivo que descreve:
    Epitélios representados na amostra: ESCAMOSO,GLANDULAR,METAPLÁSICO.
    Alterações Celulares Benignas Reativas ou Reparativas: INFLMAÇÃO, METAPLASIA ESCAMOSA IMATURA.
    Microbiologia:LACTOBACILOS SP.
    Pelo que li nos comentários e na matéria não acredito que seja nada anormal, mas como sinto as vezes desconforto nas relações próximas a menstruação e também durante a relação sai uma secreção branca cremosa que me encomoda muito devido a estética, mas não tem cheiro ruim, fico confusa pois os médicos dizem que não há nada anormal no exame ginecológico.Não tomo anticoncepcional e não uso camisinha com meu marido.Obrigada!

    1. Angélica:
      As alteraçõs que você tem são típicas e estão dentro do padrão. A inflamação pode dever-se a reação imunológica ao HPV e às candidíases, que provocaram reação autoimune. Quanto a secreção, cada mulher tem formas diferentes de reagir à relação sexual. Em algumas há produção de líquido viscoso incolor, outras não produzem secreção e tem dificuldades na penetração, outras tem secreção igual à sua… Enfim, cada mulher responde do seu jeito. Existe um caso específico de secreção cremosa com cheiro forte, relatada por mulheres que usaram creme de estrogênio, mas não parece ser o seu caso. Esse é o único caso com agente conhecido.

    1. lidiane:
      Alergia a camisinha, DIU, duchas vaginais, absorventes internos, infecções de infância que demoraram para serem diagnosticadas e tratadas, levando a estados de inflamação por reação imunológica, e por aí vai.

  227. Olá, bom dia…

    preciso de ajuda, eu estou desesperada. fui fazer o meu exame preventivo de todo ano e no momento do exame minha médica disse que eu estava com uma lesão no ultero, na mesma hora ela tirou um pedacinho e me pediu para fazer uma biopsia, hj eu recebi o resultado do exame, e foi o seguinte: CERVICE CRÔNICA COM METAPLASIA ESCAMOSA. pelo amor de Deus o que vem a ser isso? eu estou com Cancer? é algum tipo de Doença Sexualmente transmissivel? posso contaminar alguém? qual é o tipo de tratamento?
    Socorro, por favor me ajudem, eu estou desesperada, não tenho nenhuma noção do que isto significa. por favor respondam o meia breve possivel, se puder, encaminhem para o meu e-mail.

    Muiiiiiiiiiiiiiiito Obrigada

    1. Naioby:
      Pelo que você escreveu, voce NÃO está com câncer. Cervicite crônica é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa, sendo resultado de inflamação e metaplasia escamosa sequer é uma doença, é um estado do desenvilvimento genital. Nâo há DST nem câncer no seu resultado. CALMA!

  228. O Sr. acha que, se por acaso ela entender normal, e que é necessário apenas acompanhamento, busco uma segunda opinião? Ou realmente pode não ser nada? Percebi em minha médica uma tendêncai que não inclui radicalismos.. o que não sei se não seria melhor no caso. Esqueci de falar que tenho apenas trinta anos e não tenho filhos. Isso pode prejudicar minha fertilidade?

    1. Tatiana:
      Acho que você deve confiar na sua médica. Como você deve ter lido nos comentários anteriores, especialmente nos do dr. Heinz, a maioria das reações ao HPV e outros vírus, regridem espontaneamente, pois se isso não acontecesse, não haveria mais tantas mulheres nesse mundo quanto existem hoje, mas se ela entender que há um problema e existe a possibilidade de agravamento, faça o que ela recomendar. Com certeza, ela pedirá outro exame daqui três ou seis meses para avaliar a evolução. Quanto à fertilidade, não interfere, pois são subsistemas distintos do sistema reprodutivo.

  229. Bom dia. No mês de agosto, no meu preventivo, foi detectado que eu tinha alterações consistentes com NIC I, e minha médica recomendou que, após três meses, eu refizesse o exame. Agora, em novembro, obtive o seguinte resultado “flora com doderlein, citolítica; presença de células metaplásicas com macronucleose; presença de cléluas com binucleação – ANORMALIDADES EM CÉLULAS EPITELIAIS ESCAMOSAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO”. Fiquei muito preocupada pois, além de ter HPV, minha mãe teve câncer de útero e precisou retirá-lo. Obrigada

    1. Tatiana:
      Seu resultado está um pouco fora do padrão. Faça o acompanhamento como a médica determinar e se ela sugerir medidas mais drásticas, aceite, pois isso pode não dar em nada, regredindo espontaneamente, mas pode evoluir para coisa pior. Na dúvida, é melhor prevenir.

  230. Olá Heinz e Vladimir,
    Durante quase dois anos minha namorada vem sofrendo com infecções urinárias, e agora ela fez um exame e acabou por fazer uma biópsia de uma inflamação e deu “cervicite crônica com metaplasia escamosa do epitelio colunar”, toda vez que existe relação sexual as dores voltam e ela toma os remédios para infecção urinária e passa.Gostaria da opinião de vocês sobre a possibilidade de “cura” disso a fim de ser possível ter relações sexuais sem precisar se preocupar com dores futuras? afinal sexo é o único causador.
    PS:acredito que não seja alergia à Latex, mas falarei para ela perguntar para a ginecologista?
    obrigado.

    1. André:
      Metaplasia escamosa é algo natural na evolução genital da mulher, pois as céluas da ectoderme morrem pela ação do pH ácido e são substituídas por células escamosas, mais resistentes. Quanto à inflamação, pode ser do látex, pois é um corpo estranho que agride por fricção o colo e a vagina, mas dificilmente a médica dirá, claramente, que pode ser do látex, até porque existe uma orientação dos órgãos de saúde (todos) de promover o uso da camisinha. Aqui no hospital em que trabalho, já tivemos cirurgia cancelada com o paciente na mesa, entubado e anestesiado, ao descobrir-se que o paciente era alérgico ao látex da luva cirúrgica. Além do látex, infecções mal tratadas ou que demoraram para ser tratadas na infância, podem causar uma inflamação crônica por resposta imunológica. Quanto as dores pós-relação, veja se não tem algum componente psíquico. Já tratei muitos casos assim. Mulheres com histórico de educação sexual fortemente repressora ou experiências traumáticas, tendem a apresentar distúrbios sexuais que na verdade são psicossexuais. Caso haja esta possibilidade, leva-a a um(a) psicólogo(a). Para esse tipo de distúrbio, o psiquiatra não serve para nada, pois o problema é de comportamento desajustado e não de doença mental propriamente dita.